logo

sábado, 29 de agosto de 2015

[política] MPRN recomenda exoneração de parentes de servidores em Governador Dix Sept Rosado

Recomendações foram enviadas ao prefeito de Governador Dix-Sept Rosado e ao presidente da câmara de vereadores, que devem tomar providências no prazo de 45 dias para dar fim à prática de nepotismo na prefeitura

A Promotoria de Justiça da Comarca de Governador Dix-Sept Rosado estabeleceu o prazo de 45 dias para que seja efetuada a exoneração de todos os ocupantes de cargos comissionados, função de confiança ou função gratificada, que detenham relação de parentesco consanguíneo, em linha reta ou colateral, ou por afinidade até o terceiro grau com representantes da Prefeitura deste município.

As recomendações emitidas ao prefeito e ao presidente da Câmara de Vereadores têm também o objetivo de acabar com a prática de nepotismo cruzado. Assim, devem ser exonerados aqueles que tenham relação de parentesco com o Governador do Estado e vice-governador, secretários de Estado, qualquer outro servidor comissionado do poder Executivo estadual, deputados, ou com Conselheiros e Auditores do TCE/RN, membros do Poder Judiciário e do Ministério Público.

Fonte: Márlio Forte.

[polĂ­tica] Dilma reĂşne governadores do NE pela volta da CPMF

A recriação de um imposto destinado a financiar a saúde, nos moldes da extinta CPMF, foi o principal tema da reunião da presidente Dilma Rousseff com os governadores do Nordeste, sexta-feira à noite, em Fortaleza (CE). O governo federal busca o apoio deles para tentar viabilizar a recriação do tributo.

Em março passado, durante encontro com a presidente em Brasília, os governadores do Nordeste reivindicaram a criação de "fontes alternativas" destinadas exclusivamente à área de Saúde.

Sexta (28), o ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que há uma "grande convergência no governo" para o retorno de um imposto com este fim. Nesta nova versão, a contribuição teria um prazo de vigência de um a dois anos. A CPMF tinha também, no início, carater provisório, a começar pelo próprio nome, "Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira".

É provável que o projeto seja encaminhado à votação no Congresso já na próxima semana. A alíquota do tributo seria de 0,38%, sendo que 90% do montante iria para a União (0,35% para o governo federal, 0,02% para Estados e 0,01% para municípios)

A reuniĂŁo em Fortaleza ocorreu no Palácio da Abolição, sede do governo estadual, e durou cerca de trĂŞs horas, acabando pouco depois da meia-noite. 

Segundo o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, "municípios e, especialmente, os estados não têm como suportar sozinhos um peso tão grande na saúde com serviços que exigem atendimentos cada vez mais complexos".

Além do secretário geral da Presidência,Miguel Rosseto, participaram do encontro cinco ministros: José Eduardo Cardozo(Justiça); Renato Janine Ribeiro (Educação); Nelson Barbosa (Planejamento); Tereza Campello (Assistência Social) e Arthur Chioro.

Neste sábado (29), um dia depois do encontro de Dilma com os governadores, o ex-presidente Lula defendeu o retorno da CPMF. Ele fez a declaração ao participar de um seminário em São Bernardo do Campo (SP). "Mas a verdade é que ela não deveria ter sido retirada. Mas você deveria reivindicar para os governadores e prefeitos, porque eles precisam de dinheiro para a saúde", disse ele.

HISTÓRICO - Da criação à extinção, o tributo passou por três governos. Foi originalmente criado em 1993 (no governo Itamar Franco), com o nome Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF). Durou até dezembro e voltou em 1997 (no governo Fernando Henrique), já com a denominação CPMF. Foi extinto pelo Legislativo em 2007, no segundo governo Lula.

Fonte: Diário de Pernambuco.

[política] RN poderá perder HUB da TAM por influência do Governo de Dilma Rousseff

A disputa pelo novo HUB da TAM, que contará com investimentos de US$ 2 bilhões e uma geração de 10 mil empregos, está acirrada entre os Estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, sĂł que os potiguares nĂŁo contavam com a influĂŞncia do Governo Federal para o Estado de Pernambuco.

O fato é que, segundo a imprensa de Pernambuco, o senador Humberto Costa, teria conversado com Dilma e a mesma cedido parte da área da Força Aérea Brasileira (FAB), para a instalação da TAM.

A notícia chamou a atenção de alguns políticos potiguares, entre eles o senador Garibaldi Alves Filho do PMDB e o deputado estadual Kelps Lima do Solidariedade que se mostraram contrários contra a posição da presidenta.

Nas redes sociais o deputado Kelps sugeriu que a bancada federal do RN peça a Dilma que se mantenha neutra com relação as negociações para o investimento bilionária da TAM e que caso ela venha se manifestar a favor, que seja a favor do Rio Grande do Norte que é o Estado mais pobre.

O Grupo Latam anunciou neste ano que estuda investir em um centro de conexões no Nordeste. A decisão é prevista até dezembro. No início de setembro, saem os primeiros relatórios econômicos das consultorias internacionais contratadas pela Latam para avaliar os concorrentes. A empresa já afirmou que a decisão terá caráter técnico, sob avaliação de critérios econômicos e de infraestrutura dos estados. Porém, as lideranças políticas usam as articulações governamentais para influenciar sobre a decisão final.

[polĂ­tica] A cada minuto, quatro pessoas sĂŁo demitidas no Brasil

Em julho, 157 mil trabalhadores foram demitidos no Brasil, o pior resultado para o mĂŞs nos Ăşltimos 23 anos. Sob qualquer ângulo, trata-se de um dado assustador. Significa que, a cada minuto, quatro pessoas acabaram dispensadas. É como se toda a população de uma cidade como SĂŁo Caetano do Sul, na Grande SĂŁo Paulo, perdesse o emprego. De acordo com o IBGE, quase meio milhĂŁo de vagas – ou uma FlorianĂłpolis inteira – desapareceram nos sete primeiros meses do ano. O publicitário paulistano Felipe Oliani, 29 anos, faz parte dessa dramática estatĂ­stica. Ele está desempregado desde fevereiro, quando foi excluĂ­do da multinacional do setor hospitalar em que trabalhava como coordenador de marketing.

Nos Ăşltimos seis meses, Oliani tem feito de tudo para arrumar uma colocação. Retomou todos os contatos profissionais, investiu dinheiro em redes sociais profissionais, iniciou um curso de MBA e contratou uma empresa de coaching e transição de carreira. AtĂ© agora, nada funcionou. Sem a garantia do salário, o publicitário foi obrigado a deixar o apartamento em que morava sozinho e buscou abrigo na casa da avĂł. Assim como ele, 8,4 milhões de brasileiros – o equivalente Ă  população da Suíça – estĂŁo desocupados e procuram a cada dia, em graus variados de desespero, novas oportunidades no mercado de trabalho. Se a economia continuar desabando, nos prĂłximos meses será ainda mais difĂ­cil encontrar um lugar para dar expediente.

A alta do desemprego é uma tragédia anunciada. Desde o início do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, praticamente todos os indicadores econômicos pioraram. A inflação disparou. O consumo caiu. Os impostos subiram. O PIB encolheu. Sem ter para onde correr, as empresas recorreram à medida mais doída: as demissões em massa. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), a taxa de desemprego no Brasil é de 8,3%.

No ritmo descendente da atividade econômica, alguns especialistas projetam um índice de dois dígitos até o final do ano. Para um país emergente como o Brasil, desemprego na casa dos 10% é uma enormidade. Na zona do euro, ainda às voltas com a hecatombe financeira da Grécia, o número está em 11%, o que dá a dimensão do tamanho da encrenca para os brasileiros.
A taxa de desemprego tem sido pressionada também pelas pessoas que estavam fora do mercado de trabalho, mas que, devido à crise, foram obrigadas a procurar emprego para ajudar na renda familiar. Para os jovens, a situação é crítica. O desemprego na faixa etária entre 14 e 17 anos saltou de 20,9% no segundo trimestre de 2014 para 24,40% no mesmo período de 2015.

Entre os que tĂŞm de 18 a 24 anos, a taxa está beirando os 20%, quase o triplo da marca observada entre trabalhadores de 25 a 39 anos. “Os jovens sĂŁo os primeiros a ser dispensados”, constata Cimar Azevedo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE. “Isso acontece porque, em geral, eles sĂŁo menos produtivos”, diz Daniel Sousa, professor de economia do Ibmec. “É comum as empresas escolherem demitir o jovem porque ele tem mais chance de reconstruir a vida.”

Fonte: Revista ISTO É

[polĂ­tica] Alunos das escolas municipais de Apodi aguardam Merenda Escolar para voltar as aulas

As crianças e adolescentes que estudam nas escolas municipais de Apodi, aguardam a briga entre poder execultivo e poder legislativo para retornar as aulas. O problema é a de FALTA MERENDA ESCOLAR.

A paralização ocorreu no Ă­nicio dessa semana, quando o Secretário Municipal de Educação, Caubi Torres, seguindo orientação do prĂłprio prefeito Flaviano Monteiro, decidiu que as escolas nĂŁo deveriam continuar dando aula atĂ© que a Câmara aprovasse um projeto de Lei que revogasse os artigos do 1° ao 9° da Lei 698/2010, onde decentralizava a compra de merenda escolar, o que contribuia para que os diretores comprasse onde quisesse os alimentos distribuĂ­do nas escolas. Com a aprovação da nova lei a prefeitura pode voltar a comprar merenda atravĂ©s de licitação e distribuir nas escolas.

A recomendação para centralizar a compra da merenda escola foi feita pelo Ministério Público, após correção da Controladoria Geral da União, com prazo de 2 meses para resolução do caso, fato este que a prefeitura preferiu pressionar para o imediato, gerando total confusão na administração pública.

A Lei de centralização da compra de Merenda Escolar foi aprovada.

Após a aprovação do projeto, a prefeitura agora aguarda a aprovação de um outra Lei, que é o remanejamento de recursos para poder comprar a Merenda Escolar. A Lei está nas comissões da Câmara Municipal e poderá entrar em pauta na próxima sessão do dia 03 de Setembro.

Enquanto isso os alunos continuam sem aula por tempo indeterminado.

[política] Eles já foram adversários, aliados e adversários de novo, será que vão voltar a se aliar?

Em Apodi, a políticagem, enraizada em mentiras e ilusões, está levando a população a questionar sobre os próximos candidatos em quem deverão votar e é isso tem que levado os atuais gestores a repensar sobre a administração dos poderes executivo e legislativo.

Em foco, o assunto atual é a FALTA DE MERENDA ESCOLAR, porém, é possível questionar se em um almoço, na região do Vale do Apodi, poderia rolar outros temas como a união do atuais gestores, Flaviano Monteiro (PCdoB) e Evangelista (PR), novamente.

Sabe-se que a situação para os dois poderes não está nada boa, um pela má avaliação governamental apresentado em pesquisas e a outra pelas investigações e suspeitas de fraudes na gerência dos recursos públicos. Sem contar que a culpa sobre a má administração pública em ambos está sendo analisado pela população e não tem agradado muito os munícipes.

Além dos dois o mediador e também vereador pelo PSB, Junior Carlos, esteve presente no encontro que culminou no registro fotográfico dos gestores. Mais a pergunta principal é: Seria possível uma reconciliação?

[polĂ­tica] Rádio Vale do Apodi lança projeto “Panorama PolĂ­tico itinerante”



Fotos: Josenias Freitas
A rádio líder de audiência no município de Apodi, Rádio Vale do Apodi AM 1030 KHZ, inova novamente e lançou na noite de ontem, sexta-feira, 28 mais uma idéia, que foi de levar um dos programas de maior audiência da emissora as comunidades rurais de Apodi, começando pela comunidade de Juazeiro, no coração do Vale do Apodi.

A direção da emissora acatou a ideia sugerida e planeja a cada ultima sexta-feira de cada mês levar o programa para uma comunidade rural, para debater junto às comunidades, temas relevantes e de interesse das mesmas, já tendo um calendário traçado até o final do ano, com as comunidades de Melancias, Santa Rosa, Rio Novo e Soledade.

O apresentador Fernando MagalhĂŁes reĂşne em uma sĂł bancada os colaboradores da semana Keiber Roberto, Moesio Marinho, Tiburcio Marinho e Gilvan Alves, onde juntamente com representantes das comunidades os mesmos debatem temas de interesses de todos.

Na estréia do programa ontem, representaram a comunidade de Juazeiro o presidente da associação, Genaro como também o Blogueiro Jair Gomes, que defenderam pautas locais.

No radio e nas redes sociais, o programa atraiu a atenção de toda população, já tendo programa agendando para outras comunidades até o final de ano.

“Acatamos uma ideia, achamos interessante, levar a Rádio as comunidades, para mais perto do povo, Ă© um projeto que realmente vai alavancar, pois assim como toda programação da emissora primamos pela isenção, pela coerĂŞncia e tenho certeza que essa ideia tambĂ©m será sucesso”, relatou Fernando MagalhĂŁes, diretor da emissora.

Fonte: Josenas Freitas

[cotidiano] Nova gerĂŞncia da caixa econĂ´mica de Apodi visita o Prefeito de CaraĂşbas

Em visita ao gabinete da Prefeitura Municipal de Caraúbas, representantes agência da Caixa Econômica Federal, da agencia bancária da cidade de Apodi, abriram diálogo sobre futuras parcerias.

Ken Robert, Técnico Bancário, Suyanne Praxedes, Gerente de atendimento, e Thallytha Medeiros, Gerente Geral, que compõem a nova diretoria da agência, conversaram com o Prefeito Ademar Ferreira e o secretário de administração, Gilvandro Jácome, oferecendo os serviços do banco. Entre eles destacaram o crédito consignado para os servidores municipais efetivos, caso venha a ser concretizada, diante a parceria Caraúbas poderá conter um agente da caixa econômica fixo na cidade, para facilitar a comunicação e o atendimento aos clientes.

Para Gilvandro, é sempre bom manter o contato com os bancos, pois eles facilitam eventuais demandas que devam ser resolvidas, como repasses, recursos de obras e convênios, tudo para que o município fique em dia e atenda as demandas voltadas para o bem da população.
Fonte: Icém Caraúbas

[polícia] Bando armado assalta e incendeia carro-forte em Pedra Branca, no Ceará


Um carro-forte foi incendiado e assaltado no início da tarde desta tarde de ontem sexta-feira (28), no município cearense de Pedra Branca, distante 262 quilômetros de Fortaleza. De acordo com a Polícia Civil, 7 ou 8 homens fortemente armados se aproximaram do carro já atirando com armamento pesado, renderam os ocupantes, retiram o dinheiro e incendiaram o veículo, fugindo em seguida. A ação ocorreu por volta das 13h30, na entrada do município.

Felizmente ninguĂ©m foi atingido por balas. Eles tiveram ferimentos leves provenientes de estilhaços e foram encaminhados para o hospital do municĂ­pio”, relata o titular da Delegacia de Pedra Branca, JĂ©ferson CustĂłdio. De acordo com informações extraoficiais, os assaltantes levaram mais de R$ 1 milhĂŁo. Agentes da PolĂ­cia Civil estĂŁo fazendo buscas na regiĂŁo Ă  procura dos assaltantes.

O delegado ainda nĂŁo tem pistas dos assaltantes, mas acredita que eles possam ter tido acesso a informações privilegiadas da empresa de segurança proprietária do carro-forte. 

“Eles carros sĂŁo equipados com diversos itens de segurança, os horários e trajetos sĂŁo constantemente modificados e essas informações sĂŁo mantidas em sigilo para evitar ações como essa. Causa surpresa a precisĂŁo da ação. SĂł as investigações vĂŁo nos dar as respostas”, diz o delegado.
Fonte: Focoelho

[cotidiano] Assassinato de jovens representa 44% dos homicĂ­dios no RN, aponta estudo

Um estudo divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed/RN) revelou que o crime contra jovens até 24 anos corresponde a 44% dos assassinatos registrados no Estado. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (28) durante audiência pública promovida na Assembleia Legislativa pela Comissão de Pesquisa e Investigação (CPI) do Senado Federal que apura os assassinatos de jovens no Brasil.

Os números apresentados pelo coordenador de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Sesed, Ivenio Hermes, mostram que a maioria das vítimas dos assassinatos contra jovens são negros, do sexo masculino, e possuem entre 18 a 21 anos. O estudo é referente aos períodos de janeiro a agosto dos anos de 2013, 2014 e 2015.

“O nosso trabalho mapeia e registra os dados atualizados dos crimes ocorridos no Rio Grande do Norte, visando a redução desses nĂşmeros por meio da criação de polĂ­ticas pĂşblicas direcionas para as causas desses crimes”, afirma Ivenio.

De acordo com a senadora Fátima Bezerra (PT), integrante da ComissĂŁo de Direitos Humanos (CDH) do Senado e propositora da audiĂŞncia, os Ă­ndices de homicĂ­dios contra jovens no Brasil cresceram significativamente. “No Rio Grande do Norte, esse Ă­ndice cresceu quase 300% entre os anos de 2002 e 2012. O Brasil pulou da 20ÂŞ posição, em 1990, para a 8ÂŞ posição, no ano de 2012”, disse Fátima.

Para o relator da CPI, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), o principal desafio da ComissĂŁo Ă© contribuir para uma formulação e implantação de polĂ­ticas pĂşblicas para juventude, como forma de contemplar as diversas dimensões das demandas e necessidades desse grupo social. “A meta desta CPI, mais do que apenas apresentar projetos legislativos, Ă© tentar forçar uma negociação polĂ­tica para que a gente consiga avançar em algumas áreas e diminuir esses nĂşmeros tĂŁo negativos para o Brasil”, destaca Lindbergh.

O senador Garibaldi Alves (PMDB) disse que a vinda da CPI ao Estado ajuda a traçar o retrato de uma realidade que acomete todo o paĂ­s. Para o senador JosĂ© Medeiros (PPS/MT), “o tema abordado pela CPI Ă© um assunto nĂŁo palatável Ă  sociedade. O RN está de parabĂ©ns pela transparĂŞncia nos dados sobre a criminalidade no Estado”.

O evento contou com a presença do deputado estadual Fernando Mineiro (PT-RN), deputada estadual Márcia Maia (PSB-RN), a secretária Estadual de Juventude, Maria Divaneide Basílio, o juiz titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude, José Dantas, o vereador Hugo Manso (PT), o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Marcos Dionísio, dentre outras autoridades e representes da sociedade civil.
Fonte: Portal no Ar

[saúde] Ministério da Saúde lança versão digital do Cartão SUS

O Ministério da Saúde lançou, nesta semana, aplicativo com a versão digital do Cartão SUS, que é a identidade do cidadão no Sistema Único de Saúde. O Cartão SUS digital permite o cadastramento de alergias, telefones de emergência, calcula massa corpórea e facilita o acompanhamento da pressão e da glicemia por meio de gráficos.

O aplicativo está disponĂ­vel para smartphones com sistema Android. A previsĂŁo Ă© que, em novembro, ele tambĂ©m esteja disponĂ­vel na Apple Store.  A ideia Ă© futuramente ampliar os serviços da ferramenta, de modo que o cartĂŁo indique, por exemplo, o serviço de saĂşde mais prĂłximo e permita compartilhar informações entre pacientes e mĂ©dicos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a pesquisa Mobile Report, da Nielsen Ibope, mostrou que 68,4 milhões de pessoas usam internet pelo celular no Brasil. O objetivo é que essas pessoas também possam utilizar o aplicativo. Em 2014, o ministério destinou R$ 4 milhões para a compra de mais de 13 milhões de mídias plásticas do cartão.

A proposta do CartĂŁo SUS Ă© possibilitar a identificação Ăşnica dos usuários do sistema em uma espĂ©cie de prontuário eletrĂ´nico que reĂşna todas as passagens do paciente pela rede pĂşblica de saĂşde. 

O ministério destacou que as unidades da rede pública de saúde devem prestar atendimento à população, independentemente da apresentação do cartão. Se o paciente não tiver um número de Cartão SUS, o registro pode ser feito no momento do atendimento.

[economia] Tarifa da bandeira vermelha na conta de luz cai 18%

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem (28) a redução de 18% no valor da tarifa da bandeira vermelha, o indicador que engloba os usuários que pagam o custo mais alto de energia. Com a decisão, o valor adicional para cada 100 kWh consumidos cai de R$ 5,50 para R$ 4,50. Para os consumidores, o novo valor corresponderá a uma redução de 2 pontos percentuais no custo da conta de luz. A mudança entra em vigor em 1º de setembro e vai até 31 de dezembro.

A decisão foi adotada em razão da redução no custo de produção de energia decorrente do desligamento de 21 termelétricas, com custo variável unitário maior que R$ 600 MWh, aprovada no início deste mês.

Apesar do pedido das distribuidoras para que o valor seja mantido, devido ao aumento dos custos de geração, a diretoria da Aneel entendeu que o uso das bandeiras deve refletir o cenário de disponibilidade da geração e não os problemas de caixa das distribuidoras.

“NĂŁo podemos confundir o conceito do fundamento das bandeiras com o alĂ­vio de caixa. O valor arrecadado com as bandeiras deve cobrir o valor da geração termelĂ©trica. Para outras razões de [alta de] custo existem outros mecanismos de compensação”, disse o diretor da Aneel Reive Barros dos Santos, relator do caso.

Para o diretor Tiago Correia, os consumidores responderam ao instrumento das bandeiras, reduzindo o consumo e fazendo investimentos, como a substituição de lâmpadas incandescentes pelas de led, o que justifica a redução do valor da bandeira.

O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, ressaltou que a redução nĂŁo representa melhora no quadro de geração de energia do paĂ­s. “O cenário nĂŁo Ă© favorável Ă  mudança da bandeira. NĂŁo Ă© um cenário provável. NĂŁo estamos dando nenhuma sinalização de que o consumidor possa relaxar na sua prática de uso da energia. A sinalização ainda Ă© de cuidado com o consumo e de uma situação adversa”, alertou Rufino.

O parque gerador de energia elétrica no Brasil é composto predominantemente por usinas hidrelétricas. Para funcionar, essas usinas dependem da chuva e do nível de água nos reservatórios. Quando há pouca água armazenada, usinas termelétricas precisam ser ligadas para não interromper o fornecimento de energia. Com isso, o custo de geração aumenta, pois essas usinas são movidas a combustíveis como gás natural, carvão, óleo combustível e diesel.

[saúde] Mais de 4 milhões de crianças ainda não foram vacinadas contra poliomielite

Dados do Ministério da Saúde mostram que mais de 4 milhões de crianças ainda não receberam a vacina contra a poliomielite. A campanha de imunização, que termina na próxima segunda-feira (31), pretende alcançar 12 milhões de crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, o que representa 95% do grupo dessa faixa etária.

O levantamento, divulgado ontem (28), foi feito até a última quinta-feira, quando 7,8 milhões de crianças tinham sido imunizadas. Os dados também mostram que os estados com maior cobertura vacinal são Santa Catarina, São Paulo, Paraíba e Paraná, todos com índice acima de 70%. Segundo o Ministério da Saúde, o Distrito Federal está com a menor cobertura (36%), seguido dos estados de Roraima (43,9%), Rondônia (44,7%) e Pará (44,8%).

O MinistĂ©rio da SaĂşde alerta que a vacina Ă© a Ăşnica forma de prevenção contra a paralisia infantil. Embora o Brasil nĂŁo tenha casos da doença há 26 anos, a Organização Mundial da SaĂşde recomenda a imunização, já que nove paĂ­ses registraram casos da doença nos Ăşltimos dois anos. 

Além de imunizar contra a doença, a 36ª Campanha Nacional contra a Poliomielite, que começou no dia 15, tem o objetivo de atualizar o calendário vacinal das crianças de até 5 anos que não tomaram alguma outra vacina na rede pública. Para que o profissional de saúde acompanhe as vacinas que a criança ainda não tomou, é importante que os responsáveis levem a caderneta ao posto de vacinação.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

[cotidiano] Veja vídeo: presos rasgam colchões para rivais de outra facção terem que dormir no chão

A rivalidade entre facções criminosas nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte chegou ao ponto de detentos que estavam em um setor do Complexo de Alcaçuz rasgarem todos os colchões daquela ala, para onde seriam levados detentos de facções criminosas. Dessa forma, os presos da facção rival terão que dormir no chão.

O flagrante foi feito nesta quarta-feira, quando a Secretaria Estadual de Justiça realizou o remanejamento de presos dentro do próprio Coplexo de Alcaçuz, isolando presos do Sindicato do RN e do PCC.

Em uma das alas, onde estavam alguns presos do Sindicato do RN, eles rasgaram e picotaram os colchões, como forma de represália e para afrontar os rivais do PCC que seriam levados para aquele setor em seguida.

VEJA VĂŤDEO:


A briga entre as duas facções vem sendo registrada de maneira mais intensa há duas semanas, inclusive, com registros de mortes, rebeliões e quebra-quebra nos presídios. O isolamento das facções por setores foi uma solução encontrada pela Sejuc para evitar novos conflitos.
Fonte: Portal BO

[polĂ­cia] ApĂłs faltar em aula, jovem Ă© morta a facadas pelo padrasto

Uma jovem foi assassinada pelo próprio padrasto após faltar em uma aula na última terça-feira (25), no bairro de Potuverá, em Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo. O crime aconteceu na residência onde os dois moravam.

Segundo informações da Polícia Civil de São Paulo, após ter matado Larissa Gabrielle, de 18 anos, o acusado, Leandro Godofredo Garcia, de 41 anos, teria tentado suicídio com uma faca. Ele foi encontrado pela polícia consciente e com alguns ferimentos.

De acordo com o boletim de ocorrência, o suspeito teria se irritado com a jovem por ela ter faltado a escola. Após uma discussão, o padrasto desferiu diversas facadas na vítima. Larissa Gabrielle foi encontrada com perfurações no tórax, braço esquerdo e costas.

Duas facas foram encaminhadas para a perĂ­cia. PrĂłximo ao corpo da vĂ­tima, os policiais encontraram a agenda do suspeito com um pedido de perdĂŁo: “Matei por nĂŁo respeitar. Perdoa, Deus.”

A morte prematura da jovem chocou a cidade e gerou diversas homenagens nas redes sociais. “Uma pessoa que eu contava para tudo. NĂŁo tenho palavras para descrever o que eu estou sentindo. É tudo tĂŁo ruim. Meu Deus, como eu queria que isso fosse um pesadelo”, escreveu uma amiga da vĂ­tima. “Hoje o cĂ©u está em festa! Deus levou a nossa princesa”, postou outra.

Godofredo foi socorrido e encaminhado para um hospital da regiĂŁo onde permanece sob escolta policial. O enterro da jovem ocorreu nesta quarta-feira (26) no CemitĂ©rio e CrematĂłrio Horto da Paz. O caso está sendo investigado pela 1° Delegacia de Itapecerica da Serra.

[polĂ­tica] Kelps quer aumento do Efetivo Policial em Felipe Guerra





O Deputado Estadual Kelps Lima, apresentou na Assembleia Legislativa requerimento solicitando ao governo do Estado, o aumento do efeito Policial do municĂ­pio de Felipe Guerra.

[segurança] Grupo Ă© condenado por desvio de recursos do Peti de Tenente Laurentino‏

Ministério Público Federal denunciou diversas irregularidades na aquisição de produtos, no ano de 2005, com participação de um ex-prefeito

Uma ação do Ministério Público Federal (MPF) resultou na condenação de um grupo envolvido no desvio de recursos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), no ano de 2005, no Município de Tenente Laurentino Cruz. Foram condenados o ex-prefeito Joarimar Tavares de Medeiros; dois ex-integrantes da Comissão Permanente de Licitação (Airton Laurentino de Medeiros Neto e Karydja Soares Bezerra); o assessor jurídico Sinval Salomão Alves de Medeiros; e o ex-secretário de Finanças, Gildanyr Freitas de Medeiros. Da decisão ainda cabem recursos.

As irregularidades incluĂ­ram dispensas indevidas de licitação, favorecimento de fornecedores, aquisição de alimentos fora do perĂ­odo de funcionamento do programa, saque de cheques na “boca do caixa” e aquisição de produtos sem qualquer relação com o estado de emergĂŞncia decorrente da estiagem, argumento utilizado Ă  Ă©poca para a dispensa das licitações. Foram pagos, atĂ© mesmo, medicamentos adquiridos no mandato do prefeito anterior.

As investigações identificaram diversas notas fiscais com datas anteriores ao empenho dos recursos e as aquisições dos bens ocorreram sem pesquisas de preço. Foi constatada ainda incompatibilidade de valores entre os cheques emitidos e as notas fiscais. Um relatório da Controladoria Geral da União (CGU) concluiu que os envolvidos promoveram dispensas de licitação extremamente genéricas, sem detalhar os objetos contratados e sem justificativa quanto aos fornecedores.

Uma das trĂŞs dispensas irregulares, cujo processo teve inĂ­cio em 2 de janeiro de 2005, englobou produtos adquiridos na gestĂŁo do prefeito anterior, Airton Laurentino JĂşnior, pai do ex-secretário Gildanyr Freitas, que atestava o recebimento das mercadorias. No entender da juĂ­za Sophia NĂłbrega, autora da sentença, havia, “pois, interesse de sua parte na resolução da pendĂŞncia financeira deixada pela gestĂŁo anterior”.

Perícia da Polícia Federal concluiu que os processos eram montados posteriormente para tentar regularizar despesas feitas sem o devido procedimento licitatório. A ação que deu origem à sentença, e que está sob a responsabilidade da Procuradoria da República em Caicó, revelou que alimentos adquiridos foram destinados à Secretaria Municipal de Saúde, o que derruba a justificativa de terem sido destinados a vítimas da seca.

Em outra dispensa, os bens foram revertidos em sua maior parte para programas de rotina da administração municipal. Além de gêneros alimentícios e medicamentos, há registro de aquisição de material esportivo, material de limpeza, botijão de gás e até mesmo tecidos.

Alguns empenhos indicam a compra de alimentos para cestas básicas, porĂ©m os itens adquiridos incluĂ­am refrigerante, rosquinha e milho, “ao passo em que consta exacerbada quantidade de pĂŁes e bolachas (5.000 e 176 pacotes, respectivamente), a reforçar a tese de desvio para finalidade diversa”, acrescenta a magistrada.

A terceira dispensa registra graves irregularidades como a ausência de numeração sequencial do processo. Chamou a atenção do MPF a compra de alimentos para o Peti em pleno mês de dezembro, sendo que o programa não funciona nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Pelas dispensas indevidas de licitação, a Justiça aplicou uma pena de quatro anos de detenção para Airton Laurentino Neto, sendo substituída por duas restritivas de direito: prestação pecuniária e serviços à comunidade. Para Karydja Soares, a condenação ficou em cinco anos e quatro meses de detenção, em regime inicialmente semiaberto. Sinval Salomão foi sentenciado a três anos e seis meses. Substituídos por prestação pecuniária e serviços à comunidade. Os três pagarão multa.

Pelos trĂŞs crimes de responsabilidade, as penas de Joarimar Tavares e Gildanyr Freitas foram unificadas em seis anos, 10 meses e 24 dias de reclusĂŁo – para o ex-prefeito – e cinco anos, quatro meses e 24 dias de reclusĂŁo – a do ex-secretário. Em ambos os casos, o regime inicial de cumprimento da pena Ă© o semiaberto. Os dois tambĂ©m sofreram a sanção de inabilitação para o exercĂ­cio de cargo ou função pĂşblica, pelo prazo de cinco anos.

[polĂ­cia] Homem inconformado com fim de relacionamento, ateou fogo em veiculo do casal em Apodi

Carro incendiado (Foto: GTO Apodi)

Na manhĂŁ desta sexta-feira (28/08), por volta das 09:30hs, um homem inconformado com o fim do relacionamento, ateou fogo em um veiculo do modelo Gol, ano 2003, de cor cinza, pertencente ao casal.

O fato ocorreu na estrada carroçável que liga o Sitio Barra a cidade de Apodi, mais precisamente, próximo a uma ponte. Uma equipe da PM esteve no local, onde colher informações sobre o ocorrido, e estas serão repassadas as autoridades competentes.

"Populares ligaram informando que um carro estaria pegando fogo prĂłximo ao Sitio Barra, e ao chegarmos no local constatamos a veracidade da informação. O veiculo já estava totalmente queimado, e nĂŁo tinha ninguĂ©m no local, e segundo populares, o carro pertence a um tĂ©cnico em refrigeração veicular, e o mesmo teria colocado fogo no veiculo, apĂłs ter terminado seu casamento, e acreditamos que este tenha sido o real motivo do mesmo ter ateado fogo no veiculo", disse um dos PMs que atenderam a ocorrĂŞncia.

Fonte: F5 Apodi

[economia] Severiano Melo tem maior redução populacional do Brasil, diz IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (28) as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2015. Segundo a estimativa, o município potiguar de Severiano Melo, localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, teve a maior redução populacional do país entre 2014 e 2015.

De acordo com o IBGE, entre 2014 e 2015, a população do município diminuiu de 4.278 para 3.893, o equivalente a 9,01%. Apesar de a redução populacional no período ser a maior do país, a cidade registra reduções no número de habitantes desde o censo demográfico de 2000. A população de Severiano Melo caiu de 10.579 em 2000 para 5.752 em 2010, e continuou caindo até o número estimado pelo IBGE neste ano.

O prefeito de Severiano Melo Dagoberto Bessa explica que a redução na população a partir de 2000 aconteceu devido ao remanejamento de comunidades que pertenciam ao município para as cidades de Itaú e Apodi. "A prefeitura ainda assume as reponsabilidades públicas sobre as comunidades remanejadas. Ainda oferece educação e saúde pública. As pessoas dessas comunidades ainda querem fazer parte de Severiano Melo", disse o prefeito.

Segundo a assessoria de comunicação do IBGE, a última redução populacional entre 2014 e 2015 tem motivos comuns, como por exemplo, a migração de pessoas para cidades maiores e os óbitos decorrentes do envelhecimento da população.

Fonte: G1RN

[polĂ­cia] PolĂ­cia Militar recupera motocicleta Roubada em MossorĂł

Policiais do 12Âş BPM, que compõem a Rádio Patrulha-RP 1233 (SD Lindemberg e SD Luzemberg), recuperaram na manhĂŁ desta quinta feira 27 de agosto, um moto Pop de cor preta e placa NNR-7170 MossorĂł RN, roubada aqui na cidade. 

Os Policiais ainda chegaram a perseguir os suspeitos, mas eles abandonaram a moto e fugiram pelo matagal na beira do Rio, nas proximidades da Favela do Pirrichil. 

A Motocicleta foi encaminhada Ă  Delegacia de Furtos e Roubos, para procedimentos na forma da lei.
Fonte: Fim da Linha

[polícia] Ex-presidiário foi assassinado na zona rural de Messias Targino

O crime foi registrado no final da tarde de ontem, 27 de agosto de 2015, na zona rural de Messias Targino, no Oeste do Rio Grande do Norte. 

Valdemir de Lima, “VovĂ´ de OvĂ­deo” de 52 anos de idade foi alvejado com vários disparos de arma de fogo e morreu em frente de sua residĂŞncia no Sitio Mirante, entre os municĂ­pios de Messias Targino e Patu. 

Segundo informações, a vĂ­tima respondia por homicĂ­dios com passagens por presĂ­dios da regiĂŁo. Ainda segundo informações o mesmo era considerado uma pessoa perigosa, de poucos amigos e já havia sofrido uma tentativa de homicĂ­dio. 

A equipe de PlantĂŁo no Instituto TĂ©cnico e Cientifico de PolĂ­cia, “Itep”, regional de MossorĂł foi acionada para os procedimentos no local e remoção do corpo.
Fonte: Ocâmera

[cotidiano] Adolescente de 15 anos morre apĂłs briga na escola com colega

Um adolescente de 15 anos morreu após brigar com outro, de 13, no pátio de uma escola estadual no interior de Mato Grosso. Durante a briga, Lucas Alves Pereira levou vários socos na cabeça e na nuca. Tonto pelos golpes, acabou caindo no chão e quebrando o pescoço.

A Polícia Militar informou que o adolescente chegou a ser levado para o Hospital Municipal de Juruena, onde aconteceu a briga. Mas após sofrer várias paradas respiratórias no local da confusão e no percurso até o atendimento médico, morreu, no box de emergência, no início da noite da última quarta-feira (26).

A briga ocorreu no pátio da Escola Estadual Dom Aquino Côrrea e, embora não haja ainda uma informação precisa sobre o que motivou a desavença, especula-se que tenha sido por motivo fútil.

O adolescente de 13 anos, que foi impedido de fugir por outros colegas, sendo levado, à força, à direção pedagógica, assinou um termo circunstanciado, por ser menor de idade, e vai responder pelo crime em liberdade.

O corpo de Lucas passou por exame de necropsia e já foi liberado à família para o sepultamento.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), emitiu nota de pesar, na qual lamenta a morte prematura de Lucas.

No nota, a Seduc informa que uma equipe de SaĂşde e Segurança da instituição, constituĂ­da inclusive por psicĂłlogos, está acompanhando o caso e dando o apoio necessário Ă  famĂ­lia e Ă  escola. “Ao mesmo tempo em que se solidariza com familiares e amigos da vĂ­tima e comunidade escolar, a Seduc reforça o compromisso de promoção de uma cultura de paz nas escolas. Alerta ainda para que gestores escolares desenvolvam ações de conscientização a fim de amenizar esses transtornos enfrentados e que promovam a mediação de conflitos, imediatamente, ao menor sinal de problema e discussões entre estudantes”, diz um trecho da nota.

A cultura da paz nas escolas é importante, segundo a Seduc, para que crianças, adolescentes e profissionais da educação, além de toda a comunidade de entorno, sintam-se protegidos, e não ameaçados, no ambiente escolar.

[polĂ­cia] Mesmo algemado, preso salta de carro da polĂ­cia em movimento e foge

Um preso aproveitou um momento de distração e conseguiu escapar da Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal antes mesmo de ser autuado. A fuga aconteceu na noite desta quinta-feira (27) com o carro da polícia que o levou até a delegacia ainda em movimento. Até o início da manhã desta sexta (28), o fugitivo não havia sido encontrado.

Segundo boletim feito na própria delegacia, Valtércio de Carvalho da Silva, de 56 anos, foi preso pelo crime de roubo no bairro do Alecrim, na Zona Leste da cidade. Ele estava algemado, mas conseguiu saltar do veículo e saiu correndo em meio a uma das avenidas mais movimentadas da região. Quase foi atropelado, mas também escapou da perseguição dos policiais que estavam na delegacia.

Consta no boletim que a escolta do preso foi feita por dois agentes do 3Âş Distrito Policial, que foram deixar o preso na plantĂŁo para que ele passasse a noite na carceragem da unidade. ValtĂ©rcio estava na mala do carro algemado com as mĂŁos para trás. Contudo, os agentes relataram que o preso teria conseguido passar aos mĂŁos para a frente do corpo, “já cogitando, com isso, a possibilidade de fuga”.

Quando um dos policiais abriu a tampa da mala, o preso saltou repentinamente com o carro ainda em movimento. Em seguida “desceu a calçada, atravessou a Estrada da Redinha (Av. Dr. JoĂŁo Medeiros Filho) e quase foi atropelado”. PorĂ©m, mesmo perseguido pelos agentes da escolta, por policiais militares que estavam na delegacia e por outros agentes que estavam de plantĂŁo, ValtĂ©rcio ainda assim conseguiu escapar.
Fonte: G1RN

[cotidiano] População brasileira supera os 204 milhões

A população brasileira superou a marca dos 204 milhões de habitantes neste ano. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĂ­stica (IBGE), divulgadas hoje (28) no Diário Oficial da UniĂŁo, o paĂ­s tinha em 1° de julho deste ano, 204.450.649 habitantes. No ano passado a população estimada era 202.768.562.

O IBGE também divulgou as populações estimadas das 27 unidades da federação e dos municípios brasileiros. O estado mais populoso do país, São Paulo, tem 44,4 milhões de pessoas. Outros cinco estados têm populações que superam os 10 milhões de habitantes: Minas Gerais (20,87 milhões), Rio de Janeiro (16,55 milhões), Bahia (15,2 milhões), Rio Grande do Sul (11,25 milhões) e Paraná (11,16 milhões).

Três estados têm populações menores do que 1 milhão: Roraima (505,7 mil), Amapá (766,7 mil) e Acre (803,5 mil).

As demais unidades da federação têm as seguintes populações: Pernambuco (9,34 milhões), Ceará (8,9 milhões), Pará (8,17 milhões), Maranhão (6,9 milhões), Santa Catarina (6,82 milhões), Goiás (6,61 milhões), Paraíba (3,97 milhões), Amazonas (3,94 milhões), Espírito Santo (3,93 milhões), Rio Grande do Norte (3,44 milhões), Alagoas (3,34 milhões), Mato Grosso (3,26 milhões), Piauí (3,2 milhões), Distrito Federal (2,91 milhões), Mato Grosso do Sul (2,65 milhões), Sergipe (2,24 milhões), Rondônia (1,77 milhão) e Tocantins (1,51 milhão).

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

[cotidiano] Acidente de moto deixa vitima fatal em Felipe Guerra

Um acidente do tipo atropelamento foi registrado na tarde desta quarta-feira (26) entre as comunidades de Fazenda Nova e Passagem Funda, na zona rural do municĂ­pio de Felipe Guerra/RN.

A vĂ­tima, uma senhora identificada como Margarida Oliveira Costa, 67 anos, mais conhecida por "Guida", caminhava juntamente com seu esposo, conhecido como "Antonio Belina", quando por volta das 17:00hs uma moto vinha em alta velocidade e atingiu a senhora.

Segundo o seu esposo "Antonio Belina", ele nĂŁo foi atingido pela motocicleta por que se jogou para dentro do mato. A motocicleta era conduzida por um menor de idade, que nĂŁo teve sua idade revelada.

"Guida" chegou a ser socorrida do local do acidente por uma ambulância para a unidade de saúde Dr. Eilson Gurgel do Amaral em Felipe Guerra, para receber os primeiros socorros, e em seguida foi transferida para o hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) em Mossoró/RN.

Porém, na manhã dessa quinta-feira (27), "Guida" teve complicações no seu quadro de saúde devido a gravidade do acidente e veio a Óbito naquela unidade hospitalar.
Fonte: Rede360news.com

[política] Kelps quer Perfuração de Poços Artesianos em comunidade rurais de Apodi

[cotidiano] Abate de jumentos para consumo humano em Apodi é denunciada em CPI da Câmara

A presidente da Comissão de Meio Ambiente da Subsecional de Mossoró (Rio Grande do Norte) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Vânia Brito Diógenes, denunciou nesta quinta-feira (27) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos de Animais o abate de jumentos para consumo humano na cidade de Apodi (RN).

Segundo ela, a prática vem sendo incentivada, desde março de 2014, pelo promotor de Justiça de Apodi, Silvio de Andrade Brito. Em depoimento Ă  CPI, Vânia disse que o promotor chegou a realizar almoços “educativos”, por mais de uma vez, para incentivar o consumo da carne de jumento.

Vânia exibiu à CPI um vídeo de um dos abates, para mostrar que os animais estariam sendo mortos em condições cruéis e sem qualquer fiscalização da vigilância sanitária.

No vídeo, é possível ver um homem golpeando um jumento na cabeça com uma marreta. É também possível ouvir vozes de crianças rindo dos comentários sarcásticos feitos por adultos presentes no local.

Vânia explicou que o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte chegou a alertar o promotor para problemas decorrentes do abate feito naquelas condições.

Alto risco

O alerta foi feito, por meio de ofício, pela ex-diretora de Defesa e Inspeção e Sanidade Mental do instituto, Fabiana Lo Tierzo, que também foi ouvida nesta quinta-feira pela CPI.

“NĂŁo tivemos resposta para o oficio e fomos impedidos de entrar no local onde os animais seriam abatidos”, disse Fabiana, relatando a importância de se inspecionar doenças tĂ­picas de equĂ­deos, como o tumor preto, que Ă© cancerĂ­geno, e o mormo, zoonose de alto risco para seres humanos.

Convocado para prestar esclarecimentos à CPI, o promotor de Justiça de Apodi, Silvio de Andrade Brito, está em férias e não compareceu. Diante da gravidade das denúncias, o presidente da CPI, deputado Ricardo Izar (PSD-SP) disse que o promotor será novamente notificado e intimado a vir à CPI.

Terror

A representante da Subsecional da OAB em Mossoró destacou a importância do jumento para o desenvolvimento do homem nordestino e disse que o consumo da carne do animal não tem amparo cultural, comercial e nem econômico.

“O terror se espalhou na cidade de tal maneira que as mĂŁes deixaram de mandar seus filhos para escola, com medo que eles comessem carne de jumento”, completou Vânia, em referĂŞncia Ă  intenção do promotor de inserir a carne de jumento no cardápio de penitenciárias, podendo levar, posteriormente, o produto para refeições em escolas e hospitais.

Convocação

Relator da CPI, o deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) questionou Vânia Diógenes sobre qual seria a motivação do promotor para defender o consumo da carne de jumentos.

Segundo ela, o promotor atua por conta prĂłpria, mas suas ações foram defendidas pelo procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis. Vânia disse que levou o assunto ao conhecimento do procurador-geral de Justiça e, segundo ela, Reis teria dito que “apoia Brito em qualquer ato que ele tome”.

O presidente da CPI, Ricardo Izar (PSD-SP), que havia aceitado o pedido de dispensa apresentado por Reis, disse que, diante dos fatos, fará uma nova convocação para que o procurador-geral do estado do Rio Grande do Norte também seja intimado pela CPI.
Fonte: Portal no Ar

[polĂ­cia] Acusado de matar desafeto com 18 tiros Ă© preso em Campo Grande

Na noite de ontem (27) durante uma operação conjunta realizada pela PolĂ­cia Civil de Campo Grande e de CaraĂşbas, juntamente com a PolĂ­cia Militar deu cumprimento ao mandado de prisĂŁo em desfavor de Arnaldo De AraĂşjo Veras JĂşnior, mais conhecido como “JĂşnior Manga Larga ou JĂşnior Pittbul”, acusado de homicĂ­dio duplamente qualificado.

Ele é acusado de ter efetuado 18 disparos em seu desafeto no ano de 2012, na frente dos familiares da vítima na Cidade de Jardim de Piranhas/RN. Com ele a Polícia também fez a apreensão de duas armas de fogo, sendo uma .28 e um .38, com 20 munições de calibre .38 e 20 munições de calibre .28, que foram utilizada no crime.

Ele será encaminhado ao Sistema Prisional onde cumprirá a pena em regime fechado.
Fonte: 190RN

[cotidiano] Explosão deixa oito pessoas feridas em fábrica no bairro do Alecrim

Uma explosão em uma residência que funcionava como fábrica de canjicas localizada na Rua Ari Parreira, no bairro do Alecrim, zona Leste de Natal deixou oito pessoas feridas, uma delas em estado grave, nesta quinta-feira (27).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a explosão foi causada por um vazamento de gás. Uma viatura do combate a incêndio foi deslocada ao local para controlar o fogo que chegou a atingir o teto do estabelecimento. O fogo foi debelado pouco depois da chegada e do início da ação dos bombeiros.

Os feridos foram levados para o Hospital Walfredo Gurgel e até o momento não há informações sobre a identificação das vítimas nem sobre o estado de saúde deles.
Fonte: Portal no Ar

[polĂ­tica] Prefeito de Natal se exalta, insulta de “cretino” e promove ameaça em rede social

O prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) se exaltou na manhã de ontem (26), por volta das 9h, através de seu Twitter.

ApĂłs mencionar matĂ©ria da Folha de S. Paulo informando que o juiz SĂ©rgio Moro vai processar dois blogueiros sob a acusação de difamação, o prefeito afirmou que Moro “vai fazer escola aqui em Natal”, em seguida, insultou alguĂ©m de “cretino” e, por fim, ameaçou, declarando que, na hora certa, terá todos os esclarecimentos a dar.

A declaração do prefeito, que soou um tanto enigmática, foi retuitada por sete internautas e curtida por 15.

Na Ăşltima postagem, ele acrescentou: “Aviso aos navegantes dos mares procelosos: já estou com a ESPADA na mĂŁo”.

Estranhamento

Assessores de Carlos Eduardo estranharam as mensagens do prefeito  na rede social Twitter. Consultados informalmente por este Visor, os assessores nĂŁo souberam informar as razões que levaram o chefe do Poder Executivo da capital a se expressar publicamente dessa maneira.

Carlos Eduardo viajou nesta quarta-feira para Brasília, onde terá compromissos administrativos e só deverá retornar a Natal na próxima sexta-feira, de acordo com seus auxiliares.
Fonte: Visor PolĂ­tico

[economia] Cidade do RN tem 3ª maior proporção de servidores municipais do país

Na região Costa Branca do Rio Grande do Norte está o município com a 3ª maior proporção de servidores municipais do Brasil. Com uma população de 13.922 pessoas, conforme a última estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Guamaré tem 22,2% de sua população empregada na administração pública municipal.

Os dados são do Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros 2014, pesquisa divulgada nesta quarta-feira (26) pelo IBGE. A cidade de Guamaré só fica atrás das mineiras Serra da Saudade e Grupiara, que possuem índices de 25,8% e 22,9%, respectivamente.

O procurador-geral do Município, Pedro Avelino, reconhece que a prefeitura tem problemas a serem resolvidos na folha de pagamento. No entanto, o procurador justifica o posto de terceira cidade com maior proporção de funcionários municipais do país pelo fato de o município possuir um polo industrial da Petrobras em seu território, e, por esse motivo, receber um grande número de pessoas de fora diariamente.

"A população flutuante é muito grande e nos deixa na verdade com 18 mil habitantes. Acredito que o IBGE só considera as pessoas que realmente residem na cidade. Além dos funcionários das empresas terceirizadas da Petrobras, muita gente de municípios vizinhos vem trabalhar aqui. Com essa população flutuante, a demanda de serviços é muito grande e gastamos muito com folha de pagamento e estrutura para atender", explica.

Avelino acrescenta que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) já detectou acúmulo de cargos na prefeitura da cidade e fez recomendações para que a atual administração resolva os problemas. "As administrações anteriores deixaram essas coisas. São cargos antigos. Estamos trabalhando para regularizar a situação e preparando um concurso público", ressalta.

Brasil

Em 2014, o Brasil tinha 6,5 milhões de servidores pĂşblicos municipais, um nĂşmero 66,7% maior do que em 2001, quando eram 3,9 milhões. Nesses 13 anos, a população cresceu em ritmo menor – houve um aumento de 17,6%. Em 2001, a população brasileira somava 172,4 milhões de habitantes e, em 2014, atingia 202,8 milhões. Com isso, a proporção de servidores municipais passou de 2,2% para 3,2% do total da população.

Em relação Ă  contratação, ainda predominam nas prefeituras os estatutários  – que tĂŞm um sistema de contratação especĂ­fico para funções pĂşblicas. Eles eram 61,1% do total de funcionários em 2014, que inclui tambĂ©m os celetistas (contratados pela CLT), comissionados, estagiários e pessoas sem vĂ­nculo empregatĂ­cio.

Mas a proporção de estatutários caiu: em 1999, correspondiam a 65,4%. Nesse intervalo, cresceu o nĂşmero de pessoas trabalhando sem vĂ­nculo empregatĂ­cio – de 13,4% para 18,7%.
Os concursados (contratados como estatutários e CLT) somam 4,6 milhões
Fonte: G1RN

[política] "A culpa é do prefeito", dizia os apodienses que buscavam moradia durante audiência Pública na Câmara

A Câmara Municipal de Apodi realizou na manhã desta quinta-feira, 27 uma audiência publica, discutindo o tema: MORADIAS DIGNAS EM APODI, com o auditório Bevenuto José de Paiva totalmente lotado, com presença dos 12 vereadores que compõem o legislativo apodiense e sem tetos.

Formada a mesa, a jovem Ana Paula contou sua historia, relatando sua situação, frisando a questĂŁo do terreno prĂłximo ao fĂłrum, onde foram despejados, pedindo apenas um lugar digno onde possa criar seus filhos, frisando que o “vandalismo”, foi feito quando expulsaram os moradores do terreno que ocupavam.

Dr. Igor Bandeira, advogado que representa os sem tetos apodienses, fez um discurso pautado, nas questões éticas, nas leis, apresentado números reais da atual situação no déficit habitacional do município oestano, criticando os que taxaram esse movimento como politiqueiro, pedindo que a casa encaminhe direcionamentos para essa questão.

O controlador geral do município, Dr. Igno Araújo, representou o executivo na audiência, justificou a ausência do chefe do executivo, afirmando que o movimento é legítimo, frisando que o executivo entende que nessa área o município precisa avançar, reforçando que já aconteceram reuniões com Funasa, Caixa Econômica e outras, afirmando que em trinta dias o prefeito de Apodi estará em uma audiência com o Ministro das Cidades Gilberto Kassab, para tratar dessa questão, viabilizando avanços, propondo a criação de uma comissão para não se cometer injustiça social.

Os encaminhamentos foram dados, entre eles através do vereador Junior Souza, assegurando no orçamento recursos para construção de 500 moradias para o município de Apodi, aprovando um Requerimento em nomes de todos os vereadores.

Durante a audiência, a oportunidade de falar foi concedida a alguns moradores que, após indagação sobre quem era o responsável pela falta de moradia na cidade, eles disseram: A CULPA É DO PREFEITO.