logo

sábado, 13 de fevereiro de 2016

[saúde] Cor do xixi mostra como está a saúde o seu corpo

É bom reparar como está a cor do seu xixi. Ela pode falar muito sobre a sua saúde.

Fique atento: algumas alterações podem ser vistas a olho nu.

O nefrologista Carlos Augusto Azevedo Bornancin, explica que a urina humana costuma ser amarelada, mas pode ter variações de tons.

“A cor habitual é amarela, mas o tom pode variar do amarelo claro até mais alaranjada dependendo da quantidade de líquido ingerida”, cita.

Alimentos como cenoura, beterraba, amora e remédios, ricos em vitamina B, também podem modificar a cor do xixi, além de suplementos vitamínicos e medicamentos com corantes.

Significados de cor da urina

Clara: é um bom sinal e indica que o corpo está hidratado
Amarela intensa: significa um baixo consumo de água e que os rins estão com trabalho extra. Hidrate-se.
Amarelo escuro: o tom próximo ao marrom pode indicar um problema no fígado. Beba muita água e, se persistir, procure um especialista.
Marrom: indica que há um problema renal. Trata-se de uma inflamação na urina e é possível identificar pequenos vestígios de sangue. Fique atento e procure um especialista.
Laranja: o tom alaranjado está relacionado com o excesso de vitamina C no corpo. Reduza o consumo – sem parar de consumir – de frutas e legumes com a vitamina durante cinco dias.
Azul: geralmente ocasionada pelo excesso de cálcio ou infecção bacteriana. Costuma acontecer em pessoas com suplementação vitamínica. É hora de procurar um médico.
Vermelha: pode ser algo grave ou apenas o consumo em excesso de frutas vermelhas, amora ou beterraba. Caso não seja o caso, ou se repita ao longo de vários dias, procure imediatamente um médico.
Roxa: muita rara. Indica porfiria (doença genética).
Fonte: Só Notícia Boa

Nenhum comentário:

Postar um comentário