logo

sábado, 14 de dezembro de 2013

[cotidiano] Conheça os feriados municipais de Apodi para o ano de 2014

23 de Março – Emancipação Política do Município

02 de Maio – Feriado Cívico
(Aniversário de Morte de Francisco Pinto)

24 de Junho – Padroeiro São João Batista

08 de Dezembro – Padroeira N. Sra. da Conceição

[educação] Centro Histórico cultural Tapuias Paiacus Do Apodi é reconhecido como entidade de utilidade pública do RN


RIO GRANDE DO NORTE

LEI Nº 9.817, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Reconhece como de utilidade pública o Centro Histórico-Cultural Tapuias Paiacús da Lagoa do Apodi - CHCTPLA e dá outras providências.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica reconhecido como entidade de utilidade pública do Estado do Rio Grande do Norte o CENTRO HISTÓRICO-CULTURAL TAPUIAS PAIACÚS DA LAGOA DO APODI – CHCTPLA, com sede e foro jurídico no município de Apodi, Estado do Rio Grande do Norte.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal, 13 de dezembro de 2013, 192º da Independência e 125º da República.

ROSALBA CIARLINI
Júlio César de Queiroz Costa



Para quem tem interesse em conhecer mais sobre CENTRO HISTÓRICO-CULTURAL TAPUIAS PAIACÚS DA LAGOA DO APODI pode curtir a página no Facebook.

[religião] Igreja de Cristo no Brasil completa 81 anos

Pastor Manassés


Marquinhos Gomes
A Igreja de Cristo no Brasil completou ontem (13) 81 anos de existência. Na cidade de Apodi, Oeste do Estado, a festa foi realizada no Calçadão da Lagoa, ponto turístico da cidade.

O evento começou por volta das 19:30 e teve a participação especial de atrações nacionais, como o cantor Marquinhos Gomes do Rio de Janeiro e Chagas Sobrinho, além destes também fizeram a participação especial a cantora Michelly Samantha e Léa Costa da igreja Assembléia de Deus de Apodi.

A pregação ficou por conta do pastor e missionário Manessés de Natal.

A emoção tomou conta dos fiéis quando o culto de louvor e adoração apresentados por Marquinhos Gomes e Manassés em conjunto tocou a multidão. Houve curas e milagres e 15 pessoas aceitaram Jesus como único e suficiente salvador, declarando aos que estavam presentes.

O evento contou com a participação de aproximadamente 5 mil pessoas e durou até as 23:00. 

[segurança] Menores são flagradas bebendo em festa particular

A noite de ontem (13), na comunidade de Boa Vista, em Severiano Melo, cidade do Oeste Potiguar, os moradores receberam muitos visitantes da região que prestigiaram uma festa particular no comando do cantor Flávio Pisada Quente. Com um esquema de segurança bem planejado o clube esteve lotado para apreciar o momento.

Contudo, algo não foi bem realizado por parte dos organizadores do evento. Começando pelo valor da entrada que era de R$ 20,00 inteira e R$ 15,00 aos estudantes, não havendo o cumprimento da Lei que define metade do valor para quem faz uso da carteirinha de estudante.

Ainda não bastando, a festa foi marcada pela presença de um grande número de adolescentes com idades entre 10 a 16 anos, e para agravar mais a situação eles estavam ingerindo bebida alcoólica (montila). Perguntamos a alguns dos adolescentes com quem eles estavam, confessando que, uns com os pais, já outros, apenas com amigos.

No local não foi registrado nenhum oficial responsável pelo setor que trabalha em conjunto com o conselho tutelar, porém a polícia militar e a segurança do evento estavam no presentes, mais não houve intervenção.

Enfim, o fato conclusivo é que a Lei que institui a defesa da criança e do adolescente foi descumprida mais uma vez além do direito estudantil com relação ao desconto na entrada de eventos.

[publicidade] Vende-se uma casa e um quiosque

 Vende-se uma casa, bem localizada e com amplo espaço. A casa está se encontra na Rua Ademar Leão, número 148, próximo a secretaria de educação de Apodi (antiga câmara municipal).
A casa tem duas salas, dois quartos, um banheiro, uma cozinha e um extenso terraço. O acesso se dá dos lados da rua, frente e trás.

A quem tiver interesse é só entrar em contato com o Senhor Vanci através dos números 9474-5140 ou 9646-0224.




Também está sendo comercializado um quiosque semi novo. O produto tem cerca de dois de comprimento por um de largura e já vem com um frisa de uma porta. O veículo é vendido ao preço de 4 mil reais e pra você que é comerciante e espera aumentar o seu volume de vendas no final do ano e carnaval é um ótimo instrumento.

O veículo tem capacidade de armazenar um grande volume de mercadoria e possui adereços como bordas para melhorar no atendimento.

Aos interessados procurem já Vanci e negocie.

[educação] Reflexão de hoje

Nos momentos em que lhe falta paz, esperança e alegria, confie no Senhor e deixe os pensamentos maus para experimentar os bons.

[cotidiano] Hoje, 14 de dezembro, comemora-se



[cotidiano] Quem ta apagando mais uma velinha hoje é

Hildo Filho

Elisangela Paiva

Luzia Regane

Wilgna Araújo

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

[segurança] Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi estabelece horário para atendimento ao público

PORTARIA Nº 0041/2013/2ªPmJA

EMENTA: Estabelece os dias e horários de atendimento ao público na 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi/RN.

O 2º Promotor de Justiça da Comarca de Apodi, no uso de suas atribuições constitucionais e legais e:
CONSIDERANDO que o atendimento a qualquer do povo é atribuição institucional, nos termos da Lei n° 8.625/93 e da Lei Comp. Estadual n° 141/96;
CONSIDERANDO a importância do atendimento ao público para o funcionamento deste Órgão Ministerial e, ainda, sua importância social, bem como a necessidade de adoção, mais das vezes, de providências urgentes, dentre aquelas cabíveis ao caso que se apresenta;

RESOLVE estabelecer que o atendimento ao público na 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi/RN se dará todos os dias úteis da semana, no horário de 08:00 às 17:00 horas (de segunda a quinta-feira) e das 08:00 às 14:00 horas (às sextas-feiras), tanto pelo Promotor de Justiça, quanto pela secretaria ministerial.

Publique-se no Diário Oficial do Estado e no quadro de avisos desta Promotoria de Justiça, remetendo, ainda, notícia aos Blogs da região. Cumpra-se.

Apodi/RN, 12 de dezembro de 2013.
Sílvio Ricardo Gonçalves de Andrade Brito
Promotor de Justiça

[saúde] SEMARH entra com pedido de licença ao IDEMA para implantação de aterros sanitários do Oeste Potiguar


De acordo com a lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os lixões terão que ser extintos até 2014. A proposta é que se construa um Sistema de Aterro Sanitário.

Sendo assim foi montado um Consórcio da Região do Alto Oeste com a parceria de 44 municípios. Os consultores contratados vão trabalhar junto aos gestores destas cidades, sempre abordando a temática de Resíduos Sólidos.

Pensando nesse objetivo que a Secretaria de Estado do meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - SEMARH entrou com um pedido de licença para ao Instituto de Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA, a  Licença Prévia – LP, para a Implantação do Aterro Sanitário do Consórcio Público Regional de Saneamento Básico do Alto Oeste Potiguar, localizado na margem da BR 226, Zona Rural do município de Pau dos Ferros/RN, entre outros, além da Implantação de Estação de Transbordo Simples, localizado na estrada carroçável, local do lixão do município de Apodi/RN.

A medida ainda segue com os entraves burocráticos. A primeira reunião respectivo a este assunto aconteceu a cerca de 3 anos.

[política] Prefeitura de Apodi faz publicação de membros de conselho incluindo funcionário exonerado

O Diário Oficial do Município trás nesta sexta a publicação dos novos membros do Conselho Municipal de Defesa Civil – COMDEC. Entre eles é possível verificar o nome do Senhor Pollastry Venicius Alves Diógenes como membro titular pela Secretaria Municipal Agricultura Irrigação Recursos Hídrico e Meio Ambiente.

A publicação de exoneração de Pollastry saiu nesta terça (10) e até este momento não foi publicado nenhuma outra nomeação. Ele ocupava o cargo de Secretário Adjunto da pasta.

[economia] Prefeitura de Apodi corta gastos evitando atingir o limite prudencial

A Prefeitura de Apodi, através do Diário Oficial do Município, publicou nesta terça (10) a redução no salário de alguns servidores contratados da casa. A medida visa evitar que o limite prudencial possa ser ultrapassado o que bloquearia a possibilidade de arrecadação de recursos para o município.

Entre os selecionados é possível destacar o senhor Antônio Erivan de Lima Junior mais conhecido como Juninho artdigital que exercia o cargo de Assessor de Turismo e passou a ocupar a função de Divisão de Planejamento e projetos. Este mesmo funcionário já foi flagrado nas redes sociais declarando que não presta serviço na unidade da secretaria.

Além deste vários outros também tiveram seus vencimentos baixados e suas funções alteradas. Ha quem diga que já existe alguns insatisfeitos.

[cotidiano] Ex prefeito de Apodi completa 78 anos de idade

O médico e ex prefeito de Apodi por 3 vezes completa hoje 78 anos de idade. José Pinheiro Bezerra ainda exerce hoje a função de médico em alguns municípios. Ele é casado com a médica Dr Lourdes.

[segurança] Atenção deve ser redobrada aos condutores que trafegam em Apodi

O cruzamento das ruas Adrião Bezerra com a Marechal Floriano Peixoto está com fios telefônicos decaídos o que dificulta o tráfego de veículos, principalmente de grande porte. Com isso os condutores devem manter atenção redobrada neste sentido. O órgão responsável já foi notificado e efetuará o conserto.

[política] Governadora do RN é a pior do Brasil, aponta pesquisa nacional

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), que se mantém no cargo graças a uma liminar, foi a pior avaliada na pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta sexta-feira (13). O governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), é o mais bem avaliado.

É a primeira vez que a pesquisa CNI/Ibope avalia todos os 27 governadores. Nas anteriores, foram avaliados apenas 11 Estados. A pesquisa foi feita entre os dias 23 de novembro e 2 de dezembro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.


Rosalba, que aparece na pesquisa pela primeira vez, teve apenas 7% de avaliação positiva. Na última terça-feira (10), ela foi afastada do cargo pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do RN, sob acusação de abuso de poder econômico nas eleições de 2012. Dois dias depois, ela obteve uma decisão liminar (provisória) no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para se manter no cargo.

A avaliação do governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), supera a do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), possível candidato à Presidência no próximo ano, que costuma figurar no topo da avaliação das gestões estaduais. O percentual dos que avaliam como ótimo ou bom o governo de Aziz é de 74%. No caso de Campos, é de 58% (o mesmo valor da pesquisa anterior, de julho).

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), é o segundo pior avaliado, com apenas 9% de avaliação ótima ou boa.

Fonte: Folha de São Paulo

[cotidiano] Políticos do RN prestigiaram o fotógrafo Canindé Soares

O Instituto Câmara Cascudo, na Ribeira foi o local escolhido pelo famoso fotógrafo potiguar para lançar a segunda edição do livro “Natal por Canindé Soares”. Desde o final da tarde até o fim da noite, Canindé recebeu amigos, jornalistas, empresários e muitos políticos.
 
Na fila de autógrafos, os ex-governadores Wilma de Faria e Lavoisier Maia. Os deputados estaduais Ezequiel Ferreira, Kelps Lima, Márcia Maia e Fernando Mineiro também passaram por lá. Os ex-deputados Dadá Costa, Zé Lins e Nelson Freire, além dos vereadores natalenses George Câmara, Dickson Júnior, o diretor do Procon/RN, Ney Lopes Júnior e o comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Araújo. Fotos: Augusto Ratis e Wellington Lima.

[política] Kelps completa um ano de mandato neste dia 13 de dezembro de 2013

O deputado Kelps Lima está completando um ano de mandato neste dia 13 de dezembro de 2013.

Kelps é o deputado com menos tempo de atividade política na Assembleia do Rio Grande do Norte. Ele assumiu o mandato na condição de suplente, em dezembro de 2012, e só foi efetivado em fevereiro de 2013.

Advogado formado, antes de se candidatar a deputado, Kelps tomou o cuidado de se preparar para entrar na vida pública. Voltou à Academia e foi estudar Gestão Pública, na UFRN.

Ao assumir o mandato, já tinha um planejamento para a sua atuação, cuja maior substância teórica era a ideia de levar a sociedade potiguar ao debate de medidas que tornassem a administração pública cada vez mais IMPESSOAL. 

Uma frase sempre permeou essa estratégia: o Estado tem que ser maior do que os Governos.

Para transformar a teoria da IMPESSOALIDADE NA GESTÃO PÚBLICA em algo prático, que impactasse a vida das pessoas e a relação do Estado para com a opinião pública, Kelps montou uma equipe para trabalhar o PROGRAMA PELA EFICIÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA - uma série de projetos com objetivos práticos e teóricos e uma agenda a ser cumprida, para que não se tornassem ideias soltas ao vento.

A estratégia vem sendo posta em prática.

Apesar de contar com apenas um ano de parlamento, Kelps já conseguiu aprovar alguns projetos inseridos no PROGRAMA PELA EFICIÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA que estão mudando a forma do Governo do Estado tratar a população do Rio Grande do Norte.

Mudando para melhor.
Entre as Leis de Kelps já aprovadas, está a que proíbe governadores de usar dinheiro da população para fazer marketing pessoal disfarçado, com campanhas publicitárias que criam marcas e slogans de governos de ocasião. Essa Lei define que todos os governantes, por mais vaidosos que sejam, terão que usar, a partir de 2015, apenas o brasão do Estado como marca de Governo; e a frase “Governo do Estado do Rio Grande do Norte”, como slogan.

E NADA MAIS.

Com essa Lei de Kelps, o Governo agora não pode ter mais cor. Tem que ser IMPESSOAL. Fazendo com que o Estado seja maior do que seus governadores, e não o contrário.

A mesma Lei de Kelps que proíbe marcas e slogans de governos também proíbe que governadores preguem suas fotografias em repartições públicas, acabando com o endeusamento de políticos e ao culto antiquado do personalismo na máquina pública.

Sem foto. Sem dono. É a ideia central da medida.

GOVERNADODR TEM QUE SER EFICIENTE - Outra Lei de Kelps JÁ aprovada pela Assembleia Legislativa é a que inclui o Princípio da Eficiência na Gestão Pública no texto da Constituição Estadual, obrigando o Estado a ter metas, competência e abrindo a brecha jurídica para que governadores que pratiquem a incompetência à exaustão possam ser removidos do Poder pela vontade do povo.

Kelps também é autor de outros projetos moralizantes que estão em tramitação no Parlamento. Veja quais são:

1 – Fim da Residência Oficial para Governador;
2 – Atualização da Constituição Estadual, que tem, atualmente, 38 artigos errados;
3 – Exigência de ficha limpa e qualificação profissional adequada para cargos comissionados, com publicação no Diário Oficial do Estado do currículo das pessoas que estão sendo nomeadas;
4 – Proibição de uso de verba publicitária pública para divulgação de obras de governantes temporários;
5 – Permissão para que o povo do Rio Grande do Norte possa apresentar propostas de leis de autoria popular (Hoje só quem podem apresentar uma proposta de lei são os políticos);
6 – Proibição de inauguração de obras públicas sem que elas estejam concluídas, criminalizando o ato dos responsáveis no caso de haver inauguração de obras que não estejam, efetivamente, servindo à população.

Fonte: Josenias Freitas

[segurança] Governo corta plantões e Itep terá serviços parados

Medida deixará corpos na rua e impedirá flagrante para prisão de criminosos

O Governo do Estado adotou mais uma medida prejudicial, não apenas aos servidores públicos estaduais, mas principalmente à população do Estado. Com o pequeno efetivo técnico-especializado e com a adoção de apenas sete plantões de 24 horas por servidor, vários setores ficarão sem atendimento durante vários dias de cada mês, já começando em dezembro.

A denúncia que o SINPOL recebeu leva a uma constatação mais que preocupante: a suspensão de alguns serviços inadiáveis prejudicará sobremaneira a solução de crimes graves. Deixarão de ser feitos, por até 10 dias do mês,  exames de conjunção carnal (ligados aos crimes sexuais) corpo de delito e flagrantes de entorpecentes. Com isso, bandidos não poderão permanecer presos, por falta da constatação do crime.

As necrópsias também serão prejudicadas quando, já em dezembro, serão seis dias sem a realização dos exames e sem liberação dos corpos. Já o serviço de recolhimento de cadáver em local de crime, em Natal, ficará três dias totalmente parado.  E o serviço de limpeza e desinfecção do necrotério do ITEP, na Ribeira, terá 24 dias em dezembro com as atividades suspensas, aumentando assim o já alto grau de insalubridade do local.

O problema não afeta só o ITEP em Natal, mas se estende a Mossoró e Caicó. Sendo que no último serão 17 dias em dezembro sem médicos para atendimento das necrópsias. A situação já é de conhecimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos - SEARH, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social - SESED e do Ministério Público, sem que, até o momento, qualquer medida tenha sido adotada.

Nesta sexta-feira (13), às 14h, na SESED, haverá uma reunião a fim de encontrar solução para essa medida considerada arbitrária pelos servidores. O sindicato reforça que a categoria repudia tal medida adotada pelo Governo, já que sempre houve da parte dos servidores o compromisso para o  fechamento das escalas sem qualquer recebimento dos plantões excedentes.

"A solução para esse e outros problemas daquele órgão é o envio urgente do projeto que criará a Lei Orgânica e Estatuto do ITEP para votação na Assembleia Legislativa (AL) que, dentre outros, criará os cargos e as respectivas vagas para a realização de concurso público", ressalta Djair Oliveira, presidente do SINPOL.

A categoria tem assembleia marcada para a próxima segunda-feira (16), às 18h, quando avaliará a situação do processo do Estatuto, que se encontra no Gabinete Civil pronto para envio à AL, e caso não haja avanços a possibilidade de greve é cada vez maior.

[educação] Jovem apresenta ideia que gera opinião - Você aprova?

Na tarde de ontem (12) iniciou um discussão via Facebook relatando a possibilidade de se construir uma nova escola e transferir todos os alunos já existentes no colégio Alvani de Freitas Dias - CAIC em um centro administrativo para a instalação de todas as secretarias do município de Apodi.

A ideia foi aplicada pelo policial militar Jakson França sendo apoiado por muitos amigos. "Apoiado caro amigo Jakson França, a tempo que o estado quer deixar sob responsabilidade do município a escola do CAIC. Como hoje o IFRN está agregando a maioria dos alunos do ensino médio de nossa cidade logo, logo vai sobrar vagas nas escolas de ensino fundamental. O Ferreira Pinto já fechou a noite, o mesmo com o Gerson, o número de alunos fica em média de 20 por sala de aula, daria para absorver os do CAIC facilmente. Olhos de Empreendedor é outra coisa amigo," concordou José de Arimatéia.

Também concordando com a ideia Sousa Junior completou, "Ótima ideia grande Amigo Jakson, sem leva em conta que tornaria a região mais valorizada e urbanizada, sem conta na economia que seria para os cofres públicos."

O CAIC fica localizado no bairro Lagoa Seca, zona norte da cidade.

Você concorda com a ideia? Deixe a sua opinião.

[política] Prefeito de Apodi poderá ter mandato cassado

O Ministério Público da comarca de Apodi abriu inquérito civil para apurar a prática de supostos atos de improbidade administrativa. O fato foi publicado no Diário Oficial do Estado ontem (12), onde o promotor de justiça Sílvio Ricardo Gonçalves de Andrade Brito é o autor.

