logo

sábado, 18 de julho de 2015

[polícia] Bandidos invadem Câmara Municipal do Natal e arrombam caixas eletrônicos

Três homens invadiram a Câmara Municipal de Natal (CMN), no bairro de Petrópolis, na manhã deste sábado (18) e arrombaram dois caixas eletrônicos com o auxílio de um maçarico numa ação que durou quase duas horas. Ninguém foi preso.

Os bandidos renderam inicialmente três guardas municipais que estavam no local. Alguns minutos depois, um grupo com outros quatro guardas chegou para assumir o posto na segurança do prédio público, quando também acabaram rendidos pelos assaltantes.

Os sete seguranças, além de um funcionário da Casa Legislativa e outro da TV Câmara foram trancados em uma sala, onde ficaram rendidos sob a guarda de um dos bandidos.

O trio estava armado com pistolas .380 e agiram de forma tranquila durante toda a ação. Na saída, ainda destruíram computadores e câmeras que faziam o monitoramento da área interna da Casa Legislativa. Não se sabe o quanto foi levado em dinheiro. O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) esteve no local para realizar a perícia.

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Franklin Capistrano esteve no local e admitiu a ousadia dos bandidos, apesar de minimizar pelo fato de outros pontos da cidade já terem sido alvos da ação de arrombadores de caixas eletrônicos.

“Acho que em qualquer lugar do país, não existe segurança absoluta. Em qualquer instituição ou qualquer situação, existe o risco, menor ou maior, mais existe”, afirmou o edil que acredita, ainda, na premeditação do crime. “Através dessa observação, durante um dia, dois dias, um mês, dois meses, desencadear um plano. Acho que foi isso que aconteceu. A Casa vinha sendo observada”, ponderou.

A expectativa da polícia, que até o momento não tem pistas dos três homens, é de que circuitos de vigilância dos prédios vizinhos possam auxiliar na investigação.
Fonte e Fotos:  Alberto Leandro/PortalNoar

[polícia] Homem é preso em flagrante após esfaquear outro em Baia Formosa

No início da noite de ontem, 17, Policiais Militares de Baia Formosa, litoral sul do estado, prenderam em flagrante a pessoa de Marcos Vinícius Félix Ribeiro. Ele teria desferido três cutiladas de faca peixeira em um homem identificado como Luiz Antonio Targino Gomes, conhecido por Lula de João Carioca.

A vítima, que é natural de Nova Cruz e reside na cidade litorânea, foi encaminhada para Natal em estado grave. O fato aconteceu no alto do morro. E a motivação teria sido por ciúme. O autor do crime foi preso e encaminhado para a Delegacia para os devidos procedimentos.
Fonte: 190RN

[polícia] Testemunha-chave da chacina de mulheres em Itajá sofre atentado

A testemunha-chave da chacina que vitimou cinco mulheres na última quarta-feira (15) dentro de um prostíbulo na zona rural de Itajá, cidade distante 200 quilômetros de Natal, quase foi morta na noite desta sexta-feira (17). Ao G1, a Polícia Civil confirmou que a testemunha, que foi perseguida, espancada, amarrada e quase teve o corpo incendiado, é irmã do comerciante Francisco de Assis Júnior, de 38 anos. Mais conhecido como ‘ET’, ele foi preso na manhã da sexta-feira em Macaíba, na região Metropolitana da capital, e está sendo apontado como o mentor da matança.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o atentado aconteceu em Nova Parnamirim, bairro de Parnamirim, também na Grande Natal. Três homens encapuzados a abordaram quando ela desceu de um ônibus e a levaram para um matagal nas imediações da avenida Maria Lacerda Montenegro. Já amarrada, ela contou que um dos homens recebeu uma ligação telefônica dando a ordem para que ela fosse queimada. A mulher lembra, inclusive, ter ouvido o homem dizer: “Você vai queimar bem devagar, que é pra ver como o inferno é quente”.

Espancada, ela foi amarrada numa árvore. Os três homens atearam fogo na vegetação e foram embora. Uma moradora da vizinhança, viu o fogo se espalhando e ouviu a mulher gritando por socorro. Essa pessoa chamou a polícia, que chegou a tempo de salvar a vítima. Uma equipe do Samu levou a mulher ao Hospital Regional Deoclécio Marques, onde ela recebeu atendimento. Ainda de acordo com a polícia, a irmã de Francisco recebeu alta médica e permanece sob proteção de uma escolta armada.

Testemunha-chave
As investigações revelam que a irmã de Francisco de Assis deveria ter sido morta como queima de arquivo, pois foi justamente ela quem o entregou à polícia. Em depoimento, dado logo após a chacina, a mulher relatou que o irmão a vinha ameaçando fazia alguns meses por conta de uma casa. De acordo com o relato, Francisco quer que a irmã saia do imóvel para que ele fique com a residência.

Numa tentativa de se defender, a mulher disse que daria queixa à polícia contando das ameaças e que ainda chamaria uma das proprietárias do bordel para que esta testemunhasse contra Francisco. O inquérito também revela que o comerciante seria o responsável pelo abastecimento do prostíbulo, fornecendo bebidas, cigarros e drogas. Além disso, Francisco também teria uma participação nos lucros do negócio, recebendo uma parte do dinheiro pago pelos programas das garotas. Contudo, segundo o delegado Normando Feitosa, a gerente da casa estaria cobrando um determinado valor pelos programas, mas não estaria repassando o valor combinado.

Motivações
Insatisfeito em estar sendo passado para trás, e já sabendo que a gerente do prostíbulo poderia ser a pessoa que viesse a testemunhar contra ele no caso das ameaças pela disputa do imóvel da irmã, Normando acredita que estes dois fatos motivaram a chacina. “Sentindo-se acuado, ele teria planejado e dado a ordem para que a gerente fosse morta. Como havia outras mulheres no local, todas acabaram assassinadas”, acrescentou.

“A princípio estamos trabalhando com essas informações. As mulheres foram assassinadas na madrugada. Assim que o dia amanheceu e a irmã do Francisco soube da chacina, ela ficou com muito medo e nos procurou para entregar o irmão. A Justiça concedeu o mandado de prisão e ele foi detido. Agora estamos tentando chegar aos criminosos que executaram as mulheres no bordel e também aos homens que tentaram matar a irmã do Francisco, que está sob proteção policial”.
Fonte: G1

[polícia] “Matei, BEBI O SANGUE DELE e beberia de novo”, diz filha, ao confessar morte do pai na Paraíba

As polícias Civil e Militar,prenderam na última quinta feira 16 de julho quatro suspeitos pelo assassinato do agricultor Geraldo Rivaldo de Aguiar, 45 anos. 

O crime com requintes de crueldade aconteceu na manhã de quarta-feira (15), na zona rural do município de Casserengue, no Agreste paraibano. Geraldo foi morto a tiros e a golpes de punhal. 

Dentre os detidos, está a filha da vítima, Rosângela Santos de Aguiar, 22 anos, principal acusada de planejar e executar a vida do próprio pai. 

Também foram presos Kaleu Bruno Benedito Roseno, 23 anos, Carlos Henrique Cavalcante Filho de Almeida, 26 anos, e apreendida uma adolescente de 15 anos. Eles foram detidos na cidade de Arara. 

Na delegacia,a filha assumiu que matou o pai sozinha e não teve ajuda de ninguém. Ela disse que matou e bebeu o sangue,porque teria sido estuprada pelo pai. 

Veja o vídeo onde ela diz que matou o pai e bebeu o sangue após matá-lo e beberia de novo e que não está nem um pouco arrempendida do que fez:
Fonte: Fim da Linha

[cotidiano] Número de ‘viciados’ em smartphone cresce 60%

Um estudo conduzido pelo instituto de pesquisas norte-americano Flurry Analytics aponta que o número de pessoas viciadas em smartphones cresceu quase 60% entre 2014 e 2015. No total, são 280 milhões de pessoas consideradas pelo estudo como viciadas no dispositivo móvel, contra 176 milhões registradas em 2014.

Se fossem reunidos em um país, os viciados em smartphones já seriam a quarta maior nação do mundo, atrás da China, Índia e EUA e à frente da Indonésia. A pesquisa foi baseada em informações colhidas de apps usados em uma base total de 1,8 bilhão de smartphones ao redor do mundo.

O grupo de viciados cresceu 59% em comparação a 2014, quando o total era de 176 milhões de viciados. São considerados viciados em smartphone pessoas que usam aplicativos mais de 60 vezes por dia.

O número foi estabelecido pela Flurry Analytics após identificar em um estudo que, em média, cada usuário abre um app dez vezes por dia. Os viciados seriam, portanto, aqueles que usam esses apps seis vezes mais do que a média.

São classificadas como “normais” as pessoas que usam apps até 16 vezes por dia (985 milhões, alta de 25%) e chamados de “super” usuários aquele que abrem apps entre 16 e 60 vezes por dia (590 milhões, alta de 34% na comparação com o ano anterior).

Os aplicativos favoritos dos viciados são apps de mensagens e os sociais, usados 556% mais vezes por esse grupo do que por usuários comuns. Isso significa que eles acessam 6,5 vezes mais serviços como o Facebook, WhatsApp e o Twitter do que a média de usuários da web.

Em seguida, aparecem como favoritos os apps utilitários e de produtividade (usados 427% mais pelos viciados do que pela média dos donos de smartphones), jogos (usados 202% mais pelos viciados), finanças (usados 155% mais) e notícias (usados 102% mais).

A Flurry Analytics diz que o levantamento mostra que o vício em smartphones não é um fenômeno restrito aos Estados Unidos – onde uma pesquisa recente do Bank of America apontou que 71% dos norte-americanos dormem ao lado de seus smartphones -, mas uma tendência global.
Fonte: Portal no ar

[polícia] Policiais militares são assaltados e obrigados, acredite, a tirar a roupa no RJ

Dois policiais militares foram submetidos a constrangimento e tiveram que tirar a roupa em dois assaltos seguidos na zona norte do Rio de Janeiro. Ambos são lotados no 9° Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Rocha Miranda, na zona norte. Um deles foi baleado.

O primeiro soldado foi abordado na Estrada João Paulo, em Barros Filho. Criminosos, ao suspeitarem que ele fosse policial, mandaram que ele tirasse a roupa em busca de uma suposta arma. Como não estava armado, ele foi colocado no porta-malas do próprio carro e levado para um local mais deserto.

A Polícia Militar foi acionada por um morador que viu a ação e, quando encontrou os criminosos, houve troca de tiros. Um deles acabou ferindo o PM sequestrado no joelho. Ele foi encaminhado para um hospital da região com quadro de saúde estável.

Os suspeitos, entretanto, conseguiram fugir, e, já em Madureira, na zona norte, praticaram outro assalto, novamente contra um PM do mesmo batalhão. Os criminosos, novamente, mandaram que o policial tirasse todas as roupas e entregasse todos os pertences. Só de cueca, a vítima conseguiu fugir para o Mercadão de Madureira, onde foi socorrido pelo Patrulhamento Motorizado Especial do corredor de ônibus BRT.

Nos dois casos, os veículos foram abandonados pelos assaltantes e recuperados. A Polícia Civil afirma que três dos autores dos crimes já foram identificados e os agentes, agora, realizam buscas.

[justiça] Casal ganha indenização no valor de R$2,3 mil após ter lua de mel em quarto sem cama de casal

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul condenou uma operadora de turismo e um hotel da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, a pagar indenização de R$2,3 mil por danos morais, mais valores pagos ressarcidos, a um casal de Campo Grande, que reservou um apartamento para passar a lua de mel e ao chegar no local descobriu que não havia cama de casal.

Consta no processo, que o casal reservou, por meio da operadora de turismo, quatro diárias no hotel, pelo preço de R$ 1.553,00, com o objetivo de passarem a lua de mel.

O quarto escolhido foi uma suíte super luxo, que, entre outras coisas, possuía sacada, cama box de casal, edredom e travesseiros de pena de ganso, bem como cobertor antialérgico.

Porém, quando o casal chegou ao quarto foi notada a ausência de uma cama de casal e no lugar haviam duas camas de solteiro que estavam juntas. O quarto também não possuía sacada e nem os itens do enxoval mencionados na reserva.

Diante da situação, o casal precisou procurar um outro hotel que atendesse às suas expectativas, no entanto, pernoitaram a primeira noite em um motel da região e apenas no dia seguinte conseguiram encontrar um outro estabelecimento com quarto vago.

Na ação, os autores sustentou que empresas são responsáveis pelos danos sofridos, visto que fizeram propaganda enganosa. Pediram assim a condenação delas ao pagamento de danos materiais no valor de R$ 1.923,34 e danos morais estimados em R$ 12.000,00.

Em sua defesa, o hotel que foi reservado um quarto duplo luxo e não uma suíte luxo. Além disso, sustentaram que os edredons e cobertores não se encontravam no quarto por ser verão à época, porém poderiam ser solicitados na recepção a qualquer momento.

O juiz titular da 9ª Vara Cível de Campo Grande, Maurício Petrauski, apontou inicialmente em sua decisão que as informações prestadas pelas empresas no momento da reserva geraram confusão quanto ao tipo de cama oferecido no hotel, isto porque, omitiram o fato de que a cama disponível no quarto era na realidade composta por duas camas de solteiro unidas.

Segundo o juiz, as empresas “acabaram por induzir em erro os autores quanto às características e à qualidade dos serviços contratados, ao dispor que o tamanho da cama oferecida era ‘1 Casal’, o que fez com que os requerentes criassem a falsa expectativa de se hospedarem em uma suíte com cama de casal”.

Diante da informação inadequada prestada pelas empresas a publicidade veiculada, foi autorizada a rescisão do contrato, e, por consequência, a devolução da quantia paga a título de reserva - R$ 1.553,00-, bem como, o pagamento de indenização no valor de R$2,3 mil.

[política] Deputado Estadual Kelps Lima visita cidades do Oeste Potiguar

Na manhã desta sexta-feira (17), o Deputado Estadual, Kelps Lima (SD) juntamente com o empresário Célio Martins e comitiva, estiveram visitando algumas cidades e lideranças do Solidariedade do Oeste potiguar, entre elas o município de Água Nova. Recepcionaram sua visita o suplente de vereador, Francisco Lau, Júnior Lau e a turma Sitio do Papai.

Além da cidade Kelps visitou o Sitio Serra das Almas e viu de perto a dificuldade que os moradores da localidade enfrentam para levar água para suas casas, pois estas não tem água encanada. Não satisfeito, o deputado ainda se comprometeu em ajudar na instalação elétrica do destacamento de polícia no município. "Nós vamos fazer com que a população possa ter um serviço ainda melhor da polícia militar", disse Kelps.

Após Água Nova, Kelps esteve em Pau dos Ferros, visitando membros do partido e depois foi a Itaú, para o encontro de prefeitos realizado pela Femurn. Na oportunidade o deputado externou o prazer em participar do encontro e evidenciou o apoio aos prefeitos locais no que diz respeito a busca de melhorias para a sociedade de cada município.







No período vespertino foi a vez de Olho Dágua dos Borges, através do prefeito Brenno Queiroga (PMDB), receber a visita do deputado. Nesta, Kelps foi quem ficou impressionado com a administração do atual prefeito.

Em Olho Dágua dos Borges, Brenno está com 12 obras em andamento, equivalendo a um orçamento de 15 milhões de reais em projetos conquistados no seu mandato e vindas do Governo Federal. Entre estas destacam-se a construção de escolas, praças, centro de eventos, abatedouro, quadra de esporte e outras.

Atualmente a prefeitura de Olho Dágua dos Borges sobrevive com 750 mil reais em receitas e o prefeito se vira como pode para economizar, sendo uma das medidas a utilização do centro administrativo que evita o aluguel de imóveis para as referidas secretarias municipais.

Na última eleição o prefeito Brenno apoio o deputado Kelps Lima e recebeu uma votação expressiva, sendo o mais votado na cidade.

O roteiro de visitas se encerrou na cidade de Umarizal, com a visita a outras lideranças políticas do município e escolinha de futebol dos alunos da rede pública.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

[política] Prefeitos do RN são recebidos pelo ministro Henrique Alves

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, se reuniu, em Brasília, com os prefeitos de Monte Alegre, Severino Rodrigues; de Frutuoso Gomes, Dr. Lucídio; e de Riacho de Santana, Jessé Nildo. Eles estavam acompanhados do deputado Walter Alves. O ministro também recebeu Nei Rossatto, prefeito de Alexandria. Os quatro gestores apresentaram projetos de infraestrutura turística para seus municípios, localizados no Oeste do estado e região metropolitana de Natal.

Severino Rodrigues pleiteia para Monte Alegre, recursos para a construção de um pórtico, do teatro municipal, da reurbanização da praça, de um centro de artesanato, do centro de eventos e da urbanização da lagoa. Já o prefeito Jessé Nildo quer aproveitar melhor o potencial do açude de Riacho de Santana, que recebe centenas de visitantes da região oeste, com a construção de um balneário. Ele também pediu recursos para um centro de eventos em seu município.

Dr. Lucídio, de Frutuoso Gomes, considera importante para o turismo da região Serrana, a pavimentação da estrada de acesso a Martins, saindo de Frutuoso Gomes e passando por Lucrécia. A rodovia, sinuosa, com 72 curvas, seria mais uma opção para quem visita a região chegar a caverna conhecida como Casa de Pedra, em Martins, e ao balneário de Lucrécia. O prefeito também pretende adquirir um vagão para transformar a antiga estação de trens de Frutuoso Gomes em espaço cultural e de eventos.

O deputado Walter Alves defendeu junto ao ministro as propostas cadastradas pelos prefeitos no Sistema de Convênios do Ministério do Turismo. “Todo município tem um atrativo e pode melhorar seu potencial, tanto para quem vive na cidade, como para quem visita o local. Pode ser uma trilha, um mirante ou um balneário”, reconhece o ministro. Ele compara o turismo com o esporte em capilaridade. “Toda cidade tem locais para a prática esportiva. Pode ser um campo de futebol, uma quadra, um estádio ou arena. Toda cidade tem seu espaço para a prática de esportes”.

Alexandria – O prefeito Nei Rossatto também cadastrou vários projetos de infraestrutura turística para o município de Alexandria. Na conversa com o ministro Henrique Eduardo Alves, Rossatto detalhou as propostas que, caso sejam aprovadas pela equipe técnica do ministério, aguardam a liberação de recursos. Ele pleiteia a urbanização de vias, construção de pórtico, acessos ao mirante e capela construída na serra e apoio para a realização do Carnaval Tradição, considerado um dos principais eventos do estado.

[política] Prefeitos debatem propostas para a Região Oeste

Pagamento da Farmácia Básica e  realizações de concursos públicos regionalizados para a  segurança foi assegurado durante o Encontro Regional de Prefeitos.

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), em parceria com a Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (AMORN), realizou, nesta sexta-feira (17), o  III Encontro Regional de Prefeitos. O evento aconteceu no município de Itaú e contou com a participação prefeitos, vereadores, deputados, secretários e equipes de gestão municipal. O Encontro Regional de Prefeitos é uma inciativa da FEMURN, que visa debater e definir soluções para problemas nos municípios potiguares.

 Com o tema “Ações e perspectivas de melhoria para saúde e segurança pública”,  o Encontro Regional de Prefeitos do Oeste, teve as presenças do Secretário Adjunto da  Saúde Pública, Haroldo Azevedo, e do Coronel da Polícia Militar, Ângelo Mário Azevedo. Eles apresentaram  propostas e alternativas de melhorias para os prefeitos da região. Também, representando a Assembleia Legislativa do Estado, participaram os Deputados Estaduais Carlos Augusto Maia, e Kelps Lima.

O Presidente da FEMURN, Francisco José Júnior, analisou o cenário de crise que os municípios potiguares estão vivenciando,  e destacou a necessidade de buscar alternativas urgentes para reverter o atual quadro. “Os prefeitos hoje tem uma missão heroica, precisam usar de muita criatividade e perseverança para atender os anseios da população.  Temos na região do Oeste uma carência grande em matéria de saúde e segurança pública, as responsabilidades devem ser cumpridas e asseguradas pelo Governo Estadual e Federal”, afirmou.

O presidente AMORN e prefeito de Itaú, Ciro Bezerra,  frisou que a parceria com FEMURN, é de grande importância e tem o objetivo de unir forças para juntos aos órgãos competentes buscar soluções para melhorar a região. “A FEMURN e a AMORN, estão na luta junto à Secretária de Segurança Pública para que seja resgatada a tranquilidade na região. Perdemos a liberdade de sair de casa sem preocupação com a hora, pois, a cada dia a violência tem aumentado. Queremos garantir liberdade ao cidadão, para que ele volte a entrar em Correios, Caixas Eletrônicos, sem receio, que seja alvo de algum tipo de violência”, destacou.

Ainda durante o Encontro, Francisco José Silveira Júnior, voltou a cobrar o repasse da Farmácia Básica  para os municípios, também, foi solicitado ao governo, alternativas para a saúde publica, com a regionalização da assistência médica. “A regularização do repasse estadual para a Farmácia Básica dos municípios é uma luta antiga e que deve ser atendida com urgência. Também é necessário que o governo repense o sistema e busque mais resolutividade. Para os prefeitos, não adianta os municípios com 23 hospitais regionais se todos eles não tiverem qualidade”, defendeu.

Nessas questões o Secretário Adjunto de Saúde do Estado, Haroldo Azevedo,  firmou o compromisso de pagamento da Farmácia Básica, anunciando  que o repasse será efetuado por meio do pagamento do mês atual, e de um mês atrasado. “A insatisfação de vocês, prefeitos, é também a nossa insatisfação. Parabenizo a FEMURN e vejo esse evento com uma ótima oportunidade para sanar as dificuldades e contribuir para a melhoria da saúde nas regiões”, afirmou.

Durante o Encontro, o Coronel Ângelo Mário Azevedo, apresentou alternativas para a melhoria da segurança pública nos municípios do Oeste. Segundo ele, serão realizados, concursos públicos para a segurança de maneira regionaliza, a fim de que, todas as cidades sejam contempladas com um efetivo em bom número que  possa atender a população de maneira satisfatória, amenizando, dessa forma, um dos principais problemas que diz respeito à segurança pública.

Ainda no Encontro de Prefeitos do Oeste, foram definidos assuntos prioritários, para inclusão no Orçamento Participativo do Estado e entregues ao Governador Robinson Faria. Uma das prioridades diz respeito a melhorias nos Hospitais Regionais, onde os municípios de Caraúbas, Pau dos Ferros e Apodi, necessitam de medidas urgentes que garanta o funcionamento eficaz para os hospitais. 

[cotidiano] Sindicato entra com ação coletiva contra a empresa E/T Construções em Apodi

Na manhã desta sexta-feira, 17 representantes do sindicato da construção civil de Mossoró/RN, estiveram em frente a sede da empresa E/T Construções em Apodi/RN, para levar informações aos funcionários da empresa que foram demitidos e ainda não receberam suas contas.

O advogado do sindicato Dr. KS levou a palavra e explicou que já conseguiu junto a justiça o bloqueio de R$ 1 milhão de reais, que já estão sendo revertidos em pagamentos de dividas da empresa, para com os trabalhadores, e ainda informou que entrou com o pedido de bloqueio de mais R$ 1,5 milhão e meio, para esse intento.

Os trabalhadores que ainda, não receberam os que receberam parcialmente ingressaram com uma ação coletiva, para assim receber o que lhes é de direito, amparados juridicamente pelo sindicato.

Fonte: Josenias Freitas

[concursos] Secretaria de Saúde do RN planeja realizar concurso no próximo ano

A Coordenação de Recursos Humanos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) está em fase de planejamento para um novo concurso público a ser realizado no próximo ano. A previsão é que sejam oferecidas vagas nas áreas assistencial e administrativa, destinadas a repor as vacâncias por aposentadorias e falecimentos.

De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos, Ângela Lobo, já está sendo concluída a fase do levantamento das vagas necessárias e o próximo passo é que a proposição siga para análise na Procuradoria Geral do Estado e Controladoria Geral. “Depois disso, o processo segue para aprovação na Secretaria de Planejamento e Gabinete Civil e, em seguida, é aberto processo licitatório para contratação da empresa que irá realizar o concurso”, explicou Ângela.

Um levantamento feito pela Coordenação de Recursos Humanos da Sesap aponta que até 2019 cerca de cinco mil servidores irão se aposentar, o que representa 30% de todo o efetivo da saúde. A estimativa foi feita com base no tempo de serviço e idade dos servidores. O novo concurso terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, e a intenção da Sesap é convocar os aprovados ainda em 2016.

“Mesmo o Estado estando no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, o concurso estará dentro da legalidade, já que servirá para repor as vacâncias por aposentadorias e falecimentos. Nós sabemos que existe um entendimento favorável para a aprovação do concurso nas instâncias administrativas do governo, então nossa expectativa é que o processo siga com celeridade já que a necessidade de novos profissionais na saúde é muito grande”, finalizou Ângela Lobo.
Fonte: O Jornal de Hoje

[polícia] Desonestidade foi um dos motivos da chacina em bordel no RN, diz polícia

A Polícia Civil afirma que já sabe quais foram as motivações para a chacina que vitimou cinco mulheres na madrugada da quarta-feira (15) dentro de um prostíbulo na zona rural de Itajá, município distante 200 quilômetros de Natal. Ao G1, o delegado Normando Feitosa afirmou que uma das razões para o crime foi o fato de a gerente do bordel estar roubando o mantenedor do negócio. “Insatisfeito, ele mandou matá-la. Como na casa havia cinco mulheres, as demais foram mortas como queima de arquivo”, pontuou.

Contudo, ainda de acordo com o delegado, a desonestidade da gerente foi o motivo mais brando para o crime. “Tem outras coisas por trás do que aconteceu, mais que ainda não podemos revelar. Estamos trabalhando para prender os homens que executaram as mulheres. Isso é o mais importante agora”, ressaltou.

Sobre a questão da desonestidade, Normando explicou que a gerente estaria cobrando um determinado valor pelos programas das meninas e produtos vendidos na casa, como bebidas, cigarros e drogas ilícitas, mas repassava um valor abaixo do combinado.

Prisões
O mantenedor do prostíbulo, ainda de acordo com Normando, chama-se Francisco de Assis Júnior, de 38 anos. ‘ET’, como é mais conhecido, foi preso na manhã desta sexta (17) ao se apresentar na Delegacia de Macaíba. Ele foi intimado a comparecer à DP por conta de uma queixa de violência doméstica. Contudo, como já tínhamos em mãos um mandado contra ele no caso da chacina, assim que ele chegou recebeu voz de prisão”, explicou o delegado.

Após a prisão, agentes foram à casa do suspeito e fizeram uma busca. No local foi apreendido um aparelho celular que contém imagens da chacina e das cinco mulheres mortas. O delegado revelou que o telefone pertence à mulher de Francisco de Assis. “O fato de as imagens estarem no celular da mulher podem não dizer nada, mas também podem significar muita coisa. Há algum interesse dela ou mesmo do próprio marido nesta história. E isso nós também vamos descobrir”, ressaltou o delegado. A prisão de Francisco foi a segunda referente ao caso. Na noite desta quinta (16), um homem foi preso em Itajá também apontado como suspeito de envolvimento no crime.
Fonte: G1

[polícia] Adolescente envolvido no estupro coletivo no Piauí é morto na cela

O adolescente Gleison Vieira da Silva, de 17 anos, um dos adolescentes acusados de participar do estupro coletivo em Castelo do Piauí e que delatou os demais em vídeo gravado pela polícia, foi assassinado na madrugada de sexta-feira, 17, dentro do Centro Educacional Masculino (CEM), em Teresina, por seus próprios companheiros.

Enquanto estavam no Centro Educacional de Internação Provisória (Ceip), os acusados estavam isolados, cada um em uma cela. Ao serem transferidos para o CEM, foram colocados todos juntos numa cela, para não terem contato com os demais internos.O diretor de atendimento socioeducativo da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (SASC), Anderly Lopes, confirmou que Gleison foi vítima de espancamento, com socos e chutes, até a morte.

O caso dele foi semelhante ao de uma das menores vítimas do estupro coletivo, já que teve afundamento de crânio e várias lesões.

Relembre o caso: Adolescentes são vítimas de estupro coletivo no Piauí 

[polícia] Polícia prende suspeito de matar e enterrar menina e esclarece crime

Após localizar o corpo da menina Maria Eduarda de Lima, de 12 anos, enterrado em uma duna de Genipabu, a Polícia Civil já está com o principal suspeito do crime preso e esclareceu o crime. A criança estava desaparecida desde o domingo (12) e foi encontrada no final da manhã desta quarta-feira (16).

O suspeito foi identificado como Carlos Alexandre de Andrade, de 38 anos. Ele trabalha como caseiro em uma granja próximo ao local onde o corpo foi encontrado. Apesar de negar, a polícia tem fortes indícios de que Carlos matou Maria Eduarda.

O delegado Raimundo Rolim disse ao Portal BO que um irmão de Maria Eduarda passou pela granja onde Carlos Alexandre estava, juntamente com a irmã, e foram para a casa da mulher do irmão da vítima.

Foi então que, em determinado momento, Carlos Alexandre ligou para a cunhada de Maria Eduarda e disse que o irmão a estava chamando na granja. A criança foi ao local e, desde então, estava desaparecida.

Ainda de acordo com o delegado Raimundo Rolim, houve contradição no depoimento do irmão da vítima e ele também está sendo investigado por participação no caso. Já o caseiro Carlos Alexandre foi levado para a delegacia de Extremoz para ser autuado por homicídio.

A menina Maria Eduarda chegou a ser amordaçada antes ser morta. A Polícia Civil também vai solicitar que o ITEP identifique se ela foi vítima de abuso sexual antes de morrer.
Fonte: Portal BO

[cotidiano] Casal cria bastante polêmica ao fazer sexo em provador de loja na China

Um casal gerou polêmica ao fazer sexo em um provador de roupas de uma loja da rede Uniqlo, em Pequim, na China. O vídeo se tornou viral no país esta semana, provocando todo o tipo de piada e comentários nas mídias sociais.

Segundo a CNN, o vídeo de um minuto apareceu primeiro no aplicativo de mensagens WeChat, antes de ser compartilhado nas redes sociais. Segundo a agência AP, graças ao vídeo, as buscas online sobre a rede japonesa aumentaram nesta semana.

O vídeo também chamou atenção da polícia e do órgão regulador da internet no país, que está investigando se a gravação seria uma campanha de marketing da empresa. Através de sua assessoria, a Uniqlo negou qualquer relação com a gravação.

O órgão regulador chinês também criticou as duas principais empresas de internet do país por permitir que o vídeo se tornasse em viral. Devido à censura, a partir desta quinta-feira, encontrar o vídeo na rede era mais difícil.

[polícia] Suspeito de envolvimento em chacina de mulheres no RN é preso

A Polícia Civil prendeu na noite desta quinta-feira (16) um homem suspeito de ter envolvimento com a chacina que vitimou cinco mulheres dentro de um prostíbulo na cidade de Itajá, distante 200 quilômetros de Natal. O crime aconteceu na madrugada da quarta-feira (15).

Segundo o delegado Normando Feitosa, que faz parte de uma comissão de quatro delegados designados para investigar o caso, ainda não é possível dar detalhes da participação do suspeito nem da motivação do crime.

O mandado de prisão foi expedido pela juíza da comarca de Ipanguaçu, Suzana Paula de Araújo.

[cotidiano] OAB reage contra um ato bárbaro de espancamento a um deficiente dentro de uma van (veja o vídeo)

Um ato bárbaro. Foi com essa frase que o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB -RJ, Marcelo Chalreo, definiu as agressôes feitas por um cobrador contra um passageiro esquizofrênico, dentro de uma van em Campo Grande, Zona Oeste, no domingo. No local, estavam apenas o agressor, a vítima e o motorista, que filmou tudo. Veja o vídeo:
O vídeo da agressão, que causou revolta em quem assistiu, tomou conta da internet em poucas horas. Para o reprententante da OAB, o acontecido já é um ato inadmissível só por se tratar de agressão. “Agredir qualquer pessoa por um motivo fútil não pode ser aceitável. Mas agredir uma pessoa que tem deficiência só faz agravar. É uma coisa repugnante”, completa. “Espero que a justiça tome medidas duras com quem patricou e com quem pratica estes atos. A sociedade não pode admitir em hipótese alguma esse tipo de coisa”, comentou Chalreo.

O homem agredido chama-se Marcelo dos Santos, tem 41 anos e apanhou porque não pagou R$ 3,40 ao cobrador. Ele sofreu diversos golpes: foram socos, pontapés, chineladas e até tapas.

O irmão do rapaz espancado, Marcos dos Santos, conta que não é a primeira vez que acontece isso. No ano passado, Marcelo sofreu diversos diversos ferimentos no rosto, mas não soube explicar o que aconteceu.

[política] Cunha chama de "mentira" depoimento de delator sobre ter recebido propina

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), voltou a negar hoje (17) que tenha recebido propina do empresário da Toyo Setal Júlio Camargo, um dos delatores da Operação Lava Jato. Nesta quinta-feira, em depoimento ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, que julga as causas ligadas à operação, Camargo disse que Cunha pediu US$ 5 milhões de propina para que um contrato de navios-sonda da Petrobras fosse viabilizado.
“Qualquer coisa que seja a versão que está sendo atribuída é mentira. É mais um fato falso, até porque esse delator [Camargo], se ele está mentindo, desmentindo o que ele delatou, ele por si só já perde o direito à delação”, disse Cunha, ao falar com os jornalistas.

O presidente da Câmara também acusou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de ter “obrigado” Camargo a mentir. “É muito estranho, às vésperas da eleição do procurador-geral da República e às vésperas de pronunciamento meu em rede nacional, que as ameaças ao delator tenham conseguido o efeito desejado pelo procurador-geral da República, ou seja, obrigar o delator a mentir”, disse Cunha, ao ler trecho de uma nota que divulgou à imprensa. O mandato de Janot na Procuradoria-Geral da República (PGR) acaba no dia 17 de setembro e ele pode ser reconduzido ao cargo pela presidenta por mais dois anos.

Eduardo Cunha disse ver no depoimento uma ação da PGR em articulação com o Planalto para constranger o Congresso Nacional sobre um eventual pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. “Há um objetivo claro de constranger o Poder Legislativo, que pode ter o Poder Executivo por trás, em articulação com o procurador-geral da República”, afirmou.

Desde a divulgação da lista encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) por Janot, com os nomes de políticos envolvidos na Operação Lava Jato, o presidente da Câmara diz ter havido motivação política para a citação de seu nome na lista. “Tem muitos fatos estranhos desde o início que me colocaram nessa operação da atuação do Poder Executivo. Há muito estranheza com relação a isso. Desde o início, nós estranhamos isso. Eu não gosto de fazer acusação que não posso provar.”

Segundo Cunha, as ações buscaram fragilizá-lo. “A mim não vão fragilizar e, geralmente quando tentaram fazer isso com a instauração do inquérito há quatro meses, o efeito foi reverso. Foi bumerangue”, disse ele. Na opinião do deputado, o depoimento de Camargo foi nulo por ter sido prestado na Justiça de primeira instância. Cunha lembrou que, por ter foro privilegiado, todas as investigações envolvendo seu nome têm que passar pelo STF. “Essa delação dele não existe, é nula porque foi homologada por autoridade incompetente, porque, se eu faço parte da delação dele, não é o juiz [Sergio Moro] que deveria homologá-la, mas, sim, o Supremo Tribunal Federal.”

No depoimento, Camargo disse que pagou ao doleiro Alberto Youssef US$ 5 milhões em nome de Cunha. De acordo com o empresário, o dinheiro seria usado em campanhas políticas e Youssef foi acionado porque a operação precisava ser feita com agilidade, e o doleiro tinha dinheiro disponível.

Mais US$ 5 milhões teriam sido pagos por meio de outro operador, Fernando Soares, o Baiano, a quem Camargo acusou de ser sócio oculto de Eduardo Cunha. O presidente da Câmara nega e disse que só teve dois encontros com Baiano para tratar de questões relativas à Medida Provisória (MP) dos Portos

“Ele [Baiano], aliás em depoimento que ele deu, em inquérito envolvendo o senador Edson Lobão [PMDB-MA], explica a relação que teve comigo, e eu confirmei. Apenas fiz uma correção mínima de detalhes publicamente quando foi divulgada em abril. Ele esteve duas vezes comigo para falar, na época em que estava sendo discutido o problema de MP dos Portos, que trata de contratos de concessão e arrendamento de terminais em portos públicos."

Aos jornalistas, Cunha disse não temer uma possível acareação com Camargo. “Eu faço, olho no olho, com quem quiser. Eu não tenho dificuldade nenhuma de rebater quem quer que seja. Quem não deve não teme, e ele está mentindo, e o delator tem que provar a sua mentira. Não cabe. O ônus da prova é de quem acusa, não de quem tem que se defender”, afirmou.

O dinheiro das propinas teria vindo das empresas Samsung e Mitsui. Em depoimento, Youssef disse que Cunha era destinatário de propina paga pelas empresas Samsung e Mitsui num contrato de aluguel de sondas celebrado com a Petrobras.

Os presidentes das empresas, J. W. Kim (Samsung) e Shinji Tsuchiya (Mitsui), vão depor no início de agosto na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. “Eu espero que vão o mais rápido possível e que quebrem todos os sigilos deles e de quem quer que seja; que se investigue a fundo. Eu não tenho nenhuma preocupação com isso. Zero de preocupação”, afirmou Cunha, que não descartou a possibilidade de voltar a prestar esclarecimentos na CPI. “Se a CPI entender que é preciso explicar, que ficou alguma dúvida, eu vou lá amanhã, pode reunir extraordinariamente, e eu vou lá”, acrescentou.

Em nota, a PGR esclareceu que o depoimento prestado por Júlio Camargo na Justiça Federal do Paraná não tem relação com as investigações do STF. Segundo a nota, a audiência referente à ação penal da primeira instância – que tem réu preso, ou seja, tem prioridade de julgamento – foi marcada pelo juiz federal Sergio Moro em 19 de junho, a pedido da defesa de Fernando Soares. E a "PGR não tem qualquer ingerência sobre a pauta de audiências do Poder Judiciário, tampouco sobre o teor dos depoimentos prestados perante o juiz".

Já o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência República, Miguel Rossetto, ao comentar as declarações de Eduardo Cunha, disse: "O que é fundamental, e que a sociedade vem acompanhando, é o correto funcionamento das instituições. Correta aplicação das diversas legislações, que haja transparência nas ações e iniciativas de todas as estruturas de poder. Que os organismos de fiscalização respondam a essas legislações e trabalham de uma forma eficiente."

O Palácio do Planalto, por meio da Secretaria de Imprensa, informou que não vai se manifestar sobre o assunto.

[política] "Começar o Ronda Cidadã no Bairro onde mora o governador não é um bom sinal para a sociedade"

O deputado Kelps Lima lamentou hoje que o Governo do Estado tenha tomado a decisão equivocada de iniciar o projeto Ronda Cidadã longe dos bairros que mais estão precisando de segurança, na Zona Norte de Natal, e mais perto da região onde fica a casa do governador.

“O Programa Ronda Cidadã é bom, mas começa mal ao trocar o lógico, que é proteger quem está mais exposto à violência, que são os trabalhadores que circulam na rua na Zona Norte, pelo mais conveniente, os bairros mais nobres, onde mora a população da cidade que tem mais chances de autoproteção, com segurança eletrônica, cercas elétricas, condomínios fechados”.

Ao ler na imprensa que o Ronda Cidadã será iniciado pelos bairros Petrópolis, Mãe Luíza e Areia Preta (este último o bairro onde mora o governador), o deputado Kelps levou para a Assembleia o questionamento sobre a orientação equivocada de mover tropas para áreas que estão longe do principal foco da insegurança da cidade.

“Os arrastões dos bares estão ocorrendo em Candelária e Capim Macio; hoje foi assassinada uma mulher no Alecrim; por insegurança, uma unidade de saúde fechou no Igapó...e porque o Governo decidiu começar um programa de segurança por Areia Preta e Petrópolis? Não que esses bairros não precisem de segurança. Precisam sim! Todos precisam. Mas, tinha que começar o programa justamente no bairro onde moram os ricos e esquecer os locais com mais incidência de criminalidade?”, questiona o deputado Kelps.

[política] Prefeitura Municipal de Janduís: Nota de Esclarecimento sobre gastos com fotocopias.‏

A Prefeitura Municipal de Janduís vem esclarecer a toda sociedade, o Contrato PP Nº 024/2015, que visou a contratação de uma empresa especializada para prestação de serviço de fornecimento  de fotocopias simples em papel A4. O referido contrato foi realizado de acordo com todos os transmites legais e jurídicos, onde a Empresa Adamilson Alves de Medeiros CNPJ 15767.861/0001-77, foi contratada, após a publicação do Edital, aquisição do Edital, assim como determina a legislação vigente, foi a única presente Empresa interessada em participar do certame, inclusive o mesmo tendo sido realizado de forma presencial, como exigia o referido edital.

A municipalidade janduiense realizou a contratação para atender a demanda de TODAS as suas secretarias institucionais, demais órgão administrativo e sobretudo das inúmeras solicitações, de fotocopias de documentações da prefeitura municipal de Janduís, referente a administrações passadas, pelo Ministério Público Estadual. Alguma solicitações chegam a marca de 2 (duas) mil fotocopias por processo solicitado, vale salientar que já passam de 10 processos solicitados, onde toda documentação solicitada pelo Ministério Público Estadual é enviada pela atual administração municipal através das cópias (Fotocopias, xerox).

Importante salientar que o montante de R$ 60 mil reais é o limite MÁXIMO, de gastos, contudo esse montante poderá não ser atingido, se não se fizer necessário a utilização das fotocopias, não será, obviamente a despesa pela municipalidade.  

A prefeitura Municipal de Janduís ratifica o seu zelo pelo bem público e sobretudo pela lisura das suas ações, essas sempre pautadas na ética, honestidade e transparência.

[economia] Rio Grande do Norte na mira dos Correios e da TAM‏

Ministro Henrique Eduardo Alves reuniu-se com os presidentes das duas empresas para tratar do potencial de desenvolvimento para o Estado.

A confirmação da instalação do Centro de Tratamento Internacional (CTI) dos Correios no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves está cada vez mais próxima. Em reunião com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, nesta quinta-feira (16), o presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Wagner Pinheiro de Oliveira, reforçou a importância desse centro para distribuição de encomendas e correspondências vindas da América do Norte e da Europa.

Atualmente, os Correios contam com apenas três CTIs no Brasil: em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. O CTI do Aeroporto Governador Aluízio Alves terá capacidade para atender a demanda das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

“A conversa com o presidente Wagner Pinheiro me trouxe muita esperança. Tenho cada vez mais certeza da importância de nosso aeroporto para o desenvolvimento da economia do Rio Grande do Norte”, afirmou Henrique Alves. “A criação de um centro de tratamento dos Correios e a disputa pelo HUB da TAM são demonstrações de que o aeroporto aumentou a competitividade do nosso estado”, concluiu o ministro.

Durante a reunião com o presidente dos Correios, Henrique Eduardo Alves antecipou que iria encontrar-se com a presidente da TAM, Claudia Sender, e que iria informá-la de que as tratativas para a instalação do “hub dos Correios” em Gonçalo do Amarante estavam avançando.

HUB da TAM – Também nesta quinta-feira (16), o ministro Henrique Eduardo Alves reuniu-se duas vezes com a presidente da TAM, Claudia Sender. Em audiência com o vice-presidente Michel Temer e os senadores Eunício Oliveira e José Pimentel, Henrique Eduardo Alves parabenizou Claudia pela iniciativa da companhia de instalar um centro de conexões no Nordeste e frisou a importância do HUB para o desenvolvimento regional.

Após a audiência no Palácio do Planalto, Claudia Sender esteve no Ministério do Turismo para apresentar ao ministro Henrique Eduardo Alves o andamento dos estudos para definição do estado que receberá o HUB da empresa.

De acordo com a presidente da TAM, a empresa encomendou dois estudos de viabilidade para instalação do centro de conexões. Os principais critérios a serem considerados são: localização geográfica, infraestrutura do aeroporto e potencial de crescimento do terminal.

“Contratamos duas consultorias internacionais para nos ajudar a avaliar, tecnicamente, qual o melhor local para instalação de nosso HUB. Com um investimento previsto de R$ 6 bilhões, nossa decisão deve ser muito bem calculada”, afirmou Claudia Sender.

A empresa inglesa Oxford Economics e a canadense Arup – esta última responsável pelo projeto de Changi, em Cingapura, considerado o melhor aeroporto do mundo – foram contratadas pela TAM para mapear os pontos positivos e negativos dos aeroportos de Recife, Natal e Fortaleza. A previsão da companhia é que os estudos fiquem prontos em três semanas e após a conclusão os estados serão comunicados dos resultados.

“Nossa intenção é conduzir esse processo da forma mais correta e transparente possível. Após a conclusão dos estudos, vamos reunir governadores, prefeitos e parlamentares dos três estados para eles entenderem o processo e poderem discutir conosco os pontos que precisam ser desenvolvidos”, concluiu a presidente da Tam.

Durante o encontro, Claudia Sender deixou transparecer que a possível instalação do CTI dos Correios é um ponto positivo para o Rio Grande do Norte. Ao final, ela convidou Henrique Eduardo Alves para as reuniões com os três estados.

“Me sinto muito honrado em participar, como ministro do Turismo, desse momento”. A presidente comprometeu-se a mandar os estudos para análise do ministro do Turismo.

Henrique Eduardo Alves revelou à presidente Claudia Sender que o Rio Grande do Norte está tomando todas as providencias para realizar as melhorias que faltam para ganhar a disputa pelo centro de conexões. “Disse à presidente Claudia que o estado está fazendo seu dever de casa. Entendo que essa é uma decisão puramente técnica e, assim sendo, acredito que oferecemos as melhores condições à companhia para receber esse HUB”, concluiu.

[política] Eduardo Cunha rompe com o governo Dilma, faz ameaças e diz que vai abrir duas CPIs

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, do PMDB, disse agora à ÉPOCA que irá romper imediatamente com o governo Dilma. A radical decisão será anunciada na manhã desta sexta-feira, numa coletiva em Brasília. “Não há mais volta. A partir de hoje, minhas relações com o governo estão rompidas”, disse Cunha. “Janot está claramente agindo em conluio com Dilma e o PT. Alguém precisa dizer basta! É um movimento político para acuar o Congresso.”

A fúria de Cunha deve-se ao novo depoimento, em delação premiada, do empresário Julio Camargo, que acusou o presidente da Câmara de receber propina no petrolão. Cunha está indignado: nega a acusação e critica severamente o fato de o depoimento ter sido concedido ao juiz Sergio Moro, em Curitiba. Camargo disse o mesmo ao procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, mas esse depoimento ainda não veio a público. Por ter foro no Supremo, Cunha acredita que as declarações de Camargo ao juiz Sergio Moro foram ilegais. Ele também diz que Camargo disse “mentiras” ao ser coagido por Janot, que ameaçara cancelar a delação premiada do empresário caso ele não entregasse o que sabia sobre Cunha.

O contra-ataque de Cunha não ficará nas palavras. O rompimento significa que ele mandará instalar duas CPIs na Câmara: uma para investigar os fundos de pensão e outra para apurar desvios no BNDES. “Se Dilma e o governo me querem como inimigo, conseguiram. Não haverá mais trégua. Não serei intimidado”, disse Cunha. Mesmo no recesso da Câmara, que começa agora, o governo Dilma não terá mais sossego, garante Cunha.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

[política] Parlamentares aprovam redução de seus salários no PR após protestos

Salários de vereadores e prefeito serão reduzidos em Santo Antônio da Platina. Projeto anterior previa dobrar os salários dos parlamentares.

A Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná, estava quase dobrando os salários do prefeito e dos vereadores, mas os moradores protestaram e a Câmara dos Vereadores acabou aprovando uma emenda que reduz os atuais salários, a partir de 2017.

Na cidade de 47 mil moradores, a revolta era geral. A pressão aumentou na terça-feira quando uma empresária foi até a Câmara protestar contra o projeto que aumentaria o salário do prefeito e dos vereadores da próxima legislatura. Assista ao vídeo.

O vídeo foi parar na internet e mobilizou toda a cidade de Santo Antônio da Platina. Nesta quarta-feira (15), dia da segunda votação do projeto, as lojas fecharam as portas e os funcionários foram dispensados para acompanhar os trabalhos na Câmara, mas minutos antes do início da sessão, recuo.

Assustados com a repercussão negativa, sete dos nove vereadores apresentaram outra emenda. Em vez do aumento, que já tinha sido aprovado em primeira discussão, eles propuseram  a redução nos salários. Foi uma surpresa geral. A emenda foi aprovada por sete votos a um.

O salário do prefeito que iria de R$ 14.760 mil para R$ 22 mil foi fixado em R$ 12 mil e o dos vereadores, que pularia de R$ 3.745 mil para R$ 7,5 mil vai ser de apenas R$ 970. É menos que o salário mínimo regional pago no Paraná: R$ 1.032 mil.

“Daqui pra frente vereador, tem que trabalhar por amor a Santo Antônio e não por dinheiro”, fala Valdir Domingos de Souza (PSD), presidente da Câmara Municipal.

Os vereadores que tinham aprovado o aumento reconheceram que só voltaram atrás por causa da pressão popular. Foi uma sessão histórica em que os cidadãos, mobilizados, forçaram os políticos a voltar atrás. O projeto ainda precisa agora ser sancionado pelo prefeito.

Mais informações acesse: Globo.com

[segurança] Tentativa de fuga na Cadeia Publica de Mossoró, termina com detento baleado

Uma tentativa de fuga no final da manhã desta quinta feira 16 de julho de 2015, na Cadeia Pública de Mossoró,acabou com um detento baleado. 

Segundo informações, cinco presos tentaram fugir,pulando o muro, usando uma tereza, mas foram contidos por agentes penitenciários e guariteiros de plantão. 

Um dos detentos identificado como Mairton Vitorina da Silva, 20 anos, natural de fortim no Ceará, responde por assaltos e tráfico de drogas, foi alvejado com um disparo de arma de fogo quando tentava pular o muro. 

Ao ser atingido ele caiu fora do presídio, mas foi recapturado e socorrido pelo Grupo de Escolta Penal, para o Hospital Tarcísio Maia. Os Outros presos recuaram,quando viram o colega baleado. 

Todos serão responsabilizados pela tentativa de fuga.
Fonte: Fim da Linha

[polícia] Criança encontrada morta em Genipabu pode ter sido estuprada com ajuda do irmão

A Polícia Militar registrou na manhã desta quinta-feira, um encontro de cadáver na área da praia de Genipabu, na cidade de Extremoz, no litoral norte do Estado. O corpo é de uma criança de 8 anos que teria sido estuprada e enterrada.

Segundo a PM, a criança foi retirada de casa, no último domingo, pelo irmão mais velho que a levou para a residência de um homem – que teria estuprado e enterrado a vítima. Ao saber do desaparecimento da filha, o pai buscou informações e conseguiu localizar o corpo da vítima com ajuda de populares.

Em ação conjunta, a PM e Polícia Civil conseguiram prender o irmão identificado até o momento apenas como Jeová, além do acusado de praticar o crime identificado como Carlos.
Fonte: 190RN