logo

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

[política] PSDB na Câmara pedirá no plenário afastamento de Cunha da presidência

Após se reunir na noite desta terça-feira (10), a bancada do PSDB decidiu pedir no plenário o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do cargo por conta das acusações de ter se beneficiado do esquema de corrupção na Petrobras.

Investigado na Operação Lava Jato, Cunha responde a inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) e é alvo de um processo no Conselho de Ética da Câmara por suposta quebra de decoro parlamentar. Segundo o Ministério Público Federal, Cunha recebeu propinas do esquema e mantém contas secretas na Suíça. O peemedebista nega ser proprietário de contas no exterior, mas admitiu ter o usufruto de ativos administrados por um truste na Suíça.

Segundo o vice-líder do PSDB, Nilson Leitão (MT), a bancada tucana divulgará nesta quarta-feira (11) uma nota pedindo a saída de Cunha. O posicionamento também será defendido pela primeira vez na tribuna do plenário.

Há algumas semanas, o partido já havia soltado uma nota conjunta com outros partidos da oposição, mas evitava fazer cobranças diretas a ele no plenário. A estratégia até então era permanecer ao seu lado em troca de que desse andamento ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

“Chegamos num limite porque entendemos que isso prejudica o Brasil e não podemos ser usados como barganha. Vamos pedir o afastamento dele e deixar clara a posição dos membros do partido no Conselho de Ética, que, se não houver prova convincente, eles serão contrários ao presidente”, disse Leitão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário