logo

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

[cotidiano] Pesquisa indica que menos municípios apoiarão o carnaval de 2016

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostrou uma redução no número de municípios que pretendem dar algum apoio às festas de carnaval. O estudo indica que, até o ano passado, 56% dos municípios tinham costume de apoiar o carnaval. De acordo com os dados, esse percentual caiu para 31,6% em 2016.

Segundo a pesquisa, 64,9% das prefeituras não investirão no carnaval deste ano. A justificativa da maioria é a falta de recursos para aplicar na festa. Outros prefeitos alegam que utilizarão o dinheiro em outras áreas, como saúde, educação e infraestrutura.

“Com o cenário da economia brasileira de incerteza ao longo do ano [...] há uma apreensão generalizada dos agentes econômicos. Tudo isso justifica a queda na atividade econômica, bem como na arrecadação de tributos e constante cautela dos gestores públicos na hora de gerar despesa aos seus municípios. Diante desse cenário, muitos governos locais retiraram o apoio ao carnaval deste ano”, informou a pesquisa. 

Ainda segundo o estudo, 43,7% dos municípios já tinham o hábito de não apoiar o carnaval em anos anteriores. Grande parte deles tem uma população pequena, de até 50 mil habitantes. Para a CNM, a explicação está na dependência “quase total” que os pequenos municípios têm do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A pesquisa ouviu 2.903 municípios (52,1% do total de municípios do país) de todas as regiões entre 19 e 28 de janeiro. Os que confirmaram apoio ao carnaval explicaram que podem participar cedendo infraestrutura, segurança ou injetando verba na festa.
O apoio financeiro será feito por 68% desses municípios. O gasto médio será de R$ 129 mil, correspondente a 81% do valor investido em 2015. “Ainda assim, existem municípios que apostam no carnaval para aumentar o turismo na região e, por isso, contribuirão com os festejos do carnaval deste ano”, concluiu o estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário