logo

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

[cotidiano] Governo quer mudar idade mínima de aposentadoria

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou que o governo pretende enviar ao Congresso, ainda no primeiro semestre de 2016, uma proposta para a reforma da Previdência. Segundo Barbosa, que tomou posse ontem, uma das medidas em estudo é a criação de uma idade mínima para as aposentadorias. 

A intenção é estabelecer um mecanismo que se adapte às mudanças demográficas da população. Uma possibilidade é o fator 85/95 móvel, simulando uma movimentação na idade mínima. “A outra é determinar uma idade mínima e ajustá-la periodicamente, de acordo com as mudanças na demografia brasileira”, disse o ministro em teleconferência com investidores, antes da sua posse. 

Em cerimônia de transferência do cargo, à tarde, com a presença de seu antecessor, Joaquim Levy, Barbosa disse que houve avanços no campo fiscal ao longo de 2015, mas que o esforço tem que continuar. 

O ministro afirmou que irá trabalhar ao longo de 2016 para construir uma proposta de consenso a respeito da criação de um limite para o crescimento das despesas públicas. Também fez um apelo para aprovação pelo Congresso da volta da CPMF. 
Fonte: Nominuto

Um comentário: