logo

sábado, 7 de maio de 2016

[esporte] ABC vence América e conquista o Campeonato Potiguar 2016

Após se enfrentarem três vezes em 2016, ABC e América mediram forças novamente na partida que decidiu o Campeonato Potiguar. Após empatarem em 3 a 3 no primeiro jogo, nenhuma das equipes tinha vantagem e qualquer empate levaria a decisão para as penalidades máximas.

Apesar do jogo disputado, o ABC construiu uma boa vantagem já na primeira etapa. Aos 5 minutos de jogo, Erivelton finalizou para o gol de Pantera e abriu o placar. A partida seguiu disputada, com o América tentando igualar as ações. Porém, aos 29 minutos, Jones Carioca completou para o gol após rebote do goleiro americano. Aos 35, em cobrança de pênalti, Nando definiu o 3 a 0, placar que seguiu até o fim da primeira etapa.

Com a volta para a segunda etapa, o América tentou reagir e equilibrar as ações. Mesmo assim o ABC teve chances de ampliar que foram impedidas por grandes defesas de Pantera. Na primeira chance real de gol do América na segunda etapa, Vaná defendeu cabeçada forte de Flávio Boaventura. Aos 13 minutos do segundo tempo, Alex Cazumba foi expulso pelo árbitro Héber Roberto Lopes, deixando o alvirrubro com um jogador a menos até o fim da partida.

Com um jogador a mais, o ABC buscou os espaços vazios e quase marcou o quarto. Em jogada de Filipi Souza pela direita, Nando cabeceou para fora. Aos 27, novamente Nando completou para o fundo do gol de Pantera e fechou o placar. Aos 32, Cascata chutou e a bola explodiu no travessão. Já aos 42, novamente Cascata quase marca. O camisa 10 do América entrou cara a cara com Vaná, mas o goleiro alvinegro defendeu novamente.

[política] Lava Jato: Janot denuncia senadora e ex-ministro ao Supremo

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF), em um dos inquéritos da Operação Lava Jato, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), o marido dela, o ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo, e o empresário Ernesto Kugler Rodrigues, que seria ligado ao casal.

Eles são acusados de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por suposto recebimento de R$ 1 milhão para a campanha de Gleisi ao Senado em 2010. De acordo com depoimento de delatores, o valor é oriundo de desvios de contratos da Petrobras.

A senadora e o ex-ministro foram citados nas delações do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Um novo delator, Antônio Carlos Pieruccini, afirmou que o dinheiro foi transportado, em espécie, de São Paulo para Curitiba, em quatro viagens e que teria sido entregue a Ernesto Kugler. Se o STF decidir receber a denúncia, Gleisi e Paulo Bernardo vão virar réus na ação penal.


[cotidiano] Grave acidente deixa uma vitima fatal entre Caraúbas e Olho D'água dos Borges


A central de operações da Polícia Militar de Caraúbas registrou um grave acidente entre o município de Caraúbas e Olho D’água dos Borges. De acordo com informações os veículos bateram frontalmente e uma pessoa morreu na hora. Com a batida os veículos incendiaram.

A vítima do acidente, segundo informações, é o esposo de uma Bioquímica que trabalha no Hospital Regional de Caraúbas, uma outra vítima do Acidente é Dr. Saraiva que recebe os primeiros atendimentos em Caraúbas e já transferido para o Hospital Regional de Mossoró.


[esporte] Campeão potiguar de 2016 será conhecido neste sábado no Frasqueirão


Depois de empatarem no primeiro jogo na final do Campeonato Potiguar 2016, ABC e América retornam a campo neste sábado, a partir das 16h no Frasqueirão, quando, dois entram e apenas um sairá campeão. A dupla reedita a final da temporada passada e, mais uma vez, o alvinegro tenta reconquistar a hegemonia do futebol no Rio Grande do Norte tentando quebrar o jejum de título que já dura 04 anos.

A decisão segue aberta, com os dois times buscando a vitória no tempo regulamentar para evitar a disputa pelos tiros livres da marca do pênalti, já que o primeiro jogo terminou empatado em 3 a 3. Foi uma partida bastante movimentada na Arena das Dunas, dia 01, na qual a equipe do América conseguiu abrir boa vantagem e chegou a fazer 2 x 0, mas o jogo acabou em 3 x 3.

Os gols do América foram marcados por Rômulo (2) e Flávio Boaventura. Para o ABC, Echeverría (2) e Márcio Passos balançaram as redes. O alvinegro só reagiu no segundo tempo deixando tudo igual, 2 a 2, mas o alvirrubro conseguiu desempatar e, quando a vitória parecia certa, o ABC deixou tudo igual aos 45 minutos.

ARBITRAGEM – A exemplo do que aconteceu no primeiro jogo, mais uma vez a arbitragem do Rio Grande do Norte ficará de fora da decisão. Quem apita é o experiente paranaense Heber Roberto Lopes, que será auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Neuza Inês Back.
Fonte: Omossoroense

[cotidiano] Estudantes de medicina cortam pênis de bebê em vez de cordão umbilical

É imaginável e chocante, mas pode acreditar: estudantes de medicina confundiram o pênis de um bebê recém-nascido com o cordão umbilical e quase deceparam o órgão sexual da criança. O erro ocorreu em uma sala de parto de um hospital de Saltillo, capital do estado de Coahuila, no México. As informações são do The Sun.

O drama, no entanto, não acabou aí. Os estudantes perceberam o que haviam feito e tentaram esconder dos pais do bebê. Eles inventaram uma cirurgia de emergência para "reparar uma pequena lesão" na tentativa de consertar o erro.

O pai do menino, Diego Rangel Izaguirre, começou a ficar desconfiado quando lhe foi negado o acesso ao filho por mais de duas horas após o parto. Ao descobrir a verdade, ficou furioso. E descobriu que a tentativa de reparar o dano já feito piorou ainda mais a situação. "Quando começaram a costurar meu filho, eles causaram outras duas novas lesões, com quase dois centímetros de profundidade".

Após várias horas, os estudantes conseguiram recosturar o pênis no lugar, mas não aplacaram a fúria dos pais. A mãe do menino, Zulem Contreras, não se conformava com o fato de seu parto ter sido feito por "estagiários". "Isso não podia ter acontecido. O hospital tinha que ter destacado um ginecologista para cuidar de mim e do meu filho, não alunos."

Em nota oficial, o Instituto Mexicano de Segurança Social afirmou que "de acordo com as informações disponíveis, durante o trabalho de parto, ao se cortar o cordão umbilical, o prepúcio lesionou-se, e a situação foi corrigida com o procedimento habitual de circuncisão do bebê".

O hospital iniciou uma investigação interna e está sendo apoiado pelas autoridades mexicanas.
Fonte: Notícias Terra

[cotidiano] Empresa de turismo lança roteiro para visitar prédios da Lava Jato em Curitiba

Você é fã da operação Lava Jato? Quer saber como vive e como trabalha seu ídolo, o juiz Sergio Moro? Está em Curitiba a passeio? Pois não perca tempo! A empresa Special Paraná Turismo & Eventos lançou um roteiro turístico de 3 a 4 horas pela cidade passando pelos principais prédios da operação anti-corrupção que está limpando o Brasil! Afinal de contas, pra que visitar a Ópera de Arame, o Bosque Alemão ou o Teatro Guaíra quando você pode conhecer o prédio da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, onde Moro trabalha? Ou a Universidade Federal do Paraná, onde o juiz leciona desde 2007? Ou até mesmo o Complexo Médico-Penal, onde estão os presos investigados (foto)?

Não é mentira. O passeio existe e custa R$ 340. O itinerário inclui também a sede da Polícia Federal, onde as investigações estão centralizadas, e a Procuradoria da República, onde os processos dos acusados são montados. A empresa avisa que, por motivos óbvios, só te leva do lado de fora das atrações, mas fornece “material de apoio com gráficos e ilustrações para mostrar como funcionam as investigações”.
Fonte: Surrealista

[política] Pinheiro é o Prefeito Empreendedor que mais construiu escolas em Apodi

O ex-prefeito Pinheiro Bezerra é o Prefeito Empreendedor que mais construiu escolas em Apodi.

Em 12 anos como gestor público, Pinheiro soube bem valorizar a estrutura física da área educacional do município, é o que comprova as 4 regiões de Apodi.

No Córrego construiu a Escola Municipal Izabel Aurélia Torres, no Bairro Bico Torto construiu a Escola Municipal Professor Veríssimo Gama, na Chapada ampliou a unidade escolar do Assentamento Portal da Chapada e no Bairro Cohab construiu a Escola Municipal Lindaura Silva.

Além dessas Pinheiro também ampliou e reformou várias unidades escolares da Zona Rural do Município que, antes, antendiam a todas as regiões, estando algumas, já fechada nesta gestão.

Ao todo Apodi possui hoje 37 núcleos escolares, onde a maioria foi construída ou implantada nas gestões de Pinheiro Bezerra.

Hoje, além de ter sido fechado, algumas unidades escolares apresentam sérias dificuldades para se manter, como é o caso da Zona Rural do Vale, onde até a merenda falta, ou na Chapada, o qual é conhecido a necessidade de professores, bem como na própria Zona Urbana.

Em se tratando de estrutura física educacional, Pinheiro foi enfático quando decidiu priorizar o setor, fato este que o levou a conquistar o prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae.

"No meu último ano de gestão, além de já ter investido na estrutura física educacional fui o gestor que, junto a senadora Fátima Bezerra, conseguiu viabilizar a implantação do IFRN em Apodi", declara Pinheiro.

Conheça as unidades escolares do município.


UNIDADES ESCOLARES
N.º
NOME
LOCALIDADES
01
Unidade IV Antonio Assuero Pamplona
Sítio Cápua
02
Unidade V Antonio Marinho de Oliveira
Sítio São Lourenço
03
Unidade VI Assentamento Milagre
Assentamento Milagre
04
Unidade VII Augusto Vicente Lopes
Sítio Bela Vista
05
Unidade VIII Aurora da Serra
Assentamento Aurora da Serra
06
Unidade X Cassimiro Emiliano da Costa
Sítio Trapiá II
07
Unidade XI Empresa
Assentamento Portal da Chapada
08
Unidade XII Enéas Francisco da Costa
Sítio Traíras
09
Unidade XIII Eulália Gurgel
Sítio São Lourenço
10
Unidade XV Félix Eufrásio
Sítio Bamburral
11
Unidade XVI Francisca Antonia de Oliveira
Sítio Santa Rosa
12
Unidade XIX Francisco Pedro da Costa
Sítio Trapiá I
13
Unidade XX Francisco Pedro de Medeiros
Sítio Reforma
14
Unidade XXI Francisco Targino da Costa
Sítio Lage do Meio
15
Unidade XXIII Isauro Camilo de Oliveira
Sitio Lagoa do Clementino
16
Unidade XXIV Joaquim Nogueira de Morais
Sítio Rio Novo
17
Unidade XXVII Luis Diógenes Ferreira Pinto
Sítio Ponta
18
Unidade XXIX Manoel Antonio de Souza
Sítio Santa Cruz
19
Unidade XXX Manoel Antonio Sales
Sítio Arção
20
Unidade XXXIII Miguel Arcanjo de Morais
Sítio Cipó
21
Unidade XXXIV Mira Selva
Sítio Mira Selva
22
Unidade XXXV Neval Machado Barros
Sítio Carnaúba Seca
23
Unidade XXXVI Pau-dos-Ferros
Sítio Pau-dos-Ferros
24
Unidade XXXVII Queimadas
Sítio Queimadas
25
Unidade XLII São Francisco
Sítio São Francisco
26
Unidade XLIII São Sabino
Assentamento Paraíso
27
Unidade XLV Valdemiro Pedro Viana
Sítio do Góis
28
Unidade XLVII Valdevino Gomes de Oliveira
Sítio Baixa Fechada
29
Creche Sonho de Criança (CAIC)
Rua: Francisco Virgílio de Oliveira



ESCOLAS
N.º
NOME
LOCALIDADES
30
Escola Municipal Raimunda Florêncio de Oliveira
Sítio Melancias
31
Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto
Conjunto Bacurau I
32
Escola Municipal Isabel Aurélia Tôrres
Sítio Córrego
33
Escola Municipal Francisco Targino da Costa
Distrito de Soledade
34
Escola Municipal Professora Lourdes Mota
Rua Sebastião Sizenando
35
Escola Municipal Lindaura Silva
Rua Cajarana, s/n - Cohab
36
Escola Municipal 12 de Outubro
Rua Benjamim Constant, s/n
37
Escola Municipal Professor Veríssimo Gama
Bairro Bico Torto

[polícia] Delegacia instaura inquérito e ouve familiares sobre morte de estudante apodiense

A Delegacia de Polícia Civil de Apodi já instaurou o inquérito que vai apurar as causas da morte da estudante Karla Eduarda de Oliveira Paiva, de 11 anos, ocorrida na noite de quinta-feira (05) na cidade de Apodi/RN.

Karla Eduarda foi encontrada morta pela família dentro de casa. A principal suspeita é que ela tenha se sufocado acidentalmente nos punhos de uma rede, uma vez que ela costumava brincar se enrolando neles.

