logo

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

[cotidiano] Vírus que causou problemas na Europa chega ao Brasil; Proteja-se!

awetwa
O uso de ransomwares está cada vez mais na moda no mundo dos cibercriminosos. Prova disso é que o temido Crypt888, vírus que causou bastante problema na Europa, principalmente na Itália e na República Tcheca, já chegou ao Brasil e está deixando muita gente preocupada.

Como de praxe, o arquivo malicioso infecta o computador da vítima criptografando todo o conteúdo gravado no HD. Para liberar o acesso aos dados, o criminoso cobra uma espécie de “resgate” que, no caso desse golpe em específico, custa R$ 2 mil.

Tudo é pago por bitcoin, moeda criptografada que não é facilmente rastreável. Se você não sabe como fazer isso, não tem problema. Os próprios invasores explicam passo a passo como comprar o dinheiro virtual e transferi-lo para a carteira virtual indicada.

A peculiaridade desse golpe em relação aos outros é que ele traz o aviso de que o computador foi infectado e as instruções de pagamento em português. Um indício de que hackers brasileiros mal-intencionados tenham copiado o esquema dos criminosos estrangeiros.

Como se proteger

Se você já foi infectado, é bastante provável que não haja muita coisa a ser feita, já que descriptografar um arquivo por conta própria não é a tarefa mais simples. O pagamento aos hackers também pode não adiantar em nada, já que eles poderiam praticar extorsão e pedir ainda mais dinheiro após o primeiro depósito.

Contudo, se você está apenas preocupado em não ser invadido, boas dicas são evitar clicar em links suspeitos enviados nas redes sociais e e-mails e baixar arquivos de sites desconhecidos. Manter os programas de proteção do computador atualizados também é essencial.
Fonte: Olhar Digital



Nenhum comentário:

Postar um comentário