logo

sábado, 3 de outubro de 2015

[segurança] Agentes encontram celulares dentro de bíblia em CDP de Apodi‏

Após uma minuciosa revista realizada na carceragem do Centro de Detenção Provisória Agente Ronilson Alves da Silva (CDP de Apodi), os agentes penitenciários encontraram celulares chips dentro de uma bíblia e um livro.  

De acordo com o diretor da unidade prisional, agente Marcio Morais, além dos celulares e chips, ainda foi encontrado 10 eixos de ventilador, 31 pedras de crack, 01 faca, 04 carregadores de celular, Charles Mota, os aparelhos foram encontrados durante uma inspeção de rotina realizada pelos agentes penitenciários.  

“Aqui no CDP Apodi nós sempre realizamos inspeção nas celas e durante a inspeção de ontem á noite encontráramos a bíblia e estranharam o peso. Ao abrir, encontraram o aparelho celular”, disse o diretor Marcio Morais. As páginas da bíblia foram recortadas de forma a ocultar completamente o celular quando o livro estivesse fechado.

A minuciosa revista fora feita pelo diretor da unidade, agente Marcio Morais, agentes Wdson Brilhantes, Kaio Cesar com apoio de policiais da Radio da Patrulha da 2ª Companhia de Policia Militar de Apodi.

Em um dos celulares foi encontrado a foto do interno Elviro Lopes da Silva Junior. Já o interno Patrício Felix Bezerra Neto, assumiu que um dos aparelhos encontrado dentro de um livro lhe pertencia, os agentes também tem a identificação do dono das 30 pedras de crack, mas o nome do interno esta sendo mantido em sigilo para não atrapalhar o andamento das investigações.  A medida punitiva que será adotada pela direção do CDP Apodi será á suspensão das visitas para estes presos até que o inquérito seja concluído, o que deve acontecer em cerca de 30 dias pelo delegado de Apodi, bacharel Renato da Silva Oliveira.

O preso Elviro Lopes Junior, aparece em uma das fotos do aparelho celular apreendido, fazendo uma selfie no interior da cela onde ele esta custodiado.

Em menos de 30 dias, os agentes penitenciários, conseguiram evitar a entrada de drogas e celulares que foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória de Apodi em feiras para os internos, trazidas por familiares. Três pessoas foram presas em flagrante, sendo dois homens e uma mulher.

O Centro de Detenção Provisória de Apodi atualmente esta custodiando cerca de 100 internos que cumprem pena nos regimes fechado semiaberto.

[política] Em Felipe Guerra, PSD agrega novos filiados e fortalece grupo da oposição

A política municipal de Felipe Guerra, no Oeste Potiguar, continua ferrenha, com demonstração de forças de ambos os lados. Uma vez que o atual prefeito, Haroldo Ferreira (PROS) busca usar a máquina pública para "cair na graça" da população, a oposição, por sua vez, acolhe os antigos aliados do governo.

Trabalhando nesta linha o grupo da oposição, liderada pelo empresário Hugo Costa e o vice prefeito Paulo Guilherme (SDD) estiveram recebendo o empresário Marcondes de Nego que assinou sua ficha de filiação com o PSD o qual pretende participar das eleições para o próximo ano.

Marcondes, na última disputa, apoiou o atual prefeito de Felipe Guerra, contudo deixou a base governista e pretende ir para a disputa em 2016.

A sua assinatura e filiação foi realizada ontem (02) em sua residência.

[política] Governo do Estado apresenta proposta para servidores da UERN

O governo do estado, por meio do Gabinete Civil, apresentou uma lista de propostas a representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na noite desta sexta-feira (2). O documento, que será levado à assembleia de docentes e técnicos na próxima semana, contempla quatro pontos e sua execução está condicionada ao retorno imediato dos servidores ao trabalho.

Buscando a conciliação dos interesses da instituição com a situação de finanças do Estado, o Governo se dispôs a conceder duas verbas indenizatórias: o auxílio-material pedagógico, para os professores, e o auxílio-transporte, para os técnicos administrativos, ambos no valor nominal correspondente ao percentual de 12,035% do vencimento básico de cada servidor vigente nesta data. O benefício será concedido até que seja possível a realizar o reajuste remuneratório.

O Estado ainda garante a continuidade das negociações quanto à possibilidade de atendimento do pleito do reajuste equivalente, em percentual, aos valores economizados pela Instituição com corte de gastos na área de pessoal. Na lista de propostas, o Governo afirma também que irá autorizar a realização de concurso público para reposição de vagas decorrentes de aposentadoria e falecimento, e que dará prosseguimento às obras da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), Campus Central, do Campus Avançado de Caicó, e à liberação das contrapartidas dos convênios referentes às obras em andamento.

[política] Sensibilizado com sede de moradores, Dr. Pinheiro faz doação de tubulação na Chapada do Apodi

O ex-prefeito de Apodi, Dr. Pinheiro sempre foi conhecido pela sua sensibilidade no tocante a sede das pessoas nas comunidades rurais, e quando gestor ficou conhecido como o “prefeito das águas”, por isso até hoje as comunidades rurais o procuram para ajudar nessas questões que envolvem problemas de abastecimento.

Atendendo convite de moradores de um novo bairro na comunidade de Soledade, que ainda está descoberto pelo abastecimento, Pinheiro participou de uma reunião na residência do ex-vereador Eilson Targino, que reuniu cerca de 40 famílias que já estão morando nessa localidade e que ainda não tem o abastecimento.

A tubulação requerida pelos moradores é de 600 metros que percorrerá todo o Bairro levando água a todas as casas existentes e em construção, já que no local existem varias construções.

Dr. Pinheiro, juntamente com o ex-vereador Eilson Targino fizeram a doação de toda tubulação que logo chegará a comunidade e será canalizada no poço que a FALS coordena, para assim matar definitivamente a sede das pessoas.

“Fico sensibilizado com essas questões, pois vivemos em cima de um lençol freático riquíssimo, e não podemos privar as pessoas de algo tão vital que é a água em detrimento de algo tão fácil que é a tubulação, me comprometo juntamente com o nosso amigo Eilson de fazer a doação de toda a tubulação”, relatou Dr. Pinheiro.
Fonte: Josenias Freitas

[política] TvK: Você sabia que Robinson quer aumentar os Impostos ?

[política] Infografia: veja como ficou o governo depois da reforma ministerial


[cotidiano] Homem fura blitz em alta velocidade e causa acidente em Mossoró

Um motorista desobedeceu a ordem para parar em uma blitz da Lei Seca na madrugada deste sábado (3) e acabou causando um acidente. O fato aconteceu em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O motorista de uma Strada vermelha furou a blitz em alta velocidade e atingiu uma moto. O motociclista teve traumatismo craniano e foi socorrido em estado grave. O motorista da Strada foi preso.

Ao todo, 16 pessoas foram presas por dirigirem embriagadas e 71 carteiras de habilitação foram recolhidas na blitz. De acordo com o capitão Styvenson Valentim, o motociclista ferido no acidente também estava embriagado. "O motorista da Strada fugiu da blitz em alta velocidade a acabou colidindo com o motoqueiro. Com a batida os pneus da Strada estouraram e ele acabou detido", explicou.
Fonte: G1RN

[polícia] Duplo Homicídio na cidade de Baraúna

Duas pessoas foram mortas no início da noite de ontem, 02 de outubro na cidade de Baraúna, região Oeste do Rio Grande do Norte. O crime aconteceu por volta de 19 horas e 30 minutos, na Rua Adauto Bezerra Filho, no bairro Cinderela e pode ter como motivação, vingança. 

A polícia não descarta a possibilidade de guerra envolvendo disputa pelo comando do tráfico de droga na cidade. Na delegacia da polícia civil e no Pelotão da polícia militar de Baraúna, existe o registro de várias denúncias anônimas de venda de droga no local. 

Policiais civis e militares, já realizaram várias abordagens no local, mas nunca conseguiram encontrar o entorpecente denunciado. 

Marcos Fabiano de Macedo Roque de 24 anos de idade, era acusado de um crime de homicídio no mesmo bairro onde foi morto. Ele foi alvejado na cabeça e o no abdômen e caiu sem vida na sala da casa onde morava. 

Raimundo José Silva de Macedo, de 33 anos, tio de Marcos, foi alvejado com cerca de 03 disparos e morreu sentado em uma cadeira, na calçada da residência. 

Segundo informações de populares, os dois acusados estavam de motocicleta e fugiram antes da chegada da polícia. 

Uma viatura da Policia Militar fez o isolamento para os procedimentos da equipe de plantão no Instituto Técnico e Cientifico de Polícia, Itep, Unidade Regional de Mossoró para onde os corpos foram removidos e serão necropsiado.Já são 27 mortes violentas em Barauna no ano de 2015, tornando a cidade como uma das mais violentas do mundo.
Fonte: Ocâmera

[política] Projeto de lei quer proibir alunos de cantar ‘Atirei o pau no gato’

Um projeto protocolado na Câmara Municipal de Sertãozinho, no interior de São Paulo, quer proibir que a canção popular “Atirei o pau no gato” seja cantada nas escolas da cidade. A proposta é de autoria do vereador Rogério Magrini (PTB), que também é humorista e conhecido como “Zezinho Atrapalhado”.

Ele garante, porém, que o projeto é coisa séria e visa impedir a cantiga popular que, em sua visão, estimula a maltratar os animais. Diz ainda ter um abaixo-assinado com 300 assinaturas favoráveis à proibição, que até agora não ganhou a simpatia dos demais vereadores.

O projeto está tramitando há seis meses e ainda não tem data para ir à votação. O autor defende que a tradicional cantiga seja substituída por uma nova versão desenvolvida por entidades de defesa dos animais. Essa canção é parecida com a original, mas tem um texto diferente e cuja letra diz, entre outras coisas, “Não atire o pau no gato-to”.

O projeto tem entre os defensores uma ONG de Sertãozinho que cuida de cães e gatos. Diz o vereador Zezinho Atrapalhado que a ideia de proibir a música surgiu após crianças de uma creche serem vistas jogando pedras em um gato. Uma pessoa ligada à entidade teria então sugerido a lei visando combater a cultura de maltrato ao animal.

Trâmite
“Temos de proteger os animais e não maltratá-los”, falou o vereador. Ele já é o autor de outros projetos polêmicos na cidade, como um que criou o Dia Consciência Branca. Mas esta proposta de proibir a cantiga tem a resistência do presidente da Câmara, Silvio Blancacco (PSDB).

Para ele, a iniciativa vai contra a liberdade de expressão. O político alega que, além disso, o projeto precisa primeiro obter os pareceres favoráveis das comissões internas do Legislativo, coisa que ainda não ocorreu, antes de ser liberado para ir a plenário.

[cotidiano] Justiceiro publica vídeo nas redes sociais prometendo matar bandidos no RN

Desde essa quinta-feira (1), um vídeo no qual um suposto justiceiro ameaça bandidos de Mossoró começou a circular na internet.

Nas imagens, um homem encapuzado segurando uma arma faz diversas ameaças. “Corra que nós chegamos. Corra que nós viemos lhe pegar. Mossoró está na hora de acabar com os vagabundos”.

Ele ainda afirma que depois das 22h, quem estiver nas chamadas “cinquentinhas” irá sofrer as consequências. “Quem eu pegar nessas ‘bicha’ eu vou estourar. Agora a polícia vai chegar lá e encontrar um corpo caído”.
Fonte: Agora RN

[política] STF autoriza que ex-presidente Lula seja ouvido pela Polícia Federal

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou ontem (2) a Polícia Federal (PF) a tomar os depoimentos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de ex-ministros e de investigados na Operação Lava Jato ligados ao PP, ao PMDB e ao PT.

Na decisão, Zavascki esclareceu que Lula e ex-ministros não são investigados na operação. “No caso, as manifestações dessas autoridades [PGR e PF] são coincidentes no sentido de que as pessoas a serem ouvidas em diligências complementares não ostentam a condição de investigadas, mas, segundo se depreende do requerimento da autoridade policial, a condição de informantes”, disse o ministro.

A autorização teve parecer favorável do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O ministro concedeu prazo de 80 dias para que todas as diligências sejam cumpridas. As oitivas fazem parte do maior processo da Lava Jato que tramita no Supremo e investiga formação de quadrilha de políticos acusados de receber propina do esquema de corrupção na Petrobras.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

[cotidiano] Estudante de Comunicação da UERN não resiste a acidente e morre

A estudante de Radialismo da UERN, Katia Mirla de Souza Luz, de 22 anos, não resistiu aos ferimentos provocados por um capotamento e morreu no Hospital Regional Tarcísio Maia, poucas horas depois de ser internada.


Katia Mirla trafegava em um carro na companhia de duas mulheres e o motorista. O veículo capotou após tentar desviar de uma pá que caiu de um caminhão que trafegava a sua frente.

As duas mulheres identificadas como Francisca Paula Fernandes, de 30 anos, e Maria Auxiliadora Rodrigues, de 32 anos, sofreram ferimentos leves e foram levadas ao Hospital Regional Tarcísio Maia.

A estudante, por estar em estado grave, foi socorrida por uma unidade avançada do SAMU com traumatismo craniano encefálico grave, insuficiência respiratória aguda e trauma torácico.

Sua morte foi constatada por volta das 13h da tarde. Familiares acreditam que ela estava sem cinto de segurança.

Katia estava no 4º período do curso de Radialismo/Comunicação Social e integrava a equipe da UERN TV. Na quinta-feira (01), ela foi selecionada para participar de uma oficina de vídeo da TV Futura, no Rio de Janeiro.

Katia Mirla fez 22 anos na última terça-feira, 29 de setembro.
Fonte: Mossoró Hoje

[cotidiano] Aumento de impostos muda hábitos de apodiense

Foto: Jair Gomes
Diante dos aumentos nos últimos impostos promovido pelo Governo Federal na tentativa de equilibrar as contas, alguns hábitos dos brasileiros tem mudado significativamente, muitos tem procurado formas diferenciadas de vencer a crise que alastra o país.

Seguindo essa linha o blog do jairgomes.com flagrou, na manhã de hoje, um apodiense, "como se diz na linguagem do sertão, dando seu jeito." O mesmo utiliza-se da sua bike para ir pegar sua marmita. Com o aumento mais recente da gasolina, a solução passou a ser utilizar mais a bicicleta. Afinal, pedalar também é um exercício físico e ajuda na saúde de quem pratica.

Nesta quinta feira o blog do jairgomes.com também constatou que o preço da gasolina em Apodi, está em 3,65 R$ até o momento. Caso a Assembléia Legislativa aprove as novas medidas do Governo do Estado e aumentar os impostos esse valor poderá aumentar.

[política] Dilma anuncia corte de 3 mil cargos comissionados e reduz salários de ministros

A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (2) um conjunto de medidas administrativas para diminuir os gastos do governo, como a redução de 30 secretarias nacionais em todos os ministérios, a criação de um limite de gastos com telefonia, passagens aéreas e diárias, o corte de 10% na remuneração dos ministros e a revisão de todos os contratos de aluguel e de prestação de serviço.

A presidenta informou ainda que serão definidas metas de eficiência no uso de água e energia e o corte de 3 mil cargos em comissão. Outro anúncio foi a redução em até 20% dos gastos de custeio e de contratação de serviços terceirizados, tornando obrigatória a criação de uma central de automóveis com o intuito de reduzir e otimizar a frota que atende aos ministérios.

“Com essas iniciativas, que terão que ser reforçadas permanentemente, queremos contribuir para que o Brasil saia mais rapidamente da crise, crescendo, gerando emprego e renda. Essa reforma vai nos ajudar a efetivar as medidas já tomadas para o reequilíbrio fiscal e aquelas que estão em andamento", disse a presidenta.

"Vai propiciar, portanto, o reequilíbrio fiscal, o controle da inflação e consolidar a estabilidade macroeconômica, aumentando a confiança na economia”, completou. 

Veja medidas anunciadas pela presidente com o objetivo de enxugar a máquina administrativa:
– Criação da Comissão Permanente da Reforma do Estado
– Extinção de oito ministérios
– Extinção de 3 mil cargos comissionados
– Eliminação de 30 secretarias ligadas a ministérios
– Redução de 10% nos salários dos ministros
– Corte de até 20% nos gastos de custeio
– Imposição de limite de gastos com telefone, passagens e diários aos ministérios.
– Revisão de contratos de serviços terceirizados.
– Revisão de todos os contratos de aluguel do governo
– Revisão do uso do patrimônio público e dos imóveis da União
– Criação de uma central de transporte por ministério, com vista a reduzir a frota e otimizá-la.

A presidente destacou que essas medidas de redução de gastos são “temporárias”, diante do período de crise econômica.

“Nós estamos num momento de transição de um ciclo para um outro ciclo, de expansão, que vai ser profundo, sólido e durador. Quero dizer que, apesar de termos feito profundos cortes no Orçamento, fizemos cortes significativos nas despesas, quero dizer que continuamos implementando políticas fundamentais para nossa população”, disse.

Novos ministros
A presidente anunciou os nomes de dez ministros novos ou que mudaram de pasta:
– Casa Civil: Jaques Wagner (PT)
– Ciência e Tecnologia: Celso Pansera (PMDB)
– Comunicações: André Figueiredo (PDT)
– Defesa: Aldo Rebelo (PCdoB)
– Educação: Aloizio Mercadante (PT)
– Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos: Nilma Lino Gomes (sem partido)
– Portos: Helder Barbalho (PMDB)
– Saúde: Marcelo Castro (PMDB)
– Secretaria de Governo: Ricardo Berzoini (PT)
– Trabalho e Previdência: Miguel Rossetto (PT)

[cotidiano] Fantástico gravou o quadro “Cadê o dinheiro que tava aqui?”, sobre escândalo no Idema

Não bastasse a reportagem que será exibida no Fantástico neste domingo(4) sobre a corrupção de um grupo de policiais militares em Natal conforme destaque a seguir VÍDEO: Reportagem do Fantástico deste domingo exibirá caso de policiais em Natal envolvidos em corrupção uma equipe do mesmo programa global, liderada pelo repórter Eduardo Faustini, também gravou o quadro “Cadê o dinheiro que tava aqui?”, referente ao escândalo no Idema, sobre o questionamento de onde estão os R$ 19,3 milhões desviados dos cofres da entidade.
Fonte: Blog do BG

[educação] Locais de prova do Enem 2015 são divulgados

O cartão de confirmação da inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 24 e 25 deste mês, já pode ser acessado pelos candidatos desde às 14h desta sexta. O cartão contém informações como o endereço do local de prova do participante, dados pessoais e a opção de língua estrangeira escolhida por ele (inglês ou espanhol).

Ao contrário das edições passadas, não haverá envio do documento pelos Correios. A medida gerou uma economia de R$ 16,5 milhões, segundo o governo.

Para ver o cartão, o candidato deve acessar o site Enem.inep.gov.br/participante. Ele precisa informar seu CPF e a senha criada no momento da inscrição, que pode ser recuperada no próprio site do Enem. Não é necessário imprimir o cartão. Para ter acesso ao local de prova, basta apresentar o documento pessoal. No entanto, anotar as informações é essencial para evitar imprevistos.

— Recomendamos que o candidato vá até o local de prova antes, para saber como chegar, sem problemas, no dia do Enem — diz Chico Soares, presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão liugado ao MEC que organiza o Enem.

Dados divulgados pelo Inep mostram que dos 7,7 milhões de candidatos efetivamente inscritos para o Enem 2015, depois da confirmação do pagamento da taxa, 867,9 mil (11,2%) buscam o exame para obter o certificado do ensino médio. Do total, 21,30% estão concluindo o 3º ano, 57,99% já terminaram essa etapa escolar e 14,94% são os chamados treineiros, que estão no 1º ou 2º ano se preparando para as provas. Há ainda 5,77% que ainda nem estão no ensino médio.

O Sudeste é a região do país com maior número de inscritos. São 2,8 milhões de candidatos de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Em seguida, vem o Nordeste, com, com 2,4 milhões). As regiões Sul (915 mil), Norte (817 mil) e Centro-Oeste (702 mil).

Entre os inscritos, 1,9 milhão, ou seja, um quarto do total, pagaram a taxa de inscrição, que este ano passou de R$ 35 para R$ 63. O restante teve isenção por ser de escola pública (1,3 milhão) ou porque declarou carência (4,4 milhões). Não houve pedido de gratuidade recusado.

[cotidiano] Pá cai de caminhão e provoca grave acidente na BR 110 em Mossoró

A Polícia Rodoviária Federal registrou um grave acidente tipo capotamento na BR 110 estrada que liga Mossoró a Cidade e Areia Branca no Rio Grande do Norte.Segundo informações do condutor do FORD FIESTA de cor vinho placas MYA 7395 Areia Branca-RN,o mesmo seguia na BR quando uma pá caiu de um caminhão que seguia a sua frente e na tentativa de desviar perdeu o controle do carro vindo a capotar.Três mulheres que seguiam como passageiras ficaram feridas Francisca Paula Fernandes 30 anos de idade,Maria auxiliadora medeiros 32 anos de idade foram socorridas por uma ambulância BRAVO.A terceira vítima que ainda não temos a identificação foi socorrida por uma ambulância ALFA com suporte avançado do SAMU em estado gravíssimo para o Hospital Tarcísio Maia.Já o condutor do carro que estava bastante assustado não ficou ferido.
Fonte: Passando na Hora

[cotidiano] Mãe ofereceu moto e virgindade da filha de 9 anos para marido não ir embora

A história de terror na vida de três irmãs uma com nove anos, outra com 13 e a mais velha com 16 tem novos capítulos ainda mais arrepiantes. A delegada que investiga o caso, Ana Paula Farias, da Delegacia de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande, ouviu de uma testemunha que a mãe das meninas teria oferecido a virgindade da filha mais nova e uma moto caso o padrasto das meninas não fosse embora de casa. 

Segundo a delegada, Alex Junior Correia Campos, 21 anos, acusado de cometer os abusos, sempre que brigava com a esposa, Jucinei Marcelina de Carvalho, fazia algum tipo de chantagem e ganhava as filhas como “presente”. “Ele sempre foi beneficiado com ‘caprichos’ da mulher. Há quatro anos ele ganhou a virgindade da menina que hoje tem 13 anos. E esse ano, quando novamente brigaram, a Jucinei, mãe das crianças, disse que se ele não terminasse o relacionamento iria ganhar uma moto e a virgindade de sua outra filha, que hoje tem nove anos”, contou a delegada. 

A situação só teve fim quando a adolescente de 13 anos, no último tia 24 de setembro, conseguiu fugir dos braços do padrasto e contar tudo para uma vizinha, que imediatamente acionou o restante da família da jovem e logo contaram à polícia. O depoimento da criança de nove anos foi o que mais comoveu a polícia, depois de tudo que já foi contado. Ela afirmou que a mãe era conivente com a ação e até assistia os atos praticado por Alex. A criança afirmou que Alex Junior obrigava a irmã a manter relações sexuais sob ameaças de morte. Ele chegou ao ponto de picotar o cabelo da menina “para que ela não ficasse bonita para os outros”. 

Além disso, ela tem vários hematomas pelo corpo, sinais de espancamento causados pelo rapaz. A delegada Ana Paula fez o pedido de prisão para o casal, que será autuado por estupro de vulnerável e agressão física. Por enquanto, eles apenas prestaram depoimentos, negaram todo o acontecido e fugiram da cidade.
Fonte: Chegando na Hora

[saúde] Com ambulâncias em manutenção, paciente fica nos corredores do Hospital de Assú

Na manhã desta sexta-feira (02), nas proximidades do colégio Caminho do Futuro em Assú, um homem identificado como Sérgio Felipe Carvalho, seguia na Rua Dr. Luiz Antônio quando foi colhido por outra motocicleta. Sérgio teve fratura no antebraço esquerdo sendo socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado para o Hospital Regional da cidade.

Como o hospital não dispusera de ambulância ele teve que aguardar a chegada do veículo de Mossoró.

"Estou com o primo da minha esposa que sofreu um acidente ás 09hs próximo ao Demetryo, e até agora agente aguarda ser transferido para Mossoró pois não há ambulância, estão propondo que mandemos o rapaz em um carro pequeno, não tem condições, se fosse pa levar em carro pequeno agente já teria ido. Que pais é esse ? que Estado é esse ?" Desabafou um parente da vítima.

É inadmissível vê um parente seu agonizando nos corredores de um Hospital que tem uma mega estrutura mais infelizmente não tem os devidos equipamentos adequados para atender a população", concluiu.
Fonte: Assú Notícias

[política] Prefeito de Apodi pretende gastar mais de meio milhão com material de expediente

O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro (PCdoB), assinou a ordem de aquisição de material de expediente que foi homologada hoje (02) no Diário Oficial do Município com as empresas Tasla Capristano Gonza - ME e a Navegocoppy Comércio, Serviços e Representações LTDA, no valor de 584.105.84 (quinhentas e oitenta e quatro mil, cento e cinco reais e oitenta e quatro centavos).

O contrato é válido por 12 meses e foi adquirido através da Secretaria de Administração e Planejamento do município.

[economia] Ligações interurbanas de orelhões passam a ser gratuitas no RN

A partir desta quinta-feira (1°) as ligações interurbanas feitas no Rio Grande do Norte de orelhões da Oi para telefones fixos serão gratuitas. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já havia determinado, em abril, a gratuidade de ligações locais para telefones fixos a partir de orelhões da empresa. Além do RN, a medida abrange mais 13 estados brasileiros.
Na ocasião em que foi determinada, em abril, a medida abrangia 15 estados. Desde então, apenas Sergipe pôde voltar a cobrar pelas chamadas originárias de telefones públicos da Oi.

A Anatel estabeleceu a gratuidade porque a Oi não atingiu os patamares de disponibilidade de orelhões nesses estados. De acordo com a medição mais recente da agência, feita em 30 de agosto, os estados que não atendem aos critérios e, portanto, continuam com chamadas gratuitas, são Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

As chamadas permanecerão gratuitas até que os patamares exigidos pela Anatel sejam alcançados. Os estados atendidos pela Oi devem ter disponibilidade de orelhões acima de 90%. No caso de localidades atendidas apenas por telefones públicos, a disponibilidade deve ser, no mínimo, de 95%. A agência de telecomunicações fará novas medições em 29 de fevereiro e 30 de agosto de 2016 e a cada seis meses a partir dessa data.

Segundo a Anatel, nos estados em que a Oi ainda não tiver alcançado os patamares mínimos de disponibilidade, os orelhões também terão gratuidade de ligações locais para celulares, a partir de abril de 2016, e de ligações interurbanas para celulares, a partir de outubro do ano que vem.

[polícia] Polícia divulga vídeo que mostra advogado com filho no elevador antes do crime

A polícia divulgou nesta quinta-feira (1º) um vídeo que mostra os últimos minutos do advogado Adriano Benvindo Neri, que assassinou o próprio filho a tiros e depois se matou. No vídeo o pai aparece junto com o garoto no elevador minutos antes do crime.

Adriano tinha se separado recentemente da esposa e perdeu a guarda do filho, Felipe Furtado Neri.

Na última terça-feira (29), o homem pediu para ficar o dia com a criança, o que foi autorizado pela mãe. Como o pai não levou a Felipe no horário combinado, a mãe foi ao plantão judicial e pediu autorização para que a Polícia Militar entrasse no condomínio. Chegando lá, a PM encontrou ambos sem vida.
Fonte: Agora RN

[cotidiano] Quadrilha se exibe em vídeo nas redes sociais com armas de grosso calibre

Um vídeo que circula nas redes sociais, nesta quarta-feira, 30, mostra quatro homens encapuzados portando armas de grosso calibre e mandando um ”salve’’ para o “irmão Rafael de Redenção”, denunciando que as imagens foram supostamente gravadas no Ceará.

O vídeo foi feito por um dos integrantes do grupo, que filma fuzis e espingardas dele e dos companheiros – tudo isso com uma batida de funk tocando no carro em movimento.

A data exata do vídeo não é sabida, mas conforme o delegado Raphael Villarinho, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), o quarteto já foi identificado. “A maioria possui mandado de prisão e é procurado pela Polícia Civil. Inclusive, estão na lista dos mais procurados”, explicou o delegado, na manhã desta quarta-feira, 30.

As imagens foram encaminhadas para a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que explicou que os nomes dos suspeitos não são revelados para não atrapalhar as investigações.

De acordo com o delegado, o quarteto atua na região do Vale do Jaguaribe e está envolvido em roubos de bancos e assassinatos no Ceará. “O último ataque deles à instituições financeiras foi uma tentativa de furto, com explosivos, a um banco em Jaguaribara”, detalhou.

Entre as armas identificadas, estão um fuzil AK-47, um fuzil 556 e uma espingarda calibre 12. Além de portar armas, dois dos passageiros do carro vestem coletes à prova de balas. “Aqui é o crime, tá entendendo, meu irmão? Um salve salve aí pro irmão Rafael lá de Redenção. Fica na paz aí, meu irmão!”, diz um deles.

[cotidiano] Mudança na votação para Conselheiro Tutelar neste domingo em Apodi


Nota de utilidade pública

A Comissão Eleitoral do Processo de Escolha Unificado das Eleições de Conselheiros Tutelares do Município de Apodi/RN, comunica a todos os eleitores que em virtude da interrupção do fornecimento de energia no centro da Cidade, as seções eleitorais que funcionariam na Escola Gerson Lopes foram transferidas para a Escola Antonio Dantas.
Atenciosamente

Lusia Pinto
Presidente da Comissão Eleitoral

[cotidiano] Vazam na rede social fotos íntimas de Stênio Garcia e esposa pelados em quarto

Stênio Garcia teve seu nome entre os assunto mais comentados do Twitter na noite da terça-feira (29). Tudo porque fotos íntimas do ator, ao lado da esposa e também atriz Marillene Saade, 36 anos mais jovem que ele, caíram na rede.

Nas fotos, Stênio – que tem 83 anos – aparece completamente pelado ao lado da mulher. Em uma das imagens, os dois estão abraçados, já na outra exibem nu frontal.

O assunto virou piada em rede e diversos internautas compartilharam as imagens. “Nossa tantas nudes pra vazar e vaza de Stênio Garcia Oxê quem quer ver coisa mucha”, “Eu esperava qualquer coisa dessa terça feira menos uma nude do Stênio Garcia”, “Não olha agora, mas tem um nude do Stênio Garcia embaixo da sua cama”, e “Se tem uma coisa que não esperava ver nessa vida era nudes do Stênio Garcia”, foram alguns dos comentários encontrados no Twitter.

[polícia] Agência do Bradesco de São Tomé é arrombado na madrugada

O caixa eletrônico do banco Bradesco de São Tomé, região Potengi do estado, foi explodido na madrugada de hoje 02/10. A ação foi confirmada pela Polícia Militar.

Segundo informações colhidas, homens em dois veículos executaram a ação. Eles conseguiram levar uma boa quantia de dinheiro, já que o caixa eletrônico foi abastecido ontem pela manhã na cidade.

Os homens estavam em uma caminhonete preta e outro veículo prata, ainda não identificados. Policiais Militares das regiões Potengi e Trairi estão em buscas para tentar prender os acusados.

[polícia] Sargento da reserva é baleado em tentativa de assalto em Parnamirim

Um policial foi alvejado na noite desta quinta-feira na rua Cristo Rei, no Parque das Orquídias, em Parnamirim.

Segundo informaçãos o Sgt Almir da reserva estava chegando em casa quando foi abordado por dois homens que anunciaram o assalto.

O policial reagiu e na troca de tiro o Sargento e um dos assaltantes foi alvejado.

A policia esta nesse momento fechando o cerco aos bandidos que fugiram em um veiculo roubado e estão sendo procurados na região, pelos policiais do Bope, Choque, ROCAM e do 3° BPM.

O Sargento Almir foi socorrido para o Hopital Clovis Sarinho e segundo informações preliminares, seu estado é grave.

[política] Agora é definitivo: Dilma fecha Saúde e Ciência com bancada do PMDB e Henrique no Turismo

A presidente Dilma Rousseff convidou o deputado Celso Pansera (PMDB-RJ) para ser o novo ministro de Ciência e Tecnologia. O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) recebeu o convite para ocupar o Ministério da Saúde. As conversas foram na noite desta quinta no Palácio do Planalto. Ambos aceitaram.

Pouco antes, Dilma tinha convidado o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, para a Ciência e Tecnologia. Fez muitos elogios a Padilha e disse que ele era o nome ideal para ocupar um posto que iria conviver diretamente com a academia. Padilha agradeceu, mas declinou. Disse que gostaria de dar continuidade ao trabalho na Aviação Civil.

Foi a partir do cenário que se formou com a recusa de Padilha que Dilma conversou com Pansera e Castro, que foram ao Planalto acompanhados do líder do partido na Câmara, deputado Leonardo Pìcciani (PMDB-RJ).

Marcelo Castro é médico e é um dos indicados pela bancada do PMDB na Câmara para ministro da Saúde.

Outro ministro do PMDB, Helder Barbalho, vai migrar da Pesca para a Secretaria de Portos, com status de ministério. Com isso, a pasta de Pesca será incorporada ao Ministério da Agricultura.

Com essas soluções, a presidente concluiu a negociação com o PMDB. Além de Pansera, Castro, Padilha e Barbalho, o partido continuará com os ministérios da Agricultura (Kátia Abreu), Minas e Energia (Eduardo Braga) e Turismo (Henrique Eduardo Alves).

Fonte: Gerson Camarotti

[economia] Concurso do INSS define salário de R$ 5.413 para 700 vagas de técnico

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) definiu o Cespe/UnB como empresa organizadora do concurso para 950 vagas, de acordo com o site Folha Dirigida. Com a decisão, o órgão também anunciou as alterações nos salários para os cargos: o técnico do seguro social, de nível médio, terá remuneração inicial de R$ 4.768,90, considerando R$ 708,21 de vencimento básico (já com o aumento de 10,8%), R$ 1.022,69 de gratificação de atividade executiva (GAE), R$ 2.580 de gratificação de desempenho de atividade do seguro social (GDASS/80%) e auxílio-alimentação de R$458. Após seis meses de trabalho, o rendimento passa para até R$ 5.413,90, já que, além dos outros valores, a GDASS sobe para até R$ 3.225 (100%).

O analista do seguro social, de nível superior, por sua vez, terá remuneração inicial de R$ 7.014,05, incluindo R$ 986,58 de vencimento básico (com o reajuste), R$ 1.424,67 de GAE, R$ 4.144,80 de GDASS (80%) e o auxílio-alimentação. Após seis meses de trabalho, a remuneração sobe para até R$ 8.050,25, já que, além dos outros valores, a GDASS pode chegar a R$ 5.181 (100%). Das 950 vagas, já autorizadas, são 800 de técnico e 150 de analista, na área de Serviço Social. Ainda não foi divulgada a distribuição das vagas pelo país.

[política] Eduardo Cunha está na mira das discussões nacionais

O que pesa contra o presidente da Câmara no escândalo da Lava Jato

O que diz o Ministério Público Federal
Eduardo Cunha foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal sob acusação de ter recebido propina de US$ 5 milhões para garantir contratos para fornecimento de navios-sondas à Petrobras.

O que diz Cunha
O deputado tem nega-do irregularidades. Em março, disse à CPI da Petrobras que não temcontas fora do país. Nesta quinta (1º),ignorou questiona-mento a respeito feito durante sessão no plenário da Câmara.

Contas na Suíça
Procuradores do país europeu encontraram quatro contas atribuídas a Cunha, abertas em nome de offshores. Os valores, ainda não revelados, foram bloqueados por suspeita de relação com suborno e lavagem.

O QUE DIZEM OS DEPOIMENTOS
Julio Camargo
O lobista, que fechou acordo de delação premiada, afirmou que foi pressionado por Cunha a pagar propina de US$ 5 milhões em troca de um contrato com a Petrobras.

João Augusto Henriques
Segundo lobista associado por investigadores ao PMDB, disse à PF ter feito repasse a Cunha por meio de conta na Suíça, mas que à época não sabia que era deputado.

Fernando “Baiano” Soares
Apontado como operador do PMDB no esquema de corrupção na Petrobras, o lobista e delator também acusou Cunha de ter recebido propina de US$ 5 milhões.

Eduardo Musa
Segundo o ex-gerente da estatal, Cunha tinha a “palavra final” nas indicações para a diretoria Internacional, que fechou o contrato dos navios-sondas sob suspeita.

O QUE PODE ACONTECER COM ELE
Renúncia
Cunha pode deixar a presidência da Câmara para tentar minimizar seu desgaste

No STF
Caso o Supremo aceite a denúncia contra Cunha, ele vira réu e pode ser condenado

Cassação
Pode enfrentar processo por quebra de decoro na Câmara e ter o mandato cassado

Fonte: Folha de São Paulo

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

[política] STJ manda soltar ex-governador do RN condenado por fraudes

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou um pedido de habeas corpus e concedeu a liberdade ao ex-governador do Rio Grande do Norte Fernando Freire. A votação da Quinta Turma do STJ terminou em 3 a 2. O ex-governador está internado no Hospital São Lucas, em Natal, desde que passou mal em 25 de setembro, dia em que seria transferido para a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, o maior presídio do estado, em Nísia Floresta.

O advogado Fábio Hollanda, que defende Fernando Freire, informou que a soltura de Freire foi justificada pelo fato do ex-governador não ter atrapalhado o andamento dos processos na Justiça do Rio Grande do Norte. "A mudança de endereço dele não é justificativa para a manutenção da prisão. Nenhum ato processual deixou de ser feito", explica. Os ministros Luiz Alberto Gurgel de Faria, Reynaldo Fonseca e Leopoldo Raposo votaram a favor do habeas corpus enquanto Felix Fischer e Newton Trisotto foram contra o pedido.

De acordo com Fábio Hollanda, o ex-governador passará por um exame nesta sexta-feira (2) e pode receber alta do Hospital São Lucas. "Se sair do hospital já pode ir para a casa", afirma. Fernando Freire terá de permanecer em Natal e só poderá viajar para outra cidade brasileira com autorização judicial. As viagens ao exterior estão proibidas, conforme o advogado.

Internado desde o dia 25 de setembro, Freire estava com a transferência definida para a Penitenciária de Alcaçuz. A ida do ex-governador para o presídio foi autorizada pelo juiz Ricardo Arbex, titular da Comarca de Nísia Floresta. Como Alcaçuz está interditada desde maio deste ano, a entrada de novos presos só pode acontecer mediante autorização judicial. A Coordenadoria de Administração Penitenciária chegou a informar que o ex-governador teria direito a uma cela especial com cama, ventilador e televisão.

O ex-governador foi detido no dia 25 de julho na orla da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Freire morava havia três meses na capital carioca e residia no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da cidade. Fernando Freire possuía quatro mandados de prisão em aberto de processos em que foi condenado. As penas somadas chegam a 39 anos de prisão.
Fonte: G1RN

[cotidiano] Motorista fica preso às ferragens após colisão com ônibus em Mossoró

Um grave acidente entre um ônibus e um carro de passeio foi registrado por volta das 16h desta quinta-feira, nas proximidades do Tempero Regina, na rua Vicente Martins, bairro Belo Horizonte, em Mossoró.

A vítima encontra-se presa às ferragens e o Corpo de Bombeiros já foi acionado para cortar as ferragens com auxílio de um encarcerador.
Fonte: O Jornal de Hoje

[humor] Dilma quebrou uma fazenda no game FarmVille, aponta relatório da oposição

Segundo uma investigação da oposição do governo, a presidente Dilma teria quebrado uma fazenda no game FarmVille no Facebook. “Em apenas 12 horas de jogo ininterruptos a presidente Dilma conseguiu falir uma fazenda estruturada no jogo FarmVille”, aponta o relatório da oposição. 

O governo nega. Segundo a assessoria de Dilma, durante o tempo em que a presidente jogou FarmVille, a fazenda recebeu investimentos e ficou estruturada, foi administrada com rigor, até o expediente e agenda da presidente foram cancelados, para que ela se dedicasse a administração da fazenda. Ainda segundo a assessoria da presidente, a fazenda só quebrou por que um hacker de oposição invadiu o sistema e furtou os recursos da fazenda.

Fonte: G17 (FIQUE ATENTO - G17 é um site de humor e as publicações são fictícias, piadas sem qualquer fundo de verdade, produzidas para fins de entretenimento dos leitores.)

[concursos] Prefeitura de São João do Sabugi realiza Concurso Público

A Prefeitura de São João do Sabugi, anuncia realização de Concurso Público com mais de 70 vagas. É possível concorrer a cargos com diferentes níveis educacionais e salários de R$ 788,00 a R$ 8 mil por mês. Confira todas as oportunidades, abaixo:

Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais (5), Auxiliar de Serviços Gerais – Câmara Municipal (1), Coveiro (1), Jardineiro (1), Merendeira (3), Motorista (4), Operador de Máquinas Pesadas (3) e Vigia (1).

Nível Médio: Agente Administrativo (1), Agente Administrativo – Câmara Municipal (5), Agente de Combate Às Endemias (1), Atendente de Consultório Dentário (3), Auxiliar de Farmácia (1), Facilitador de Oficina (3), Fiscal de Obras (2), Fiscal de Tributos (2), Fiscal de Vigilância Sanitária (1), Orientador (1), Recepcionista (1), Socioeducacional (1), Técnico Agrícola (2), Técnico em Enfermagem (1), Técnico em Enfermagem (3), Técnico em Laboratório (1) e Vacinador (2).

Nível Superior: Advogado (1), Analista Administrativo (2), Analista Administrativo – Câmara Municipal (1), Assistente Social (1), Cirurgião Dentista (2), Contador (1), Contador – Câmara Municipal (1), Enfermeiro (3), Farmacêutico (1), Médico Generalista (1), Médico Pediatra (1), Médico Psiquiatra (1), Médico-Veterinário (1), Nutricionista (1), Pedagogo Crass (1), Procurador Jurídico – Câmara Municipal (1), Professor de Ciências Físicas e Biológicas (1), Professor de Educação Física (1), Professor de Ensino Infantil (1), Professor de Português (1) e Psicólogo (2).
Dentro do total de funções, existem oportunidades exclusivas para pessoas com necessidades especiais.

Você pode inscrever-se a partir do dia 5 de outubro de 2015, pelo sitewww.conpass.com.br, até 5 de novembro de 2015. Já a taxa de participação custa de R$ 40,00 a R$ 90,00, e deve ser paga por meio de boleto, na agência descrita no edital. A classificação dos candidatos será feita mediante à Prova Escrita, de Títulos e Prática, sendo que a primeira está prevista para ocorrer em 13 de dezembro de 2015 e será composta por questões sobre Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Específicos e demais assuntos.

[saúde] Lixão de Apodi poderá deixar de ser problema e passar a ser solução

A Câmara Municipal de Apodi realizou uma audiência pública com o intuito de debater a problemática do lixão do município, suas interferências econômicas, sociais e ambientais. A audiência foi soliticada pelo Conselho Comunitário do Bairro IPE.

No debate, além dos vereadores, participaram alguns secretários municipais, ambientalistas, professores e moradores do bairro, ambos com o mesmo propósito, chegar a um consenso comum que evite a continuação do problema do lixão aos moradores de Apodi.

Entre as diversas propostas apresentas foi colocada a ideia de transformar o problema de contaminação no ar e no solo em uma solução para a falta de emprego, onde em vez de jogar o lixo e queimá-lo o município passaria a efetuar um consórcio com alguma empresa para que seja feita uma especie de coleta seletiva e o lixo se transforme em fonte de renda.

De acordo com o secretário de agricultura do município, Jerlândio Moreira, a previsão de que o município consiga resolver o problema de contaminação de forma paliativa seja para 2018. Já com a proposta apresentada pelo ambientalista Genildo a ideia de consórcio poderá ser resolvida bem antes, com a inclusão de investimento privado.

O morador do Bairro IPE, Jair Gomes, também fez uso da tribuna e expressou o sentimento da população local. "Vocês não sabem o que é sentar em uma mesa e ir jantar com o gosto de fumaça na boca. Os moradores do Bairro IPE querem uma solução para hoje e não para 2018."

"Como proposta quero deixar aqui a ideia do poder executivo elaborar um plano de serviço que venha contemplar a população educando e dando-lhes condições para tal ação, pois não é possível que um morador guarde o lixo orgânico na sua casa esperando pelo coletor pois vai apodrecer, tem que haver os pontos de coleta e acima de tudo, uma campanha educativa para que as pessoas não venham sujar as ruas," finalizou.

A audiência foi finalizada nomeando uma comissão para que seja estudado um caso e efetuada as devidas ações para tal fim. Evitando que o problema continue e vire solução, não só em termos de preservação do meio ambiente, mais também como fonte de renda para diversas famílias.

[política] Obra da Praça Getúlio Vargas em Apodi está paralizada

A obra da Praça Getúlio Vargas em Apodi está paralizada. O fato foi constatado devido a falta de pagamento.

De acordo com um funcionário, a obra só voltará a efetuar o serviço se for paga. Porém entenda, segundo informações, a falta de pagamento não diz respeito as obras da própria praça e sim da UBS do Distrito de Soledade, pois a empresa é a mesma. Com isso a construtora resolveu paralizar todas as obras no município por tempo indeterminado.

A reforma da praça Getúlio Vargas foi iniciada ainda na última gestão da ex-prefeira Gorete Silveira e desde que iniciou, esta é a quarta vez que a mesma foi paralizada. A última previsão de conclusão, foi anunciado já no mandato do atual prefeito Flaviano Monteiro, em outubro de 2013.

Por fim, foi retomado a obra em agosto deste ano pela Construtora Dantas ao valor de um pouco mais de meio milhão de reais e agora parou novamente. Até o momento o poder público não se manifestou sobre o caso.

[justiça] Policiais são condenados a 17 anos pela morte do prefeito e motorista de Grossos

Os policiais que participaram diretamente da operação desastrada que terminou com o fuzilamento do então prefeito Joao Dehon da Costa Neto, de 37 anos, o Dehon Caenga, como era mais conhecido, e o motorista da Prefeitura de Grossos, Márcio Sander Martins, pegaram 17 anos e 4 meses de prisão cada um.

Estão condenados:
João Maria Xavier Gonçalves
Newton Brasil de Araújo Junior
Railson Sérgio Dantas da Silva
José Wellington de Souza
João Feitosa Neto

O julgamento aconteceu no Fórum Municipal de Natal, Miguel Seabra Fagundes neste dia 30 de setembro. Demorou 21 horas. A ação desastrada que terminou com a morte do prefeito, do motorista e de outros dois auxiliares, aconteceu no dia 23 de junho de 2005, quando o prefeito retornava de Natal, chegando na cidade de Santa Maria.

Os policiais poderão recorrer em liberdade, considerando que aguardaram julgamento nesta condição.
Fonte: O Jornal de Hoje