logo

sábado, 10 de agosto de 2013

[educação] Pronatec de Mossoró abre 24 vagas no Senai

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec, anunciou hoje a abertura de 24 novas vagas sendo 12 para lixador no período da tarde e 12 para gesseiro no período da noite. Os curso terão uma duração de 2 meses e o estudante contará com uma bolsa.

O ensino será ofertado pelo SENAI e as inscrições se encerram no dia 19 de agosto.

[economia] Um dos grandes pensamentos para a solução do crescimento de Apodi explanada por José de Arimatéia

José de Arimatéia Bandeira diz:

"Força política Apodi sempre teve e de sobra, agora vontade política é outra coisa. Não sou contra a luta pela UERN, só acho que é uma tremenda perda de tempo. Brigamos por uma UFERSA que caiu aqui pertinho em Caraúbas, ai jogaram um núcleo da UERN com dois cursos que funcionaram precariamente numa escola municipal.

No meu humilde ponto de vista de futuro Administrador de Empresa, a saída para todos os problemas de Apodi está no campo, na agricultura. Precisamos fortalecer nossa agricultura e transformar a nossa chapada num celeiro de alimentos, precisamos gerar riquezas para que num futuro bem próximo possamos instalar empresas de vários segmentos em nossa cidade.

Viajando a poucos dias pelo interior paulista tive o prazer de sobrevoar a região de Ribeirão Preto e de lá pude observar a quantidade de perímetros irrigados que há naquela região. Inúmeras plantações de café, laranja e cana de açúcar. E através deste fortalecimento agrícola Ribeirão Preto junto com a cidade de Luiz Eduardo Magalhães na Bahia são as duas cidades que mais cresce no país através do fortalecimento das atividades agrícolas. O exemplo que temos é bem visível através da Coapapi que é uma das principais cooperativas do nosso estado e que traz benefício para Apodi e seu povo.

Fortalecendo a agricultura o homem do campo passará a ter mais dinheiro e contratará mão de obra, essa mão de obra ganhará seu salário e terá necessidades de comprar alimentos, roupas, diversão, e assim, dessa forma surgirão mas lojas, mas empregos, e com uma renda forte vendendo alimentos para todo teremos força política para trazer não só a UERN, como também a UFERSA, UFRN e também faculdades particulares que aqui virão buscar nos apodienses a fatura que a agricultura poderá proporcionar a nosso povo.

Se deu certo com Ribeirão em São Paulo, com Luiz Eduardo na Bahia e várias cidade brasileira, a saída está na agricultura de nossa terra. Chega de comprar frutas e verduras de outras regiões, vamos fortalecer nossa agricultura e no máximo 10 anos nossa terra será outra. Chega de ver nosso filhos ir em busca de sustento e dinheiro em outras terras, Apodi tem potencial para se transformar num celeiro gordo de fartura, grande o bastante para alimentar a população não só de nosso estado, mas de todo nordeste, pois temos as melhores terras férteis do mundo para irrigação. Não podemos deixar esse gigante adormecido por mais tempo. Agricultura é a chave para o crescimento de nossa cidade."

Nota: Concordo plenamente com a sua opinião Arimatéia essa é a tese que teremos que defender como sempre disse. "Tomemos como base a cidade de LEM na Bahia."

[educação] Inscrições do Sisutec só vai até segunda

Terminam segunda-feira (12) as inscrições do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14, com matrículas nos dias 15 e 16. O sistema vai selecionar candidatos para 239.792 vagas gratuitas em cursos técnicos.

A seleção dos alunos será feita de acordo com a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nessa seleção será usada a nota do Enem 2012. Do total de vagas, 85% são destinadas aos candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsista integral. As vagas são ofertadas em instituições da rede publica, privada e do Sistema S. Os cursos têm de um a dois anos de duração, com carga horária entre 800 e 1.200 horas-aula.

Os cursos com maior oferta de vagas são os ligados à tecnologia da informação, saúde e área industrial. Lideram a lista os de técnico em informática (23 mil), técnico em enfermagem (14 mil), técnico em logística (13 mil), técnico em segurança do trabalho (13 mil) e técnico em redes de computadores (11 mil). Os estados onde há maior oferta são São Paulo (76 mil), Pernambuco (40 mil), Minas Gerais (27 mil), Paraná (17 mil) e o Distrito Federal (8 mil).

Agência Brasil

[política] Estudantes apodienses não comparecem a audiência na AL sobre a UERN

Ontem (09) a Assembléia Legislativa realizou, através de indicação do deputado Kelps Lima, a audiência pública sobre a implantação do campus da UERN em Apodi. O reitor Milton Marques juntamente com a representante da secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, Roseane Paula, prefeito Flaviano Monteiro e representantes da classe empresarial, além dos deputados Estaduais e vereadores apodienses participaram do evento que não constatou a presença dos estudantes universitários.

A não organização por parte do grupo que luta pela causa da UERN junto com a prefeitura no encontro que já estava marcado a alguns dias contribuíram com que apenas um grupo de 7 pessoas estivessem presentes no local marcado para a saída. A viajem com transporte público só foi anunciada a partir do meio dia da sexta sendo a saída para as 2:30 da madrugada de sábado.

Além disso um outro fator que muito dos estudante reclamaram foi o mal constrangimento com que passaram na última reunião em Mossoró. "Teve gente que almoçou pipoca e sorvete porque não providenciaram almoço," relatou uma das jovens.

Diante dessas incertezas e falta de administração que causa desconforto aos estudantes os quais ainda não tem resultados concreto sobre as ordens das manifestações pela luta da UERN cabe a desvalorização dos eventos. Porém o juventude pede o apoio dos representantes políticos para serem mais atenciosos e que deem atenção a todas as reivindicações sejam elas de partido A ou B pela implantação de uma Universidade em Apodi.

[política] Presidente do poder legislativa de Apodi se precipita e passa informações contraditórias aos apodienses



Semana passada, após o recesso, na sessão ordinária da Assembléia Legislativa em Natal o presidente da câmara municipal de Apodi João Evangelista afirmou em sua página do facebook e nas rádios da cidade que 15 deputados teriam assinado o termo de compromisso da destinação de verba no valor de 200 mil reais cada referentes a construção da UERN em Apodi e como já anunciado anteriormente por esse espaço, ontem, o deputado Fernando Mineiro confirmou que Deputado não tem emenda e sim indicação de remanejamento.

"Esse documento que vocês tem ai não vale de nada, tem que ser feito um ofício e enviado a governadora," afirmou Fernando Mineiro ontem (9) durante o seu discurso na audiência pública proposta por Kelps Lima sobre a UERN.

O vereador ainda fez questionamentos sobre o assunto mas o Mineiro foi bem claro. "Façam um ofício e vá ao escritório de cada um pedir a sua assinatura depois encaminhe a governadora para liberação e como vocês já disseram que ela libera aguardem".

Os apodienses já acreditavam que estava tudo pronto, mas como foi dito, nada confirmado ainda sobre esses possíveis 3 milhões.

[publicidade] Segurança com qualidade é na Vision Tech


Você já conhece a Vision Tech?

A Vision Tech é uma empresa especializada na área tecnológica que inclui o ramo de segurança e para isso ela está em Apodi prestando o melhor serviço a seus clientes com conforto e qualidade.

A Vision Tech trabalha com segurança eletrônica sendo câmeras de monitoramento infra - vermelho, que possibilita a visibilidade mesmo na ausência da luz, instalação de cercas elétricas e alarmes alguns dos  seus produtos. Mas não é só isso a Vision Tech ainda disponibiliza a venda de assinaturas comodatos da SKY onde possibilita ao cliente usufruir da antena e receptor pagando apenas a mensalidade.

A instalação das câmeras podem ser feitas em empresas, casas particulares e até em veículos podendo ser monitoradas de qualquer lugar por tanto não perca tempo. Proteja o que você tem e usufrua do seu bem. Ligue agora 3333-3916 ou 9663-9011 TIM e ainda 9201-3889 CLARO e fale com Marcello Bernardo ou visite-nos na rua Gov. Dix Sept Rosado, 159.

Vision Tech
Levando segurança e conforto até você.

[política] Audiência publica proposta pelo deputado Kelps Lima sobre a UERN é realizada na AL







Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 09 no plenarinho da AL em Natal/RN a audiência pública proposta pelo deputado estadual Kelps Lima, sobre a implantação da UERN na cidade de Apodi, com representantes políticos de Apodi, deputados estaduais e representantes da sociedade civil de Apodi. Estiveram presentes os deputados Kelps Lima propositor da audiência, Marcia Maia, Antonio Jácome, Gilson Moura, Getúlio Rêgo, Leonardo Nogueira, Hermano Morais, Fernando Mineiro e George Soares. O prefeito de Apodi Flaviano Monteiro, os Vereadores Evangelista, Ângelo Suassuna, Laete Oliveira, Soneth Ferreira, Genivan Varela, Costinha, Bráulio Ribeiro e Junior Carlos. Ainda de Apodi os empresários Suelinton Nogueira, Erinaldo Almeida, Berg Morais, o ex-secretário Keiber Roberto, Fábio Alves, Jair Gomes e Josenias Freitas.

O primeiro a usar a palavra foi o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro que em sua fala afirmou que a universidade em Apodi é uma questão de honra, pois essa universidade iria coroar essa cidade que merece, afirmando que os jovens de Apodi não querem nada além do saber, o aprendizado uma ferramenta para o desenvolvimento da cidade, por isso está mais do que na hora de Apodi receber sua universidade.

Jair Gomes representou a classe universitária e explicou às dificuldades que os mais de 600 jovens universitários têm todos os dias, em seu traslado de Apodi a Mossoró e Caraúbas, parabenizando o deputado estadual Kelps Lima pela proposição da audiência, e pedindo aos demais deputados presentes, sensibilidade para instalação do Campus em Apodi.

Getulio Rego, deputado estadual presente a audiência salientou seu engajamento desde o inicio no projeto UERN em Apodi, e como líder do governo, disse que a governadora Rosalba o enviou a renovar seu compromisso junto a sociedade de Apodi, para que a cidade possa ter uma universidade, pois é um compromisso de campanha, e que ela honrará essa palavra, salientando que é necessária a decisão do conselho da UERN que é autônoma.

A deputada Márcia Maia no uso da palavra parabenizou o deputado Kelps Lima, pela iniciativa e afirmou que Apodi terá seu apoio para instalação e manutenção para a UERN em Apodi, pois é necessário cuidado nessa questão, afim de não se ter problemas posteriores. Ela disse que recebeu centenas de e-mails de estudantes de Apodi, parabenizando a sociedade pela mobilização em prol da UERN. “Mesmo não tendo votação expressiva em Apodi, vou apresentar emenda no valor de R$ 200 mil reais para a UERN, por isso me sinto a vontade para fazer essa ação em prol daquela cidade” disse a deputada.

O deputado George Soares iniciou sua participação na audiência parabenizando seu colega Kelps Lima por trazer a casa essa importante discussão, afirmando que se sente na obrigação de fazer parte desta luta, por ter obtido quase 300 votos nas ultimas eleições em Apodi. Ele disse que tem uma identidade muito forte com a cidade de Apodi, e afirmou que Apodi por sua importância merece esse Campus. O parlamentar fez o registro da importância do Reitor Milton Marques a audiência, enaltecendo sua gestão a frente da unidade universitária. “Acho que chegou a hora de discutirmos a UERN como um todo, pois assim alcançaremos resultados ainda mais positivos” disse o parlamentar.

Fernando Mineiro, deputado estadual fazendo uso da palavra parabenizou a luta em prol da implantação da UERN em Apodi, trazendo a tona que acompanha esse debate a um bom tempo, e que entende a situação que a UERN enfrenta nesse momento. Ele afirmou que é muito importante trazer a discussão para a AL, pois assim o debate flui junto ao governo. O parlamentar afirmou que é necessário um planejamento, se discutir a questão da implantação como também da manutenção, entendo que essa questão da manutenção não pode ser impeditiva para a chegada da universidade em Apodi, pois entende que isso seria uma forma de desviar o debate em prol da instalação do Campus da UERN.

O deputado Leonardo Nogueira usando da palavra disse que não pôde participar dos debates anteriores devido a sua agenda, mas afirmou que está nessa luta, reiterando seu compromisso com a questão da implantação da UERN em Apodi. O parlamentar disse que entende que a luta de Apodi vai ser vitoriosa, afirmando que a cidade pode contar com seu apoio irrestrito.

Hermano Morais, deputado estadual presente a audiência disse que é grato a Apodi, pelos seis apodienses que o ajudaram a chegar a casa legislativa, afirmando que sabe das potencialidades da cidade, salientando que irá juntamente com os demais parlamentares remanejar esses valores para construção do Campus da UERN em Apodi, pedindo sensibilidade da governadora para liberar esses recursos. Ele reiterou sua disposição em ajudar essa causa do povo de Apodi.

O deputado Antonio Jácome, fazendo uso da palavra disse na audiência proposta pelo deputado Kelps Lima é mais uma etapa da luta de Apodi, pela implantação da UERN na cidade de Apodi, afirmando que o debate já está muito adiantado e entende que a cidade merece essa universidade. Ele disse que agora é hora de ação, dos atos que possam garantir a implantação do Campus da UERN. Falando sobre as emendas de cada parlamentar ele disse que é necessário que individualmente cada deputado  envie oficio ao secretário de estado para dá adiantamento ao processo, citando nominalmente os 15 deputados que destinarão esses valores para implantação do Campus da UERN, sugerindo que na próxima terça-feira, a câmara de Apodi e a PMA envie representantes a Natal para acelerar esse processo junto a cada deputado, para que assim se possa cobrar de forma urgente da governadora do estado.
 
Gilson Moura, deputado estadual falando na audiência sobre a implantação da UERN em Apodi na AL, afirmando inicialmente que concorda com o deputado Kelps Lima no tocante a importância de audiências e discussões que tratem desse assunto, afinal o estado está nesse momento discutindo outros assuntos também importantes. Ele afirmou que seu mandato está a disposição da UERN, e afirmou ter certeza que o conselho irá aprovar essa expansão do Campus para Apodi. “Nosso mandato também vai fazer ecoar esse desejo do povo de Apodi que é uma universidade” concluiu o parlamentar.
 
O Vereador Ângelo de Dagmar falou representando o poder legislativo apodiense, afirmando que a CMA está empenhada pela implantação do Campus, falando também da insegurança que os universitários vivem em Apodi, salientando que é um sofrimento enorme e diário de cada universitário, agradecendo a cada deputado que se juntou a esta luta. “Apodi almeja demais esse Campus, por isso vamos unir forças em nome dos pais e mais de universitários de Apodi, que todos sejam favoráveis a UERN em Apodi” disse Ângelo de Dagmar.

Roseane de Paula representante da secretaria estadual de educação presente a audiência afirmou que a secretaria concorda com o desejo de Apodi ter a UERN, entendo que a secretaria de forma alguma poderia ter um posicionamento contrário ao anelo de Apodi, afirmando que a secretaria está totalmente a favor desta causa, pelo bem de Apodi e região.

O magnífico reitor da universidade estadual Milton Marques, falou em nome da UERN colocando que a universidade tem uma vocação enorme para servir o interior do estado, afirmando que a UERN é um grande bem que o estado tem, servindo ao próprio estado, levando conhecimento aos cantos do estado. Ele afirmou que Apodi precisa centralizar todas as forças em prol da implantação do Campus, salientando que Apodi é prioritariamente a cidade que nesse momento merece esse Campus, o que impulsionaria as riquezas da cidade. Ele explicou detalhadamente os tramites para criação de um novo Campus, destacando que são 42 conselheiros, frisando que são opiniões contrastantes, por isso é necessária sensibilidade, afirmando que não haverá dificuldades do conselho aprovar, se houver os recursos. O reitor agradeceu ao deputado Kelps Lima pela disposição da audiência, pois entende que isso é uma disposição e empenho pela causa, agradecendo em nome da universidade pelo respeito e empenho do mesmo ao tema.

Laete Oliveira, vereador de Apodi usou da tribuna do plenário da AL, lembrando essa luta que começou a vários anos, inclusive quando ele era presidente da CMA detalhando nomes dos que se empenharam com ele nesse intento, frisando a criação do núcleo em Apodi uma luta sua e de outros políticos, com a perspectiva de criação do Campus. Ele manifestou sua indignação com os governos estaduais, que trabalhou com óticas de investimentos invertidos com relação ao interior. Laete reconheceu ao deputado Kelps por sua vontade de ver realizado esse sonho de Apodi, e enalteceu ainda a presença de Dr. Milton Marques, salientando que entende que mesmo assim não existe garantia que o conselho vai aprovar a expansão do Campus em Apodi. “Eu direi por onde andar que sempre faltou vontade política para realização desse sonho” concluiu Laete.

Fonte: Josenias Freitas

[cotidiano] GREVES no RN: ITEP se une a Polícia Civil a partir de segunda

Categorias realizarão assembleias conjuntas para definição de mobilizações
A greve dos agentes e escrivães da Polícia Civil do RN (Judiciária) entrará na sua segunda semana com um reforço importante: dos servidores do ITEP (Polícia Técnica), que paralisarão suas atividades também por tempo indeterminado. Desta maneira, o sindicato representante das categorias, o SINPOL/RN, agenda assembléia conjunta às 8h da segunda-feira (12), quando deverão deliberar sobre mobilizações.
MOBILIZAÇÕES
Além de cortejos, passeatas e carreatas pelas ruas de Natal, mobilização na Assembleia Legislativa e expedição pelo interior do estado, os policiais civis também estão promovendo atos públicos de grande apelo popular, como o que foi realizado na manhã desta sexta-feira (09) na Governadoria, com ampla cobertura da imprensa.
Após uma carreata partindo da sede do SINPOL, em Cidade Alta, com grande apoio de pedestres e motoristas (acenos e buzinaço), os agentes e escrivães fizeram um Ato de Repúdio ao descaso do Governo com a Segurança Pública (com direito a caixão simbólico) no Centro Administrativo. Eles afixaram cruzes no gramado, em referência aos quase mil homicídios contabilizados no RN desde o início do ano.
MAIS
Durante o ato foi feito um minuto de silêncio em solidariedade à família do agente penitenciário Maxwell André Marcelino, 44 anos, assasinado ontem em Parnamirim durante resgate de um preso. Os policiais repudiam a falta de estrutura e condições de trabalho que levam vários servidores da Segurança Pública a perderem suas vidas.
Em tempo: a diretoria do SINPOL viajou nos últimos dias para Mossorpo, e de lá seguiram com uma comitiva da região para Pendências, Alto do Rodrigues, Macau, Assu e Areia Branca mobilizando a categoria para a luta, além de fazer esclarecimentos à imprensa e população do interior sobre a pauta dos policiais.
PAUTAS
No caso dos policiais civis, as negociações foram suspensas na última segunda-feira (05), quando o presidente da comissão governamental, o secretário de Administração e Recursos Humanos Alber da Nóbrega disse que não poderia atender os pontos da pauta, por falta de autonomia para transigir com a categoria.
Já com relação aos servidores do ITEP, estes não possuem sinalização de avanço ao anteprojeto que criará a Lei Orgânica e Estatuto do órgão, que lutam desde 2009. Após passar e voltar de diversas instâncias governamentais, a matéria está na Secretaria de Administração, sem previsão de seguir para o Gabinete Civil e finalmente para a Assembleia Legislativa, para votação pelos deputados (o SINPOL tentou dialogar sobre a pauta, sem avanço também com os representantes do Estado).

[política] Kelps não saiu satisfeito da audiência com o secretário de Planejamento do Governo

KELPS:  “AS RESPOSTAS DO SECRETÁRIO OBERY FORAM FRUSTRANTES”
Na visão do deputado Kelps Lima, o secretário de Planejamento do Governo, Obery Rodrigues, não deu as respostas às principais perguntas que se pretendia obter dele na sessão de quinta-feira, 8 de agosto, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte:
            1 – O motivo do Estado do Rio Grande do Norte estar quebrado?;
2 – O que o Governo do Estado está fazendo para melhorar a saúde econômica do Rio Grande do Norte?
3 – Quais as medidas estruturantes que o Governo do Estado está propondo à sociedade para que o RN saia da estagnação e possa criar um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico?
         “Dessa audiência só se pode tirar uma certeza: o Governo não tem um plano estratégico para tirar o RN da crise. O secretário repetiu aqui na Assembleia tudo o que já se sabia e foi confirmado o que desconfiávamos: o Governo atual não tem projetos para o Rio Grande do Norte”, declarou o deputado.
Fonte: Assessoria de imprensa

[educação] Reflexão de hoje

Peça discernimento diante das mentiras do inimigo e examine e purifique os seus pensamentos na luz do Senhor.

[cotidiano] Quem ta apagando mais uma velinha hoje é


sexta-feira, 9 de agosto de 2013

[educação] Pronatec oferece mais de 150 vagas para cursos técnicos de pequena duração em Mossoró

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego está oferecendo mais de 150 vagas para os cursos de Desenhista Mecânico, Operador de Computador e Ajustador Mecânico na cidade de Mossoró nesta sexta (9). Os interessados podem se inscrever através do site do pronatec.

Os curso serão ministrados pelo IFRN e pelo Senac em Mossoró no período da manhã e tarde.

[cotidiano] Cristina Alves é escolhida a Miss RN 2013

A candidata de Parnamirim, Cristina Alves, foi escolhida como a Miss Rio Grande do Norte de 2013. A advogada de 24 anos foi a escolhida entre 25 candidatas que disputaram o título na cerimônia no Vila Hall, na Via Costeira, na noite dessa quinta-feira (9). Agora ela se prepará para a etapa nacional, que acontecerá em Belo Horizonte (MG) no mês de setembro.

[educação] Reflexão de hoje

Quando tudo parece se fechar, Deus abre uma nova porta. Quando você diz: não vou conseguir, Deus diz: Não temas, pois estou contigo!

[cotidiano] Hoje, 09 de agosto, comemora-se


[cotidiano] Quem ta apagando mais uma velinha hoje é


quinta-feira, 8 de agosto de 2013

[cotidiano] UFRN abre concurso para professor

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) publicou editais para contratação de professor do magistério superior (8) e do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico (7). Os salários previstos vão até R$ R$ 8.422,77, em regime de trabalho de dedicação exclusiva. 


A inscrição será feita, exclusivamente, via internet, no período de 9 a 27 de setembro de 2013, no site www.sigrh.ufrn.br. As taxas variam de R$ 100 a R$ 220.

A seleção será feita através de prova escrita, didática, Defesa de Memorial e Projeto de Atuação Profissional e Prova de Títulos. O dia, horário e local da prova escrita serão publicados no Diário Oficial da União e nos sites www.sigrh.ufrn.br (Menu Concursos) e www.progesp.ufrn.br


O prazo de validade do concurso público será de um ano, prorrogável uma vez, por igual período.

[política] Assembleia faz audiência com secretário de Planejamento e Finanças do Governo


Obery Rodrigues apresentou atual situação financeira do Estado e respondeu perguntas dos deputados
 
 
Obery Rodrigues revelou números importantes: segundo ele, a dívida do Estado com empréstimos chega a R$ 1,4 bilhão; com relação aos cargos comissionados, afirmou que esses servidores representam 2% do total do funcionalismo do Executivo. Sobre o 13º salário, o secretário afirmou: "Não tenho informações". Obery também confirmou que, por falta de execução de projetos, o Estado devolveu ao Governo Federal recursos da área de Segurança, mas disse desconhecer que tal devolução tenha se estendido a outras áreas da administração.
 
Na ocasião, o secretário negou que o Estado esteja “quebrado”, mas admitiu que existem dificuldades financeiras. Para ele, a reação negativa da população e da opinião pública sobre os cortes anunciados pelo Governo se deu pelo fato de o decreto ser uma iniciativa inédita no RN. “O Estado já esteve em outros momentos em dificuldades até maiores e pouco tempo atrás”, disse.
 
Além disso, afirmou que o decreto do Governo sobre os cortes adota um conjunto de medidas, que devem ser executadas pelos órgãos da administração. Segundo ele, ao reduzir custos, sobrarão recursos para áreas prioritárias. “O decreto estabelece uma expectativa de frustração da receita para todo o exercício, por isso é necessária a redução da despesa, para que não haja um desequilíbrio orçamentário e fiscal do RN”, declarou.
 
Empréstimos, dívidas com fornecedores, quantitativo de cargos comissionados, devolução de recursos, 13º salário, gastos com servidores, cumprimento de convênio com prefeituras, foram alguns dos temas das perguntas feitas pelos parlamentares. Compareceram a reunião 20 deputados e os questionamentos diretos foram feitos por Kelps Lima (PR), Walter Alves (PMDB), José Dias (PSD), Gesane Marinho (PSD), Larissa Rosado (PSB), Márcia Maia (PSB), George Soares (PR), Fábio Dantas e Fernando Mineiro (PT) fizeram perguntas diretas ao secretário.
 
DEPUTADOS
 
Durante a reunião, o deputado José Dias (PSD) disse que se deteria apenas na questão política e não emitiria opinião acerca dos dados apresentados, uma vez que estes mereceriam uma análise mais cuidadosa: “Para mim a situação do RN é muitíssimo difícil. Votei na governadora na expectativa de que as coisas iriam ser administradas da forma como era dito no palanque e não posso admitir que ela não tivesse sequer a mínima noção da realidade do Estado, pois quando se propôs ser governadora, deveria ser para administrar algo que ela deveria conhecer”.
 
Agnelo Alves (PSB) criticou postura do secretário: “Estou com a impressão de que estou saindo sem ter as respostas para as nossas angústias e do povo do Rio Grande do Norte. Ninguém ignore que nas próximas eleições já não haverá mais aquela convulsão que havia sempre nas eleições anteriores. O povo está se sentindo liberto e pior do que isso, liberto pelas angústias de todas as experiências malogradas”.
 
O deputado Fernando Mineiro (PT) chegou a dizer que a crise alegada pelo Governo é “artificializada com intenções” e que a contenção de despesas é “seletiva”: “Em fevereiro se dizia que o tesouro estava sendo recuperado, agora temos pela primeira vez no Estado um decreto que fala sobre reprogramação financeira e gostaria também de saber qual o critério utilizado para prever que a receita do segundo semestre será menor do que o semestre passado”, questionou.

Fonte ALRN

[religião] Diretor teatral da Cia de Teatro Abner agradece a presença de apodienses em João Pessoa

Meus queridos... Foi um prazer rever voces.. Obrigado por terem vindo prestigiar a Casa do Julgamento em Joao Pessoa/pb. A Cia de Teatro Abner agradece a cada um de voces. Estaremos sempre juntos na Obra do Senhor.. Abraço a todos. Aldo Galdino Diretor teatraL. em [religião] Grupo de jovens, membros da Casa do Julgamento de Apodi, prestigiaram espetáculo em João Pessoa na Paraíba

[publicidade] Para realizar festas com serviço de qualidade procure a Katarine Buffet


Destinado a público eclético a Katarine Buffet oferece os serviço de organização de festas com a fabricação de bolos, doces, salgados, jantares e todos os tipos de eventos sendo o seu diferencial as decorações dos bolos e doces com a qualidade e perfeição como nenhum outro.

Além do mais a Katarine Buffet também disponibiliza os recepcionista e garçonetes bem qualificados para garantindo um melhor serviço.

Os bolos simples e decorados para casamento, infantil, batizado e bodas de Ouro além de outros fazem o maior sucesso. Por tanto aproveite vocês também e encomende já o seu.

A Katarine Buffet fica localizado na rua Padre Benedito Alves, 517, na rua do antigo fórum passe lá ou ligue 9419-9179

Katarine Buffet qualidade sem igual.

[política] Vereador Bráulio Ribeiro é destaque em assiduidade nas sessões na CMA


O Vereador Bráulio Ribeiro foi destaque em assiduidade nas sessões realizadas na CMA no primeiro semestre de 2013, não tendo se quer uma única falta e discutindo junto aos colegas Vereadores os problemas e resoluções para ambos. Apresentando 21 Requerimentos no primeiro semestre.

Com informações de Josenias Freitas.

[política] Comunicação da câmara dos vereadores de Apodi poderia está comprometida

A comunicação da câmara dos vereadores poderia está comprometida devido a falta de pagamento em alguns setores. Além do blogueiro Josenias Freitas, que antes fazia a manutenção do blog, foi confirmado nesta quinta (08) que a equipe da Rádio Vale não esteve presente para fazer a gravação da sessão, segundo populares, por falta de pagamento.

Em meio a tantas irregularidades o presidente da câmara, João Evangelista, parece não está cumprindo com os acordos feitos entre ambos. O pula pula de meios de comunicação além das pessoas que fazem o serviço induz a população a pensar duas coisas. Ou nenhum dos passam pela câmara fazem o serviço como deveria ser ou não são pagos.

Deste modo cabe a população de Apodi observar que os vereadores, principalmente da oposição, estariam sendo prejudicados pelo fato da transmissão não ser atendida como necessita os apodienses. A Rádio Cidade FM do empresário Fábio Soares que faz a prestação de serviço de ótima qualidade não disponibiliza a total divulgação das palavras dos vereadores devido ao tempo que é tomado por outros programas já agendado na rádio.

O blogueiro Jair Gomes, que também passou pela câmara fazendo a atualização do blog através de acordo não cumprido deixando-a por insatisfação, sugeriu, tempo outrora, ao presidente para transmitir a sessão, através de instrumentos técnicos de fácil acesso e que já tinha sido testado em um certo momento em sessão, em áudio e vídeo contudo a opinião não foi acatada.

Desta forma conclui-se que o acompanhamento dos trabalhos do legislativo fica a desejar e perde tanto os vereadores que não são ouvidos por partes da população quanto os cidadãos que não sabem o que ocorre durante as sessões tanto por falta de um meio fixo quanto pela incerteza desse meio.

[política] Em sessão ordinária vereador Costinha diz que vai lutar pelo plebiscito do distrito de Melâncias

Durante a sessão desta quinta (08) o vereador Costinha disse que irá lutar pela emancipação do distrito de Melancias que segundo ele tem uma população de mais de 3 mil habitantes e fica distante cerca de 12 Km de Apodi. Em suas palavras ele ainda afirmou que é um sonho para o presidente da casa, João Evangelista, se tornar prefeito daquela localidade.

Quanto exposto na rede social sobre a ideia várias pessoas se manifestaram mostrando as suas opiniões favoráveis e contraditórias. Mas o vereador diz que se Soledade pode lutar por isso Melancias também teria total capacidade visto ser um celeiro intelectual que movimenta uma boa economia como defende ele mostrando ainda outras cidades brasileira com uma população e economia bem menor.

O exposto pelo legislador será foco de opiniões e o blog quer saber o seu. Dê a sua opinião. Você acha que o distrito de Melancias tem capa de se tornar cidade?

[política] Vereadores, considerados da situação, começam a fazer cobranças dos serviços público básicos com mais veemência

Nesta quinta (08), durante sessão ordinária na câmara municipal de Apodi os vereadores considerados da situação começaram a cobrar com mais veemência a realização dos serviços básicos do poder executivo. Enquanto o vereador Ângelo disse que o material licitado estava vindo em um lombo de jumento outros, também aliados do governo, continuaram a fazer fortes cobranças. "Mudou os personagens, mas o filme é o mesmo," disse ele.

Além disso os considerados da oposição continuaram a cobrar com relatos inflamantes as irregularidades porque passa a prefeitura de Apodi. O vereador Laete Oliveira afirmou que é há tempo para tudo sendo este o momento de chorar pois o prefeito não está agradando nem mesmo os seus aliados.

Diante dos questionamentos pode-se afirmar que se os poderes situacionistas do legislativo e do executivo estão se desentendendo alguma coisa está errada. E que é preciso fiscalizar o passado para tomar como base no presente contudo, não se pode destacar que o primeiro seja o mais importante afinal o hoje é onde estamos vivendo.

    [educação] Deputada federal Sandra Rosado mostra interesse pela educação de Apodi

    A deputada federal Sandra Rosado conversou agora pela manhã com diretoria executiva do MEC para agilizar sua Indicação 4977/2013 que pede ampliação dos cursos de IFRN para Apodi. A deputada afirmou ainda o seu apoio junto com Larissa para defender essa causa.

    Deputado que luta pela educação de Apodi merece o nosso apoio - Em seu twitter ela declarou o interesse para melhorar a educação da cidade de Apodi.

    [publicidade] Vai viajar? Então procure a Catedral Turismo

    A Catedral Turismo é uma empresa de ônibus que chega agora em Apodi, com muito conforto, segurança,  e tranquilidade.
    A catedral turismo esta partindo nos dias de domingo, terça e quinta sempre às 7:30hs da manhã, fazendo linha da nossa cidade até São Paulo-SP, passando por várias cidades tais como: Juazeiro do Norte-CE,  Icó,  Cajazeiras, Petrolina, Correntina, Brasília-DF, Goiânia-GO, Caldas novas, Uberlândia, Uberaba, Ribeirão Preto e Campinas.
    Passe já na catedral turismo e compre a sua passagem.
    A Catedral Turismo fica localizado na rua Padre Benedito Alves, S/N, ao lado do semáforo. 
    Telefone: 9400-5905 / 9666-6337 
    Falar com Marcos Marinho.

    [educação] Reflexão de hoje

    Ainda que o amor humano falhe,  o amor divino nunca falhara. Se está ferido (a) descanse no amor do Senhor e nele se recupere.

    [cotidiano] Quem ta apagando mais uma velinha hoje é


    quarta-feira, 7 de agosto de 2013

    [cotidiano] Jovem apodiense está desaparecida desde segunda dia 05 e família está desesperada

    Maíra Carvalho

    VENHO POR MEIO DESTA POSTAGEM PEDIR A TODOS OS AMIGOS E CONHECIDOS QUE SE TIVEREM QUALQUER NOTICIA DESTA PESSOA DA FOTO ME AVISE POR FAVOR, POIS ELA É MINHA IRMA E SE CHAMA YLANA MONISE DE CARVALHO DANTAS, TEM 15 ANOS E ESTA DESAPARECIDA DESDE SEGUNDA FEIRA DIA 05/08/2013 QUANDO ELA SAIU DE CASA PARA IR PARA AULA E NÃO DEU MAIS SINAL DE VIDA A FAMILIA. TELEFONE PARA CONTADO Maira Kassandra (84) 9133-5579 - (84) 9651-3492 - Jose Carlos (papai) (84) 9104-5822

    [publicidade] Morderna Modas onde vestir bem custa menos






    Você já conhece a moderna modas em Apodi? Não? Então corra lá e comprove a variedade de produtos alem das vantagens do local.

    Não fechando para o almoço e abrindo a partir das 7:00 horas estando até às 18:00 a Moderna Modas oferece um ótimo preço e com qualidade. Vende ainda no varejo e atacado havendo desconto especial para sacoleiras.

    Com esse amplo espaço e atendimento inigualável você vai perder? Vá já a loja Moderna Modas e conheça os produtos.

    A moderna modas fica localizada na rua Benjamin Costant, 277 ao lado do restaurante popular.
    Ligue 3333-3921

    [segurança] Policiais civis em greve vão a AL na manhã desta quinta


    Categoria quer sensibilizar deputados para intercederem junto ao Governo
    No terceiro dia de greve, nesta quinta-feira (08), os policiais civis irão à Assembleia Legislativa. Por volta das 9h, eles seguem para o legislativo, onde pretendem sensibilizar os deputados estaduais, principalmente os governamentais, para intercederem junto ao Estado para o avanço nas negociações.

    [economia] Executivo de Apodi possui um dos maiores salários do país!

    Administrando uma cidade de pouco mais de 34 mil habitantes, o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro recebe um dos maiores salários entre os prefeitos do Brasil, salário este maior do que o de prefeitos de muitas capitais brasileiras, como é o caso do Rio de Janeiro/RJ, (R$ 13.694,94) que possui uma população de 9 milhões de habitantes e Salvador/BA (R$ 10.400,00) que possui uma população de 3 milhões de habitantes aproximadamente. Sem contar que o Rio de Janeiro e Salvador são a 2º e a 3ª maiores cidades do Brasil respectivamente.

    Enquanto que faz algum tempo que os servidores de Apodi não tem seus salários reajustados como mereciam o do prefeito chega a R$ 14.000,00, pago mensalmente e sem atrasos. O plano de cargos e carreira não anda como deseja os servidores e sendo sempre protelado por reuniões e mais reuniões que não satisfaz a classe.


    Já o Plano de previdência própria anunciado pela prefeitura e enviado a câmara foi devolvido pelos vereadores, pelo fato da não aceitação da massa trabalhista relatando a insegurança na execução.

    Temos ainda acompanhado a luta dos servidores que veem a cada mês o seu salário engolido pela desvalorização. Fato que vez por outra encontramos nas ruas servidores reclamando que tiveram os direitos suprimidos de seus salários, como os adicionais, enquanto o prefeito tem o seu salário aumentado em apenas uma canetada figurando entre um dos maiores do país.

    Clique aqui para conhecer mais sobre os salários dos prefeitos do Brasil.

    [saúde] Onze municípios do RN irão receber médicos pelo Mais Médicos

    Natal e mais dez municípios do  interior do Rio Grande do Norte irão receber médicos pelo programa Mais Médicos. De acordo com o Ministério da Saúde, 19 médicos confirmaram a inscrição no programa e a maioria vai atuar nas periferias da capital e região metropolitana.

    O número de vagas preenchidas equivale a 6,6% da demanda dos municípios do estado, que apontaram a necessidade de 286 profissionais de medicina para completar seus quadros na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Em todo o Brasil, 938 médicos assinaram o termo de compromisso confirmando a participação no programa. Deste universo, 51,8% selecionaram municípios das periferias de capitais e regiões metropolitanas e os 48,1% restantes, municípios do interior de alta vulnerabilidade social, totalizando 404 cidades atendidas nesta chamada. O número de vagas preenchidas equivale a 6% da necessidade de 15.460 médicos apontada pelos municípios de todo o país.

    A maioria (58,42%) dos 938 médicos participantes é homem e 41,5% são mulheres. Do total, 47,2% são jovens profissionais, entre 23 e 30 anos, e 25,48% estão na faixa etária que vai de 31 a 40 anos. Acima de 41 anos, somam 27,24%, sendo que dessa parcela cerca de 9% tem mais de 61 anos.

    Em relação à formação, 49,5% são médicos que concluíram a graduação entre 2011 e 2013. A grande maioria dos profissionais (74%) se formou nos últimos dez anos.

    Confira quais os municípios contemplados e quantos médicos irão receber:

    Alexandria - 1
    Bom Jesus - 1
    Caraúbas - 2
    Extremoz - 1
    Lagoa de Pedras - 1
    Macaíba - 2
    Natal - 7
    Olho D'água do Borges - 1
    Riacho da Cruz - 1
    Serra Caiada - 1
    Touros - 1

    Fonte: Tribuna do Norte

    [educação] Deputados discutem criação de campus avançado da UERN para Apodi

    A instalação de um campus avançado da UERN em Apodi foi discutida em plenário e dividiu opiniões entre os parlamentares. O deputado Leonardo Nogueira (DEM) disse que esta é uma reivindicação da comunidade e sugeriu aos colegas a criação de uma emenda coletiva ao plano orçamentário 2013 com este finalidade.
    Para o deputado Nelter Queiroz (PMDB) a solução seria a federalização da Universidade do RN. “Defendo a interiorização do ensino superior, mas penso que para funcionar bem, a UERN deve ser entregue ao governo federal”, disse o deputado. Nelter Queiroz disse que inclusive irá realizar uma audiência pública para debater esta questão.
    Na última semana, o Conselho Universitário da UERN (CONSUNI/UERN) se reuniu e decidiu formar uma comissão para discutir e elaborar a minuta de resolução para a criação do Campus Avançado de Apodi, para o qual existe R$ 1 milhão de uma emenda ao Orçamento Geral da União (OGU) de autoria do deputado federal Fábio Faria. Os recursos são suficientes apenas para o início da obra.
    O líder governista, Getúlio Rego (DEM) disse que a governadora está comprometida com a expansão da UERN e sua gestão destinará mais recursos para a obra: “Apodi é o núcleo maior de concentração de riquezas latentes para que sejam exploradas com mão de obra qualificada. Sem dúvida um núcleo avançado da UERN será um grande estuário de desenvolvimento do RN”, afirmou. 
    Fonte: ALRN

    [esporte] Gustavo Carvalho defende construção do estádio de futebol para Apodi

    NATAL/APODI – Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o vice-presidente da casa, deputado Gustavo Carvalho, defendeu junto ao Governo Estadual e Federal, liberação de recursos para construção de um Estádio de Futebol para o município de Apodi, segunda maior cidade da região oeste potiguar.
    O deputado Gustavo Carvalho mostrou a importância da construção do Estádio de Futebol à governadora, Rosalba Ciarline, secretario de Estado do Esporte e do Lazer, José Joacy Bastos e ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
    Encravado no Oeste Potiguar, o município de Apodi, conta com uma população de mais de 34 mil habitantes, é considerado o segundo maior e mais populoso da região, perdendo apenas para Mossoró. Necessita de apoio dos Governos Estadual e Federal para construção de um Estádio de Futebol. Obra fundamental para o fomento do esporte no município.
    Segundo Gustavo Carvalho, o sonho da construção de um estádio de futebol moderno em Apodi é antigo, pois o atual não oferece boas condições aos atletas do município e região, que sempre participam de atividades esportivas naquela praça.  
    “Não tenho duvidas de que o esporte pode ajudar na inclusão social dos jovens evitando que se envolvam com drogas. Infelizmente, lá na região Oeste temos um grande índice de jovens que se envolvem com drogas, é um desastre, uma guerra que cabe a nós combater esse inimigo tão desastroso para as famílias e com a construção de um estádio de futebol, as crianças têm possibilidade de saírem das ruas, e os jovens têm uma inclusão social, como também valorizar o esporte local e regional”, comentou o parlamentar.
    Gustavo Carvalho ainda destacou que tem acompanhado o trabalho do ministro Aldo Rebelo e percebido que o ministro é muito sensível para a importância do esporte, como um instrumento de inclusão social e tem liberado recursos para construções de estádios de futebol em varias cidades do país.
    ASSESSORIA DE IMPRENSA - DEPUTADO ESTADUAL GUSTAVO CARVALHO

    [segurança] Brasileiros enfrentam onda de irregularidades em concursos públicos

    As constantes irregularidades e fraudes em concursos públicos viraram um tormento para os que almejam uma vaga na administração pública. Sem uma regulamentação que assegure os direitos na área, os estudantes recorrem ao Ministério Público Federal (MPF) para garantir a isonomia dos processos seletivos. Não à toa, o número de denúncias ao órgão em relação aos certames só aumenta. O MPF contabiliza 1.946 investigações em curso — 160 iniciadas nos últimos dois meses — e 499 casos já resultaram na abertura de inquéritos policiais, todos em andamento.

    A maior parte das representações levadas pelos cidadãos ao órgão, segundo o portal da transparência do MPF, diz respeito a problemas no edital de forma geral, seguida por questionamentos relativos à reserva de vagas para deficientes, inscrição, documentação, anulação de questões e correção de provas. “Também são comuns denúncias relativas a direcionamento de cargos ou que se referem, por exemplo, à atribuilção de um valor superior, na análise de experiência profissional, a um determinado título em detrimento de outro”, enumerou a procuradora da República Léa Batista, que coordena uma área especializada em concurso público no Ministério Público. “Além disso, há as falhas no momento da aplicação da prova, que também são recorrentes”, completou.

    Conforme a procuradora, o total de investigações em aberto — tanto no âmbito criminal quanto no administrativo — é visto pelo MPF como significativo. “O número é alto e aumentou bastante nos últimos meses, mas não dá para apontar um motivo específico. O que se pode garantir é que o cidadão está cada dia mais informado, e, quando verifica qualquer irregularidade, recorre ao MPF”, afirmou.    

    Correio Braziliense