logo

sábado, 12 de março de 2016

[polícia] Professora é presa suspeita de permitir sexo e drogas entre menores, na Paraíba

Uma professora de 52 anos de idade e que leciona em uma escola pública do município do Conde, na Grande João Pessoa, foi presa, no início da tarde desta sexta-feira (11), suspeita de permitir que crianças e adolescentes, entre os 12 e 17 anos, praticassem atos sexuais na casa dela, além de promover o consumo de drogas entre eles. Segundo a polícia, as práticas sexuais eram incentivadas pela professora e aconteciam com alunos da escola onde ela trabalhava. A alegação da suspeita é de que os atos faziam parte do trabalho de uma ONG que ela gerenciava.

De acordo com o delegado Luiz Eduardo, da Polícia Civil no Conde, a professora foi presa a partir de um mandato de prisão, além de busca e apreensão de objetos da casa dela.

A ação da polícia aconteceu no fim da manhã desta sexta-feira e encontrou diversos preservativos usados espalhados em cômodos da casa da professora, além de materiais que eram utilizados pela professora para ensinar as crianças e adolescente a colocarem os preservativos.

Ainda segundo o delegado, além dos materiais apreendidos, depoimentos das crianças e dos adolescentes confirmam a prática sexual na casa da professora. Porém, ficou constatado que a professora incentivava o ato, mas não participava deles.

“Na investigação não encontramos provas, tanto em depoimentos como na casa, de que a professora participava ativamente da prática sexual. O que temos de concreto é que ela incentivava os jovens. Também temos relatos de meninas que afirmaram ter perdido a virgindade durante ato sexual na casa da professora”, concluiu o delegado.

A professora foi encaminhada para um presídio feminino de João Pessoa, onde deve ficar em uma cela especial, já que possui curso superior.
Fonte: Portal Correio 

[polícia] PM recupera motocicleta roubada durante perseguição em Caraúbas

Policiais da 3ª Companhia de polícia Militar de Caraúbas recuperaram uma motocicleta com registro de furto na noite desta sexta-feira (11), após perseguição a dois elementos.

Uma viatura da Policia Militar, sob o comando do Sgt. Alves, Cb. Brito e Cb. Tyronne, se deparou com uma motocicleta Honda/CG 150 FAN ESI, modelo 2013, de cor preta, placa OKB 6825 – Mossoró, com dois ocupantes trafegando em alta velocidade na RN 117, na zona urbana de Caraúbas. 

Ao avistar os policiais, o piloto fugiu, junto com seu comparsa. Nas mediações do Posto de Mizim, o piloto perdeu o controle, e os dois fugiram pulando muros e telhados de algumas residências foram efetuados alguns tiros, mas, os elementos conseguiram se evadisse do local, deixando para traz moto que foi levada para a Companhia de Polícia Militar.
Fonte: Icém Caraúbas

[saúde] 9 sinais de câncer na próstata que nenhum homem deve ignorar

O câncer de próstata é, entre os homens, o segundo tumor que mais causa mortes no Brasil.

Por isso é de grande importância identificar de forma precoce o câncer, pois teremos mais chances de lutar contra o tumor.

Os primeiros sinais do câncer de próstata podem passar despercebidos, e muitos dos sintomas acabam sendo confundidos com outras doenças.

Conheça nove sinais da presença do câncer de próstata:

1. Dificuldade de urinar

Este sintoma é facilmente confundido com infecção urinária. O homem que tem câncer de próstata pode sentir desconforto, coceira, além de demorar a conseguir urinar.

2. Aumento da frequência urinária

Há um grande aumento na vontade de urinar, principalmente à noite. Este sintoma pode ser confundido com o diabetes, cuidado!

3. Dores na região lombar

É muito comum sentir dores na região inferior das costas. Muitas vezes, essas dores são  associadas a dores musculares e acabamos não dando a importância devida. Faça um exame médico caso as dores na região lombar se estendam até as coxas e quadris.

4. Dores na uretra

Há dores intensas na uretra e na bexiga com sensação de queimação. A dor é parecida com aquela que sentimos quando a urina é presa.
5. Diminuição da força da urina

Há uma grande dificuldade em conseguir terminar de urinar. Este sintoma também é confundido com a infecção urinária.

6. Dores nas costas enquanto se faz xixi

Este é um sintoma bem comum e a dor é intensa.

7. Sangue nos fluidos

Devido à presença de sangue, é notável a mudança de cor da urina, da pré-ejaculação e do sêmen.

8. Dificuldades durante o sexo

O câncer de próstata provoca dores intensas na hora da ejaculação e grande dificuldade de ereção.

9. Dores nos ossos

Devido à presença de células malignas no organismo, ocorrem inflamações pelo corpo que provocam dores intensas nos ossos e nas articulações. Sentir dores nas coxas, costas e pelve é muito comum e é bastante confundida com a dor no nervo ciático.

ATENÇÃO!

Recomendamos que você procure um médico urgente caso sinta algum dos sintomas acima.

Pode não ser nada.

Porém é muito importante investigar.
Fonte: Cura pela Natureza

[educação] Homologado concurso para professor do Rio Grande do Norte

Com a homologação do Concurso realizado pela SEARH/ SEEC – RN, através do Edital nº 001/2015, no Diário Oficial de n° 13.635 de 08 de março de 2016, mais uma vez constata-se a eficiência e eficácia do APROVAPODI, enquanto Curso Preparatório para concursos.

Dos 170 alunos matriculados no Curso Preparatório para o referido concurso, os resultados foram surpreendentes, no que se refere aos resultados obtidos através das aulas ministradas pelos professores Francisco Edson (Português) e Mônica Freitas (Conhecimentos Didáticos e Pedagógicos); e dos aulões eventuais ministrados pelos professores Carlos Lima (Português) e Maria Carmem (Conhecimentos Didáticos e Pedagógicos). 
Considerando a distribuição de vagas por DIREC, o APROVAPODI, conseguiu a aprovação de 20 candidatos dentro das vagas, uma margem de aproximadamente 12% dos matriculados obtiveram este resultado.

Considerando o item 5.3.1, em que os candidatos classificados em seis vezes o número de vagas teriam os títulos avaliados, o resultado foi de 85 candidatos nesta situação classificatória, portanto, um índice de 50% de candidatos que tiveram seus títulos avaliados.

E por último, considerando 5.1.2, que considerava aprovado o candidato que obtivesse, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de aproveitamento dos pontos das provas objetivas de múltipla escolha e que tivesse acertado pelo menos um item de cada disciplina, mesmo ficando fora das vagas e da classificação para a avaliação de títulos, 46 candidatos foram aprovados nesta situação, o que estatisticamente representa 27% dos candidatos que participaram do Curso Preparatório.

E se formos contabilizar o total de aprovados de uma forma geral, incluindo os candidatos que participaram do certamente e se posicionaram dentro das vagas, os que se classificaram seis vezes este número e os aprovados com 50% de acertos sem zerar nenhuma das provas, temos o total de 131 candidatos aprovados, o que representa estatisticamente um índice de 77% de candidatos aprovados no certame.

[economia] Microempresária apodiense investe em chocolates personalizados

Época de Páscoa e lembranças de chocolates. Época também de crise e soluções no mercado. Na história, era baixíssima a quantidade de mulheres que ficavam a frente dos negócios ou sendo chefes de família. Mas, a realidade vem mudando gradativamente nos últimos anos. E, no Nordeste, o microempreendedorismo tem crescido ainda mais entre elas.

Dados fornecidos pelo SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, revelam que o microempreendedorismo com as mulheres, na área de comércio e serviço aumentou 71,5%. Caso da microempresária apodiense, Joelma Martins, com curso técnico em laboratório, recentemente, resolveu investir numa empresa de chocolates personalizados. A MIX DOÇURAS vende produtos nobres e cuidado personalizado como alguns dos diferenciais.

O novo segmento de doces está ganhando o gosto dos apodienses. Os bolos e doces são cremosos e feitos por encomenda, podendo ter qualquer tipo ‘gráfico’, desde mensagens a fotos e desenhos gravados na superfície. A tinta utilizada para desenvolver o material é 100% comestível e atóxica. Uma ótima opção para aproveitar a Páscoa sem pagar caro.

Joelma Martins hoje faz parte do novo cenário econômico do Rio Grande do Norte, onde 40% das microempresas são pertencentes a mulheres. Confira mais sobre os produtos no Facebook.

[política] Prefeito de Apodi faz mais uma promessa: Getúlio Rêgo dará expediente em Apodi de graça

O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro (PCdoB), continua fazendo promessas.

No início da tarde de hoje (12), durante a apresentação do programa 'Apodi Terra Querida', ele disse que estava terminando os detalhes finais para a inaguração da UBS de Melancias e que o deputado e médico Getúlio Rêgo, iria prestar atendimentos voluntário na unidade.

A promessa gera mais uma expectativa aos moradores, que esperam, ansiosamente, a inaguração da Unidade Básica de Saúde, marcada para o próximo dia 23 deste mês.

Eeeee, como promessa é dívida, os moradores vão cobrar!

[política] PF encontra cofre de Lula com crucifixo surrupiado do Planalto

Veja – A Polícia Federal encontrou uma sala-cofre em uma agência do Banco do Brasil, em São Paulo, que guarda bens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O acervo está guardado em 23 caixas lacradas desde janeiro de 2011 – mês em que o petista deixou a presidência.

No total, são 133 itens, incluindo joias e obras de arte que o ex-presidente recebeu de outros governantes enquanto estava no cargo. A descoberta foi comunicada pela PF ao juiz federal Sergio Moro em relatório que inclui fotos do local e de algumas peças.

Entre os itens encontrados no cofre está um crucifixo barroco. Segundo a coluna Radar, a obra esculpida por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, desapareceu do Planalto depois da mudança de Lula. O cofre localizado no Banco do Brasil da Rua Líbero Badaró foi encontrado casualmente pela PF.

Durante buscas na residência de Lula, em São Bernardo do Campo, em 4 de março, dia em que o petista foi conduzido coercitivamente pela PF para depor na Lava Jato, os agentes encontraram um documento que fazia referência ao cofre.

Ao encontrar a pista, a PF pediu a Moro autorização para estender a busca para o Banco do Brasil, e o juiz consentiu. “Foram encontradas nas caixas de papelão, de modo geral, peças decorativas, espadas, adagas, moedas, canetas e condecorações”, diz o relatório da PF, subscrito pelo delegado Ivan Ziolkowski, que ilustrou o documento com fotos de peças do acervo.

O relatório informa que “as caixas foram depositadas no dia 21 de janeiro de 2011 e foi informado que pertenciam à Presidência da República. Durante todo esse período o material não foi movimentado ou alterado. Relatou ainda que não há custo de armazenagem para o responsável pelo material”.

[política] Contas de Eduardo Cunha na Suíça continuam sob suspeita

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é suspeito de ser beneficiário de depósitos em 13 contas bancárias no exterior, principalmente na Suíça. Esta é a quantidade de contas sob investigação em inquéritos abertos no Supremo Tribunal Federal (STF).

Até agora, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou o deputado — no último dia 3 — por, supostamente, receber R$ 5 milhões em quatro contas bancárias na Suíça, dinheiro que seria propina do esquema de desvios na Petrobras.

[política] PMDB vai decidir em 30 dias se mantém apoio ao governo, diz senador

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse hoje (12), na chegada à convenção nacional do PMDB, que o partido decidiu que, em até 30 dias, o Diretório Nacional vai decidir se mantém apoio ao governo da presidenta Dilma Rousseff. Principal partido da base aliada do governo, o PMDB chega dividido à convenção entre manter o apoio ao governo ou decidir pelo afastamento.

“Vamos tirar hoje aqui um posicionamento de unidade e consistência de pensamento perante a crise que o Brasil vive. Todas as propostas de rompimento e afastamento serão recebidas e levadas em conta. Mas também estamos hoje tomando a decisão de que, em até 30 dias o Diretório Nacional vai analisar todas essas propostas e aí sim, com respaldo da unidade, tomar uma decisão que será implementada e cobrada de todos os membros do partido. Antecipar o rompimento seria quebrar o posicionamento que firmamos de não antecipar hoje aqui qualquer decisão”, disse Jucá.

Segundo o senador, "o PMDB está preparado para ajudar a reconstruir o Brasil com outras forças políticas, com outros partidos, porque, sozinho, o PMDB não pode fazer isso. Vamos estar atentos às manifestações de amanhã. Muitos peemedebistas estarão participando nos seus estados. Amanhã é um dia importante de cidadania. Não haverá mudança no Brasil sem a participação popular”, acrescentou Jucá.

[política] PMDB decide não assumir cargos no governo até decisão sobre independência

O PMDB decidiu hoje (12), em convenção nacional do partido, que nenhum peemedebista assumirá cargos no governo federal nos próximos 30 dias. Nesse período, o Diretório Nacional do PMDB vai decidir sobre a proposta de rompimento ou de manutenção do apoio ao governo da presidenta Dilma Rousseff. O cargo de ministro da Aviação Civil está vago com a saída de Eliseu Padilha, do PMDB, em dezembro. Havia uma expectativa de que o deputado federal Mauro Lopes (MG) assumisse a Secretaria de Aviação Civil nos próximos dias.

Mais cedo, o vice-presidente da República, Michel Temer, disse, durante discurso na convenção nacional, que “não é hora de dividir os brasileiros, de acirrar ânimos e levantar muros”. Segundo ele, em um momento atual de grave crise política e econômica, a hora é “de construir pontes”. O PMDB deve reconduzir Temer à presidência nacional do partido. No total, 454 delegados vão eleger os membros do Diretório Nacional, que, por sua vez, vão escolher a nova Comissão Executiva Nacional.

[política] Dr. Pinheiro reafirma acreditar no entendimento da oposição apodiense

O presidente do Solidariedade em Apodi/RN José Pinheiro Bezerra (SDD), afirmou acreditar no entendimento da oposição para que a chapa saia unida para as eleições de outubro próximo. A afirmação tem sido feita em varias entrevistas, em Rádios e Blog´s locais. Ainda de acordo com Dr. Pinheiro, muitas conversas ainda estão sendo feitas antes de bater o martelo.

“Creio no entendimento, os ventos sinalizam união, ainda está tendo muita conversa. Mas o entendimento é o melhor caminho, a oposição sai mais forte, se sair unida, acredito na união”, afirmou o ex-prefeito.

Sobre o crescimento do Solidariedade no cenário político, Pinheiro disse que o partido tem fôlego para a disputa e quer participar diretamente das disputas majoritária e proporcional. 

“O partido tem folego, está bem estruturado, bons nomes para disputa proporcional. Meu nome está à disposição, mas estamos esperando a conclusão da novela oficial. E estamos aguardando as resoluções internas”, frisou.

Fonte: Josenias Freitas

[educação] Municipalidade 'ameaça' desativar funcionamento da biblioteca de Apodi

A biblioteca municipal Walter de Brito de Guerra leva o nome de um dos mais brilhantes escritores apodiense, no entanto agoniza devido alguns fatores relatados pelos usuários, como também por pessoas que trabalham diariamente no local, e vive ainda a eminencia de fechar o funcionamento no turno noturno, onde muitos procuram a mesma para realizar suas pesquisas.

A alegação do município é que não existe demanda de alunos, mas esse fato não condiz com a realidade, pois não há mais frequência, por falta de divulgação, o local está escuro, não está com ventiladores, mesmo diante de reiterados pedidos, também já foi solicitado para que se ligue os computadores e ventiladores, mas até agora nada foi feito.

Ainda segundo informações de usuários, os alunos que estudam pela manhã e a tarde frequentam a biblioteca a noite porque no local o espaço é bom , o problema é que não tem ventilador e os computadores estão desligados, "muitos não sabem o local por falta de divulgação nem a placa está no lugar", relatou uma fucionária.

A biblioteca já tem mais de 25 anos e nunca foi fechado o turno da noite.

Fonte: Josenias Freitas

[polícia] Suspeito de participar de confronto que vitimou PM apodiense é morto

Valdênio Walter Andrade, seria integrante da quadrilha de Willame Diógenes e teria reagido a abordagem dos agentes da Polícia Civil.

Um dos suspeitos de participar do tiroteio que resultou na morte de um soldado da Polícia Militar em Jaguaretama, em janeiro deste ano, morreu na noite desta sexta-feira (11), no município de Horizonte, em um confronto com policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). Segundo a Polícia,Valdênio Walter de Oliveira Andrade, 25 anos, que seria integrante da quadrilha de Willame Huaina Diógenes Cintra, foi localizado em uma casa e teria reagido a abordagem dos agentes da DRF.

Baleado, ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Horizonte, mas já chegou morto no hospital. A reportagem apurou que outras duas pessoas foram detidas na operação. Os policiais civis também teriam apreendido duas pistolas e uma escopeta calibre 12.

Valdênio Walter responde a crimes de tráfico de drogas, homicídios e assaltos. Ele teria participado juntamente com Willame Diogenes, Raimundo Nonato Martins, o ‘Nego Sula’, e outros três homens de um assalto, no dia 7 de janeiro,  a uma fazenda em Jaguaretama. A Polícia Militar foi acionada para a ocorrência do roubo e durante a ação, o soldado Hudson Danilo Lima Oliveira foi baleado. Trazido por uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) para Fortaleza, o militar morreu no dia 10 de janeiro deste ano.

Willame Diogenes e ‘Nego Sula’ foram presos  dias depois do tiroteio. O primeiro acabou detido por uma patrulha do Comando Tático Rural (Cotar), em Tabuleiro do Norte, e o segundo em Solonópole. Conforme a Polícia, a quadrilha é responsável por assaltos e homicídios na região do Vale do Jaguaribe.

No ano passado, um vídeo com supostos integrantes da quadrilha de Willame circulou nas redes sociais.
Fonte: Diário do Nordeste.

[polícia] Médicos raptados no RN são encontrados na Paraíba

Os médicos potiguares Reginaldo Antonio Freitas Junior e Carolina dos Santos Damasio que se encontravam desaparecidos deste a tarde desta sexta-feira (11) foram localizados nesta noite numa região litorânea da Paraíba, conhecida como Barra de Camaratuba, no município de Mataraca.

A secretária estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Kalina Leite, que vinha pessoalmente monitorando o caso, foi um das primeiras a falar com os médicos, que passam bem.

De acordo com informações repassadas pelos médicos, eles estavam se preparando para participar de uma aula de campo em Macaíba quando foram surpreendidos por criminosos ocupantes de um veículo, de cor prata, de modelo ainda não identificado. Ambos foram levados no veículo particular de uma das vítimas.

O caso vinha sendo acompanhado de perto por policiais militares da Paraíba, em conjunto com as equipes das polícias Civil e Militar do Rio Grande do Norte, além do serviço de inteligência da Sesed.

Neste momento, o delegado de Polícia Civil de Macaíba, Normano Feitosa, está recepcionado os médicos a fim de prestar todo o apoio necessário para apuração e elucidação do caso.
Fonte: Omossoroense

[cotidiano] Homem tem perna esmagada em acidente na RN-016 em Assu

Na manhã de hoje 12/03 por volta das 07:00 horas aconteceu um acidente envolvendo carro e moto na RN-016, mais precisamente na comunidade de Santa Clara zona rural de Assu.

Segundo informações, um homem identificado apenas por João residente na Lagoa do Ferreiro de Fora em Assu seguia em sua moto na RN, quando foi colhido por um veículo que seguia sentido Assu/Carnaubais.

A vítima teve parte da perna esquerda esmagada, e ficou no local, aguardando a equipe do SAMU, que de imediato chegou ao local e socorreu.

O NORE foi acionado, chegando ao local onde fez os procedimentos cabíveis.

Já o carro atropelador evadiu-se do local sem prestar socorro a vítima.
Fonte: Focoelho

[esporte] Rejeitado recurso do Flamengo sobre título brasileiro de 1987

sport
O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento (julgou inviável) ao Recurso Extraordinário (RE) 881864, interposto pelo Clube de Regatas Flamengo contra decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que manteve o Sport Club do Recife como único campeão brasileiro de futebol de 1987.

Segundo o relator, pronunciamento judicial contra a qual não cabe mais recurso (coisa julgada) possui “envergadura maior”, não podendo assumir a posição de instituto que envolva mera interpretação de normas ordinárias. “Trata-se de garantia inerente a cláusula do Estado Democrático de Direito, a revelá-la ato perfeito por excelência, porquanto decorre de pronunciamento do Judiciário”, apontou.

O ministro Marco Aurélio destacou que a Justiça Federal de Pernambuco havia proclamado o Sport como campeão de 1987 depois que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu que o Flamengo também havia sido o vencedor daquele campeonato. “Resolução da CBF não podia dispor em sentido diverso, sob pena de ganhar, nos campos administrativo, cível e desportivo, contornos de rescisória. O acórdão do STJ impugnado é nesse sentido”, salientou.

O Sport ajuizou ação ordinária contra a CBF e a União, buscando, a partir do reconhecimento da validade do regulamento inicial do Campeonato Brasileiro de 1987, que fosse declarado o legítimo vencedor do torneio. O juízo da 10ª Vara Federal de Pernambuco aceitou o pedido e o trânsito em julgado ocorreu em 1999.

[economia] 46 prefeituras do RN ficam sem repasse de FPM

Com a primeira cota de março do Fundo de Participação em baixa, aumentou o número de municípios do Rio Grande do Norte com saldo zero nesses repasses. De acordo com levantamento realizado pela Federação dos Municípios (Femurn), 46 prefeituras não terão um tostão para movimentar livremente no primeiro decêndio deste mês.

O saldo zero ocorre quando não sobra dinheiro depois que é feito o recolhimento obrigatório para os fundos da Educação e da Saúde, do Pasep e das obrigações previdenciárias. O número é recorde, segundo a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte.

Nesta lista estão municípios como Alto do Rodrigues, Areia Branca, Baraúna, Caicó, Pau dos Ferros e Parnamirim. Ontem, o Tesouro Nacional divulgou uma nova previsão de repasse do FPM no trimestre março-abril-maio. Em março deverá ocorrer queda de (-35%) em relação ao FPM de fevereiro.
FPM

[economia] Crise na economia brasileira faz consumo de frango desabar

Com o brasileiro cada vez mais pobre, as vendas de carne de frango estão encolhendo. Dados do Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP), o encalhe do produto é visível, diante da fraca demanda do mercado doméstico.

“As vendas de carne de frango no país estão abaixo do esperado por atacadistas e varejistas”, disse, em nota, o Cepea. Já as exportações seguem intensas. Para o órgão, uma vez que as vendas aos brasileiros representam a maior parcela do mercado, e estão em ritmo abaixo do esperado, os preços da carne recuam no atacado. No varejo, porém, ainda não houve benefício para os consumidores.

[cotidiano] Agricultor vítima de acidente de moto na BR 405 não resiste e morre no HRC

O agricultor Jorge André da Silva, 24 anos, era natural de Pau dos Ferros, mas residia há bastante tempo na cidade de Major Sales/RN, faleceu no início da tarde desta sexta-feira (11) no Hospital Regional de Cajazeiras/PB(HRC), após todas as tentativas médicas para reanimá-lo de um acidente de moto ocorrido no início da noite desta quinta-feira (10), na Comunidade de Placas, divisa do RN com a PB.

Ele foi socorrido às pressas pelo SAMU para Cajazeiras/PB. 

O animal bovino também morreu e a Polícia ainda não identificou o dono da vaca.
Fonte: Nossa Paraná

sexta-feira, 11 de março de 2016

[cotidiano] Servidores públicos de Apodi se reúnem em assembléia geral

Na manhã desta sexta-feira 11, centenas de funcionários públicos, sindicalizados junto ao SINTRAPMA se reuniram na sede da entidade no Bairro Cohab em Apodi, onde deliberaram sobre varias pautas, como prestação de contas, lançamento do edital para eleição de nova diretoria e ainda aprovação de pauta de reivindicação junto ao executivo.

Segundo dados apresentados, são mais de 560 associados, e que em sua maioria estão em dia com as obrigações sindicais, já que a contribuição sindical acontece diretamente descontada na folha de pagamento, mês a mês.

A comissão eleitoral apresentou os prazos para formação de chapas que queiram concorrer as novas eleições, que será realizada próximo dia 30 de março, como também a comissão diretiva provisória apresentou o balanço de fevereiro, onde foram gastos recursos para dotar a sede de estrutura de funcionamento, como também explicações jurídicas e contábeis, e ainda a aprovação de uma extensa pauta de reivindicação para servir de parâmetro nas negociações, com a prefeitura de Apodi.

O sindicato vive uma grande expectativa de retomada da essência sindical, como também espera avançar diante das pautas traçadas.
Fonte: Josenias Freitas

[polícia] Homem é preso suspeito de matar sobrinho e PM paraibano no RN

Policiais civis da Delegacia de Macaíba, município da Grande Natal, deram cumprimento a uma ordem judicial e prenderam na manhã desta sexta-feira (11) um homem suspeito de ter participado de dois assassinatos na cidade: um sobrinho e um policial militar da Paraíba, todos mortos a tiros em 2014.

Rogério Silvestre de Araújo, que também é conhecido como Rabicó ou Bob Esponja, caminhava pelo centro da cidade quando foi reconhecido por um dos agentes da DP. Ele não reagiu à prisão.

“Ele assume as duas mortes em tom de deboche, ironizando o trabalho da polícia. E tem horas que se diz arrependido. O importante é que temos elementos suficientes para incriminá-lo pelos três crimes”, ressaltou Normando.
Fonte: G1RN

[justiça] TJRN bloqueia R$ 577 mil da prefeitura de São Bento do Norte para pagamento de precatórios


dinheiro bloqueado

A presidência do Tribunal de Justiça determinou o bloqueio de R$ 577 mil da prefeitura de São Bento do Norte porque o ente público não efetuou o pagamento de precatórios, mesmo após ter notificado sobre a questão. O Município descumpriu o disposto no art. 100, parágrafos 5º e 6º, da Constituição Federal. O bloqueio será realizado nas contas da prefeitura pelo sistema Bacenjud.

Na medida, a administração do Poder Judiciário estadual informa para qual conta judicial deverão ser transferidos os recursos, cujos valores serão pagos aos respectivos credores do Município, pela Divisão de Precatórios do TJ potiguar.

Anteriormente à decisão da Presidência do TJRN, o ente devedor foi informado para que realizasse o cumprimento de sua obrigação de quitação do débito, no prazo de 30 dias. O que não ocorreu. A Divisão de Precatórios do Tribunal determinou a autuação do incidente de bloqueio e sequestro de valores, em observância ao disposto nos arts. 33 e 34-A da Resolução 115 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

[saúde] Criança de 4 anos come filhote de gato no Alto Oeste e termina no hospital

Um garoto de apenas 4 anos foi hospitalizado nesta quinta-feira (10), após vivenciar um episódio incomum na cidade de Marcelino Vieira, na região do Alto Oeste potiguar. Ele comeu o filhote de um gato que tinha ganhado da mãe há poucos dias.

A informação foi confirmada pela Polícia Militar e por amigos da família, a reportagem nesta sexta-feira (11). A criança foi internada no Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, onde passou por uma lavagem estomacal e passa bem.

O fato aconteceu na própria residência, na zona urbana do município. De acordo com o sargento Xavier, comandante da Polícia Militar de Marcelino Vieira, o garoto sempre teve o desejo de criar um gato e, recentemente, tinha ganhado o bichano da família. 

Na tarde desta quinta, o garoto foi flagrado pela própria mãe comendo o filhote. Nas suas mãos estava a cabeça do animal, e a boca suja de sangue evidenciava que ele já tinha ingerido o corpo.

Rapidamente, a criança foi levada ao hospital. Antes de receber atendimento, ele chegou a vomitar. Durante a noite, os médicos realizaram uma lavagem estomacal e receitaram diversas vacinas, para evitar problemas de saúde futuros.

A criança segue internada na unidade.

Uma pessoa próxima à família, que preferiu não ter seu nome divulgado, revelou que a mesma criança já passou por um caso semelhante. Há um tempo atrás, ela comeu a cabeça de um pinto pequeno.

O motivo apontado por esta fonte é que o garoto é especial, mas a família não admite essa condição. “Tratam ele como se fosse uma criança normal, mas não é assim. Ele precisa de tratamento especializado”, concluiu a fonte ouvida pela reportagem.
Fonte: Mossoró Hoje

[cotidiano] Acidente é registrado na RN 233 entre Caraúbas e Apodi


Um grave acidente é registrado na manhã de hoje Sexta-Feira 11 na RN 233 entre os municípios de Caraúbas e Apodi, o acidente do tipo capotamento aconteceu próximo ao Hotel Olho D'água Park, de acordo com informações de pessoas que presenciaram o acidente, às vítimas do Carro foram fazer uma ultrapassagem quando perderam o controle do Veículo capotaram por várias vezes. 

No veículo estava duas mulheres que segundo informações tiveram apenas escoriações devido o capotamento, o Veículo com Placas, QGG - 6640 com registro para a cidade de Mossoró, às vítimas foram levadas para o Hospital Regional de Caraúbas.

As vítimas do acidente não tiveram suas identificações reveladas, a polícia militar deverá apurar o caso.

Outros detalhes a qualquer momento.
Fonte: Santana Notícia

[cotidiano] Servidora que adotar filho terá 180 dias de licença-maternidade

Servidora pública que adotar filho também terá direito a 180 dias de licença-maternidade remunerada.

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) foi tomada nesta quinta-feira, (10).

Com a decisão, a Corte igualou a regra válida para os casos de licença-maternidade para servidoras gestantes, ou seja, que terão filho de sangue.

A mudança vale apenas para servidoras contratadas na Lei 8.112/1990, conhecida como Estatuto do Servidor Público Federal.
Foto: reprodução/Revide
O que muda

A partir de agora, servidoras poderão pedir licença-adotante de 120 dias, prorrogáveis por mais 60.

Antes da decisão do Supremo, as adotantes tinham direto a 30 dias de licença, prorrogáveis por mais 15.

A decisão não vale para pais adotivos.

Motivo

A Corte julgou o recurso de uma servidora pública que não conseguiu obter licença de 180 dias após ter adotado uma criança menor de um ano.

Ao julgar o caso, o ministro Luís Roberto Barroso, relator do recurso, entendeu que a legislação não pode estabelecer prazos diferentes para licença de mães adotantes e gestantes

“Se quanto maior é a idade, maior é a dificuldade de adaptação da criança à nova família, e se o fator mais determinante da adaptação é a disponibilidade de tempo dos pais para a criança, não é possível conferir uma licença-maternidade menor para o caso de adoção de crianças mais velhas.”, disse o ministro.

A ministra Rosa Weber, que é adotante, também votou para igualar as regras de licença-maternidade e licença-adotante, por entender que negar o direito aos prazos iguais significa discriminar a criança adotada.

“Ao Estado, enquanto comunidade, interessa a formação de um ser humano saudável, e, nisto, é insubstituível o papel da mãe, especialmente nos primeiros meses, seja um filho natural ou não”, disse a ministra.

Também votaram a favor dos prazos iguais para os dois tipos de licença os ministros Edson Fachin, Teori Zavascki, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. Marco Aurélio rejeitou o recurso por questões processuais.
Fonte: AgênciaBrasil

[cotidiano] Em Janduis um adolescente saiu de casa para caçar e morreu afogado num açude da cidade

Segundo informações, Ivonaldo Lopes Júnior, de apenas 13 anos de idade, saiu de casa nesta manhã de ontem, 10 de março, com um amigo para caçar e depois resolveram tomar banho no açude. Ainda segundo informações, ele teria caído num buraco e morreu afogado. 

Os amigos que retiraram o menor das aguas, ainda tentaram reanima-lo, socorrendo o mesmo para uma unidade de saúde da cidade, mas sem sucesso. 

Até o final da tarde a equipe da Coordenadoria de Medicina Legal, “Comele” do Itep em Mossoró, aguardava a presença do corpo para os procedimentos de necropsia. 

Obs: Como mexeram no corpo a equipe da Perícia Criminal do Itep não vai ao local. 

As imagens são do grupo Segurança Unida - Whatsapp
Fonte: Ocâmera

[cotidiano] Se você é homem, nunca guarde o celular no bolso!

Entre os anos de 2011 e 2012, os cientistas examinaram 106 homens portadores de celular que sofreram problemas de fertilidade. Foi quando perceberam a “possível relação de causa e efeito” entre os dois.

O estudo, publicado em setembro no Reproductive Biomedice Online, apontou que 47,1% dos homens que carregavam seus celulares a menos de 50 cm de distância de suas virilhas, possuíam quantidades baixas na contagem total de espermatozoides relacionados aos 11,1% do resto da população.

O papel do estudo foi levantar comportamentos possíveis do nosso cotidiano que podem ser fatídicos para a saúde masculina, tais como: falar ao telefone enquanto o mesmo carrega, guardá-lo no bolso da calça ou da bermuda, dormir com ele ao lado da cama.

FICA A DICA!

Por isso, o participante da pesquisa e médico ginecologista do Carmel Medical Center, Ariel Zilverlicht, deu a dica:

“É absolutamente recomendável cortar a duração das nossas conversas no telefone. Não é para carregar os aparelhos na região da virilha e nem falar enquanto são carregados à bateria. Aliás, é melhor que você desligue o celular e deixe-o carregando sem atividade”, disse.
celularbolso_sosoteiros
Vale lembrar que este não foi o primeiro estudo sobre o assunto. Em 2014, um artigo de Fiona Mathews para a University of Exeter teorizava que, após ter estudado 1492 homens, o aumento da temperatura dos aparelhos reduzia a mobilidade e viabilidade do esperma entre 8% e 9% .

Já, em 2013, a ONG EWG fez um estudo e concluiu que homens que atendiam chamadas via bluetooth, carregando seus celulares na altura da cintura, indicavam problemas parecidos.

Quanto a nós, meros mortais da ala masculina, o que nos resta é colocar o celular na mochila ou longe da gente para garantir o futuro da nossa espécie!
Fontes: Geek Time | Bolsa de Mulher 

[política] Câmara gasta R$ 2 mi com troca de notebooks de deputados

Até abril deste ano, todos os notebooks de uso pessoal dos deputados serão trocados. No início deste mês, o primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP), enviou aos gabinetes parlamentares ofício avisando sobre os procedimentos de troca.

A atualização do acervo vai custar quase R$ 2 milhões aos cofres da Câmara e, de acordo com documento apresentado por Mansur, faz parte do processo de modernização tecnológica dos equipamentos da Casa.

[cotidiano] Agricultor fica ferido após colidir com uma vaca na BR 405 na divisa do RN/PB

Um agricultor ficou gravemente ferido depois de colidir com uma vaca quando trafegava pela BR 405, altura do KM 196, no Sítio Placas, na divisa dos Estados da PB e RN. O sinistro aconteceu por volta das 18h40 desta quinta-feira(10). De acordo com informações, o condutor ainda tentou desviar o veículo para não atingir o animal, mas não conseguiu evitar a batida.

A vítima Jorge André da Silva, 24 anos, residente na cidade de Major Sales/RN seguia pela rodovia sentido Major Sales perdeu o controle da motocicleta Honda CB 300R, de cor vermelha, placa NNO 8164/RN e caiu no outro lado do asfalto, sofrendo lesões graves na cabeça.

Jorge foi socorrido pela SAMU de Uiraúna/PB e conduzido para o Hospital Regional de Cajazeiras (HRC).

A Polícia de Luís Gomes informou que vai tentar identificar o proprietário da vaca, para responsabilizá-lo pelo acidente.

Vale ressaltar que o imediato socorro à vítima foi uma ação rápida prestada pela equipe do SAMU, após contato da PM RN com a PM de Uiraúna/PB.
Fonte: Nossa Paraná

[política] José Agripino vai protestar contra Dilma em São Paulo

Líderes da oposição no Congresso Nacional vão se reunir em São Paulo para as manifestações pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff, marcadas para o próximo domingo (13).

Presidente do DEM, o senador potiguar José Agripino confirmou presença no evento em São Paulo e destacou a necessidade de manter em sintonia os partidos de oposição com os movimentos pró-impeachment. “É fundamental transformarmos o grito das ruas em pauta no Congresso [Nacional]. O protesto de domingo será suporte popular para tirarmos do poder um governo que já acabou. Vamos honrar o compromisso assumido com os dirigentes dos movimentos”.

Coordenador do comitê pró-impeachment no Congresso, o deputado Mendonça Filho (DEM-PE) diz que a expectativa é de que as manifestações do dia 13 sejam maior do que as anteriores, em virtude dos graves fatos políticos envolvendo o governo da presidente Dilma e o ex-presidente Lula.

Além de Agripino, confirmaram presença no ato da Avenida Paulista os líderes do DEM na Câmara e Senado, deputado Pauderney Avelino (AM) e o senador Ronaldo Caiado (GO), respectivamente; deputados Antônio Imbassahy (BA), líder do PSDB; Paulo Pereira da Silva (SP), presidente do Solidariedade, e os senadores tucanos Aloysio Nunes (SP) e José Serra (SP).

[saúde] Médico faz desabafo sobre caos do Tarcísio Maia em Mossoró

O secretário Estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, esteve nesta quinta-feira (10), em Mossoró, para acompanhar uma agenda administrativa do governador Robinson Faria.

Dr. Lagreca aproveitou para se reunir com a direção e alguns médicos do Hospital Tarcísio Maia, que vem enfrentando nos últimos meses um caos nunca visto em sua história.

Para sua surpresa, o secretário ouviu um desabafo de um colega médico, que lhe recomendou entregar o cargo de secretário e chamou o governador Robinson Faria de vigarista, pelo caos que se encontra o Hospital Tarcísio Maia.


[cotidiano] Promotor de Justiça se envolve com drogas e vive como mendigo na Paraiba


Circula nas redes sociais, fotografias feitas pelo “companheiro” do promotor. O homem, possivelmente drogado fez uma selfie mostrando Dr. João dormindo e com um ferimento no rosto. Na imagem é possível observar cigarro (ele é fumante) e o celular.
O promotor de Justiça, João Anísio Chaves Neto, um dos mais combativos do Ministério Público da Paraíba, que atuou por vários anos na promotoria de Guarabira e Belém, foi fotografado em condições degradantes de sobrevivência. Dr. João está vivendo com drogados e mendigos, dormindo em cima de uma tábua numa casa abandonada. 

Não possível identificar qual o local exato onde encontra-se João Anísio, mas pelo aspecto pode se tratar de uma construção inacabada, em alguma periferia. 

João Anísio Chaves Neto sempre foi considerado um dos mais brilhantes representante do Ministério Público e defendeu com denodo as bandeiras de interesse da sociedade. Frequentemente convidado para entrevistas em emissoras de rádio na região do Brejo, ele tinha o reconhecimento da opinião pública pela defesa que fazia do cumprimento da legislação. 

Foi na cidade de Belém que João Anísio começou a enveredar para o caminhos das drogas e a se envolver com mulheres. Casado, pai de uma filha, mas com uma vida desregrada, João perdeu a esposa e aos poucos foi sendo engolido pelas drogas. O envolvimento em situações de bebereira, condução de veículo Familiares contaram a amigos que todo tipo de ajuda foi buscada para tentar resgatá-lo, mas ele não aceita. 

Informação levantada pela reportagem aponta que o Ministério Público da Paraíba, por causa das consequências provocadas pelas drogas e da impossibilidade de continuar trabalhando, o MP teria decidido pela aposentadoria de João Anísio.

Fonte: OCâmera

[política] Lula: nâo há intocáveis no Brasil, diz jornal inglês

Em editorial publicado nesta quinta-feira (10), o jornal britânico “Financial Times” fez elogios à Operação Lava Jato e afirmou que a denúncia do Ministério Público contra o ex-presidente Lula reforça a ideia de que não há ‘intocáveis’ no Brasil.

Para a publicação, as investigações do escândalo da Petrobras mostraram a força das instituições brasileiras ao julgar e prender nomes poderosos, como o empresário Marcelo Odebrecht, condenado pelo juiz Sergio Moro a 19 anos e 4 meses de prisão.

“A noção que de que não há intocáveis no Brasil foi reforçada ainda mais agora […] É difícil imaginar algo parecido acontecendo em outros Brics atormentados pela corrupção, como Rússia ou China.”, diz o jornal.

O texto também destaca o custo político e econômico que a operação tem gerado para a presidente Dilma e disse que o futuro ainda é incerto, especialmente com o risco crescente de polarização do ambiente político.

“Prever como tudo se desenrolará ainda é apenas dar um palpite. Se os protestos de domingo atingirem as mesmas duas milhões de pessoas que foram às ruas em março, a coalizão do governo pode entrar em colapso. As bolsas têm subido acreditando que esse processo catártico poderia antecipar as eleições e estimular uma política econômica razoável. Contudo, o oposto também é possível, especialmente com novas evidências de corrupção no primeiro escalão emergindo”, diz o editorial.

[política] Ministério Público de SP pede prisão de Lula

Os promotores Cassio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Araújo pediram a prisão preventiva do ex-presidente Lula junto com a denúncia que apresentaram nesta quarta (9) sobre o tríplex em Guarujá (litoral de São Paulo), que teria sido preparado para a família do petista.

Segundo a Folha, os promotores alegam que a prisão de Lula é necessária para garantir “a ordem pública, a instrução do processo e a aplicação da lei penal”. Eles apontam que, em liberdade, Lula pode destruir provas e se esquivar aos olhos da Justiça. O pedido corre sob segredo de Justiça em São Paulo.

Lula é acusado de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, crimes que podem render de 3 a 10 anos de prisão e de 1 a 3 anos, respectivamente. Sua mulher, Marisa Letícia, e um dos filhos do casal, Fábio Luís Lula da Silva, também são acusados de lavagem de dinheiro.

[esporte] ABC perde em casa e acaba eliminado da Copa do NE

O Salgueiro veio até Natal e, com uma proposta de jogo bem definida, conseguiu aproveitar os erros do ABC e vencer fora. O Carcará abriu o placar com Piauí.

O Mais Querido descontou com Nando, cobrando pênalti, no final do primeiro tempo. Na segunda etapa, Piauí marcou de novo e decretou a vitória do time pernambucano por 2 X 1.

O resultado mantém o Salgueiro vivo na competição. O ABC dá adeus à Copa do Nordeste.

[segurança] Direção da maior penitenciária do RN confirma nova fuga de detentos

A direção da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, confirmou uma nova fuga de detentos. Segundo o diretor Ivo Freire, a fuga aconteceu na noite desta quinta-feira (10). Ainda não se sabe quantos homens conseguiram fugir. Neste mês, o sistema prisional potiguar completa um ano em estado de calamidade e Cristiano Feitosa, secretário de Justiça e Cidadania, acha que o sistema "melhorou muito pouco".

Diretor da unidade, Ivo Freire informou que os presos fugiram por um túnel no pavilhão 4. Um guariteiro atirou quando percebeu a movimentação. Contudo, a direção ainda não sabe quantos homens conseguiram escapar. Uma recontagem será feita na manhã desta sexta-feira (11).

Ainda segundo o diretor, o pavilhão 4 possui cerca de 180 detentos. Ao todo, Alcaçuz tem aproximadamente 1.100 presos. A penitenciária fica na cidade de Nísia Floresta, na Grande Natal.

Fonte: G1RN

quinta-feira, 10 de março de 2016

[saúde] Pesquisa encontra relação entre enxaqueca e abusos emocionais na infância

20160309104625568056o
Crises de enxaqueca em adultos podem estar relacionadas com problemas ocorridos na infância, sugere um estudo americano apresentado recentemente na 68ª Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia. Os autores da pesquisa afirmaram que pessoas com traumas emocionais no passado têm mais chances de sofrer com esse tipo de cefaleia. Na avaliação dos pesquisadores, os achados ajudam a desvendar a causa desse recorrente problema de saúde e podem auxiliar no desenvolvimento de tratamentos para o forte incômodo.

No estudo, os cientistas analisaram um grupo de 14.484 pessoas com idade entre 24 e 32 anos. Desse total, 14% tinham o diagnóstico de enxaquecas recorrentes. Os participantes responderam questionários sobre o histórico de vida e de saúde, informando inclusive se, quando crianças, haviam sido vítimas de abuso emocional, físico ou sexual. Os autores se surpreenderam ao notar que 61% dos pacientes com as fortes dores de cabeça relataram ter sofrido alguma dessas experiências no início da vida.

[publicidade] É festa? Encomende seu bolo ou doce com a MIX DOÇURAS!

Olá. Você já conhece a MIX DOÇURAS? Nãaaao?

Então veja só que trabalho bacana: São diversos bolos e doces para marcar os momentos festivos da sua vida ou de seus familiares.

Gostou? Entre em contato agora mesmo através do número (84) 99431-4387 e faça sua encomenda.