logo

sábado, 27 de setembro de 2014

[politica] Agenda dos candidatos ao governo RN para este sábado (27)

Confira a agenda deste sábado (27) dos candidatos, listados em ordem alfabética, que disputam a eleição para o governo do Rio Grande do Norte.

Araken Farias (PSL)
Gravação de programas eleitorais durante todo o dia.

Henrique Eduardo Alves (PMDB)
9h - Carreata nas zonas Sul e Oeste de Natal.
18h - Carreata em Alexandria.
19h30 - Carreata em Pau dos Ferros.
22h - Carreata em São Miguel.

Professor Robério Paulino (PSOL)
9h - Panfletagem no comercio de Natal.
19h - Jantar com apoiadores.

Robinson Faria (PSD)
9h - Caravana na Zona Oeste de Natal.
15h - Comício em Serra Caiada.
16h - Comício em São Paulo do Potengi.
18h - Comício em Riachuelo.
20h - Comício em Mossoró.

Simone Dutra (PSTU)
17h - Faz campanha no conjunto Coophab, em Nova Parnamirim, na Grande Natal.

[política] Dilma poderá vir a Natal nesta segunda para pedir votos

A candidata a presidência pelo PT, Dilma Rousseff poderá vir a Natal nesta segunda para pedir votos. As informações são do blogueiro Gidel de Morais.

A sua vinda irá proporcionar pedir votos pra ela e para a candidata ao senado Fátima Bezerra. Ainda não se sabe se ela irá pedir votos para Henrique (PMDB) ou para Robinson (PSD).

[publicidade] Redecon avisa que não haverá expediente para hoje (27)

ATENÇÃO:
Informamos aos nossos clientes e amigos que não haverá expediente no sábado, dia 27 de setembro-2014, em virtude da 3ª convenção da REDECON, que será realizada neste fim de semana na cidade de Natal-RN. Retornaremos nossas atividades normais na segunda-feira dia 29 de setembro.

[publicidade] Muralha Club apresenta Garota Safada em Apodi dia 02 de outubro

As vendas já foram iniciadas, e você pode comprar o seu ingresso para o show mais top do ano no #MuralhasClube ou #LojaOnLine Inteira/Pista R$ 30,00 e FrontStage R$ 60,00.

#FeriadaoDoSafadao #Apodi #EuVou #02Outubro

[publicidade] Espaço Olho D'água, o melhor lugar para ampliar o seu lazer, visite






Se você está pensando em descansar e não sabe qual é o lugar, visite o Espaço Olho D'água no Sítio Brejo em Felipe Guerra. Lá você vai encontrar sombra e água fresca além de se deliciar com os diversos tipos de pratos para melhor lhe atender.

E lá você encontra:
- Galinha Caipira
- Peixe Frito
- Churrasco Misto
- Frango Assado
- Panelada de Gado
- Feijoada
- Filé com Fritas
- Batata Frita
- Macaxeira Frita
- Macaxeira ao Molho e Caldo

O ambiente também dispõe de uma variedade de bebidas. Já para saborear você pode ficar com as sobremesas deliciosas do Espaço Olho D'água.

Visite-nos no Sítio brejo, em Felipe Guerra, todos as sextas, sábados, domingos, segundas e quando for solicitado pelo fone: 9818-5170 e falar com Valtenci, onde o lugar para se divertir é aqui.

[politica] Advogados de Henrique identificam fakes e entram com representação criminal na PF e MPF

Os advogados da campanha de Henrique Alves ao Governo do Estado identificaram os responsáveis pelos ataques contra o candidato com perfis fakes na internet e entraram com representações criminais na Polícia Federal e no Ministério Público Federal. Os advogados Kennedy Diógenes e Sanderson Mafra solicitaram a abertura de investigação criminal acerca da utilização de anônimos para caluniar, difamar e injuriar Henrique Alves.

“Os perfis falsos não são algo pontual, isolado. Trata-se de uma estrutura bem equipada, profissional, montada exclusivamente para isso, a soldo, e temos indícios fortes de que essa estrutura é coordenada por um blogueiro da cidade”, diz o advogado Kennedy Diógenes. E complementa: “O anonimato na internet é o artifícios dos covardes. Essa estrutura tem sido utilizada diuturnamente para difamar, caluniar e injuriar o candidato do PMDB, Henrique Alves”.A identificação da rede de anônimos foi possível a partir da quebra de sigilo determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral de uma conta no Twitter. Com o número de IP em mãos (189.124.186.16), foi possível saber o endereço físico de onde a conta era operada. O perfil em questão é apenas um dos muitos criados durante a campanha para promover ataques anônimos a Henrique Alves.

Os dados obtidos pelo jurídico da Campanha de Henrique mostram que o apartamento a partir do qual um dos perfis falsos foi operado é onde mora, segundo os advogados, uma integrante da cúpula do marketing da campanha eleitoral do candidato do PSD, Robinson Faria, de iniciais “F.A”. F.A aparece em várias fotografias em eventos públicos ao lado do candidato do PSD, sempre se identificando como membro da equipe de marketing. Além da representação criminal, ela irá responder uma representação eleitoral no Tribunal Regional Eleiroral, com um pedido de cobrança de multa em seu patamar máximo, “haja vista a gravidade do caso”.

O desembargador João Rebouças, que foi o relator do processo que determinou a quebra do sigilo do perfil fake no Twitter, se manifestou de forma contundente contra a utilização desse tipo de expediente em uma eleição. “Cumpre-nos evidenciar que as mensagens postadas têm nítido caráter eleitoral e, denota-se claramente, que a conta do Twitter foi concebida para a veiculação de opiniões com o propósito de denegrir a imagem do candidato a governador nas próximas eleições, ultrapassando, portanto, os limites da crítica a sua atuação política”, disse João Rebouças.

[política] Pesquisa Datafolha: Dilma tem 40%, Marina, 27%, e Aécio, 18%

A TV Globo e a Folha de São Paulo divulgaram hoje (26) nova pesquisa do Datafolha para a Presidência da República:

Dilma Rousseff (PT) está com 40%, e Marina Silva (PSB), 27%.

Aécio Neves (PSDB) tem 18% das intenções de voto. Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) estão 1%, cada um. Os demais não pontuaram.

Brancos e nulos somam 5%, e não sabe, 6%.

Segundo turno

Segundo o Datafolha, Dilma vence Marina por 47% a 43%. É a primeira vez que a presidente aparece numericamente à frente. Na semana passada, Marina tinha 46% e Dilma, 44%.

Noutro cenário, Dilma vence Aécio por 50% a 39% (49% a 39% na semana anterior).

Espontânea

Na pergunta espontânea, Dilma tem 33%, seguida por Marina com 21%. Aécio tem 14%. Outras respostas, 2%. Brancos e nulos somam 5%, e não sabe 25%.

O Datafolha ouviu 11.474 eleitores em 402 municípios nos dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00782/2014.

[política] Kelps estará em Apodi próxima quarta (01). Grupo apodiense se reuniu nesta sexta


A militância que apoia a reeleição do deputado estadual Kelps Lima se reuniu na noite desta sexta-feira, 26 visando decidir diretrizes sobre a reunião que acontecerá na próxima quarta-feira, 01 na ACDA com presença dos candidatos a deputado estadual Kelps Lima e Federal Rafael Mota, entre outros.

Dr. Pinheiro líder do Solidariedade em Apodi, reforçou o convite para que cada pessoa presente a reunião convidasse mais amigos e formassem uma multidão para o encerramento da campanha em Apodi, do presidente estadual do Solidariedade.

Durante a reunião também foram apresentados números de sondagens recentes divulgadas na imprensa estadual, onde o deputado Kelps aparece sempre bem cotado, em todas as regiões do estado.

[política] Vereadoras apodienses medem força para campanha de deputado e se chocam. Galeno X Luiz Carlos



Dois candidatos a deputado estadual realizaram campanha na noite desta sexta (26), Luiz Carlos (PMDB) e Galeno Torquato (PSD). Os dois candidatos são apoiados pelas vereadores apodienses Soneth Ferreira (PDT) e Hortência Regalado (PSDB), respectivamente.

A concentração do candidato Luiz Carlos aconteceu na Praça da Bíblia, Bairro Lagoa Seca, e encerrou no Bairro Malvinas, por trás da prefeitura. Já Galeno iniciou seu movimento no Bairro Bico Torto e encerrou na Rua Padre Benedito Alves, em frente a CDL.

O movimento veio a se chocar no cruzamento das Ruas Adrião Bezerra com a Marechal(esquina de coda). Hortência passou e Soneth esperou. Tudo na paz.

Ambas as carreatas foram conduzidas com uma grande aglomeração de pessoas, sendo a de Hortência uma maioria de motos e a de Soneth de carros.

O movimento revelou que a população não se importa em declarar o seu voto e que gosta dos movimentos, mas não está muito afim de ouvir as propostas dos candidatos, fato firmado no momento em que ambos os candidatos discursavam.

Além de Hortência, Galeno também tem o apoio de outros 3 ex-vereadores e candidatos. Já Luiz Carlos recebe o apoio de Dalton Filho, ex-candidato a prefeito de Apodi, sua irmã a médica Solange e outros membros da família.

Com as carreatas também foi possível concluir que o movimento montado pelos candidatos ultrapassam a aglomeração dos candidatos do prefeito de Apodi, Nilson Viana (PCdoB) e Getúlio Rêgo (DEM).

Até o momento, Kelps Lima (Solidariedade), Luiz Carlos (PMDB) e Galeno Torquato (PSD), realizaram os maiores movimentos políticos para deputado estadual na cidade. Neste sábado (27), será a vez do candidato Junior Moura (PRP), realizar movimento na cidade.

Na próxima semana outros movimentos já estão sendo agendados. Kelps, candidato do ex-prefeito Pinheiro Bezerra e dos vereadores, Ângelo e Bráulio realizará o seu terceiro comício na quarta-feira dia 01 de outubro.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

[politica] Faltam 9 dias: eleitores podem treinar votação no Simulador da Urna Eletrônica

Com o objetivo de familiarizar os eleitores com o funcionamento das urnas eletrônicas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou na internet o Simulador de Votação na Urna Eletrônica. A ferramenta permite que o eleitor treine a votação da mesma maneira como vai acontecer no dia do pleito, mas com candidatos fictícios.
Para acessar o sistema basta entrar no site do TSE, na aba “Eleições 2014”, e clicar em “Simulador de votação”. Lá o usuário deve escolher o tipo de eleição que deseja simular, por exemplo, se ele quer treinar para eleger representantes dos cinco cargos em disputa ou optar pela simulação em que o cidadão vota somente para presidente da República, como voto em trânsito ou no exterior. A outra opção é a votação específica para os eleitores do Distrito Federal, que deverão escolher 24 deputados distritais.
A ordem de votação é a mesma no dia da eleição. Vota-se primeiro para deputado estadual ou distrital, depois para deputado federal, senador, governador e presidente da República. Com o intuito de tornar a simulação mais didática, o TSE desenvolveu uma lista de candidatos e partidos fictícios (Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore). Ela fica no topo do simulador da urna eletrônica. Para navegar, é só usar as setas para a direita e para a esquerda na filipeta de candidatos no alto da página.
Votação
Ao selecionar o tipo de eleição que deseja simular, outra página abrirá e aparecerá uma urna eletrônica com as características semelhantes às da original. O internauta deve escolher o candidato e digitar, no teclado da urna, o número. Após isso, aparecerá o cargo para o qual o eleitor está votando, a foto do candidato, o nome e a sigla do partido. Se estiver tudo certo, é só apertar a tecla verde CONFIRMA.
O usuário também tem a opção de corrigir o voto. Para isso, deve apertar a tecla CORRIGE e repetir o procedimento. Existe ainda a opção de votar em branco, apertando a tecla BRANCO. Depois de finalizada a votação para todos os cargos, a urna emitirá um sinal sonoro prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM. Após isso, ou a qualquer momento, o internauta poderá retornar à página inicial e reiniciar a votação (basta clicar no link “nova simulação”).
Devido a sua característica didática, caso o usuário realize um procedimento incorreto durante a votação, o simulador apresentará uma mensagem explicativa e a tela será bloqueada até que o usuário clique na mensagem apresentada.
Clique aqui e treine seu voto no Simulador de Votação na Urna Eletrônica.

[saúde] Açougue público de Apodi continua em estado de calamidade pública

Não é de hoje que o açougue público de Apodi sofre com a falta de infraestrutura e a higienização adequada para a devida utilização. Em outubro do ano passado publicamos uma matéria relatando o caso, o que ainda continua inerte.

A situação é caótica, tanto como mostra a imagem acima, em que um felino é encontrado mastigando a carne que será comercializada durante o dia. Gatos como esses são frequentemente encontrados aos redores do açougue e as vezes enfermos, como mostra a imagem abaixo registrada no mesmo local.

No ano passado o atual prefeito, Flaviano Monteiro, lamentou a perca de uma emenda parlamentar a qual reformaria, além do açougue, o mercado público municipal, após a construção do projeto e a compra, autorizada pela câmara, de um imóvel lateral, ampliando o espaço, ele descobriu que o mercado não poderia mais ser reformado, o motivo: propriedades particulares internas no mercado "público".

Além disso o prefeito também jogou a "bola" para a ex-prefeita, Gorete Silveira, para que a mesma assinasse um documento em que receberia uma verba no valor de 2 milhões de reais para reforma do açougue. Ela disse que não tinha mais nada haver com trabalhos relacionados a prefeitura e não assinou. Não quis se responsabilizar por trabalhos de outrem.

Enfim. O prédio continua o mesmo e nada mudou além da compra do imóvel no valor de 230 mil reais.

Diante os fatos apresentados questiona-se. Até quando a população irá consumir um alimento deste tipo? E quem vai pagar o "pato"?

[política] Pesquisa Consult Mostra que maior expressão de votos de Henrique é no Oeste Potiguar

Segundo a pesquisa Consult, divulgada hoje (26) pela Tribuna do Norte, o candidato do PMDB ao governo, Henrique Alves, venceria seu principal oponente, Robinson Faria (PSD), em todas as regiões do Estado, sendo a região do Oeste, local que inclui Apodi e adjacentes, a sua maior expressividade de votos.
Natal
Henrique: 33%
Robinson: 27,8%
Grande Natal
Henrique: 33%
Robinson: 29,8%
Litoral Sul/Agreste
Henrique: 41,7%
Robinson: 38,4%
Litoral Norte/Mato Grande
Henrique: 52,1%
Robinson: 22,9%
Trairi
Henrique: 41,5%
Robinson: 26,8%
Central/Potengi
Henrique: 43,8%
Robinson: 40,4%
Seridó
Henrique: 41,6%
Robinson: 25,9%
Oeste
Henrique: 50%
Robinson: 30,1%
Médio Oeste/Salineira
Henrique: 45,8%
Robinson: 28,4%
Mossoró
Henrique: 30,8%
Robinson: 29,9%

[política] Programa eleitoral de Robinson perde dois minutos para direito de resposta de Henrique

O candidato do PMDB, Henrique Alves, terá dois minutos de direito de resposta no programa de televisão de Robinson Faria. O direito de resposta foi concedido, em dois processos, nesta quinta-feira (25) pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral por conta do uso de informações “sabidamente inverídicas” e ofensivas por parte do programa de Robinson.

A decisão do TRE restabelece ao candidato do PMDB o direito de resposta anteriormente concedido pelo juiz eleitoral Cícero Martins. O candidato do PSD havia veiculado em sua propaganda a existência de uma suposta condenação contra Henrique Alves pelo Tribunal de Justiça. Henrique foi absolvido pelo Tribunal de Justiça. A absolvição foi confirmada no Superior Tribunal de Justiça.

[economia] Prefeitura de Apodi inicia pagamento dos servidores municipais hoje (26)

Prefeitura de Apodi inicia hoje (26) o pagamento dos servidores do município. Conforme cronograma anunciado pelo Diretor de Finanças, Josivan Alves, hoje, receberão os funcionários lotados em todas as secretarias, com exceção da Saúde e da educação, onde se concentra a maioria dos servidores, o que dificulta a logística dos bancos para realizar o pagamento.

Também receberão hoje, todos os cargos comissionados e Conselho Tutelar. Os servidores da Secretaria de Saúde receberão no dia 30 e os que estão lotados na Secretaria de educação, no dia 01 de outubro, quando encerra o pagamento.

A prefeitura de Apodi realiza o pagamento de seu funcionalismo a partir deste dia 30, pagando os servidores das secretarias de Administração, Gabinete Civil, Finanças, Agricultura, Urbanismo, Obras, Turismo, Assistência Social, Conselho Tutelar e comissionados. No dia 31, será a vez das secretarias de Educação e Saúde.

[política] Agenda dos candidatos ao governo RN para esta sexta (26)

Confira a agenda para esta sexta-feira (26) dos candidatos ao governo do estado, em ordem alfabética:
Araken Farias (PSL)
8h: Panfletagem no bairro Cidade Alta, na Zona Leste de Natal
14h: Gravação de programa eleitoral
17h: Reunião com comitê de campanha
Henrique Alves (PMDB)
9h: Caravana em Mossoró
22h: Debate em emissora de TV
Robério Paulino (PSOL)
9h: Grava programa eleitoral de TV e rádio
22h: Debate em emissora de TV
Robinson Faria (PSD)
6h: Participa de Visita a Ceasa, no bairro de Lagoa Nova
9h: Participa de caminhada no município de Parnamirim, na Grande Nata
22h: Participa de debate em emissora de TV
Simone Dutra (PSTU)
5h30: Campanha na frente de fábrica na Grande Natal
9h: Concede entrevista na TV
12h40: Grava entrevista em emissora de TV

[política] Pesquisa Consult/TN: Para Presidente Dilma apresenta o dobro de votos do segundo colocado no RN

O quadro de intenções de votos entre os eleitores potiguares para a Presidência da República é de definição pela reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT) que, segundo a pesquisa Consult/TN, tem 46,71%. A vantagem é o dobro  do que pontua Marina Silva (PSB), que tem 23,29% das intenções de votos. Aécio Neves (PSDB) tem 11,12%. Os outros candidatos ou não pontuaram ou receberam menos de 0,5%. Brancos e nulos somam 8,59% e indecisos 9,41%.

A pesquisa Consult/Tribuna do Norte foi realizada entre os dias 20 e 22 deste mês, com 1.700 entrevistas distribuídas em 10 regiões do Estado, abrangendo 58 municípios. O grau de confiabilidade é de 95% e a margem de erro, para mais ou para menos, de 2.3%. Os registros na Justiça Eleitoral são 823/2014 no TSE e 034/2014 no TRE/RN.

[política] Pesquisa Consult/TN: Fátima tem 39% e Wilma 36%

A Tribuna do Norte também publicou a pesquisa para o senado do Rio Grande do Norte onde mostra Fátima tem 39% e Wilma com 36%.

A pesquisa Consult/Tribuna do Norte foi realizada entre os dias 20 e 22 deste mês, com 1.700 entrevistas distribuídas em 10 regiões do Estado, abrangendo 58 municípios. O grau de confiabilidade é de 95% e a margem de erro, para mais ou para menos, de 2.3%. Os registros na Justiça Eleitoral são 823/2014 no TSE e 034/2014 no TRE/RN.

[política] Pesquisa Consult/TN mostra vitória de Henrique ainda no 1º turno


Nova pesquisa sobre as intenções de votos entre o eleitorado potiguar, realizada pela Consult para a TRIBUNA DO NORTE, mostra um quadro definido, já no primeiro turno, na disputa ao governo do Estado e um “empate técnico” quanto a eleição para a vaga no Senado Federal.

Para o Executivo estadual, o deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), pontua na Consult/TN com 39,94%, quase dez pontos percentuais a frente do segundo colocado, o vice-governador Robinson Faria (PSD), que tem 30%. Os três outros candidatos ao governo somam 2,99% (veja infográfico); brancos e nulos 14,41% e os indecisos 12,65%. Computados somente os votos válidos, Henrique Eduardo tem 6,95% pontos percentuais de vantagem sobre todos os outros candidatos. 

A pesquisa Consult/Tribuna do Norte foi realizada entre os dias 20 e 22 deste mês, com 1.700 entrevistas distribuídas em 10 regiões do Estado, abrangendo 58 municípios. O grau de confiabilidade é de 95% e a margem de erro, para mais ou para menos, de 2.3%. Os registros na Justiça Eleitoral são 823/2014 no TSE e 034/2014 no TRE/RN.

[política] TSE concede direito de resposta à coligação de Dilma e PT na revista Veja

Por unanimidade, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou, ontem (25), procedente representação e concedeu direito de resposta à coligação Com a Força do Povo e ao Partido dos Trabalhadores (PT) em uma página na próxima edição da revista Veja, publicada pela Editora Abril.

Os ministros entenderam que, na edição de 17 de setembro, a Veja ofendeu a honra do PT ao afirmar, sem comprovação na reportagem, que a legenda teria supostamente pago propina em dólares a um eventual chantagista para se calar e evitar um escândalo que poderia afetar a disputa eleitoral deste ano.   

Ao examinar a representação, o Plenário do TSE julgou que a matéria “O PT sob Chantagem”, que recebeu a chamada de capa "O PT paga Chantagistas para Escapar do Escândalo da Petrobras”, extrapolou os limites da crítica ácida, ofendendo a imagem do partido. Em trecho da reportagem, a revista informou inclusive que os dólares fotografados e que compunham uma ilustração da matéria teriam sido parte dos utilizados para o pagamento da suposta propina.

“Se aquele que supostamente recebeu os dólares não quis se manifestar, de que forma a representada [a revista Veja] conseguiu a fotografia das cédulas que, taxativamente, afirmou terem sido utilizadas para pagamento da chantagem? A revista não explica”, considerou o relator, ministro Admar Gonzaga.

De acordo com o ministro, nesse contexto, “percebe-se que a representada não trouxe elementos consolidadores das informações e das ilustrações exibidas, circunstância que transforma o seu conteúdo em ofensa infundada, porquanto desconectada da trama descrita”.  Ele afirmou, portanto, que o direito de resposta era medida que se ajustava “a tal situação de extravasamento da liberdade jornalística”.

[política] Universitários participarão de um Painel sobre as Eleições 2014

Dando continuidade as ações de conscientização da população em reça~]ao a importância do voto, hoje (26), no auditório do COJE, às 19h,  haverá um PAINEL - ELEIÇÕES 2014, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral para um público de 300 universitários.

Os expositores serão Dr. Eduardo Guimarães (juiz membro desta Corte), Dr. Manoel Onofre de Souza Neto (Promotor Eleitoral). Dr. Paulo Lopo Saraiva (Advogado e professor), Dr. Homero Costa (Cientista Poolítico) e o mediador será Dr. Artur Cortez (juiz membro e diretor da EJE/TRE-RN).

Na ocasião ainda teremos uma exposição com a evolução histórica das eleições no Rio Grande do Norte, promovida pelo Centro de Memória da Justiça Eleitoral.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

[economia] Agricultura familiar é prejudicada por falta da regularização do SIM em Apodi

Os agricultores da agricultura familiar do município de Apodi, estão cada vez mais desamparados e preocupados com a falta de regularização do SIM – Selo de Inspeção Municipal, que foi criado em fevereiro de 2012, e que está sem funcionamento, prejudicando diretamente agricultores familiares que comercializam seus produtores através da COOAFAP – Cooperativa da Agricultura Familiar com sede do município oestano.

A cooperativa que hoje comercializa os produtos de mais de 500 famílias em mais de 60 comunidades já contabiliza um prejuízo em 2014, de mais de R$ 1 milhão de reais, já que hoje os programas PAA( programa de aquisição de alimentos), e PNAE ( programa nacional de alimentos na escola), só compram produtos seguindo a exigência do Ministério da Agricultura, e se faz necessário que esses produtos sejam inspecionados e certificados ao menos pelo SIM.

Segundo o presidente da COOAFAP, José Ferreira, o Dedé do Vila Nova já aconteceram mais de oito reuniões entre agricultores e secretaria de agricultura do município de Apodi, e nada ainda foi feito para acelerar a regularização, que segundo membros da secretaria teria que passar novamente pela aprovação junto a Câmara Municipal, e mesmo assim diante da pressão dos agricultores nada andou, continua estagnado.

Para piorar a situação dos agricultores familiares, a partir do primeiro dia de outubro eles não poderão comercializar nem um produto como carne bovina, suína, caprina, ovos, mel, doces, queijo, hortaliças, polpa de frutas, entre outras sem ter a certificação do selo municipal, ficando, portanto impossibilitados de escoar a sua produção junto a cooperativa, que hoje ainda atende as escolas estaduais e municipais, na questão da merenda escolar.

Cabe a prefeitura oferecer estrutura e transporte para a fiscalização dos produtos

O entrave acontece justamente na falta de ação do poder público municipal de Apodi/RN, que mesmo estando a oitenta dias em mãos de toda documentação, da lei aprovada em 2012 ainda não encaminhou o projeto ao legislativo, e justifica junto aos agricultores familiares não ter condições de oferecer apoio logístico para manutenção da equipe que necessita apenas de uma sala, e um transporte para acompanhar nas comunidades.

Sem o SIM e sem a regularização do mesmo até o inicio do próximo mês todos os agricultores terão suas atividades paralisadas, produzirão, mas não poderão comercializar gerando um prejuízo incalculável, já que metade da população apodiense reside na zona rural e tem como principal fonte de renda a agricultura familiar.

Fonte: Josenias Freitas

[politica] Claudia Regina pode ser a nova presidente do DEM em Mossoró

Sem presidente desde que o secretário do Gabinete Civil, Carlos Augusto pediu afastamento do partido por conta do rompimento político com o senador José Agripino, o diretório municipal do Democratas em Mossoró pode ficar sob a responsabilidade da ex prefeita da cidade, Claudia Regina.

O deputado Leonardo Nogueira é o atual vice-presidente do diretório municipal e deveria ser conduzido automaticamente ao posto de presidente. Acontece que, mesmo rompendo com Rosalba para seguir Agripino, Leonardo filiou sua esposa Fafá no PMDB, onde disputa a eleição para deputado federal e o cunhado, Gustavo, no Partido Verde, numa clara demonstração que o DEM não faz parte de suas prioridades.

Por esses motivos, o senador José Agripino deverá conduzir a ex-prefeita Cláudia Regina para essa presidência, tendo em vista a fidelidade sempre mantida em relação ao seu grupo político. Na atual campanha, Cláudia apoia a candidatura do deputado Felipe Maia à reeleição, formando um grupo político totalmente isolado do deputado Leonardo Nogueira.

[política] Faltam 10 dias: consulte seu local de votação nas Eleições 2014

A Justiça Eleitoral disponibiliza para o mais de 142 milhões de eleitores alguns serviços que facilitam a procura do local de votação, no dia 5 de outubro. No portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor pode consultar o seu local de votação, por meio do nome do eleitor ou do número do título eleitoral.
O TSE desenvolveu ainda um aplicativo para ser instalado em smartphones, com igual funcionalidade ao sistema disponível no site. O programa é compatível com os sistemas iOS ou Android, bem como suas versões posteriores. Para baixar o aplicativo, acesse as páginas da Apple Store ou Google Play.
Voto em trânsito
No dias das eleições, serão disponibilizadas seções especiais e outros locais para o voto em trânsito nas respectivas capitais dos estados e nos municípios com mais de 200 mil eleitores. Os eleitores que solicitaram o voto em trânsito até o prazo estabelecido por lei poderão consultar os locais de votação no portal do TSE.
Clique aqui para conhecer as 216 seções criadas para o eleitor que votará em trânsito.
Exterior
As seções eleitorais no exterior funcionarão nas sedes das embaixadas, em repartições consulares ou em locais em que existam serviços do governo brasileiro. As missões diplomáticas ou repartições consulares comunicarão aos eleitores votantes no exterior o horário e o local da votação. Somente será admitido a votar o eleitor cujo nome conste do caderno de votação da seção eleitoral.
Veja os endereços das representações diplomáticas brasileiras no exterior.
Justificativa
O horário para votar no dia da eleição é das 8h às 17h. O eleitor deve apresentar documento oficial com foto e o título de eleitor (se tiver). No caso de não comparecimento, o eleitor deve justificar a ausência. Basta preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nas páginas da internet do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada estado e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa (imprima aqui o formulário da justificativa). Depois, é só entregar o formulário preenchido em qualquer um dos locais destinados ao recebimento do RJE, portando um documento oficial de identificação com foto.

[política] Inter TV Cabugi confirma debate com candidatos ao governo do RN

A Inter TV Cabugi, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Norte, confirmou a realização do debate com quatro candidatos ao governo do estado. O programa vai ao ar na terça-feira (30), após a novela Império, e terá a mediação do jornalista Ari Peixoto. Apenas Simone Dutra, candidata do PSTU, não participará do debate.

A ordem em que os candidatos farão perguntas foi sorteada com a presença de representantes de todos os partidos. De acordo com as regras, o debate terá três blocos. No primeiro e no segundo bloco haverá uma rodada de perguntas com tema livre e uma rodada com tema determinado. O terceiro bloco será para as considerações finais de cada candidato.

Nos dois primeiros blocos, cada candidato terá direito a fazer uma pergunta de tema livre e uma pergunta de tema determinado e poderá ser escolhido para responder a, no máximo, duas perguntas na parte de tema livre e duas na parte de tema determinado.

Os candidatos terão trinta segundos para fazer a pergunta; o candidato escolhido para responder terá um minuto e meio para a resposta; o candidato que perguntou terá um minuto para a réplica; e o candidato que respondeu terá um minuto para a tréplica. No último bloco, cada candidato terá um minuto para fazer as considerações finais.

[política] Deputado Federal, candidato a reeleição, ganha título de cidadão apodiense da Câmara Municipal

O deputado federal e candidato a reeleição, Fábio Faria (PSD), ganhou, na sessão ordinária da Câmara Municipal de hoje (25), o título de cidadão apodiense. O projeto de lei foi de autoria dos vereadores Chico de Marinete e Genivan Varela, ambos filiado ao PCdoB.

Após lido, o projeto foi aprovado por unanimidade.

Chico de Marinete, vereador da situação, entende que o deputado merece o título devido as diversas lutas que o mesmo vem enfrentando pelo município e citou a liberação dos recursos para implantação da UERN como exemplo.

O projeto agora segue para sanção do prefeito.

[política] Kelps Lima intensifica campanha no inteiror

Na noite de ontem o deputado estadual Kelps Lima esteve no município de São Paulo do Potengi realizando mais uma palestra com a comunidade. Em seu discurso ele fala dos seus projetos realizados em apenas um ano e meio de mandato e das ações que pretende implantar nos próximos anos.

Sua esposa, Luciana Bezerra, presidente do Solidariedade Mulher, relatou a cena, "Potengi foi show, colocar tanta gente assim pra ouvir um político sendo as pessoas somente de uma pequena comunidade rural não é fácil".

Mantendo o percurso o deputado Kelps, o qual mantem casa em Apodi, estará no município no dia 01 de outubro realizando mais um evento político, desta vez, com a presença do candidato a deputado federal Rafael Mota.

[economia] Mega Sena acumula, prêmio para este sábado pode chegar a 55 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas na última Mega-Sena e o prêmio da loteria acumulou para 55 milhões de reais, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal. O próximo concurso da Mega acontece no sábado. Os números sorteados na noite desta quarta-feira, em Osasco, foram 01-02-38-41-42-58.

Cento e quarenta e três apostadores acertaram a quina e vão receber 34.576,39 reais cada um. Outros 9.363 fizeram a quadra e ganharam 754,40 reais cada. Os sorteios da Mega-Sena são realizados duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. A aposta mínima, de seis números, custa 2,50 reais e os jogos podem ser feitos em qualquer lotérica do país.

[politica] Agenda dos candidatos ao governo RN para esta quinta (25)

Confira a agenda para esta quinta-feira (25) dos candidatos ao governo do estado, em ordem alfabética:
Araken Farias (PSL)
9h: Reunião com equipe de marketing
14h: Debate no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) da Avenida Senador Salgado Filho
Henrique Alves (PMDB)
9h: Gravação de programa eleitoral
18h30: Caravana em Pau dos Ferros
21h: Caravana em Martins
Robério Paulino (PSOL)
14h: Participa de debate no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) da Avenida Senador Salgado Filho
21h: Participa de sabatina em um site
Robinson Faria (PSD)
9h: Participa de visita ao comércio do Gancho de Igapó, Amarante e Golandim
14h: Participa de caravana no município de São Gonçalo do Amarante
18h: Participa de comício no município de Tibau do Sul
20h: Participa de comício no município de Goianinha
22h: Participa de comício no município de Baía Formosa

Simone Dutra (PSTU)

14h: Participa de debate no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) da Avenida Senador Salgado Filho
17h30: Caminhada no conjunto Panorama, na Zona Norte de Natal
19h: Participa de reunião com apoiadores da campanha no conjunto Panorama, na Zona Norte de Natal

[economia] Associação dos Piscicultores do Vale do Apodi realiza o povoamento da criação de peixe

Foto: Ênio Santos, Eron Costa e Poroca
Associação dos Piscicultores do Vale do Apodi - APIVA, realizou o povoamento de criação de peixe em tanque escavado nas unidades de produção familiares, objetivando o reúso da água e garantindo uma oferta maior de pescado para semana santa de 2015, onde ocorre um aumento no consumo, a espécie utilizada foi tilápia.

De acordo com a presidente da APIVA, o povoamento não foi feito com todos os sócios, devido à falta d’água em algumas comunidades, como no Sítio Bela Vista, que não tem água suficiente para a criação, mesmo assim, o projeto continuará para a atividade rural que mais cresce no mundo, devido à garantia de proteína para o consumo humano.

Atualmente a associação conta com a parceria da EMATER de Apodi, através do presidente Rosildison e também com o acompanhamento técnico do engenheiro de pesca Enio Santos, o próximo passo será trabalhar o manejo para garantir um produto sustentável de excelente qualidade na hora da comercialização.

Participaram dessa primeira etapa de povoamento, sete sócios da APIVA, nas seguintes comunidades: Baixa fechada-I (Poroca), Juazeiro (Antonio de Renan), Paulista (Toni), Cara fosca (Eron), Baixa fechada-II (Eridan), Cipó (Dedé) e Água fria (Elimário).

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

[cotidiano] João Neto, cantor, não faz mais parte da banda Pegada de Luxo

O cantor João Neto, Mossoroense com raízes apodienses, não faz mais parte da banda Pegada de Luxo. A notícia veio através de um vídeo que rola pelas redes sociais. Segundo João, ele irá encerrar o contrato com a banda após alguns poucos shows que já estão agendado e seguirá carreira solo.

João Neto passou 4 anos na banda como cantor oficial.

[saúde] Moradores da Rua Reis Magos, em Apodi, voltam a reclamar sobre a falta de calçamento, a anos

Os moradores da Rua Reis Magos, em Apodi, voltaram a reclamar sobre a falta de calçamento. Em novembro do ano passado o blog do jairgomes.com fez uma matéria relatando o caso. Veja:

De acordo com moradores, ao tentarem ligar para o programa da prefeitura, apresentado aos sábado na rádio Vale do Apodi, eles não conseguem falar ao vivo, muito menos são respondidos. Ainda segundo moradores, o atual prefeito, em época de campanha, disse que o calçamento da rua seria prioridade em sua gestão. "Na eleição Flaviano passou dizendo que aqui era uma prioridade e que no primeiro ano de sua gestão iria calçar. Nem se quer manda colocar carradas de entulhos." Relatou um jovem morador. E concluiu, "o mato, a lama e o esgoto ta tomando de conta de tudo aqui".

O prefeito tem divulgado, recententemente, o calçamento de diversas ruas, contudo não há registro da inclusão desta para este ano.