logo

quinta-feira, 19 de maio de 2016

[cotidiano] Pasta de dente preta, acredite, promete clarear seus dentes

egerg
A ideia de trocar uma pasta de dente branca por um creme dental preto pode parecer estranha. E, de certa forma, é. Além de não fazer espuma, quando aplicada deixa os dentes borrados com uma macha escura — o que acaba causando desconforto para quem expressa um sorriso enquanto faz a escovação diante do espelho. A luta para desmistificar esta imagem se sustenta em promessas como clarear os dentes (se associada a um tratamento), não danificar o esmalte e auxiliar na prevenção de cáries. Os argumentos são defendidos por representantes de marcas como a suíça Curaprox e a irlandesa Beverly Hills Formula, que têm entre os lançamentos recentes por aqui os cremes dentais com carbono ativado.

— O fato de ser preto é consequência da formulação. É algo diferente, curioso, exótico. O creme dental Black is White tem como proposta a manutenção do tratamento clareador realizado por um dentista. Não deve ser usado sem orientação — sugere Hugo Lewgoy, dentista e doutor pela USP, responsável pela Curaprox no Brasil.

O fabricante explica também que a pasta de dente tem partículas que filtram impurezas que amarelam os dentes e combatem as placas. Seu uso, ele diz, pode ser substituído pelo creme convencional e repetido em todas as escovações.

Integrante da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, a dentista Rosane Costa ressalta que o creme não é exterminador de manchas.

Há uma polêmica entre especialistas sobre o fato de o carbono ativado causar o desgaste do esmalte dos dentes. A dentista Luana Dutra, integrante do Conselho Regional de Odontologia, tem um pé atrás com o produto.

— A promessa de clarear os dentes é tentadora, mas deve-se ter cautela. Mesmo que em concentrações pequenas, o creme dental preto não é o ideal, pois promove o desgaste do esmalte dentário — pondera Luana.

O modismo de fabricar os próprios cosméticos fez com que alguns adeptos preparassem a própria pasta de dente com carvão em pó. Lewgoy, da Curaprox, repudia a prática.

— A legislação brasileira é rigorosa. O Black is White é testado e aprovado em laboratório. O carvão mineral é diferente do carbono ativado, é tóxico e abrasivo. Este, sim, provoca o desgaste do esmalte do dente — alerta o representante.

Encontrar a pasta de dente preta em farmácias cariocas é uma saga. E o produto não é barato (a partir de R$ 100). Fato é que as mil primeiras unidades distribuídas pela Curaprox se esgotaram, e a marca promete reposição em breve.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário