logo

sábado, 28 de novembro de 2015

[cotidiano] Vídeo mostra suposta fraude da Mega-Sena acumulada

Circula pelas redes sociais um vídeo mostrando suposta fraude. Segundo o autor da produção, o proprietário da lotérica onde foi feito o jogo que levou R$ 205 milhões pertenceria ao doleiro Alberto Youssef, envolvido na operação Lava Jato. Confira abaixo:

[política] Prisão de senador petista foi ato histórico para o Brasil

A recente prisão de Delcídio do Amaral (PT) é acontecimento histórico. Pela primeira vez desde a redemocratização, em 1985, um senador em exercício é preso no país. Para especialistas ouvidos pela DW Brasil, o caso que contou com o apoio do plenário do Senado é um sinal positivo e fortalecedor para a democracia brasileira.

“A prisão mostra que o Estado de Direito vale para todos. E há um sinal positivo também do Senado ao manter a decisão. Diferentemente do que se via, a Casa não agiu de forma corporativa e seguiu a lógica da lei, mesmo que seja contra um colega”, disse o cientista político Cláudio Couto, da FGV.

Segundo o professor de ciência política da Unicamp Valeriano Costa, o caso “rompeu uma barreira” e serviu para diminuir a sensação de impunidade. “A população começa a restaurar certo sentido de dignidade”, afirmou.

[política] Presidenta Dilma chega a Paris para Conferência do Clima

A presidenta Dilma Rousseff chegou a Paris para participar nesta segunda-feira (30) da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-21).

O roteiro inicial previa a saída da presidenta de Paris diretamente para cumprir agenda com empresários no Vietnã e no Japão. No entanto, agenda foi cancelada sob o argumento de que a revisão da meta fiscal não foi aprovada pelo Congresso Nacional.

Na COP-21, Dilma apresentará o resultado de medidas adotadas pelo Brasil para reduzir o desmatamento e a emissão de gases do efeito estufa. O retorno a Brasília está previsto para a madrugada de terça (1º).

[política] Aécio tem 31%, Lula, 22% e Marina, 21%, diz pesquisa Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (28) pelo jornal "Folha de S. Paulo" mostra os seguintes percentuais de intenção de voto em duas simulações da corrida presidencial:

Cenário 1
Aécio Neves (PSDB): 31%
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 22%
Marina Silva (Rede): 21%
Luciana Genro (PSOL): 3%
Eduardo Paes (PMDB): 2%
Eduardo Jorge (PV): 2%
Branco/nenhum: 15%
Não sabe: 5%

Cenário 2
Marina Silva (Rede): 28%
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 22%
Geraldo Alckmin (PSDB): 18%
Luciana Genro (PSOL): 3%
Eduardo Jorge (PV): 3%
Eduardo Paes (PMDB): 2%
Branco/nenhum: 17%
Não sabe: 6%

O Datafolha fez 3.541 entrevistas em 185 cidades na quarta-feira (25) e na quinta (26).

[segurança] Mulher capota Hilux na RN 233 em Caraúbas

Um capotamento foi registrado na tarde desse sábado (28), por volta das 16h30min na rodovia estadual RN 233, que dá acesso à o Olho D’água Park Hotel, município de Caraúbas, na região Oeste do estado do Rio Grande do Norte. 

Segundo informações, a Hilux de cor prata, era conduzida por uma mulher de nome não identificado, esposa de Tarcísio dos pneus da cidade de Patú, estava no olho d’água Park Hotel e já tinha saído do hotel onde estava hospedada. Ela percebeu que tinha deixado o celular no hotel e voltou para pegar. Quando já estava perto do Park Hotel, de acordo com a vítima, foi desviar de outro veículo perdendo o controle do carro e capotando.

A vítima não identificada ficou presa às ferragens, mas conseguiu sair. As informações que chegam, é que ela não sofreu nada de grave.

Fonte: IcemCaraúbas

[segurança] Presos promovem quebra-quebra em dois pavilhões de Alcaçuz

Detentos do Pavilhão 1 e 4 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, realizam um quebra-quebra nos dois setores, no início da tarde deste sábado (28). De acordo com os agentes, os presos não estariam satisfeitos com a forma que está sendo feito o trabalho.

Isso porque, nesta sexta-feira, agentes da unidade e do GOE retiraram alguns aparelhos das celas, como TVs para fazer uma catalogagem do material. A partir daí, os presos ameaçaram um quebra-quebra.

Já neste sábado, mesmo depois que o material foi devolvido para as celas, os detentos decidiram realizar a rebelião.

O Grupo de Operações Especiais do Sistema Penitenciário e o BP Choque já foram acionados para controlar a situação em Alcaçuz.

Fonte: Portal BO

[segurança] Agricultor morre vítima de acidente de transito na cidade de Itaú

O acidente que terminou com a morte do agricultor "Raimundo Edilson de França" de 57 anos de idade, aconteceu no início da noite de ontem, 27 de novembro, na BR 405 na saída da cidade de Itaú em direção a Pau dos Ferros. Segundo informações ele foi atropelado por um veículo e morreu no local. 

Edilson era solteiro, natural de Apodi, mas morava na Rua Alice estevam, no bairro Nossa Senhora das Dores, na cidade de Itaú, no Oeste do Rio Grande do Norte. 

Nem a família e nem a polícia tem muitos detalhes sobre o acidente, apenas que o agricultor caminhava a pé pela BR por volta de 18 horas de ontem, possivelmente embriagado. Segundo informações, o condutor do veículo atropelador fugiu sem prestar socorro à vítima. 

A equipe de plantão no Instituto Técnico e Cientifico de Polícia, Itep, Unidade Regional de Mossoró, realizou os procedimentos no local e removeu o corpo, para a base do órgão em Mossoró, onde foi necropsiado e liberado, já na manhã de hoje. 

O sepultamento de Raimundo Edilson de França acontecerá as 16 horas no Cemitério Publico de Apodi.

Fonte: O Câmera

[polícia] Policia de Apodi prende suspeito de participação na morte de Teté de Ademar

Renatinho (Foto: PorTrásdasGrades)
Policiais de Apodi sob o comando do sargento PM Ivanildo Oliveira, conseguiram identificar o principal suspeito de ter participado da morte do comerciante, Antônio Leão da Silveira “Teté” de 74 anos de idade, morto com pauladas com quase 20 punhaladas em sua residência, localizada na Rua Luís Simplício, no centro de Apodi.

A operação policial que prendeu o presidiário, Renato Moreira, ainda contou com a participação dos policiais do Destacamento da Policia Militar de Rodolfo Fernandes, Cabo Edimar e dos soldados Túlio Marinho, Souza Neto. O Renatinho como é mais conhecido foi ser flagranteado  na Delegacia de Plantão em Mossoró. Familiares da vitima reconheceram a bainha do revolver. Aos policais Renatinho disse que o crime fora praticado por um ex-presidiário do Completo Penitenciário Dr. Mario Negocio em Mossoró, conhecido pela alcunha de Tiago Zoião.

O presidiário Renato Moreira, faltou para o pernoite no Centro de Detenção Provisoria de Apodi, na noite do crime.

Na residência do detento que atualmente cumpre pena em regime semiaberto no Centro de Detenção Provisória de Agente Ronilson Alves da Silva (CDP/Apodi), conseguiram apreender a bainha do revolver da vitima, uma faca peixeira e duas caixas de cartuchos de espingarda calibre 12.


A princípio, a polícia acreditava que o idoso havia morrido de um choque elétrico, mas com a chegada de peritos do Instituto Técnico e Cientifico de Policia do Rio Grande do Norte (ITEP), ficou constatado que o comerciante teria sido assassinado de forma cruel.  
  
O crime aconteceu por volta das 4 horas da manha do dia 20 de novembro, elementos invadiram a residência do comerciante e após assassina-lo conseguiram levar um revolver calibre 38, uma espingarda de caça, dinheiro e vários cartuchos e munições. O comerciante vendia pólvora, chumbo e munições.

Fonte: PorTrásdasGrades

[polícia] Mãe de 13 anos adormece amamentando e mata filho recém nascido em Mossoró

A morte de uma criança recém-nascida, na Casa de Saúde e Maternidade Almeida Castro, em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte, pode ter sido uma fatalidade. O caso foi registrado por volta de seis horas da manhã de hoje, 28 de novembro. 

Segundo informações colhidas pela polícia, a mãe estava amamentando seu filho que nasceu prematuramente e adormeceu em cima da criança, matando-a sufocado. 

A equipe da Policia Civil de plantão foi comunicada e acionou a perícia do Instituto Técnico e Cientifico de Polícia, Itep, em Mossoró. 

Os procedimentos de perícia no local, não foram realizados. A mãe e a avó da criança foram prestar esclarecimentos na Delegacia de Plantão e a criança morta foi retirada do local pela equipe da Casa de Saúde. 

Segundo o Perito Criminal de plantão, como o local foi violado, as causas da morte do Recém-nascido só serão conhecidas quando o resultado da Necropsia foi anunciado.
Fonte: Ocâmera

[polícia] ‘Era rapidinho’, diz pai suspeito de estuprar cinco filhas

Após ser preso na quinta-feira (25) por suspeita de estuprar cinco filhas indígenas em uma propriedade rural de Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá, o agricultor Raimundo de Almeida, de 49 anos, não teria mostrado arrependimento e chegou a considerar “normal” as relações sexuais com as filhas de 5, 6, 10, 12 e 14 anos, disse o delegado de Polícia Civil, Charles Correa, responsável pela prisão e resgate das crianças.

Inicialmente, ele confessou o estupro em duas meninas, mas os exames comprovaram o abuso em todas. “Era rapidinho, não fazia nada não, era rapidinho”, confessou o agricultor à Rede Amazônica no Amapá. Ele permanece preso na delegacia do município e as crianças voltaram para a guarda da mãe, que é da etnia indígena Karipuna, e estão sendo acompanhadas pelo Conselho Tutelar e pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

[cotidiano] Mineiro percorre 164 km para apostar na Mega no DF: 'Brasília é pé quente'

Com a esperança de ser o terceiro ganhador consecutivo da Mega-Sena no Distrito Federal, o  caminhonheiro José Severino, de 55 anos, saiu de Unaí, em Minas Gerais, para tentar em uma lotérica da Asa Norte a sorte de faturar R$ 100 milhões que serão sorteados neste sábado (28). A viagem durou três horas – o homem percorreu 164 km. O sorteio será realizado em Cândido Mota, São Paulo.

O homem joga há quase 20 anos na Mega-Sena. Ele também aposta em outras loterias como a LotoFácil, Quina e Dupla Sena. Caminhoneiro há mais de 26 anos em Minas Gerais, o homem sonha em comprar uma fazenda com gado, vegetação e uma bela piscina. "Quero ajudar minha família e também fazer caridade. Não gostaria que ninguém ficasse sabendo que estou ajudando, sabe? Não quero fazer isso para aparecer. Prefiro ficar no anonimato."
Fonte: G1

[esporte] Flamengo deixa acerto com Muricy Ramalho apalavrado

O Flamengo tem acerto verbal para que Muricy Ramalho seja o treinador do time na próxima temporada, conforme apurou o GloboEsporte.com. O anúncio está programado para acontecer após as eleições, que ocorrem no dia 7 de dezembro, caso o presidente Eduardo Bandeira de Mello seja reeleito.

O Rubro-Negro trabalhou com duas opções nos últimos dias. Além de Muricy, conversou com o argentino Edgardo Bauza, que está de saída do San Lorenzo. Alguns dirigentes queriam muito a vinda de um técnico estrangeiro, mas prevaleceu a vontade da maioria. O principal coordenador do acerto com Muricy foi o vice de planejamento, Flávio Godinho, que será vice de futebol a partir de janeiro em caso de vitória de Bandeira. Foi ele quem iniciou contatos com o treinador ex-São Paulo e ex-Fluminense semanas atrás.

[política] Decreto com contingenciamento de R$ 10 bilhões sairá na segunda-feira

A presidenta Dilma Rousseff vai publicar na próxima segunda-feira (30) um decreto de contingenciamento de R$ 10 bilhões. A medida tornou-se necessária devido à não aprovação da nova meta fiscal deste ano pelo Congresso Nacional.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, o mais recente posicionamento do Tribunal de Contas da União obrigou o governo a contingenciar as verbas discricionárias em caso de não aprovação da revisão da meta.

A secretaria informou que este não é um problema financeiro, e sim orçamentário. Segundo o Palácio do Planalto, esta é uma situação “absolutamente momentânea”, e uma vez que a revisão da meta for aprovada, a utilização de despesas poderá voltar ao normal.

“Na segunda-feira o governo publicará um decreto de contingenciamento de pouco mais de R$ 10 bilhões”, disse o comunicado, informando que uma nota técnica será divulgada dando detalhes e explicações sobre a medida.

No início do ano, o governo tinha estipulado meta de superávit primário – economia para pagar os juros da dívida pública – em R$ 55 bilhões. No entanto, as dificuldades para cortar gastos e aumentar as receitas fizeram a equipe econômica revisar a meta fiscal de 2015 para déficit primário de R$ 51,8 bilhões. Devido ao reconhecimento dos atrasos nos repasses a bancos públicos, o valor do déficit subirá para R$ 119,9 bilhões caso seja aprovado pelos parlamentares.

[economia] Prefeitos querem ajuste na arrecadação do ICMS do petróleo

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) está atuando na defesa dos interesses das cidades produtoras de gás e petróleo. O secretário da Fazenda de Mossoró, Jerônimo Rosado, esteve na sede da FEMURN conduzindo a reunião, realizada com a presença de quinze prefeitos dos municípios produtores.  Na ocasião, foi assinado o termo de acordo de rateio do valor adicionado entre os municípios produtores.

O ajuste tem o objetivo de implantar a regularização da formação dos índices percentuais relativos à distribuição de 25℅ do produto de arrecadação do ICMS.

Com a assinatura do termo, a FEMURN e os prefeitos vão atuar em conjunto melhorar a arrecadação do ICMS nos municípios e readequar a atual metodologia de distribuição que não beneficia os produtores. “Estaremos representando, por meio da nossa Federação, para que se faça uma divisão mais justa. Queremos que o valor adicionado seja compatível com a produção de cada cidade”, enfatizou Francisco José Júnior, presidente da FEMURN.
Fonte: Portal no AR

[justiça] Comerciante é acusado de pagar R$50 por sexo com adolescentes em Mossoró

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do RN deu provimento de recurso, por unanimidade, à denúncia em desfavor do comerciante Valdivino Falconieri de Negreiros, sob a acusação de prostituição de adolescentes.

O processo tramita na 3ª Vara Criminal do Fórum Desembargador Silveira Martins, na Comarca de Mossoró. Anteriormente, a 3ª Vara havia sido rejeitada a denúncia.

Valdivino é acusado de pagar R$50 por sexo em grupo com menores de idade, cujo encontro foi marcado próximo a uma padaria.

Segundo a 12ª Promotoria de Justiça, o acusado foi flagrado por policiais em um motel, fato também confirmado pelo depoimento das vítimas.

O crime consiste em submeter, induzir ou facilitar a prática da prostituição, previsto em Lei. 

O Ministério Público moveu o recurso e sustentou, dentre outros pontos, que, ao contrário da decisão de primeiro grau dada pela 3ª Vara Criminal de Mossoró, há indícios da materialidade do fato.

Argumento que foi acolhido pelo relator do recurso, juiz convocado Ricardo Procópio Bandeira de Melo, o qual foi acompanhado pelos demais integrantes do órgão julgador. “Há indícios da materialidade”, ressalta a presidente do órgão julgador, desembargadora Maria Zeneide.

O acusado é comerciante em Mossoró, mas é natural do município de Rodolfo Fernandes, região Alto Oeste potiguar.
Fonte: Mossoró Hoje

[polícia] Com bilhete, preso pede a PM que facilite fuga e encomenda 10 celulares

A facilitação da fuga de três detentos e a entrada de dez celulares. Os pedidos estão em um bilhete escrito por um preso e entregue a um policial militar que faz a segurança da Cadeia Pública de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O detento foi levado até a delegacia por ter tentar subornar o PM e vai responder por corrupção ativa.

No bilhete, o preso Jeferson Clayton de Souza Monteiro, de 21 anos, pergunta quanto o policial quer para deixar os detentos pularem o muro e colocarem 10 celulares dentro da unidade prisional. "Quanto é que você que pra nois pula o muro. 3 cara no real. Quanto é que você que pra buta deiz telefone. Mim dê seu numero. Dá certo (sic)", diz a mensagem.

A diretora da Cadeia Pública de Mossoró, Arivaneide Lourenço, explica que a entrega aconteceu durante o banho de sol dos presos na tarde desta quinta-feira (26). "O guariteiro nos comunicou e fez o procedimento na delegacia junto com o preso", conta. O detento cumpre pena por tráfico de drogas. Ele responderá por corrupção ativa por tentar subornar o PM.

"A atitude do policial foi muito importante. É uma conduta a ser seguida", exalta Lourenço. A Cadeia Pública de Mossoró tem uma capacidade de 142 presos e atualmente possui 190 homens custodiados.
Fonte: G1RN

[cotidiano] Mega-Sena pode pagar R$ 100 milhões neste sábado

O sorteio do concurso 1.765 da Mega-Sena, que será realizado neste sábado (28), poderá pagar o prêmio de R$ 100 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), em Cândido Mota (SP).

De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá cerca de R$ 680 mil por mês em rendimentos, o equivalente a R$ 22,6 mil por dia. Caso prefira, poderá adquirir 22 mansões beira mar ou ainda uma frota com mais de 150 carros esportivos de luxo.

[saúde] Instituto Evandro Chagas confirma primeira morte por vírus Zika no país

O Instituto Evandro Chagas confirmou ontem (27) o primeiro caso de morte por vírus Zika no país. A doença é transmitida por meio da picada do Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya.

Segundo o instituto, o paciente morava no Maranhão e a morte ocorreu em junho. O caso foi encaminhado para a instituição, com sede em Belém, por ser referência nacional em febres hemorrágicas.

O paciente tinha lúpus, uma doença que afeta o sistema imunológico, e por isso não resistiu à zika. O Instituto Evandro Chagas notificou o Ministério da Saúde.

A assessoria do ministério disse que recebeu os dados, analisa as informações repassadas e vai divulgar um posicionamento sobre o assunto na próxima semana.

O vírus Zika é caracterizado por febre baixa, olhos vermelhos sem secreção e sem coceira, dores nas articulações e erupção cutânea com pontos brancos e vermelhos, além de dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas. A maior parte dos casos não apresenta sintomas. O tratamento é sintomático com uso de paracetamol para febre e dor, conforme orientação médica.

Os casos de vírus Zika vem chamando atenção nas últimas semanas devido a possíveis ligações da doença com o aumento de microcefalia no Nordeste.

[segurança] Popular é ferido por bala perdida na região do Pirrichil em Mossoró

Mais uma pessoa possivelmente “Inocente” foi vítima das constantes troca de tiros envolvendo gangues dos bairros Papoco e Pirrichil em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte. 

Na ação criminosa na noite de hoje, 27 de novembro, Elenilson Lopes da Silva de 37 anos de idade, foi ferido na região glútea “Bunda” com um disparo de arma de fogo. 

Ele foi encontrado ferido, pelas equipes da polícia militar e do Samu na Rua Genésio Silvestre, próximo a Escola Magia do Saber, na região do Pirrichil. 

A polícia foi informada que Elenilson não tem envolvimento com ilícitos e pode ter sido lesionado por uma bala perdida. 

Ele foi socorrido por uma ambulância do Samu para o Hospital Tarcísio Maia e aparentemente não corre risco de morrer.

Fonte: OCâmera

[economia] Governo poderá entrar 2016 com saldo do Fundo Previdenciário zerado

Nadjara Martins destaca na Tribuna do Norte deste sábado:

O Fundo Financeiro do Estado do Rio Grande do Norte (Funfir) pode iniciar o ano de 2016 já zerado. De acordo com o Instituto de Previdência do Rio Grande do Norte (IPERN), da reserva de R$ 973 milhões do fundo, restam cerca de R$ 415 milhões, dos quais apenas R$ 91,3 milhões estão disponíveis para saque. O restante do recurso está aplicado em investimentos e não poderia ser retirado sem multa por descumprimento de contrato bancário. Desde a unificação dos fundos previdenciário e financeiro do Estado, o governo fez 13 retiradas da monta original para complementação da folha de inativos – deficitária mensalmente em R$ 90 milhões.

A criação do Funfir foi autorizada pela Lei Complementar nº526/2014. Até então existiam dois fundos: o previdenciário, que era deficitário e cobria servidores que entraram no funcionalismo até 1999, e o financeiro, superavitário, criado para aqueles que entraram depois de 2005. Ainda assim, com um custo mensal de R$ 180 milhões, a folha  continuou deficitária, passando a ser coberta pelos saques e complementações do Tesouro Estado.

Se o governo mantiver a média das últimas retiradas, os recursos se esgotam ainda em dezembro, com o pagamento do 13º salário e da folha do mês. De acordo com José Marlúcio de Paiva, presidente do IPERN, R$ 323 milhões em recursos do Funfir estão “presos” em uma carteira de investimentos junto ao Banco do Brasil. Com isso, o Executivo estadual só poderia contar com apenas R$ 91,3 milhões para os dois pagamentos.

[cotidiano] Caixa explica que atraso de dados gerou confusão na divulgação da Mega-Sena

A página oficial da ‘Loterias da Caixa’ no Facebook enviou nota oficial com esclarecimentos sobre uma suposta fraude, levantada pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR), no concurso 1764 da Mega-Sena, que sorteou R$ 205 milhões na quarta-feira (25). Na nota, a Caixa Econômica Federal informa que “um atraso de dados foi o responsável pela confusão” no resultado do sorteio.

O comunicado diz: “Mantendo sua política de transparência com relação às loterias, a Caixa presta esclarecimento para seus clientes e para toda a sociedade sobre o concurso nº 1764 da Mega-Sena realizado na quarta-feira, 25 de novembro. A Caixa informa que, por causa de um atraso na atualização dos dados, a palavra ‘acumulou’, referente ao sorteio anterior, se manteve na tela inicial das Loterias no site”.

A suspeita de fraude no concurso foi levantada após Álvaro Dias contestar um descontrole de informações da CEF, que havia dito que o concurso 1764 tinha acumulado. A informação foi retificada minutos depois, quando a Caixa garantiu que apenas uma pessoa havia ganhado o prêmio.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

[segurança] Tenente Júlio Batista será o novo comandante da Companhia da PM de Apodi

O comando da Polícia Militar de Apodi passará por mudança nos próximos dias. Isso porque o Capitão Carvalho irá assumir o cargo de Sub-comandante do 2° Batalhão de Mossoró.

Para substituir o lugar de Carvalho foi convidado o Tenente Júlio Batista que estava no comando do policiamento de Alexandria, no Alto Oeste Potiguar.

Batista entrou na polícia como Soldado no ano 2.000 e hoje é Tenente.

[política] Prefeito de Macau, Kerginaldo Pinto, é preso por determinação judicial





[segurança] Secretaria de Justiça do RN confirma fuga de seis presos em Alcaçuz

O secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, Cristiano Feitosa, confirmou que seis presos fugiram na noite desta quinta-feira (26) da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, em Nísia Floresta, na Grande Natal. Os fugitivos foram identificados como Adriano da Conceição, Antônio Fernandes de Oliveira, José Carlos Firmino Varela, Rivanildo Pereira Medeiros, Thiago da Silva Bento e Wilson Rodrigues de Medeiros Filho.

Os seis teriam escapado por um túnel que acabava do lado de fora da unidade prisional. Ao perceberem a fuga, os policiais que ficam nas guaritas atiraram como advertência, porém os presos conseguiram fugir. O Grupo de Operações Especiais (GOE) e o Batalhão de Choque da Polícia Militar foram acionados para realizar a intervenção da unidade prisional nesta sexta-feira (27).

[segurança] MP apura cobrança indevida de transporte intermunicipal Governador Dix-Sept Rosado

A Promotoria de Justiça de Governador Dix-Sept Rosado instaurou Inquérito Civil Público visando apurar a notícia de cobrança indevida aos estudantes, usuários do transporte intermunicipal, entre Governador Dix-Sept Rosado e Mossoró, comunicada por um vereador da cidade em manifestação escrita.

De acordo com a manifestação, a secretaria de Educação teria realizado uma audiência com os universitários do município, no último dia 14 de novembro, para avisá-los que teriam que pagar uma taxa no valor de 75 reais, para fazerem uso do transporte, um serviço que até então era prestado gratuitamente, sob a alegação de dificuldades financeiras.

[justiça] OAB: Exame de Ordem será aplicada domingo (29)

O Conselho Federal da OAB, por meio da banca organizadora Fundação Getúlio Vargas (FGV), irá aplicar, a partir das 13h, no horário oficial de Brasília (DF), neste domingo (29), a 1ª fase (prova objetiva) do XVIII Exame de Ordem Unificado. Os portões dos locais de provas serão abertos com antecedência de uma hora, ou seja, às 12h (horário de Brasília).

No Rio Grande do Norte, farão prova 1.612, sendo 1.276 em Natal (UnP – Roberto Freire) e 336 em Mossoró (UnP). O presidente da Comissão de Exame de Ordem, Mirocem Júnior, ressalta que os candidatos devem se programar para chegar cedo ao local já que a aplicação da prova segue o horário de Brasília.

[segurança] MPF/RN processa ex-presidente de cooperativa que se apropriou de verba de convênio

O prejuízo aos cofres públicos, em valores atualizados, chega a mais de R$ 300 mil

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) ajuizou uma ação de improbidade e uma ação penal contra a ex-presidente da Cooperativa de Trabalhadores Autônomos (CAT) em Natal, Aurenísia Celestino Figueiredo Brandão. Ela é acusada de se apropriar de mais de R$ 300 mil de convênio assinado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a CAT, em 2006. O projeto beneficiaria diretamente 223 famílias do estado.

O convênio nº 208/2006 foi assinado com o objetivo estruturar e operacionalizar ações de apoio à comercialização dos produtos da agricultura familiar no RN. Apesar de a verba ter sido repassada em parcela única de R$ 216.290,00 à cooperativa, tanto a fiscalização do MDA, quanto a do Tribunal de Contas da União chegaram à conclusão que nenhuma atividade foi desenvolvida. “Após todas as considerações expostas, avaliamos que o projeto não alcançou o objeto pactuado, tendo em vista que não foi possível verificar a execução física de nenhuma meta e consequentemente o alcance do objeto”, destacou nota técnica da Secretaria de Agricultura Familiar, área responsável por acompanhar o convênio.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário chegou a enviar ofício à cooperativa estabelecendo o prazo de 45 dias para o pagamento do débito, sob pena de inscrição do convênio no SIAFI e instauração do processo de tomada de contas especiais (TCE). A cooperativa chegou a solicitar o desmembramento do débito em 24 parcelas. “Apesar de a proposta ter sido aceita pelo Ministério, não houve o recolhimento do valor devido em virtude da inércia, representada pela presidente Aurenísia Celestino Figueiredo Brandão, da convenente. Por conseguinte, em 27.03.12, a TCE foi instaurada”, explica ação.

Segundo o relatório de instrução do Tribunal de Contas da União, apurou-se como prejuízo o valor de R$ 216.290,00, atualizado monetariamente em R$ 319.325,43. Para o procurador da república Fernando Rocha, que assina as ações, a conduta de Aurenísia Brandão deixou de cumprir com os princípios constitucionais norteadores da administração pública, quais sejam: moralidade administrativa e eficiência. “A conduta da aferida transcende a violação aos princípios da moralidade administrativa e da eficiência, porquanto a sua conduta gerou efeitos diversos, especialmente o dano ao erário e o enriquecimento ilícito”, conclui.

Se for condenada, a denunciada pode ter que ressarcir integralmente o dano, além de ter os direitos políticos suspenso, pagamento multa e ainda pena de detenção de três meses a um ano. A ação Penal nº 0004075-04.2015.4.05.8400 tramita perante a 2ª Vara da Justiça Federal. Já a Ação de Improbidade Administrativa nº 0808132-32.2015.4.05.8400 foi distribuída para a 4ª Vara.

[segurança] Capitão Carvalho deixará a 3ª CIA de Polícia Militar de Apodi

Jair Gomes e Capitão Carvalho
Após 1 ano e 10 meses a frente da 2ª Companhia de Polícia Militar de Apodi, o Capitão Carvalho irá deixar o cargo.

O Capitão Carvalho assumi a função da companhia, responsável pelos municípios de Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Itaú, pela terceira vez, em fevereiro de 2014.

Neste último período que esteve no comando, Carvalho realizou dois projetos importantes para melhoria do sistema de segurança em Apodi. O primeiro está relacionado a criação do Núcleo de Trânsito de Apodi, onde possibilitou que a condução de infratores pudesse ser coibida com as rondas e blits na região e o segundo diz respeito a criação do Sistema de Monitoramento por Câmeras na cidade, fato este que provocou a redução no número de furtos no município.

O motivo pelo qual Carvalho está deixando a Companhia de Polícia de Apodi é porque o mesmo irá assumir o cargo de sub comandante do 2° Batalhão de Polícia de Mossoró. O que lhe garante mais responsabilidade e autoridade.

Em seu lugar estará um PM que será revelado na próxima segunda-feira, na sua despedida.

Apesar deste período de quase dois anos, Carvalho nunca recebeu a visita do chefe do poder executivo de Apodi, nem quando o mesmo foi convidado.

Para conhecer mais ações realizadas pelo Capitão Carvalho é só clicar AQUI.

[polícia] Mulher de Guamaré é presa após tentar entrar com droga na vagina no CDP de Macau

Na tarde de hoje, 27 de novembro, por volta das 14:30 horas foi presa no CDP de Macau a pessoa de Raiane Carolina Nicácio quando tentava entrar naquela unidade com uma certa quantidade de droga e um aparelho celular.

Segundo informações da polícia, Raiane transportava a droga para o CDP dentro da vagina Invólucro em preservativos, aproximadamente 30 gramas de maconha e um celular de marca Samsung, o material foi descoberto após a revista intima.

A mesma foi autuada em flagrante de delito pelo delegado Delmontie Falcão.

A revista foi feita pela diretora do CDP de Macau Maria das Graças Viana que encontrou a referida droga, a qual lhe deu voz de prisão e apresentou à autoridade policial.

Raiane Carolina Nicácio 19 anos de idade solteira Residente na rua Francisco Denilson, centro de Guamare/RN, a polícia informou ainda que Raiane levava a droga para o seu companheiro Adriano Santos da Silva. Raiane agora ficara a disposição da justiça.
Fonte: Focoelho

[política] Passagem do governador por Apodi tenta fortalecer o PSD com o PCdoB

O evento realizado pelo vice-prefeito José Maria em Apodi, com a passagem do governador Robinson Faria, tem o objetivo de fortalecer a aliança entre o PSD e o PCdoB a nível municipal.

O fato é que o PSD vinha saído de sena nas últimas semanas, dando brechas para que o PTdoB, do empresário Gilvan Alves, tomasse a liderança e pudesse ser o candidato a vice juntamente com o atual prefeito Flaviano Monteiro. Saída essa que, embora não pareça, ainda não fora descartada.

No encontro, Zé Maria anunciou que o PSD tem em torno de 200 filiados no município e está com 7 pré candidatos a vereadores.

[política] Em Apodi, Robinson disse que recebeu o Estado quebrado

Durante passagem por Apodi, Robinson também disse que recebeu o Estado quebrado. "Nós estamos em crise. Eu recebi o Estado com uma dívida de mais de 1 bilhão de reais", relatou ele.

Robinson só esqueceu de dizer que fez parte da gestão da ex-governadora Rosalba, a qual o antecedeu e o apoio na campanha para este pleito.

[política] Governador participa do 1° encontro do PSD em Apodi após eleito

Havia um ano que o governador Robinson Faria não colocava os pés em Apodi. Mas hoje (27) esteve participando de um almoço com o vice prefeito e presidente do PSD no município, José Maria.

Acompanhado por sua comitiva, Robinson esteve na casa de Zé Maria onde o mesmo anunciou que está buscando crescer o partido e buscando novas lideranças.

No encontro Zé falou do trabalho que vem realizando e os novos pré-candidatos a vereadores para o pleito do próximo ano.

Além do vice, o atual prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB), também esteve presente e recebeu o convite do próprio governador para se filiar ao PSD.

No evento o governador também disse que está trabalhando muito. "Chego a trabalhar até 20 horas por dia", disse Robinson.

De Apodi Robinson foi a Baraúnas e posteiormente Mossoró, onde encerra a agenda administrativa do dia.

[humor] O PT pode perder próximas eleições por WO

É tanto preso...

[segurança] Agentes encontram túnel em cadeia na cidade de Pau dos Ferros; veja vídeo

Os agentes penitenciários encontraram um túnel, no Complexo Penal de Pau dos Ferros, na manhã desta sexta-feira (27). O buraco estava sendo feito ao lado do sanitário da cela 14 da unidade prisional.

Ainda durante a descoberta do túnel, os agentes encontraram vários sacos de areia que foi retirada das escavações. A cadeia de Pau dos Ferros tem atualmente 156 presos.

De acordo com a Coape, ainda nesta sexta-feira o túnel será fechado.

Veja o vídeo:
Fonte: Portal BO

[justiça] Justiça nega liberdade ao ex-governador Fernando Freire

Por não reconhecer nenhuma ilegalidade na prisão cautelar do ex-governador Fernando Freire, a desembargadora Zeneide Bezerra negou o pedido de Habeas Corpus feito pela defesa dele. Com a decisão liminar da magistrada, foi rejeitado o pedido para que Fernando Freire tivesse revogada sua prisão preventiva e, consequentemente, fosse expedido o alvará de soltura. Os autos serão remetidos à Procuradoria Geral de Justiça.
Fonte: TN

[política] Robinson Faria visita Apodi depois de 11 meses a frente do Governo

O Governador do estado, Robson Faria (PSD) já está em solo apodiense, depois de 11 meses que assumiu o governo estadual o chefe do executivo faz sua primeira visita a cidade localizada na região oeste do estado. 

O motivo da visita é para a  entrega de 150 títulos de terra para agricultores familiares do município de Apodi e de escrituras públicas de propriedades rurais adquiridas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) para famílias de Umarizal e Campo Grande.

Logo após Robinson Faria estará participando do 1º Encontro do Partido Social Democrático – PSD em Apodi, partido na qual é Presidido em âmbito municipal pelo Vice-Prefeito Zé Maria.  

[segurança] Comandante da CPI visita Companhia de Polícia de Apodi

Na manhã de hoje (27) o coronel Arcanjo, responsável pelo Comando do Policiamento do Interior, juntamente com o tenente coronel Humberto, responsável pelo comando do 2° batalhão de polícia militar e o 1° tenente Júlio Batista, sub comandante da 3° companhia do 7° batalhão, estiveram visitando a cia de Apodi.

Na recepção o capitão Carvalho mostrou o serviço prestado na região e o sistema de monitoramento por câmeras.

O encontro teve como marco o conhecimento do crescimento da companhia em meio ao trabalho apresentado pelo Capitão Carvalho na Região Oeste.

[polícia] Popular é morto com vários tiros na cidade de Areia Branca

Um homem identificado até o momento como Luiz Carlos de aproximadamente 33 anos de idade, foi morto com vários disparos de arma de fogo,na cidade de Areia Branca,no litoral Oeste Potiguar. 

Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 23h30min desta quinta feira 26 de novembro, no conjunto do IPE e segundo informações a vítima foi alvejada com cerca de sete tiros e morreu no local. 

Ainda de acordo com as informações, Luiz Carlos tinha acabado de fechar o portão de sua casa, quando dois suspeitos chegaram arrombaram a porta, invadiram a casa e o executaram. 

Uma ambulância do Samu ainda foi ao local,mas somente para constatação do óbito. A Polícia Militar isolou o local do crime até a chegada da equipe do ITEP, que após a perícia removeu o corpo para a sede do órgão em Mossoró. 

Após os procedimentos de necropsia, o corpo de Luiz Carlos,será liberado para sepultamento. O caso vai ser investigado pela Polícia Civil de Areia Branca, que ainda não tem informações sobre a motivação e a autoria do crime.
Fonte: Fim da Linha

[cotidiano] Litoral potiguar pode ganhar área de nudismo

Segundo contam lá pela capital, há um movimento que defende a criação de uma praia de nudismo, mais precisamente no litoral sul. Há até um local provável: nas proximidades da Barreira do Inferno.

No vizinho estado da Paraíba existe Tambaba foi a primeira praia oficializada como naturista do Nordeste.

[justiça] Mexer no celular do parceiro pode dar até dois anos e meio de cadeia

A situação é muitíssimo familiar e, inclusive, atire a primeira pedra quem nunca pegou o celular do parceiro para dar aquela fuçada de leve. O fato é que, além do risco de realmente encontrar alguma coisa, o ato agora pode dar cadeia – pelo menos na Espanha.

Antonio Miralles Amorós, titular do tribunal penal número 4 de Girona, na Espanha, usou para condenar a dois anos e meio de prisão e multa de seis euros diários durante 19 meses um vizinho de Puigcerdà, Antonio J. S., como “autor do crime de descoberta e revelação de segredos com o agravante de parentesco”. A sentença, datada de 28 de julho passado, penaliza a espionagem do celular de uma mulher por parte de seu marido para recolher provas de uma relação extraconjugal e incluí-las no processo civil de divórcio dos dois. É a primeira vez que um ato desse tipo leva à prisão – se os recursos não forem aceitos – de um condenado por apropriar-se de arquivos da esposa, e usa como agravante o parentesco.
Fonte: Amo Direito

[esporte] Manchester City vai oferecer salário semanal de R$ 4,5 milhões a Messi, diz jornal inglês

O Manchester City ainda não desistiu de tirar Lionel Messi do Barcelona. A equipe inglesa vai oferecer um salário de 800 mil libras semanais (cerca de R$ 4,5 milhões) para o craque acertar com o clube, de acordo com a edição do jornal inglês “The Sun” desta sexta-feira. Ainda segundo o tabloide, representantes do camisa 10 se reuniram para discutir com a diretoria do City para um acordo que pode girar em torno de 40 milhões de libras (cerca de R$ 225 milhões) por ano.

Messi receberia 32 milhões de libras (cerca de R$ 180,4 milhões) para jogar e o restante seria pago em direitos de imagem e bônus. Conforme o “The Sun”, o craque estaria cansado de viver na Espanha após 11 anos. Ele ainda tem contrato com o Barcelona até 2018 e recebe 500 mil libras semanais (cerca de R$ 2,82 milhões) na equipe espanhola. A multa rescisória de Messi está avaliada em 250 milhões de euros (R$ 992,5 milhões). O City deve oferecer 170 milhões de euros (cerca R$ 674 milhões) para tirá-lo do Barça.
Fonte: Extra

[cotidiano] Ganhador de prêmio recorde da Mega saca R$ 205 milhões no DF

O brasiliense que levou a bolada de R$ 205 milhões no último sorteio da Mega-Sena retirou o dinheiro nesta quinta-feira (26), menos de 24 horas após o resultado. A aposta, única e simples, foi feita em uma lotérica da QI 25 do Lago Sul, área nobre da cidade. A Caixa não quis informar onde foi feito o saque e o horário.

As duas funcionárias do caixa preferencial onde foi comprado o bilhete premiado, Ana Paula Guerreiro e Adelzi Campos, brincaram pedindo "presente" ao ganhador. "Que ele não queira aparecer agora a gente até entende. Se ele quiser o número da conta [bancária], entra em contato com a gente que a gente dá. Na boa, sem problemas", brincou Ana Paula. "A conta lá está zerada, vai fazer uma diferença muito grande."

O ganhador tem muito a comemorar: se investida no Tesouro Direto, mesmo quando o vencedor estivesse dormindo, a quantia renderia R$ 2,7 mil por hora em juros. Ao final de um ano, o lucro do novo milionário chegaria a R$ 24,6 milhões.

[cotidiano] Viatura colide em Kombi e uma pessoa morre na zona Norte de Natal

Um acidente grave foi registrado na noite desta quinta-feira na Avenida Maranguape, na zona Norte de Natal envolvendo uma viatura da Polícia Militar.

Segundo informações da Policia Militar, abertura 435 que realizar o acompanhamento de dois homens em uma motocicleta colidiu com a Kombi da Rede Mais e no acidente uma mulher teve o braço decepado e uma outra pessoa morreu no local.

Os policiais tiveram diversos ferimentos também foram socorridos para os hospitais da cidade, e os estados de saúde dos policiais e das outras vítimas ainda é desconhecido.
Fonte: 190RN

[política] Veja algumas situações que podem ocorrer com o senador Delcídio Amaral

O senador Delcídio Amaral (PT-MS) foi preso nesta quarta-feira (26) pela Polícia Federal, em Brasília. Segundo investigadores, a prisão ocorreu porque o parlamentar estava atrapalhando apurações da Operação Lava Jato. A prova da ação de Delcídio é a gravação de uma reunião feita pelo filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, Bernardo Cerveró, que mostra a tentativa do senador de interferir nas apurações.

Também foram presos pela PF, na manhã de quarta-feira, o banqueiro André Esteves, do banco BTG Pactual e o chefe de gabiente de Delcídio, Diogo Ferreira. As prisões foram um pedido da Procuradoria Geral da República e autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Veja perguntas e respostas sobre a situação do senador Delcídio Amaral:

Qual o próximo passo no caso de Delcídio do Amaral?
A Procuradoria Geral da República tem até segunda-feira (30), cinco dias após a prisão, para apresentar a denúncia contra o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) ao Supremo Tribunal Fedreal (STF), única instância apta a processá-lo e julgá-lo.

Do que ele poderá ser acusado?
O pedido de prisão de Delcídio aponta indícios do crime de embaraçar investigação que envolva organização criminosa, que tem pena de 3 a 8 anos de prisão. A pena porém, pode ser aumentada de 1/6 a 2/3 porque ele teria usado o cargo de senador para ajudar a organização a praticar os crimes.
Gravação de reunião da qual Delcídio participou indica que o senador ofereceu ajuda financeira à família do ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró para que ele não fechasse acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal. A gravação tamém mostra que o parlamentar sugeriu rota de fuga ao dirigente da estatal, que está preso, passando pelo Paraguai e chegando à Espanha.

Em depoimento a procuradores da República em 19 de novembro, o filho do ex-dirigente da estatal, Bernardo Cerveró, informou ter recebido a oferta do senador para receber R$ 50 mil mensais.

Ele poderá ser solto? Quando?
A prisão preventiva não tem prazo certo para acabar, mas pode ser revogada quando o STF entender que não há certeza de que ele continuará cometendo o crime ou de que poderá atrapalhar as investigações.

Quando apresentar a denúncia contra Delcídio Amaral, não é necessário que a PGR apresente um novo pedido de prisão preventiva. O órgão, no entanto, poderá reforçar argumentos que mostrem a eventual necessidade de mantê-lo encarcerado.

O que pode tirá-lo da prisão?
No caso em questão, a defesa pode alegar, por exemplo, que, como a delação premiada de Nestor Cerveró já foi fechada com o Ministério Público, ele não poderia mais interferir em seu conteúdo. A estratégia efetiva da defesa, porém, ainda não foi divulgada pelos advogados.

Por outro lado, a PGR afirma que, na condição de parlamentar, ele deixou transparecer na própria conversa com o filho de Nestor Cerveró, Bernardo, que “explorará o prestígio do cargo” para exercer influência sobre autoridades da República, como ministros do STF.

Como a defesa pode recorrer?
Para pedir a revogação da prisão, a defesa pode apresentar um recurso contra a decisão da Segunda Turma do STF. A tendência é que recurso seja julgado no mesmo colegiado, se a defesa provar que houve omissão, obscuridade ou contrariedade na sentença. Caso a defesa encontre uma decisão oposta, num caso semelhante, na Primeira Turma, há possibilidade de levar a decisão ao plenário da Corte, formado por 11 ministros.

Ele continuará recebendo salário?
Ao ser preso, o senador entrou em licença automaticamente. Ele continua tendo direito ao salário de R$ 33,7 mil. Após 120 dias de licença, caso Delcídio continue preso, o Senado chamará o suplente do senador para assumir o cargo. A Secretaria-Geral da Mesa disse que não sabe informar se Delcídio mantém o direito ao salário depois que o suplente assumir. Segundo o Senado, devido ao ineditismo do caso, ainda há dúvidas sobre os procedimentos.

Fontes: Supremo Tribunal Federal, Procuradoria Geral da República e Senado Federal