logo

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

[economia] Petrobras discute hoje corte de 30% no quadro de funcionários da empresa

O conselho de administração da Petrobras se reúne hoje para discutir uma pauta delicada: cortes de cargos e reestruturação para enfrentar uma crise que mistura os problemas produzidos pela própria incompetência e roubalheira produzidas internamente com os abacaxis decorrentes da queda violenta dos preços do petróleo no mercado internacional.

A reunião já estava marcada há um mês e nada tem a ver com mais um desastre ocorrido no valor de mercado da estatal, com a queda de ontem de suas ações na Bovespa.

Um corte de 30% na folha salarial é o percentual com o qual se trabalhará na reunião de hoje, de acordo com a proposta levada pela diretoria ao conselho.

Hoje, a Petrobras tem cerca de 70 000 funcionários e outros 200.000 trabalhadores terceirizados (desse total, 40.000 em áreas administrativas). Esse contingente custa, por ano, cerca de R$ 21 bilhões.

Entre os itens da reestruturação, está a fusão das diretorias de Gás e Energia e de Abastecimento.
A Controladoria, que hoje se espalha por algumas diretorias, poderá ficar toda concentrada na diretoria financeira — este é o modelo, aliás, preferido por Ivan Monteiro, diretor financeiro da Petrobras e braço-direito de Aldemir Bendine.

A área de responsabilidade social é uma das raras que ficariam fora dos cortes, pela proposta a ser discutida hoje.

Fonte: Lauro Jardim

publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário