logo

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

[saúde] Quatro crianças morrem vítimas de microcefalia em Natal e SMS anuncia novas ações

Natal vive uma verdadeira guerra contra o aedes aegypti. Nesta segunda-feira (7), foram apresentadas em um encontro na Secretaria Municipal de Saúde as novas ações para o combate do mosquito transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika.

As medidas buscam reverter o preocupante cenário da capital que está em estado de emergência devido o aumento dos casos de microcefalia. Por meio de gráficos, a coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica, Aline Bezerra, revelou o crescimento assustador dos casos de crianças com má formação do cérebro em Natal.

“A gente tinha um caso de microcefalia por ano desde 2010 e neste ano, somente de setembro até hoje, registramos 37 crianças com a doença. Dessas, quatro morreram”, destacou.

Diante do cenário preocupante, o secretário de saúde, Luiz Roberto Fonseca explicou que “houve a necessidade do estado de emergência ser declarado”.

Para Alessandre Medeiros, chefe do Centro de Controle de Zoonoses, os casos vieram à tona devido “os esforços que estavam sendo feitos para o combate do mosquito não estarem fazendo efeito”.

O próprio Alessandre explica o insucesso dos métodos que estavam sendo utilizados. “Nossas ferramentas eram antigas e por isso percebemos que necessitávamos de uma nova abordagem. Até porque a chikungunya é uma ameaça real em Natal que conta com dois casos suspeitos”, revelou.
Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário