logo

quinta-feira, 14 de abril de 2016

[política] Não sabe o que roulou na Câmara hoje? Veja aqui a confusão!

A Câmara Municipal de Apodi continua a passar por constantes modificações e hoje não foi diferente, isso devido aos embates enaltecidos entre os parlamentares que defendem os seus grupos políticos.

Entenda o Caso!
Após o blá blá blá dos parlamentares, fato este transmitido durante toda a sessão pelo rádio, foi a vez da votação dos projetos, requerimentos e vetos, estes já não transmitido pelo rádio. Os requerimentos foi moleza, os projetos também não foi difícil, mais os vetos deu nó...

Votação dos projetos
Para a votação não houve muita discussão, isso inclui a realização de audiência pública, para discutir o plano de mobilidade humana do município e o credito adicional até o limite de R$ 25 mil reais, já o credito especial até o limite de R$ 401 mil reais para secretaria de saúde, que também foi aprovado, foi ressalvado por alguns vereadores da oposição. "Nós estamos votando porque o executivo e as pessoas que precisam dos remédios estão nos pedindo, mas o projeto está sendo aprovado sem a explicação do governo a que se refere. Ao nosso ver é para contratar cargos comissionados", disse um deles.

Votação dos vetos (quando o prefeito não aprova a lei vinda da câmara e a câmara vota para saber se aprova ou não o veto do prefeito).
Para a votação dos vetos, o primeiro se referindo a exigência da não contratação de serviços sem licitação, impossibilitando que o poder execultivo e legislativo contratem serviços (aluguel de prédio ou carro, compra de produtos do tipo água) de parentes ligados a pessoas da administração e o segundo se referindo a emenda do legislativo com relação ao projeto de prevenção do mosquito Aedes Aegpty (que tinha como referência a aplicação de multa e perca de função do prefeito e secretário caso o serviço não seja apresentado com eficiência), foram turbulentos.

O primeiro foi aprovado com uma votação de 7 x 5. Já o segundo saiu de 6 x 6 o que, segundo o advogado da câmara, da como ganho o veto do prefeito.

Traidor
Laete, Ângelo, Nilson e Junior Souza ainda tentaram reaver a situação, interrogando o setor jurídico quando a votação dos 6 x 6, visto o empate favorecer o prefeito. "Eu volto a dizer, entre nós existe um traidor", enfatizou o vereador Laete (PTN).

O que muda
Com a derrubada do veto do prefeito em relação ao primeiro projeto, "projeto do nepotismo", o prefeito irá fazer algumas modificações no setor administrativo, a isto inclui os imóveis que estão alugado ao poder público e que estão no nome de pessoas ligadas ao poder execultivo e legislativo. Segundo o parlamentar, que é autor do projeto, Ângelo Suassuna (SD), o valor pago com alugueis de imóveis em Apodi soma quase meio milhão de reais por ano.

Posição dos vereadores do PCdoB
Os vereadores do PCdoB, Genivan e Chico, defenderam com unhas e dentes que o projeto do "nepotismo" não fosse aprovado. Até parece que os vereadores tem alguma coisa contra o projeto de moralização dos serviços públicos. Com a palavra Chico de Marinete e Genivan Verela...

12 vereadores
Em meio a polêmica, Laete disse que vai entrar na justiça para que o próximo vereador assuma a cadeira na Câmara, pois com o número de apenas 12 vereadores leva a prejudicar a oposição quando a votação de vetos, já que o número é par e o empate favorece ao prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário