logo

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

[justiça] Lava Jato: desembargadores absolvem dois condenados por Moro

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região absolveu, nesta quarta, de todos os crimes dois executivos da cúpula da empreiteira OAS que haviam sido sentenciados pelo juiz Sérgio Moro, em agosto de 2015. A decisão pela absolvição foi tomada por dois votos a um e conclui o julgamento interrompido graças a um pedido de vista em junho na 8ª Turma, responsável por analisar os recursos da Lava Jato em segunda instância.

O ex-diretor financeiro da empresa Mateus Coutinho de Sá Oliveira havia pego 11 anos de reclusão, enquanto o executivo Fernando Augusto Stremel Andrade havia sido condenado a quatro anos em regime aberto, quando o condenado fica em casa e pode sair para trabalhar.

Os executivos ficaram presos preventivamente pela Operação Juízo Final, 7ª fase da Lava Jato, deflagrada em 14 de novembro de 2014. Eles ficaram detidos por mais de cinco meses e, por ordem do STF, outros três meses monitorados por tornozeleira eletrônica. A OAS foi a segunda empreiteira na mira da Lava Jato a ter sua cúpula condenada pelo juiz Sérgio Moro, em Curitiba. Eles foram sentenciados em 5 de agosto do ano passado pelos crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

A Lava Jato apurou que a OAS fez parte do cartel de empreiteiras que se apossou de contratos bilionários na Petrobras, entre 2004 e 2014. Moro apontou em sua sentença “quadro sistêmico de crimes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário