logo

sábado, 3 de janeiro de 2015

[educação] Resultado do Enem sairá entre 12 e 16 de janeiro, diz assessoria de Cid

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado entre os dias 12 e 16 de janeiro, conforme informou neste sábado (3) ao G1 a assessoria do novo ministro da Educação, Cid Gomes. As provas foram aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro de 2014 e o anúncio das notas estava previsto para o início de janeiro, mas não havia uma data definida.

O exame, que serve como critério de seleção para várias universidades do país, foi feito por 6,2 milhões de candidatos. O número é 24% mais alto que em 2013, quando 5 milhões de pessoas compareceram para fazer as provas.

Ainda de acordo com a assessoria do novo ministro da Educação, será aberto entre os dias 19 e 23 de janeiro o cadastro para participar da primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Sisu é um processo seletivo que usa as notas do Enem para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. Para participar, é preciso ter feito o Enem em 2014 e obtido nota acima de zero na redação.

[segurança] Região metropolitana terá 300 policiais militares patrulhando as ruas

Tribuna do Norte – Novo comando geral da PolĂ­cia Militar do Rio Grande do Norte começou a efetuar mudanças no patrulhamento da RegiĂŁo Metropolitana de Natal. As medidas de segurança começaram pelos bairros do Alecrim e Cidade Alta que receberam diversos homens para fazer o Policiamento Preventivo Ostensivo (PPO). A partir de hoje, cerca de 300 policias estarĂŁo reforçando a segurança em toda a grande Natal.

A secretária de Segurança PĂşblica, delegada Kalina Leite, destaca a necessidade da volta de policiamento nas ruas, como uma das primeiras medidas a serem adotadas neste novo governo. O novo comandante geral da PM, Coronel Ă‚ngelo Mário de Azevedo Dantas, discutiu a medida ontem, em sua primeira reuniĂŁo com os principais subcomandantes da corporação. A reuniĂŁo aconteceu de portas fechadas, mas o comandante explicou que o objetivo foi planejar as ações da PM no novo governo. “Essa reuniĂŁo foi para planejar uma dinamização do policiamento ordinário, policiamento que já existe. Estamos tentando se fazer presente em todos os pontos da RegiĂŁo Metropolitana de Natal (RMN) com policiamento motorizado e a pĂ©”, explicou.

Como primeira medida para garantir o policiamento preventivo ostensivo, o Coronel Ă‚ngelo explicou que serĂŁo colocados 300 policiais, pagos com diárias operacionais, para garantir a segurança nas principais ruas da Grande Natal. “SerĂŁo mais ou menos 300 policias diariamente fazendo esse policiamento preventivo em toda a RMN. Começamos com policiais cobrindo os principais pontos comerciais como Alecrim e Cidade Alta e alguns pontos de Tirol e PetrĂłpolis que estavam há muito tempo sem policiamento”, destacou. O policiamento está sendo feito em pontos estratĂ©gicos dos bairros.

[segurança] Secretário de Turismo do RN é autuado por dirigir na beira da praia

O secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, foi autuado pela Polícia Militar neste sábado (3) por dirigir na beira da praia de Barra de Maxaranguape, uma área proibida para o tráfego de veículos. Ele também foi autuado por estar sem a carteira de habilitação. A Operação Orla Segura autuou outras 30 pessoas por dirigirem na orla das praias. Uma pessoa ainda foi autuada por embriaguez e teve a CNH recolhida.

Até o início da tarde deste sábado foram fiscalizadas as praias de Jacumã, Pitangui, Porto-Mirim, Barra de Maxaranguape, Muriú e Zumbi. Quatro equipes da PM e Detran, coordenadas pelo tenente Styvenson Valentim, atuaram na operação.

A Operação Orla Segura tem como objetivo dar segurança a banhistas e coibir embriaguez ao volante, começou em dezembro e segue até o carnaval.

Fonte: G1RN

[política] 2015, o ano de mais mudanças no secretariado apodiense

2015 será o ano de novas mudanças no secretariado apodiense, revela fontes fidedignas do governo. Segundo informações a insatisfação continua no governo Flaviano, motivo pelo qual fará com que alguns secretários deixem as funções.

Ainda segundo informações é previsto que haja muitas mudanças devido a ocupação de alguns cargos no governo de Robinson Faria, sendo elas a Dired, hospital e outros.

Outras fontes também revelaram ao blog que pode existir uma possível insatisfação no governo Flaviano com as escolhas da cúpula para ocupar alguns cargos a níveis estaduais, ou seja, todos querendo o espaço.

Ainda sobre as mudanças é possível perceber que os vereadores Junior Carlos (PSB) e Soneth Ferreira (PDT), ambos da situação, não acompanharam o prefeito Flaviano na posse do governador Robinson.

Por fim, 2016 é ano eleitoral e a campanha já começou com as "mudanças" que virão este ano.

[economia] Conheça as novas regras para seguro-desemprego, auxílio-doença e pensão por morte

O governo federal publicou na noite desta terça-feira, em edição extraordinária do Diário Oficial da União, as medidas provisórias (MPs) 664 e 665, que alteram as regras da concessão de benefícios previdenciários e trabalhistas, entre eles a concessão do seguro-desemprego.
Anunciadas na segunda-feira pelo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, as medidas alteram regras do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e da PrevidĂŞncia Social, aumentando o rigor para a concessĂŁo do abono salarial, do seguro-desemprego, do seguro-defeso dos pescadores artesanais, a pensĂŁo por morte e o auxĂ­lio-doença. Segundo o governo, as mudanças vĂŁo acarretar uma economia de R$ 18 bilhões ao ano a partir de 2015.
Técnicos dos ministérios da Fazenda, da Previdência Social, do Trabalho e Emprego e do Planejamento detalharam, nesta terça-feira, as alterações. Entre as principais estão as que determinam novas regras para a concessão do abono salarial e do seguro-desemprego, que começam a valer em 60 dias.
Confira o que mudará com as medidas provisórias:
— Seguro-desemprego
Atualmente, o trabalhador pode solicitar o seguro-desemprego após trabalhar seis meses. Com as novas regras, ele terá que comprovar vínculo com o empregador por pelo menos 18 meses na primeira vez em que requerer o benefício. Na segunda solicitação, o período de carência será 12 meses. A partir do terceiro pedido, a carência voltará a ser seis meses.
De acordo com o diretor de Programas da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, Manoel Pires, também haverá alteração no pagamento das parcelas. Pela regra atual, o trabalhador recebe três parcelas se tiver trabalhado entre seis e 11 meses. Para receber quatro, ele tem que ter trabalhado entre 12 e 23 meses e para receber cinco parcelas tem que ter trabalhado pelo menos 24 meses.
— Agora na primeira solicitação ele vai receber quatro parcelas se tiver trabalhado entre 18 e 23 meses e vai receber cinco parcelas se tiver trabalhado a partir de 24 meses. Na segunda solicitação, o trabalhador vai fazer jus a quatro parcelas se ele tiver trabalhado entre 12 e 23 meses e cinco parcelas a partir de 24 meses. Na terceira, nada muda, vale a regra anterior — explicou Pires.
O governo também vai aumentar a carência do tempo de carteira assinada do trabalhador que tem direito a receber o abono salarial. Antes, quem trabalhava somente um mês e recebia até dois salários mínimos tinha acesso ao benefício. Agora, o tempo será de, no mínimo, seis meses ininterruptos. Outra mudança será o pagamento proporcional ao tempo trabalhado, do mesmo modo que ocorre atualmente com o décimo terceiro salário, já que, pela regra atual, o benefício era pago igualmente para os trabalhadores, independentemente do tempo trabalhado.
As regras introduzidas agora terĂŁo impacto maior a partir de 2016. Para o trabalhador que adquiriu o direito por ter trabalhado em 2014, vale a regra atual.
— As regras novas para o abono terĂŁo impacto financeiro, em sua maioria, em 2016, em função desses trabalhadores terem adquirido o direito em 2015 — disse Pires.
— Seguro-desemprego do pescador artesanal
Também serão alteradas as regras para a concessão do seguro-desemprego do pescador artesanal, conhecido como seguro-defeso. Agora o governo vai impedir o acúmulo de benefícios assistenciais e previdenciários com o seguro. O benefício de um salário mínimo é pago aos pescadores que exercem a atividade de forma exclusiva durante o período em que a pesca é proibida, visando à reprodução dos peixes.
Segundo a medida, para receber o benefício haverá uma carência de três anos a partir da obtenção do registro de pescador. Hoje a carência é um ano. O beneficiário também terá que ter contribuído pelo período mínimo de um ano para a Previdência Social.
Além disso, a concessão do benefício não será extensível às atividades de apoio à pesca e nem aos familiares do pescador profissional que não satisfaçam os requisitos e as condições estabelecidos na MP. O pescador profissional artesanal também não fará jus a mais de um benefício de seguro-desemprego no mesmo ano decorrente de defesos relativos a espécies distintas. As medidas começam a valer em 90 dias.
— PensĂŁo por morte
Além das medidas trabalhistas, as MPs também alteram as regras para a concessão de pensão por morte, com o estabelecimento de uma regra de carência mínimo de dois anos de casamento ou união estável para que o conjuge receba a pensão. A exceção é para os casos em que o óbito do trabalhador ocorrer em função de acidente de trabalho, depois do casamento ou para o caso de cônjuge incapaz.
A nova regra de cálculo do benefício também estipula a redução do atual patamar de 100% do salário de benefício para 50% mais 10% por dependente. Não terá direito à pensão o condenado pela prática de crime doloso que tenha resultado na morte do segurado. As novas regras começam a valer em 60 dias.
— AuxĂ­lio-doença
O auxílio-doença também sofrerá alteração. O teto do benefício será a média das últimas 12 contribuições e o prazo de afastamento a ser pago pelo empregador será estendido de 15 para 30 dias, antes que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passe a arcar com o auxílio-doença.
— PerĂ­cias mĂ©dicas
Também haverá mudanças nas perícias médicas. A MP estabelece a possibilidade do governo fazer parcerias com empresas para que elas façam a avaliação médica dos empregados para a concessão do benefício, que deverá ser homologada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As regras para as parcerias ainda serão publicadas em decreto.

[política] Vereador de Janduís morre no dia da posse como presidente da Câmara

O vereador de Janduís, Francisco Fábio Dantas de Oliveira, morreu no dia da posse como presidente da Câmara. Ele teve um problema de saúde precisou ser internado e não resistiu a uma parada cardíaca e morreu no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.

Fábio Dantas era natural de Campo Grande e tinha 44 anos. Ele se sentiu mal ontem, dando entrada no HRTM com algumas dores abdominais. Diabético, o vereador acabou tendo uma parada cardíaca no hospital e faleceu nesta sexta-feira.

Fábio Dantas era filiado ao Partido Social Democrático (PSD) e assumiria a presidência da Câmara de Janduís para o biênio 2015-2016, em substituição a Eduardo Tomé.

[segurança] Quadrilha faz PM refém e assalta lotérica no interior do RN

Uma quadrilha fez um policial militar refém e assalta uma lotérica na tarde desta sexta-feira (2) no município São Bento do Norte, na região Central do Rio Grande do Norte. O PM foi liberado na cidade de Pedra Grande, segundo informou o major Josemário Xavier, comandante da Polícia Militar na região.

De acordo com o major, cinco suspeitos roubaram uma caminhonete no município de Touros, no litoral Norte, e usaram o veículo para o crime. "Foram até o Destacamento da PM na cidade e pegaram o único policial militar que estava de plantão. Estavam armados com fuzis. Em seguida os cinco assaltaram a lotérica e o comércio", relata.

Depois de soltar o PM em Pedra Grande, os criminosos fugiram por estradas carroçáveis nas proximidades do município de São Miguel do Gostoso. O Batalhão de Choque e o Grupo Tático realizaram um cerco na região, mas não localizaram nenhum dos suspeitos.

Fonte: G1

[economia] Ganhador da Mega da Virada de cidadezinha de MT se esconde e gera fofocas

Lotérica em Santa Rita do Trivelato (MT) onde foi feito um dos bilhetes vencedores da Mega da Virada de 2014
A rotina da pequena cidade de Santa Rita do Trivelato (a 327 km de Cuiabá), em Mato Grosso, mudou desde que foi anunciado que um dos ganhadores do prĂŞmio da Mega da Virada Ă© proveniente do municĂ­pio, cuja principal atividade econĂ´mica Ă© a agricultura. Com 2.491 habitantes, seus moradores especulam nomes. Eles dizem que “há muita fofoca” e desconfiam de vizinhos que sumiram. O nome do ganhador ainda nĂŁo foi divulgado.

A dona da Ăşnica lotĂ©rica do municĂ­pio, Cristiane Baches, onde foi feita a aposta premiada, disse que o ganhador Ă© morador da cidade e que já procurou a lotĂ©rica. Mas afirmou nĂŁo poder revelar seu nome. “A pessoa Ă© muito reservada e eu nĂŁo estou autorizada a dizer quem Ă©. Tem muita gente aqui me perguntando isso. Nem abri a lotĂ©rica hoje porque a especulação está muito grande.”

Duas apostas de São Paulo, uma do Distrito Federal e outra de Santa Rita do Trivelato acertaram na quarta-feira (31) os seis números do concurso 1.665 e dividirão o prêmio de R$ 263.295.552,66, o maior da história das loterias do Brasil. Cada bilhete receberá R$ 65.823.888,16.

A comerciante Tatiane Cristina Batistella, 38, que mora na cidade, disse que há muitos nomes na lista de possíveis ganhadores, mas que a chance de descobrir quem é deve ocorrer somente na semana que vem, quando a maioria dos moradores volta à cidade após as festas de fim de ano.

[política] Secretários estaduais são empossados pelo governador Robinson Faria

O governador do estado do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, empossou no final da manhã desta sexta-feira (2) os secretários de Estado da Administração Direta e Indireta. A solenidade ocorreu na Escola de Governo, no Centro Administrativo, e teve a presença do vice-governador, Fábio Dantas, de deputados estaduais, representantes potiguares dos poderes, do presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, Fábio Nogueira, e de prefeitos de cidades do Rio Grande do Norte.

Robinson Faria reafirmou o discurso de posse garantindo que a escolha dos secretários das pastas obedeceram a uma escolha tĂ©cnica, sem levar em consideração o interesse de grupos polĂ­ticos. “O povo do Rio Grande do Norte confiou ao nosso governo a missĂŁo de comandar o estado, por isso optamos por uma escolha tĂ©cnica, por enxergar que a Ăşnica forma de gerenciar o RN era manter esse perfil dos secretários, que a partir de agora terĂŁo de montar suas equipes e iniciar o trabalho imediatamente. As dificuldades nĂŁo podem ser desculpa para a falta de ação”, declarou.

“Queremos o diálogo permanente e a transparĂŞncia em todos os atos do nosso Governo. Queremos dos secretários que eles possam ver e interpretar a vontade do povo, manter essa proximidade para dar respostas aos cidadĂŁos que confiaram nas nossas propostas e iniciaram no RN uma nova fase, quebrando as correntes dos velhos grupos. Com as ações deles, esperamos que o RN volte a ser um estado lĂ­der, com capacidade de investimento, de realizar obras e que nĂŁo viva a reboque do Governo Federal”, encerrou.

Foram empossados para a administração direta:
-Secretaria de Esporte – George Câmara;
-Secretaria da Juventude – Maria Divaneide BasĂ­lio; 
-Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio Ă  Reforma Agrária – Raimundo da Costa Sobrinho; 
-Secretaria das Mulheres – Maria Teresa Freire da Costa; 
-Secretário Adjunto de Desenvolvimento EconĂ´mico respondendo interinamente – Orlando Gadelha Simas Neto; 
-Secretaria Estadual de Tributação – AndrĂ© Horta Melo; 
-Secretaria Estadual de Planejamento e das Finanças – Gustavo MaurĂ­cio Filgueiras Nogueira, que responderá interinamente tambĂ©m pela Secretaria de Estado da -Administração e dos Recursos Humanos;
-Secretaria Estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Haroldo Abuana OsĂłrio;
-Secretaria Estadual de SaĂşde – JosĂ© Ricardo Lagreca; 
-Secretaria Estadual de Comunicação – GeĂłrgia Nery;
-Secretaria Extraordinária de Articulação PolĂ­tica– Hudson Pereira de Brito;
-Secretaria Estadual de Turismo – Ruy Pereira Gaspar;
-Secretaria Estadual de Segurança PĂşblica e Defesa Social – Kalina Leite Gonçalves;
-Secretaria Estadual de Trabalho e AssistĂŞncia Social – Julianne Dantas Faria;
-Secretaria Estadual de Educação – Francisco das Chagas Fernandes;
-Secretaria Estadual de Infraestrutura – Jáder Torres;
-Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos HĂ­dricos – JosĂ© Mairton França;
-Gabinete Civil – Tatiana Mendes Cunha;
-Procuradoria Geral do Estado do RN (PGE) – Francisco Wilkie;
-Consultor Geral do Estado – Eduardo Nobre.

Para a administração indireta, tomaram posse:
-Comandante Geral da PolĂ­cia Militar – Coronel Ă‚ngelo Mário de Azevedo Dantas;
-Delegacia Geral da PolĂ­cia Civil – EstĂŞnio Pimentel;
-Comandante Geral do Corpo de Bombeiros –  Coronel BM Otto Ricardo Saraiva de Souza;
-Procon – Cyrus Benavides;
-IDEMA -Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente – Rondinelle Silva Oliveira;
-Emater – Instituto de AssistĂŞncia TĂ©cnica e ExtensĂŁo Rural – Cesar Oliveira;
-Departamento Estadual de Imprensa – Paulo AraĂşjo;
-Fundação JosĂ© Augusto – Rodrigo CĂ©sar Souza de Macedo (Rodrigo Bico);
-Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) – Ney Lopes JĂşnior;
-Datanorte – Rildo Tarquineo de Albuquerque;
-PresidĂŞncia da Caern – Marcelo Saldanha Toscano;
-Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte S/A (CEASA) – Theodorico Bezerra;
-Instituto TĂ©cnico-CientĂ­fico de PolĂ­cia – Odair de Souza GlĂłria JĂşnior;
-Instituto de PrevidĂŞncia dos Servidores Estaduais (Ipern) – JosĂ© MarlĂşcio;
-Departamento Estadual de Trânsito – JosĂ© Marcos Freire;
-Diretor Presidente da Potigás – Carlos Alberto Santos;
-Junta Comercial do RN – Sâmya Aby Faraj;

[polĂ­tica] Governador nomeia equipe de gabinete hoje (03)

O Diário Oficial do Estado, edição de hoje (03), traz a nomeação de uma parte da equipe que vai compor o gabinete do governador Robinson Faria (PSD). Confira abaixo:

Lumena Augusta de Almeida Bulhões: chefe de gabinete
Luciano Oliveira de Faria: coordenador de informática
Ana Cláudia Bulhões Porpino de Macedo: subsecretária do Gabinete Civil
Marlene Irene de Araújo Vilaça: para exercer o cargo de provimento em comissão de Coordenador, do Gabinete Civil do Governador do Estado.
Otávia de Medeiros Faria Varela: coordenadora Financeira
Rafael Pithon Dantas: secretário particular do governador
Major PM João Carlos Assunção Pereira de Oliveira: coordenador de segurança
JoĂŁo Maria Dutra de Oliveira: assessor especial
JosĂ© Alves Terceiro Neto: assessor especial
Alice Cachina França Barros: coordenador administrativo

[cotidiano] O ano de 2015 terá 10 feriados em dias da semana no Brasil

Já está cansado da parada no inĂ­cio do ano? Pois o calendário em 2015 está recheado de feriados nacionais, que devem tornar a semana de trabalho mais curta para grande parte dos brasileiros. Ao todo, serĂŁo 10 datas festivas que vĂŁo cair no meio da semana.  O primeiro dia do ano coincide com uma quinta-feira, abrindo a temporada dos feriadões.  O 17 de fevereiro,  terça-feira de Carnaval, nĂŁo tem novidades quanto ao dia da semana, nem a Sexta-feira da PaixĂŁo, em 3 de abril.

Já o feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril, ocorre em uma terça-feira. Em 1Âş de maio, Dia do Trabalho, a folga vem em uma sexta-feira. Na sequĂŞncia, Corpus Christi, 4 de junho, cai em uma quinta-feira.  Os prĂłximos trĂŞs feriados nacionais acontecem em segundas-feiras: IndependĂŞncia do Brasil (7de setembro), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro).  No final do calendário dos feriados prolongados está o Natal, já que o dia 25 de dezembro de 2015 será uma sexta-feira.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

[polĂ­tica] Robinson diz que nĂŁo quer a sua equipe de "sapato alto"

Terminou a solenidade de posse do secretariado do governo, sem que o governador Robinson Faria anunciasse os nomes dos titulares da Controladoria, da Justiça e da Administração.
Para a Administração, o titular do Planejamento, Gustavo Nogueira, responderá interinamente, acumulando com a pasta das finanças, enquanto outro nome não é anunciado.
No discurso de boas vindas à sua equipe, o governador Robinson Faria pediu para que os auxiliares se adaptem ao uso de sandálias havaianas.
"Não quero ninguém de sapato alto".
Declaração em alto e bom som que deverá servir para todos que cercam o governador.

Fonte: TG

[polĂ­tica] Robinson abre mĂŁo da residĂŞncia oficial e das mordomias do cargo de governador

O governador Robinson Faria será o primeiro governante do Rio Grande do Norte, depois de Geraldo Melo, a abrir mĂŁo da residĂŞncia oficial. O anĂşncio foi feito em seu discurso de posse, em que destacou a decisĂŁo de fazer um governo inovador. “NĂŁo apenas nas medidas administrativas, mas nas atitudes do prĂłprio governador. Renunciarei Ă  casa do governo. Numa demonstração de que o governador pode morar na sua prĂłpria casa e abrir mĂŁo das mordomias”, enfatizou o novo governador antes mesmo de receber o cargo das mĂŁos da antecessora, Rosalba Ciarlini.

No ano passado, a Assembleia aprovou projeto de autoria do deputado Kelps Lima que estabeleceu mudanças significativas na publicidade governamental, exigindo que o brasão do Estado passe a ser a marca do governo. Mas outro projeto do deputado, que extinguia a residência oficial do governo, foi recusado pelos pelos parlamentares.

Na manhĂŁ de hoje, primeiro dia de trabalho e do novo governo, Robinson Faria chegou  ao prĂ©dio da Governadoria acompanhado dos secretários, passou a topa em revista e subiu a rampa na companhia dos auxiliares, amigos e populares que foram assistir e acompanhar a tradicional subida da rampa.

Dentro da governadoria, o governador fez questão de visitar as salas, cumprimentar os servidores e posar para fotos, antes de se dirigir para o seu primeiro compromisso oficial: dar posse à equipe de secretários.

[saúde] Cientistas descobrem substância que pode apagar as memórias ruins

A curcumina, um composto encontrado no açafrão, que pode ter efeitos protetores contra as doenças neurodegenerativas, poderá um dia ajudar as pessoas com transtorno de estresse pós-traumático a esquecerem as lembranças ruins.

O estudo feito por pesquisadores da Hunter College e do Centro de Pós-Graduação da Universidade de Nova York alimentou ratos com ração normal e outra enriquecida com curcumina. Submetidos a testes que envolviam medos, como sons angustiantes e pancadas no chão, os cientistas passaram a analisar o cérebro dos animais para ver se existiu modificação a partir da ingestão do elemento.

Eles descobriram que os ratos que comiam alimentos com a curcumina demoravam mais tempo para resgatar a memória do medo, sugerindo que o composto teve um papel positivo em atenuar as más lembranças.

— A curcumina, efetivamente, impediu a reconsolidação da memĂłria do medo, e o efeito foi de longa duração — afirmou Glenn Schafe, coautora do estudo e professora do departamento de psicologia da Hunter College.

Não se pode concluir que os efeitos ocorridos em ratos também façam efeito em humanos mas a pesquisa permite novos levantamentos para que isto possa ser comprovado ou não.

Fonte: O Globo

[polĂ­tica] Robinson Faria Ă© empossado no RN e diz que rompeu ciclo de duas famĂ­lias no governo

Reeleito no segundo turno das eleições, Robinson Mesquita de Faria, do PSD, foi empossado governador do Rio Grande do Norte no fim da tarde desta quinta-feira em Natal. Faria, então vice-governador, chefiará o Executivo potiguar pelos próximos quatro anos tendo como vice Fábio Dantas, do PC do B, que cumpria mandato como deputado estadual. Robinson e Fábio derrotaram o então presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, do PMDB.

A Sessão de Posse, conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa potiguar, deputado Ricardo Motta, do PROS, foi acompanhada por aproximadamente 3,5 mil convidados num dos pavilhões do Centro de Convenções de Natal, para onde foi transferida, através de ato administrativo, a Sede do Poder Legislativo Estadual.

O ato foi acompanhado por 18 deputados estaduais que ainda cumprem mandato, além de deputados federais pelo Rio Grande do Norte, prefeitos, secretários que integram a nova equipe de governo, membros do Judiciário e Tribunais de Contas, representantes das Forças Armadas, Igrejas, correligionários e eleitores. A senadora eleita Fátima Bezerra, do PT, que compôs a mesma chapa que Robinson Faria, também acompanhou a cerimônia.

Os deputados estaduais que compõem a 60º Legislatura da Assembleia potiguar acompanharam a leitura do Termo de Posse proferida pelo presidente da Casa Legislativa, Ricardo Motta. Os legisladores eleitos foram convidados à cerimônia, mas só serão empossados no próximo dia 1º de fevereiro, conforme disposto na Constituição Federal. O governador empossado, Robinson Faria, e o vice, Fábio Dantas, fizeram a leitura do Termo de Compromisso pela assunção aos respectivos cargos.

No discurso, Robinson Faria declarou que rompeu o governo dos mandatários, em alusĂŁo Ă s famĂ­lias Alves e Maia, que revezavam a chefia do Executivo Estadual. O governador empossado destacou irá realizar um governo de transformação, no qual os Ăşltimos serĂŁo os mais beneficiados com a geração de emprego e melhoria a eficiĂŞncia da máquina pĂşblica. “A motivação me obriga a cumprir o que disse em campanha, que Ă© ser o melhor governador do RN”, assegurou. Faria destacou como tripĂ© básico de sua gestĂŁo a SaĂşde, Educação e Segurança e que Ă© preciso tirar o Rio Grande do Norte “deste estado letárgico de desenvolvimento”.

HERANÇA

Robinson Faria recebeu a chefia do Executivo Estadual das mãos de Rosalba Ciarlini, do DEM, que volta a cumprir mandato como Senadora da República. Ciarlini, que não teve legenda concedida pelo partido para candidatar-se à reeleição em 2014, encerrou o mandato com um dos maiores índices de rejeição da história política potiguar.

aria terá como principal desafio a reordenação das finanças do Estado. O pagamento em dia do funcionalismo público, além da quitação dos débitos com fornecedores cuja monta devida supera os R$ 40 milhões, segundo levantamento da Associação Comercial e Empresarial do Estado, são problemas que deverão ser solucionados a curto prazo. Além disso, o governador empossado deverá proceder com a convocação de 824 aprovados em concurso público para soldados da Polícia Militar e ampliar a captação de empresas para instalação no estado.

AtĂ© hoje, Robinson Faria e o vice, Fábio Dantas, contam com o apoio oficial de oito deputados estaduais na Assembleia Legislativa. O presidente da Casa, que deverá concorrer Ă  reeleição, o deputado Ricardo Motta, destacou que dará todo apoio que for necessário aos empossados. “Faremos um estado mais justo e governado com humanidade”, frisou.

Após a Sessão de Posse, o governador e o vice foram para o Palácio da Cultura, antigo Palácio de Governo, no Centro Histórico de Natal, onde participaram da cerimônia de transição de cargos com a presença da então governadora, Rosalba Ciarlini. O evento foi precedido por um show com os cantores de forró Amazan, Alcimar Monteiro e Luan Estilizado.

Fonte: O Globo

[economia] Em Portugal, ônibus e táxis se transformam em roteadores Wi-Fi

Na cidade de Porto, em Portugal, ônibus e táxis ganharam uma funcionalidade a mais e passaram a ser também roteadores de Wi-Fi. A tecnologia foi implementada pela startup Veniam.

Segundo o Mashable, mais de 600 veículos receberam a novidade, e agora, além de oferecer internet, também poderão coletar dados para ajudar a melhorar a cidade.

Por meio de sensores, é possível detectar estradas com buracos e colisões ou ainda, lixeiras que precisam ser esvaziadas. Neste último caso, as lixeiras também possuem sensores para se conectarem com os ônibus e táxis.

A tecnologia beneficia cerca de 70 mil pessoas mensalmente e já aumentou entre 50% a 80% no tráfego de usuários. A Veniam espera expandir o serviço para mais cidades em Portugal em breve.

[política] Fim de marca e slogan de governo começa a valer a partir de hoje do Rio Grande do Norte

O primeiro dia útil de 2015 traz uma novidade jurídica para o Rio Grande do Norte. Começa a valer, a partir de hoje, na prática, a nova lei do deputado Kelps Lima que pôs fim à criação marcas e slogans próprios de Governos.

Qualquer que seja a gestĂŁo, de agora em diante, seus gestores sĂł poderĂŁo usar o brasĂŁo do Estado e a frase “Governo do Estado do Rio Grande do Norte” em suas peças publicitárias.

A lei foi aprovada em 2014, com validade começando em 2015. E inclui também a vedação de fotografia de governante em repartição pública.

“O objetivo dessa lei Ă© resgatar a importância dos sĂ­mbolos do Rio Grande do Norte e impor Ă  classe polĂ­tica uma agenda mais impessoal no trato com a coisa pĂşblica.”, explica o deputado Kelps Lima.

[segurança] Número de homicídios em Apodi no ano de 2014 caíram pela metade em relação a 2013

O município de Apodi registrou uma queda acentuada no número de crimes de homicídios durante o ano de 2014, quando comparado com o ano anterior. O fato surpreendeu até o especialista em segurança pública Ivenio Hermes, ele disse que o município está registrando o contrário do que é visto diariamente em todo o Estado.

Em 2014, a PolĂ­cia Militar registrou setes crimes violentos letais e intencionais em Apodi, metade do que foi registrado em 2013, considerado o ano mais violento da histĂłria do municĂ­pio.

De acordo com Ivenio Hermes, essa redução se dá devido à da atuação do poder público municipal e da polícia local, que provoca naturalmente a migração do crime.

"A redução dos homicídios, haja vista que não houve um investimento por parte do estado na polícia e em políticas públicas, é consequência da migração natural do crime, onde o crime que estaria acontecendo em Apodi migrou para outra cidade próxima. Outra causa dessa redução seria o comportamento dos gestores municipais", concluiu.

Para manter essa redução no número de homicídios, o estudioso diz que é importante o investimento em medidas socioculturais e educativas, tirando os jovens da ociosidade.

"Se tiver investimento em resgatar os jovens que estão sem emprego, em evitar que esse jovens caiam nas mãos dos criminosos, nós já vamos ter um grande resultado. Também tem as políticas educativas para a polícia e para a população, no sentido de aprender a como se portar durante uma fiscalização, tanto do lado policial quanto do lado do cidadão. Juntando essas duas coisas com investimento em cultura, fazendo o resgate da família, a gente vai ver, com certeza, uma Apodi dando exemplo no ano que vem, mas do que já deu em 2014", explanou Ivenio.

É importante ressaltar ainda que o apoio do Ministério Público, o esforço da Polícia Militar, o investimento do comércio local e os trabalhos sociais de grupos independentes contribuíram e muito para essa redução.

[cultura] Apenados do CDP de Apodi e familiares participam de confraternização natalina



Apenados do Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP), e familiares participaram, nessa quarta-feira, de momento de integração e confraternização, no pátio externo do estabelecimento penitenciário.

O evento contou com a participação de cerca de 50 apenados, familiares e membros da Imprensa Apodiense, vereador, Costinha Costa (PPS), fora servido um almoço e churrasco aos presentes. No cardápio o prato mais solicitado pelos apenados e familiares, foi à carne de jumento, mas também fora servido carne suína, caprino, boi, frango e linguiça, ficando livre a opção para escolha do prato.

Para o diretor do CDP Apodi, agente Marcio Morais, a confraternização Ă© uma forma de facilitar a reinserção dos apenados na sociedade, fortificar os laços familiares. “Os colegas da imprensa de Apodi, radio, blog, jornal, prestigiaram o evento e contemplou de perto a força do nosso trabalho na tentativa de ressocializar os apenados, que por aqui cumprem algum tipo de pena”, comentou Marcio Morais.

O trabalho de ressocialização realizado no CDP de Apodi, foi mostrado pelo diretor da unidade, Marcio Morais, aos radialistas, Tibúrcio Marinho, Geova Gurgel, Fabio Soares, blogueiros e colunistas, Jair Gomes, Josenias Freitas, Leyla Carla dentre varias outras pessoas que prestigiaram o importante evento.

“A realização da confraternização com os apenados de Apodi foi uma ação muito importante, pois aproxima os apenados com seus familiares, mostrando assim, o real valor da famĂ­lia, nesse momento tĂŁo difĂ­cil que estĂŁo passando no cárcere”, comentou a colunista social do Jornal Gazeta do Oeste, Leyla Carla que participou do evento.

O CDP de Apodi existe a cerca de cinco anos, tem sido modelo no Sistema Penitenciário Potiguar, marca de Apodi, Katia Guedes Dias, promotor, Silvio Brito e vários outros segmentos da sociedade apodiense. Em toda sua existência não existe registro de corrupção, espancamento, inclusive o trabalho fora elogiado pelo membro do Conselho Estadual dos Direitos Humanos do Rio Grande do Norte, Marcos Dionísio.

O vereador, Costinha Costa, elogiou o trabalho realizado na unidade pelos agentes que atuam diariamente na custodia dos apenados e tambĂ©m o importante apoio e parceria que vem sendo mantido entre a direção do CDP com o Judiciário e MinistĂ©rio PĂşblico. "Vejo que existem dificuldades, mas a vontade de trabalhar desses agentes Ă© bem maior que as dificuldades e prova disso Ă© o importante trabalho que vem sendo realizado”, disse o vereador.

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

O blog do Jair Gomes deseja a todos um Feliz Ano Novo


terça-feira, 30 de dezembro de 2014

[cotidiano] CidadĂŁo cai no "mata burro" e sofre ferimentos em Apodi

Cidadão apodiense sofre acidente no calçadão da Lagoa de Apodi, em mata burro, por conta de falta de manutenção. O blog do jairgomes já alertou por diversas vezes, contudo até o momento a secretaria não fez o conserto.

O homem caiu após pisar no ferro que se soltou do lugar e por está alcoolizado não conseguiu se segurar e caiu, chegando a ferir a cabeça.

Segundo informações locais uma criança também já havia caído no local. O Samu ainda foi acionada, mas tudo saiu bem, foi apenas ferimentos leves.

[política] Futuro secretário de Planejamento de Robinson é Ficha Suja

O governador Robinson Faria (PSD) começa a descumprir um termo de compromisso firmado com o MARCCO na sede da OAB-RN de só nomear para integrar seu time de auxiliares, pessoas com a Ficha Lima.

E a lista de Ficha Suja começa, pasmem, pelo homem que vai cuidar do Planejamento e foi importado do Estado da Paraíba (PB).

Ele é condenado até por Improbidade Administrativa pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB).

Recentemente, o senhor Eurípedes Balsanufo de Sousa Melo também teve seu nome divulgado pelo Tribunal de Contas da Paraíba (TCE/PB) entre Ficha Sujas, sendo impedido de candidatar-se a cargos públicos e ficando até inelegível.

Segundo documento do próprio TCE que o blog teve acesso, o órgão julgou irregular a prestação de contas da Companhia Docas da Paraíba, relativa ao exercício de 2008, sob a responsabilidade Eurípedes Balsanufo de Sousa Melo, Diretor Presidente.

Fonte: Heitor GregĂłrio

[política] Governo federal dificulta acesso a benefícios previdenciários

A presidente Dilma Rousseff encaminhará nesta terça-feira para o Congresso uma Medida Provisória (MP) com ajustes nas despesas do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e da Previdência Social. O anúncio foi feito no fim da tarde desta segunda-feira pelo ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que coordenou uma reunião sobre o tema no Palácio no Planalto.

As mudanças atingem o abono salarial, o seguro-desemprego, o seguro-desemprego dos pescadores artesanais, a pensão por morte e o auxilio-doença. Mercadante afirmou que os direitos dos trabalhadores serão preservados. As mudanças não serão retroativas, atingindo apenas os beneficiários de agora em diante. O governo estima uma economia de R$ 18 bilhões ao ano a partir de 2015.

[economia] Pagamento dos servidores estaduais começa às 18h de hoje (30)

As secretarias de Planejamento e Finanças e de Administração informam que o pagamento dos servidores estaduais, relativo ao mês de dezembro, será creditado a partir das 18h de hoje (30). O pagamento dos aposentados e pensionistas foi creditado na última sexta-feira (26).

[segurança] Lixo pega fogo e chega a atingir fios de energia na cidade de Apodi



Por volta do meio dia de hoje o lixo que fica localizado ao lado da COAFAP, na rua do antigo parque de vaquejadas, pegou fogo. Não se sabe quem seria o mentor da ocorrência, mas o que se sabe é que o local é frequentado por usuários de drogas.

Uma moradora ficou preocupada, com medo de que o fogo atingisse a sua casa e começou a jogar água. O fogo cresceu e outras pessoas vieram a ajudar. Mesmo tendo atingido o fio de energia e mesmo sem ter o serviço de bombeiro na cidade o fogo foi controlado e tudo saiu bem, mas o terreno ficou totalmente queimado.

[política] Funcionário da prefeitura de Apodi questiona sobre mistério na folha de pagamento

O funcionário da prefeitura municipal de Apodi, Wilson Oliveira, está questionando o mistério que vem ocorrendo na folha de pagamento. Segundo ele a prefeitura vem fazendo perseguição política a sua pessoa de diversas formas. Após ser transferido para 3 lugares diferentes em um único dia ele está recebendo descontos excessivos no seu rendimento mensal.

Wilson procurou o blog para reclamar e questionar porque alguns funcionários da prefeitura, que estão no mesmo cargo que ele e entraram no mesmo período, estão recebendo o dobro do que ele recebe. Ele ainda disse que outros companheiros de trabalho também não exerce mais a função que lhe foi atribuída, ou seja, ganham sem trabalhar.

Wilson disse que esta se juntando a outros funcionários que também estão sendo prejudicados e irão ao Tribunal de Contas, em Natal e ao Ministério Público Federal fazer diversas denúncias sobre o princípio de Impessoalidade, devido as diversas perseguições que vem sofrendo.

Ele também afirmou que irá pedir a Câmara Municipal de Apodi a abertura de uma CPI contra as essas perseguições.

Wilson questiona qual é o mistério da folha de pagamento que faz com que o seu salário seja menor do que qualquer um outro.

Para tentarmos esclarecer o assunto procuramos o Secretário de Administração do Municipio, Marcos, o mesmo disse que não poderia nos atender pela manhã, com isso marcamos para às 15:30, contudo, logo depois ele mandou um funcionário nos ligar dizendo que iria viajar e que não poderia mais nos atender.

[cotidiano] COSERN interrompe o fornecimento de 5 comunidades por falta de pagamento da prefeitura de Apodi

A COSERN cortou o fornecimento de pelo menos 5 comunidades que utilizam a energia elétrica para bombear a água em que as comunidades são beneficiadas.

Hoje pela manhã um morador do Sítio Juazeiro II, Zona Rural de Apodi, procuraram o blogue para relatar sobre o assunto, com isso, fomos até o local e constatamos o fato.

O Sítio Juazeiro dispõe de um poço que abastece cerca de 3 comunidades com a água e já existe 3 papeis atrasados. "É o jeito a gente ter que ir tomar banho no rio, to sem água nem pra beber", disse uma moradora. "Não tem condições de ficarmos sem água, acorda Flaviano, resolva o nosso problema", disse outra moradora.

O valor total Ă© de 268,00 R$ e Ă© referente aos meses de outubro, novembro e dezembro deste ano.

As três comunidades que utilizam da água o poço do Sítio Juazeiro somam mais de 80 famílias.

Na manhã de hoje procuramos o Secretário de Administração do Município, Marcos, para sabermos qual seria o motivo do atraso e o mesmo disse que não poderia atender no momento, com isso marcamos para às 15:30, contudo, ele mandou um funcionário nos ligar posteriormente informando que iria viajar e que não poderia mais nos atender.

Segundo os moradores, o funcionário que fez o corte da energia havia falado que aquele já era o quinto poço que a COSERN já havia mandado interromper o fornecimento.

Com isso a comunidade está sem água e questiona, "o que está acontecendo, por que a prefeitura não pagou a energia do nosso poço, esse é o nosso presente de final de ano"?

[política] Prefeita de Pureza foi cassada pela Câmara Municipal mas o TJ concede o retorno

A prefeita de Pureza, Maria Conceição da Costa (PT), foi cassada pela Câmara Municipal por sete votos a dois.

Segundo os vereadores, dentre outras incoerĂŞncias, Maria do Sindicato atrasou o repasse orçamentário do Legislativo e instituiu “ponto facultativo” no Poder Executivo no dia do seu prĂłprio aniversário, no dia 05 de dezembro. Segundo contam de lá, os moradores tambĂ©m nĂŁo estavam nada satisfeitos com a atual administração.

Contudo, a juíza substituta de plantão no Tribunal de Justiça do RN, Suiane de Castro Fonseca Medeiros, concedeu liminar para a prefeita, permitindo o seu retorno ao comando do Poder Executivo.

[política] Suplente de Fábio Dantas tomou posse na Assembleia

Tomou posse, na manhã desta terça-feira (30), o pastor Valdir Trindade (PRB), deputado que assumiu a vaga deixada pelo vice-governador eleito, Fábio Dantas (PCdoB). A solenidade aconteceu na presidência da Assembleia Legislativa e foi conduzida pelo presidente da Casa, o deputado Ricardo Motta (PROS). Também participaram da posse os deputados Kelps Lima (SOLIDARIEDADE) e Dibson Nasser (PSDB). O parlamentar empossado participou das eleições de 2010 e ficou na primeira suplência na coligação PRB/PP/PSDC/PHS, com 15.419 votos.

O novo deputado disse que, no perĂ­odo em que ficará no cargo, pretende visitar os demais parlamentares, conversar sobre o trabalho desenvolvido na Casa e disse que vai estar presente na sessĂŁo extraordinária que o governador Robinson Faria pretende convocar, em janeiro, conforme anunciado Ă  imprensa. “Dentro do que estiver ao meu alcance, quero ajudar o novo governador. Nosso emprenho Ă© em favor do povo do Rio Grande do Norte”, declarou.

[segurança] Secretária de Segurança quer policiais cedidos de volta às ruas

Novo Jornal – Parte dos cerca dos 840 policiais militares cedidos Ă  Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, secretarias de Estado e outros ĂłrgĂŁos irĂŁo voltar para as ruas. A secretária estadual de Segurança PĂşblica e Defesa Social, Kalina Leite Gonçalves, nomeada pelo governador Robinson Faria para assumir a pasta a partir do prĂłximo dia 1Âş, disse ontem em coletiva de imprensa que vai fazer um trabalho de sensibilização juntos aos poderes e ĂłrgĂŁos.

Dentre os problemas atuais da segurança pĂşblica, enfatizou Kalina Leite, o principal desafio será o policiamento ostensivo e preventivo. “É uma preocupação muito grande do governador”, destacou ela. Segundo a secretária nomeada, Ă© preciso colocar os policiais nas ruas para que a sociedade sinta a presença da segurança pĂşblica. Do efetivo de 8.400 policiais militares do RN, 10% estĂŁo cedidos.

Tirar os policiais cedidos dos gabinetes não vai ser uma tarefa fácil, mas a secretária nomeada para a Segurança Pública disse que colocá-los nas ruas será uma política do Governo. Kalina Leite Gonçalves disse que já conversou com o atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS), para sensibilizá-lo sobre a necessidade de os policiais estarem efetivamente nas ruas.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

[política] Ministro entrega pavimentação asfáltica em rodovias do Rio Grande do Norte

O ministro dos Transportes, Paulo SĂ©rgio Passos, esteve nesta segunda-feira (29/12) no Rio Grande do Norte, onde inaugurou 78 quilĂ´metros de pavimentação asfáltica da BR-110, entre MossorĂł e Campo Grande, e do trecho entre PatĂş e Pau dos Ferros, na BR-226. Ele ainda assinou a ordem de serviço para construção de viadutos no trecho Natal – Parnamirim, na BR-101.

Na BR-110 foram realizadas adequação e pavimentação do trecho MossorĂł – Campo Grande, em um trecho de 74,2 quilĂ´metros, que vai possibilitar melhoria nas condições de escoamento da produção da regiĂŁo. Essa rodovia, conhecida como Estrada do Sal, tem um importante papel no escoamento da produção do pĂłlo salineiro. TambĂ©m Ă© representativa a produção de frutas na regiĂŁo – principalmente melĂŁo e caju –, cujo escoamento será beneficiado pela pavimentação.

Já a construção e pavimentação da BR-226 no trecho entre PatĂş e a Divisa RN/CE, com 69 quilĂ´metros de extensĂŁo, contribuirá para a integração da regiĂŁo do Alto Oeste Potiguar –  abrange microrregiões de Serra de SĂŁo Miguel, Pau dos Ferros e Umarizal, totalizando 37 municĂ­pios e 250 mil habitantes – com as demais regiões, ampliando a conexĂŁo com a regiĂŁo do Serid e Natal, e tambĂ©m com o estado do Ceará.

O ministro também assinou ordem de serviço das obras remanescentes e complementares de Adequação de Capacidade, Melhoramentos, Segurança de Tráfego, Eliminação de Pontos Críticos, Ampliação de Vias Marginais e Construção de obras de Arte Especiais e Passarelas da BR-101/RN, no trecho entre o quilômetro 95,9 e o quilômetro 109,1.

Serão implantados seis viadutos e uma passagem inferior, eliminando as interseções em nível. Ao longo de todo o segmento serão implantadas vias marginais que facilitarão o acesso aos bairros assegurando maior conforto e segurança para a população.

[política] Conheça o currículo dos novos nomes escolhidos por Robinson

Secretaria de Administração e Recursos Humanos – Gustavo MaurĂ­cio Filgueiras Nogueira
Administrador, Psicólogo com doutorado em conflito, negociação e decisão. Professor universitário. Experiência na administração pública na Secretaria de Finanças do Município de Campina Grande, Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão e de Administração do Estado da Paraíba.

Secretaria de Esporte – George Câmara
Vereador de Natal, advogado e industriário. Funcionário da Petrobras. Publicou o livro “Da Janela da MetrĂłpole e a publicação “GestĂŁo Metropolitana de Natal”. Integrante de conselhos de transportes, RegiĂŁo Metropolitana, saneamento, Cidades e proteção ambiental.

Secretaria da Juventude – Maria Divaneide BasĂ­lio
Possui graduação em CiĂŞncias Sociais – Bacharelado em Antropologia e PolĂ­tica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Ă© Mestre e Doutoranda em CiĂŞncias Sociais pela UFRN. Foi Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal. Exerceu ainda a função de Consultora Nacional do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, no tema juventude e territĂłrios.

Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio Ă  Reforma Agrária – Raimundo da Costa Sobrinho
Atualmente Ă© Delegado Federal do MinistĂ©rio do Desenvolvimento Agrário no Estado do Rio Grande do Norte. Foi Coordenador da Assessoria TĂ©cnica da FETARN (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte). Exerceu os Cargos de Diretor Nacional do Programa de CrĂ©dito Fundiário na Secretaria de Reordenamento Agrário – SRA/MDA e tambĂ©m foi Secretário Nacional Adjunto da SRA/MDA, em BrasĂ­lia-DF.

Secretaria das Mulheres – Maria Teresa Freire da Costa
Servidora PĂşblica Estadual. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (1985), com especialização em SaĂşde PĂşblica (1992), Educação Sexual (2000), Intervenção Familiar SistĂŞmica (2004) e em GestĂŁo de Hospitais PĂşblicos (2008) e Mestre em SaĂşde Coletiva pela UFRN (2013). Coordenadora tĂ©cnica da Organização Feminista Bandeira Lilás e do Ponto de Cultura “Mulheres Arteiras”.

Secretário Adjunto de Desenvolvimento EconĂ´mico respondendo interinamente – Orlando Gadelha Simas Neto
Administração Indireta:
Comandante Geral da PolĂ­cia Militar – Coronel Ă‚ngelo Mário de Azevedo Dantas
33 anos da Polícia Militar, especialista em segurança pública e cidadania. Foi corregedor da PM, comandante do 1º Batalhão e sub-comandante do 3º Batalhão. Fundador do Museu da Polícia Militar.

Delegacia Geral da PolĂ­cia Civil – EstĂŞnio Pimentel
Delegado da Polícia Civil desde 1997. Stenio Pimentel é bacharel e pós-graduado em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública. Foi Corregedor Auxiliar da Corregedoria Auxiliar de Correições e de Controle de Inquéritos e Procedimentos Policiais. Esteve a frente de várias delegacias, como a DP de São José de Mipibu, DP de Goaininha, DP de Macaíba, 1ª. DP de Parnamirim, 3º. Distrito Policial da capital, 13ª. DP e DEFUR RN.

Comandante Geral do Corpo de Bombeiros – Coronel BM Otto Ricardo Saraiva de Souza
Bacharel em Direito e Pós Graduado em Políticas Públicas. Vinte e sete anos de serviços prestados ao CBM/RN.
Principais Funções Exercidas: Comandante da Seção Contra-Incêndio do Aeroporto Internacional Augusto Severo, Chefe de Gabinete do Comando Geral, Assessor Militar do Tribunal de Justiça e Secretário Executivo do Fundo Estadual de Segurança Pública (FUNSEP/SESED). Desde agosto de 2010 é o Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN.

Procon – Cyrus Benavides
Advogado, consultor jurídico com pós graduando em Ciências Penais e concluinte da especialização da Fundação Escola Superior do Ministério Público do RN. Professor substituto da UFRN. Experiência como Procurador Geral do Município de Nova Cruz e atuou em Juizados Especiais.

IDEMA -Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente – Rondinelle Silva Oliveira
Graduado em engenharia agronômica (agronomia), biologia e matemática. Graduando em engenharia civil. Possui especialização em geoprocessamento e cartografia e mestrado em produção e tecnologia de alimentos. É doutorando em engenharia ambiental.

Emater – Instituto de AssistĂŞncia TĂ©cnica e ExtensĂŁo Rural – Cesar Oliveira
É agrĂ´nomo formado pela Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, especialista em Cooperativismo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, pĂłs-graduado em Formulação e Análise de PolĂ­ticas AgrĂ­cola e Agrária (Instituto de Economia da Unicamp). Atualmente faz mestrado em CiĂŞncias Sociais (UFRN), onde realiza estudos sobre a agricultura familiar do Rio Grande do Norte. Foi Superintendente do INCRA, no Rio Grande do Norte, entre os anos de 2003 e 2005, Diretor Nacional do INCRA (2005-2011) e Assessor Especial do MinistĂ©rio do Desenvolvimento Agrário (2011-2013).

Departamento Estadual de Imprensa – Paulo AraĂşjo
Formado em Comunicação Social pela UFRN há 15 anos. Trabalhou por oito anos nas revistas Veja na Sala de Aula e Nova Escola, da Editora Abril, em São Paulo, na revista Época, da Editora Globo, foi consultor do 1o jornal de Economia e Finanças de Angola, diretor de jornalismo da TV Ponta Negra e SimTV e editor da revista da Assembleia Legislativa do RN. Cursa Gestão de Políticas Públicas na UFRN. Secretário de Comunicação do RN.

Fundação JosĂ© Augusto – Rodrigo CĂ©sar Souza de Macedo (Rodrigo Bico)
Ator e Produtor Cultural é formado em Artes Cênicas (UFRN) e tem atuação na Rede de Pontos de Cultura e no movimento teatral, experiências como gestor do Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias e do espaço cultural TECESol. Recebeu o Prêmio Tuxáua Cultura Viva do Ministério da Cultura, em face da articulação entre os Pontos de Cultura do RN (2009).

Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) – Ney Lopes JĂşnior
Advogado, ex-vereador de Natal. Foi coordenador do Procon Estadual.

Datanorte – Rildo Tarquineo de Albuquerque
Formado em Ciências Sociais. Professor da Academia Nacional de Polícia. Agente especial da Polícia Federal, especialista em negociação de crise e segurança aeroportuária.

No dia 23 de dezembro o governador eleito anunciou os primeiros nomes para compor a equipe do Executivo a partir do dia 1Âş de Janeiro de 2015.