logo

sábado, 27 de dezembro de 2014

[saúde] APAMI realizará feijoada beneficente em prol da maternidade Claudina Pinto amanhã (28)

A maternidade Claudina Pinto está precisando de recursos extras para fazer melhorias estruturais em sua farmácia e em seu laboratório, para isso estará promovendo uma feijoada beneficente, amanhã, 28.

O preço da senha para feijoada é de R$ 20,00 (vinte Reais), e será realizada nas dependências da Chácara de Zé Bolacha, Sítio Trapiá, em Apodi. O ponto de vendas de senhas é na maternidade e no castelinho perfumado (centro).

[política] No ranking da Veja sobre os deputados, da bancada potiguar Fábio Faria é o pior colocado

No ranking divulgado hoje pela revista Veja sobre o desempenho dos deputados federais, entre os integrantes da bancada federal potiguar, o pior colocado foi o deputado Fábio Faria.

No caso do ranking da revista, são levadas em conta propostas de ajuste na legislação capazes de contribuir para um país mais moderno e competitivo, segundo a perspectiva de VEJA e da Editora Abril. O Necon desenvolveu uma metodologia que observa todas as etapas de uma proposição, de sua origem à votação final, com peso específico em cada uma das fases.

Veja como ficou a classificação dos parlamentares potiguares:

Fátima Bezerra – 64º
Sandra Rosado – 69º
Betinho Rosado – 85º
Felipe Maia – 89º
Paulo Wagner – 104º
Henrique Alves – 114º
João Maia – 128º
Fábio Faria – 206º

[política] A revista Veja divulgou o ranking dos senadores da República. José Agripino ficou entre os últimos

A revista Veja divulgou o ranking dos senadores da República. José Agripino ficou entre os últimos. No parâmetro para elaborar o ranking, são levadas em conta propostas de ajuste na legislação capazes de contribuir para um país mais moderno e competitivo, segundo a perspectiva de VEJA e da Editora Abril. O Necon desenvolveu uma metodologia que observa todas as etapas de uma proposição, de sua origem à votação final, com peso específico em cada uma das fases.

Veja quem foram os últimos senadores:


[cotidiano] Guarda compartilhada: saiba tudo o que muda com a nova lei

A nova lei da guarda compartilhada, em vigor desde terça-feira, após sanção da presidente Dilma Rousseff, está provocando uma corrida aos escritórios de advocacia, mesmo no período de recesso de fim de ano. Divorciados com acordos de guarda dos filhos já firmados e outros em processo de litígio estão ansiosos para saber: como fica agora?

De acordo com o texto, que altera o Código Civil, o juiz deverá conceder a guarda compartilhada — isto é, que não pertence nem ao pai nem à mãe, mas a ambos — mesmo nos casos em que pais não concordem sobre quem fica com o filho.

Para especialistas em direito de família, nos casos de divórcios litigiosos, a nova lei não deve promover avanços. Eles acreditam que ex-casais que vivem em pé de guerra e mal conseguem conversar não vão, como num passe de mágica, se sentar amigavelmente em uma mesa para decidir da visita ao pediatra ao lanche do recreio. “Essa lei pressupõe conversa e consenso. Seu viés social é muito bonito, mas os casais que brigam não vão deixar de brigar por causa dela”, afirma Beatriz Kestener, advogada cível e sócia do escritório Mattos Muriel Kestener Advogados.

Faz coro a ela a advogada Gladys Maluf Chamma, especializada em direito de família. “Se um juiz der a guarda compartilhada para um casal em litígio, penso que a criança poderá sofrer muito, pois faltará a ela uma orientação firme, um comando único, o que causará um sentimento de insegurança e de instabilidade”, diz. “No entanto, como o princípio do interesse da criança e do adolescente é máximo, imagino que os magistrados, antes de deferirem a guarda compartilhada, estudarão individualmente cada caso.”

Avanços
Em cenários menos conflituosos a lei pode beneficiar a criança, ao evitar a alienação parental, por exemplo. O juiz tem, agora, um instrumento a mais para pressionar pais ausentes a participar da educação e da criação dos filhos, a lhes dedicar tempo. Embora nenhum decreto tenha o poder de obrigar um pai ou mãe a querer estar com o filho, é possível que a nova lei tenha um efeito coercitivo sobre alguns.

Paralelamente, pais que, por picuinha, impedem o convívio do menor com o outro genitor serão obrigados a facilitar os encontros e a permitir que o outro compartilhe das decisões. Mais uma vez, quem ganha é a criança.

No caso dos divorciados que têm um relacionamento amigável e já compartilham as decisões sobre a prole, é claro, a nova lei não muda nada.

O objetivo da lei é garantir a divisão equilibrada de responsabilidades e de tempo de convivência de cada um dos pais, de modo que ambos decidam conjuntamente o que é melhor para o menor. Pai e mãe deverão entrar em acordo, por exemplo, a respeito da escola em que o filho vai estudar. Em um dos pontos mais problemáticos do texto, se um dos pais decidir mudar de cidade e levar o filho junto, o outro deverá autorizar a mudança.

Divisão
Atualmente, segundo o IBGE, com base em estatísticas do Registro Civil de 2013, apenas 7,73% dos filhos de casais separados vivem sob regime de guarda compartilhada. Na maioria dos casos, 85,07%, a criança ainda fica com a mãe, e em 5,35%, com o pai.

A tendência é que essas porcentagens se alterem. “Os homens, que procuram ser mais presentes na vida de sua prole, têm lutado incansavelmente para que lhes seja conferida a guarda compartilhada dos filhos, pois a guarda materna é quase natural”, afirma Gladys Maluf Chamma.

A criança deverá ficar metade do tempo com o pai e metade com a mãe?
A lei estabelece que o tempo de visita seja “dividido de forma equilibrada com a mãe e com o pai” e que o juiz poderá basear-se em orientação técnico-profissional para dividir o tempo. Na prática, para um regime 50% com um e 50% com outro dar certo, os pais precisam ter um relacionamento afinado e maduro. A que hora a criança vai para a cama? Quantas horas de TV ela pode assistir por dia? Pode beber refrigerante de segunda a sexta? Se as regras não forem as mesmas nas duas casas, a divisão vira motivo de brigas. O juiz sabe disso e, em um primeiro momento, não deve estabelecer tempos iguais. “Provavelmente continuará como está: a criança vivendo numa casa só. O que deve aumentar é a frequência dos encontros com o outro genitor. Além de pegar nos fins de semana, o pai vai buscar a criança na escola um dia e levar para jantar em outro, por exemplo”, afirma a advogada Regina Célia Baraldi Bisson, consultora da área de direito de família do escritório Araújo e Policastro Advogados, em São Paulo.

A guarda compartilhada é obrigatória?
A guarda não será compartilhada se um dos pais abrir mão dela voluntariamente ou se o juiz considerar que uma das partes não tem condições de cuidar do filho. O magistrado não dará a guarda de uma criança, compartilhada ou não, a um usuário de drogas, por exemplo.

O que acontecerá com pais que moram em cidades diferentes?
Eis um artigo da lei que deve gerar confusão. O texto estabelece que mudanças permanentes de município precisam ter o consentimento de ambos os pais. Alguns juristas consideram que o artigo fere dois princípios da Constituição Federal: o da livre iniciativa e o de ir e vir. “Não tem cabimento uma pessoa não poder mudar de cidade ou de país. Essa decisão vai caber ao juiz, e normalmente ele concede”, afirma Regina Célia Baraldi Bisson.
Em artigo publicado no site “Consultor Jurídico”, o juiz Fernando Henrique Pinto, da 2.ª Vara de Família e das Sucessões de Jacareí, em São Paulo, escreveu que o pai ou mãe não está impedido de mudar de cidade se tiver justificativa, como uma oportunidade de trabalho ou o tratamento de uma doença grave. O magistrado apenas pode repelir a mudança se o objetivo for prejudicar o contato do filho com o outro genitor.

Como fica a pensão alimentícia?
A lei não entra no mérito da pensão alimentícia, que permanece como está. No entanto, na medida em que os pais serão estimulados a conversar e que ambos decidam juntos a educação e a criação dos filhos, é possível que os valores sejam reavaliados.

Casos já julgados poderão ser revistos? 
Sim, a lei vale também para guardas já divididas. Nesse caso, a pessoa que quiser rever seu acordo deverá entrar com um novo processo na Justiça. “Prevejo uma enxurrada de processos na tentativa de rever acordos firmados anteriormente ou decisões judiciais proferidas antes da lei”, afirma a advogada especialista em direito de família Gladys Maluf Chamma, de São Paulo. “Vários clientes já me procuraram para se informar dos detalhes e saber dos seus direitos diante da nova legislação.”

O que muda para as escolas?
A partir de agora, estabelecimentos públicos ou privados são obrigados a prestar informações a qualquer dos genitores sob pena de multa de 200 a 500 reais por dia pelo não cumprimento da solicitação. Ou seja, as escolas, o foco da lei, não podem mais se negar a informar as notas do boletim e o comportamento do filho ao pai ou à mãe que não tem a guarda dele, uma prática que, segundo advogados, é corriqueira.

Fonte: VEJA

[cotidiano] ‘Playboy’ pode chegar ao fim em 2015 por conta da crise financeira

A versão brasileira da ‘Playboy’ pode chegar ao fim em breve. De acordo com informações do colunista Léo Dias, do jornal ‘O Dia’, a editora Abril estuda a possibilidade de acabar com a revista masculina por conta da forte crise financeira que atinge o mundo.

Segundo a publicação, em uma reunião de fim de ano, a editora discutiu sobre o retorno financeiro que a revista não deu em 2014. A situação pode ser revertida por conta da ajuda financeira que a ‘Playboy’ americana deve oferecer, já que a versão brasileira da revista é a terceira mais antiga do mundo.

Ainda de acordo com o colunista, além da ‘Playboy’, a Abril deve acabar também com a ‘Men’s Health’, que até já teria data para deixar as bancas: primeiro semestre de 2015. Inclusive, já foi dada a ordem de cancelamento das assinaturas e vendas nas plataformas digitais.

Boatos

Os rumores de que a ‘Playboy’ chegaria ao fim surgiram em 2013, mas o grupo Abril fez questão de negar e disse que os boatos eram infundados. Na ocasião, eles ainda afirmaram que a publicidade na revista tinha crescido quase 10% em relação a 2012.

Fonte: iBahia

[segurança] Homem é preso no RN após fazer esposa e avó de reféns, e obrigar senhora a comer aproximadamente 1kg de Sal

Por volta de 11h00 da manhã de ontem, 25, a Polícia Militar de Currais Novos foi acionada para atender uma ocorrência no Bairro Paizinho Maria, em que uma família estava sendo feita refém pela pessoa de EDEVALDO DA SILVA SOARES DE 33 ANOS MAIS CONHECIDO COMO BABAU.

Havia a informação que o mesmo estaria armado com um revólver e um cerco foi feito área, mas um irmão de Babau conseguiu abrir a porta da lateral da residência e nesse momento os policiais invadiram a casa e conseguiram prendê-lo.

Na casa os PM’s encontram a esposa do acusado trancada em um dos quartos e a avó de 80 anos com os pés e as mãos amarrados, apresentava lesões no rosto, além de ter comido a força aproximadamente 01 quilo de sal.

O acusado reagiu a prisão, mas foi dominado e algemado pelo os policiais que não encontraram arma de fogo na residência.

A senhora foi socorrida pela guarnição até o Hospital Regional Mariano Coelho onde se encontra internada em observação.

O acusado foi encaminhado para a delegacia de Polícia onde o competente delegado Dr. Antônio Pinto, realizou os procedimentos e o conduziu para o CDP onde ficará preso a disposição da Justiça.

Babau tem passagens pela Polícia e é suspeito de tráfico de drogas. Na tarde ontem (24) ele chegou a ser agredido por desconhecidos que estavam num carro prata e foi divulgado que teria sido sequestrado, porém os familiares não confirmaram o sequestro e disseram que ele conseguiu correr e escapar dos desconhecidos depois de apanhar.

Há alguns anos atrás Babau também tentou cometer suicídio pulando de cima da pedra do Cruzeiro, ponto turístico de Currais Novos e teve várias fraturas nos membros inferiores, mas escapou com vida. 

Fonte: J Junior/PM de Currais Novos

[economia] Governo do RN antecipou salários de aposentados e pensionistas nesta sexta-feira

O Governo do Estado creditou os salários de todos os aposentados e pensionistas nesta sexta-feira, 26. Os valores já foram creditados e começaram ser sacados por essa parcela dos beneficiários no meio da tarde.

“Sempre quis fazer esse gesto por quem tanto trabalhou e merece receber antes, mas não conseguia devido ao défict previdenciário que tínhamos, compensado agora com a unificação dos fundos”, declarou a Governadora Rosalba Ciarlini.

O salário dos servidores ativos será creditado no último dia útil de dezembro.

[humor] Rio Grande do Norte e a polêmica do tenente do trânsito


[segurança] Após ameaças, homem pedem desculpas ao tenente Styvenson

Um dos homens filmados fazendo ameaças ao tenente da Polícia Militar Styvenson Valentim gravou um novo vídeo, desta vez pedindo desculpas ao coordenador da Lei Seca em Natal. Segundo ele, o vídeo com as ameaças foi gravado por “uma infelicidade” e repassado por outra pessoas através das redes sociais.

“Vim aqui para mostrar que sou um homem de bem”, diz ele, que ainda pede desculpas por chamar o tenente de “vagabundo” e, xingando o militar, afirma que mataria Styvenson, caso o encontrasse no posto de fiscalização da polícia quando ele seguisse de Búzios, no litoral sul, para Natal. No fim do vídeo, ele afirma desejar pedir desculpas pessoalmente ao tenente.

Os vídeos com as ameaças ao coordenador da Lei Seca tornaram-se “virais” nas redes sociais nesta sexta-feira (26). Em ambos os casos, as pessoas mostram os rostos e dizem que passarão pelas fiscalizações mesmo após ingerir bebidas alcoólicas e que estão dispostas a atropelar e matar o militar.

Com informações do TN.

Em tempo - o caso veio a tona após o Tenente ganhar repercussão nacional com o trabalho que vem fazendo no Estado do Rio Grande do Norte nas barreiras policiais das operações da Lei Seca, sendo, inclusive, destaque em programa de TV da rede Globo e na mídia estadual, principalmente com a entrevista do mesmo a um jornal do Estado.

Após ganhar fama o Tenente vem recebendo ameaças, que correu pelas redes sociais da internet e que gerou mais polêmicas.

[economia] Funcionários da E/T ficam sem 13° e dois meses de salários

A situação dos mais de 400 funcionários da E/T Construções, empresa responsável pelas obras do Projeto do Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi, está insustentável. De acordo com denuncia dos próprios funcionários, eles estão com dois meses de salários atrasado e também não receberam o 13º salario.

A empresa vem desrespeitando o direito dos trabalhadores de receber seus salários em dia e o beneficio do 13º, o que significa um Natal e réveillon de muita dificuldade. Eles reclamam que sem receber seus salários não tem como pagar as dívidas contraídas ao longo desse período.

Durante 2014, a empresa sofreu varias vezes intervenção do sindicato, justamente pelo atraso de salários, além de não oferecer condições de trabalho e direitos garantidos aos trabalhadores como plano de saúde, e não tem liquidez, o que ocasionou esse problema ao longo deste ano.

Mesmo com os salários atrasados, a empresa deu férias coletivas desde o ultimo dia 15 de dezembro, e desde então as maquinas foram abandonadas no canteiro de obras. A falta de seguranças no local já teria feito com que alguns equipamentos tenham sido levados. No escritório central da empresa que fica localizada no município de Apodi, se encontra apenas um vigia que não forneceu nenhuma informação sobre os responsáveis pela obra.

Dezenas de funcionários que procuram a empresa diariamente para obter informações sobre seus vencimentos não tem encontrado respostas, já que os funcionários da empresa que deveriam responder pelo departamento de recursos humanos não se encontram no local.

Fonte: JF

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

[cotidiano] Pedestres correm para pegar R$ 12 milhões que caiu de carro forte

A polícia de Hong Kong está pedindo que o público devolva milhões de dólares levados depois que o carro-forte que transportava o dinheiro sofreu um acidente e espalhou cédulas pela rua.

O veículo levava cerca de HK$ 525 milhões (cerca de US$ 68 milhões ou mais de R$ 181 milhões) quando sofreu um acidente em uma das ruas mais movimentadas do bairro de Wan Chai.

Cerca de HK$ 35 milhões (US$ 4,5 milhões ou R$ 12 milhões) em cédulas ficaram espalhadas pelo asfalto depois do acidente.

Segundo testemunhas, dezenas de pessoas correram para o local para recolher o dinheiro antes que policiais armados chegassem para isolar a área.

O incidente ocorreu na hora do almoço e causou muito tumulto. Motoristas abandonaram seus carros no meio da rua para recolher o dinheiro espalhado.

Segundo testemunhas, também era possível ver pacotes de HK$ 500 (cerca de R$ 172) embalados em plástico e jogados na rua.

Uma testemunha disse ao jornal local South China Morning Post que viu uma “senhora comum, típica de Hong Kong” sair carregando pelos menos dez destes pacotes de notas.

“Ela estava com uma braçada de pacotes de dinheiro, que era o máximo que ela conseguia carregar. Depois desapareceu nas profundezas de Wan Chai”, disse a testemunha.

Crime

A polícia conseguiu recuperar cerca de HK$ 20 milhões (cerca de R$ 6,8 milhões) e já avisou ao público que manter o dinheiro é “um crime muito grave”.

Falando pouco depois do acidente, o superintendente da polícia, Wan Siu-hong, pediu que todos os que pegaram as cédulas na rua as devolvessem o mais rápido possível.

“Quem ficar com o dinheiro para uso próprio pode estar cometendo o delito de furto, que é um crime muito grave”, disse o policial a jornalistas.

Ele acrescentou que a polícia já iniciou um inquérito para descobrir a causa do acidente. “No momento não podemos descartar nenhuma possibilidade”, disse o investigador.

Fonte: Globo

[cotidiano] Apodi terá show pirotécnico para ser apresentado durante comemorações de fim de ano

A prefeitura de Apodi contratou a empresa RAIMUNDA ARLANE DAVID DA SILVEIRA CNPJ: 04.554.759/0001-77 para fornecer o material necessário para a apresentação do show pirotécnico para comemorações de fim de ano.

A contratação dos fogos estão avaliado em R$ 7.920,00 (sete mil e novecentos e vinte reais). A contratação é da Secretaria de Turismo.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

[cultura] Feliz Natal! São os votos do blogueiro Jair Gomes

Não sou Papai Noel, mais quero vir até vocês, leitores do blog do Jair Gomes, para lhes desejar um excelente Natal e que possamos aproveitar bem os festejos que relembram o nascimento de Jesus Cristo, aquele que veio a terra para salvar a humanidade, como afirma a bíblia.

Quero aqui desejar, como mentor e administrador do blog, votos de felicidade a todos os que acessam este portal em vários lugares do Brasil, como Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo, Itaú, Caraúbas, Pau dos Ferros, Mossoró, Umarizal, Rodolfo Fernandes, Governador Dix Sept Rosado Caicó, Lagoa Nova, Natal, Maraíba, São Paulo, Estados Unidos, Canadá, Bolívia e outros lugares do mundo a qual nos lê diariamente.

Que neste natal vocês possam sentir o que eu senti nessa cadeira do Papai Noel, muito conforto e tranquilidade.

Haa... também não poderia deixar de agradecer a Raimunda, "mundinha", da DIRED Apodi pelo presente e também aos demais que me enviaram as suas lembranças, um grande abraço a todos.

Feliz Natal!

[educação] UFRN é a melhor universidade do Norte e Nordeste

Pela terceira vez seguida, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a melhor universidade do Norte e Nordeste segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), estatística publicada pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 18. Em segundo lugar nas regiões está a Universidade Federal do Ceará (UFC) e, em terceiro, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O índice é calculado a partir de avaliações dos programas de pós-graduação, da distribuição dos universitários entre os diferentes níveis de ensino, e do rendimento dos alunos de cada instituição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2011 a 2013. As carreiras de cada ramo do conhecimento passam pela avaliação a cada três anos. No ano passado, foram examinados pelo MEC os cursos da área da Saúde.

No ranking nacional, a UFRN ocupa a 19a posição, atrás apenas de instituições de ensino do Rio Grande do Sul, de São Paulo, de Minas Gerais, de Santa Catarina, do Distrito Federal e do Rio de Janeiro. De acordo com o IGC, as três melhores universidades do Brasil são as federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), do ABC (UFABC), em São Paulo, e de Lavras (UFV), em Minas Gerais.

[esporte] Acompanhe a tabela dos jogos da I COPA DE FUTSAL DO VALE DO APODI

Jogos do dia 15-12:
Juazeiro               2               X             3                Bela Vista
Santa Rosa          5               X             2                  Sororoca
Bernaldos            0               X             1      Resto do Mundo


Jogos do dia 16-12:
Carrilho                    5          X           9                      Trapiá II
Resto do Mundo       6          X          1                        Carpina
Santa Rosa                1          X          0       Resto do Mundo II

Jogos do dia 17-12:
Bernaldos                  2           X         2                       Bela Vista
Carrilho                     5           X         0                         Sororoca
Resto do Mundo        2           X         2                          Juazeiro
Jogos do dia 18-12:
Carrilho                     6             X          4                    Santa Rosa
Bela Vista                  3             X          4                         Carpina
Resto do Mundo II     6             X          3                       Sororoca

Jogos do dia 19-12:
Resto do Mundo           4           X         3                     Bela Vista
Trapiá II                      W           X          O                      Sororoca
Carpina                         2           X         5                         Juazeiro

Jogos do dia 22-12:
Resto do Mundo II           5           X         5                        Carrilho
Trapiá II                           4           X          6                  Santa Rosa 
Carpina                            O           X         W                   Bernaldos

Jogos do dia 23-12:
Resto do Mundo II           1           X         2                     Trapiá II 
Bernaldos                         4           X         2                       Juazeiro

A primeira fase dos jogos se encerraram ontem as semi-finais acontecerão nesta sexta entre:

Resto do Mundo                         X                               Trapiá II 
Bernaldos                                   X                            Santa Rosa

A final acontecerá no sábado.

[política] O programa de rádio mais completo do Brasil, Notícias de Hoje, completa 2 anos de audiência

O programa iniciou em Janeiro de 2013 e ganhou repercussão municipal devido ao alto índice de reclamações movida pela população contra a atual gestão devido aos tropeços administrativos, com o tempo passou por modificações e focou nas campanhas solidárias que vem ajudando muita gente na cidade.

Além de radialista, Wilson é funcionário público e tem levado à população, diariamente, ajuda na área educativa, de saúde, social, econômica, homeopática e outras. Entre as diversas campanhas que o mesmo já realizou é possível registrar a reposição de luminárias em postes da cidade, calçamentos, erradicação das casas de taipas, medicamentos, cadeiras de rodas, berços para gestantes, enciclopédia para estudantes, cirurgias e por último, brinquedos de natal. Além disso, toda semana tem doações de 100 litros de leite para as crianças de 01 à 10 anos e cestas básicas para pescadores e para os ouvintes.

As atividades são movimentada pelas doações de ouvintes e amigos da internet que se solidarizam com o trabalho que Wilson vem realizando. A contribuição pode ser realizada indo direto nas casas dos necessitados ou entrando em contato com ele através dos números (84) 9156-3020 ou 9820-9649. "Ajude-nos a ajudar as pessoas", diz o radialista.

Segundo o radialista até o momento já foram realizado mais de 200 campanhas atingindo todas as regiões de Apodi e cidades vizinhas, sendo que, todas elas, tem seu início na página pessoal do facebook de Wilson Oliveira.

[educação] Aluno do EJA, no Sítio Carnaúba Seca, realizam confraternização natalina


Os alunos Educação de Jovens e Adultos - EAJ, no Sítio Carnaúba Seca, zona rural de Apodi, realizaram a confraternização natalina na noite de ontem. A iniciativa foi dos próprios alunos que, juntamente com os professores, promoveram um churrasco no interior da escola municipal Luiz Neval Machado Barros.

Os participantes trocaram presentes e comemoraram o primeiro ano que em participam das aulas as quais não tiveram acesso quando ainda eram jovens.

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da educação básica destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental e no ensino médio.

O blog esteve presente prestigiando o evento e deseja um abraço especial a todos os que participaram da confraternização.

[segurança] Uso de armas não letais por policiais é prioridade no país a partir de ontem

Armas não letais, de menor potencial ofensivo, como gás lacrimogêneo, balas e cassetetes de borracha, spray de pimenta e arma de eletrochoque, também conhecida como taser, terão prioridade na ação policial em todo o país, desde que essa opção não coloque em risco a vida dos policiais . É o que determina a Lei 13.060/14 publicada na edição desta terça-feira (23) do Diário Oficial da União.

De acordo com o texto – de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), aprovado pelo plenário do Senado no fim de novembro – armas não letais têm baixa probabilidade de causar mortes ou lesões permanentes e são projetadas para conter, debilitar ou incapacitar pessoas temporariamente.

A lei proíbe o uso de armas de fogo nos casos de abordagem a pessoa desarmada em fuga ou contra veículo que desrespeite bloqueio policial, desde que o uso do armamento de menor poder ofensivo não coloque em risco a vida do agente de segurança ou de terceiros.

“Sempre que do uso da força praticada pelos agentes de segurança pública decorrerem ferimentos em pessoas, deverá ser assegurada a imediata prestação de assistência e socorro médico aos feridos, bem como a comunicação do ocorrido à família ou à pessoa por eles indicada”, diz um trecho da lei que entra em vigor ontem.

Debatida por nove anos no Congresso, no dia da aprovação vários parlamentares destacaram a importância da lei tendo em vista o crescimento da violência na ação policial que, todos os anos, resulta em grande número de mortes, especialmente de jovens. A expectativa é adequar o uso da força por parte do Poder Público para reduzir as ocorrências graves.

[cotidiano] Homem com maior pênis do mundo irá doar membro a museu

Apesar de o Guiness Book não registrar medidas de partes íntimas, o americano Jonah Falcon, de 45 anos, é considerado o homem com o maior pênis do mundo — 23 centímetros em estado relaxado e 34 em ereção —. Documentários já foram feitos sobre o membro do rapaz e ele, que já fez um filme pornográfico e se lançou até no mundo da música, decidiu imortalizar o órgão.

Jonah decidiu que, quando morrer, irá doar seu pênis ao Museu do Falo, localizado na Islândia. O convite foi feito pelo curador do museu, que fica em Reykjavik. Por sua vez, o americano se disse “lisonjeado” com o convite e acrescentou que seria “uma honra” ter sua “masculinidade em exposição”. Jonah ficou famoso após ser parado por seguranças em um aeroporto dos Estados Unidos, sob suspeita de que estivesse carregando uma arma na calça.

Fonte: OJH

[cotidiano] Graça Lago se diz “enojada e revoltada” com prêmio do Faustão a Bonner

Graça Lago, filha do ator Mário Lago, não gostou do vencedor do prêmio que leva o nome do seu pai no “Domingão do Faustão”, da Globo. Em seu perfil do Facebook, ela mostrou-se ‘enojada’ e ‘revoltada’ com a premiação.

“Meu pai, Mário Lago, merece respeito! Enojada e revoltada com a farsa que foi o Prêmio Mário Lago 2014. Com a audiência do Jornal Nacional despencando, o premiado foi o editor geral do panfleto global. E tome elogios ao jornalismo da globo, à ‘ética, lisura e imparcialidade’ do JN, à maneira ‘firme, mas respeitosa’ como Bonner conduziu as entrevistas com os presidenciáveis, ao serviço prestado pelo JN à moralização do país. E tome pau nas redes sociais ‘instrumentalizadas pelos partidos’ para atacar a Globo e seu jornalismo. Nojo. Lá no infinito, papai e mamãe devem ter ficado muito revoltados. E atenção, Rede Globo, não sou instrumentalizada por ninguém ou por nada. Sei pensar, refletir, fazer escolhas, opinar, me posicionar”, escreveu Graça.

O âncora do “Jornal Nacional” se emocionou e recebeu o troféu das mãos de Fernando Montenegro, vencedora do ano passado.

“Quando me falaram que era uma premiação eu estranhei porque achei que era um ‘Arquivo Confidencial’. E, mesmo já tendo participado de um antes, como a Fátima já passou por dois, pensei que poderia participar novamente. Nem em sonho eu imaginei que isso poderia acontecer. Muito obrigado, foi muito emocionante. Todos os talentos que receberam esse prêmio antes de mim e a Fernanda (Montenegro), especialmente, pelo que ela representa na dramaturgia internacional, e eu sou fã, tiete. Foi lindo também rever colegas que não vejo há anos e admiro imensamente”, disse Bonner.

Em seguida, foi exibida uma série de depoimentos de colegas e imagens com a rotina de produção do telejornal.

O “Troféu Mário Lago” teve sua primeira edição no ano de 2001, com o artista que deu nome ao prêmio, e, em seguida, foi entregue a artistas como Laura Cardoso, Paulo José, Glória Menezes, Tarcísio Meira, Tony Ramos, Lima Duarte, Glória Pires, Gilberto Gil, Antônio Fagundes, Hebe Camargo, Regina Duarte, Roberto Carlos e Fernanda Montenegro.

[política] Robinson se reúne com bancada de apoio na Assembléia Legislativa

O governador eleito e diplomado Robinson Faria almoçou nesta terça-feira, antevéspera do Natal, com o futuro vice-governador Fábio Dantas e com oito deputados eleitos ou reeleitos.

Participaram da confraternização os deputados eleitos Cristiane Dantas, Galeno Torquato, Disson Lisboa e Carlos Augusto Maia e os deputados reeleitos José Adécio, José Dias, Gustavo Carvalho e Fernando Mineiro. Os oito parlamentares integram o grupo que apoiou a chapa Robinson Faria-Fábio Dantas.

É com essa bancada que o futuro governador contará a partir de janeiro.

[economia] IFRN lança editais com mais de 1700 vagas para diversos cursos

Na manhã de hoje, 23 de dezembro, a Pró-Reitoria de Ensino do IFRN publicou três editais para seleção de alunos para o período letivo 2015.1. Estão sendo oferecidas vagas complementares ao Técnico Integrado, cursos Técnicos Subsequentes e ProEJA.

Os interessados em qualquer um dos cursos deverão se inscrever através do portal do candidato (http://processoseletivo.ifrn.edu.br). Para isso, devem se cadastrar antes de realizar a inscrição. Quem já possui cadastro no site precisa acessá-lo com a mesma senha cadastrada anteriormente e logo depois se inscrever.

As inscrições podem ser feitas de 12 a 26 de janeiro de 2015. As provas serão aplicadas no dia 22 de fevereiro.

Conheça cada edital:
São oferecidas 1.144 vagas para cursos Técnicos Subsequente na modalidade presencial, que é direcionado para estudantes portadores de certificado de conclusão do ensino médio ou de curso equivalente. Estão disponibilizadas vagas para os cursos: Agropecuária; Eventos; Manutenção e Suporte em Informática; Meio Ambiente; Edificações; Informática; Eletrotécnica; Mecânica; Geologia; Mineração; Segurança do Trabalho; Estradas; Petróleo e Gás; Guia de Turismo; Administração; Química; Rede de Computadores e Mecatrônica. Os cursos estão distribuídos em 11 campi do IFRN.

O mesmo edital oferece vagas para cursos Técnicos Subsequente na modalidade à Distância. São 160 vagas para os cursos Segurança do Trabalho (nos Campi Macau, Mossoró e Santa Cruz) e Informática para Internet (Campi Macau).

As vagas são direcionadas aos alunos que concluíram o Ensino Fundamental e que tenham, até o último dia de matrícula do Processo Seletivo, 18 anos completos. São 120 vagas distribuídas nos cursos: Agroecologia (Campi Ipanguaçu); Comércio (Campi Natal – Zona Norte) e Manutenção e Suporte em Informática (Campi Santa Cruz).

O Edital oferta 280 vagas extras ao Edital 23/2014, cujo processo seletivo já está em andamento. São ofertadas vagas para os cursos Técnicos Integrados dos campi Ceará-Mirim, Parelhas, Lajes e Canguaretama. Dentre os cursos com vagas abertas encontramos: Eletromecânica; Informática; Administração e Mineração. A grande novidade é o curso de Jogos Digitais, ofertado pela primeira vez pela Instituição, para o Campus Ceará-Mirim.

[política] Dilma anuncia mais ministros do seu segundo governo

A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem os nomes de mais ministros do seu segundo governo. Veja:

Agricultura: Kátia Abreu (PMDB-TO)
Senadora de Tocantins, Kátia Abreu, 52 anos, é presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). Ela foi a primeira mulher a assumir a presidência da entidade. Em 1998, foi eleita pelo antigo PFL primeira suplente na Câmara dos Deputados. Assumiu a cadeira por dois anos, tendo comandado a bancada ruralista na Casa. A aproximação com a presidente Dilma ocorreu nos primeiros meses do primeiro governo da petista.

Aviação Civil: Eliseu Padilha (PMDB-RS)
O ex-deputado federal Eliseu Padilha é um dos políticos mais próximos ao vice-presidente da República e presidente do PMDB, Michel Temer. Padilha foi ministro dos Transportes no governo Fernando Henrique Cardoso e tem histórico de confronto político com o PT no Rio Grande do Sul. Apesar de ter apoiado o PSDB nas campanhas presidenciais de 2002 e 2006, ele aderiu à base aliada da presidente Dilma Rousseff por orientação da cúpula do PMDB. Por conta do histórico de alinhamento ao PSDB, a indicação de seu nome enfrentou resistência no Planalto.

Cidades: Gilberto Kassab (PSD-SP)
O novo ministro Gilberto Kassab já foi opositor do governo do PT na época em que integrava o DEM. Kassab assumiu a prefeitura da cidade de São Paulo em 2006, quando José Serra deixou o cargo para disputar o governo paulista. Em 2008, foi eleito para mais um mandato. Em 2011, criou o PSD e se tornou um dos nomes mais influentes da política nacional. Ao deixar a legenda oposicionista, conseguiu enfraquecer a oposição – na época, o DEM perdeu 11 de seus então 46 deputados federais – e se aproximar do Palácio do Planalto. Atualmente, o PSD de Kassab tem 45 deputados federais, a quarta maior bancada da Câmara.

Ciência e Tecnologia: Aldo Rebelo (PCdoB-SP)
Ex-presidente da Câmara dos Deputados, o alagoano Aldo Rebelo, 55 anos, será deslocado para o Ministério de Ciência e Tecnologia a partir de 2015. Ele estava no comando do Ministério dos Esportes há quatro anos. No período em que esteve à frente da pasta, coordenou as obras públicas federais da Copa do Mundo e os preparativos para a Olimpíada de 2016, que será sediada no Rio. Entre 2004 e 2005, durante o governo Lula, Aldo chefiou a Secretaria de Relações Institucionais.

Controladoria Geral da União (CGU): Valdir Simão (sem partido)
Escolhido pela presidente Dilma Rousseff para substituir Jorge Hage no comando da CGU, Valdir Simão é auditor de carreira da Receita Federal, mas nos últimos anos ocupou posições estratégicas em ministérios, secretarias e na Previdência Social. Conhecido por ser um “gestor eficiente”, ele ocupa hoje o cargo de secretário-executivo da Casa Civil.

Defesa: Jaques Wagner (PT-BA)
Governador da Bahia desde 2007, Jaques Wagner foi um dos principais coordenadores da campanha de Dilma Rousseff à reeleição. Um dos fundadores do PT, o político foi ministro do Trabalho no governo do ex-presidente Lula. Em 2005, no momento mais delicado do governo do ex-presidente – quando se revelou o esquema do mensalão – assumiu a Secretaria de Relações Institucionais (SRI). É tido como um político “conciliador” pelo Planalto.

Educação: Cid Gomes (PROS-CE)
Filho de prefeito, irmão de um ex-ministro de Estado e de um deputado estadual, Cid Gomes é governador do Ceará desde 2007. Sobral, a cidade natal de Cid, inspirou programas nacionais de educação. O Programa de Alfabetização na Idade Certa, desenvolvida inicialmente em Sobral, foi a base para a criação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, do Governo Federal. O programa foi criado quando Cid era prefeito de Sobral e executada a partir de 2007.

Esportes: George Hilton (PRB-MG)
Líder do PRB na Câmara, George Hilton, 43 anos, é deputado federal desde 2007. Antes de ingressar no PRB, ele já foi filiado ao PP e ao antigo PL (atual PR). Radialista e teólogo, Hilton também foi atuou como deputado estadual em Minas Gerais.

Igualdade Racial: Nilma Lino Gomes (sem partido)
Sem filiação partidária, a futura ministra é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela UFMG, Nilma tem doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado, em Sociologia, pela Universidade de Coimbra (Portugal). Ela fará parte da cota pessoal de Dilma no primeiro escalão. Em 2013, Nilma se tornou a primeira mulher negra a assumir a direção de uma universidade federal, quando foi empossada reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Minas e Energia: Eduardo Braga (PMDB-AM)
Líder do governo no Senado, Eduardo Braga governou o Amazonas entre 2003 e 2010, ano em que renunciou para concorrer a uma vaga no Senado. Nas eleições deste ano, tentou eleger-se novamente ao governo do Amazonas, mas foi derrotado por José Melo (PROS). Como líder do governo, foi um dos articuladores políticos do novo Código Florestal no Congresso. Em sua trajetória política, também foi vereador, deputado estadual, deputado federal, vice-prefeito e prefeito de Manaus.

Pesca: Helder Barbalho (PMDB-PA)

Portos: Edinho Araújo (PMDB-SP)
Ex-prefeito de São José do Rio Preto (SP) e de Santa Fé do Sul (SP), Edinho Araújo foi filiado à Arena – partido que apoiou o regime militar – e ao PPS antes de ingressar no PMDB. Em 2014, ele se elegeou para seu quarto mandato na Câmara dos Deputados. No Legislativo, Araújo relatou o projeto de lei que criou a Comissão Nacional da Verdade.

Turismo: Vinicius Lajes (PMDB-AL)

[economia] DETRAN/RN divulga calendário de licenciamento 2015

carro TN
O DETRAN/RN divulgou, no Diário Oficial do Estado (DOE), o calendário 2015 das taxas de licenciamento de veículos. O valor do imposto não sofreu reajuste, permanecendo R$ 60, independente do ano ou categoria do enquadramento do transporte. A medida foi disciplinada através da Portaria 2.836/14 e separa os períodos de pagamento pelo final da placa. A tabela indica que o primeiro grupo será o dos veículos com finais de placa 1 e 2, que deverão realizar a quitação da taxa até os dias 19 e 20 de fevereiro, respectivamente. O calendário tem seu término no mês de julho, no caso dos carros com final de placa zero. A Coordenadoria de Registro do DETRAN/RN enfatiza que a validade dos documentos 2014 começa a se vencer no mês de setembro.

Os contribuintes começam a receber no mês de janeiro, através de uma única correspondência, os boletos relativos ao licenciamento, IPVA e seguro obrigatório. Os boletos também vão estar disponíveis na internet, bastando que o usuário acesse o site do Detran e informe a placa e o número do RENAVAM do veículo.  Já os correntistas do Banco do Brasil podem efetivar o pagamento diretamente no caixa eletrônico, sem precisar do boleto bancário. A taxa de licenciamento é o único tributo referente aos veículos cuja arrecadação é de responsabilidade do DETRAN/RN, e os valores arrecadados são utilizados na manutenção física das instalações do Órgão e nas ações empreendidas pela Instituição. Atualmente há 1.038.887 veículos registrados no estado.

ALGARISMO FINAL DA PLACA
RENOVAÇÃO DO LICENCIAMENTO ANUAL DE VEÍCULOS

VENCIMENTO DA TAXA DE LICENCIAMENTOVALIDADE DO CRLV 2014

119/FEVAté setembro
220/FEVAté setembro
310/MARAté outubro
411/MARAté outubro
513/ABRAté outubro
614/ABRAté novembro
706/MAIAté novembro
807/MAIAté novembro
912/JUNAté dezembro
010/JULAté dezembro

[política] Família de Eduardo Campos ganhará pensão

A partir de agosto de 2015, a viúva do ex-governador Eduardo Campos, Renata Campos, e três dos quatro filhos do casal (Pedro, José e Miguel, que têm menos de 21 anos) vão receber pensões da Câmara dos Deputados. A decisão, publicada na edição da última segunda-feira do Diário Oficial da União (DOU), estima que Renata receba, de forma vitalícia, o equivalente a 50% dos proventos a que Campos teria direito. Já os filhos devem receber o equivalente a 10% cada, a título de pensão temporária.

A publicação no DOU não deixa claro qual será o valor exato a ser recebido pela esposa e filhos do ex-governador, mas se o benefício for calculado em cima do reajuste aprovado recentemente, que eleva o salário dos deputados federais para R$ 33,7 mil, Renata deve receber R$ 16,8 mil mensais. Já os filhos receberiam R$ 3,3 mil, cada um.

[publicidade] Mensagem de Natal das Casas Potiguar