logo

sábado, 4 de abril de 2015

[política] Blogueira diz que Geraldo Alckmin também deveria ter morrido em acidente


Há  anos a blogueira Lola Aronovich vem, deliberada  incitando o ódio e crimes contra os homens. Recentemente, mais uma vez, ela mostrou toda a sua sordidez. 

Infelizmente, como todos já devem saber,  morreu num trágico acidente de helicóptero, Thomaz Alckmin, o filho mais novo do Governador de S. Paulo, Geraldo Alckmin. Mesmo diante da morte trágica de um jovem, que tinha filhas, esposa e toda uma vida pela frente; mesmo diante de todo o sofrimento pelo qual passam, não só os familiares e demais parentes e amigos de Thomaz Alckmin, como também os de todos os outros quatro homens mortos no acidente; mesmo diante de toda a comoção causada em milhões de brasileiros perante o trágico acidente, a blogueira Lola disse o seguinte em seu Twitter:

“Deveria ter morrido o pai reaça dele também”

Logo depois, ela conclui:

“Não choro por reaças”

[política] Prefeito de Apodi é flagrado transportando peixe de forma irregular

Nesta última sexta feira, denominado de sexta feira santa, o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, seu vice, José Maria da Silva e o vereador Chico de Marinete, foram flagrados transportando peixe de forma irregular na zona rural de Apodi.

De acordo com informações apresentadas pelo próprio prefeito o peixe foi adquirido de forma harmônica entre o governo estadual e federal com o objetivo de fazer políticas públicas. Contudo, mesmo que a intensão tenha sido boa aos olhos da sociedade, pelo fato dele ter se disponibilizado para fazer a entrega do peixe, a situação preocupa os órgãos ambientais e sanitários.

O Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal diz que para transportar o pescado, é necessário que o condutor possua uma licença ambiental, que deve ser retirada nos órgãos ambientais antes da viagem. É ela quem torna legal a pesca e o transporte do peixe na quantidade permitida.

Foto: Facebook do prefeito


Nas fotos postadas na página social do próprio prefeito é possível visualizar que o transporte foi feito na carroceria da L200 da prefeitura sem o mínimo de higiene e também é possível observar que os próprios entregadores colocam os pés sobre os peixes, fato gravíssimo.

No Brasil, vários casos de transporte irregular de peixe já foram identificado, apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal ou Militar e multado.

Apesar da intensão em ajudar o próximo, seja ela através de políticas públicas, como afirmou o prefeito, é importante relevar que a exigência da higiene é indispensável para que não venha trazer doenças as pessoas consumidoras dos produtos, evitando problemas maiores. Pois se na ingestão for identificado alguma contaminação, pode comprometer a saúde dos beneficiados.

Doenças infecciosas – infecção alimentar:
Doenças produzidas pelo consumo de alimentos contaminados por agentes infecciosos, como vírus, fungos, bactérias, parasitas. São exemplos a Salmonella Typhi, os demais sorovares, Streptococcus do grupo A, vírus da hepatite infecciosa, vírus entéricos humanos, Toxoplasma gondii, entre outros.

As infecções bacterianas podem desencadear sintomas que incluem a febre, que pode ser mais ou menos alta. Estes agentes, na luz intestinal, podem se multiplicar, lisar, esporular e produzir toxinas, aderir ou invadir a parede intestinal podendo alcançar órgãos ou sistemas.

[educação] Solenidade no Centro de Convivência marca lançamento oficial da UERN TV


Contribuir de forma participativa com a comunidade estudantil destacando atividades socioculturais e educativas da instituição, além de divulgar eventos socioculturais em Mossoró e região. Foi com esse objetivo que o Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Prof. Pedro Fernandes Ribeiro Neto inaugurou, oficialmente, a UERN TV.

A solenidade de lançamento aconteceu na manhã da terça-feira (31), no Centro de Convivência Garibaldi Alves Filho, no Campus Central, em Mossoró, e contou com a presença do Vice-Reitor, Prof. Aldo Gondim Fernandes, do Chefe do Departamento de Comunicação (DECOM), Prof. Fabiano Morais, do Pró-Reitor de Extensão, Etevaldo Almeida, além de professores, alunos, artistas e imprensa local.

O Reitor da UERN, Prof. Pedro Fernandes, destacou ser de grande importância o trabalho da comunicação no seu papel de cidadania, frisou a contribuição de forma participativa com exibição dos programas televisivos e cobertura de eventos, além de mencionar o ensino e a aprendizagem como práticas educativas que constroem a cada dia um novo cidadão.

Programação Diferenciada - Exibindo programas alternativos como o "Revelando Histórias", que conta histórias de vida através do olhar de um fotógrafo. Já o "Canto Potiguar" apresenta nomes que se destacam na música regional. O Programa "De Repente" retrata, através da musicalidade nordestina, o canto e a viola que se mesclam com a poesia. No “Momento DECOM” são exibidas matérias jornalísticas, destacando acontecimentos culturais e socioeducativos na instituição e também ressaltando, de forma participativa, temáticas variadas da sociedade. O "Experimentos Audiovisuais" exibe produções de curtas e documentários produzidos por alunos da Universidade, que além de imortalizar, revelam acontecimentos e fatos para as futuras gerações da nossa cidade.

Novidades na Tela - Em abril, estreiam mais dois novos programas: "1,2,3...ação" e "PRF Cidadã", além de produções do Canal Futura, um dos parceiros e que também será retransmitido através do canal 21; Haverá também o lançamento do site da UERN TV, que apresenta em sua programação, agendas, notícias, galeria de fotos e equipe de profissionais, professores e alunos da instituição.

O novo canal de televisão da cidade conta com a atuação de 40 alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade, Rádio e TV, além de 07 técnicos, 03 professores do Departamento de Comunicação Social (DECOM) e 01 professor do Departamento de Letras. A produção e geração são feitas a partir do laboratório audiovisual do DECOM, no próprio Campus. A exibição é sempre nas segundas-feiras, às 17h, no canal 21 da TV Cabo Mossoró - TCM. A programação também pode ser visualizada pelo canal do Youtube (youtube.com/uerntv) e nas redes sociais - Facebook (facebook.com/uerntv) e Instagram (uerntv).

[humor] Cão se deita ao lado de suspeitos durante operação da polícia em SC

A imagem de um cachorro deitado ao lado de suspeitos em Santa Catarina tem chamado atenção nas redes sociais. O cão se deitou, espontaneamente, ao lado de homens que eram revistados em Florianópolis (SC).


A foto foi tirada pela própria polícia, que se surpreendeu com a atitude do animal, na tarde desta quinta-feira (2/4). Depois da cena, duas pessoas foram presas, inclusive um homem que estava foragido há quase dois anos. A PM apreendeu maconha, cocaína, uma pistola, munição e uma balança de precisão.

[saúde] Embalagens de cigarro terão mais um alerta para fumantes


As embalagens de cigarro terão mais um alerta sobre os riscos do vício para fumantes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta semana resolução determinando que 30% da parte inferior frontal dos maços trarão os dizeres “Este produto causa câncer. Pare de fumar. Disque Saúde 136”.

“O 136 traz ao consumidor a informação de que ele tem um local para buscar outras informações, para buscar um auxílio em relação àqueles que querem parar de consumir esse tipo de produto”, destacou o diretor da Anvisa, Renato Porto, durante reunião colegiada no mês passado.

A medida está prevista no Decreto 8.262 de 2014, que regulamenta a Lei Antifumo (Lei 12.546 de 2011). Faltava apenas a determinação do modelo e da mensagem. O novo alerta vem se somar às normas que obrigam os fabricantes a colocar em toda a parte de trás da embalagem uma foto que ilustra os riscos do fumo e em uma das laterais uma advertência.

A Lei Antifumo entrou em vigor em dezembro do ano passado. O dispositivo proíbe, entre outros pontos, fumar em locais fechados, públicos e privados, em todo o país.

Ainda segundo a resolução da Anvisa, fica proibido o uso de qualquer dispositivo que impeça ou dificulte a visualização da advertência, inclusive no momento da abertura do maço de cigarros.

As novas embalagens com o número do Disque Saúde começam a ser vendidas no dia 1º de janeiro de 2016.

[economia] Anatel anuncia revisão dos valores para ligações locais

Os valores das ligações locais feitas de telefone fixo da concessionária Algar Telecom S/A para telefone móvel da Algar Celular S/A e de telefone fixo das concessionárias Telefônica S/A, Telemar Norte Leste S/A e Oi S/A para telefone móvel da Nextel Telecomunicações foram revistos.

As novas tarifas foram resultantes de alterações nos valores de remuneração de redes móveis (VU-M) em decorrência de celebração de instrumento de pactuação de VU-M (entre Algar Telecom e Algar Celular) e da decisão da Comissão de Arbitragem em Interconexão - CAI (entre Telefônica, Telemar, Oi e Nextel).

Os novos valores foram publicados no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2) por meio do Ato nº 2.230.
Fonte: Defato

[política] “Lista de supermercado” da Presidência da República custa só R$ 710 mil


Você sabe quanto você gasta no supermercado por mês? Perto dos R$ 710 mil previstos em licitações nos últimos meses pela Presidência da República, tenho certeza que é um valor muito, muito menor.

As listas da presidência, divulgadas no site da Secretária Geral, mostram o padrão de consumo do planalto: tudo é comprado em quantidades imensas de uma única vez, com as compras prevendo o abastecimento por todo o ano de 2015.

Essas compras de produtos gerais servem para abastecer os depósitos dos Palácios do Planalto, Residência da Alvorada, Residência do Torto e os gabinetes de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre – e sua imensa quantidade de funcionários.

As licitações recém-anunciadas focam muito em produtos de limpeza e somam, no total, um gasto estimado de R$ 712 mil. Não colocamos todas as licitações previstas pelo planalto: muitas delas são de produtos que não são habitualmente comprados em supermercados – que foram o alvo desta matéria.

Tudo, porém, está disponível nos portais do governo e pode ser acessado pelo cidadão a qualquer momento. Mas cuidado: as informações são usualmente postas de maneira bastante confusa e podem dar uma ideia errada das compras. Não dá para saber, por exemplo, se esses R$ 712 mil serão gastos integralmente ou se um desconto conseguirá ser alcançado.

Por exemplo: pode-se ver em uma outra lista, por exemplo, que o governo pretendia gastar cerca R$ 121 mil em ração para as 400 aves e 500 peixes que moram no Palácio do Planalto.

O leilão desta licitação aconteceu e a ata do pregão eletrônico dá para ver que, em alguns itens o preço mínimo não foi alcançado, e em outros, houve uma economia agressiva frente o planejado. O total gasto até agora? R$ 43.881,10.

Por conta disto, nesta lista, muito dos produtos estão com um sobrepreço próximo do que você consegue encontrar no supermercado. Uma garrafa de 2 litros de refrigerante de Coca está por R$ 6,10 – mas em um supermercado comum, é capaz de encontrá-la por menos do que R$ 5,00 mesmo nas regiões mais caras do Brasil. Dificilmente eles serão vendidos por esse preço.

Alguns dos contratos já fechados (I, II, III, IV, V) mostram o que, e ajuda a especular o que ainda resta na dispensa do Planalto – embora os produtos tenham sido licitados no ano passado. Além disso, mostram as marcas usualmente compradas pela Presidência da República. Basta ficar de olho.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

[cotidiano] Grave Acidente na BR 427 mata cinco pessoas


No inicio da manhã de hoje (3), uma colisão frontal entre dois carros na BR-427, deixou cinco pessoas mortas e outras três feridas. O acidente aconteceu na região do Seridó, entre os municípios de Acari e Carnaúba dos Dantas.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o veículo Palio transportava sete passageiros. As vítimas são Manoel Ferreira da Costa, de 62 anos, motorista do Palio; Francinalva Afonso Pereira, de 30 anos, que vinha no banco do passageiro; Um bebê de apenas sete meses, chamado Ismael, filho de Francinalva, e que estava em seu colo no momento do acidente; e Jaiane Leiane, de 15 anos, também filha de Francinalva e estava no banco de trás.

No Agille estava João Henrique Dantas de Medeiros, filho do ex-prefeito de Carnaúba dos Dantas, Pantaleão Estevam de Medeiros. João sobreviveu ao impacto, mas não resistiu aos ferimentos e morreu antes de ser transportado ao Hospital Deoclécio Marques, pelo helicóptero Potiguar 01.

Duas crianças e um adulto, ainda não identificados, sobreviveram ao acidente. Uma das crianças, um menino de oito anos, sofreu um trauma muito forte na cabeça e abdômen e está em estado grave. O menino foi transferido para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, pelo helicóptero Potiguar 01.
João Henrique, Filho de Zeca Pantaleão. 
Com informação Nominuto e Jornal de Hoje

[saúde] Governador Robinson Faria entrega comando do Tarcísio Maia ao dentista Jarbas Mariano

Definida a nova diretoria do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), principal unidade de saúde pública de Mossoró e região.

O cirurgião dentista Jarbas Miguel Fernandes Mariano assumirá o cargo de diretor-geral.

O clínico geral Liginey Lino de Oliveira será o diretor-médico.

Fernando Bezerra comandará a direção técnica.

Eles substituirão, respectivamente, os demissionários Haroldo Duarte, Walter Júnior e Elton Carlos Leonardo Nogueira.

As exonerações de Haroldo, Walter e Elton foram publicadas na edição de ontem (2) do Diário Oficial do Estado.

As nomeações dos novos dirigentes serão publicadas na próxima edição do DOE.

A nova diretoria do Tarcísio Maia, assim como anterior, foi indicada pelo prefeito Silveira Júnior (PSD), que já tem a mãe, Lúcia Bessa, no cargo de diretora administrativa-financeira.
Fonte: Defato

[educação] Governo prioriza Nordeste para criação de curso de Medicina

Mais de 20 municípios foram selecionados para receber novos cursos de Medicina, menos no RN, ou seja nosso estado não será contemplado com nenhum, sobra pra gente dedo nas ventas. 


A expansão da formação médica no país recebe novo impulso este ano. O Governo Federal selecionou mais 22 municípios para a criação de cursos de Medicina em instituições particulares. Essas cidades estão em oito estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, regiões com menor proporção de vagas de graduação e médicos por habitantes. A medida faz parte da estratégia do Programa Mais Médicos para ampliar a oferta do curso superior nas regiões que mais precisam.


“A criação de cursos de Medicina é uma das medidas mais estruturantes do Mais Médicos, pois permite chegarmos a meta de 600 mil médicos em todo o país até 2026. Mas sabemos da importância de expandir as vagas invertendo a lógica que existia antes. Agora, vamos ampliar a formação médica conforme as necessidades identificadas pelo governo federal”, destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. “Os municípios são chamados a aderir e a se comprometer com as condições para abrir os novos cursos. Este edital permite ampliar a formação médica com a qualidade adequada para a população”, afirmou.

Segundo o ministro da Educação, Luiz Cláudio Costa, “o novo edital dá seguimento à política de expansão de vagas de graduação por meio do Mais Médicos, corrigindo assimetrias regionais no que se refere a proporção de médicos por habitantes e selecionando cidades com condições de atender os critérios de qualidade.”

O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2). As prefeituras interessadas deverão confirmar participação entre os dias 13 e 24 de abril, por meio da página do Ministério da Educação (http://simec.mec.gov.br). Esta é a segunda seleção de municípios para abertura de cursos de Medicina desde o lançamento do Mais Médicos. Na primeira, realizada em 2014, 39 cidades de 11 estados tiveram cursos autorizados, com previsão de 2,4 mil novas vagas.

Com o objetivo de focar em municípios com maior escassez de médicos, o Governo Federal definiu algumas regras inovadoras em compararão com a seleção anterior. Nesta chamada, só foram pré-selecionadas cidades que se localizam em estados com relação de vagas em curso de medicina por 10 mil habitantes inferior a 1,34 e com índice de médicos a cada mil habitantes menor que 2,7. Também é necessário que o município esteja a pelo menos 75 quilômetros de qualquer curso de medicina existente.

Além desses requisitos, foram utilizados também outros critérios objetivos para a pré-seleção: não ser capital de estado; não ter curso de medicina; ter mais de 50 mil habitantes; e estar localizado em região com estrutura de saúde e de equipamentos públicos, cenários de atenção na rede e programas de saúde adequados para comportar a oferta de graduação em medicina.

[religião] Policiais Militares de Apodi participa de tradição Pascoal


A Polícia Militar de Apodi sob o comando do Capitão Carvalho participou ontem (02) de abril de uma Missa na Igreja Matriz Católica da cidade, na ocasião o Padre Maciel, líder espiritual da Paróquia de Apodi lavou os pés de 12 Policiais Militares, ato feito por Jesus antes da Páscoa, onde o mesmo lavou os pés de seus 12 discípulos.

É tradição no meio Católico sempre que se aproxima da Páscoa a Igreja realizar este ato de humildade, registrado na Bíblia no livro de João, capítulo 13 e versículo 5. Na ocasião a PM foi convidada pelo Padre para participar dessa tradição da igreja que busca mostrar o exemplo do que Jesus fez, a humildade com a lavagem dos pés. Para não fugir a regra o líder Eclesiástico lavou os pés de 12 PM´S, representando assim os 12 apóstolos de Cristo, também ministrou uma oração sobre a vida deles e o beijou. 

[educação] Coleta de dados para o Censo Escolar começa em 27 de maio pela internet

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o calendário para as duas etapas de coleta e atividades de execução do Censo Escolar da Educação Básica de 2015, que será feito pela internet, por meio do sistema Educacenso. A portaria com as informações foi publicada ontem (2) no Diário Oficial da União.

O período de coleta, digitação e envio de dados começa no dia 27 de maio com a abertura do sistema Educacenso. Diretores, responsáveis pela escola ou pelo sistema informatizado deverão inserir as informações até o dia 31 de julho. Os dados preliminares devem ser enviados pelo Inep ao Ministério da Educação até 26 de agosto.

Após a publicação dos dados preliminares no Diário Oficial da União, os diretores das escolas terão até 30 dias para fazer a conferência e retificação, se for o caso, de erros de informações, diretamente no Educacenso. Essa etapa é apenas para correção de erros e não para inserção de novas informações caso o responsável pela escola não tenha preenchido os dados no período de coleta.

O envio do número de matrículas presenciais efetivas em cada estado, município e no Distrito Federal será feito pelo Inep até 30 de novembro, e a divulgação dos resultados finais está marcada para 29 de janeiro de 2016.

A segunda etapa do Censo Escolar começará em 1º de fevereiro de 2016, com a abertura do módulo Situação do Aluno no Educacenso, para entrada de dados de rendimento e movimento escolar dos alunos declarados ao Censo Escolar 2015. Diretores e responsáveis pela escola deverão inserir esses dados até 18 de março de 2016.

A disponibilização das taxas de rendimento e dos relatórios por escola para conferência será feita pelo Inep em 1º de abril de 2016. Os erros serão corrigidos pelos gestores até 15 de abril de 2016.

Os dados finais sobre o rendimento e movimento escolar de 2015 serão divulgados pelo Inep no dia 6 de maio de 2016.

[cotidiano] Cosern reforça equipes de atendimento durante o feriado da Semana Santa

A Cosern preparou um plano de ações especial para o feriado da Semana Santa com o objetivo de manter a normalidade do fornecimento de energia elétrica no estado e agilizar o atendimento em caso de solicitações emergenciais.

Preventivamente, foram realizadas inspeções visuais e termográficas, além de manutenções na rede de distribuição. A estrutura de atendimento emergencial será reforçada em cerca de 30%, incluindo as áreas de maior concentração popular. A operação especial realizada durante o feriado da Semana Santa, que começa a partir desta quinta-feira (02.04) e continuará até o início da manhã da segunda-feira (06.04), contará com a mobilização diária de aproximadamente 170 profissionais.

Todo o monitoramento e controle do sistema elétrico do Estado são supervisionados pelo Centro de Operação e Informação (COI) da Cosern, localizado em Natal. Os consumidores que precisarem de atendimento no feriado da Páscoa devem entrar em contato com a empresa por meio do teleatendimento gratuito 116, que funciona ininterruptamente durante todo o ano. Os clientes que preferirem, poderão solicitar atendimento para falta de energia por meio do envio de SMS gratuito. Neste caso, basta enviar o número da conta contrato que se encontra na fatura de energia para o número 27308. Em poucos instantes o solicitante receberá um torpedo com informações sobre o atendimento que será realizado.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

[cotidiano] Companhia de Polícia Militar em parceria com a sociedade civil realizará campanha solidária

Foto: PM
Após divulgação do projeto "Café da manhã solidário", que será servido as crianças carentes da Baixa do CAIC, até então um simples projeto da policia militar de Apodi, cria corpo nas redes sociais.

A exemplo disso, a jovem empresária Mariana Gurgel, a qual faz parte de um grupo de Whatsapp, conseguiu sensibilizar todos os participantes, que de alguma forma, possam contribuir para a concretização desse importante projeto. 

Até agora, o projeto conta com a participação de alguns empresários, os quais foram solidário com a ação que será realizada pela policia militar no próximo Domingo de páscoa, dia 05 de abril, as 09:00hs, na Rua Senador Severo Gomes, na Baixa do CAIC. 

Na noite de ontem uma parte do grupo saiu das redes sociais e foi até a companhia planejar o evento para que possa contribuir ao máximo de crianças possíveis.

No encontro foi acertado algumas medidas a serem tomadas, como mais arrecadação para contribuir mais pessoas e a delegação de funções.

Aos empresários e sociedade apodiense que desejarem participar dessa ação solidária, ligar para os telefones. 3333-2703 / (84) 9677-6004, ou procurar a sede da companhia de policia militar, ou então levar sua doação no Domingo, ao local de realização do evento.

[política] Blogueiro é nomeado para assumir coordenação do Núcleo da UERN em Apodi

O blogueiro e também professor, Antônio Fernandes de Souza Filho, também conhecido como professor Toinho, foi nomeado hoje (02) para assumir o núcleo de coordenação da UERN em Apodi.

A sua indicação tem vínculo com o prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB) a qual é aliado ao atual governador, Robinson Faria (PSD).

[política] Novo Secretário de Educação do Município de Apodi foi nomeado

Após a nomeação da diretora da 13° dired em Apodi, Mara Marlizete, que a vaga na secretaria de educação estava em aberto. A cerca de um mês que o secretário adjunto vinha assumindo a pasta e hoje (02), este veio a ser nomeado pelo prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro.

Foto: facebook
Antônio Caubi Marcolino Torres, ou professor Caubi, como é conhecido, assume a secretaria após dois anos e três meses de mandato do prefeito Flaviano. Com este já são 8 secretarias que tem o seus administradores substituídos. Dos que iniciaram no governo, apenas 3 ainda não saíram das suas pastas; Secretaria de Obras, Secretaria e Assistência Social e Gabinete.

[cotidiano] Funcionários terceirizados da Cosern entram em greve por tempo indeterminado

Foto: Alberto Leandro/Portal No Ar
Os trabalhadores terceirizados da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) paralisaram as atividades nesta quarta-feira (1) por tempo indeterminado. O número de empregados que prestam serviços para Cosern somam quase três mil trabalhadores em oito empresas contratadas.

Nesta manhã, os servidores da empresa B&Q ficaram parados em frente a sede da companhia, no bairro de Cidade Alta. Entretanto, a greve atinge em outros municípios do Rio Grande do Norte, como Assú e Mossoró.

De acordo com Marcos Silva, o motivo da paralisação é a falta de negociação do reajuste salarial, uma vez que o período de data-base foi em fevereiro deste ano e nunca finalizou a negociação. Além disso, eles querem melhores condições de trabalho para os servidores.

“Atualmente, o salário da empresa que trabalhamos é 870 reais por mês e queremos um aumento no salário de 990 reais e um vale-alimentação de 14 reais. Algumas empresas terceirizadas já recebem em torno de 1000 reais”, comentou.

Os funcionários da B&Q também ainda reivindicam a agregação do veículo, que é o pagamento das diárias dos carros que rondam por todo o Rio Grande do Norte, no qual não há reajuste há mais de quatro anos.

A greve vai prejudicar o atendimento do corte de energia elétrica, leitura do medidor de energia e fiscalização.  O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Energética e Empresas Prestadores de Serviços no Setor Elétrico do Rio Grande do Norte (Sintern), por meio da assessoria de imprensa, disse que outros funcionários das empresas também passam por esse problema.

O Sintern pede a unificação da data-base para 1º de fevereiro, combate a práticas anti-sindicais, fim do assédio moral, reajustes salariais acima da inflação, reivindicação de equipamento de proteção individual e coletiva, pagamento de direitos trabalhistas (FGTS e 13º salário) e conquistas de benefícios.

No final da manhã desta quarta-feira, os funcionários da B&Q, Sintern e diretores da Cosern se reuniram para realizar alguma negociação, porém sem êxito.
Fonte: Portal no Ar

[segurança] Suspeitos de matarem criança de 4 anos se entregam à polícia


Dois suspeitos de participarem da morte da criança de quatro anos em Ceará-Mirim se apresentaram à polícia na noite de ontem (1), em Natal.

Segundo a polícia, os dois acusados se apresentaram com o advogado no Quartel do Comando Geral (QCG), no bairro de Petrópolis. Em seguida, foram conduzidos para a Delegacia de Plantão da Zona Sula (DPZS), mas não foram autuados em flagrante e nem permaneceram sob custódia.

Um menor de idade e outro suspeito identificado apenas como “Geo” foram ouvidos e em seguida liberados, por ainda não haver nenhum mandado contra os dois.

A polícia civil continua com as investigações para elucidar o caso.
Fonte: Nominuto

[cotidiano] Canadá defende libertação de blogueiro saudita condenado a mil chicotadas


A Ministra da Imigração, da Diversidade e da Inclusão da província de Québec, no Canadá, Kathleen Weil, afirmou ontem (1º) que a província continuará a defender a libertação do blogueiro saudita Raif Badawi, preso na Arábia Saudita por insultar o Islã. Ele foi condenado à pena de mil chicotadas e dez anos de prisão, além do pagamento de multa de quase 300 mil dólares canadenses (US$ 237.830).

"Estamos determinados a continuar na defesa de Raif Badawi; na defesa dos direitos humanos em todo mundo. E este é um caso flagrante de que esses direitos fundamentais foram suprimidos", enfatizou.

A declaração da ministra foi dada em referência a uma carta enviada pela Embaixada da Arábia Saudita no Canadá, no dia 10 de março, ao parlamento quebequense, condenando qualquer tipo de interferência nos assuntos internos do país árabe.

A carta pode ser considerada uma resposta do governo saudita a uma moção aprovada pelos parlamentares da província, em fevereiro deste ano, em solidariedade a Badawi, condenando sua flagelação pública e pedindo a libertação do blogueiro.

No documento, o governo saudita expressa "forte surpresa" e diz que "o Reino (da Arábia Saudita) não aceita nenhuma forma de interferência em seus assuntos internos, e rejeita a invasão do seu direito soberano ou o comprometimento da sua independência e integridade judiciária, onde não há poder sobre os juízes em suas decisões". Afirma ainda que o "Reino (da Arábia Saudita) não aceita de forma alguma nenhum ataque em nome dos direitos humanos, especialmente quando sua constituição é baseada na lei islâmica, o que garante os direitos humanos".

No dia 9 de janeiro, uma sexta-feira, o blogueiro Raif Badawi, que havia sido preso em 2012, recebeu as primeiras 50 chibatadas em público. A pena deveria continuar a ser executada a cada sexta-feira, até que o total de mil fosse atingido. Mas isso não aconteceu. Desde então e até o momento, os golpes de chibata foram suspensos. As razões não são explícitas. A princípio estão relacionadas à saúde do condenado.

A esposa do blogueiro, refugiada com os filhos no Québec, na cidade de Sherbrooke, recebe o apoio da organização não governamental de defesa de direitos humanos Anistia Internacional, para mobilizar pessoas e sensibilizar governos em várias partes do mundo pela libertação de Raif Badawi.

Segundo a ONG, mais de 175 mil canadenses já se pronunciaram por escrito e online em favor das petições por Badawi.

Ainda em janeiro, o então ministro canadense das Relações Exteriores, John Baird, havia se pronunciado sobre a condenação do blogueiro, qualificando-a como "violação da dignidade humana e da liberdade de expressão" e pedindo "clemência".

[cotidiano] Chapada do Apodi terá usina solar

Dentro de quatro meses, estará pronto o projeto de implantação do que será a maior usina comercial brasileira de geração de energia solar. Para isso, celebraram contrato, ontem, a empresa cearense Metaneide, cujo sócio majoritário é o industrial Fernando Cirino Gurgel, e a Endesa, empresa espanhola controladora da Companhia Energética do Ceará (Coelce).

A usina terá potência de 3 megawatts (MW) - o que é suficiente para abastecer aproximadamente 2.500 casas todos os dias - e será instalada na Chapada do Apodi, onde a Metaneide é dona de uma fazenda e onde o índice de insolação é considerado excepcional. Fernando Cirino informou com exclusividade ao Diário do Nordeste que serão os especialistas da Endesa que conduzirão todos os aspectos técnicos e tecnológicos do empreendimento de geração de energia.

Projeto

De acordo com o empresário, a usina de energia a ser projetada ocupará uma parte da fazenda da Metaneide na Chapada do Apodi. Este colunista apurou junto a uma fonte do setor energético que a usina será uma espécie de plano piloto, prevendo-se sua ampliação imediata em caso de sucesso do projeto. Mas a mesma fonte assegurou que a chance de insucesso do projeto "é praticamente zero".

Embora não esteja ainda projetada, a Usina Solar do Apodi utilizará painéis fotovoltaicos que serão fornecidos por empresas asiáticas, provavelmente da China, como adiantou o próprio Fernando Cirino, que aposta na geração solar como a matriz energética do futuro próximo.

"É uma energia renovável e limpa do ponto de vista ambiental. Afinal, o Sol tem domicílio aqui no Ceará", justificou Fernando Cirino.

Aproveitamento da área

Ex-presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e também sócio e diretor da Durametal - empresa de metalurgia que, em Maracanaú, produz e exporta rodas e tambores de freio a algumas das maiores fabricantes mundiais de veículos automotores, como a Mercedes Benza -, o empresário Fernando Cirino adquiriu, há dois anos, uma área de terra que pertenceu à Carbomil Mineração.

É lá que o industrial tem planos não somente para a geração de energia solar, o que fará em sociedade com a Endesa, mas também para a produção de frutas e de sementes selecionadas de soja, milho e sorgo, o que será realizado somente quando estiver normalizada a oferta de água em toda a região.

[política] Governo Dilma é desaprovado por 64%, diz pesquisa

Agencia Brasil
A avaliação negativa do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) disparou para 64% no mês de março - ante os 27% registrados em dezembro do ano passado -, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira. 

Na outra ponta, o número dos que avaliam o governo como ótimo ou bom despencou para 12% ante 40% registrados em dezembro. É a pior avaliação positiva de um presidente da série histórica da pesquisa.

Apenas o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) atingiu patamar semelhante, no início do seu segundo mandato em 1999, quando chegou a ter aprovação positiva de 16%.

A pesquisa, contratada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontou ainda que 23% avaliam o governo como regular, ante 32% do registrado em dezembro.

Já a aprovação da maneira de governar da presidente desabou para 19%, comparado aos 52% registrados em dezembro. Enquanto a desaprovação saltou para 78%, ante os 41% da pesquisa anterior. Esse também é o pior patamar da série histórica da pesquisa para presidentes.

O levantamento mostra ainda que três em cada quatro brasileiros não confiam na presidente. Segundo a sondagem apenas 24% dos entrevistados confiam em Dilma, enquanto 74% disseram não confiar na presidente.

Segundo a pesquisa, a perspectiva futura do governo também é ruim para Dilma Rousseff. Para 55% dos entrevistados, ela fará um governo ruim ou péssimo daqui para frente. Apenas 14% acreditam que a gestão será ótima ou boa no restante do mandato. Para 76% dos entrevistados, Dilma está fazendo um segundo governo pior do que o primeiro.

O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios entre os dias 21 e 25 de março. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
Fonte: Nominuto

quarta-feira, 1 de abril de 2015

[cotidiano] Vereador do PMDB de Apodi já foi medicado e passa bem

O vereador Nilson Fernandes do PMDB, que foi levado a Mossoró após ter sofrido um pré-infarto, já passa bem.

Segundo informações ele ficará de repouso e retornará a Apodi amanhã, sobre recomendações, mais ainda irá fazer alguns exames.

[cotidiano] Vereador do PMDB de Apodi sofre pré-infarto e é transferido para Mossoró

Por volta das 13:00 horas de hoje o vereador de Apodi, Nilson Fernandes, do PMDB, sofreu fortes dores no peito e foi levado ao hospital Helio Morais Marinho por sua esposa. Ao chegar no local suspeitou-se de um pré-infarto, o que ocasionou a decisão de que o mesmo fosse transferido para o hospital Wilson Rosado em Mossoró.

Ainda em Apodi, os seus batimentos cardíacos variavam em torno de 50 a 60 vezes por minutos, mas ele estava consciente e pediu a presença de Dr Solange, que fez o encaminhamento.

Depois de alguns minutos a ambulância que serve a maternidade chegou no hospital e deu início ao transporte. Nesse momento ele segue viagem até Mossoró.

A qualquer momento o blog trará mais informações.

[cotidiano] Pau dos Ferros-RN: Prefeitura lança edital de Concurso Público para o preenchimento de 191 vagas

A Prefeitura de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria de Administração, lançou nesta terça-feira, 31, o Edital Normativo para realização do Concurso Público para o preenchimento de vagas existentes ou de acordo com a necessidade da administração municipal.

As inscrições para o certame, que será executado pela Comissão Permanente de Concursos-CPCON, da Universidade Estadual da Paraíba, ficarão abertas no período de 06 a 26 de abril vindouro.

Já as provas escritas objetivas acontecerão dia 31 de maio. 

Ao todo serão disponibilizadas 191 vagas, sendo: 30 para candidatos de Nível Fundamental, 72 para Nível Médio/Técnico e 89 destinadas aos postulantes de Nível Superior.

Veja Edital AQUI.
Fonte: Blog do Capote

[cotidiano] Detran divulga cronograma de exames de direção veicular do interior do RN; Apodi será nos dias 16 e 17


O Detran/RN inicia nesta quarta-feira (1º) pela cidade de Parelhas o cronograma de exames de direção veicular voltado aos municípios do interior do Estado no mês de abril. Serão 21 cidades polos espalhadas pelas várias regiões do RN que receberão os examinadores do Órgão. A previsão é realizar mais de dois mil testes durante os 18 dias da operação.

Os peritos analisam o conhecimento prático de volante dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutor de sua escolha.

O usuário que deseja permissão para pilotar veículo automotor de quatro ou mais rodas é avaliado no tocante a estacionar em vaga delimitada por balizas removíveis e referente à condução do veículo em via pública, urbana ou rural.

Já para os veículos de duas rodas são exigidas habilidades de ziguezague com no mínimo quatro cones, passagem por prancha ou elevação, por sonorizadores em duas curvas sequenciais de 90° (noventa graus) em “L” e duas rotatórias circulares que permitam manobra em formato de “8”.

Segundo a Controladoria de Trânsito do Detran/RN, para que o candidato seja aprovado no teste é necessário que ele não cometa nenhuma falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor do que três. No caso de reprovação o candidato só poderá repetir o exame decorridos 15 dias da divulgação do resultado.

De acordo com o setor de Estatística do Departamento, no primeiro bimestre deste ano foram efetivados em todo o Estado 9.100 exames de direção veicular.

CRONOGRAMA - EXAME DE DIREÇÃO VEICULAR ABRIL DE 2015

01/04 – Parelhas;
06/04 – Passa e Fica;
07/04 – Angicos e Tangará;
08/04 – Goianinha;
09/04 – Jucurutu;
10/04 – Caicó;
13/04 – São Paulo do Potengi e Extremoz;
14/04 – Ceará Mirim e João Câmara;
15/04 – Currais Novos;
16/04 – Pau dos Ferros;
17/04 – Pau dos Ferros e São Miguel;
22/04 – Ceará Mirim e Macau;
23/04 – Caraúbas;
24/04 – Apodi;
27/04 – São José do Mipibu e Canguaretama;
28/04 – Santa Cruz e Jaçanã;
29/04 – Currais Novos;
30/04 – Caicó.
Fonte: Blog do Capote

[política] CCJ da Assembleia do RN não aceitará mais projetos tramitando com urgência

Foto AL
A primeira reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa, na manhã de hoje (31), foi marcada pela posição unânime dos membros de que o trabalho será feito conforme determina o regimento, para que todas as matérias sejam discutidas com seriedade e responsabilidade na Comissão.

“Vamos dar celeridade ao nosso trabalho sempre discutindo e analisando as matérias. Esse é o nosso pensamento. Mesmo que cheguem matérias com solicitação de urgência, elas devem ser apreciadas por esta Comissão. As matérias também devem passar pelas outras comissões temáticas quando a tramitação assim exigir. É importante para a população. O trabalho vai ser balizado pela tramitação legal e regimental”, afirmou Márcia Maia (PSB), presidente da Comissão.

A parlamentar acatou proposta do deputado Agnelo Alves (PDT), no sentido de solicitar dos líderes de partidos e de bancadas e da Mesa Diretora do Legislativo, para que nenhuma matéria seja dispensada de sua tramitação pela CCJR.

A deputada consultou, de imediato, dois integrantes da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Galeno Torquato (PSD) e Carlos Augusto (PTdoB) e um líder partidário, Gustavo Fernandes (PMDB), e todos concordaram com a linha de trabalho. O deputado José Adécio (DEM) também participou do encontro. 

Na primeira reunião, foram distribuídas 14 matérias para apreciação dos relatores, designados pela presidente da Comissão. A próxima reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação será realizada na próxima terça- feira (7), quando algumas matérias já serão discutidas e votadas, segundo a assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa.
Fonte: Omossoroense

[cotidiano] INSS deposita benefícios acima do mínimo a partir desta quarta (1º)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a depositar o pagamento dos benefícios da folha de março para os segurados que recebem acima do salário mínimo a partir desta quarta-feira (1º).

Nesta data, serão creditados os benefícios para quem possui cartão com final 1 e 6, desconsiderando-se o dígito. O pagamento para quem recebe até o mínimo continua com o depósito para aqueles que possuem cartão com final 6, desconsiderando-se o dígito

O calendário de pagamentos de benefícios com as datas de depósitos pode ser consultado pelos segurados na página da Previdência na internet.

A folha de pagamento do INSS paga atualmente mais de 32 milhões de benefícios e injeta na economia do país mais de R$ 29 bilhões todos os meses.

Extrato

O Extrato de Pagamento de Benefícios já está disponível para consulta dos segurados nos terminais de autoatendimento dos bancos pagadores. A consulta ao extrato permite ao segurado visualizar o valor do pagamento dos benefícios.

O serviço é decorrente do contrato firmado entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e as instituições financeiras que pagam, todos os meses, mais de 32 milhões de benefícios.

A consulta do extrato pode ser feita também no site da Previdência Social. Basta acessar a Agência Eletrônica Segurado e fazer a consulta. Os segurados conseguem apenas visualizar o extrato do mês corrente, caso precisem das informações dos meses anteriores devem comparecer a uma Agência de Previdência Social.

[esporte] Está a venda, quem quer?

O Grupo OAS apresentou ontem (31) pedido de Recuperação Judicial de nove de suas empresas à Justiça do Estado de São Paulo. 

A iniciativa foi o melhor caminho encontrado pelo Grupo para renegociar suas dívidas com credores e fornecedores diante da intensa restrição de crédito verificada desde o final do ano passado.

Serão colocadas à venda a participação da OAS S.A. na Invepar (24,44% do negócio), a fatia no Estaleiro Enseada (17,5%), a OAS Empreendimentos (80%), a OAS Soluções Ambientais (100%), a OAS Óleo e Gás (61%) e a OAS Defesa (100%). Também serão negociadas a Arena Fonte Nova (50%) e a Arena das Dunas (100%).

A OAS levará à mesa desse processo contribuições muito distintas das observadas em outras Recuperações Judiciais. Uma companhia com recursos para manter suas atividades, ativos valorosos e uma equipe de gestores profissionais oferece a clientes, credores e fornecedores um ambiente muito mais seguro para as negociações.

[humor] Mulher que tatuou Dilma no braço pede doações para fazer cirurgia e apagar

Estudante do quarto período de rentolonologiatistica, Patricia Poeira, 27 anos, atualmente só veste camisa de manga longa, apropriada para o frio, não por causa do clima, mas para ocultar uma tatuagem que fez no braço, no ano passado, com o nome de Dilma Rousseff. 

Ela se arrependeu de ter feito a tatuagem e iniciou uma campanha, na Internet, para pedir doações, arrecadar dinheiro e fazer uma cirurgia para apagar a tatuagem. Até o fechamento desta reportagem Patrícia não recebeu uma doação sequer, mas tem esperança que as pessoas vão contribuir. 

Fã do PT de carteirinha, Patrícia fez a tatuagem com o nome da Dilma antes das eleições passadas, mas se decepcionou porque está desempregada, sem dinheiro para pagar a conta de luz que aumentou e, ainda, teve que vender a moto por causa do preço da gasolina. "Se eu conseguir arrecadar dinheiro e fazer a cirurgia vou ficar muito feliz em remover o nome da Dilma do meu braço, e talvez eu faça uma nova tatuagem, com o nome de Lula, porque ainda tenho esperança nele", disse Patrícia.

Fonte: G17 (FIQUE ATENTO - G17 é um site de humor e as publicações são fictícias, piadas sem qualquer fundo de verdade, produzidas para fins de entretenimento dos leitores).

[economia] Pão terá reajuste de 10% a 20% no RN, diz Sindicato da Panificação

O pão francês deve ficar de 10% a 20% mais caro no Rio Grande do Norte no próximo mês. Um dos motivos do reajuste é o preço da farinha de trigo. Metade da farinha usada no Brasil vem do exterior e o dolár está em alta.

Nas padarias de Natal, o preço do pão francês varia entre R$ 8 e R$ 12 o quilo. Nem todos os estabelecimentos devem repassar logo o aumento ao consumidor, depende de fatores como o tamanho da empresa, por exemplo. Comércios menores não conseguem segurar o preço por muito tempo sem ter prejuízo. "Se a farinha continuar subindo da forma que está, ninguém sabe se todo mundo vai conseguir segurar ou se, infelizmente, terá que repassar o preço", disse Tennyson Brito, presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria de Natal (Sindepan).

Além do pão francês, os preços de itens como biscoitos, bolos e tortas também devem ser afetados pela alta do dólar. Para equilibrar o orçamento, o consumidor, que costumava tomar café na padaria, resolveu mudar de hábito e levar os pães para casa, na tentativa de economizar. "Tem que pesquisar preço, orçamento apertado, ver o preço mais em conta", disse o eletricitário Jarbas Soares.

Um bom jeito de economizar é a diminuição no consumo de produtos importados. O economista Zivanilson Silva lembra que o pão é um produto que não dura muitos dias, diminuir a quantidade pode ajudar no fim das contas. "Comprava dez pãezinhos, agora deixa pra comprar cinco pães e dividir isso por dia, até porque há desperdício. Racionalizar, essa é a terminologia para o uso do pão", concluiu.
Fonte: G1

[cotidiano] Governo do RN distribui 120 toneladas de peixe para a Semana Santa‏


O acesso ao peixe, prato principal do período da Páscoa, será facilitado pelo Governo do Estado, através da Emater-RN, que vai adquirir 120 toneladas de pescado para serem distribuídos às famílias cadastradas em programas sociais. A ação acontecerá amanhã (1º de abril) em vários municípios do Rio Grande do Norte.

A quantidade supera em 25 mil toneladas o total distribuído ano passado, que foi de 95 mil quilos.

Esta ação tem um valor social muito importante, já que o peixe é prato indispensável nesse período. Unimos esforços e conseguimos, este ano, ampliar o número de beneficiados”, afirmou o governador Robinson Faria.

Serão investidos R$ 1,2 milhão provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), através do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Compra Direta, executado no estado pela Emater-RN. A entrega do pescado ficará sob a responsabilidade das secretarias de ação social nos municípios contemplados.

O objetivo da ação é garantir ao pequeno produtor a comercialização do seu produto por um preço justo, sem a presença de atravessadores, permitindo um alimento de qualidade para as famílias carentes durante as celebrações religiosas da Semana Santa.

Segundo o coordenador do Compra Direta, Francisco Flávio da Silva, toda a produção será adquirida da agricultura familiar. Os peixes comprados são, em sua maioria, produzidos em viveiros. A tilápia corresponde ao maior percentual de aquisição, mas outras espécies, como o ariacó, guaiuba, corvina, cação, atum, serra e dourado, também serão distribuídos.

Participam da ação entre 180 e 200 produtores de várias regiões potiguares. “Apesar da seca, teremos uma boa oferta de pescado este ano”, considerou o gestor do programa.
Fonte: O Jornal de Hoje

[política] Partidos vão tentar impedir no STF a tramitação da PEC da maioridade penal

Partidos contrários à redução da maioridade penal, como o PT, o PSol e o PCdoB, estudam entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir a tramitação da PEC. De acordo com o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), a proposta deveria ser arquivada por alterar uma cláusula imutável da Constituição.

“O artigo é muito claro ao dizer que não será apreciada proposta de emenda tendente a abolir direitos e garantias individuais e foi isso que se fez aqui hoje”, afirmou Molon. O parlamentar alertou ainda que a decisão pode abrir portas para reduzir a maioridade ainda mais. “No fundo, o que a CCJ decidiu é que basta uma idade penal mínima qualquer, ainda que ela seja de seis meses de idade”, completou.

[segurança] MPF/RN: Justiça suspende direitos políticos de vereador em ação da Sanguessuga

Alex Moacir foi condenado por envolvimento no desvio de recursos destinados pela União à Fundação Vingt Rosado

O Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró obteve, através de embargos de declaração, a reforma da sentença que condenou sete envolvidos na chamada “Máfia dos Sanguessugas”, por desvio de mais de R$ 700 mil destinados à Fundação Vingt Rosado. A decisão judicial confirmou as sanções aplicadas aos condenados anteriormente e ainda acrescentou a de suspensão dos direitos políticos para o vereador de Mossoró Alex Moacir de Souza Pinheiro.

A decisão, da qual cabem recursos, foi tomada ainda em 2014, porém teve de ser corrigida para inclusão da sanção aplicada a uma condenada, que havia sido omitida na sentença integrativa. Além do vereador, foram condenados Francisco de Andrade Silva Filho, Valney Moreira da Costa, Gilmar Lopes Bezerra, Vânia Maria de Azevedo Moreira, Vera Lúcia Nogueira Almeida e Joacílio Ribeiro Marques, todos por atos de improbidade.

O MPF ingressou com os embargos de declaração tendo em vista que a suspensão dos direitos políticos já havia sido aplicada a outros réus - Gilmar Lopes, Vânia Maria e Vera Lúcia - cujas condutas foram consideradas pela própria Justiça como menos graves que as de Alex Moacir. O juiz federal André Dias Fernandes acolheu o entendimento do Ministério Público Federal e estendeu a sanção ao vereador.

Sanguessugas – A operação de combate ao que ficou conhecido como “Máfia dos Sanguessugas” desarticulou um esquema criminoso montado para desvio de recursos públicos, que atuava por meio da negociação de emendas individuais ao Orçamento Geral da União, fraudes em licitações e superfaturamento na compra de ambulâncias, medicamentos e materiais médico-hospitalares.

A coordenação cabia aos irmãos Darci José Vedoin e Luiz Antônio Trevisan Vedoin. Eles negociavam a aprovação das emendas com os parlamentares envolvidos, fixando o valor da “comissão” que seria destinada aos congressistas. A “máfia” operou na execução do convênio entre o Ministério da Saúde e a Fundação Dinarte Mariz, para o qual foram destinados R$ 24 mil.