logo

sábado, 10 de janeiro de 2015

[educação] Ministro da Educação pretende discutir proposta que muda forma de fazer o Enem

O ministro da Educação, Cid Gomes, pretende discutir a possibilidade de tornar públicas as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), liberando ao público um banco de dados com mais de 70 mil questões de todas as áreas. Com isso, a prova poderia ser feita por computador, aplicada em terminais em todo o país.

Hoje (9), em Recife, ele comentou a proposta, que seria uma alternativa que simplificaria e manteria a mesma confiabilidade do exame. De acordo com o ministro, tornar pĂşblico nĂŁo tornaria o exame mais fácil. Seria necessário ser “um gĂŞnio para memorizar todas as questões”. A prática, segundo o MinistĂ©rio da Educação (MEC), já ocorre em outros paĂ­ses.

“Existe um esforço violento para fazer com que 7 milhões de pessoas sentem para fazer uma prova e isso naturalmente gera uma sĂ©rie de complicações”, disse. A intenção Ă© que o exame nĂŁo ocorra apenas uma vez por ano, mas que o candidato possa se inscrever e tenha um tempo para ir ao local de prova e fazĂŞ-la.

[política] Funcionário Público acusa Secretário de Agricultura de mandar executar serviço e não pagar

Na tarde desta sexta-feira a equipe do blog do Jair Gomes, acompanhado pelos vereadores Nilson Fernandes (PMDB) e Ă‚ngelo Suassuna (PP) estiveram no Abatedouro PĂşblico Municipal de Apodi para fiscalizarem as irregularidades ocorridas no ambiente.

Ao chegar no ambiente o servidos Francisco Das Chagas de Medeiros (totó), veio ao nosso encontro para denunciar que a prefeitura, através do Secretaria de Agricultura, está devendo cerca de 4 meses a ele com serviços extras. Segundo Totó, ele e mais duas outras pessoas foram contratadas para reformarem o ambiente, entre eles o serviço de pintura, limpeza e reforma da estrutura operacional do ambiente.

O indagamos sobre quem realmente o tinha contratado para efetuar este serviço extra e ele relatou que foi o próprio Secretário de Agricultura, Charton Rêgo. Ainda perguntamos se ele não estaria fazendo este serviço em horário normal de trabalho e ele relatou que não. "Eu e mais duas pessoas fomos contratadas para fazer estes serviços durante seis meses em horários extras por um salário ao mês; e outra, eu sou Magarefe e não fui concursado para serviços de pinturas e serviços diversas que não compete a meu cargo", disse.

Ao indagarmos sobre a gravidade das acusações Totó disse que não tinha nenhum problema porque tinha provas de que efetuou os serviços e que quer ser pago. Perguntamos o que ele pretende fazer pra ser pago e ele disse que pretende continuar cobrando e que se não for resolvido vai buscar os meios legais para receber o que lhes pertence.

Após ouvi-lo fomos tentar ouvir o secretário acusado, mas até o fechamento desta matéria (1:30 da madrugada de sábado) não obtivemos resposta.

[saĂşde] Perigo! Falta de Higiene! Choque! SĂŁo alguns dos problemas enfrentados no abatedouro pĂşblico municipal





Na tarde desta sexta-feira a equipe do blog do Jair Gomes, acompanhado pelos vereadores Nilson Fernandes (PMDB) e Ă‚ngelo Suassuna (PP) estiveram no Abatedouro PĂşblico Municipal de Apodi para fiscalizarem as irregularidades ocorridas no ambiente.

Verificamos vários setores e ouvimos os trabalhadores, aos quais afirmaram que os problemas são diversos. Eles falaram que os perigos são constantes e que a possibilidade de que ocorra uma tragédia é notória, visto a tamanha falta de infra-estrutura.

Segundo os trabalhadores as más instalações elétricas do edifício está provocando perigo o que poderá assassinar algum servidor a qualquer momento. Fato este declarado pelo questão de alguns já terem sofrido choques elétricos porque os fios de energia ficam dentro da água que se acumula no solo do ambiente. Outros disseram que o forno local está precisando ser substituído por conta de estar bastante danificado, podendo cair a qualquer momento. E ainda ouve denúncias de que o abate do caprinos foram proibidos no local, ou seja, toda a carne consumida na cidade vem de abatedouros clandestinos.

Os funcionários ainda falaram que as instalações e os equipamentos estão deixando-os impossibilitados de efetuarem os serviços, caso este porque eles já registraram momentos em que nem água para se beber possui e que as vezes eles são levados a tomarem água do poço que existe no local e que não tem tratamento.

Ainda na visita foi possível notar a tamanha insatisfação por grande parte dos servidores por relatarem não serem tratados com dignidade. E que é impossível alguém entrar no abatedouro e não ser molhado com sangue e vezes de animal que é jogado ao ar livre e na entrada do estabelecimento.

Aos vereadores que acompanharam a visita relataram que irão cobrar a prefeitura as providências cabíveis as regularidades dos serviços prestados no local e que irão dá um prazo de 30 dias para que o poder público normalize as atividades, caso o poder executivo não regularize a situação eles pretendem buscar os meios legais para interditar o abatedouro.

[política] Prefeito de Apodi baixa a cabeça e começa a chamar lideranças políticas pra conversar

O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro (PCdoB), parece ter mudado de opinião, depois de dizer que não pretendia "comprar" nenhum filho de Apodi começa a chamar lideranças políticas para conversar e fazer parte do seu governo.

Nesta semana estiveram no seu gabinete a presidente do PT no município, Luzia Pinto, e membros do diretório municipal, segundo informações da própria assessoria de comunicação do prefeito ele está conversando com a equipe para vir fazer parte do seu governo. Ainda segundo fontes internas a negociação nessa pasta está girando em torno do comando da Secretaria de Agricultura para o partido.

Continuando a busca pelo apoio político dos partidos no município o prefeito fez o convite ao presidente do PPS de Apodi, Tibúrcio Marinho, no seu próprio programa de rádio que é veiculado diariamente. Durante a sua participação no programa Flaviano disse que queria conversar com Tibúrcio pois teria planos no seu governo para ele.

Ainda sobre as mudanças em seu governo fonte internas afirmaram que os atuais Secretários de Obras e de Urbanismos, Samuel e Reginaldo, respectivamente, poderão "dançar" e dá lugar a outros personagens.

Também conta-se que a atual Secretária de Assistência Social, Aloma Tereza, está "brigando" para comandar a DIRED, o que poderá deixar a vaga para a atual namorada do prefeito, Karina.

Enfim, outros nomes também estão surgindo, mas o fato é que Flaviano baixou a cabeça e está voltando a conversar com as lideranças políticas do município, o que poderá lhe render forças para uma eventual reeleição em 2016.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

[saúde] Radialista apodiense amplia trabalho e usa planta medicinal para curar doenças de ouvintes

O radialista Wilson Oliveira através do programa Notícias de Hoje, pela luta FM 88.5, vem conseguindo diminuir os índices de câncer na cidade de Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte, isso porque ele tem usado o conhecimento medicinal de plantas para distribuir a população.

Na manhã desta sexta-feira a reportagem do blog do Jair Gomes acompanhou seu trabalho, onde semanalmente são entregues várias sacolas com folhas da planta "Jaramataia", chegando a atingir um número de mais de 400 pessoas. As folhas, através do chá, tem resolvido os problemas com várias doenças, tais como: próstata, labirintite, depressão, nódulos nos seios e cicatrização pós operatório.

Durante a visita escutamos os depoimentos de várias pessoas que estão bebendo o chá e afirmam que estão sendo curadas. Veja:

Jovelina Rodrigues de Lima Oliveira, 72 anos. Ela tinha problemas de labirintite e depressão. "Uns disseram que era problemas de labirinte outros disseram que era depressão, mas eu comecei a tomar esses chá que Wilson trouxe e graças a Deus nunca mais senti nada. Eu coloco 20 folhas em um litro de água e faço o chá, depois coloco na geladeira e passo o dia tomando." Afirmou ela.

Roselina Rodrigues, 34 anos. Ela tinha problema com nódulos nos seis. "Eu sempre escuto o programa de Wilson e ouvi quando ele falou sobre essas folhas de Jaramataia, daí decidi ligar para o programa e pedir essas folhas, comecei a tomar, eu e meu esposo, Alcimar; inclusive ele sentia fortes dores nas costa e hoje não senti mais. Tinha momentos que eu precisava ir no hospital para tomar injeção e aliviar as dores e hoje eu não sinto mais nada," declarou.

Raimundo Marculino da Costa (bacheiro), 62 anos. Tinha problema de infecções urinárias. "Eu pensava que era próstata, aí fiz três exames e nada, só dava infecção, foi quando ouvi no programa de Wilson Oliveira ele falar sobre essa planta pedi pra ele me trazer uma sacola com essas folhas, comecei a tomar e hoje não sinto mais nada. O gosto é o mesmo da água, não tem gosto ruim não; eu faço, coloco na geladeira e passo o dia tomando, já faz uns quatro meses que tomo. Quando vai acabando já peço logo outra sacolinha," revelou.

Segundo o radialista, ele já tem distribuído muitas folhas da planta medicinal e o resultado tem sido sempre satisfatório, o que consegue lhe motivar para prosseguir com o trabalho social a cada ouvinte do seu programa.

O perguntamos sobre qual seria seu objetivo em realizar esse tipo de trabalho e ele disse que se senti bem fazendo o bem ao povo. Também o indagamos de onde saia os recursos que o ajudavam a pegar o seu transporte particular e levar as folhas até as pessoas e ele disse que o dinheiro vinha dos próprios ouvintes.

O radialista atende pelos telefones: (84) 9156-3020 ou 9820-9649.

[cotidiano] Moradores do Bairro Bacural I, em Apodi, reclama do acĂşmulo de lixo

Os moradores do Bairro Bacural I, Zona Oeste de Apodi, reclama do acúmulo de desperdício deixado pelas construções no local. Um morador que não quis se identificar enviou uma foto da Rua em que ele reside, relatando o problema enfrentado no local.

Ainda de acordo com o morador, ele havia ido falar com o Secretário de Urbanismo da cidade, mas o mesmo disse que a secretaria estava sem dinheiro para fazer a limpeza das ruas.

Entramos em contato com alguns vereadores para saber a quem cabe a responsabilidade pelo impedimento com o acĂşmulo deste tipo de lixo nas ruas. Os indagamos se eles sabiam de alguma Lei que regulamenta este caso e os mesmo informaram ao blog que desconhece se existe alguma Lei sobre o caso. "O que se sabe Ă© que o lixo acumulado nas ruas Ă© de responsabilidade da prefeitura fazer o recolhimento, mas quanto ao desperdĂ­cio nĂŁo tenho conhecimento", relatou um vereador.

Nesta semana o jornal Gazeta também trouxe uma matéria relatando sobre o número de lixões encontrados no município. Segundo o jornal, são nove. Sendo que o lixo apresentado na matéria do jornal é o de responsabilidade da Secretaria de Urbanismo. Locais como um campo de futebol criado pela atual gestão no Bairro Lagoa Seca e que hoje encontra-se coberto por lixo.

[cultura] Dilma sanciona Dia Nacional do Humorista e mais 4 datas comemorativas

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira o Dia Nacional do Humorista, que será comemorado em 12 de abril, dia em que nasceu Chico Anysio. O projeto foi apresentado na Câmara pelo deputado José Airton (PT-CE).

— SĂŁo inĂşmeros os benefĂ­cios Ă  saĂşde alcançados por meio da risada. Estudos mĂ©dicos já comprovaram que o riso está associado Ă  prevenção de doenças e Ă  melhora de pacientes, pois ativa o sistema imunolĂłgico, já sendo considerada uma terapia que produz resultados surpreendentes. Por isso acho relevante homenagear aqueles que buscam alegrar a vida e o coração dos outros, assim como os benefĂ­cios que o sorriso pode trazer. Eles sĂŁo dignos de homenagem — disse o parlamentar, ao justificar o projeto, em pronunciamento.

Outras leis sancionadas foram o Dia Nacional do Pedagogo, que será comemorado em 20 de maio; o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, em 13 de outubro; o Dia Nacional de Atenção à Dislexia, em 16 de novembro; e o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil, em 4 de fevereiro.

As datas foram publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.

O Globo

[polĂ­tica] Presidente do TJRN exonerou 100 cargos comissionados

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Claudio Santos, concedeu entrevista coletiva à imprensa na manhã de hoje (9) para anunciar as primeiras medidas de contenção de gastos do Poder Judiciário potiguar, entre elas a exoneração de 100 cargos comissionados e o congelamento da Gratificação de Técnico de Nível Superior (GTNS).

Em relação aos comissionados, Santos lembro que o objetivo da medida Ă© atender Ă  exigĂŞncia do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de manter 50% do total de cargos comissionados ocupados por servidores efetivos dos quadros do Poder Judiciário. A exoneração de comissionados “puros” adequará o Poder Judiciário Ă  recomendação, equilibrando o nĂşmero total.

[humor] Estudo científico aponta que o Sol está com vergonha de nascer no Brasil

Um estudo feito nos Estados Unidos, pelo renomado cientista Paul Phil, aponta que o Sol está com vergonha de nascer no Brasil. O motivo, segundo Paul Phil, Ă© o nĂ­vel alto de corrupção e a cara de pau dos polĂ­ticos que praticam. Nem o Sol aguenta mais. 

"No Brasil a corrupção Ă© tĂŁo grande que atĂ© o Sol ficou com vergonha", disse Paul Phil. Ainda segundo Phil, o sol tem retardado seu nascimento no Brasil em alguns segundos, devido a vergonha para com a nação. 

"É um caso embaraçoso e pode parecer loucura minha, mas atĂ© a natureza começou a sentir o efeito da corrupção no Brasil, enquanto o brasileiro para ter se acostumado a ser roubado todos os dias", disse. 

O governo brasileiro não quis se pronunciar sobre a pesquisa americana, mas disse que combate a corrupção noite a noite, principalmente nos finais de semana.

Fonte: G17

[economia] TJRN e Governo do Estado discutem desapropriações na área da Barragem de Oiticica

Uma audiĂŞncia entre o Tribunal de Justiça do RN (TJRN) e Governo do Estado, ocorrida na tarde desta quinta-feira (8), na sede da Governadoria, discutiu soluções possĂ­veis para os impasses nos processos das desapropriações que envolvem a construção da barragem de Oiticica, na regiĂŁo do SeridĂł. O presidente do TJRN, desembargador Claudio Santos, afirmou que o Poder Judiciário está sensĂ­vel ao pleito dos moradores da área e acredita ser viável, “em um prazo exĂ­guo e breve”, a solução de pelo menos 90% dos casos. O governador Robinson Faria, secretários estaduais e representantes da comissĂŁo do chamado Movimento dos Atingidos pela Barragem de Oiticica estavam presentes.

Para que a estrutura fosse erguida foi necessário desapropriar centenas de famílias que vivem na área. Essas ações geraram demandas administrativas e judiciais. São aproximadamente 380 ações formalizadas pelos moradores. Muitas delas tramitam administrativamente e aproximadamente 130 se encontram sob análise judicial.

O juiz responsável pelos processos no âmbito do TJRN, CleĂłfas Coelho, afirmou que as demandas se constituem em reclamações prĂ©-processuais que estĂŁo em fase de diligĂŞncias. O magistrado, que atua tambĂ©m na condição de coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) do Poder Judiciário potiguar, afirmou que a ideia Ă© – no casos possĂ­veis – solucionar as questões pela via da conciliação.

De acordo com CleĂłfas Coelho, nĂŁo há morosidade por parte do Judiciário na análise das demandas. “O que ocorre Ă© que precisamos esclarecer algumas questões imprescindĂ­veis para o julgamento final dos processos, entre eles a comprovação dos proprietários ou posseiros da área. Essas questões precisam ser esclarecidas”, frisou ele.

O governador Robinson Faria fez um apelo para que todos envolvidos, inclusive os auxiliares do prĂłprio Executivo, agilizassem as pendĂŞncias para que a obra fosse viabilizada o mais rápido possĂ­vel. “A questĂŁo Ă© mais formal do que de boa vontade, Ă© uma questĂŁo mais processual do que de direito material, de qualquer forma a disposição do Poder Judiciário Ă© colaborar de uma forma rápida e eficaz”, concluiu o desembargador Claudio Santos.

[polĂ­tica] Presidentes dos TREs se reĂşnem em SĂŁo Paulo nesta sexta-feira (9)

Os presidentes dos tribunais regionais eleitorais de todo o país se reúnem nesta sexta-feira (9) para o 64º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, na Alameda Santos, 85, a partir das 9h30.

Durante a reuniĂŁo, os presidentes discutirĂŁo assuntos relacionados Ă s funções institucionais da Justiça Eleitoral e assistirĂŁo a trĂŞs palestras. A doutora MĂ´nica Herman Salem Caggiano, professora nas Universidades de SĂŁo Paulo (USP) e Mackenzie, discorrerá sobre a Ficha Limpa. Já o tema “Justiça Eleitoral: o Juiz de Direito no âmbito nacional” será apresentado pelo desembargador Jeferson Moreira de Carvalho, ex-membro da Corte do TRE-SP e atual presidente do Ipam - Instituto Paulista de Magistrados. O juiz Jayme Martins de Oliveira Neto, que preside a Associação Paulista de Magistrados (APAMAGIS), tambĂ©m palestrará no evento.

Na ocasião, o presidente do TRE-SP, desembargador Antônio Carlos Mathias Coltro, será empossado presidente do Colégio, tendo em vista sua eleição na última edição, ocorrida no Ceará.

[polĂ­tica] Presidente do TJ faz visita de cortesia a governador

O presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Cláudio Santos, fez uma visita de cortesia nesta quinta-feira (8) ao governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria. O encontro – o primeiro diálogo oficial entre os novos chefes dos Poderes Judiciário e Executivo – serviu para estreitar as relações e discutir demandas em comum, como Ă© o caso de questões que envolvem a área da SaĂşde PĂşblica.

“Um encontro para tornar ainda mais harmĂ´nicas as relações entre ambos os poderes. Nossos objetivos sĂŁo confluentes e acredito que possamos, juntos e protagonistas do novo momento que o RN vive, primeiramente enquadrar melhor o estado nas questões dos gastos pĂşblicos e viabilizar soluções que sĂŁo de interesse da sociedade”, frisou o desembargador.

Cláudio Santos aproveitou a ocasiĂŁo para comentar com o governador sobre os parâmetros que serĂŁo utilizados pelo Judiciário quanto Ă s demandas processuais que envolvem a área de SaĂşde. “Vamos utilizar padrões de custo de intervenções na área de saĂşde, como internações, fornecimento de medicamentos, de prĂłteses, e orientar os juĂ­zes quanto ao procedimentos a serem feitos”, acrescentou.

“Me parece que os procedimentos devem ser realizados totalmente atravĂ©s do SUS [Sistema Ăšnico de SaĂşde], a nĂŁo ser em casos especialĂ­ssimos que nĂŁo podem ser realizados na rede privada”, assinalou o presidente do TJ. Ele acrescentou que o Tribunal de Justiça vai enviar um magistrado para o Estado do Ceará, onde existe uma prática neste sentido.

[segurança] Cavalo da Policia Militar foi furtado na sede de cavalaria no interior do RN

Sede da Cavalaria da Policia Militar em Caicó (Foto/Reprodução)
A Policia Militar registrou um furto inusitado na tarde desta quinta-feira (08) na sede da Cavalaria da própria Policia Militar que fica localizada no parque de exposições Monsenhor Walfredo Gurgel ao lado das Delegacias Regional e Municipal da Policia Civil de Caicó.

IndivĂ­duos, possivelmente menores, conseguiram cortar a cerca por trás da cavalaria, regiĂŁo onde fica o fĂłrum de justiça, e de lá levaram um dos cavalos da PM. 

Quando foi sentida a falta do animal diligĂŞncias foram realizadas e o cavalo PM acabou sendo encontrado no Bairro JoĂŁo XXIII na zona oeste da cidade de CaicĂł. Os suspeitos nĂŁo foram localizados.

Fonte: portalNCO

[educação] Sisu 2015 terá mais de 205 mil vagas; resultado do Enem 2014 sai dia 13

O Sisu de início de ano terá uma oferta de 205.514 vagas de graduação em instituições públicas de todo o país, o que corresponde a um aumento de 20% em comparação à mesma edição de 2014.

Podem participar da disputa os estudantes que fizeram o Enem 2014 e nĂŁo receberam nota zero na redação. O processo tem inĂ­cio no dia 19 deste mĂŞs – na prĂłxima terça-feira (13), os candidatos poderĂŁo ter acesso ao resultado do Enem, disponĂ­vel na internet.

Ao todo, são 5.631 cursos disponíveis, ofertados por 128 instituições públicas, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (8) pelo Ministério da Educação.

Do total de 63 universidades federais do país, 59 estão no Sisu. Os 38 institutos federais fizeram adesão maciça ao sistema, além dos dois Cefets (centros federais de educação tecnológica). Todas essas instituições devem reservar, neste ano, ao menos 37,5% das vagas a estudantes da rede pública, como prevê a lei de cotas federais.

Segundo o MEC, no entanto, 68 delas já reservam 50% ou mais das vagas para esse público.

MEDICINA

Entre 2014 e 2015, houve aumento do nĂşmero de vagas de medicina no sistema. Se no ano passado foram 2.925, neste ano sĂŁo 3.758 (28% de aumento).

A partir da próxima segunda-feira (12), o estudante poderá consultar em quais instituições públicas estão todas as vagas.

[economia] Falta d`água em Caraúbas repercute em portal espanhol

O portal do jornal espanhol El PaĂ­s destacou reportagem da jornalista Mariana Ceratti, do Banco Mundial, que visitou o Rio Grande do Norte em dezembro, a convite do ‘RN Sustentável’.

Mariana visitou seis comunidades que dispõem de editais que serão contemplados pelo programa, com recursos do Banco Mundial.

A jornalista mostra como vivem os moradores da comunidade de Ursulina, em Caraúbas, que não tem água nas torneiras há 17 anos.

A reportagem mostra que a solução para o problema pode chegar com os recursos contratados ao Banco pelo governo do Rio Grande do Norte.

[polĂ­tica] Vem aĂ­ mais uma disputa: Alves X Farias

Depois das eleições de outubro passado, a família Alves tem uma nova disputa contra o governador do Estado, Robinson Faria (PSD).

O senador Garibaldi Filho (PMDB) se articula junto aos prefeitos do PMDB para reeleger Benes Leocádio (PMDB), de Lajes, presidente da FEMURN. Por outro lado, Robinson defende a candidatura do prefeito de Mossoró, Silveira Júnior (PSD).

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

[política] Governador empossa secretários: Esporte, Justiça e Cidadania

O Governador Robinson Faria empossou na tarde desta quarta-feira (7), no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo, mais três auxiliares de governo. São eles George Câmara, que ficará à frente da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL); Ricardo Furtado como controlador Geral do Estado, e Zaidem Heronildes para a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania, Sejuc. Após a leitura do termo de posse, o Governador Robinson Faria assinou o livro legitimando a posse dos novos auxiliares.

George Câmara falou sobre o convite para assumir a SEEL e da responsabilidade por fazer parte de uma gestĂŁo com olhar inovador para o Estado. “É com confiança que assumimos esse grande desafio. Temos, em sintonia com cada secretário, de levar as polĂ­ticas pĂşblicas para quem realmente precisa, a cada ponta da sociedade, e fazer com quem elas passem a ser polĂ­ticas de estado e nĂŁo de governo. Temos convicção da grande responsabilidade, mas Ă© interessante compartilhar que cada secretário deseja, em sintonia, reconstruir o Rio Grande do Norte”.

Zaidem Heronildes agradeceu ao Governador pela confiança para comandar  uma das pastas mais importantes do estado.  “A missĂŁo da Sejuc Ă© garantir a segurança e os direitos civis dos cidadĂŁos potiguares. Tenho consciĂŞncia que realizaremos um grande trabalho, com muito empenho”.

Ricardo Furtado, que Ă© procurador de carreira do estado, externou a responsabilidade em assumir um novo compromisso com o Rio Grande do Norte e falou da satisfação. “Este Ă© um desafio diferente para mim e que assumo com grande expectativa. O Governador tem uma nova forma de administrar. Estamos seguindo o novo tom que o chefe do Executivo quer dar Ă  administração pĂşblica”, encerrou.

O Governador Robinson Faria declarou que segue com a promessa de campanha de indicar apenas nomes tĂ©cnicos para compor as pastas do governo. “Hoje Ă© mais um dia muito importante para o nosso Governo porque estamos obedecendo e mantendo o mesmo critĂ©rio desde a escolha do primeiro nome, isso em consideração ao povo potiguar que depositou a confiança em nĂłs para tirar o estado da estagnação econĂ´mica e social que se encontra. Esses nomes, que se comprometeram a ouvir e interpretar as vontades do povo, engrandecem e dĂŁo legitimidade a nossa administração e ao nosso Governo ”, declarou.

O evento teve a presença ainda da chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, do deputado estadual Fernando Mineiro, dos deputados estaduais diplomados Galeno Torquato e Carlos Augusto Maia, do prefeito de Várzea, Getúlio Ribeiro, do presidente do PC do B, Antenor Roberto, e auxiliares de governo das administrações direta e indireta.

[cultura] PossĂ­veis bandas que tocarĂŁo no carnaval de Apodi rolam nas redes sociais

A cerca de quarenta dias do carnaval algumas pessoas já começam a especular sobre as possíveis bandas que irão tocar em Apodi neste ano. Veja:

PossĂ­veis Bandas que tocarĂŁo no Carnaval de Apodi em 2015.

*Dan ventura
*Rei da cacinbinha
*abrakadabra
*Ricardo Chaves
*leva NĂłis
*babado novo
*inala
*bakulejo
*Polentinha do arroxa
*Fantasmao
*Saia Elétrica
*luxĂşria
*Edy city
*Flávio e Pisada quente.

[segurança] Polícia Militar de Apodi reforça policiamento nas ruas através de diárias operacionais

Seguindo o cronograma de segurança do Estado, o Capitão Marcos Carvalho esteve em Mossoró em uma reunião para discutir a respeito do investimento realizado pelo governo no aumento com as diárias operacionais de 300 policiais no Rio Grande do Norte e para Apodi já foram disponibilizadas 2 vagas onde, através no Policiamento a Pé Ostensivo - PPO, a Polícia Militar está realizando a operação Cosme e Damião, ou seja, dois PMs juntos e a pé nas ruas de Apodi.

Segundo a Polícia Militar, a operação começou esta semana e irá até o carnaval. A medida visa diminuir e intimidar os meliantes que pretendem colocar a vida da sociedade civil em perigo.

A Diária Operacional irá ser paga aos policias nos dias em que eles estiverem de folga, o que também pretende acabar com os "bicos", medida adotada pelo novo comandante da Polícia do Estado.

[cotidiano] Bill Gates bebe água de máquina que transforma fezes em líquido potável

Nos Ăşltimos anos, o cofundador da Microsoft Bill Gates tem buscado, por meio da fundação que leva o seu nome, incentivar o desenvolvimento de tecnologias que solucionem alguns dos problemas enfrentados pelos paĂ­ses mais pobres do mundo — entre eles, o acesso a água potável. Pois, a julgar por um vĂ­deo publicado nesta segunda-feira na internet, essa meta pode está bem prĂłxima de ser alcançada.

Disponibilizado no canal mantido por Bill Gates no YouTube, o vídeo mostra o filantropo testando uma engenhosa, e gigante, máquina batizada de Janicki Bioenergy Omniprocessor. Nas imagens é demonstrado como a criação consegue transformar dejetos humanos em água potável. Ao final, o próprio Bill Gates testa a engenhoca, bebendo um copo de água que até cinco minutos antes eram parte de fezes.

De acordo com os criadores da máquina, ela é capaz de criar 86 mil litros de água por dia, e 250 kw de eletricidade, a partir de dejetos de 100 mil pessoas.

Financiada pela fundação de Gates, o Omniprocessor será levado para Dakar, no Senegal, esse ano para um projeto piloto que oferecerá água potável para a população local.

Fonte: O Globo

[segurança] Prazo para o Alistamento militar obrigatório já está aberto; Saiba quais documentos são necessários para se apresentar

Os cidadĂŁos nascidos em 1997 e que completam 18 anos em 2015 devem se apresentar Ă  Junta de Serviço Militar (JSM) municipal mais prĂłxima da sua residĂŞncia. Para cumprir com seu dever cĂ­vico, os jovens do sexo masculino precisam apresentar na Junta Militar documentos: certidĂŁo de nascimento ou equivalente (identidade, carteira de motorista ou de trabalho), comprovante de residĂŞncia e foto 3×4 (recente). O prazo para o alistamento militar começou no dia 2 de janeiro e vai atĂ© 30 de junho de 2015.

Caso o convocado tenha filhos, também é necessária a apresentação das certidões de nascimento das crianças. Pessoas com deficiência têm de mostrar atestado médico. Todos os documentos necessitam ser apresentados em suas versões originais. Segundo dados da Seção de Coordenação de Mobilização Militar do Ministério da Defesa, no ano passado 1,7 milhão de jovens se alistaram nas Juntas de todo o país. Cerca de 100 mil foram incorporados às Forças Armadas.

[segurança] Policiais do GTO sofrem grave acidente no interior do RN

No início da noite desta terça-feira, 06, fomos informados de que a Viatura Renault Duster, pertencente à 3ª CPM/6º BPM, de Jucurutu, a bordo da qual estava Policiais do GTO de Jucurutu, se envolveu em um acidente na RN 118, próximo à Cidade de Caicó.

Os Policiais que foram vĂ­timas do acidente informaram que o sinistro aconteceu quando o motorista da Viatura precisou frear em uma “buraqueira”, momento em que foram colhidos na traseira, por um caminhĂŁo.

Segundo os PMs, o impacto foi tão forte que a Viatura foi jogada vários metros para fora da pista, ficando totalmente destruída.

Apesar da gravidade do acidente, todos os Policiais e o motorista do caminhĂŁo nĂŁo sofreram ferimentos.

Fonte: portalnco

[saĂşde] Lixo toma conta das ruas de Apodi, afirma Gazeta

APODI – Uma cidade suja. Assim o municĂ­pio tem sido conhecido nĂŁo sĂł por seus moradores, mas tambĂ©m por pessoas de outras localidades que passam pela cidade oestana. Um levantamento feito pela reportagem da GAZETA DO OESTE constatou o acĂşmulo de lixo em seis bairros distintos de Apodi. “Apodi Ă© hoje a cidade mais suja do Rio Grande do Norte”, disse um morador, que preferiu nĂŁo se identificar temendo represálias por parte do prefeito Flaviano Monteiro. “NĂłs nĂŁo podemos nem reclamar porque esse prefeito Ă© perseguidor”, revela o morador ao jornal.

Dentro do levantamento feito pela reportagem, chegou-se ao número de nove lixões espalhados por diversas localidades do município oestano.

Na Chapada do Apodi, dois lixões foram identificados, sendo que um Ă© voltado para o lixo hospitalar e o pior: despejado a cĂ©u aberto sem a existĂŞncia de fiscalização ou controle por parte das autoridades sanitárias e ambientais do municĂ­pio. O outro lixĂŁo na Chapada do Apodi vem contribuindo para a destruição da imagem do turismo em nĂ­vel de regiĂŁo. “Com tanto lixo jogado em nosso distrito de Soledade, nĂłs, os moradores, nĂŁo sabemos mais a quem apelar”, desabafou um morador da comunidade, frisando que chegou buscar amparo na Prefeitura de Apodi, no entanto, nĂŁo obteve qualquer sinal ou interesse do Executivo em solucionar o problema.

Na baixa do Caic, a prática esportiva e de lazer que deveria ser estimulada pela Prefeitura de Apodi é impedida pelo acúmulo de lixo no campo de futebol localizado no bairro. No bairro IPE também foi verificado o acúmulo de lixo. O humilde bairro da Garilândia não é diferente dos demais. O lixo toma conta das ruas e, apesar dos insistentes apelos feitos pelos moradores, a municipalidade não toma providências.

No bairro Cruz das Almas, a reportagem constatou o sexto lixão, sendo que, neste bairro, o acúmulo de dejetos acontece dentro uma lagoa aterrada, fato esse que com a possibilidade de inverno pode acarretar em diversos problemas, sobretudo em relação à saúde pública. No distrito rural de Melancias, a realidade não se diferencia dos demais bairros ou localidades apodienses. Muitos lixos e dejetos se acumulam nas vias do deixando qualquer visitante com péssima impressão sobre a cidade, chegando a pensar que não existe administração municipal em Apodi.

Considerada um dos principais cartões-postais da cidade, a Lagoa de Apodi sofre com a falta de atenção do Poder Executivo apodiense no que se refere aos serviços básicos como Ă© o caso da coleta de lixo. E como nĂŁo poderia ser diferente, o centro de Apodi reflete o que tem sido vislumbrado em todos os bairros, distritos e localidades do municĂ­pio. “Já se tentou, por diversas formas, buscar uma solução, mas o que encontramos Ă© a indiferença daqueles que atĂ© bem pouco tempo atrás se apresentava como o salvador da pátria e a solução para todos os problemas de Apodi. Existe uma preocupação maior com a proximidade do inverno já que as chuvas espalhariam o lixo pelas ruas e tambĂ©m o carnaval, perĂ­odo em que nossa cidade recebe muitos visitantes. É uma situação lamentável”, disse uma moradora em conversa com a reportagem da GAZETA DO OESTE.

[segurança] Rio Grande do Norte receberá investimento na segurança

A Tribuna do Norte destaca que, dentro do plano emergencial estabelecido pelo governador Robinson Faria tambĂ©m entram ações como a reestruturação do Itep, das delegacias e distritos policiais bem como a previsĂŁo da criação da DivisĂŁo de HomicĂ­dios “nos prĂłximos dias”, segundo a secretária de Segurança PĂşblica e Defesa Social, Kalina Gonçalves Leite.

AtĂ© o dia 15, o Estado deve anunciar a distribuição de 50 novas viaturas para as polĂ­cias civil e militar, de acordo com o delegado geral da PolĂ­cia Civil, StĂŞnio Pimentel. “Já estamos com essas viaturas conosco, mas precisamos do termo de transferĂŞncia”, explicou o delegado. Já sobre a DivisĂŁo de HomicĂ­dios – projeto especializado na investigação de homicĂ­dios no estado – Pimentel acrescentou que o projeto está em análise no Gabinete Civil, mas que ainda será aprimorado. “Vamos aumentar a divisĂŁo de 40 para 80 policiais”, acrescentou.

A Civil ainda conta com recursos assegurados para reestruturação de distritos policiais (R$ 3,6 milhões dentro da meta Senasp) e para modernização do serviço de inteligência (R$ 7 milhões). O Governo do Estado também esteve em reunião com o Ministério da Justiça para assegurar a liberação de outros convênios.

Outra meta do plano é a reestruturação do lado técnico da polícia civil: a investigação. A primeira delas é assegurar uma nova sede para o Itep. Deficiências de infraestrutura no instituto contribuíram para o acúmulo, até o início do ano passado, de 4 mil laudos periciais inconcluso. Além disso, R$ 5 milhões em equipamentos periciais foram adquiridos nos últimos dois anos, mas não instalados devido às deficiências elétrica e hidráulica do prédio.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

[segurança] Governo anuncia plano emergencial para segurança no RN

O governo anunciou nesta quarta-feira (7) a implantação de um plano emergencial de patrulamento para a segurança pública do Rio Grande do Norte. A secretária de Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite, explicou que a pretensão inicial é manter a população segura com o policiamento nas ruas.

Em entrevista à InterTV Cabugi, a secretária disse que o investimento nos setores de investigação e recursos tecnológicos será o passo seguinte, "Nos preocupamos com as causas e sabemos que há várias vertentes que fomentam os índices de violência, mas no primeiro momento a prioridade será a sensação de segurança", afirma.

Para fortalecer o patrulhamento, a Sesed colocou 300 policiais militares a mais nas ruas de Natal e interior do estado. Todos serão pagos com diárias operacionais. "Se tivermos que passar dificuldades em outras áreas, passaremos", declarou Leite, enfatizando que a segurança pública será prioridade do governo.

Fonte: G1RN

[polĂ­tica] Vereador de JanduĂ­s que ocupava cargo na Prefeitura de AssĂş Ă© demitido

Jozenildo-Morais-vereador-de-JanduĂ­s
O prefeito de AssĂş Ivan JĂşnior (Pros) passou a caneta e exonerou o servidor Jozenildo Morais ocupante do cargo de Inspetor Escolar. O cidadĂŁo Ă© vereador do municĂ­pio de JanduĂ­s.

A origem do procedimento, segundo a explicação dada na Recomendação pelo promotor de Justiça da comarca de JanduĂ­s, bacharel Francisco Alexandre Amorim Marciano, foi o recebimento, pelo ĂłrgĂŁo ministerial, da denĂşncia de que a pessoa de Jozenildo Morais “vem acumulando cargos pĂşblicos de forma indevida, dentre eles os cargos de inspetor escolar no municĂ­pio de AssĂş, supervisor pedagĂłgico e vereador na cidade de JanduĂ­s”.

[economia] Apodi ganhará, como herança do governo de Rosalba, o Transchapadão

 
Aconteceu agora a pouco, no Distrito de Soledade, uma reunião entre representantes do RN Sustentável, prefeito, vereadores, imprensa e membros da sociedade civil apodiense, onde teve como objetivo discutir a respeito da implantação do projeto do Transchapadão.

O Transchapadão é uma luta da sociedade civil e que tem como principal responsável o empréstimo do governo do Banco Mundial ao governo do Rio Grande do Norte ainda na gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini.

O objetivo da reunião foi esclarecer as ações a serem desenvolvidas, dentro do projeto RN Sustentável, com referência à construção e melhoria das Estradas com a classificação de duas situações diferenciadas, ou seja: as estradas já pavimentadas, mas que não apresentam segurança para o meio de transporte predominante e estradas vicinais ou não, mas que se encontram em leito natural, e apresentam uma grande importância para o escoamento da produção local.

Também foi apresentado que o objetivo da Obra Estruturante é dar escoamento a produção local, principalmente das cadeias produtivas que são o foco principal do RN Sustentável, entre elas: Caprinovinocultura; Agricultura irrigada; Leite e derivados; Turismo; Cajucultura; Piscicultura; Apicultura. Melhorar a mobilidade da população para acesso aos serviços e Promover o desenvolvimento regional.

Segunda os coordenadores do projeto, para o RN Sustentável e para o Banco Mundial a estrada já está aprovada, precisando apenas de que os proprietários de terras que compreendem as margens da estradas doem a área suficiente para a construção da RN, visto ser preciso que haja uma largura de pelo menos 15 metros e que hoje há trechos com 7 metros de largura. Todos os proprietários que estavam presentes falaram que estavam dispostos a doarem o que for necessário para a construção. Com isso, para que a estrada possa ser construída falta apenas os transmites burocráticos.

[cotidiano] A Lagoa de Apodi está em chamas e totalmente poluída

A Lagoa do Apodi, ponto turístico da cidade, está em chamas. Este foi o registro da tarde desta terça feira.

ApĂłs ter secado a Lagoa, Ă© usada como curral, vazante, campo de futebol e agora estĂŁo colocando fogo.

A Lagoa é um símbolo da cidade no momento está abandonada. O saneamento básico, que foi iniciado na gestão da ex-governadora Vilma de Faria, está abandonado e o que foi iniciado está sendo usado para se colocar o esgoto dentro da mesma.

Alguns movimentos já foram realizados para preservar a lagoa em tempos outrora, contudo está esquecida. O próprio prefeito Flaviano Monteiro foi um dos que iniciou o movimento de luta pela preservação deste patrimônio com o fórum das entidades.

Na tarde desta segunda um outro cidadão registrou a imagem de várias espécies de peixes que estão morrendo com a seca da Lagoa. São centenas de peixes.

Além disso o Calçadão também está abandonado. São diversos os problemas, entre eles a falta de manutenção com o desgaste da madeira que envolve o local.

As imagens são tristes e lamentáveis.

Uma comissão de pessoas interessadas na proteção da mesma vem se reunindo tentando buscar uma solução para o caso, mas até o momento estão aguardando as autorizações dos órgãos legais. Nesta quinta (08) ocorrerá mais um encontro na Secretaria de Agricultura do Município.

[segurança] Inspeção apreende facas, drogas e celulares dentro de unidade prisional em Apodi

Do Jornal O Vale do Apodi

Agentes Penitenciários do Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP) juntamente com policiais do Grupo Tático Operacional (GTO), da 2ª Companhia de Policia Militar de Apodi, encontraram três celulares, dois carregadores, um tablete e mais duas trouxas de maconha, duas facas, e outros objetos não permitidos no interior da carceragem.

A inspeção foi feita durante a tarde desta segunda-feira, após os agentes penitenciários de plantão terem percebido que os presos estavam fazendo uso de droga e celular.

Os agentes acionaram o comandante da 2ª Companhia de Polícia de Apodi, capitão Marcos Carvalho e o Grupo Tático Operacional (GTO), que se deslocaram até a unidade prisional onde fez um pente fino na carceragem. Os objetos que foram apreendidos e retirados das celas, será encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil da cidade, sob o comando do bacharel Renato da Silva Oliveira, que tomará as providenciam necessárias.

“Sempre realizamos vistorias na carceragem do CDP de Apodi com o apoio das policias Civil e Militar, assim evitamos que presos fiquem fazendo uso de celulares para extorquir comerciantes e empresários da regiĂŁo”, comentou o diretor da unidade, agente Márcio Morais que tem feito excelente trabalho Ă  frente da unidade.

Durante a revista feita pelos agentes e policiais, descobriu-se que o apenado Eduardo Elivelton, tido como preso de bom comportamento e que estava realizando trabalhos externos na unidade, era o responsável pela entrada dos objetos ilĂ­citos dentro do estabelecimento penitenciário como droga e celulares.“Depois de denunciado pelos prĂłprios colegas de prisĂŁo, Eduardo Elivelton mostrou aos policiais e agentes, onde enterrava os celulares no muro do CDP”, comentou o cabo AntĂ´nio Holanda.

A vistoria fora realizada pelos agentes penitenciários, Márcio Morais, Wagner Luiz e pelos policiais do GTO de Apodi, sargento Antônio Holanda e os soldados Berguinho e Heider.

O CDP de Apodi conta com cerca de 50 presos que cumprem pena nos regimes fechado e semiaberto. A unidade existe há cinco anos e custódia presos da Comarca de Apodi formada pelos municípios de Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo.

[educação] Piso dos professores sofre aumento de 13,01%

O Ministério da Educação (MEC) informou, nesta terça-feira (6), que o piso salarial do magistério terá aumento de 13,01%. Com o reajuste, o salário inicial passará para R$ 1.917,78 a partir deste mês. O cálculo está previsto na Lei do Piso (Lei 11.738/2008), que vincula o aumento ao percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno, referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano.

O novo montante é relativo ao salário inicial dos professores de escola pública, com formação de nível médio e jornada de trabalho de 40 horas semanais.

De acordo com a lei, a correção do piso reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno, definido nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O piso salarial subiu de R$ 950, em 2009, para R$ 1.024,67, em 2010, e R$ 1.187,14, em 2011, conforme nĂşmeros incluĂ­dos no site do MEC. Em 2012, o valor vigente era R$ 1.451. Em 2013, o piso passou para R$ 1.567 e em 2014 foi reajustado para R$ 1.697. O maior reajuste foi registrado em 2012, com 22,22%.

[política] Presidente do TSE nega andamento à ação do PROS sobre Fundo Partidário

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, negou seguimento à ação cautelar em que o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) solicitava acesso imediato à parcela de 95% na distribuição das cotas do Fundo Partidário. Com a decisão do ministro, ficou prejudicado o pedido de liminar da ação.

O PROS argumentou, entre outras alegações, que, após obter o registro no TSE em 24 de setembro de 2013, está apto a participar do processo eleitoral, a receber recursos do Fundo Partidário e a ter acesso gratuito ao rádio e televisão.

O partido informou que ajuizou no TSE petição (Pet nº 76693), pendente de julgamento final, em que solicita sua inclusão na parcela dos 95% do Fundo Partidário, tendo relacionado os nomes dos candidatos ao cargo de deputado federal que migraram para a legenda no prazo de 30 dias de sua criação.

DecisĂŁo 

O presidente do TSE informa que o PROS requereu, em 11 de outubro de 2013, participação no montante de 95% do Fundo Partidário segundo representação na Câmara dos Deputados na eleição de 2010, considerados os votos obtidos pelos parlamentares que migraram para a legenda recém-criada.

O ministro Dias Toffoli lembra que, em 16 de janeiro de 2014, o ministro Marco AurĂ©lio, que já nĂŁo integra mais o TSE, concedeu liminar em ação cautelar, determinando o rateio "considerados os Deputados Federais que migraram” para a legenda, com a retenção dos valores respectivos da sigla atĂ© decisĂŁo final na Petição nÂş 76693.

“Verifica-se, portanto, que os fatos discutidos nas referidas ações dizem respeito ao rateio do Fundo Partidário para a legislatura de 2011-2014, envolvendo discussĂŁo acerca da migração de deputados federais para o PROS no ano de 2013, logo apĂłs a sua criação”, diz o ministro Dias Toffoli.

Segundo ele, no caso em exame, “o acesso postulado pelo autor aos recursos do Fundo Partidário se refere Ă  Legislatura que se inicia em fevereiro de 2015” e tem como causa de pedir o nĂşmero de votos válidos atribuĂ­dos ao PROS na eleição geral de 2014.

“NĂŁo se verifica, portanto, interesse jurĂ­dico na presente ação, uma vez que a tutela pretendida nĂŁo se presta a garantir resultado Ăştil do processo principal”, destaca o presidente do TSE, ao negar andamento Ă  ação cautelar.

A relatora da Pet nÂş 76693 Ă© a ministra Maria Thereza de Assis Moura.

Fonte: TSE

[humor] CBF quer auditoria no placar de 7 a 1 da Alemanha contra o Brasil

A CBF resolveu pedir a FIFA uma auditoria sobre o placar de 7 a 1 da Alemanha contra o Brasil, na semifinal da Copa do Mundo de 2014. A CBF diz que o pedido de autoria se deve ao fato de que muitos brasileiros continuam sem acreditar no placar do jogo. 

“O placar pode estar errado. Alguns daqueles gols podem nĂŁo terem sido gols de verdade mas sim, replays de gols anteriores. Foi uma partida muito confusa, gol atrás de gol, e a possibilidade de erro Ă© grande”, disse um assessor da CBF, justificando a razĂŁo da auditoria. 

A ideia de autoria foi motivada, tambĂ©m, depois que o PSDB solicitou uma auditoria ao TSE, sobre o resultado das urnas, nas eleições do segundo turno. A FIFA ainda nĂŁo se pronunciou sobre o pedido de auditoria. Já a confederação alemĂŁ de futebol disse que uma auditoria pode piorar ainda mais a situação do Brasil. “Pode ser que na auditoria eles descubram mais gols da Alemanha, que nĂŁo foram vistos pelo juiz, e o placar final ficar bem maior que o 7 a 1...”, disse.

[economia] Banco do Brasil abre concurso pĂşblico no RN e mais 14 estados

O Banco do Brasil está com inscrições abertas para um concurso público para formação de cadastro de reserva no cargo de escriturário nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

Para participar, é preciso ter certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação e idade mínima de 18 anos completos, até a data da contratação.

O cargo tem remuneração inicial é de R$ 2.227,26 para jornada de 30 horas semanais. Além disso, os selecionados terão participação nos lucros ou resultados, nos termos da legislação pertinente e acordo sindical vigente, ajuda alimentação no valor de R$ 572,00, vale-refeição de R$ 431,16, vale-transporte, vale-cultura de R$ 50, auxílio-creche, auxílio a filho com deficiência, de valor previsto na CCT, e previdência privada.

A seleção, prevista para o dia 15 de março de 2015, será composta por provas objetivas de 70 questões e redação. No total, são 25 questões de Conhecimentos Básicos (Português, Raciocínio Lógico-Matemático e Atualidade do Mercado Financeiro) e 45 de Conhecimentos Específicos (Cultura Organizacional, Técnica de Vendas, Atendimento, Domínio Produtivo da Informática e Conhecimentos Bancários).

A partir dessa seleção, o BB volta a cobrar também conhecimentos de Inglês. Outra novidade do certame é a reserva de 20% das vagas para candidatos que se declararem negros, em cumprimento ao projeto aprovado pelo Senado. Os candidatos irão prestar ainda a Prova Discursiva de caráter eliminatório, e na segunda etapa, serão realizados exames médicos e procedimentos admissionais, de caráter eliminatório.

Os candidatos poderão realizar a inscrição por meio do site da Fundação Cesgranrio: www.cesgranrio.org.br até o dia 19 de janeiro. A taxa é de R$ 40.

[economia] Robinson Faria quer retomada de vĂ´os comerciais para o Aeroporto de MossorĂł

Mossoró foi a primeira cidade do interior a receber a visita do Governador Robinson Faria, nesta terça-feira (06). O compromisso inicial do Chefe do Executivo foi no Aeroporto Dix-Sept Rosado, logo após o desembarque.

Acompanhado do Secretário Estadual de Infraestrutura, Jáder Torres, o Governador vistoriou as instalações do aeroporto para conhecer as necessidades locais para reabertura da estrutura para vôos regulares.

“O Governo do Estado vai fomentar o turismo e viemos nessa visita de trabalho para fazer um levantamento das condições do aeroporto e tomarmos as providĂŞncias para que MossorĂł volte a dispor de vĂ´os comerciais. Já iniciamos o contato com empresas de aviação e vamos conceder incentivos atravĂ©s do abatimento do ICMS para o querosene da aviação”, declarou o Governador.

No aeroporto Robinson Faria foi recepcionado pelo Prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, pelo Vice-Prefeito, Luís Carlos, e pelo Deputado Federal diplomado, Beto Rosado, pelo Deputado Estadual diplomado Galeno Torquato. Junto com o Governador estiveram em Mossoró também o Secretário Estadual de saúde, Ricardo Lagreca, a Secretária Estadual de Segurança, Kalina Leite, o Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, a Secretária Estadual de Comunicação, Georgia Nery e o Secretário Estadual de Justiça e Cidadania, Zaidem Heronildes da Silva Filho.