logo

sábado, 7 de maio de 2016

[política] Jornalista caraubense analisa situação política do município

O jornalista Gilson de Souza, analisa a política do município de Caraúbas, veja:

"Hoje em Caraúbas o que mais se fala em todas as esquinas, calçadas, bares, ambientes, repartições públicas e demais é sobre política! Disso não temos dúvidas! Porém, o diferencial desta campanha são: blog’s, microblog’s, wattssap, facebook e diversas outras mídias sociais as quais a população tem acesso rápido e fácil e pode num instante incentivar a fazer um feedback sobre sua opinião ou de seu candidato.

O que vejo e ouço, é que muita gente fala que essa campanha é diferente daquela passada.

Mas vale lembrar que toda campanha é diferente de outra, seja por seu tempo, por seus personagens em fim uma série de fatores que influem e contribui para tal diferença! Desde o ano 2000 que observo, e trabalho nos bastidores da política caraubense e vejo que muitos erros já aconteceram pôr as vezes se usarmos a paixão e não o raciocínio logico.

Vi muitos candidatos que saíram na frente perderam, vi outros que nem imaginavam ser e acabaram sendo e vi outros que por decisões apaixonadas acabaram pagando um preço caro!

VAMOS AQUI A UMA BREVE ANÁLISE DE ALGUNS PONTOS QUE PROVAM O QUE ESTOU DIZENDO.

· A campanha do ano 2000, se a oposição na época tivesse se unido tinham ganhado de Aguinaldo, pois a soma dos adversário de Aguinaldo foi maior que a votação do próprio Aguinaldo mas, devido as chapas fechadas perderam e Aguinaldo saiu vitorioso!
· Vi um que em 2001 nem pensava ser candidato e por uma fatalidade do destino acabou assumindo a cadeira de prefeito!
· Em 2004 esse mesmo candidato era chapa batida e havia assumido a cadeira no lugar de Aguinaldo, perdeu para o menino que vendia pipoca na praça, Eugenio Alves!
· Em 2008 o Menino que vendia pipoca na praça teve uma boa administração, foi avaliado em mais de 70% de aprovação escolheu um vice ruim de voto “Baldo” e devido a chapa fechada perdeu!
· Em 2012 o grupo de oposição lançou Paulo e Elionaldo ambos oposição “e que até hoje pensam que são detentores dos votos” e não é bem assim! porem estavam confiante que ganhavam e perderam. Eu pergunto: onde foi o erro? A falta de cacife?

Já entrevistei vários políticos, e um deles foi Novinho Praxedes que disse: “Gilson Sou um homem de bloco de grupo e que estou aberto para conversar com quem quer que seja” ou seja ele não se fechou como a chapa Junior Alves e Paulo está fazendo e que na minha ótica pode ser ruim para a oposição!

Entrevistei Junior Gurgel disse: “Gilson todo adversário é muito forte, e tem que ser respeitado menos subestimado” ai eu pergunto não estamos subestimando alguém?!

VAMOS AQUI A UMA OUTRA ANÁLISE DO QUADRO TOTALMENTE DIFERENTE DO QUE VOCÊ IMAGINA, MAS QUE DEVE SER PENSADO.

· Temos que ter cuidado em fechar uma chapa pois assim não damos oportunidade a quem possa a vir contribuir com uma possível vitória, pois não tem ninguém eleito ainda.
· Juninho e Paulo ou Juninho e Novinho quem somaria mais nos dois termos financeiro e em votos?
· Caso aja uma insatisfação por parte de Paulo o mesmo terá condições de botar uma campanha na rua?
· Uma conversa no grupo poderia ajudar a estabilizar os descontentes... Pois assim foi feito em 2012, quando a situação engoliu Ivanildo como Vice prefeito, vale salientar que em Minha Opinião Ivanildo foi o maior político pois conseguiu viabilizar-se dentro de um grupo onde o mesmo tinha rejeição e que isso ajudou na vitória de Ademar! Decisão sensata de Ferreira.

Eu acredito que a oposição deva pensar na possibilidade de conversar e não a de subestimar a situação seja ela composta por Novinho Praxedes sem um grupo ainda definido; ou por Junior Gurgel que tem rejeição dos professores ou por Ferreira que falam que está liso. Isso não me convence e não vamos aqui usar a paixão político partidária para medir rejeição. Mas vamos usar a sensatez e números para mostrar que a matemática é uma ciência exata e se a campanha se configurar com essa projeção a oposição pode perder.

VAMOS ANALISAR ALGUMAS SUPOSTAS COMPOSIÇÕES DE CHAPAS OU BLOCO

· Junior Alves e Paulo “Chapa fechada” que até o momento está na frente!
· Novinho e um vice ainda indefinido; pois só a oposição está definida e que isto pode custar uma campanha!
· Junior Gurgel e seu vice ainda indefinido; porem sai com 1500 votos da situação, de onde? digo já: cargos comissionados, contratados da base governista e uma pequena parcelas de seus seguidores pois o mesmo não é twitter mas tem seguidores.

VAMOS DEIXAR AGORA DAS ENTRELINHA E PARTIR PARA OS FINALMENTE

Se a chapa continuar fechada e não abrirem diálogo com os demais pré-candidatos, isso pode custar uma Vitoria de campanha. Pois Ferreira não pretende perder para os Alves questão de honra!

E o que pode acontecer é o seguinte: Novinho e Junior Gurgel se unirem seja quem for na cabeça de Chapa usarem do poder de cacife da classe empresarial, para saírem vitoriosos, vamos lembrar de Junior Praxedes cunhado de Ferreira, Zé Luiz da pedreira, o próprio Ferreira que não me convence que está liso e mais manobras subjetivas que podem vir a acontecer. Diante de tais suposições fica a seu critério a opinião de avaliação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário