logo

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

[política] Prefeito de Portalegre é agredido com soco, dentro da prefeitura

Segundo o blog da Thaisa Galvão, o prefeito de Portalegre, Neto da Emater (PP) foi agredido ontem pela manhã, dentro da Prefeitura, por um fornecedor.

Ela revela que Neto contou que levou um murro na cara de um arquiteto do município de Martins e detalha com aconteceu:

“Mas eu revidei”, disse o prefeito, afirmando que a confusão que chegou às vias de fato teve testemunhas e que ele fez exame de corpo de delito e prestou queixa na Delegacia.

Tudo começou porque o arquiteto, que entrou na licitação para fazer um projeto de parte do mirante que será construído no município, já vinha se desgastando com o prefeito por causa da cobrança, por parte da Prefeitura, para que o projeto fosse entregue, já que ontem, primeiro de agosto, era o último dia para que o projeto fosse entregue à Caixa Econômica Federal, órgão financiador.

Quarta à noite o arquiteto levou o material pronto e entregou a um auxiliar do prefeito, dizendo que seu trabalho havia custado 10 mil reais e que ele passaria ontem na Prefeitura para pegar o dinheiro.

Segundo o prefeito, a discussão teve início quando ele disse que o valor que a Prefeitura lhe pagaria seria o valor licitado, e o que caberia a ele, segundo a documentação, era pouco mais de 2 mil reais. O arquiteto não gostou e disse que queria retirar a parte do projeto assinada por ele. “Mas ele sabe que o prazo termina amanhã”, lembrou o prefeito.

Como não chegaram a um consenso, o prefeito disse que o arquiteto tacou um murro no seu rosto fazendo sangrar seu nariz.

“O que eu acho engraçado é que todo mundo diz que político é corrupto, mas um prefeito todo dia se depara com atos de corrupção por parte de outras pessoas. O povo acha que, só porque o dinheiro é da Prefeitura pode fazer o que quiser”, reclamou Neto da Emater.

Ela relatou ainda que ainda tentou contato com o arquiteto mais não obteve êxito.

[política] TRE-RN continua julgamento de pedidos de registro de candidatura

Na tarde de ontem (31), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte continuou o julgamento dos requerimentos de registros de candidatura, com indeferimento de apenas dois pedidos de candidatos que queriam disputar o cargo de deputado estadual.

Governador: Robinson Mesquita de Faria, Verônica Simone Dutra Veras

Vice-governador: Fábio Berckmans Veras Dantas, Maria do Socorro Alves Ribeiro Sousa

Deputado Federal: Sandro Tomaz De Oliveira, Marcos De Macêdo Tinôco, Ednardo Bernardino Rodrigues Lopes, Rozirene Antônio Dos Santos Martins, Walmir Soriano Pereira, Hozana Luiz Barauna, Edna Regina Sales Pinheiro, Francisca Marília Soares da Silva, Aldo Torquato da Silva, Fábio Salustino Mesquita de Faria, Wangle Alves dos Santos, Revil Alves Dos Santos, Rogério Simonetti Marinho, Emanuel Marques Do Nascimento, Antônio Jácome De Lima Junior, Jose De Brito Sobrinho, Vera Lucia Da Silva, Rafael Huete Da Motta, Deborah Vitoria Xavier Ramos, Marcos Antonio Ribeiro Baracho

Deputado Estadual: Hugo Galvao Da Cunha, Francisco Marcelo Guedes, Iraci Dantas Costa, Uarta Dantas Da Silva Amorim, Jorge Rui Almeida Da Silva, Claudinei Francisco Pinheiro, Eliezer Alves Da Silva, Ana Maria De Farias Cabral, Ana Claudia De Oliveira Xavier Ferreira Freire, Edivan Martins Teixeira, Selma Maria Lima Da Silva, Manasses Romano Rodrigues Da Silva, Paulo Ranieri De Araujo Moraes, Lindemberg Varela Da Silva, Marcos Antonio Rodrigues Dias, Joao Maria Cassemiro Da Costa, Ana Valeria Barbalho Cavalcanti, Eleázaro Damião De Carvalho, Maria Das Dores Borges, Ednaldo Faustino Cruz Junior, Arinaldo Da Silva Gomes, Sara Mary Bezerra Bulhões De Sá, Miriam Lúcia De Oliveira Avelino, Jacob Helder Guedes De Oliveira Jácome, Luiz Gomes, Sérgio Emmanuel Campos Feitosa, Valdenilson Severino Da Silva, Gecionny Rodrigo Pinto De Souza, Jorge Alexandre De Moura, Sandro De Oliveira Pimentel, Genival Coutinho Bezerra, Santino Arruda Silva, Marcos Antônio Ferreira Da Silva, Marcus Antônio Miranda Santos, João Alves De Moura, Jane Cristina Matias Da Silva, Vânia Machado De Aguiar Cunha Guerra, Tássia Lopes Dos Santos, Hermano da Costa Moraes, Ricardo José Meirelles da Motta, Vivaldo Silvino da Costa, Francisco de Assis Valentim da Costa, Luis Carlos Noronha e Sousa, Erica Annielle Macedo de Mendonça, Kelps de Oliveira Lima, Márcia Faria Maia Mendes, Kátia Maria Lobo Nunes, George Montenegro Soares, Gustavo Régio Torquato Fernandes, Marcos Lacerda de Almeida Filho, Larissa Daniela da Escóssia Rosado, Ana Cristina Fernandes Azevedo, Gladyer Linhares Godeiro, Edilson Carlos de Souza, Nelter Lula de Queiroz Santos, Raimundo Nonato Pessoa Fernandes, Ezequiel Galvão Ferreira de Souza, Gustavo Régio Torquato Fernandes, Carlos Augusto de Paiva Maia, Milton Teixeira Filho, Maria Goreth Orrico, Francisco de Assis José dos Santos, Marcos Antônio do Nascimento, Odon Oliveira de Souza Júnior, Samoel Martins de Melo, Albaniza Maria Ataíde Fereira, Kennedy Feliciano da Silva, Giselle Agripina Gomes de Melo Coral, Clovis Rodrigues Nunes, Joana Darc Pires, George Luiz Rocha da Câmara, José Leonilson Viana, Jeanini Keli Fernandes de Lima, Francisca Leonete Rodrigues, Adairton Medeiros Barbosa

Indeferido: Jorge Luiz da Silva, Maria do Socorro Mariano da Cunha

quinta-feira, 31 de julho de 2014

[segurança] Violência na cidade de Caraúbas cresce a cada dia, universitários estão assustados

A cidade de Caraúbas, no médio oeste potiguar, tem se expandido como a vinda da Universidade Federal do Semi-árido - UFERSA, para o município. Consequentemente, a violência consegue prosperar e deixa a população assustada.

Assaltos e roubos são constantes na cidade, o que preocupa os estudantes que vem de outros Estados estudar no local. Ontem (30) foi um exemplo de mais um ato de violência, quando uma casa que estava alugada foi invadida por dois meliantes que levaram 2 notbooks, 3 celulares e 1 moto 150. O ato aconteceu por volta das 22:40 horas. Os estudantes ainda chamaram a polícia para tentar solucionar o caso, mais até o momento nada foi resolvido. Segundo relato de um dos jovens, o mesmo já está a procura de um outro lugar mais seguro.

No mês passado um outro jovem universitário também teve sua moto roubada e não foi mais encontrada. Populares suspeitam de que os acontecimentos sejam em virtude do grande consumo de drogas na região. 

Em Apodi, a Policia Militar, liderada pelo Capitão Carvalho,  tem intensificado as ocorrências, o que tem provocado a prisão de alguns meliantes, todos envolvidos com drogas.

Atualmente,o Câmpus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, possui mais de 1.200 alunos matriculados e com sete opções de graduação no município de Caraúbas. Anualmente a instituição vem se transformando em importante polo de educação superior, sendo pioneiro, não apenas na oferta de cursos de engenharias (Civil, Mecânica e Elétrica), bem como em Libras. A Licenciatura Letras, habilitação em Libras, é a primeira oferecida numa cidade do interior.

A população tem se mostrada preocupada.

[política] Gilson Moura está, definitivamente, fora da disputa eleitoral

O deputado estadual Gilson Moura (PROS), desistiu de vez da sua candidatura após seu deferimento, julgado pelo TRE.

Gilson apoiará, agora, o seu irmão. Junior Moura do PRP.

A desistência oficial foi determinada ontem (30), quando foi ao TRE retirar a sua candidatura. Até o momento ele não se manifestou sobre o caso, mas irá relatar o caso em breve.

[educação] Alunos do IFRN Campus Apodi concluem estágio na BIOPALMA no Pará

Retornaram ao Campus Apodi, nesta segunda-feira (28/07), nove alunos do curso Técnico em Biocombustíveis, que estavam desenvolvendo os seus estágios na empresa BIOPALMA DA AMAZONIA S/A. A BIOPALMA, que é controlada pelo grupo VALE, tem como missão produzir Biodiesel e derivados, de forma sustentável, extraídos da Palma de Dendê. 

Os alunos passaram por um estágio de seis meses, em que puderam aprender, na prática, desde o cultivo da planta, até o seu processamento na Indústria. Eles ficaram distribuídos nos pólos da empresa nas cidades de Moju, Tomé Açu, Concórdia do Pará e Acará, todas no estado do Pará.

A instituição pretende manter a parceria que ajuda os jovens a ingressarem no mercado de trabalho e estará enviando mais jovens para fazerem parte do mesmo projeto.

Fonte: IFRN

[cotidiano] Diário Oficial da União publica aposentadoria do presidente do Supremo Tribunal Federal

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, a sua aposentadoria foi hoje no Diário Oficial da União. Na segunda-feira, em um comunicado no Diário da Justiça Eletrônico, Barbosa anunciou que o processo de aposentadoria já estava na fase final e marcou para sexta-feira (01/08) a eleição do próximo presidente do tribunal.

A expectativa é que os ministros escolham o atual vice-presidente, ministro Ricardo Lewandowski, e a vice seja a ministra Cármen Lúcia. A sucessão costuma seguir a ordem de antiguidade. O pedido de aposentadoria de Barbosa foi enviado ao Ministério da Justiça no início de julho. Dias depois, ele adiou a saída do cargo para agosto. Com a saída do STF, o mandato de presidente, que iria até novembro, também será encerrado. Barbosa, que tem 59 anos, poderia atuar como ministro no órgão até completar 70 anos – idade limite na qual os servidores públicos são aposentados compulsoriamente.

[política] Pesquisa aponta rejeição de candidatos, líderes de pesquisas, praticamente empatados

Ainda segundo a pesquisa Consult/96 FM, divulgada ontem (30), sob o protocolo nº 008/2014, as chapas de Henrique Alves/Wilma de Faria e Robinson Faria/Fátima Bezerra, encontram-se praticamente empatados no quesito rejeição. Nesta pesquisa foram ouvidos 1.700 eleitores em 58 municípios, entre os dias 26 e 28 de julho.

Wilma de Faria: 10,41%
Fátima: Bezerra: 8,35%
Roberto Ronconi: 4,76%
Ana Célia: 1,76%
Lailson: 1,76%
Rejeitam todos: 15,76%
Não sabem dizer quem rejeitam: 57,18%

Henrique Alves: 9,82%
Robinson Faria: 9,18%
Robério Paulino: 3,88%
Araken Faria: 3,18%
Simone Dutras: 1,71%
Rejeitam todos: 19,18%
Não sabem quem rejeitam: 53,06%

[segurança] Lançado sistema de denúncia eletrônica de propaganda

Já está disponível, no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, o sistema Denúncia Eletrônica – Propaganda Eleitoral 2014, instituído através de portaria conjunta da Presidência e da Corregedoria, e destinado a receber, por meio da internet, denúncias de condutas praticadas em desacordo com a legislação que disciplina a propaganda eleitoral nas Eleições 2014, sem contemplar condutas realizadas no rádio e na televisão.

Não serão admitidas denúncias anônimas e o denunciante efetuará o preenchimento de formulário eletrônico, identificando-se obrigatoriamente através de título de eleitor, endereço completo, telefone e e-mail, informações que ficarão nos bancos de dados da Justiça Eleitoral e não constarão do expediente instaurado para constatar a eventual irregularidade.

Na elaboração da denúncia, deverá ser descrita a irregularidade, com indicação detalhada de localização e endereço da propaganda, o conteúdo e os nomes dos supostos beneficiários.

Concluído o preenchimento dos dados e efetuado o registro da denúncia, será ela encaminhada eletronicamente à zona eleitoral responsável pela apuração.

[politica] No RN Dilma lidera corrida presidencial com mais de 30% na frente

No Rio Grande do Norte a Consult/98 FM de Natal realizaram uma pesquisa nos dias 26 e 28 de junho, para ouvir a opinião de 1.700 eleitores na corrida presidencial e como resultado, Dilma continua com força total.

O trabalho foi registrado sob o protocolo nº 00008/2014, com uma margem de erro de 2,3% e o índice de confiabilidade é de 95%.

Veja:

Estimulada
Dilma Rousseff: 46,94%
Aécio Neves: 12,12%
Eduardo Campos: 7,82%
Pastor Everaldo: 0,41%
Luciana Genro: 0,18%
Eymael: 0,12%
Levy Fidelix: 0,12%
Mauro Iasi: 0,06%
Rui Pimenta; 0,06%
Eduardo Jorge: 0,00%
Zé Maria: 0,00%
Nenhum: 13,41%
Não sabe: 18,76

[política] Henrique e Wilma continuam liderando as pesquisas para governo e senado no RN

A 96 FM de Natal divulgou ontem (30) mais uma pesquisa Consult, realizada entre os dias 26 e 28 de junho, para ouvir a opinião de 1.700 eleitores para o governo do estado e o Senado. O trabalho foi registrado sob o protocolo nº 00008/2014, com uma margem de erro de 2,3% e o índice de confiabilidade é de 95%.

Para governo, Henrique (PMDB) continua na frente, seguido por Robinson (PSD). Já  Wilma de Faria (PSB) lidera para o Senado, seguido por Fátima (PT).



[cotidiano] Chico de Marinete e Marta Regis comemoram 18 anos de casados hoje (31)

Hoje é um dia muito especial na vida de Chico de Marinete e Marta Regis, tudo porque, há 18 anos atrás eles estavam se casando para forma uma linda família juntos e neste dia eles comemoram tudo que conquistaram nestes longos anos de muitas alegrias.

São 18 anos de vida com dois filhos que os orgulham a cada dia e eles agradecem por tudo que tem acontecido até o momento. "Obrigado por ter me compreendido e aceitado da forma que eu sou, lhe desejo muita felicidade e que esteja sempre ao meu lado", disse Chico. Já Marta declarou, "sou grata pela família que me acolheu, estamos fazendo 18 anos de casados, mas já estávamos juntos a 22, estou muito feliz".

O amor entre os dois é notório e esbanjado em todos os lugares. Os seus filhos também se sentem muito felizes neste dia.

*
Hoje vocês estão comemorando um dia muito especial, daqueles que nunca se esquece…
Nunca se apaga da memória…
O aniversário de casamento…
Muita dificuldade vocês enfrentaram na vida…
Muita luta vocês venceram juntos; isso é uma demonstração de amor, carinho, perseverança…
Foi preciso ter muita coragem para vencer tudo que vocês venceram, tudo que passaram…
Isso tudo é um grande exemplo de vida, de verdadeiro sentimento que vocês têm, um pelo outro…
E neste dia bonito e alegre, que vocês estão comemorando aniversário de casamento,
quero desejar tudo de mais excelente em suas vidas, muito sucesso,
e que este casamento dure por muitas eternidades…
Parabéns…
É o meu desejo sincero…
Parabéns pelo aniversário de casamento…
Felicidades pra vocês…

quarta-feira, 30 de julho de 2014

[cultura] Exclusivo - Apodiense encontra moedas do século XVIII durante demolição da casa de Robson Lopes

Por volta das 13:00 horas de ontem, quatro homens que estavam fazendo a demolição da antiga casa de Robson Lopes, em Apodi, encontraram uma caixa, nela continha várias moedas desde a época de 1763, colônia, até a república, todas enroladas em um sutiã preto e dentro de uma caixa.

A casa foi comprada por Netinha, proprietária do 1° cartório de notas. Conversamos com Caio Valério, seu filho, que nos passou os detalhes. Segundo Caio a casa começou a ser demolida desde o início da semana para a construção do novo cartório. Caio não especificou quantas moedas seriam mais disse que pesam cerca de um quilo ao todo.

Entramos em contato com Amilca Lopes, advogado e filho de Robson Lopes, que falou não saber da real existência dessas moedas, mas sabia que seu pai gostava de colecionar e relatou que ele chegou a possuir 5 mil livros e 3 mil revistas.

Robson Lopes nasceu em 28 de agosto de 1927 e faleceu em 28 de dezembro de 1991, casou-se em 12 de abril de 1953, com Francisca Paiva Melo Lopes, natural de Apodi, e nascida em 28 de julho de 1937 e falecida em 5 de maio de 2004. Ele era filho de Antônio Lopes Filho, ex-vereador e bem conhecido na história da cidade de Apodi.

