logo

sábado, 9 de maio de 2015

[polícia] Programa Fantástico vai mostrar como bandidos planejavam um crime milionário no RN

O repórter Maurício Ferraz, do Fantástico, irá revelar, com exclusividade, todos os detalhes de um crime superplanejado, semelhante ao roubo do Banco Central em Fortaleza, dez anos atrás. A equipe entrou no túnel para mostrar como um grupo planejava realizar um assalto milionário no estado do Rio Grande do Norte. O programa vai ao ar às 21h, depois do Domingão do Faustão.

Na quarta-feira passada, uma equipe de policiais civis da Divisão Especializada de Investigação e de Combate ao Crime Organizado (Deicor) descobriu a existência de um túnel, que saia de uma residência e tinha como destino o prédio da Empresa de Transportes de Valores Brinks, localizado em Natal.

O túnel foi perfurado dentro de uma casa, que fica à rua Santa Tereza, número 28, no Bairro Bom Pastor, passava por outra casa que fica na rua dos fundos, localizada à rua Doutor Osório Tenório e tinha como destino o prédio da Brinks. Dentro da casa usada como base de trabalho do serviço de escavação, a Polícia encontrou centenas de sacos com muitos quilos de areia. No local, existiam diversos equipamentos específicos como cordas, pás, enxadas, madeiras para sustentação da estrutura e a existência de um sistema de ventilação.
Fonte: O Jornal de Hoje

[cotidiano] Servidor do ITEP falece enquanto realizava sessão de hemodiálise

É com pesar que a Direção do ITEP comunica o falecimento do servidor JOÃO ATALIBA JÚNIOR. Ataliba era lotado na Coordenadoria de Medicina Legal e desde o último mês de abril estava internado no HUOL, onde tratava de problemas renais e cardíacos.  Ele faleceu em decorrência de uma parda cardíaca, enquanto realizava uma sessão de hemodiálise, nesta sexta-feira. 

Nós que fazemos parte do ITEP, rogamos a Deus para que Ele conforte a família de Ataliba nesse momento tão difícil,  que é a perda de um ente querido. 

O corpo dele será velado no centro de velório São José, localizado na avenida São José n° 1248, próximo ao cruzamento com a Av Alexandrino de Alencar. Às 15h será realizada uma missa; e às 16h o sepultamento no cemitério Morada da Paz de Emaús. 

[cotidiano] Mães “ousadas” esquecem dos pequenos na hora do selfie, veja

O Dia das Mães — comemorado no próximo domingo (10/05) — é uma ótima data para rever sua mãe e dar um abraço bem apertado e afetuoso para matar a saudade.

O dia é de festa, mas algumas mamães conseguem ser bastante “sem noção”, principalmente aquelas que não conseguem viver sem selfies.

As fotos abaixo mostra uma seleção de selfies feitos por essas mamães “ousadas” que adora posar em frente ao espelho sem se importar muito com a presença dos pequenos.



[cotidiano] Homem sai com amiga de sua mulher e morre após passar mal em motel

Um homem de 55 anos morreu no início da tarde de quinta-feira (7) em um motel em Ipatinga, na região do Vale do Aço. Segundo informações da PM (Polícia Militar), ele teria passado mal 15 minutos após entrar no estabelecimento acompanhado de uma mulher.

De acordo com informações de jornais locais, a vítima era casada e a mulher com que estava no motel seria uma amiga de sua esposa. A suspeita é de que o homem mantivesse um relacionamento extraconjugal, mas a PM não confirma a informação.

Ainda seundo o Boletim de Ocorrência, após passar mal, a vítima chegou a ser socorrida por uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levada até um hospital da cidade, mas não resistiu. As causas da morte ainda não foram esclarecidas.

A perícia da Polícia Civil esteve no local e, após os trabalhos, o corpo do homem foi encaminhado para o IML (Instituto Médico-Legal) da cidade. Já a mulher com ele estava prestou esclarecimentos na delegacia da cidade e foi liberada.
Fonte: R7

[cotidiano] Menino africano é encontrado dentro de mala na Espanha

“Olá, eu me chamo Abou”. Foi assim que um menino de oito anos, originário da Costa do Marfim, cumprimentou as autoridades espanholas que o encontraram dentro de uma mala nesta semana em Ceuta, enclave espanhol no Marrocos. A pessoa que o transportava e seu pai foram presos, informou o jornal espanhol El Pais.

De acordo com informações do jornal, ao abrirem o item, os guardas foram surpreendidos por Abou, que levantou a cabeça enrolada em um monte de roupas para se apresentar. A mala tinha rodinhas e não contava com orifícios para que ele pudesse respirar de forma adequada. Apesar disso, ele não apresentava sinais de asfixia.

A pessoa que o transportava, identificada como Fátima, 19 anos, foi flagrada no escanner por autoridades ao tentar entrar em Ceuta. Abou não a conhecia e, de acordo com relatos da publicação, estava muito assustado no momento em que foi encontrado.

Mas a saga do pequeno Abou não para por aí. Cerca de uma hora e meia depois de encontrado, com Fátima já detida e ele sob os cuidados das autoridades, um homem com documentação da Costa do Marfim foi parado pelos guardas no mesmo local. Era seu pai.

[cotidiano] Mãe trava batalha legal para ser fertilizada com óvulos de filha morta

Uma mãe deu início a uma batalha legal para ser fertilizada com os óvulos congelados de sua filha morta e, assim, poder gestar sua própria neta.

A mulher e seu marido, cujos nomes não foram divulgados, tentam derrubar a decisão de um órgão regulador independente que os impediu de transferir os óvulos de Londres para uma clínica de fertilidade nos EUA.

A filha do casal morreu de câncer de intestino com menos de 30 anos.

Eles afirmam que ela queria que os óvulos fossem fertilizados com o esperma de um doador e implantado no útero de sua mãe.

Ela era filha única e decidiu congelar os óvulos em uma clínica de fertilização artificial em Londres em 2008 após descobrir que tinha câncer.

Provas insuficientes

Seu objetivo era, um dia, usar os óvulos congelados para engravidar, mas ela morreu antes que isso pudesse acontecer.

Uma clínica em Nova York indicou que poderia dar à mãe, de 59 anos, o tratamento de fertilização que ela deseja, com um custo de até US$ 92 mil (cerca de R$ 275 mil).

Mas a Autoridade de Fertilização e Embriologia Humana (HFEA, na sigla em inglês) se recusou a expedir uma ordem para permitir que os óvulos sejam enviados aos EUA.

O órgão tomou a decisão em 2014, afirmando que as evidências eram insuficientes para provar que a filha queria que sua mãe tivesse o bebê.

Apesar de ela ter preenchido um formulário dando autorização para que os óvulos fossem armazenados após sua morte, a mulher não deixou um documento específico dizendo como queria que eles fossem usados.

As minutas da reunião de um comitê do órgão mostram que a "maior e única prova" de que ela queria isso é uma suposta conversa com sua mãe enquanto estava no hospital em 2010.

O especialista em fertilidade Mohammed Taranissi, da clínica ARGC, em Londres, disse que o caso é provavelmente inédito, porque envolve uma doadora de óvulos que já faleceu.

"Nunca ouvi falar de um caso de barriga de aluguel envolvendo uma mãe e os óvulos de sua filha morta", disse.

[política] Rosalba e Sandra Rosado estão duelando para assumir o PMDB

O rosalbismo e o sandrismo estão travando uma verdadeira guerra pelo controlo do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em Mossoró. A informação foi confirmada pelo jornalista e publicitário Phabiano Santos ao ser entrevistado no Jornal Difusora (Rádio Difusora de Mossoró). Ele chegou a dizer durante o programa que tanto o ex-deputado Carlos Augusto Rosado quanto à ex-deputada Sandra Rosado estiveram com o ministro Henrique Eduardo Alves, que preside o PMDB no Rio Grande do Norte, ambos apresentando a mesma reivindicação ao dirigente potiguar da agremiação: o controle do diretório municipal do partido.

O comando do Partido do Movimento Democrático Brasileiro em Mossoró está com a ex-prefeita Fafá Rosado. Nos bastidores desta disputa, o fato da ex-chefe do Poder Executivo mossoroense estar fortemente próxima ao ex-deputado Carlos Augusto Rosado e da ex-governadora Rosalba Ciarlini foi visto como um indicador do favoritismo do rosalbismo em ficar com o PMDB. Por outro lado, a aproximação do sandrismo com o ex-deputado Henrique Eduardo Alves favorece o grupo que ainda permanece no Partido Socialista Brasileiro (PSB), embora tenham externado que, caso Wilma de Faria permaneça no comando da sigla, buscarão novo rumo partidário.

Fonte: Gazeta do Oeste

[cotidiano] Mistério do lago que está sendo sugado pela terra intriga cientistas

Ele é chamado de "Lost Lake" (lago perdido) e está sendo sugado pela terra.

Uma vez por ano, um misterioso buraco absorve a água do "lago perdido" do Oregon, nos Estados Unidos, fazendo com que ele desapareça sem que ninguém saiba onde está indo parar.

É um caso estranho que há séculos intriga cientistas e que agora está chamando atenção após a publicação de um vídeo no YouTube por um jornal local.

O vídeo já foi visto mais de 2 milhões de vezes.

De acordo com os especialistas que estudaram o fenômeno, o desaparecimento do lago se deve a uma zona vulcânica onde se encontra.

"Não se sabe com certeza para onde a água vai, mas alguns pesquisadores apontam que ela cai por tubos de lava e se infiltra na rocha vulcânica, convertendo-se em um lago subterrâneo", disse à BBC Mundo Jude McHugh, porta-voz do Bosque Nacional de Willamette, onde fica o lago.

Mas, segundo ela, apesar de o lago estar desaparecendo agora, a água vai voltar no futuro.
"É um fenômeno comum nesta época do ano, não devemos nos alarmar", afirma.

Túneis submarinos

As erupções próximas ao local causaram a criação de tubos vulcânicos. Quando a larva emerge de um vulcão, a parte que fica no exterior se esfria ao entrar em contato com o ar, explica McHugh.

"A lava quente continua fluindo por debaixo da crosta terrestre, como se fossem túneis submarinos", disse a porta-voz do bosque.

Esse túneis carregam a água como se fossem um sistema de saneamento. "O lago se enche de água no inverno e depois seca por completo, convertendo-se em um pasto."

A grande pergunta sem resposta é: para onde vai a água do lado?

[saúde] Ebola alterou a cor do olho de Médico de azul para verde

Quando recebeu alta do Hospital da Universidade Emory em outubro, após uma luta longa e brutal contra o ebola que quase custou sua vida, a equipe médica do dr. Ian Crozier achou que ele estava curado. Mas, menos de dois meses depois, ele estava de volta ao hospital com perda de visão, dor intensa e pressão crescente no olho esquerdo.

Os resultados dos exames foram assustadores: o interior do olho de Crozier estava repleto de ebola.

Seus médicos ficaram surpresos. Eles consideraram a possibilidade de o vírus ter invadido seu olho, mas realmente não esperavam encontrá-lo. Meses tinham se passado desde que Crozier havia adoecido enquanto trabalhava em uma ala de tratamento do ebola em Serra Leoa como voluntário para a Organização Mundial da Saúde. Quando ele deixou o Emory, seu sangue estava livre do ebola. 

Apesar de o vírus poder persistir no sêmen por meses, acreditava-se que outros fluidos do corpo estivessem limpos após a recuperação do paciente. Quase nada se sabia sobre a habilidade do ebola de se esconder dentro do olho. 

Apesar da infecção dentro do olho, as lágrimas de Crozier e a superfície de seu olho estavam livres do vírus, de modo que ele não oferecia risco para alguém que tivesse contato casual com ele. 

Mais de um ano após a epidemia no oeste da África ter sido reconhecida, os médicos ainda estão aprendendo sobre o curso da doença e seus efeitos duradouros nos sobreviventes. Informação sobre as consequências do ebola eram limitadas porque os surtos anteriores foram pequenos: não mais que poucas centenas de casos, frequentemente com taxas de óbito de 50% a 80%. Mas agora, com pelo menos 10 mil sobreviventes na Guiné, Libéria e Serra Leoa, padrões estão vindo à tona. 

Crozier, 44, chama a si mesmo pesarosamente de exemplo da "síndrome pós-ebola". Além do problema no olho, ele sofre com uma dor debilitante nos músculos e nas juntas, fadiga profunda e perda da audição. Problemas semelhantes estão sendo relatados no oeste da África, mas não está claro quão comuns, severos e persistentes eles são. Há relatos de sobreviventes que ficaram completamente cegos ou surdos, mas são anedóticos e não confirmados. 

Os médicos dizem que problemas nos olhos, por ameaçarem a visão, são a parte mais preocupante da síndrome e que mais urgentemente precisam de atenção. A condição de Crozier, uveíte –uma inflamação perigosa dentro do olho–, também foi diagnosticada em pessoas no oeste da África que sobreviveram ao ebola. 

No auge da epidemia, os trabalhadores de saúde estavam sobrecarregados demais com a doença para se preocuparem com os sobreviventes. Mas, com o passar da epidemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a colher informação para ajudar aqueles que não se recuperaram plenamente, disse o dr. Daniel Bausch, consultor sênior da OMS e um especialista em doenças infecciosas da Universidade de Tulane. Ele acrescentou que os relatos de problemas nos olhos eram uma preocupação em particular. 

[segurança] Menina de 10 anos, estuprada, aguarda para dar à luz

Com dez anos de idade e cinco meses de gravidez, uma menina que foi estuprada por seu padrasto, aguarda o parto internada junto a outras futuras jovens mães, enquanto as autoridades do Paraguai rejeitam a interrupção da gravidez, apesar da pressão internacional.

O caso provocou comoção em todo o mundo, com o pedido de várias organizações humanitárias que insistem em que a vida da menina, que tem 1,39 m e pesava 34 kg no início da gravidez, corre risco.

Também gerou um intenso debate na sociedade paraguaia entre os defensores do aborto "pelo estupro" e os contrários à interrupção da gravidez - num país cuja Constituição proíbe o procedimento, salvo em casos de risco de vida para a mãe.

Contudo, o governo, a justiça e a Igreja Católica e outros grupos civis expressaram sua forte oposição ao aborto, evocando, entre outras razões, o estado avançado da gravidez.

Os médicos afirmam que a menina passa bem e que a gravidez segue "normal" neste momento. "Ela não sente dores e nem complicações", explicou a médica Dolores Castellanos, chefe do setor de Infância e Adolescência do hospital da Cruz Vermelha em Assunção, onde está internada a vítima do estupro.

A menina de 10 anos, grávida após o estupro de seu padrasto, está atualmente sob a proteção do hospital e sob a supervisão de médicos, psicólogos e psiquiatras e sob observação do ministério da Saúde.

O padrasto, Gilberto Zarate Benitez, 42 anos, foi declarado foragido da justiça e a mãe da menina está detida no presídio feminino, acusada de obstrução da investigação judicial por tentar esconder o parceiro.

A menor compartilha uma ala reservada a meninas-mães com outras cinco adolescentes, de 13, 14 e 16 anos, que esperam ou já tiveram seu bebê.

"Ela é a mais nova", apontou Castellanos, que ordenou uma dieta especial rica em proteínas, ferro, cálcio, muito líquido e atividade normal.

[publicidade] Loja T Melo apresenta promoção para piso cerâmica no mês de Maio


sexta-feira, 8 de maio de 2015

[religião] Universitário queima Bíblia em encontro de ateus e gera protestos

Durante o 4° Encontro Nacional de Ateus, realizado no dia 30 de abril no Coliseu da Universidade Federal do Acre (Ufac), um exemplar da Bíblia Sagrada foi queimado.

O jovem Felipe Zanon, militante do PT que organizou o encontro, explicou que o ato servia para repudiar “o mal causado pela igreja no que diz respeito aos massacres ocorridos ao longo da história do cristianismo”.

Segundo o site AC24Horas não foi Zanon que queimou o livro sagrado, mas ele confessou que autorizou o ato. Formado em História, o militante atualmente cursa o 3º período do curso de Direito na universidade.

Ainda de acordo com o site, quem queimou a Bíblia foi o estudante do curso de filosofia e vocalista da banda Violação Anal, Roberto Oliveira, que não foi encontrado para comentar o ato. Ao que parece o Livro Sagrado foi queimado durante a apresentação da banda.

Zanon sabia o que ia acontecer e confirmou que apoiou dizendo que um artista não pode ser censurado. “Quando um integrante de uma banda chegou para mim e disse: ‘Felipe, vou fazer X e Y’. Eu virei para ele com toda sinceridade e respondi que no dia em que um artista fosse censurado no palco, seu lugar de direito, era melhor acabar de vez com toda cultura e toda arte”, disse ele ao site Giro Acreano.

No mesmo depoimento o petista afirmou que recebeu apoio de integrantes do partido. “Recebemos auxílio de alguns membros do PT e por isso fiz questão de colocar o logo do governo, pois sei que este governo é um governo preocupado com minorias, como somos nós”.

Por conta dos atos de vandalismos praticados no dia do evento, a Ufac suspendeu os eventos em suas dependências e sobre o caso da Bíblia, o reitor Minoru Kimpara, lamentou o ato e disse ter ficado triste com a informação.

[política] Ex-secretário Wober Júnior é condenado por improbidade administrativa

O juiz Geraldo Antônio da Mota, 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, condenou os ex-secretários e servidores de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, Wober Lopes Pinheiro Júnior, Hudson Brandão de Araújo e o empresário Herberth Florentino Gabriel pelo crime de improbidade administrativa praticado no período de 2004 a 2006 por terem contratado empresa para a prestação de serviços de portaria em escolas da rede pública de ensino de forma irregular.

Os três agentes públicos foram condenados ao ressarcimento integral do dano, de forma solidária, o qual deverá ser apurado mediante liquidação de sentença, acrescidos de juros e correção monetária, suspensão dos direitos políticos, pelo prazo de oito anos para os dois primeiros e a cinco anos com relação ao terceiro acusado.

Todos eles ficam proibidos de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos ficais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de cinco anos. Os condenados devem ainda pagar uma multa civil, no valor correspondente a duas vezes o valor do dano, mais juros e correção monetária. Também foi condenada a empresa Condor Administração de Serviços Ltda., as mesmas penas impostas aos demais condenados.

A empresa Condor Administração de Serviços Ltda. foi contratada pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura e do Desporto para fazer o serviço, mediante procedimento de dispensa de licitação, com irregularidades, decorrentes de pagamentos por indenização, que teriam implicado em prejuízos financeiros ao erário estadual.

[religião] Motorista diz que deu carona a uma alma penada do posto 3 porteiras até o cemitério de São Rafael


Fato inusitado aconteceu na tarde de ontem 07/05 em São Rafael: Um motorista de caminhão da empresa Frigotil que viajava de Currais Novos a Teresina, chegou no posto de combustível de São Rafael bastante assustado, segundo ele, deu carona a uma "alma penada".

LEIA COM ATENÇÃO A HISTÓRIA QUE ELE CONTOU:

“Logo após sair de Currais Novos um senhor vestindo camisa de mangas longas branca e chapéu preto, pediu uma carona, como eu estava em uma curva não parei, quando e continuei a viagem, ao chegar no posto 3 porteiras já próximo de São Rafael, o mesmo senhor estava na estrada pedindo carona, desta vez eu parei ele subiu e seguir viagem, ao se aproximar da cidade de São Rafael passei em frente ao cemitério e ele pediu pra parar, parei e ele disse que morava no cemitério, e lá ficou”.

Ao chegar no posto de São Rafael, o motorista contou essa história branco da cor de uma vela.
Fonte: Focoelho

[cultura] Mossoró Cidade Junina começa no dia 6 de junho

O Mossoró Cidade Junina (MCJ) terá início no dia 6 de junho, com o Pingo da Mei-Dia. A confirmação foi feita pela Prefeitura de Mossoró em seu site oficial ,ontem, 6, a 30 dias do início do evento. A programação se estenderá até o dia 28 do próximo mês.

O nome da empresa vencedora da licitação para execução do Cidade Junina  também estava previsto para ser divulgado ontem. Porém, de acordo com a assessoria de comunicação do município, o processo licitatório ainda está em andamento. “Hoje [ontem] houve uma parte, mas o processo só será concluído na próxima semana, porque a empresa que venceu hoje [ontem], não significa que vai fazer, pois ainda cabe recurso por parte das outras empresas que participaram”, informou, por telefone, a assessoria de comunicação da Secretaria de Cultura.

Cerca de 15 empresas participaram do processo. O setor responsável pela licitação é a Gerência Executiva de Compras. A Prefeitura só vai se pronunciar oficialmente quando todos os trâmites forem concluídos, o que deve acontecer na próxima semana.

De acordo com a assessoria de comunicação do município, em sua 19ª edição, o evento preservará a diversidade de projetos culturais. “Todos os projetos culturais serão mantidos neste ano e teremos novidades. Além da ligação com a cultura, o MCJ está fortemente relacionado ao turismo e à economia local. É um patrimônio do povo mossoroense que a cada ano deve ser fortalecido”, afirmou a secretária da Cultura, Isolda Dantas.

“O Pingo da Mei-Dia é o pontapé inicial da festa que continua até 28 de junho. Os grandes shows nacionais e regionais na Estação das Artes Elizeu Ventania, o Festival de Quadrilhas Juninas, a Cidadela e o espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró são alguns dos atrativos do evento”, afirma a postagem no site do município.

Uma mudança que pode ocorrer este ano diz respeito ao local de realização do Festival de Quadrilhas, que pode vir a acontecer no Ginásio Municipal Pedro Ciarlini. A viabilidade está sendo analisada pela Prefeitura, juntamente com o Corpo de Bombeiros. “Existe a possibilidade de a arena funcionar no Ginásio Municipal”, confirma a assessoria, ressaltando que “o martelo não foi batido”.

O esquema de segurança para o Cidade Junina só deve ser discutido após a divulgação da empresa vencedora da licitação, já que o plano articulado de acordo com a programação de cada noite.
Fonte: Gazeta do Oeste

[cotidiano] Isto é ser blogueiro...

Criar um Blog é fácil, basta se instruir através de bons tutoriais por ai e com certeza logo terás uma página na internet, para divulgar o que quiser ; mas manter um blog e dar vida a ele é difícil , pois exige de nós tempo, criatividade, conteúdo, cuidados, educação e paciência.

Com isto percebemos que tudo que fazemos nele não é para nós e sim para os que entram nele, ou seja, os nossos leitores, as pessoas que dedicam um pouquinho do seu tempo a nos prestigiar. Estamos sempre preocupados com o que vão achar, se o que postamos será bem aceito, se o nosso conteúdo foi bom, se os leitores vão gostar, criticar, etc , é algo que esta dentro da gente .

Às vezes passamos horas ali, tentando mudar algo na postagem , editando, buscando uma imagem que venha ser abraçada pelo texto, enfim, aquela ânsia de que saia tudo perfeito, e agrade os olhos de quem nos lê. Cada um com seu talento, mas todos com o mesmo objetivo, crescer na blogosfera, e levar a quem lê um pouco de nós, de nossas idéias, do que gostamos , do que é bom para nós que possa ser bom pra eles enfim, sempre aprimorando, atualizando, renovando.

Um blogueiro que se preze interage com outro , é uma via de mão dupla, sempre estão em sintonia , visitando outros, comentando nas postagens alheias, deixando sua opinião quando possível, usando de sua gentileza para com quem recebe em sua casa virtual, demonstrando interesse em aprender com seus leitores, e sempre buscando novos voos.

O mais interessante é que podemos dividir nossas opiniões mesmo que seja algo bem pessoal, que as idéias surgem nos momentos mais estranhos, e as vezes somos nossos mais fiéis admiradores. Só precisamos lembrar de nos disciplinar sempre para não passarmos o dia todos em frente ao computador, nos limitando a viver a vida real, pois de nada é saudável.

Enfim, vida de blogueiro é assim, bem divertida, com vantagens e desvantagens, oras transbordando , oras se procurando para ter algo a postar, mas tem prazer de cuidar do seu cantinho acreditando sempre em seu potencial. Blogar é fazer arte… e todo blogueiro é um artista diário….

Cecilia Sfalsin

[cotidiano] Operário recebe descarga elétrica e morre ao realizar serviço em escola particular de Natal

No início de manhã desta sexta-feira, uma tragédia ocorreu no Colégio Marista de Natal, quando um prestador de serviço de apenas 27 anos de idade, morreu eletrocutado ao receber uma descarga muito forte de energia elétrica.

O homem estava no colégio com a finalidade de realizar manutenção no quadro de energia e durante a execução do trabalho acabou encostando em uma haste e recebendo a descarga.

O local em que o operário trabalhava é um “quartinho” que concentra toda a parte elétrica da escola.

Amigos informaram que o homem era paulista e que estava na cidade há apenas seis meses.

A SAMU chegou a ser chamada ao local para tentar reanimar a vítima, mas não obteve sucesso. O ITEP também compareceu para remover o corpo do eletricista.
Fonte: O Jornal de Hoje

[política] Kelps sugere ao Governo medidas de incentivo à energia eólica

Em pronunciamento nesta quinta-feira (7), o deputado Kelps Lima (SDD) sugeriu ao Governo do Estado a implantação de medidas para atração de investimentos em energia eólica. De acordo com o parlamentar, o Rio Grande do Norte é atualmente o maior produtor desse tipo de energia, no país. “Sugiro ao Governo o lançamento de um pacote de incentivos e de infraestrutura, em parceria com as prefeituras, para que as empresas prestadoras de serviços em energia eólica possam se instalar no Estado”, disse Kelps.

O parlamentar criticou a intenção do Governo, já descartada pelo governador Robinson Faria (PSD), de instituir a cobrança de royalties para o setor. Segundo Kelps, mesmo não sendo adotada a taxação, a veiculação da informação foi suficiente para afastar os investidores do Estado. “Infelizmente já houve um estrago de segurança jurídica”, afirmou.

Kelps disse ainda se o Governo tivesse levado a proposta adiante, estaria cometendo uma ilegalidade jurídica, uma vez que a cobrança de royalties incide apenas sobre energias não renováveis. O deputado também responsabilizou os órgãos ambientais pelo afastamento dos investimentos no Estado. Segundo ele, a burocracia e demora na emissão das licenças ambientais desmotivam o setor privado.

[polícia] Corpo é tirado de caixão e é encontrado com sinais de abuso sexual no PR

Menos de 24 horas depois de o corpo de uma professora ter sido enterrado no cemitério municipal de Paranavaí (PR), ele foi encontrado fora do caixão e com sinais de violência sexual. De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu na madrugada de terça-feira (5).

Funcionários do cemitério tinham acabado de chegar ao local para trabalhar quando viram o caixão da professora, que morreu de câncer, aberto e fora da lápide. O corpo estava ao lado, nu e com sinais aparentes de violência sexual. Os trabalhadores chamaram a polícia na hora.
A polícia investiga se, além do abuso sexual, os autores do crime também buscavam jóias que poderiam ter sido enterradas junto ao corpo. 

[política] Namorada do prefeito é a nova Chefe de Gabinete da Prefeitura de Apodi


A senhora  Klébia Karina da Silva Gomes, namorada do atual prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, é a nova Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Apodi. A sua nomeação foi publicada hoje (08) no Diário Oficial do Município.

Antes de Karina, quem assumia o cargo era o atual Secretário Municipal de Saúde, Pedro Júnior.

[polícia] Administrador reaparece e mãe acredita que ele estava em uma ‘farra’ com os amigos

Familiares do administrador Marckson da Silva Brás, de 27 anos, procuraram a polícia no final da manhã desta quinta-feira (7), para fazer um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento do jovem. O rapaz saiu da faculdade no final da noite da quarta, em direção a casa da avó, no bairro Nordeste, chegou a avisar que estava próximo, mas não chegou. Felizmente, o rapaz retornou à residência da avó somente no início da tarde de hoje.

Segundo a mãe dele, dona Leide, o filho deve ter ido, no mínimo, para uma farra com os amigos e ‘esquecido’ de voltar no horário normal. “Não tenho muitos detalhes, só sei que ele está bem. Eu quem estou estressada com aquele rapaz”, esbravejou.

De acordo com o pai do desaparecido, Rui Silva, o filho saiu de casa, dirigindo o próprio carro, um veículo tipo Corsa e cor branca e de placas NOH 11 68, para assistir aula em uma faculdade particular na zona Sul de Natal e voltaria para casa em seguida. “Ele já estava voltando e como sempre faz ligou para a avó para ela abrir o portão, mas não apareceu”, disse.

[polícia] Enfermeira é presa após dar socos em bebê de quatro dias

Uma enfermeira foi presa após agredir com socos uma recém nascida em maternidade de Sofia, Bulgária, no início deste mês. As informações são dos sites “Metro UK” e “The Mirror”.

Emiliya Kovacheva, que é mãe, foi filmada aparentemente atacando uma menininha de quatro dias de vida. A bebê, chamada Nicole, estava em observação no hospital Sofiamed quando sofreu as agressões. Ela ficou gravemente ferida e os médicos ainda trabalham para tratá-la.

Os promotores alegam que Emiliya ela estava frustrada porque o bebê não dormia e a puniu para impedi-la de acordar outras crianças na sala. Mas o ataque foi filmado e ela agora está enfrentando acusações de tentativa de homicídio, cuja sentença pode ultrapassar os 20 anos de prisão.

Ela admitiu ter batido na bebê durante seu turno de 24 horas depois de ver as provas por meio de um vídeo. O porta-voz do hospital, Boriana Marinkova, disse que “A coisa mais importante para os pais neste momento é ver como será a recuperação da bebê. As outras coisas não são tão importantes.”

Na internet, o post com as imagens tem recebido uma enxurrada de comentários. Uma seguidora no Facebook escreveu que “Esse vídeo é tão horrível que não consegui tirar essas imagens da minha mente desde que as vi”. Outra afirmou que “Nunca vi nada tão horrível. Se você está estressado e acredita que está a ponto de cometer uma loucura, saia do prédio, vá ficar com um amigo, ligue para alguém que se importa”.

[política] Robinson Faria é segundo governador mais rico do País

Milhões e milhões de reais. A soma do patrimônio de todos os 27 governadores do Brasil, recentemente eleitos nos estados e Distrito Federal, é alta. Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral, treze declararam possuir um tesouro de mais de R$ 1 milhão.

No topo da lista dos mais ricos (pela declaração) está o governador do PSDB-MS, Reinaldo Azambuja, que soma um patrimônio de mais de R$ 37.850 milhões (incluindo apartamento, carros, joias, tratores e outros veículos agrícolas) - uma diferença milionária do "último" colocado, Waldez Góes, do PDT-AP, que declarou apenas R$ 15 mil (equivalente a uma casa em Macapá).

Em segundo lugar no ranking dos mais ricos está Robison Faria (PSD-RN), que declarou ter mais de R$ 8,3 milhões, seguido por Confúcio Moura (PMDB-RO), com mais de R$ 6 milhões, Beto Richa (PSDB-PR) que soma mais de R$ 5,5 milhões.

Confira a lista do patrimônio declarado segundo o TSE (em ordem descrescente):
01 – Reinaldo Azambuja – PSDB – Mato Grosso do Sul
Patrimônio total declarado: R$ 37.850.615,73.
Entre os bens estão um apartamento de R$ 800 mil em Mato Grosso do Sul, colheitadeiras de mais de R$ 200 mil e uma carreta de mais de R$ 800 mil.
02 – Robinson Faria – PSD – Rio Grande do Norte
Patrimônio total declarado: R$ 8.333.819,99.
Entre os bens estão um apartamento de R$ 604 mil na cidade de Natal-RN, investimentos em ações e veículos.
03 – Confúcio Moura – PMDB – Rondônia
Patrimônio declarado: R$ 6.514.675,89.
Entre os bens estão uma Hillux 2013 no valor de R$ 94 mil, além de lotes residenciais e investimentos.
04 – Beto Richa – PSDB – Paraná
Patrimônio total declarado: R$ 5.547.332,88
Entre os bens estão um apartamento de R$ 310 mil, fundo de investimentos de mais de R$ 600 mil e uma moto Harley Davidson de R$ 50 mil.
05 – Marconi Perillo – PSDB – Goiás
Patrimônio total declarado: R$ 3.781.522,15
Entre os bens estão rendas em bovinos, bufalinos e equinos de mais de R$ 1,2 milhão e, apartamento em São Paulo de R$ 671.450.
06 – Simão Jatene – PSDB – Pará
Patrimônio total declarado: R$ 3.218.362,52
Entre os bens estão um apartamento de R$ 950 mil, uma lancha de R$ 140 mil e joias que somam mais de R$ 30 mil.
07 – Fernando Pimentel – PT – Minas Gerais
Patrimônio total declarado: R$ 2.466.747,01
Entre os bens declarados estão fundos de investimento de mais de R$ 1 milhão, além de uma casa de R$ 300 mil e um carro Tiguan de R$ 100 mil.
08 – Marcelo Miranda – PMDB – Tocantins
Patrimônio total declarado: R$ 2.065.620,78
Entre os bens estão uma casa em Palmas de R$ 604 mil, lotes em terrenos e um veículo de R$ 130 mil.
09 – Ricardo Coutinho – PSB – Paraíba
Patrimônio total declarado: R$ 1.405.603,81
Entre os bens estão uma casa em João Pessoa de R$ 350 mil e um automóvel de R$ 61 mil.
10 -Raimundo Colombo – PSD – Santa Catarina
Patrimônio total declarado: R$ 1.411.806,60
Entre os bens declarados estão uma casa de alvenaria em Lages de R$ 211 mil, 50% da empresa Agronegócios Mãe Rainha LTDA no valor de R$ 540 mil e um veículo de R$ 162 mil.
11 – José Ivo Sartori – PMDB – Rio Grande do Sul
Patrimônio total declarado: R$ 1.138.060,01
Entre os bens declarados estão um apartamento de R$ 250 mil, outro de R$ 181 mil, além de terrenos e aplicações em bancos.
12 – Geraldo Alckmin – PSDB – São Paulo
Patrimônio total declarado: R$ 1.069.498,27Entre os bens declarados estão o Edifício Pitangueiras, em São Paulo, de R$ 323 mil, um sítio de R$ 110.959,51, além de investimentos e fundos.
13 – Pedro Taques – PDT – Mato Grosso
Patrimônio total declarado: R$ 1.000.000,00Entre os bens estão um apartamento em Riviera de R$ 800.000,00 e um veículo de R$ 100 mil.
14 – Paulo Hartung – PMDB – Espírito Santo
Patrimônio total declarado: R$ 979.023,35
15 – Flávio Dino – PC do B- Maranhão
Patrimônio total declarado: R$ 933.605,93
16 – Renan Filho – PSDB – Alagoas
Patrimônio total declarado: R$ 784.424,56
17 – Rodrigo Rollemberg – PSB – Distrito Federal
Patrimônio total declarado: R$ 764.233,36
18 – José Melo – PROS – Amazonas
Patrimônio total declarado: R$ 699.008,50
19 – Camilo Santana – PT – Ceará
Patrimônio total declarado: R$ 534.576,65
20 – Wellington Dias – PT – Piauí
Patrimônio total declarado: R$ 551.654,68
21 – Tião Viana – PT – Acre
Patrimônio total declarado: R$ 434.421,94
22 – Jackson Barreto – PMDB – Sergipe
Patrimônio total declarado: R$ 453.016,18
23 – Paulo Câmara – PSB – Pernambuco
Patrimônio total declarado: R$ 364.299,89
24 – Luiz Fernando Pezão – PMDB – Rio de Janeiro
Patrimônio total declarado: R$ 252.768,40
25 – Rui Costa – PT – Bahia
Patrimônio total declarado: R$ 189.544,79
26 – Suely Campos – PP – Roraima
Patrimônio total declarado: R$ 114.400,00
27 – Antônio Waldez – PDT – Amapá
Patrimônio total declarado: R$ 15.000,00

quinta-feira, 7 de maio de 2015

[política] Laete alerta para efeitos da seca e defende retomada das obras do perímetro irrigado da Chapada do Apodi

Inscrito no pequeno expediente nesta quinta-feira, 07 o vereador Laete Oliveira (PMN), usou da tribuna da casa do povo, chamando a atenção dos órgãos de defesa do município em relação aos problemas que a seca está ocasionando, alertando a defesa civil, do secretario de agricultura, do prefeito para fazer algo em prol dos agricultores.

“É necessário que se faça algo antes que a seca venha dizimar nosso rebanho, que a seca devaste tudo, antes que seja tarde demais”, disse Laete Oliveira.

Ele sugeriu um seminário para debater o tema, antecipando o problema para que se possa construir um plano de enfrentamento, atribuindo deveres aos governos federal, estadual e municipal, escutando os que estão sofrendo essa ação.

Já no uso do grande expediente Laete voltou a tribuna abordando a crise econômica que passa o país, que tem reflexo em todo o país, afirmando a falta de compromisso da bancada federal para com o município de Apodi.

Ele salientou que o governo federal através do DNOCS conseguiu liberar recursos para o perímetro irrigado da Chapada do Apodi, afirmando a importância da obra, que tinha aproximadamente 600 empregados, e que hoje está paralisada por falta de recursos do governo federal.

Laete disse que o governador ainda não anunciou nem uma ação para essa região, repetindo que recentemente a bancada esteve reunida com o Ministério da Integração, defendendo obras, no entanto não houve nem uma defesa em prol de liberação para que o perímetro irrigado seja retomado e concluído, servindo como instrumento de transformação social.

O parlamentar disse que acompanhou ontem, que mais recursos foram liberados para a Barragem de Oiticica, mas, no entanto a bancada mais uma vez esqueceu de Apodi, pois ninguém se pronunciou sobre essa questão, lamentando que o prefeito não se preocupe. “A única voz voltada para essa questão é a do nosso mandato, pois tenho consciência do que essa obra representa”, disse Laete Oliveira.

O vereador deixou sua indignação pelo desprezo que Apodi sofre, lamentando que haja esquecimento por parte da bancada federal, como do governo do estado.

[educação] Universitários apodienses realizarão protesto na próxima segunda-feira

Cansados de esperar a gratuidade prometida pela municipalidade, os universitários de Apodi organizam através das redes sociais, uma manifestação que reunirá centenas de universitários na próxima segunda-feira, 11 na Praça Robson Lopes no centro da cidade de Apodi.

Os estudantes estão desembolsando R$ 10,00 (DEZ REAIS), por dia para custear a ida a Mossoró, até as faculdades, seja particular ou publica.

A intenção é reunir estudantes universitários, e chamar a atenção da manifestação do poder publico que desde outubro do ano passado, assiste o drama dos universitários e não realiza nem uma ação em prol dos mesmos.

VEJA O TEXTO EM UMA REDE SOCIAL.

Cadê? Cadê? Cadê? Queremos a gratuidade. Manifestação já, porque não aguentamos mais sermos esquecidos. ABSURDO! Não é uma luta minha, é uma LUTA nossa. Pelos nossos direitos universitários! ‪#‎MANIFESTAÇÃONASEGUNDA‬. 

DIA: 11/05/15
HORÁRIO: AS 17:00 HORAS
LOCAL: PRAÇA ROBSON LOPES

[segurança] Motorista que capotou veiculo na entrada de Felipe Guerra, não resistiu aos ferimentos e morreu no HRTM

Na noite da ultima quarta-feira (06/05), por volta das 18h30min, veio a óbito a pessoa de Dawyson Dark Gomes de Ramalho, 40 anos, por não resistir aos ferimentos provocados por um grave acidente de transito do tipo capotamento, ocorrido da ultima terça-feira (05/05), na rodovia federal BR 405, nas proximidades do trevo de acesso a cidade de Felipe Guerra.

A vitima veio a óbito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Regional Tarcísio Maia, na cidade de Mossoró / RN. O corpo foi levado na manhã desta quinta-feira (07/05), para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), em Mossoró, e no início da tarde foi liberado.

De acordo com a polícia militar de Apodi, a vítima dirigia um veículo Fiesta de cor prata, e vinha de Mossoró com direção a Apodi.

Fonte: F5Apodi

[segurança] Agentes Penitenciários encontram novo túnel no pavilhão 2 de Alcaçuz

Um túnel de seis metros de profundidade foi encontrado pelos agentes penitenciários na Penitenciária Estadual de Alcaçuz na manhã desta quinta-feira (7), informação foi confirmada pelo diretor da unidade prisional, Eider Brito. “Graças a Deus conseguimos evitar mais uma fuga no presídio”, afirmou.


De acordo com o diretor, o túnel foi localizado no pavilhão 2 e os agentes também encontraram escada e lâmpadas que serviriam para iluminar o local. “Já estava tudo planejado para que a fuga acontecesse”, disse.

Esta foi a quinta fuga evitada pela nova diretoria do Presídio, que assumiu a nova gestão no dia 24 de abril, substituindo Dinorá Simas. Se os presos tivessem conseguido escapar, esta seria a terceira fuga no pavilhão em menos de dois meses. Eider explicou que o forte policiamento do Batalhão de Choque e da Força Nacional ajudaram para que a estrutura fosse encontrada.
Fonte: Portal No Ar

[polícia] Mais um universitário desaparecido e família se desespera

Familiares do administrador Marckson da Silva Brás, de 27 anos procuraram a polícia no final da manhã desta quinta-feira (7), para fazer um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento do jovem. O rapaz saiu da faculdade no final da noite da quarta, em direção a casa da avó, no bairro Nordeste, chegou a avisar que estava próximo, mas não chegou.

De acordo com o pai do desaparecido, Rui Silva, o filho saiu de casa, dirigindo o próprio carro, um veículo tipo Corsa e cor branca e de placas NOH 11 68, para assistir aula em uma faculdade particular na zona Sul de Natal e voltaria para casa em seguida. “Ele já estava voltando e como sempre faz ligou para a avó para ela abrir o portão, mas não apareceu”, disse.

A polícia já iniciou buscas com as informações prestadas pelos pais de Marckson, porém conta com o apoio de populares que poderão informar qualquer detalhe do paradeiro do jovem através do telefone 9982 2828.
Fonte: Portal BO

[educação] Ex-borracheiro estuda com 200 kg de resumos por 4 anos e vira juiz no DF

O recém-empossado juiz federal Rolando Valcir Spanholo, de 38 anos, afirma que disciplina e motivação foram a receita que o levaram a romper com a antiga realidade de borracheiro e alcançar o sonho de ser magistrado em Brasília. Os últimos quatro anos foram dedicados a concursos públicos, nos quais ele acumulou 200 quilos de resumos de disciplinas de direito. O advogado é de Sananduva, no Rio Grande do Sul, e foi aprovado na mesma seleção feita pela miss DF Alessandra Baldini.

Spanholo conta que a ideia de virar juiz veio tarde, já no final da faculdade e por influência de um professor. Até então o objetivo dele era apenas “melhorar de vida”. A graduação, de acordo com o juiz, já parecia uma grande superação para ele e os quatro irmãos, que trocavam de roupa e sapatos entre si para não irem todos os dias vestidos do mesmo jeito para a instituição.

O trabalho começou cedo. Entre os 9 anos e os 15 anos, os cinco consertavam pneus e lavavam carros junto com o pai. “Durante o inverno, as mãos e os pés ficavam quase sempre congelados. Não tínhamos luvas de borracha e outros equipamentos de proteção que hoje são comuns e obrigatórios. Só restava fazer muito fogo para se aquecer, mas, com isso, os choques térmicos eram inevitáveis. Vivíamos com fissuras nas mãos e pés."

O magistrado diz que a condição levava a família a ser muito severa em relação à educação e a acreditar que só assim todos teriam melhores oportunidades. O esforçou coletivo ajudou os cinco irmãos a ingressarem em uma faculdade de direito que ficava a 250 quilômetros de casa. Para pagar os estudos, os irmãos tiveram de aprender a costurar cortinas e edredons e a fazer bordados.

“Depois, com a chegada da habilitação para dirigir, também passei a trabalhar na área de vendas. Era um desafio diário. Saía sempre cedinho, rodava o dia todo, batendo de porta em porta pelos municípios da região, oferecendo nossos produtos diretamente nas casas. Por razões de economia, meu almoço era sempre debaixo da sombra de uma árvore, dentro do carro. Cardápio? Algumas fatias de pão caseiro e um pedaço de frango empanado – e frio – ou uma torrada carinhosamente preparados pela minha mãe. Bebida? Água que levava dentro de um litro [de garrafa] pet”, lembra.

Spanholo voltava para casa no final da tarde para pegar o ônibus para ir à faculdade. Muitas vezes, por causa da distância, não conseguia tomar banho antes das aulas. As faltas também eram frequentes por causa do trabalho e aconteciam em média duas vezes por semana. Como consequência, ele ficou de exame nos dez semestres do curso.

"Na verdade só consegui levar adiante a graduação porque meus colegas conheciam minha realidade e sempre me emprestavam os cadernos para copiar ou tirar xerox das suas anotações. Confesso que, durante a graduação, estudei muito pouco por livros de doutrina, não tinha como”, explica. “Aliás, meu 'horário de estudos' era no ônibus, durante as viagens de ida e volta, e aos domingos – os sábados eu usava para fazer vendas nas cidades mais distantes. A necessidade faz a gente se reinventar."

[polícia] Amputado processa hospital após perna aparecer na lata do lixo

Perna amputada de americano vai parar no lixo e vira caso de polícia

Um americano levou um grande susto ao ser procurado pela polícia – na investigação sobre o seu próprio assassinato.

Os investigadores suspeitaram da morte de John Timiriasieff, que vive na Flórida, depois que uma perna amputada foi encontrada em uma usina de processamento de lixo. O membro tinha uma etiqueta com o nome dele.

A perna direita havia sido cortada logo abaixo do joelho no Doctors Hospital em Coral Gables. Mas o membro não foi incinerado – como ocorreria normalmente – e acabou sendo encontrado mais tarde em uma central de processamento de lixo.

Timiriasieff, localizado em novembro do ano passado, deu início a um processo judicial contra o hospital por danos emocionais.

A entidade se pronunciou por meio de uma nota: “Procedimentos adequados foram reforçados para prevenir que situações similares ocorram no futuro”, afirmou.

O advogado de Timiriasieff disse à BBC que as duas partes chegaram a um acordo e o processo não será levado adiante.

[economia] Comissão que discute a respeito da Lagoa de Apodi se reúne para definir ações

A Comissão que fora formado em uma reunião do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais definida no final do ano passado em Apodi, para discutir a respeito das medidas a serem tomadas sobre as ações que estão sendo realizados no município e que fora responsável pela articulação para que a barragem Júlio Marinho viesse a ser restaurada, esteve reunida neste último dia 24 de abril.

O objetivo da reunião foi avaliar o trabalho realizado para consertar a barragem Júlio Marinho e tomar as medidas necessárias para que a Lagoa de Apodi, ponto turístico da cidade, possa ser revitalizada.

Na reunião estiveram presentes o Pescador Anael, o Engenheiro de Pesca, Geraldo Vicente, o Blogueiro Jair Gomes, o Secretário de Agricultura do município, Jerlândio Moreira e a Especialista em Gestão Ambiental, Marlete Basílio. Dos demais membros que compõem a comissão apenas empresário Elson Marinho justificou a ausência.

No encontro foi definido que, como o período de chuvas já passou, as águas da barragem de Santa Cruz não serão utilizadas para encher a Lagoa de imediato, visto ela está totalmente seca. O objetivo agora é propiciar a limpeza da mesma.

Também foi definido que a equipe da Secretaria irá realizar um estudo que durará em torno de um mês e meio para avaliar os impactos ambientais e só assim começar a limpar o interior do ambiente.

Entre as ações discutidas na reunião ainda ficou definido que irá ser conversado a respeito da implantação de uma Associação de Proteção a Lagoa - APA e que todas as ações tomadas em prol da Lagoa só serão realizadas a partir que a comissão determine a aceitação.

Imagens da barragem Júlio Marinho após o reparo: