logo

quarta-feira, 8 de junho de 2016

[política] Hillary vence primárias na Califórnia, segundo imprensa americana

A pré-candidata Hillary Clinton venceu as prévias do Partido Democrata na Califórnia, maior colégio eleitoral dos EUA, segundo a imprensa americana. Antes do resultado da Califórnia, Hillary tinha garantido o número de delegados necessários para alcançar a indicação.

"Graças a vocês, alcançamos um marco -- a primeira vez na história de nossa nação que uma mulher será nomeada por um dos maiores partidos políticos para concorrer a presidente dos Estaddos Unidos", afirmou Hillary em um comício em Nova York.

A ex-secretária de Estado obteve 56,1% dos votos, enquanto Bernie Sanders soma 42,9%, com 90,5% das urnas apuradas na Califórnia.

Embora Hillary já tenha atingido o número necessário de delegados para assegurar a candidatura democrata na convenção de seu partido em julho na Filadélfia, a Califórnia era um prezado tesouro, já que é o estado mais populoso do país.

Obama
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou para a ex-secretária de Estado Hillary Clinton na terça-feira para parabenizá-la por conseguir o número necessário de delegados para ser a candidata presidencial democrata, informou a Casa Branca.

"Sua histórica campanha inspirou milhões e é uma extensão de sua longa luta por famílias da classe média e crianças", disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, em comunicado.

Obama também conversou com o pré-candidato democrata Bernie Sanders, senador de Vermont, e irá encontrá-lo na quinta-feira a pedido de Sanders, disse Earnest.

"O presidente agradeceu o senador Sanders por energizar milhões de norte-americanos com seu comprometimento em questões como a luta contra desigualdade econômica e influência de interesses especiais na nossa política", acrescentou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário