logo

sábado, 17 de janeiro de 2015

[segurança] Governo do Estado não consegue colocar os 300 policiais nas ruas

Com um rombo herdado de R$ 50 milhões, a equipe da Segurança Pública do Governo de Robinson Faria (PSD) está tendo dificuldade de colocar nas ruas os 300 policiais como planejava.

Segundo o RN TV 2ª Edição, a categoria alega o atraso nas diárias e o valor defasado pago por elas, de R$ 50,00 por seis horas de trabalho.

[segurança] Brasileiro preso por tráfico de drogas é executado na Indonésia

O governo da Indonésia executou o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, 53, na tarde deste sábado (17), horário de Brasília. Moreira era instrutor de voo livre no Brasil quando foi condenado a morte por fuzilamento em 2004, um ano após ser preso tentando entrar no aeorporto de Jacarta com 13,4 kgs de cocaína escondidos em uma asa-delta. Ele foi o primeiro brasileiro fuzilado no país do sudoeste asiático.

O brasileiro passou mais de dez anos no corredor da morte e teve dois pedidos de clemência negados. Moreira passou as últimas horas na penitenciária de Nusakambangan, na ilha de Java, onde a sentença foi executada. Antes de morrer, ele recebeu a visita de familiares. O governo indonésio não cedeu aos apelos de clemência feitos pela presidente Dilma Rousseff, que ligou para o presidente Joko Widodo na sexta-feira (16). A presidente também pediu pela vida de Rodrigo Muxfeldt Gularte, 42 anos, condenado por tráfico e que tem condenação prevista para o mês que vem.

Widodo insistiu que nĂŁo perdoaria as condenações Ă  morte por delitos relacionados com o tráfico de drogas e respondeu que “nĂŁo poderia comutar a sentença” uma vez que tinham sido cumpridos todos os trâmites legais. AlĂ©m do brasileiro, outros cinco estrangeiros e uma mulher indonĂ©sia foram condenados Ă  morte por tráfico de drogas e executados por um pelotĂŁo de fuzilamento, apesar dos vários apelos internacionais.

[política] Prefeito de Apodi será obrigado a fazer as eleições para escolher os novos diretores das escolas municipais

O atual prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, será obrigado a produzir as eleições para diretores das escolas municipais, isso porque a câmara aprovou no ano passado uma lei que regulamenta o comando das instituições por meio de voto.

A lei foi aprovado na câmara por unanimidade, tendo como autor o vereador Braulio Ribeiro e como co-autor o vereador Junior Carlos que também participou da lei com a inclusão de uma emenda.

Após ter sido aprovada o projeto foi enviada para o poder executivo sancionar, mas o prefeito revogou, contudo, como já havia passado o prazo de 15 dias, tempo necessário para revogação de lei pelo prefeito, ela foi automaticamente aprovada e passou a valer a partir deste ano. Caso a lei seja descumprida o prefeito poderá ser punido.

Para escolher o novo diretor irá participar professores, alunos e pais de alunos das escolas em que ocorrerão as eleições. Até agora a secretaria de educação não falou sobre o caso.

[política] Ex-presidente do PCdoB em Apodi poderá ser candidato a prefeito pelo PSOL

O ex-presidente do partido em que foi eleito o atual prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, poderá ser candidato a prefeito de Apodi pelo PSOL, as informações foram repassadas pelo organizador da legenda na região, o advogado Marcos Pinto, a qual também já disse que vai ser candidato a vereador.

Paulo Viana já ocupou a Secretaria de Saúde do município de Apodi na gestão do prefeito Flaviano e também a presidência do PCdoB a qual ajudou a eleger o único prefeito da legenda no Estado pelo partido, mas rompeu desde o ano passado.

O seu nome já começa a ser visto como um bons olhos para enfrentar Flaviano pela oposição, já os que defendem a atual gestão o criticam.

Até o momento a oposição em Apodi não formalizou um nome concreto, mas já há algumas especulações.

[educação] "Projeto Transformação foi um erro", afirma chefe de gabinete da prefeitura de Apodi

Ontem a tarde foi realizado mais uma reunião entre os estudantes universitários, vereadores e prefeitura no gabinete civil da prefeitura municipal de Apodi. A discussão que gira em torno da volta dos ônibus pagos pelo poder público que trafega de Apodi a Mossoró e de Apodi a Caraúbas resultou na admissão por parte do executivo em afirmar que o projeto Transformação foi um erro.

O Projeto que foi uma promessa de campanha do atual prefeito Flaviano Monteiro funcionou bem em 2013, mas acabou em 2014 quando nĂŁo conseguiu mais suprir a necessidade da classe.

Segundo os estudantes, durante a campanha de 2012, Flaviano e o deputado estadual Getúlio Rêgo teriam ido até o ônibus dos universitários e disseram que não se preocupassem que a partir de 2013 nenhum filho de Apodi iria deixar de ir para faculdade por falta de transporte escolar e ainda que o deputado teria prometido um ônibus zero KM.

Na reunião foi decidido que a prefeitura vai da continuidade ao mesmo sistema que acontecia nas gestões passadas, onde a prefeitura contribuía com uma parte e os estudantes com a outra. Contudo, para que seja efetivado esta doação da prefeitura, será preciso fazer um cadastro, o que dará o direito aos alunos a receberem uma bolsa.

Para efetivar a legalização da ideia, será enviado a câmara municipal um novo projeto que formalizara a Bolsa Transformação, ficando a cargo do poder legislativo aprová-lo.

[educação] Candidato potiguar inclui hino do Flamengo na redação do Enem e tira nota 660

Uma homenagem ao time do coração e, ao mesmo tempo, uma forma de testar os avaliadores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São os argumentos que o estudante Francisco Elias da Silva, de 26 anos, diz ter usado para citar o hino do Flamengo em sua redação, que obteve nota 660 no resultado divulgado na última terça-feira (13). O flamenguista é morador de Alto do Rodrigues e estuda Informática em Ipanguaçu, cidades da região Oeste do Rio Grande do Norte.

Elias teria aproveitado o hino do Flamengo para contextualizar o texto sobre publicidade infantil, tema da redação do Enem deste ano. O estudante reproduziu o rascunho do texto na internet, uma vez que as redações ainda não foram divulgadas. "Quis deixá-los sem brechas para ver se me davam nota boa ou ruim mediante o que fiz, para sabermos o critério que o Enem utiliza", explica o estudante.

[segurança] Homem é preso pela polícia ao praticar exercícios físicos pelado

Um homem que saiu pelado de casa foi detido em flagrante pela PolĂ­cia Militar no bairro Bacacheri, na manhĂŁ de sexta-feira (16) em Curitiba.

A situação inusitada aconteceu na Rua Gago Coutinho com a Eduardo Geronasso, por volta das 7h30. Segundo a PolĂ­cia Militar (PM), várias denĂşncias chegaram via 190 sobre o morador que fazia exercĂ­cios sem roupas. Uma equipe do 20° BatalhĂŁo foi ao local e deteve o rapaz.

Uma ambulância do Samu foi chamada para examinar o atleta ousado e avaliar se o estado de saúde é normal.

[cotidiano] Nasa afirma que 2014 foi o ano mais quente já registrado

O ano de 2014 foi o mais quente já registrado, de acordo com duas análises separadas da Nasa e da NOOA (Agência Americana Oceânica e Atmosférica). As medições são feitas desde 1880.

Com isso, os dez anos mais quentes da história, com exceção de 1998, ocorreram desde o ano 2000.

Desde 1880, a temperatura média da superfície da Terra aumentou 0,8ºC, uma tendência puxada pelo aumento das emissões de dióxido de carbono na atmosfera do planeta, segundo as duas entidades. A maior parte desse aquecimento ocorreu nas últimas três décadas.

Cientistas, porém, ainda esperam ver flutuações ano a ano na temperatura média global causadas por fenômenos como El Niño.

As análises usaram dados de temperatura de 6.300 estações meteorológicas, de medições dos oceanos e de estações de pesquisa na Antártida.

[esporte] PatrĂ­cio Pitbull vence na sua primeira defesa de cinturĂŁo nos EUA

Depois de ser campeão na edição 123 do Bellator, o brasileiro Patrício Pitbull realizou na madrugada desse sábado (17) a sua primeira defesa de cinturão na cidade de Temecula, nos Estados Unidos, contra o ex-campeão Daniel Straus. Em uma luta franca de muita trocação, o potiguar venceu no quarto round por finalização.

Esse foi o segundo duelo entre Pitbull e Straus, sendo a segunda vitĂłria do brasileiro. Apesar de seguir campeĂŁo no Bellator 132, PatrĂ­cio fez questĂŁo de valorizar o seu adversário apĂłs o combate. “Sabia que ele ia para trocação. Ele Ă© uns dos maiores lutadores do mundo, poderia ser campeĂŁo, mas mantive meu plano de luta e aquilo que trabalhei na academia. Esperei o momento certo e consegui defender o meu cinturĂŁo. Fico muito feliz de garantir mais essa vitĂłria para o Brasil”, comentou.
“Bellator Day: PatrĂ­cio Pitbull x Straus”

Em Natal, no Rio Grande do Norte, os seus companheiros de academia, a Pitbull Brothers, se reuniram com fãs, amigos e parentes para torcer pelo campeão potiguar. Durante toda luta a energia foi completa para apoiar cada golpe do lutador. O evento aconteceu no Bar do Suvaco, em um ambiente temático, com direito a sorteio de brindes da marca Everlast.

Fonte: Blog do BG

[educação] UERN divulga lista de aprovados no vestibular

UERN logo
A ComissĂŁo Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) divulgou a relação de aprovados no Processo Seletivo Vocacionado 2015 (CLIQUE AQUI para acesar), cujas provas foram aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro, ofertando 40% das vagas da UERN para o ano letivo de 2015. O PSV 2015 foi disputado por 8.176 candidatos.

Neste ano, a UERN adotou um sistema misto. Ao todo foram oferecidas 865 vagas pelo PSV 2015, as outras 1.319 vagas serão oferecidas pelo SiSU, cujas inscrições serão realizadas de 19 a 22 de janeiro. Os nomes dos primeiros colocados no PSV 2015 foram divulgados pelo Reitor Pedro Fernandes, na Reitoria da UERN. O Reitor agradeceu a todas as pessoas envolvidas na organização do PSV 2015. Em seguida, Pedro Fernandes anunciou os nomes dos três primeiros colocados na classificação geral, todos do curso de Medicina:


1Âş – Marconi Edson Maia JĂşnior – 3435 pontos

2Âş – Ugor Tomaz Fernandes – 3330 pontos
3Âş – Juliane Marry de AraĂşjo – 3315 pontos

Previsto inicialmente para ser divulgado no dia 23 de janeiro, o resultado do PSV 2015 foi antecipado devido ao prazo de inscrições no SiSU. O diretor da COMPERVE, professor Egberto Mesquita, orienta os candidatos convocados pelo PSV 2015 e os que vão se inscrever no SiSU a ficarem atentos aos prazos e à documentação exigida em edital.

[cotidiano] Morreu em Nova Cruz um dos fundadores do Partido Solidariedade no RN

O Partido Solidariedade no Rio Grande do Norte lamentou a partida prematura de um de seus fundadores no estado, o vereador Luiz Carlos Marques de Melo, do municĂ­pio de Nova Cruz.

“Em um momento de grande comoção, rezamos a Deus para que conceda Ă  famĂ­lia toda a serenidade e força necessárias Ă  superação desta grande perda”, disse nota de pesar do Solidariedade. Luiz Carlos morreu aos 50 anos, vĂ­tima de complicações ocasionadas por um acidente sofrido durante uma cavalgada.

O deputado estadual e presidente do partido no Estado, Kelps Lima, também lamentou o caso.

[cotidiano] MPF quer implantação de serviços de inspeção nos municípios do Alto Oeste

Funcionamento do serviço é fundamental para agricultores familiares comercializarem seus produtos, porém apenas 11 cidades editaram as leis e somente duas regulamentaram.

O Ministério Público Federal (MPF) em Pau dos Ferros emitiu uma recomendação aos municípios do Alto Oeste Potiguar para que constituam, no prazo de 90 dias, os serviços de inspeção municipal (SIM) e, dentro de mais quatro meses, se integrem ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). O objetivo é o fortalecimento da agricultura familiar, já que sem este serviço os agricultores não podem vender seus produtos no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além disso, o SIM fortalecerá o controle de higiene e qualidade dos alimentos produzidos e comercializados nessas cidades.

A legislação do PNAE determina que pelo menos 30% dos recursos do programa devem ser destinados à aquisição de alimentos produzidos pelos agricultores familiares. Porém os municípios e as redes de ensino ficam desobrigados desse percentual se não houver na localidade produção com o selo de inspeção. Dessa forma, não criar o SIM é se auto exonerar da obrigação legal. No entanto, como condição para receber recursos do programa, todos prefeitos assinaram no início dos mandatos um termo de compromisso com o FNDE para manter o controle sanitário dos alimentos.

Além de criar o SIM, as Prefeituras devem promover sua regulamentação, com a edição das normas necessárias para detalhar a operação, o formato do sistema de informações e registros a ser utilizado, além de definir o modelo de laudo, de relatório de visitas e de infrações. O serviço de inspeção deve ter a estrutura de laboratórios e recursos humanos necessária, com a devida capacitação dos seus integrantes.

AudiĂŞncia – A recomendação Ă© mais um dos frutos da audiĂŞncia pĂşblica promovida em setembro pelo MPF, em Pau dos Ferros, sobre a utilização de alimentos provenientes da agricultura familiar na merenda. Do evento resultou a criação do grupo de trabalho, com participantes da comunidade e de diversos ĂłrgĂŁos pĂşblicos, que vem se reunindo há mais de trĂŞs meses. Para o inĂ­cio de fevereiro está prevista a realização de um seminário, com objetivo de orientar os prefeitos e secretários sobre a criação e implantação do SIM, alĂ©m de oferecer esclarecimento aos agricultores.

Atualmente, a maior parte dos municípios da região não atende o percentual mínimo de 30% da merenda comprada de produtores familiares e alguns dos que atendem não possuem o serviço de inspeção municipal, colocando em risco a saúde dos estudantes.

Dos 38 municípios da área de atuação da PRM Pau dos Ferros, somente 11 já editaram leis criando o SIM, porém apenas dois, Umarizal e São Francisco do Oeste, promoveram a regulamentação, embora só este último tenha realizado o cadastro dos produtores. Nenhum, até hoje, aderiu ao Suasa.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

[saúde] No RN 32 municípios poderão ampliar quadro de médicos através de programa do Governo Federal

O Ministério da Saúde vai expandir o Programa Mais Médicos para assegurar profissionais em municípios com dificuldade de contração na Atenção Básica. O novo edital abre uma nova oportunidade para 1.500 prefeituras e garante a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). Municípios e médicos deverão aderir ao novo edital até o dia 29 de janeiro.

A seleção, aberta nesta sexta-feira (16), integra 424 cidades que ainda não participam do Mais Médicos.

No estado do Rio Grande do Norte, 32 municĂ­pios poderĂŁo solicitar novas vagas pelo Programa.

“A ampliação do Mais MĂ©dicos dá nova oportunidade a esses municĂ­pios que, por algum motivo, nĂŁo puderam aderir ao programa. A iniciativa atende a reivindicação de cidades do paĂ­s inteiro por nova chance de integrar ou ampliar o nĂşmero de profissionais. O Mais MĂ©dicos tem papel fundamental no fortalecimento e consolidação da Atenção Básica e se complementa com o trabalho na área da formação mĂ©dica e com obras de melhoria na infraestrutura”, ressaltou o ministro da SaĂşde, Arthur Chioro.

Municípios e médicos terão até os dias 28 e 29 de janeiro, respectivamente, para confirmar sua participação e efetuar a inscrição no sistema do Programa (http://maismedicos.saude.gov.br/). Estão aptas a aderir as prefeituras do Provab 2014, que encerra em fevereiro, e aquelas de maior vulnerabilidade econômica e social. Foram priorizadas, por exemplo, as cidades com 20% de sua população em extrema pobreza, com IDH baixo e muito baixo, localizadas no semiárido, Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. Também foi garantida expansão para os distritos indígenas.

[polĂ­tica] Enquete - QUAL O VEREADOR DE APODI FOI MAIS ATUANTE EM 2014?

Prezados leitores do blog do Jair Gomes.

No inĂ­cio de 2014 fizemos uma sĂ©rie de avaliações sobre a postura parlamentar de cada vereador nas sessões legislativas da Câmara Municipal de Apodi, bem como uma postura sobre a gestĂŁo do atual prefeito Flaviano. PorĂ©m, para este ano, queremos que vocĂŞs leitores avaliem o mandato deste cargos pĂşblicos e para isso, o quarto poder (imprensa), atravĂ©s deste portal, estará disponibilizando uma enquete com a seguinte pergunta: QUAL O VEREADOR DE APODI FOI MAIS ATUANTE EM 2014?

Inicialmente estaremos fazendo a enquete com os vereadores, sendo que ela inicial hoje, sexta feira, e encerra no domingo ao meia noite.

Na prĂłxima semana faremos a enquete a respeito do poder executivo municipal.

Por tanto, nĂŁo deixe de opinar, indo na lateral direita e votar. Na segunda-feira estaremos divulgando o resultado.

E para auxiliar aos leitores conheça quais são as funções de um vereador:

Função Legislativa:  consiste em elaborar as leis que sĂŁo de competĂŞncia do MunicĂ­pio, discutir e votar os projetos que serĂŁo transformados em Leis buscando organizar a vida da comunidade.

Função Fiscalizadora: O Vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos, a observância do orçamento. Também fiscaliza através do pedido de informações.

Função de Assessoramento ao Executivo: Esta função é aplicada as atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual(poder de emendar, participação da sociedade e a realização de audiências públicas).

Função Julgadora: A Câmara tem a função de apreciação das contas públicas dos administradores e da apuração de infrações político-administrativas por parte do Prefeito e dos Vereadores.

Direitos e Deveres do Vereador

Compete ao Vereador:
1 apresentar propostas de emenda à Lei Orgânica do Município;
2 apresentar, no âmbito de sua competência, projetos de lei ordinária e de lei complementar, projetos de decreto legislativo e projetos de resolução;
3 fazer requerimentos, escritos ou verbais;
4 sugerir indicações;
5 interpor recursos;
6 emitir pareceres, escritos ou verbais;
7 oferecer emendas;
8 usar da palavra, no Plenário:
a) para falar sobre assunto de sua livre escolha;
b) discutir qualquer proposição;
c) encaminhar votação das proposições;
d) suscitar questões de ordem;
e) contraditar questões de ordem;
f) apartear;
g) relatar proposições;
h) formular requerimentos verbais;
i) reclamar;
9 votar e ser votado para a eleição da Mesa e para escolha da direção das comissões de que participa;
10 julgar as contas do Prefeito;
11 julgar o Prefeito e Vereador em determinadas infrações político-administrativa;
12 fiscalizar os atos do Prefeito, formulando as crĂ­ticas construtivas e esclarecedoras.

O Vereador tem o dever da:
- assiduidade; (comparecer às sessões do Plenário e das Comissões)
- cortesia; (tratar com urbanidade os colegas)
- dedicação ao trabalho legislativo, dele participando no Plenário e nas Comissões;
- atenção aos eleitores, tanto nas reivindicações coletivas como nas individuais;
- probidade polĂ­tica e administrativa.

É seu dever ainda, lutar pela construção e funcionamento de escolar, de hospitais e postos de saúde, abertura de estradas, pavimentação de vias públicas urbanas, perfuração e funcionamento de poços, abastecimento de água, instalação de energia elétrica.

Cabe ao Vereador cobrar do Prefeito a divulgação, dos valores dos impostos, taxas e contribuições de melhoria recebidos, bem como todos os outros recursos passados ao município.

[política] Dilma telefona para o Presidente da Indonésia e pede para não executarem os brasileiros

Nota Ă  Imprensa – Telefonema da Presidenta Dilma Rousseff ao Presidente da IndonĂ©sia

A Presidenta Dilma Rousseff falou ao telefonou, na manhã de hoje, 16 de janeiro, com Presidente da Indonésia, Joko Widodo, para transmitir apelo pessoal em favor dos cidadãos brasileiros Marco Archer Cardoso Moreira e Rodrigo Muxfeldt Gularte, condenados à morte pela Justiça da Indonésia e na iminência de serem executados.

A Presidenta ressaltou ter consciência da gravidade dos crimes cometidos pelos brasileiros. Disse respeitar a soberania da Indonésia e do seu sistema judiciário, mas como Chefe de Estado e como mãe, fazia esse apelo por razões eminentemente humanitárias. A Presidenta recordou que o ordenamento jurídico brasileiro não comporta a pena de morte e que seu enfático apelo pessoal expressava o sentimento da sociedade brasileira.

O Presidente Widodo disse compreender a preocupação da Presidenta com os dois cidadãos brasileiros, mas ressalvou que não poderia comutar a sentença de Marco Archer, pois todos os trâmites jurídicos foram seguidos conforme a lei indonésia e aos brasileiros foi garantido o devido processo legal.

A Presidenta Dilma reiterou lamentar profundamente a decisão do Presidente Widodo de levar adiante a execução do brasileiro Marcos Archer, que vai gerar comoção no Brasil e terá repercussão negativa para a relação bilateral.

Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Fonte: Blog do Planalto

[cotidiano] Policial diz que ex-diretor da Petrobras enterrou dinheiro em piscina

Em seu depoimento Ă  PolĂ­cia Federal, o policial afastado Jayme Alves de Oliveira Filho, conhecido como Careca, disse ter ”ouvido” que o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa teria aterrado uma piscina em sua casa, no Rio de Janeiro, para guardar dinheiro.

Ainda não é possível saber o que os investigadores fizeram com a vaga informação fornecida por Careca. Mas uma comparação entre imagens aéreas antigas e recentes do local mostra que, de fato, uma piscina desapareceu do imóvel de Costa, que fica num condomínio na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio).

No local onde havia um nítido quadrado azul rodeado de um piso claro, bem na entrada de sua residência, há agora só um gramado plano.

Conforme o histórico de imagens de satélite do Google Earth, recurso disponível para quem faz download da ferramenta, a casa de Costa ainda era equipada com a piscina em 17 de setembro de 2009. A imagem mais nítida da piscina, feita três meses antes, é a que ilustra esta reportagem (confira abaixo).

Em 18 de janeiro de 2010, porém, a piscina já não estava mais lá. Nesta quinta-feira (15), a Folha sobrevoou o local. Na foto mais recente, feita pela reportagem, também só é possível identificar um gramado.

Preso na sétima etapa da Operação Lava Jato, em novembro, mas já em liberdade, Careca trabalhava como carregador de dinheiro para o doleiro Alberto Youssef, detido até agora.

Ele respondeu questionamentos sobre o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras no dia 18 de novembro.

[polĂ­tica] Deputados se reĂşnem com representantes do Governo

Deputados estaduais se reuniram, na manhã desta quinta-feira (15), com representantes do Governo do Estado para esclarecer pontos relacionados ao plano de aplicação de empréstimo da ordem de R$ 850 milhões autorizado pela Assembleia Legislativa a ser contraído pelo Executivo junto ao Banco do Brasil. A matéria integra mensagem do governador Robinson Faria (PSD) do pedido de convocação extraordinária do Legislativo. Até o início da próxima semana, segundo o presidente da Casa, deputado Ricardo Motta (PROS), os parlamentares serão convocados para o início do período extraordinário.

Além do presidente da Assembleia, participaram da reunião o procurador-geral do Estado, Francisco Wilkie, o consultor-geral do Estado, Eduardo Nobre, e o secretário Estadual de Planejamento, Gustavo Nogueira, e os deputados José Dias (PSD), Fernando Mineiro (PT), Getúlio Rêgo (DEM), Raimundo Fernandes (PROS), Tomba Farias (PSB), Kelps Lima (Solidariedade), Nélter Queiroz (PMDB), George Soares (PR) e Gustavo Fernandes (PMDB).

[coidiano] Estagiária ninfomaníaca deixa emprego em Wall Street para virar atriz pornô

Depois de postar no Twitter várias fotos sem roupa tiradas no banheiro da gestora de recursos, estagiária deixou emprego para, segundo ela, "se cercar de sexo"
Paige A. Jennings, que agora usa o nome de “Veronica Vain”, largou um estágio na Lazard Asset Management, uma gestora de recursos de Wall Street, um dos maiores centros financeiros do mundo, em Nova York (nos Estados Unidos), para seguir carreira na indĂşstria de filmes pornĂ´s.

“Eu sĂł deixei meu emprego em Wall Street para uma carreira pornĂ´ porque eu nĂŁo posso parar de me masturbar no trabalho”, escreveu a jovem em sua conta no Twitter.

Na rede social, ela tambĂ©m afirma que deixou o emprego antes que fosse demitida. Segundo o site “News Cut”, Paige tinha postado selfies nua de dentro do banheiro dos escritĂłrios da Lazard em sua conta no Twitter.

“Eu já havia dado aviso prĂ©vio. Meu chefe me chamou por telefone com uma senhora do departamento de recursos humanos. Eu tinha uma boa reputação intelectualmente, e ele estava ciente disso. No entanto, ele obviamente nĂŁo poderia me querer no escritĂłrio quando quase todo mundo tinha me visto seminua na internet”, disse ela em entrevista ao site “BroBible”.

Ela tambĂ©m afirmou que, intelectualmente, ama o mundo das finanças, mas que nĂŁo conseguia pensar em algo que ama fazer mais do que sexo. “Eu sabia que provavelmente seria mais bem sucedida se pudesse me cercar de sexo e ser aceita por isso.”

Paige espera fazer sua estrĂ©ia na indĂşstria pornĂ´ no reality show “The Sex Factor”. Ela contou que já trabalhou como stripper, mas que nĂŁo vĂŞ “um plano de carreira viável” na profissĂŁo. Na indĂşstria pornĂ´, a jovem acredita que pode deixar sua marca.

A possĂ­vel atriz disse que pensa em começar um fundo de private equity (capital de risco) centrado na indĂşstria pornĂ´. “Já conversei com vários investidores que adorariam ter uma participação do negĂłcio. A maioria das pessoas assiste filmes pornĂ´s e compra produtos sexuais nĂŁo importa o clima econĂ´mico. É um grande mercado”, explicou.

[humor] PolĂ­cia descobre plano de estudantes para fechar BrasĂ­lia com um Dome

Os policiais do serviço de inteligencia descobriram um plano de estudantes de um curso de tecnologia, de uma universidade brasileira cujo nome está sob sigilo, para atrapalhar as investigações, com o objetivo de fechar BrasĂ­lia usando um dome, espĂ©cie de abĂłdaba gigante. 

O plano, segundo as autoridades, seria fechar apenas parte de BrasĂ­lia, ou seja, somente o Palácio do Planalto, a esplanada dos ministĂ©rios e o Congresso Nacional seriam fechados pelo Dome, Ă© que o aponta o relatĂłrio do serviço secreto de inteligĂŞncia da polĂ­cia. De acordo com relatĂłrio, acredita-se que o alvo da abĂłdaba gigante seriam os polĂ­ticos brasileiros. 

A criação do Dome custaria cerca de 50 milhões de reais, o que nĂŁo sairia dos cofres pĂşblicos, mas sim de doações. SĂŁo milhares de brasileiros interessados em doar dinheiro para este projeto. "Eu vendi atĂ© meu carro para ajudar na construção do Dome", disse o assalariado JosĂ© Pedro da Costa, que justificou a doação dizendo ser para realizar o sonho de ver os polĂ­ticos presos. 

Procurado pela nossa reportagem, a polĂ­cia nĂŁo quis repassar detalhes sobre a construção do Dome, mas o chefe de investigação disse que a polĂ­cia vai investigar com detalhes e vagareza. "NĂŁo temos pressa, vamos investigar com calma, quem sabe dentro de 2 ou 3 anos teremos uma resposta, nĂŁo temos pressa, nĂŁo temos pressa", disse. 

A nossa equipe de reportagem, bem como outros veículos de imprensa, decidiram não procurar os estudantes responsáveis pelo projeto do Dome, para não atrapalhar o trabalho deles.

[economia] Fiart deve movimentar mais de R$ 9 milhões em vendas no RN

Com a perspectiva de movimentar mais de R$ 9 milhões em comercialização de produtos e o tema “O entrelaçar dos fios tece novas oportunidades”, a XX Feira Internacional do Artesanato (Fiart) deve beneficiar 2,2 mil artesĂŁos de todo o paĂ­s e de 14 paĂ­ses e contará com uma programação cultural preparada por cerca de 1,8 mil artistas locais. O evento, que será realizado entre os dias 23 de janeiro e 1Âş de fevereiro, deve atrair um pĂşblico recorde de 80 mil pessoas em seus dez dias, superando a edição passada.

Segundo o coordenador geral da Fiart, Neiwaldo Guedes, a feira cresceu e hoje é reconhecida nacionalmente por colocar em destaque artesãos locais e regionais em evidência para todo o mundo. Ele disse que cada Estado têm seus programas voltados para a qualificação e melhoramento do artesanato e que é isso que o público presente terá oportunidade de conhecer. Ele afirmou ainda que a programação cultural passou por reformulação e será ampliada para os dois turnos do evento.

“Temos novidades do artesanato local, nacional e tambĂ©m vindos dos 14 paĂ­ses participantes, a exemplo de Gana, que estiveram aqui durante a Copa do Mundo e trouxeram um pouco da sua cultura e agora, do seu artesanato tambĂ©m e do Marrocos. Aumentamos o tempo de duração das apresentações artĂ­stico-culturais feitas pelos quase 1,8 mil artistas que estĂŁo envolvidos nas ações e teremos destaque tambĂ©m para a gastronomia, com itens puramente nordestinos como a nossa tapioca, carne de sol, arrumadinho e o acarajĂ©, será um pequeno festival de comidas tĂ­picas”, explicou Neiwaldo.

Segundo o diretor da Fundação JosĂ© Augusto, Rodrigo Bico, o evento eleva o Estado, incentiva a economia e dá visibilidade Ă  cultura potiguar. “A Fiart tem uma grande importância para o cenário internacional e coloca Natal de frente para o Brasil e o mundo, por isso, Ă© essencial que o Estado assuma sua responsabilidade de contribuir para que a Fiart aconteça. Se conseguirmos essa integração de cultura-turismo e assistĂŞncia social, com certeza vamos avançar nas polĂ­ticas pĂşblicas”, afirmou.

Fonte: Jornal de Hoje

[polĂ­tica] PSD Comanda o Estado, o FEMURN e a FECAM no Rio Grande do Norte

Por Thaisa GalvĂŁo:

"Durante a eleição da Federação dos Municípios do RN, nesta quinta-feira, o assunto entre os aliados do governador Robinson Faria era a força que vem ganhando o PSD.
Governador do PSD, presidente da Femurn do PSD, presidente da Federação de Câmaras, vereador Jório Nogueira, do PSD.
Ali por perto estava o deputado Galeno Torquato.
Seria ele o presidente da Assembleia Legislativa do PSD?
Ne mesa de apostas…
Como o nome de Galeno ainda Ă© um caso a ser pensado, discutido e viabilizado…ele nĂŁo entrou na foto."

[esporte] Frescatto, esse Ă© o novo patrocinador do Fluminense

O Fluminense conseguiu um novo patrocínio nesta quinta-feira: acertou com a Frescatto, companhia do ramo alimentício, para 2015. A marca da empresa vai estampar os ombros do uniforme tricolor. Só que os torcedores do time carioca não gostaram no nome do novo patrocinador, e logo protestaram nas redes. Os adversários, claro, também não perdoaram. A zuêra foi tanta que a Frescatto apagou seu perfil do Twitter, embora diga que o perfil tenha sido criado apenas para um evento de gastronomia e se comunica pelo Facebook.

Fonte: O Globo

[cotidiano] Aetonáutica diz que acidente que matou Campos foi sucessão de falhas humanas

As investigações da Aeronáutica, que começam a ser divulgadas no inĂ­cio de fevereiro, concluĂ­ram que o acidente que matou o presidenciável do PSB e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no meio da campanha eleitoral do ano passado, foi causado por uma sequĂŞncia de falhas do piloto Marcos Martins – desde a falta de treinamento para aquela aeronave atĂ© o uso de “atalho” para acelerar o procedimento de descida.

Como resultado decisivo, Martins foi obrigado a abortar o pouso e arremeter bruscamente, operando os aparelhos em desacordo com as recomendações do fabricante do aviĂŁo e acabando por sofrer o que Ă© tecnicamente descrito como “desorientação espacial”.

É quando o piloto perde a referência do avião em relação ao solo, não sabe se está voando para cima, para baixo, em posição normal, de lado ou de ponta cabeça.

Essa conclusĂŁo sobre a “desorientação espacial” baseou-se em informações sobre os Ăşltimos segundos do voo, no momento em que o aviĂŁo embicou num ângulo de 70 graus e em potĂŞncia máxima, como se o piloto acelerasse pensando que estava em movimento de subida, quando na verdade estava voando para baixo, rumo ao solo.

[educação] Resultado do vestibular da UERN será divulgado hoje (16)

UERN logo
Inicialmente previsto para o dia 23 de janeiro, o resultado do Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2015) será divulgado hoje (16). Este é o último PSV realizado pela UERN, que passa a utilizar o ENEM/SiSU de forma integral a partir de 2016. A divulgação ocorrerá às 16h, na Reitoria da UERN, Centro de Mossoró. O reitor Pedro Fernandes divulgará os nomes dos primeiros colocados e, em seguida, as listas com os nomes dos candidatos aprovados serão disponibilizadas em murais e no site da UERN.

O diretor da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), Egberto Mesquita, explica que a UERN solicitou a antecipação do resultado em virtude do calendário do SiSU, cujas inscrições serão realizadas no período de 19 a 22 de janeiro. Neste ano, a UERN ofertou 40% das vagas pelo PSV e 60% das vagas pelo ENEM/SiSU. Para consultar o quadro de vagas oferecidas pela UERN através do SiSU.

[política] MPF recomenda à Prefeitura de Lajes aplicação de sanções por obras não concluídas

MunicĂ­pio chegou a acionar empresa por atraso, mas nĂŁo adotou medidas previstas em lei

O Ministério Público Federal (MPF) em Assu recomendou ao prefeito de Lajes, Benes Leocádio, que adote maior rigor quanto a atraso e inexecução de obras realizadas pelo Município com recursos federais. A recomendação alerta que a Lei das Licitações (8.666/93) prevê diversas sanções que vão de advertência e multa, até a rescisão do contrato e cobrança judicial dos prejuízos, quando as empresas não concluem os serviços, ou atrasam os trabalhos injustificadamente.

O documento, assinado pelo procurador da República Victor Queiroga, recomenda a aplicação de sanções à GTA Construções Ltda. - ME. Um inquérito civil comprovou que a empresa, escolhida em 2010, não cumpriu o contrato celebrado com a Prefeitura de Lajes para a construção de um pórtico na entrada da cidade, com recursos do Ministério do Turismo.

O Município, inclusive, ajuizou uma ação ordinária buscando a retomada das obras, mas não adotou nenhuma sanção. Prefeitura e empresa celebraram um acordo judicial determinando a rescisão consensual, porém o Ministério Público Federal adverte que tal decisão não afasta o dever de aplicação das medidas previstas na Lei de Licitações.

O MPF alerta, porém, que antes de qualquer punição é necessário a instauração do devido processo administrativo, em que seja assegurada ampla defesa à empresa responsável. O Município terá um prazo de 20 dias, após o recebimento da recomendação, para comprovar a adoção das medidas. A Procuradoria da República em Assu solicitou ainda informações à Caixa Econômica sobre a retomada, ou não, da obra do pórtico, prevista em um convênio de 2008 com o Ministério do Turismo.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

[educação] E o problema continua entre estudantes, câmara e prefeitura... É o "finado" TRANSformação

Desde que foi deixado de descumprir a promessa que o atual prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro (PCdoB), fez a respeito do transporte gratuito aos estudantes universitários, ainda na época de campanha, que a discussão vem sendo levada ao conhecimento da população.

O fato diz respeito a lei que autoriza a prefeitura de Apodi a dá gratuidade ao transporte universitário e que só funcionou em 2013 pelo fato de vários estudantes deixarem de ser assistidos no ano de 2014, pois o prefeito disse por diversas vezes em sua campanha que "NENHUM filho de Apodi iria mais deixar de ir a faculdade por falta de transporte".

Referente a este assunto os estudantes universitários ocuparam, mais uma vez, a câmara municipal na sessão de hoje para reivindicarem a respeito do transporte para o ano de 2015, pois o ano letivo já está sendo iniciado e até agora nada foi resolvido.

Durante o evento o presidente da Associação dos Estudantes do Nível Técnico e Universitário -AENTS, Givaldo Lopes, solicitou a retomada imediata do transporte. Além deste, alguns vereadores, estudantes e membros da prefeitura tomaram o uso da palavra e receberam aplauso e vaias. Entre eles o vereador Chico de Marinete (PCdoB), membro da situação que fez uso da palavra e não foi bem recebido.

O vice-prefeito, que também estava no local para ler a mensagem anual no lugar do prefeito que estava em Natal para votação do FEMURN, sugeriu que a câmara, os estudantes e a prefeitura realizassem mais uma reunião nesta sexta (16) para tentarem solucionar o caso.

[política] Justiça condena Robenilson Ferreira em ação do MPF

Ex-prefeito de Bento Fernandes cometeu improbidade ao modificar beneficiários de casas populares e pagar por obra incompleta

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) obteve junto à Justiça Federal a condenação do ex-prefeito de Bento Fernandes, José Robenilson Ferreira. Ele cometeu irregularidades na construção de casas populares, com recursos públicos. A pena estipulada inclui o ressarcimento integral do prejuízo (R$ 45.100,95 a serem corrigidos); suspensão dos direitos políticos por seis anos (a contar do trânsito em julgado); multa de R$ 15 mil; e ainda a proibição de contratar com poder público pelo prazo de cinco anos. Da decisão ainda cabem recursos.

José Robenilson, que administrou Bento Fernandes de 2001 a 2008, assinou em 2002 um convênio com o Ministério da Integração Nacional para construção de 24 casas, prevendo repasse de R$ 140 mil da União para a Prefeitura. As investigações apontaram que o então prefeito modificou irregularmente a lista de beneficiários das residências e ainda promoveu pagamentos pela execução total da obra, embora a mesma não tenha sido plenamente concretizada.

A ação de improbidade movida pelo MPF revela que em dezembro de 2003, oito meses após o último pagamento à empresa pela suposta conclusão dos trabalhos, a Caixa Econômica Federal apresentou um relatório registrando que somente 17 dos 24 beneficiários originais foram contemplados com as casas, apesar de o convênio prever expressamente quais cidadãos receberiam as residências.

A CEF observou ainda que em algumas das moradias faltavam equipamentos como fossas, sumidouros e armadores. AlĂ©m disso a pintura era inadequada e foram identificados vários outros problemas, inclusive rachaduras, “demonstrando os vĂ­cios construtivos e a baixa qualidade dos serviços”.

O engenheiro responsável pelo relatório apontou a execução de somente 68,5% da obra prevista. Uma tomada de contas especial promovida pelo Ministério da Integração calculou um prejuízo de R$ 45.100,95, que atualizado até 2010 já alcançava o equivalente a R$ 140 mil.

“As provas (…), portanto, sĂŁo robustas no sentido de que o demandado (…) aplicou irregularmente parte das verbas do convĂŞnio (…), causando danos ao erário pĂşblico”, destaca a sentença da juĂ­za federal Gisele Leite. Ela ressalta que alĂ©m de pagar indevidamente Ă  empresa, o entĂŁo prefeito foi responsável por assinar o convĂŞnio, realizar a licitação e atestar o recebimento da obra como se tivesse sido executada integralmente.

A ação de improbidade tramita na Justiça Federal sob o número 0005575-13.2012.4.05.8400.

[política] Câmara Municipal de Apodi empossa nova mesa diretora

Josenias Freitas - Na volta dos trabalhos legislativos no município de Apodi, nesta quinta-feira, 15 tomou posse a nova mesa diretora, que comandará os trabalhos legislativos para o próximo biênio 2015/2016, mantendo-se apenas a figura do presidente, para a continuidade dos trabalhos da casa do povo.

A eleição foi realizada no ano passado.

A mesa diretora ficou assim composta: Presidente: Evangelista Menezes, Vice-presidente: JĂşnior Carlos, 1° Secretário: Filho Neto, 2° secretário: Soneth Ferreira.

[economia] Financiamento de imĂłvel na Caixa deve ficar mais caro

Os juros praticados nos financiamentos de imóveis pela Caixa Econômica Federal poderão aumentar neste ano, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo.

A Caixa ainda não definiu uma data para os reajustes, mas corretores de imóveis acreditam que o aumento ocorrerá a partir de fevereiro, de acordo com o jornal.

A assessoria de imprensa do banco nĂŁo passou mais detalhes sobre as mudanças, mas confirmou que a “Caixa está estudando as taxas do crĂ©dito imobiliário”.

[polĂ­tica] Silveira Jr. Ă© eleito novo presidente da Femurn

O prefeito de Mossoró Francisco José Junior foi eleito novo presidente da Femurn(Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte) no fim da manhã desta quinta-feira (15). Ao todo, 145 prefeitos do RN votaram.

Silveira Jr. obteve 77 votos contra 67. Um voto nulo foi registrado.

[polĂ­tica] Assembleia Legislativa promulga Lei do Turismo

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ricardo Motta (PROS), promulgou, na manhĂŁ desta quarta-feira (14), a Lei do Turismo, de autoria do deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB). A Lei 156/2013 proporciona diretrizes para o desenvolvimento do setor no estado.

A lei cria o Fundo Estadual do Turismo (Fundetur) e estabelece normas sobre a Política Estadual de Turismo no tocante ao planejamento, desenvolvimento e estímulo do setor, disciplinando a divulgação e promoção do destino turístico. Empresários do setor acompanharam a votação das galerias do plenário Clóvis Motta.

O Fundetur será constituído com recursos oriundos das dotações orçamentárias do Estado, receitas de convênios, de taxas estaduais criadas para este fim específico, percentual da verba publicitária do governo estadual destinado à divulgação, entre outras fontes.

Gustavo Fernandes explicou que o objetivo Ă© que o RN retome a importância que o setor turĂ­stico tinha no passado. “Hoje o turismo está aquĂ©m do que já foi um dia, quando se tinha um maior incentivo para trazer turistas ao Estado e precisamos incentivar para que eles possam trazer recursos que fiquem aqui em nosso Estado”, ponderou.

O projeto foi elaborado após diversos debates e reuniões com a participação do trade, das entidades ligadas ao setor e da OAB.

[política] Ação do MPF resulta em condenação de Edinólia Melo por improbidade

Ex-prefeita de Ceará-Mirim não prestou contas de convênio e terá de ressarcir os prejuízos causados

Uma ação do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) resultou na condenação da ex-prefeita de Ceará-Mirim, Maria Edinólia Câmara de Melo, por omissão na prestação de contas. A pena inclui o ressarcimento do dano causado aos cofres públicos, na quantia de 76.031,75 (valor de fevereiro de 2013, a ser atualizado); além de multa correspondente a duas vezes a remuneração recebida como prefeita. Ela já recorreu da decisão.

Edinólia Melo assinou, em seu primeiro mandato, de 2001 a 2004, um convênio de R$ 63.698,98, com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para implantação do Núcleo de Apoio à Família em Ceará-Mirim. A prefeita promoveu a prestação de contas de apenas parte dessa verba, descumprindo sua obrigação como gestora, mesmo após ser devidamente notificada.

A ação do MPF, assinada pelo procurador da República Kleber Martins, aponta que em março de 2003 o Ministério do Desenvolvimento Social alertou que o prazo para prestação de contas final dos recursos recebidos era agosto de 2003. Em julho de 2008, cinco anos depois, novamente o ministério voltou a cobrar da então prefeita o cumprimento desse dever. No entanto, o segundo mandato dela se encerrou sem que a solicitação tenha sido atendida.

A sentença da juĂ­za federal Gisele Leite destaca que esse segundo mandato “se estendeu atĂ© o dia 31 de dezembro de 2008, tempo suficiente para que tivesse cumprido sua obrigação de prestar contas”. A magistrada acrescenta que “Ă© evidente a presença do dolo na conduta em epĂ­grafe, porquanto a demandada, na condição de entĂŁo Prefeita (…) e ciente do seu dever de prestação de contas (…), nĂŁo o fez, obstando, intencionalmente, a regular fiscalização das verbas recebidas.”

O Ministério do Desenvolvimento Social aprovou apenas parcialmente as contas do convênio, já que até janeiro de 2013 a então prefeita enviou prestações parciais. Foram reprovadas as contas relativas ao período posterior, inclusive em virtude da não aplicação dos recursos no mercado financeiro, no valor de R$ 24.588,33. Essa quantia atualizada até fevereiro de 2013 já alcançava R$ 76.031,75.

“Frise-se que a nĂŁo observância desse dever, alĂ©m de criminosa e Ă­mproba, ainda impediu que o MinistĂ©rio do Desenvolvimento Social e Combate Ă  Fome analisasse se as verbas foram utilizadas corretamente”, ressaltou o MPF.

A ação tramita na Justiça Federal sob o número 0005717-80.2013.4.05.8400

[economia] DĂ©ficit habitacional do RN Ă© de 140 mil moradias

Durante reunião nesta quarta-feira (14) entre a secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria, e o superintendente da Caixa no Rio Grande do Norte, Roberto Sérgio Linhares, foi discutida a retomada da política habitacional no âmbito do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, através do programa Minha Casa, Minha Vida.

“NĂŁo se pratica polĂ­tica habitacional no Rio Grande do Norte, de forma estratĂ©gica, estruturada e de combate ao dĂ©ficit habitacional, desde a Ă©poca do governo de Cortez Pereira”, ressaltou Linhares, referindo-se ao ex-governador com mandato entre 1971 e 1975.

Segundo a secretária Julianne Faria, o Governo do Estado retomará sua polĂ­tica de habitação como agente viabilizador, em parceria com governo federal e municĂ­pios. “NĂŁo há como sermos agente financiador. Isso, por exemplo, a Caixa já faz”, explicou. Ela adiantou ainda que a Companhia Estadual de Habitação (Cehab), ĂłrgĂŁo vinculado Ă  Sethas, nĂŁo dispõe de recursos, nĂŁo tem fundo, pois nĂŁo foi criado o plano habitacional.

O déficit habitacional do Rio Grande do Norte é de 140 mil moradias, sendo 80% na faixa de até cinco salários mínimos. Entre as famílias com renda de até R$ 1.600, o déficit é de 80 mil casas.

[segurança] Operação prende suspeitos de terem assaltado vice-governador do RN

Policiais civis da 4º DP prenderam na manhã desta quinta-feira (15) no bairro de Mãe Luíza, na Zona Leste de Natal, quatro jovens suspeitos de também terem participado do assalto que teve como alvo o vice-governador do Rio Grande do Norte, Fábio Dantas (PCdoB). Dois já haviam sido presos ainda no ano passado. O crime aconteceu no dia 18 de dezembro na praia de Areia Preta. Na ocasião, também foi vítima a advogada Tatiana Mendes Cunha, que assumiu o Gabinete Civil da novo administração estadual.

Segundo o delegado Fábio RogĂ©rio, os suspeitos foram detidos assim que o dia amanheceu em cumprimento a mandados de prisĂŁo temporária expedidos pela Justiça. “Hoje ainda darei entrada em um pedido de conversĂŁo para que as prisões se tornem preventivas. Estes rapazes sĂŁo envolvidos com vários outros crimes, inclusive homicĂ­dios”, revelou.

Ainda de acordo o delegado, da quadrilha que fez o assalto apenas um adolescente ainda nĂŁo foi encontrado. “Tem um menor de idade que conseguiu escapar. Mas vamos encontrá-lo tambĂ©m”, afirmou. AlĂ©m dos quatro detidos, os agentes ainda aprenderam uma pequena porção de drogas e uma certa quantia em dinheiro.

O assalto
O crime aconteceu na noite de 18 de dezembro na praia de Areia Preta, na Zona Leste da capital. Segundo a assessoria de Fábio Dantas, ele e a advogada haviam acabado de sair do apartamento de Robinson Faria (PSD), então eleito governador do estado, quando foram surpreendidos por cinco homens armados. Foram levados vários pertences.

Fonte: G1RN

[economia] Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 20 milhões no sábado

Nenhum bilhete acertou os seis nĂşmeros do concurso de nÂş 1669 da Mega-Sena, sorteado nesta quarta-feira (14) em Osasco, na Grande SĂŁo Paulo.

Veja as dezenas sorteadas: 28-29-31-45-48-49.

A Quina teve 54 apostas ganhadoras, cada uma com direito a receber R$ 39.170,42. Já a Quadra teve 3941 bilhetes vencedores de  um prĂŞmio de R$ 766,73 cada.

O próximo sorteio da Mega-Sena acontece no sábado (17), com um prêmio estimado em R$ 20 milhões.

[humor] Nestor CeverĂł na prisĂŁo!


[saúde] Suspeitas de H1N1 deixam população de Janduís em alerta

Silvia Helena
As mortes de duas pessoas e a internação de outra na cidade de Janduís, com suspeitas de infecção pelo H1N1, estão deixando a população da cidade em estado de alerta. De acordo com a secretária de saúde daquele município, Silvia Helena, uma das mortes já teve a causa confirmada e trata-se de um infarto. Já nos outros dois casos, estão sendo aguardados os laudos.

O caso do infarto foi o do vereador Fábio Dantas Brito, que faleceu em Mossoró, no Hospital Regional Tarcísio Maia, no dia 2 de janeiro deste ano, justamente na data em que assumiria a presidência da Câmara Municipal de Janduís.

A segunda morte que levantou suspeita foi a do conselheiro tutelar João Pita, que é primo do vereador Fábio Dantas. A sua causa-morte deve ser revelada com o laudo esperado para amanhã, sob responsabilidade do Hospital Wilson Rosado, também em Mossoró, onde Pita faleceu.

Maria do Carmo, vizinha de JoĂŁo Pita, está internada no HRTM e tambĂ©m tem suspeita de H1N1, no entanto, os exames com o laudo sĂł devem ficar prontos em 15 dias. “Vamos esperar o resultado para saber se o caso dela Ă© de H1N1 ou nĂŁo”, disse a secretária Silvia Helena.

O alerta na população de Janduís se deu principalmente pela aproximação dos três casos, já que os óbitos foram de parentes próximos, além da vizinha de um dos falecidos que também precisou ser internada.

H1N1 – A Influenza Ă© uma doença respiratĂłria aguda (gripe), transmitida de pessoa a pessoa principalmente por meio da fala, tosse ou espirro e atravĂ©s do contato com secreções respiratĂłrias de pessoas infectadas. Para prevenção algumas medidas devem ser observadas como lavar as mĂŁos com água e sabĂŁo, especialmente apĂłs tossir ou espirrar. Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca com lenço descartável. NĂŁo compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Lavar as mĂŁos frequentemente e nĂŁo levar as mĂŁos sujas aos olhos, nariz e boca.

Fonte: Gazeta

[economia] Calendário com data de pagamentos do Bolsa Família já está disponível

O calendário de pagamento do Bolsa Família em 2015 já está disponível. Para saber em que dia sacar o dinheiro, a família deve observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão. Para cada final do NIS, há uma data correspondente por mês, que indica o primeiro dia em que a família pode fazer o saque.

“O calendário facilita a compreensĂŁo e auxilia as famĂ­lias a identificar exatamente a data em que o benefĂ­cio estará liberado. Assim, ela pode buscar a rede de pagamento no dia correto”, destaca a coordenadora geral de ConcessĂŁo e Administração de BenefĂ­cios do MinistĂ©rio do Desenvolvimento Social e Combate Ă  Fome (MDS), Caroline Paranayba.

Como identificar as datas – Na imagem abaixo, o destaque em amarelo Ă© o exemplo de uma famĂ­lia com o NIS do titular do cartĂŁo terminado em 4. Assim, basta identificar o nĂşmero 4 na coluna Ă  esquerda e ler a linha atĂ© o final para saber todas as datas de saque do benefĂ­cio.

O benefício é pago nos últimos 10 dias úteis de cada mês, de forma escalonada. Em janeiro, por exemplo, os benefícios serão pagos entre os dias 19 e 30. Os recursos ficam disponíveis para saque durante 90 dias. A Caixa Econômica Federal, agente operador do programa, está distribuindo cartazes e filipetas (panfletos individuais) nos locais de pagamento.