A situação é que a prefeitura deixou de apresentar a defesa em 54 acusações direcionados a ela efetivando o ato de revelia, que é quando tudo que é dito se torna considerado verdade pelo não ato de defesa.

O intuito agora é investigar de quem é a responsabilidade, se do gestor que é intimado para apresentar a defesa ou se dos advogados que souberam da intimação e não responderam.

Se comprovado a responsabilidade por parte do gestor ele poderá responder por ato de improbidade administrativa, o que daria a perda do mandato e o vice assumiria.

Cabe agora ao setor jurídico da prefeitura apresentar uma defesa que possa ser acatada pelo juíza.


Conheça o processo:

2ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE APODI

PORTARIA Nº 0039/2013/2ªPmJA
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, por meio do 2º Promotor de Justiça da Comarca de Apodi, RESOLVE converter a notícia de fato nº 01.2013.00006946-2 no presente INQUÉRITO CIVIL, o que faz nos seguintes termos:
FATO: Apurar a prática de supostos atos de improbidade administrativa, na forma de deslealdade às instituições, deixando de praticar, indevidamente, ato de ofício, consistente na revelia, por perda do prazo para contestação, em 54 (cinquenta e quatro) ações judiciais movidas em face do Município de Apodi;
FUNDAMENTO LEGAL:  Lei nº 8.429/92;
PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA A QUEM O FATO É ATRIBUÍDO: A averiguar;
REPRESENTANTE: De ofício;
DILIGÊNCIAS INICIAIS: I) Oficie-se a Prefeitura de Apodi, requisitando o nome dos advogados responsáveis pela defesa da Prefeitura de Apodi em cada uma das ações judiciais em que o município foi revel, relacionadas em certidão emitida pela Vara Cível desta comarca constante dos autos; II) Após, retornem os autos conclusos para novas diligências.
OUTRAS PROVIDÊNCIAS: Publique-se a presente portaria no Diário Oficial do Estado.

Apodi/RN, 10 de dezembro de 2013.
Sílvio Ricardo Gonçalves de Andrade Brito
Promotor de Justiça

[publicidade] Esperança Supermercado, lugar de comprar barato


Se você quer economizar em Apodi, visite o Esperança Supermercado.

Confira as ofertas da semana:
- Margarina Puro Sabor 3 kg R$ 13,90
- Farinha de Trigo Fina sem fermento 1 kg R$  2,49.
- Açúcar Doce Mel 1 kg R$ 1,59
- Arroz Parbolizado Fortelle 1 kg R$ 1,99
- Água Sanitária Tubarão 1 litro R$ 0,99

O Esperança Supermercado possui um amplo estrutura para melhor lhe atender e fica bem localizado, sendo no centro da cidade  na Rua Antônio Lopes Filho, n° 19 em frente a Kellita Moda Íntima.

[educação] Reflexão de hoje

Peça ao Senhor que encha seu coração com amor, paz, paciência e bondade, de tal forma que esses sentimentos transbordem de sua boca.

[cotidiano] Hoje, 13 de dezembro, comemora-se




[cotidiano] Quem ta apagando mais uma velinha hoje é


[política] Conheça a fundamentação usada pela Ministra Laurita Vaz para manter Rosalba no cargo


[segurança] Policiais de Apodi aderem a campanha Segurança com Segurança


A diretoria da APRAM esteve nesta quinta, 12/12, na sede da 2ª CPM/2ºBPM em Apodi, aonde participou de reunião com os policiais militares da unidade. O presidente da associação, Soldado Tony, realizou um breve histórico de todo o processo envolvendo o projeto da Lei de Promoção e seus desdobramentos.

O representante dos praças da região relatou sobre a conscientização da categoria na busca de melhores condições de trabalho, valorização profissional e fiel cumprimento das leis que regem a atividade policial.

Ao fim do encontro os militares decidiram pela mudança de postura preconizada pelo SEGURANÇA COM SEGURANÇA. Algumas viaturas ficaram recolhidas  no quartel e seu efetivo empregado no policiamento a pé.

Fonte: Apram

[cotidiano] Quem apagou mais uma velinha ontem foi


quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

[cotidiano] Exército promove encontro com 14 prefeituras do Oeste potiguar


Aconteceu na noite desta quinta feira, um evento promovido pelo Exército com representantes de 14 prefeituras do Oeste Potiguar no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi.

O objetivo foi mostrar os critérios a serem tomados para que os pipeiros e órgãos competentes não sejam responsabilizados com as irregularidades que vierem a ser apresentadas.

No encontro o tenente Cavalcante mostrou a reportagem que foi publicada no Fantástico, programa exibido pela emissora Globo no último domingo, e alertou aos presentes quanto as providências cabíveis a serem tomadas.

Alguns prefeitos aproveitaram a oportunidade para cobrar mais água do Exército, visto que o número não estar sendo suficiente para o abastecimento da região.

Toda a água distribuída no Oeste Potiguar pelas pipas, através do exército, são retiradas da cidade de Apodi.

Estiveram presentes na região os representantes de Apodi, Severiano Melo, Governador Dix Sept Rosado, Janduís, Itaú, Francisco Dantas, Upanema, Tabuleiro Grande, Venha Ver, São Miguel, Alexandria, Olho Dágua dos Borges, Umarizal e Antônio Martins.

[política] Governadora permanecerá no cargo - TSE concede a liminar favorável

A Ministra Laurita Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, acabou de conceder liminar a governadora Rosalba Ciarlini e ela permanecerá no cargo.

Parece que o gostinho de governar o Estado ainda não foi dessa vez para o vice Robson Faria (PSD).

Governadora ainda será julgada.

[política] TRE publica acórdão que cassa Rosalba e manda empossar vice

O Tribunal Regional Eleitoral - TRE publicou na tarde desta quinta o acórdão que autoriza a posse do vice governador do Rio Grande do Norte e a cassação de Rosalba Ciarlini (DEM). A informação é do Diário Oficial Eletrônico do Estado.

Ainda na publicação também foi informado que a Câmara Municipal de Mossoró dê posse ao prefeito interino Francisco José Junior e que se determine os precedimentos para a realização de uma nova eleição no município.

Mesmo assim, Rosalba ainda aguarda a decisão do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, por qual requereu a suspensão do afastamento. O processo estar em posse da Ministra Laurita Vaz, contudo ainda não foi apreciado.


[educação] Caern lança edital de novo concurso público com provas em 2014

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) publicou nesta quarta-feira (11) o edital para realização do novo concurso público, para provimento de cargos de Níveis Médio e Superior e formação de cadastro reserva. As inscrições serão feitas entre os dias 2 e 22 de janeiro e as provas serão aplicadas no dia 9 de fevereiro, nas cidades de Natal e Mossoró.

Clique aqui e acesse o edital.

O concurso vai selecionar candidatos de nível médio para os cargos de agente administrativo (uma vaga para a cidade do Natal e uma vaga para a cidade de Mossoró), com remuneração mensal de R$ 1.588,00. O valor da inscrição é de R$ 80.  

Entre os candidatos de nível superior estão sendo ofertadas vagas para os cargos de economista, engenheiro mecânico, engenheiro civil e engenheiro eletricista, com remuneração mensal de R$ R$ 4.666,22, e inscrição no valor de R$100,00. No total, estão sendo oferecidas seis vagas.

O certame está sendo organizado pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) e as inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site www.funcern.br, onde o edital foi publicado.

Além da remuneração mensal, a Caern oferece benefícios definidos anualmente em Acordo Coletivo de Trabalho, como vale-alimentação, assistência médica, participação nos resultados e promoção por mérito e tempo de serviço. No último concurso público realizado pela Caern, em maio deste ano, foram 1.771 aprovados para diversos cargos.

Fonte: Tribuna do Norte

[política] Julgamento da Deputada Larissa foi adiado

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte adiou o julgamento da deputada estadual Larissa Rosado, acusada de abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2012.

[política] Prefeito interino exonera cinco secretários e anuncia novos nomes

O prefeito interino, Francisco José Júnior (PSD), acaba de anunciar, no Palácio da Resistência, a exoneração de cinco secretários e a nomeação dos novos secretários e auxiliares de governo. A pasta que teve a maior alteração no quadro dos servidores foi a da Comunicação.
Deixa o cargo:                                                            Assume:
Julierme Torres – Comunicação Social             Mirella Ciarlini
Olavo Hamilton – Consultoria Geral                  Fernanda Abreu
Manoel Pereira – Relacionao Institucional        Fábio Bento
Antoneide – Administração                               Sebastião Almeida
Petras Vinícius – Assessoria Especial              Glaudionora Silveira

Fonte: Saulo Vale

[economia] Prazo para revisão cadastral do Bolsa Família encerra nesta sexta-feira

Encerra amanhã (13), o prazo para a revisão cadastral do programa Bolsa Família do Governo Federal. A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), convida as famílias que ainda não atualizaram os dados, a comparecerem a qualquer unidade de Cadastro Único (CadÚnico), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a secretaria de assistência social do município para regularizar a situação dentro do Programa.
De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), no mês de outubro, mais de 29 mil famílias precisavam fazer a atualização dos dados no Rio Grande do Norte. O último levantamento do MDS em novembro deste ano mostrou que no Estado, mais de 21 mil beneficiários ainda necessitava regularizar a situação.
Os beneficiários precisam atualizar os seguintes dados: documentação, endereço, telefone, renda, composição familiar e informações escolares das crianças e adolescentes. Para que o processo seja realizado com sucesso é importante a apresentação de um comprovante de residência, uma conta de energia elétrica e pelo menos um documento de cada membro pertencente a família cadastrada, além da declaração escolar dos membros matriculados na rede pública de ensino.
revisão cadastral acontece a cada dois anos. O processo de atualização é simples e rápido. É necessário que a pessoa responsável pela família dirija-se a qualquer um dos locais já citados, apresente o CPF e leve um documento de identificação (carteira de identidade ou certidão de nascimento) de cada membro da família.
A coordenadora do Sistema Único de Assistência Social do Estado, Teresa Almeida, faz um alerta aos beneficiários. “A não atualização dos dados implica no cancelamento do benefício. Por isso, é importante que as famílias dirijam-se a qualquer CadÚnico, CRAS ou secretaria social de seus municípios até amanhã, para que o benefício não seja interrompido”, explicou Teresa Almeida
No Estado do RN, o programa é coordenado pela Sethas, através do SUAS. As informações acima estão dispostas na Portaria nº 177/2011 do MDS, responsável pela definição das regras e procedimentos de gestão do Cadastro Único.

[educação] Escola Valdemiro Pedro Viana realiza o encerramento do Programa Mais Educação










Ao longo do ano de 2013 o programa mais educação da escola estadual Valdemiro Pedro Viana, atendeu a cerca 100 alunos do ensino fundamental com atividades como canteiro sustentável, quando os estudantes desenvolveram técnicas de cultivo, conservação e colheita de hortaliças para reforçar o cardápio da merenda escolar e hoje (12) aconteceu o encerramento dos trabalhos com muitas brincadeiras e com direito a Feliz Natal.

Além disso, uma outra ação importante desenvolvida foi a o artesanato regional, quando as crianças desenvolveram atividades que resgatam a cultura do artesanato local. Existe ainda o à formação do grupo de capoeira e as atividades de reforço com o letramento.

As atividades eram desenvolvidas no contra turno, quando as crianças que estudavam pela manhã permaneciam na escola e as crianças que estudava no vespertino chegavam mais cedo para participar das atividades sem prejudicar os estudos. A escola servia almoço e lanche.

Parabéns aos responsáveis pelo projeto.
Diretor: Ivanildo de Oliveira Paiva
Coordenadora: Maria Marlucia Dias da Silva Moreira
Monitores: Rafaela, Edivone, Patrício e José Francisco.