logo

sábado, 23 de abril de 2016

[política] Felipe Guerra - Victor Costa é o favorito as eleições municipais pela oposição

SN - O Pré-candidato a prefeito na cidade de Felipe Guerra, Victor Costa, vem se destacando a cada dia para ser o candidato a prefeito pelo grupo da oposição em Felipe Guerra, Victor e filho do ex-prefeito Hugo Costa maior liderança política do município.

Desde que se lançou como um pré-candidato a prefeito em Felipe Guerra, Victor tem trabalho em prol do seu projeto Político, o médico além de recebe o apoio do seu pai, Hugo, o mesmo conta também com o apoio do ex-prefeito e presidente do Partido ao qual o mesmo é filiado, Reginaldo Pascoal.

[política] Eleições 2016: prazo para tirar título de eleitor se encerra em 4 de maio

Os cidadãos adultos e os jovens de 16 e 17 anos que pretendam votar nas eleições municipais de 2016 não devem deixar para a última hora para tirar seu título no cartório eleitoral ou solicitar transferência de município, em caso de mudança de localidade. Quem antecipar a ida ao cartório eleitoral poderá evitar as filas nos dias que antecedem o fechamento do cadastro de eleitores para o pleito deste ano. O prazo para alistamento eleitoral e transferência termina no dia 4 de maio.

Esta também é a data final para o eleitor que mudou de residência dentro do mesmo município pedir a alteração de endereço no seu título eleitoral. O prazo vale, ainda, para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral especial, a fim de que possa exercer o direito ao voto com mais tranquilidade e sem obstáculos de ordem urbana.

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal. Pode se inscrever para votar o jovem que completar 16 anos até o dia da eleição, em 2 de outubro.


[política] Temer fecha com “futuro” ministro da Fazenda

O ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles (PSD) aceitou o convite do vice-presidente Michel Temer (PMDB) para comandar o Ministério da Fazenda, no evento governo do peemedebista, caso se confirme o afastamento da presidente Dilma Rousseff seja aprovado pelo Senado.

Meirelles se encontrou neste sábado (23) com Temer e com o presidente do PSD e ex-ministro das Cidades, Gilberto Kassab. O vice-presidente quis ouvir de Meirelles uma análise da conjuntura econômica do país e fez o convite para que ele comande a pasta da Fazenda.


[humor] TSE autoriza e divergências políticas poderão ser resolvidas em duelos de cuspe

O Tribunal Superior Eleitoral se reuniu hoje em sessão extraordinária e resolveu que discussões políticas agora poderão ser resolvidas em duelos de cusparadas. A decisão veio logo após mais um incidente envolvendo cuspe. 

O ator Zé de Abreu, que disse ter sido ofendido num restaurante, cuspiu em seu agressor. Na semana passada o deputado Jean Willys fez o mesmo na votação do impeachment.

“Estamos nos adequando ao novo padrão de comportamento”, justificou o TSE.

Os fabricantes de capas de chuva já enxergam uma oportunidade de negócios. “Do jeito que a coisa está indo vamos vender muito”.
Fonte: Sensacionalista é um site de humor com notícias fictícias

[cotidiano] Convite - IFRN Campus Apodi

[cotidiano] Professor de colégio é descoberto em papel de professor em filme pornô

Um professor de uma escola de Villa Elisa, em La Plata, Argentina, muito amado por alunos e funcionários, foi denunciado e demitido depois de descobrirem que ele tinha feito filmes pornográficos. E, o pior… Segundo o jornal argentino La Nacion, o professor, tratado como Julio na reportagem, exercia na tela a mesma profissão que exercia no colégio. No filme encontrado que causou o primeiro burburinho, o professor da vida real era professor na tela, e forçava um estudante a transar com ele em troca de notas melhores.

Apesar do escândalo normal que um caso destes causaria, o assunto foi um segredo dentro do colégio por muito tempo. Segundo o jornal, o problema só surgiu quando os pais começaram a ficar sabendo. Mesmo assim, depois de muitas reuniões internas, os responsáveis pelo colégio e os pais das crianças e adolescentes chegaram à conclusão de que nenhum abuso ocorreu com alunos. Alguns pais, inclusive, defendem que o que o professor fazia nas horas vagas não deveria ser motivo para punições. Ele foi demitido mesmo assim.
Fonte: Surrealista

[polícia] Popular é esfaqueado dentro de igreja em Patu

O popular Guimarães Alves dos Santos, de 38 anos, foi esfaqueado na noite desta sexta-feira (23), dentro de uma igreja evangélica no município de Patu, região do Alto Oeste potiguar.

A vítima foi transferida para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, e passou pelo centro cirúgico.

O suspeito do crime é conhecido com "Currupiu", idade não confirmada.

A Polícia Civil informou ao que o crime surpreendeu a todos porque o suspeito é conhecido como uma pessoa "de bem", assim como a vítima.

"Ele estava alcoolizado entrou dentro da igreja e desferiu as facadas na vítima. Segundo populares, a vítima é casado com uma tia do acusado", informu o agente que preferiu não se identificar.

Uma das linhas de investigação a ser adotadas pela polícia civil é uma desavença entre familiares. No entanto, a versão não foi confirmada ainda.

Ainda na noite de ontem, policiais militares, agentes da polícia civil juntamente com o delegado municipal Paulo Petrônio Nilo, fizeram diligências em busca do suspeito, mas até a manhã deste sábado (23), ele ainda não foi encontrado.
Fonte: Mossoró Hoje

[polícia] Jovem é morto na BR 405, na saída para Apodi

Mais uma morte violenta provocada por disparos de arma de fogo foi registrada na manhã de hoje, 23 de abril, na cidade de Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte. 

O crime aconteceu no bairro Bom Pastor, as margens da BR 405, saída para a cidade de Apodi. 

A vítima foi identificada como sendo “Diogo Francisco da Silva Alves”, 21 anos de idade, morador do bairro, mas na carteira de cédula encontrada no seu bolso, estavam os documentos de Francisco Dione Alves, que segundo informações da família e da polícia, é seu irmão. 

A família informou a polícia, que Diogo estava retornando de um sitio, na região da Pedra Branca, acompanhado com dois amigos de motocicleta. Ele vinha como carona numa das motos e foi surpreendido, por dois elementos que estavam também de motocicleta. 

Ele foi alvejado na cabeça com disparos de pistola e morreu no local. Os amigos dele, que conduziam as motocicletas, desceram a pista, abandonaram as motos e fugiram pelo matagal. 

A policia que esteve no local, recebeu a informação que “Diogo” tem passagem por delegacia e se encontrava foragido da Justiça do estado do Ceará. 
Fonte: Ocâmera

[educação] IFRN Apodi oferece vagas remanescentes para cursos técnicos subsequente

Vagas remanescentes para cursos técnicos na modalidade subsequente
O IFRN Apodi torna públicas as vagas para o Processo Seletivo para vagas remanescentes, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2016, relativas ao Edital nº. 33/2015-PROEN/IFRN, no âmbito deste Campus. Serão ofertadas um total de 25(vinte e cinco) vagas para os cursos de Agropecuária e Manutenção e Suporte em Informática.

Os candidatos habilitados (ou seus representantes) interessados em preencher uma das vagas remanescentes relativas ao Curso Técnico Subsequente do IFRN, regidas pelo Edital Nº. 33/2015-PROEN/IFRN, deverão comparecer à reunião para o preenchimento de vagas munidos da documentação exigida nas alíneas abaixo, no dia 27/04/2016, às 15h, na sala do Miniauditório do IFRN Campus Apodi, portando todos os documentos a seguir:

a)02 (duas) fotos 3x4 (recentes e iguais);
b)Carteira de identidade (cópia acompanhada do original);
c)Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia acompanhada do original);
d)Certificado de conclusão do ensino médio ou documento equivalente (cópia acompanhada do original);
e)Histórico escolar do ensino médio (cópia acompanhada do original).
f)Título de Eleitor, no caso dos maiores de 18 anos (cópia acompanhada do original);
g)Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, no caso dos maiores de 18 anos do sexo masculino (cópia acompanhada do original);
h)Cadastro de Pessoa Física (CPF) (cópia acompanhada do original);
i) Parecer de equivalência de estudos da Secretaria Estadual de Educação, para os aprovados que realizaram estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior, observando-se que, se apresentar documentos em língua estrangeira, estes deverão estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.

Para conferir a relação dos candidatos habilitados e demais informações clique aqui!
Fonte: IFRN

[segurança] Detento fica entalado em buraco durante tentativa de fuga no RN

G1RN - Um preso ficou entalado em um buraco durante uma tentativa de fuga no Presídio Rogerio Coutinho Madruga, mais conhecido como Pavilhão 5 de Alcaçuz, localizado em Nísia Floresta. O fato aconteceu na madrugada deste sábado (23).

De acordo com a Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape), os presos cavaram um buraco próximo ao muro. Policiais militares que que fazem a guarda do presídio na guarita perceberam a movimentação e atiraram em direção aos presos.

A fuga foi abortada, mas uma preso que já estava dentro do buraco para fugir ficou entalado. Ele foi resgatado com vida.

Somente este ano, 178 detentos conseguiram fugir de unidades prisionais do estado. A média, é de 11 fugitivos por semana.

[política] Eduardo Cunha pode assumir Presidência da República em junho

Eduardo Cunha (foto) poderá assumir a Presidência da República em pelo menos quatro oportunidades até o fim do ano, caso a abertura do impeachment de Dilma Rousseff seja aprovada pelo Senado nas próximas semanas e Michel Temer viaje para o exterior para compromissos diplomáticos.

A primeira vez seria logo em junho, quando deve ocorrer a Cúpula do Mercosul, em Assunção.

Em setembro, Temer teria outros dois compromissos: a Cúpula do G-20, na China, e a Assembleia Geral da ONU, em Nova York — um evento que dificilmente Temer perderia, já que é o presidente brasileiro que tradicionalmente faz a abertura da reunião.

No mês seguinte, Cunha também assumiria, já que Temer teria que viajar para a Cúpula dos Brics, na Índia.

É a escalada de Eduardo Underwood Cunha a todo vapor.

Fonte: Lauro Jardim

[economia] Quase 10 mil pessoas ficam desempregadas no RN de janeiro a março de 2016

Pela primeira vez desde 1999 o mês de março registrou saldo negativo no número de postos de trabalho. Neste ano, em todo o país, foram fechadas 118.776 vagas de emprego formais, segundo relatório divulgado nesta sexta-feira (22) pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

A queda é resultado do declínio do emprego em praticamente todas os setores da economia. A exceção é a administração pública, o único setor que apresenta uma criação de vagas, com um saldo positivo de 4.335 postos de trabalho.

Em março de 2015, o saldo entre a abertura de novos postos e o fechamento indicou uma criação líquida de 19.282 de vagas formais.

No RN, a perda no primeiro trimestre do ano foi de 9.992 postos de trabalho, número 91% superior ao mesmo período de 2015 no estado.

[concursos] Prefeitura de Natal lançará edital para concurso da Saúde no dia 3 de maio

A Prefeitura de Natal informa que o edital para o concurso público da Secretaria Municipal de Saúde será lançado no dia 3 de maio de 2016, no Diário Oficial do Município.

As inscrições serão feitas no período de 5 a 19 de maio, pelo endereço eletrônico www.ckmservicos.com.br.

[cotidiano] Homem morre eletrocutado ao desplugar celular do computador

Plugar
Um chinês de 18 anos morreu depois de levar uma carga elétrica quando tentou desplugar o celular do computador num café, segundo reporta a imprensa local repercutida pelo Mashable.

O incidente ocorreu em Wuhan. Xiong Xuan era operário em uma fábrica de roupas e tinha acabado de terminar seu turno quando resolveu ir ao café – algo que, de acordo com seu irmão mais velho, Xiong Feng, ele fazia regularmente, usando inclusive a máquina que sempre usava.

Quando terminou a sessão, Xuan puxou o cabo que ligava o computador ao celular e levou um choque. “Ele soltou um grito quando puxou o cabo e então seu pé entrou em contato com as pernas metálicas da mesa”, contou o irmão.

O garoto começou a espumar pela boca e desmaiou. Feng chamou o tio dos dois, também trabalhador da fábrica, e eles o levaram ao hospital. Vinte minutos depois, Xuan foi dado como morto.

Casos sérios de eletrocução têm se tornado cada vez mais comuns. Há poucos dias uma mulher na Malásia morreu depois de levar um choque enquanto falava ao celular que estava ligado na tomada.

Especialistas sugeriram que o acidente poderia ter sido causado por um carregador não certificado ou por uma bateria falsificada, que aumenta o perigo de explosão devido ao excesso de carga.
Fonte: Olhar Digital

[polícia] Polícia Civil divulga detalhes da investigação do caso Alcivan Medeiros

Uma investigação conduzida pela Delegacia de Polícia Civil de Santana do Matos, com apoio da Delegacia de Polícia Civil de Angicos e da Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom) de Mossoró, resultou na prisão de João Carlos Bezerra da Silva (foto), 25 anos, suspeito pela morte do professor Alcivan Medeiros da Silva. Os detalhes da investigação foram divulgados nesta sexta-feira (22), em uma coletiva de Imprensa.

“Nossa investigação descobriu que dia 02 de abril deste ano, o professor de matemática saiu de Mossoró em seu veículo, juntamente com o suspeito. No dia seguinte, o carro do professor e um corpo foram encontrados carbonizados, em um sítio chamado Tigre, município de Santana do Matos. Após o crime, o suspeito João Carlos Bezerra da Silva voltou para Mossoró em um táxi e sem o carro do professor”, detalhou o delegado responsável pela investigação, Dilton Nascimento, titular da DP de Santana do Matos. De acordo com a Polícia Civil, a vítima e o suspeito moravam em um mesmo apartamento.
Fonte: Foco Notícia

[polícia] Briga por causa de uma jumenta termina com um ferido e outro preso

Uma briga envolvendo dois moradores de rua, por causa de uma jumenta, acabou na Delegacia de Plantão, na noite desta sexta feira 22 de abril de 2016. 

O caso foi registrado na rua Juvenal Lamartine, na praça dos Hospsitais e segundo a polícia militar, José Nascimento da Costa flagrou a pessoa de João da Conceição Silva mantendo relação sexual com o animal de sua propriedade. 

Ele ao se deparar com a cena, foi tomar satisfação e agrediu João da Conceição com uma corrente de motocicleta. Houve revide e os dois acabaram entrando em luta corporal em via pública e se machucando. 

João foi socorrido pelo samu para o Hospsital Tarcísio Maia, enquanto que José Nascimento foi conduzido à Delegacia de Plantão por policiais Militares.
Fim da Linha

[polícia] Vigilante é baleado na cabeça durante assalto a parque eólico no RN

Um vigilante foi baleado na cabeça durante um assalto a um parque eólico no fim da tarde desta sexta-feira (22), em João Câmara, na Grande Natal. De acordo com a Polícia Militar, a arma e o colete do vigilante foram roubados.

Ainda segundo informações da Polícia Militar, um segurança chegou para trabalhar por volta das 17h30 e encontrou o colega baleado no chão. O vigilante baleado foi socorrido para o pronto-socorro Clóvis Sarinho. Ninguém foi preso.
Fonte: G1RN

[polícia] Droga apreendida estaria avaliada em R$ 30 milhões segundo Polícia Civil

Apreensão de drogas representa prejuízo milionário para o tráfico
Quase uma tonelada de drogas apreendidas em uma operação policial na noite desta quinta-feira, 21, pelas Polícias Civil e Militar, no conjunto Parque Universitário em Mossoró, estaria avaliada em aproximadamente R$ 30 milhões, conforme primeiras projeções da Polícia Civil.

De acordo com o delegado regional de Mossoró, Denys Carvalho da Ponte, a avaliação do entorpecente pode chegar a um valor ainda maior, dependendo da forma como o produto seria comercializado.

“O preço da droga varia muito de acordo como ela seria comercializada, no entanto, uma média de R$ 30 milhões que o tráfico iria lucrar se tivesse conseguido distribuir o produto na região. Felizmente o setor de investigação conseguiu descobrir a chegada da droga em Mossoró e apreender o carregamento”, explicou o delegado.

Ainda conforme o delegado foi a maior apreensão de entorpecente já realizada em Mossoró. “Foi um baque muito grande para o tráfico, que terá que amargar com o prejuízo”, disse.
Fonte: Omossoroense

[saúde] Infecção por HIV causa 5 anos de envelhecimento precoce

exame_hiv
A infecção por HIV causa um envelhecimento prematuro equivalente a cinco anos em portadores do vírus, segundo um novo estudo americano publicado na quinta-feira (21) na revista científica Cell. Embora atualmente os pacientes com HIV vivam saudáveis por décadas, graças à combinação de terapias com antirretrovirais, cientistas já haviam observado, em outras pesquisas, que eles mostram sinais de envelhecimento prematuro.

Usando técnicas epigenéticas para calcular o envelhecimento biológico de 137 pacientes, pesquisadores da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, calcularam pela primeira vez que o envelhecimento precoce equivale, em média, a cinco anos. Um dos autores do estudo, Howard Fox, do Departamento de Farmacologia e Neurociência Experimental da Universidade de Nebraska, destacou que a preocupação agora está relacionada às doenças relacionadas ao envelhecimento.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

[política] Em Soledade pré-candidato do Solidariedade lança nome ao legislativo







Na noite desta sexta-feira 22, o Distrito de Soledade em Apodi, viveu mais um momento de festa e democracia, o lançamento da pré-candidatura ao legislativo do nome de Zacarias Targino (Zaquinha), com presença de amigos e familiares que prestigiaram o evento.

Presentes o pré-candidato a prefeito de Apodi, Jair Gomes, Zoivo Barbosa, Alan Batista e Edson, pelo Solidariedade Dr. Pinheiro, o vereador Ângelo de Dagmar, o ex-vereador Ailton Tenório, pré-candidatos a vereadores do partido, Marcos Targino, além de outras autoridades.

Em sua fala Zaquinha falou dos desafios de colocar seu nome a disposição da sociedade, frisando que a cada dia se sente encorajado a este proposito, justamente por acreditar que é possível fazer diferente. “Estou nesta missão justamente para contrariar o obvio, o talvez, fazer diferente, pois acredito que política se faz com vontade e pelo coletivo, por isso colocarei meu nome a disposição”, ressaltou ele.

Dr. Pinheiro pré-candidato a prefeito de Apodi enalteceu a forma como Zaquinha se comporta, pensa e age, enfatizando que é um orgulho para o partido tê-lo como postulante ao legislativo. “Vocês de Soledade têm uma responsabilidade, confiar em Zaquinha e na nossa palavra, para juntos fazermos um trabalho pelo Distrito e pela Chapada”, afirmou.

Fonte: Josenias Freitas

[cotidiano] ASG morre e jovem fica em estado grave após colisão de motos em Apodi

A colisão entre duas motocicletas em Apodi deixou um morto e outros dois feridos, sendo um em estado grave, na noite do último domingo (17). A tragédia aconteceu na BR – 405, na entrada da cidade de Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte.

O auxiliar de serviços gerais (ASG) José Maria de Lima Filho, de 33 anos, não resistiu e morreu no dia seguinte em um dos leitos do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Outra vítima está em estado grave.

Segundo a polícia, o acidente envolveu três pessoas. A colisão aconteceu nas proximidades da ponte que fica na rodovia federal.

Uma das vítimas, o jovem João Carlos de Oliveira Soares, de 23 anos, foi socorrido para o Hospital Regional de Apodi e transferido para Mossoró. O serviço social do hospital informou ao MOSSORÓ HOJE que ele segue internado na Unidade de Pronto Atendimento (UTI) em estado grave, com traumatismo craniano encefálico.

A terceira vítima foi identificada como Ernesto Marcos da Silva Costa. Ele sofreu ferimentos leves e, após ser socorrido, foi liberado.

As causas do acidente são desconhecidas, mas serão investigadas em inquérito policial conduzido pelo delegado Renato Oliveira, titular da Delegacia de Polícia Civil de Apodi.
Fonte: Mossoró Hoje 

[justiaça] Operação Lava-Jato já tem 65 delações premiadas

lava_cunha
A Operação Lava-Jato já firmou 65 acordos de delação premiada, dos quais 51 de investigados soltos. A informação foi divulgada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em palestra na Brazil Conference, realizada pela Universidade de Harvard e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos – evento que ocorre nesta sexta-feira, 22, e sábado, 23.

O procurador-geral informou que 47 inquéritos já foram instaurados no Supremo Tribunal Federal, compreendendo 118 mandados de busca e apreensão também no âmbito da Corte, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República. Na primeira instância – em Curitiba, base da missão Lava-Jato -, destacou Janot, foram 1.177 procedimentos instaurados, com 574 mandados.

[cotidiano] Muro de contenção desaba em Natal

Muro de contenção caiu na manhã desta sexta (22), em Natal (Foto: Francisco Júnior/Inter TV Cabugi)
O muro de contenção na comunidade do Jacó, na Zona Leste de Natal, desabou na manhã desta sexta-feira (22). Segundo a Defesa Civil municipal, o paredão ainda estava em construção. A obra começou a ser feita após as chuvas que atingiram a cidade em junho de 2014.

Moradores denunciaram na manhã desta sexta que rachaduras apareceram no muro. Por volta das 10h, o paredão desabou completamente. De acordo com Rafael Mariz, coordenador da Defesa Civil municipal, uma equipe está no local para avaliar riscos de desmoronamento. "O paredão estava sendo construído. Vamos avaliar se a chuva dessa manhã causou o acidente", disse.

Nenhuma casa da comunidade desabou até o momento. Também não há registro de feridos.
Fonte: G1RN

[cotidiano] Ventilador pega fogo e mata menina de 6 anos em Areia Branca

Areia
A pequena Mayara Anairiane Martins da Silva, de apenas 6 anos, morreu no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, com queimadura de terceiro grau. Cerca de 95% da massa corporal da menina foi atingida após um ventilador pegar fogo dentro de seu quarto no município de Areia Branca. Caso aconteceu nesta quinta-feira (22).

A informação foi confirmada a reportagem pela familiar Bernadete.

Bernardete explicou que a mãe não tinha condições de falar ao telefone com nossa reportagem.

No Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, a assessoria informou que o corpo da menina foi removido para exames (causa morte) na sede do Instituto Técnico-científico de Policia (ITEP), na Ribeira.

Conforme as informações repassadas para imprensa e Polícia, a menina se encontrava em casa sozinha, quando teria acontecido um curto circuito no ventilador, iniciando o incêndio que queimou 95% do corpo da menina.

A responsabilidade pela morte da menina Mayara será apurada em inquérito policial conduzido pelo delegado Evandro Santos. Uma das linhas de investigação é que se os pais negligenciaram.

Neste caso, a Polícia Civil vai apurar se é verdade a história de que a mãe da menina saiu, deixando o marido e a filha em casa, para ir a um terreiro de macumba no início da noite e estava demorando.

Como a mulher estava demorando muito a chegar, o pai da criança a deixou em casa sozinha, dormindo no quarto, com o ventilador ligado, e foi buscar a mulher. Quando o casal chegou, a criança já estava queimada.

De acordo com o agente de polícia civil, Alexsandro, após o velório e sepultamento é que a polícia entrará em contato com familiares e vizinhos para investigar as causas da tragédia.
Fonte: Mossoró Hoje

[esporte] Em ascensão, jogador apodiense jogará no futsal baiano

Há tempos que o apodiense Michael Douglas de 23 anos, (O Maiquinho), vem sendo o destaque do futsal apodiense, através da participação em competições locais, regionais e em até outros estados, e essa ascensão vai proporcionar ao jogador um sonho, de jogar profissionalmente por um time de renome no Nordeste.

Próxima semana o jogador o jogador irá para a Capital baiana, onde representará Apodi no Clube Vento em Popa Jangar Futsal, que é o atual campeão da Taça Brasil de Futsal.

Em outros clubes da Paraiba, Ceará e Rio Grande do Sul, Maiquinho já apresentou seu futsal e foi campeão por onde passou, mas agora tem a oportunidade de elevar o nome do município, através do seu talento, com certeza com eminência de ascensão pela bola que joga o garoto apodiense.
Fonte: Josenias Freitas

[política] Felipe Maia emite nota sobre quebra de fiscal e bancário

O STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN), do deputado Felipe Maia (DEM-RN), seu filho, e de mais 14 pessoas em inquérito que investiga um “complexo” esquema de corrupção e lavagem de dinheiro.

Sobre esse assunto, Felipe Maia encaminho a seguinte nota à imprensa:

“A quebra dos meus sigilos fiscal e bancário, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal, contribuirá para esclarecer em definitivo os fatos investigados e comprovará a falta de fundamento e consistência das acusações feitas contra o senador José Agripino e pessoas ligada a ele”.

Deputado Federal Felipe Maia

[política] Em Pau dos Ferros, Kelps reuniu dirigentes do SD para discutir eleições municipais


O presidente estadual do Solidariedade, deputado Kelps Lima, cumpriu agenda política, no feriado desta quinta-feira (21), em Pau dos Ferros. Na oportunidade, o parlamentar reuniu os representantes dos diretórios do partido, no Alto Oeste, para discutir o destino da legenda nos municípios para o pleito de outubro. 

O encontro aconteceu na Faculdade Evolução, ocasião em que o Deputado Kelps Lima foi recepcionado pelo presidente do diretório local, advogado Carlos Augusto, e pelo empresário Rumennig Raulino, recém-filiado ao Solidariedade, entre outras lideranças da agremiação.

Durante o encontro, Kelps Lima deixou os integrantes do partido à vontade para fazerem as coligações que julgarem ser melhores em cada município, concedendo-lhes total autonomia quanto aos rumos que serão tomados nas eleições deste ano. 

No caso de Pau dos Ferros, coube a advogado Carlos Augusto falar em nome da legenda. "Em Pau dos Ferros, o Solidariedade está aberto ao diálogo com todos aqueles que procurarem o partido e, inclusive, quero deixar claro que não somos dependentes de ninguém. Quem quiser o apoio do Solidariedade que venha conversar conosco, mas, também não descartamos a hipótese de trilharmos um caminho independente.", afirmou.

[política] Dilma usa discurso na ONU para falar de ‘grave momento político’ que vive o Brasil

A presidente Dilma Rousseff usou parte do seu discurso na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual apresentou as medidas tomadas pelo governo brasileiro no acordo climático, para citar o “grave problema que vive o Brasil”. A presidente discursou por pouco mais de oito minutos. Sua fala sobre a situação política do Brasil durou menos de um minuto. Ela não usou, em seu discurso, a palavra “golpe” ou “impeachment”. E o público presente na ONU reagiu com normalidade, aplaudindo a presidente apenas no final de sua fala.

– A despeito disso quero dizer que o Brasil é um grande país, que soube superar o autoritarismo e construiu uma pujante democracia. O nosso povo é trabalhador e com grande apreço pela liberdade, e saberá impedir quaisquer retrocessos. Sou grata a todos os líderes que expressaram a mim sua solidariedade – disse Dilma.

Ontem, ela foi recebida em Nova York, na noite de quinta-feira, com flores por um grupo de 50 pessoas, à porta da residência oficial do embaixador Antonio Patriota, em uma manifestação contra o impeachment.

Dilma está sentada ao lado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e à frente do embaixador Antônio Patriota. Deputados da oposição também viajaram aos Estados Unidos.

Além de sustentar a versão do ‘golpe’ no ambiente internacional, a viagem e o discurso de Dilma ao encontro da ONU sobre o clima representam uma tentativa do governo brasileiro de emplacar uma agenda positiva em meio à crise política do país. A presidente decidiu participar da reunião pouco mais de 24h antes de embarcar. Receosa em deixar o Brasil, Dilma confirmou sua ida a Nova York a partir da avaliação de que os veículos de imprensa de fora têm dado mais espaço para a defesa da presidente.

Dilma Rousseff deverá exaltar as propostas dos negociadores brasileiros na COP 21, em dezembro passado, decisivas no acordo fechado por 195 países em Paris, no qual o mundo concordou em caminhar para uma economia de baixo carbono.

[cotidiano] MPRN recomenda fiscalização da merenda Escolar em Apodi

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) do município de Apodi deve realizar visitas periódicas às escolas da rede municipal a fim de fiscalizar se o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) está sendo corretamente executado. A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi recomenda que, no prazo de 30 dias, o CAE passe a exercer essa atribuição que lhe compete, de acordo com o art. 19 da Lei nº. 11.947/2009 e o art. 35 da Resolução nº. 26/2013.

A Recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) estabelece que as visitas deverão fazer parte de um cronograma anual. Além disso, o CAE terá que realizar reuniões ordinárias para deliberação de suas atribuições bem como reunião específica para a análise da prestação de contas.

O MPRN ressalta que não basta que o CAE exista, é preciso que seja atuante, pois, por meio dele, a sociedade pode acompanhar de perto a implementação do programa e também fiscalizar a aplicação dos recursos financeiros, evitando desvios e garantindo o direito de crianças e adolescentes à alimentação escolar.

A 1ª Promotoria de Justiça de Apodi estabeleceu o prazo de 10 dias para que sejam prestadas informações ao MPRN acerca das providências adotadas em cumprimento à Recomendação, sob pena de serem tomadas as medidas cabíveis, inclusive pela via judicial.
Fonte: MPRN

[polícia] Assalto é registrado na manhã dessa Sexta-Feira em Felipe Guerra

Na manha desta sexta feira (22) de abril, por voltas das 10h40min, foi registrado um assalto a um estabelecimento Correspondente do Banco do Brasil no município de Felipe Guerra Região Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo informações colhidas no local pelo nosso portal dão conta de que três Elementos armados e em duas motocicletas de características não informada a nossa redação chegaram ao local e usando Capacetes para dificultar a identificação dos criminosos, anunciaram o assalto, Rendendo o proprietário do estabelecimento Edailson Ferreira, conhecido como “Juca”. No momento da Ação dos criminosos nas dependências do estabelecimento se encontravam alguns clientes, dois dos elementos levaram os clientes para dentro de um dos cômodos, enquanto um ficou do lado de fora dando cobertura, quem chegava era levado para dentro, não ação os elementos subtraíram celulares, um cordão e as chaves de uma moto de uma das clientes e algumas Bolsas com objetos do estabelecimento, o proprietário não nos informou quanto foi levado na ação criminosa.

A policia foi acionada para o local na tentativa de prender os acusados que após a ação fugiram com destino Ignorado, ate o momento nem um dos suspeitos foi preso.
Fonte: Portal Pedra da Abelha

[política] Dilma exonera dois e nomeia quatro novos ministros

A presidenta Dilma Rousseff exonerou hoje (22) os ministros de Minas e Energia, Eduardo Braga, e da Secretaria de Portos, Helder Barbalho, ambos do PMDB. Eles entregaram suas cartas de demissão na última quarta-feira (20), três dias após a Câmara dos Deputados aprovar a abertura do processo de impeachment dela, com amplo apoio da legenda.