De acordo com um dos sites que negociam moedas antigas os preços de moedas da época da colônia podem chegar acima de 1 mil reais se for considerada rara. Caio revelou que pretende guardar as moedas em um depósito de vidro onde as conservará.

[religião] Reflexão de hoje!

1 Timóteo 2:2 - Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; 

Deus é superior a todo e qualquer governante ou autoridade. O Senhor Jeová só delega responsabilidades, funções e poder, quando é o bem estar das comunidades humanas. Por esta razão, Paulo nos exorta a orar por quem quer que esteja em posição de administração pública. “Orem pelos reis e por todos os outros que têm autoridade, para que possamos viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito aos outros” (I Timóteo 2:2).

O modelo bíblico de “autoridade” ou “poder” já fora estabelecido por Jesus, quando disse a Seus discípulos: “Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos” (Marcos 9:35). O vício do poder político/administrativo escraviza e desumaniza quem quer que o sofra. O antídoto do orgulho que exige ser servido, é a humildade realista e saudável que vê grandeza na atitude de servi ao próximo.

Dá para entender, então, porque pessoas guiadas a posições de autoridade e governo precisam, desesperadamente, da soberania do Espírito de Cristo. E dá para entender, também, porque a oração intercessora pelos líderes e governantes torna-se uma necessidade categórica. Servir os subordinados é uma postura tão superior à nossa pequenez humana, que somente a vivência existencial do amor de Cristo nos capacita. Parodiando o salmista Davi, exclamemos: “Feliz é o povo cujo Deus é o Senhor”, porque tal povo é o que ora por seus políticos e governantes! (Salmo 144:15).

[política] TRE-RN mantém decisão que cassou o mandato de prefeita e vice-prefeito de Baraúna

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Norte, à unanimidade de votos, em dissonância com o parecer ministerial, conheceu e negou provimento ao recurso interposto por Antônia Luciana da Costa e Edson Pereira Barbosa para manter a sentença recorrida, que aplicou a pena de cassação dos mandatos de prefeita e vice-prefeito.

Foi registrado ainda que foi concedida liminar pelo TSE no Mandado de Segurança nº 37507, atribuindo efeito suspensivo à decisão proferida na ação de impugnação de mandato eletivo, até a publicação do acórdão referente a eventuais embargos de declaração porventura interpostos por quaisquer das partes ou o transcurso do prazo para tanto.

Ainda, foi acolhida questão de ordem suscitada pelo relator, juiz Artur Cortez, quanto à confirmação da condenação pelo colegiado deste Tribunal e publicação do acórdão de eventuais embargos ou transcurso do prazo para sua interposição, determinando-se que seja comunicada, nos termos do artigo 1º, caput, da Resolução n.º 30/2012-TRE/RN, a decisão deste Tribunal ao Juízo da 33ª Zona Eleitoral e à Câmara de Vereadores do município de Baraúna para fins de afastamento dos recorrentes dos cargos de prefeito e vice-prefeito do município, com a posse do presidente da Câmara de Vereadores no cargo de prefeito até que se ultimem os procedimentos para realização de novas eleições na localidade, uma vez se tratar de candidata que alcançou a segunda colocação no pleito.

terça-feira, 29 de julho de 2014

[política] TRE-RN julga 89 registros de candidaturas para as eleições de 2014

Em sessão realizada na tarde desta terça-feira, 29, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte julgou 89 registros de candidaturas, sendo 1 para governador, 1 para vice-governador, 12 para deputado federal (um indeferido) e 75 para deputado estadual, dos quais 3 foram indeferidos.

Abaixo a relação dos candidatos:

Governador – Henrique Eduardo Lyra Alves

Vice-governador – João da Silva Maia

Deputado Federal – Eliana Braga Silva, José Adriano de Souza Gadelha, Helia Lima dos Santos, Ricardo Wagner Martins Cruz, Carlos Alberto Freire Medeiros, Eraldo Daniel de Paiva, Giovani Rodrigues Junior, Maria de Fátima Rosado Nogueira, Darlana Paulino Barbosa, Walter Pereira Alves, Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos.

Deputado Estadual – Milla Thaisa Barbosa Dantas da Silva, Maria Geciene Ferreira de Matos, Wildson Leiros Junior, Noradia Faustino de Almeida, Raquel Filgueira de Oliveira, Rafael Pithon Dantas, André Luis Albuquerque da Fonseca, José Dias de Souza Martins, Carlos Alberto de Souza Rosado Segundo, Alanne Talita Bezerra de Souza, Cleudo Martins Lopes, José Galeno Diógenes Torquato, Jorio Regis Nogueira, Jean Carlos de Góis, Carla Cristina Dutra Barbosa, Débora Kátia Medeiros de Morais, Eduardo Canuto de Oliveira, Garibalde Leite de Oliveira, Francielle Lopes de Araujo Batista, Laura Helena Lima Pinheiro, Leandro Carlos Prudêncio, Walkson da Silva Torres, Sonildo Alves de Souza, Gersony Gomes de Oliveira, Neide Sindo Felix de Souza, Luciano Martins de Moura, Joseane Karla de Oliveira, Julio Bezerril Regis, Manoel Jean Felix, Gildenor Rodrigues de Oliveira, Aldair da Rocha, Israel Fernandes Pereira, Fernando Antonio Carlos, Antonio Josino Neto, Damião Elias Fernandes, José Gomes de Oliveira, Edson Batista, Fernando Luiz Tavares, Jorge Luiz Teixeira Guimarães, Helcius Levy Santana Ferreira, Bruno Carlos da Silva, Edilson Honório da Silva, Epitácio Cândido de Brito, Nilson Araujo, Midiany Geizy de Oliveira Avelino, Maria Dilma de Abreu, Maria Zita da Costa, Maria Glória Pinto Aguiar, Kátia Silene Silva, Maria Gorete da Silva Barbosa, Maria Aparecida Silva Lima, João Maria Ricardo de Andrade Lima, Francisco Paulino de Medeiros, Maria José Almeida de Lima, Selma Oliveira Moreira Benicá, Quecia Karinna Diniz de Queiroz, Luzia da Silva Bezerra Barbosa, José Jubenick Pereira da Silva, Marcos Antonio Pereira Lima, José Lavousier Nogueira, Maria Goreth OrricoFrancisco de Assis José dos Santos, Milton Teixeira Filho, Jorge Luiz da Silva, Emanuel Alves, Maricelma Pereira, Dayana Carmen Batista do Nascimento, Maria do Socorro Mariano da Cunha, Adelita Maria de Oliveira, Evania Cristina Souza das Chagas Silva, José Lázaro de Paiva, Cristiane Bezerra de Souza Martins.

Indeferidos – João Maria Ricardo de Andrade Lima (deputado estadual), Josenildo Martins de Souza (deputado federal), Airton Pereira da Silva (deputado estadual) e Fabíola Pereira da Silva (deputado estadual).

[política] Deputado Kelps Lima lançará candidatura neste sábado

[política] Vereador de Felipe Guerra, afastado pela justiça em 2013, está de volta

A cidade de Felipe Guerra recebeu uma ótima notícia para uns (situação) e uma péssima para outros (oposição). A justiça, que havia afastado o vereador Paulo Cezar Benevides Sena(PROS), determinou a sua retomada ao cargo hoje (29).

O presidente da Câmara o empossou ainda na tarde de hoje em sessão extraordinária.

O suplente, Pedro Cabral, que assumia a mais de um ano o mandato, teve que devolver o cargo a Paulo novamente. Paulo ficou afastado desde fevereiro de 2013.

[segurança] Apodi receberá sinalização de trânsito nesta quinta (31)

imagem ilustrativa

A cidade de Apodi começa a se modificar.

Ontem (28), os policiais militares já começaram a implantar o serviço de multas para os condutores que não estão fazendo o uso do capacete ou cinto de segurança, além dos que fazem uso de sandálias e inadequações no veículo. Hoje o comandante da 2ª Companhia de Policia Militar de Apodi, Capitão Carvalho, recebeu a informação do diretor do DETRAN da cidade de Apodi, Adailton Targino, que nesta quinta feira, dia 31, a engenharia de trânsito responsável, estará na cidade realizando um trabalho de sinalização, "horizontal e vertical".

Segundo Adailton, a previsão é de que o trabalho esteja completo em até 3 dias.

O objetivo é que a segurança venha prevalecer para a sociedade e para isso os órgão competentes já providenciam as medidas cabíveis a cada instituição.

[economia] AL registra José Adécio, Tomba Farias e Getúlio Rêgo como os recordistas de consumo alimentício

Um novo levantamento feito através do Portal da Transparência da Assembleia Legislativa aponta que 11 deputados estaduais do Rio Grande do Norte gastaram, somente no primeiro semestre de 2014, R$ 34.019,12 de recursos públicos em 12 dos mais caros restaurantes da Grande Natal.

No ano passado, o valor de verbas públicas gastas em igualmente 12 restaurantes de “grife” foi de R$ 104 mil e incluía 13 dos 24 deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. No levantamento mais recente, que levou em conta as despesas de janeiro a junho de 2014, os quatro que mais gastaram foram José Adécio (R$ 10.445), Tomba Farias (R$ 7.594), Getúlio Rego (R$ 5.991) e Agnelo Alves (R$ 5.080)

O dinheiro para essas “refeições de gala” vieram da chamada “verba indenizatória do exercício parlamentar”, dinheiro de todos os cidadãos que deveria auxiliar o trabalho dos parlamentares, mas que pela falta de regras é gasto com almoços, lanches ou jantares de centenas de reais ou até mais de mil reais em um único dia.

Recordes – O maior valor em uma única nota fiscal, dentre os 12 restaurantes escolhidos para análise, foi de Tomba Farias no Fogo e Chama, em 5 de abril. O parlamentar efetuou nesta data uma despesa de R$ 1.408,33. Getúlio Rego apresentou nota de R$ 1.227,49 no Camarões do Sertão, do dia 1º de janeiro. José Adécio pediu ressarcimento de R$ 1.002,87 despendidos em 8 de janeiro no Tábua de Carne.

Há ainda gastos elevados em restaurantes que não fizeram parte do levantamento, como foi o caso novamente de Tomba Farias, que apresentou despesas de R$ 5.233 na Peixada da Comadre, ao longo dos seis meses.

As 12 marcas analisadas no levantamento do primeiro semestre (totalizando 18 estabelecimentos) foram Camarões (4 CNPJs), Fogo e Chama (2 CNPJs), Sal e Brasa, Agaricus, Guinza, O Abade, Coisas da Roça, Mangai, Tábua de Carne (2 CNPJs), Cassol (2 CNPJs), Buongustaio e Lula Restaurante.

[educação] O Campus IFRN Apodi realiza o projeto de extensão Inovação Pedagógica para a Formação de Professores e Qualidade do Ensino Médio

Projeto de Intervenção “Inovação Pedagógica para a Formação de Professores e Qualidade do Ensino Médio”, proposto por docentes do IFRN/Campus Apodi, é desenvolvido na Escola Estadual Antônio Dantas, em Apodi. “A temática explorada pressupõe a existência de um isomorfismo entre a formação inicial docente e o contexto do exercício da atividade profissional. Desse modo, pretende-se estender as ações de ensino e pesquisa realizadas no âmbito do IFRN pelos licenciandos em Química até a escola, cenário no qual desenvolverão suas atividades profissionais”, explica a Professora. Francinaide Silva, coordenadora do projeto.