Ainda na edição de hoje do Diário Oficial da União, Dilma nomeia Marco Antônio Martins Almeida para Minas e Energia e Maurício Muniz Barreto de Carvalho para os Portos. Carvalho ocupava, até então, o cargo de secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Também foram publicadas no Diário Oficial da União as nomeações de Inês da Silva Magalhães para o Ministério das Cidades, no lugar de Gilberto Kassab (PSD), e de Alessandro Golombiewski Teixeira para o Ministério do Turismo, no lugar de Henrique Eduardo Alves (PMDB).


[política] Ministro do STF determina quebra de sigilos de Jose Agripino e Felipe Maia

O STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN), do deputado Felipe Maia (DEM-RN), seu filho, e de mais 14 pessoas em inquérito que investiga um “complexo” esquema de corrupção e lavagem de dinheiro.

A decisão é do ministro Luís Roberto Barroso, que atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República. Além dos dois políticos e empresas ligadas a eles, a medida atinge ainda outros familiares do senador, assessores, como seu motorista e chefe de gabinete, e servidores públicos. Os sigilos serão afastados entre 2010 e 2015.

Agripino é alvo de um inquérito que apura se o parlamentar negociou o pagamento de propina da empreiteira OAS durante a construção da Arena das Dunas, estádio em Natal usado na Copa do Mundo de 2014. Para a Procuradoria, há indícios de pagamento de propina ao senador, uma vez foram identificadas operações suspeitas de lavagem de dinheiro na época de campanhas eleitorais, em 2010 e 2014.

“Isso, igualmente, indica que os pedidos de doações eleitorais feitos pelo parlamentar à OAS, prontamente atendidos, podem constituir, na verdade, solicitações e repasses de propina, de forma dissimulada”, completa o procurador.


[segurança] Preso foge após tentar matar rival a tiros dentro de penitenciária no RN

Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró (Foto: Marcelino Neto/O Câmera)
Um preso tentou matar, a tiros, um rival dentro da Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró, cidade da região Oeste potiguar. A tentativa de homicídio aconteceu na manhã desta sexta-feira (20). Segundo a direção da unidade - que ainda não sabe informar como a arma entrou no presídio - os tiros não atingiram o alvo. O preso que fez os disparos fugiu. Com isso, chega a 178 o número de detentos que conseguiram fugir de unidades prisionais do estado somente este ano. A média, é de 11 fugitivos por semana.

Diretora da penitenciária, Aurivaneide Lourenço disse que o preso que fez os disparos e fugiu foi identificado como Erik Rodrigues de Araújo, que responde pelo crime de roubo à mão armada. "Ele saiu do regime fechado e passou para o semiaberto na terça-feira (19)", acrescentou a diretora. Já a vítima, que também responde por roubo, chama-se Carlos Eduardo. 'Índio', como é mais conhecido, estava trabalhando em um projeto de reciclagem que está sendo implantado na unidade. "O Erik se aproximou da vítima e fez os disparos. Os tiros não o atingiram. Depois, o Erik fugiu. Os agentes ainda fizeram buscas, mas o preso conseguiu fugir. O local onde aconteceu a tentativa de homicídio tem pouca vigilância porque é setor do semiaberto", explicou Aurivaneide.

A diretora afirmou que vai instaurar uma sindicância para tentar descobrir como a arma entrou na unidade. "Já a tentativa de homicídio, será investigada pela Polícia Civil", ressaltou.
Fonte: G1RN

[saúde] Doenças graves isentam de pagar o imposto de renda

leaoimposto
Muitos brasileiros não sabem, mas podem ter direito à isenção do imposto de renda. Isso mesmo, isenção, porque a declaração continua sendo obrigatória. Uma das possibilidades para não pagar é ser portador de doença grave. Nesta hipótese, a isenção é garantida pela redação do artigo 6º e inciso XIV da lei federal de número 7.713, de 22 de dezembro de 1988.

Para a Receita Federal, têm direito à isenção os portadores de moléstias como AIDS, cegueira, esclerose múltipla e neoplasia maligna (câncer), entre outras de quem recebe rendimentos – até R$ 40 mil por ano – de aposentadoria, pensão ou reforma militar. A segunda condição imposta pelo Fisco para isentar o contribuinte é ser beneficiário da Previdência Social, já que o benefício não é válido para quem tem doença grave e não é aposentado.

Segundo a Receita Federal, se o portador da doença exerce uma atividade profissional – seja autônomo ou seja empregado – e ainda não tenha se aposentado, não tem direito à isenção do imposto. Caso o contribuinte seja isentado pelas regras do Fisco, é preciso ainda procurar um serviço médico oficial da União, dos estados ou municípios para fazer um laudo pericial que comprove a moléstia.

Lista de doenças que permitem isenção do IR

Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS); alienação mental; cardiopatia grave; cegueira; contaminação por radiação; doença de Paget em estados avançados (Osteíte deformante); doença de Parkinson; esclerose múltipla; espondiloartrose anquilosante; fibrose cística (mucoviscidose); hanseníase; nefropatia grave; hepatopatia grave; neoplasia maligna; paralisia irreversível e incapacitante; tuberculose ativa.

[política] Câmara de Macau pagou verba de gabinete para vereador que estava preso

joad
A Câmara Municipal de Macau teria pago verba de gabinete a um parlamentar que se encontrava preso. Esse é o fato investigado pela promotora Isabel de Siqueira Menezes. As informações apontam que o vereador Joad Fonseca da Silva foi preso preventivamente e, mesmo detido, continuou recebendo verba de gabinete. O Ministério Público já solicitou à Presidência da Câmara de Macau cópia integral de empenho liquidação e pagamento da gratificação da verba de gabinete, paga aos vereadores, nos meses de novembro de dezembro de 2015.

Joad Fonseca passou quase dois meses preso. Ele foi detido em dezembro do ano passado acusado de participar da operação Maresia, que investiga crimes contra o patrimônio público da cidade, que fica localizada a 175 quilômetros de Natal. A operação do Ministério Público Estadual foi deflagrada no dia 13 de novembro e investiga crimes contra o patrimônio público em Macau e contratos referentes à prestação do serviço de limpeza urbana e às obras públicas de construção civil. O MP apontou um desvio de R$ 2,5 milhões dos cofres municipais.
Fonte: Política em Foco

[política] Caraubenses suspeitam de que a prefeitura não esteja fazendo o repasse do INSS

Em Caraúbas repercute a notícia de que a prefeitura estaria realizando o desconto na folha de pagamento de seus servidores, o repasse do INSS, mas que não estaria transferindo para o órgão. Esta informação fora alertada pelo blogueiro João Marcolino em seu Blog.

Caso o fato se confirme poderá levar a sofrer danosas sanções por parte da justiça a pessoa do gestor Ademar Ferreira (PMDB). Porém entende-se que a gestão não confirmou e nem negou se realmente tal ação vem sendo ocorrida, tratando-se de notícia não oficial.

[saúde] Até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo, diz OMS

Getty Images
Ela chega de mansinho, assim como quem não quer nada. Num dia, você acorda triste, desanimado. No outro, bate uma sensação de vazio e uma vontade incontrolável de chorar, sem qualquer motivo aparente. A depressão é assim, um mal silencioso e ainda mal compreendido – até mesmo entre os próprios pacientes. Considerada um transtorno mental afetivo, ou uma doença psiquiátrica, a depressão é caracterizada pela tristeza constante e outros sintomas negativos que incapacitam o indivíduo para as atividades corriqueiras, como trabalhar, estudar, cuidar da família e até passear. 

De acordo com OMS (Organização Mundial de Saúde), até 2020 a depressão será a principal doença mais incapacitante em todo o mundo. Isso significa que quem sofre de depressão tem a sua rotina virada do avesso. Ela deixa de produzir e tem a sua vida pessoal bastante prejudicada. Atualmente, mais de 120 milhões de pessoas sofrem com a depressão no mundo – estima-se que só no Brasil, são 17 milhões. E cerca de 850 mil pessoas morrem, por ano, em decorrência da doença. 

Descrita pela primeira vez no início do século 20, a depressão ainda hoje é confundida com tristeza, sentimento comum a todas as pessoas em algum momento da vida. Brigar com o namorado, repetir o ano escolar e perder o emprego são motivos para deixar alguém triste, cabisbaixo. Isso não significa, porém, que o sujeito está com depressão. Em alguns dias, ele, certamente, vai estar melhor. 

O desconhecimento real do funcionamento desse transtorno afetivo é o principal responsável por um dos maiores problemas para quem sofre com a depressão: o preconceito.
Fonte: R7

[política] Governador é hostilizado por inaugurar obra do Governo Federal após rompimento com o PT

Governador foi recebido aos gritos de traidor e golpista Foto: www.assu.com.br
O governador Robinson Faria (PSD) foi recebido com protesto em Assú nesta quarta-feira, 20, durante inauguração do residencial Maestro Cristóvão Dantas, na comunidade rural de Baviera as margens da RN-016.

O empreendimento foi construído com recursos do programa de habitação federal ‘Minha Casa, Minha Vida’ o que gerou a reação de manifestantes defensores da presidenta Dilma Rousseff.

A posição do PSD em votar a favor do impeachment da presidenta Dilma Roussef , e principalmente do filho do governador, o deputado federal Fábio Faria, que votou em favor do afastamento da presidenta foi o estopim para a recepção de Robinson Faria.

A iniciativa de inaugurar o projeto executado com recursos do Governo Federal foi encarada como oportunista.

Com faixas, cartazes e gritos de protesto, os manifestantes condenaram a iniciativa de Robinson Faria e do deputado federal Fábio Faria, que mesmo ausente da inauguração não foi poupado.

Os dois foram taxados de golpistas e traidores. Robinson fez seu discurso debaixo de vaias e gritos e ao final da manifestação declarou a imprensa assuense que o direito de protesto era legítimo.

A reação em Assú pode ter mudado os planos do governador que era esperado para a inauguração de 36 leitos no Hospital Regional Tarcísio Maia nesta quinta-feira.

Com a ausência de Robinson a ampliação do hospital, garantida com recursos da maçonaria, foi entregue pelo secretário de saúde demissionário, Ricardo Lagreca, e pelo prefeito de Mossoró Francisco José Jr.
Fonte: Omossoroense