A atividade de extensão se volta principalmente aos docentes de Química no Ensino Médio e tem a participação de duas bolsistas alunas do Curso de Licenciatura em Química, Ivoneide Moreira de Sousa e Maria Damiana Silveira de Paiva, e conta com a colaboração de Eliane Jordana da Silva Moreira, recém egressa do mesmo curso. As ações são sistematizadas em linhas temáticas que envolvem particularmente o estudo reflexivo pelos professores acerca das dimensões curriculares para o Ensino de Química, enfocando competências e habilidades recomendadas pelo Ministério de Educação/MEC.

“O projeto tem um foco mais pontual e suas ações se dão em um tempo determinado, mas pretendemos desenvolver outras atividades de longo prazo da mesma natureza em parceria com a 13ª Diretoria Regional de Educação/DIRED”, afirma a Profa. Helena Dantas, vice-coordenadora do projeto de extensão.

Os professores Francisco Jeone Morais e Raimundo de Oliveira Júnior, respectivamente diretor e vice-diretor, disponibilizam a equipe pedagógica e apoiam a execução do projeto no estabelecimento de ensino, consolidando a parceria já existente entre o IFRN e a Escola Estadual Antonio Dantas.

Fonte: IFRN

[publicidade] Vai viajar? Precisando de desconto? Então procure a Catedral Turismo

A Catedral Turismo é uma empresa de ônibus que chegou em Apodi, fornecendo muito conforto, segurança,  e tranquilidade.

A catedral turismo esta partindo nos dias de domingo, terça e quinta sempre às 7:30hs da manhã, fazendo linha Apodi até São Paulo-SP, passando por várias cidades tais como: Juazeiro do Norte-CE,  Icó,  Cajazeiras, Petrolina, Correntina, Brasília-DF, Goiânia-GO, Caldas novas, Uberlândia, Uberaba, Ribeirão Preto e Campinas.

E aproveite a promoção que vigorará até junho:
Apodi a São Paulo = 385,00
Apodi a Brasília = 200,00
Apodi a Goiana = 250,00
Apodi a Ribeirão Preto = 378,00

Saindo nas terças, quintas, sextas e domingos.

Esta desejando viajar? Então passe já na catedral turismo e adquira a sua passagem.

A Catedral Turismo fica localizado na Rua Padre Benedito Alves, S/N, ao lado do semáforo de Apodi, bem no centro da cidade.

Telefone: 9146-2000 / 9655-8333 / 9666-6337 / 3333-3129
Falar com Marcos ou com Tibúrcio Marinho.

[esporte] Apodi encerra o XLIV jogos escolares do Estado - Jern's 2014

A cidade de Apodi contemplou o XLIV Jogos escolares do rio grande do norte - Jern's 2014. O período foi de 18 a 26 de julho, com o tema: O esporte na formação dos jovens. As modalidades se dividem em: Futsal, Handebol, futebol de areia, vôlei de duplas, atletismo, natação, capoeira e xadrez.

Participaram do evento Apodi, Caraúbas, Felipe guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo e Tabuleiro Grande. Ao todo foram 32 escolas com o total de 945 atletas e 83 equipes nas modalidades coletivas com um total de 175 jogos.

Veja a classificação final:

Futebol de areia mirim masculino - 1° lugar - Escola Antônio Francisco - Felipe Guerra.
Futebol de areia infantil masculino - 1° lugar - Escola Antônio Francisco - Felipe Guerra.
Futebol de areia Juvenil masculino - 1° lugar - Escola Antônio Francisco - Felipe Guerra.
Handebol mirim feminino - 1° lugar - Escola mun. josé porto - Itaú.
Handebol infantil feminino - 1° lugar - CNSC - Apodi.
Handebol Juvenil feminino - 1° lugar - IFRN - Apodi.
Vôlei de duplas Juvenil masculino - 1° lugar - Sebastião Gurgel - Caraúbas.
Vôlei de duplas Juvenil Feminino - 1° lugar - Sebastião Gurgel - Caraúbas.
Futsal mirim masculino - 1° lugar - Antônio Carlos - Caraubas.
Futsal Infantil masculino - 1° lugar - Escola Mun. Abraão Carlos Bessa - Tabuleiro.
Futsal Juvenil masculino - 1° lugar - 12 de outubro - Rodolfo fernandes.
Futsal Juvenil Feminino - 1° lugar - 12 de outubro - Rodolfo fernandes.

[religião] Reflexão de hoje!

Lucas 22:26 - Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. 

O poder público embriaga e vicia. Quando os discípulos começaram a brigar pelo poder, Jesus deu uma lição bíblica de política. Após condenar os líderes públicos que só se importavam em serem servidos pelo povo, o Mestre ordenou: “Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, o mais importante deve ser como o menos importante e o que manda deve ser como o que é mandado” (Lucas 22:26).

Quando uma nação decide pelo modelo republicano de governo, sua decisão significa que as questões de ordem pública (res publica) não devem ser confundidas com os negócio da vida particular. No tempo de Jesus, os reis e imperadores eram os donos de tudo e de todos. Ao ensinar um modelo antimonárquico, para o governo do Reino de Deus na Terra, Jesus instituiu uma postura revolucionária de responsabilidade pública, postura esta que deve começar na própria comunidade cristã. Se o mandamento do Senhor Jesus fosse seguido pelos cristãos de hoje, na vida política, nós não teríamos visto na mídia nacional as vergonhosas cenas da assim chamada “bancada evangélica”.

Candidato “ficha limpa” só recebe votos de “eleitores ficha limpa”. De eleitores que não vendem seu voto, em troca de benefícios pessoais. Eleitores bíblicos devem selecionar seus representantes somente depois de examinar o currículo democrático dos candidatos. Eleitores cristãos devem fazer política de acordo com as ordens do nosso Senhor – aquele que é escolhido para mandar deve ter a atitude igual ao do que é mandado. Na ciência política de Jesus, o título “servidor público” não deve ser usado por eleitos que só pretendem que o público os sirva. É preciso ser bíblico e coerente – votar é coisa espiritualmente séria. Cristãos com a maturidade bíblica da política só elegem políticos ficha limpa. Eleitores que buscam a orientação divina, antes de votar, muito provavelmente escolherão políticos com a vocação bíblica da justiça e do bem estar da comunidade. Custa menos eleger políticos limpos, do que processar políticos corruptos...

segunda-feira, 28 de julho de 2014

[política] Jornalista da capital diz que Gustavo Fernandes foi humilhado em sua própria terra

Parece que o calvário do Deputado Estadual, Gustavo Fernandes (PMDB), ainda não terminou. Desde que teve o microfone tomado das mãos pelo candidato a governador, Henrique Alves (PMDB), em recente reunião política realizada em Pau dos Ferros, o constrangimento vivenciado pelo parlamentar virou o assunto mais comentado nas redes sociais e rodas de conversas por todo o estado.

Desta vez, quem relembrou o episódio hilário foi o jornalista Túlio Lemos, que assina coluna diária no Jornal de Hoje, amplamente vendido em Natal.

Assim escreveu o jornalista da capital:

CORREÇÃO
O deputado Gustavo Fernandes foi desmoralizado em sua terra, em seu palanque, por seu candidato a governador. Sua postura foi de omissão; não reagiu como deveria. Ficou feio para ele perante seu eleitorado.

HUMILHAÇÃO
Diante do constrangimento familiar, a irmã do deputado Gustavo Fernandes, Katha Fernandes, usou as redes sociais para criticar, indiretamente, Henrique Alves, que tomou o microfone das mãos do parlamentar e o chamou de mentiroso. Ela usou uma frase de Mário Sergio Cortella: "Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar".

Fonte: PPF

[segurança] Diretora-geral do TRE-RN faz reunião para tratar de assuntos relativos ao poder de polícia na propaganda

Na última sexta-feira (25), a diretora-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, Andréa Campos, se reuniu, no Centro de Operações da Justiça Eleitoral, com o procurador eleitoral, Gilberto Barroso, os procuradores auxiliares, Kleber Martins e Caroline Maciel, os juízes auxiliares, Marco Bruno e Cícero Macedo, além do promotor eleitoral Manoel Onofre e do juiz eleitoral João Batista da Silva, ambos titulares da 3ª Zona Eleitoral, e servidores da 3ª Zona Eleitoral.

O encontro teve por objetivo tratar de assuntos relativos ao exercício do poder de polícia sobre a propaganda eleitoral para as Eleições de 2014.

Segundo estabelecido na Portaria Conjunta PRES/CRE N.º 17/2013, o Poder de Polícia em Natal, para estas eleições gerais, será exercido pelo Juiz da 3ª Zona Eleitoral, auxiliado pelos servidores do Cartório correspondente, os quais já iniciaram a atuação como fiscais da propaganda desde o dia 6 deste mês de julho, quando passou a ser permitida a propaganda eleitoral (Lei 9.504/1997, art. 36).         

À unanimidade, a reunião foi considerada extremamente proveitosa, uma vez que aproximou todos os agentes públicos que atuam nesta etapa do processo eleitoral, permitindo sobretudo que se possa oferecer prestação jurisdicional ágil e um pleito seguro e democrático.

[política] Vereadores de Caraúbas aprovam, com unanimidade, gratificação para profissionais da saúde

Em votação na Câmara Municipal de Vereadores, o projeto de lei que prevê gratificação aos profissionais que atuam nas equipes de saúde básica do município de Caraúbas/RN foi aprovado, com direito a elogios de todos os presentes, na sessão que ocorreu na última quinta-feira (24).

A gratificação junto ao salário dos profissionais foi uma medida adotada pela poder executivo como forma de incentivo a uma melhor produtividade destes, tendo em vista um melhor atendimento prestado à população, consequentemente.

Durante a sessão diversos prestadores de serviços da saúde fizeram presença como forma de apoio ao benefício. A apresentação foi realizada pelo enfermeiro Welton Moreira Júnior, representando a prefeitura municipal.

O projeto de lei 13/2014, prevê a produtividade a serem pagos em valores conforme os alcances das metas de cada equipe definidas no Processo de Certificação estabelecidos desde 2011 do PMAQ(Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica). Os variam de 100 a 500 reais, de acordo com o cargo ou função dentro das unidades de trabalho. Dentre elas estão os funcionários do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), PSF(Programa de Saúde da Família), NASF(Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e outros.

[educação] UFRN divulga lista de espera da 3ª chamada do SiSU



A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) disponibilizou a lista de espera da 3ª chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC). Os alunos presentes na relação devem assistir às aulas imediatamente, já que o período letivo se iniciou no dia 21 de julho.

Como a matrícula foi realizada simultaneamente ao cadastramento dos estudantes na situação de “aprovado” e de “cadastro reserva”, os convocados na lista de espera divulgada pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) já podem assistir às aulas e devem também realizar a confirmação de vínculo na coordenação do curso até 1º de agosto, sob pena de perder a vaga e de haver a convocação do suplente.

Ainda há a possibilidade de surgirem novas vagas, caso os alunos não confirmem vínculo ou desistam do curso. Nesse caso, serão chamados os candidatos do cadastro de reserva com melhor classificação. A data limite de convocação se encerra em 16 de agosto.

A lista de espera da 3ª chamada está disponível no endereço: www.sisu.ufrn.br.

[política] Vice prefeito de Apodi volta atrás

O vice prefeito de Apodi, José Maria da Silva (PSD), havia declarado que, se o deputado Getúlio Rêgo (DEM) fosse apoiar Henrique ele e nem o atual prefeito Flaviano (PCdoB), apoiariam a sua campanha. Getúlio já está quase fechado com Henrique para governo.

Está semana José Maria começou a repostar as matérias do deputado novamente, isso depois do prefeito Flaviano haver declarado que vota nele independente de onde ele estiver.

Alguns correligionários políticos ainda aguardam atentamente esta jogada.

[educação] Obras da creche modelo continuam paradas em Apodi

O que fazer neste caso?

A cidade e Apodi continua a vivenciar um grande dilema em pleno século XXI, o problema se enquadra no propósito das obras da creche modelo do município ainda continuarem paradas a cerca de dois anos. As duas estavam em andamento, quando, no meio da obra, pararam.

Enquanto em muitos município não tem nenhuma, em Apodi existe duas, uma no Bairro Cruz de Almas e outra no Sítio São Lourencinho, zona rural. Neste último, o prejuízo é ainda maior, pelo fato de ser fora da cidade a obra já começa a apresentar precipitações no tocante as influências da natureza, luz o sol, crescimento da vegetação e presença dos animais.

As obras mencionadas aqui foram iniciadas na gestão da ex-prefeita Gorete Silveira (PMDB) e não foram dado prosseguimento na gestão do atual prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB). Flaviano já deu várias declarações afirmando que o dinheiro sumiu, colocando até para a justiça julgar o caso, outras matérias também já foram reveladas pela própria prefeitura que a empresa responsável teria abandonado o serviço. Gorete não se pronunciou, até o momento, sobre o caso.

A população, que busca por mudança e melhorias, lamenta o que vem ocorrendo com o dinheiro investido. 

[política] Prefeitura e Apodi notifica servidora por ausência no trabalho

A prefeitura Municipal e Apodi notificou nesta segunda a servidora Wilma Carla de Almeida Câmara, matricula 1690, ASD - Auxiliar de Serviços Diversos, lotada na Secretaria Municipal de Educação e Cultura; para que no prazo de até 8 dias ela possa comparecer e depor justificando a sua ausência.

Segundo a prefeitura, ela já está ausente a mais e 60 dias dos trabalhos e se ocorrer acontecendo o mesmo a servidora poderá perder a vaga a que ocupa. O prazo se estende até a próxima segunda.

[publicidade] Está precisando de um terreno? Então aproveite já esta oportunidade de negócio

Vende-se um terreno de 23 hectares na Zona Rural de Apodi, sendo 195 metros de largura por 1.200 de comprimento. O terreno está todo cercado e com um poço perfurado (cacimbão).

O terreno fica vizinho a creche modelo do Sítio São Lourenço, divisa dos municípios de Apodi e Felipe Guerra.

O local é adequado para várias atividades que variam pelo fato de já ser contemplado com um água e energia. Além de possuir uma divisão de 50% no tabuleiro e 50% na várzea.

Aos interessados entrar em contato com Antônio Marinho através dos números: 3333-3073 ou 9169-4762

[religião] Reflexão de hoje!

1 Tessalonicenses 4:12 - Para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e não necessiteis de coisa alguma. 

Os cristãos de Tessalônica achavam que a segunda vinda de Jesus Cristo iria acontecer iminentemente. Sua interpretação levou-os a abandonar todas as tarefas da vida, para poder ficar contemplativos, na espera. Deixaram trabalho, venderam seus bens e ainda ficaram julgando os seus irmãos cristãos, cuja crença não era igual à deles. Só que o Senhor não apareceu, de acordo com os prazos que eles mesmos estabeleceram. A notícia se espalhou e os não crentes começaram a zombar dos cristãos. Até dentro da igreja o desencanto causou dissensões. Como foi solicitado, Paulo enviou-lhes sua doutrina sobre os últimos tempos. Mas foi um detalhe, das duas cartas do apóstolo, que causou surpresa e que estabeleceu a teologia dos últimos tempos, prévios ao julgamento final. “Procurem viver em paz, tratem dos seus próprios negócios e vivam do seu próprio trabalho, como já dissemos antes. Assim, aqueles que não são cristãos os respeitarão e vocês não precisarão viver às custas de ninguém” (I Tessalonicenses 4:11-12).

Escatologia é a doutrina das últimas coisas, sendo que a segunda vinda faz parte delas. A posição assumida por Jesus, quando perguntado pelos apóstolos, causou certo desapontamento pra aqueles cristãos ansiosos, que se sentiriam melhor se tudo acabasse logo amanhã. Para os ansiosos de hoje e os de ontem o Senhor Jesus foi bastante firme, na resposta que deu aos apóstolos: “Não cabe a vocês saber a ocasião ou o dia que o Pai marcou com a Sua própria autoridade” (Atos 1:7).

Neste ponto da discussão parece ser bem legítima a seguinte pergunta – “No caso de obedecermos a orientação do Mestre, deixando para lá as possíveis datas de cumprimento da segunda vinda, o que vamos ficar fazendo, na nossa postura de espera?” A esta muito legítima questão, Jesus declarou: “Enquanto o fim não chega, submetam-se ao controle e ao poder do Espírito que Eu concedo aos que creem em Mim. Uma vez experimentando a orientação do Espírito, dediquem sua energia toda a pregar e estabelecer na Terra o Reino de Deus” (Atos 1:8). Foi aí que os discípulos pararam de fazer perguntas inócuas e se entregaram a pregar o Evangelho. A decisão foi a melhor possível: foi ela que permitiu a mensagem do Cristo chegar até nós. Com todo o respeito.