De acordo com o chefe de investigação José Luiz, o pai e uma tia da garota já foram ouvidos. No depoimento, eles contaram que tinham saído para ir ao supermercado e deixado a menina sozinha em casa.

Ao chegar e encontra-lá desacordada, eles ainda a socorreram ao hospital, mas ela já estava morta.  A perícia do ITEP apontou que a estudante morreu por asfixia mecânica, quando há a interrupção do ar atmosférico até as vias respiratórias, em decorrência do aperto no pescoço.

O corpo da garota foi velado e sepultado na tarde desta sexta-feira (06) em Apodi. Devido a forma como foi morta, amigos, parentes e curiosos lotaram a rua onde ela morava.

As investigações deverão continuar na próxima segunda-feira (09).

Karla Eduarda estudava o 6º ano na Escola Municipal Professora Lourdes Mota.
Fonte: Mossoró Hoje

[concursos] Edital do Concurso Público da UERN deve sair na próxima semana

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) está intensificando os trabalhos da comissão central para divulgar na próxima semana o Edital do Concurso Público para novos servidores. Serão ofertadas 116 vagas, sendo 76 professores e 40 técnicos administrativos.

Na edição desta sexta-feira, 6, o Diário Oficial do Estado (DOE) divulgou a empresa especializada que irá realizar o concurso. O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional ( IDECAN) ficará a cargo de organizar o concurso para os técnicos, juntamente com a Comissão designada pelo reitor Pedro Fernandes.

“Mantendo a nossa autonomia acadêmica, as provas para professor serão elaboradas, aplicadas e corrigidas por banca indicada pelos Departamentos Acadêmicos”, explicou a Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assistência Estudantil - PRORHAE, Cicília Maia, acrescentando que o IDECAN dará suporte na parte de logística.

A professora Cicília Maia disse, ainda, que, a comissão está agilizando todas as providências para a próxima etapa, que é a publicação do edital com o detalhamento de vagas e todas as informações pertinentes ao concurso. “Nossa expectativa é que na próxima semana, esse edital seja publicado e amplamente divulgado”, completou.

O concurso foi autorizado pelo governador Robinson Faria, no dia 30 de março,  durante a instalação de seu gabinete de trabalho, na Reitoria da UERN.
Fonte: UERN

[educação] Estudantes tem nova chance de fazer o simulado do Enem; prova já está disponível


Os estudantes tem uma nova chance para fazer o simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela internet, no portal Hora do Enem. O teste está disponível para os 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio. Para participar é preciso fazer a inscrição no portal. O teste tem 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. O conteúdo é composto principalmente por assuntos vistos nas escolas até abril.

O simulado foi aplicado no no último final de semana, mas devido a problemas no acesso, o Ministério da Educação (MEC) prorrogou o exame para esse final de semana. As provas podem ser acessadas até as 20h de amanhã (8). Mais de 500 mil estudantes já fizeram o simulado. Medicina, direito e administração estão entre os cursos mais procurados entre aqueles que resolveram a prova.

A partir do momento em que acessar a prova, o estudante terá quatro horas para fazer resolver as questões. O resultado será divulgado ao final do exame.

Na hora de se cadastrar, o estudante informa o que busca com o Enem. A plataforma disponibilizará, então, um plano de estudos para que possa alcançar o objetivo. O resultado do simulado do Enem mostrará como está o desempenho do aluno em relação ao curso que pretende fazer.

Este é o primeiro simulado online. Pelo menos mais três serão feitos até a data do Enem. Haverá provas nos dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. Os últimos exames serão no mesmo formato do Enem e terão dois dias de duração. Não haverá simulado da redação.

O Enem de 2016 será nos dias 5 e 6 de novembro. As inscrições estarão abertas de 9 a 20 de maio. A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do programa Ciência sem Fronteiras. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

[política] Pleno do TJRN recebe denúncia contra prefeito de Dix-sept Rosado

O Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte recebeu denúncia contra o prefeito do município de Governador Dix-sept Rosado, Anaximandro Rodrigues do Vale Costa, determinando o processamento regular da ação na Segunda Instância da Justiça Estadual. As demandas, ajuizadas pelo Ministério Público, tiveram como relator o desembargador Dilermando Mota, o qual foi acompanhado pela maioria do colegiado, a fim de que seja oportunizado, com o recebimento, o devido acesso do gestor municipal ao contraditório e ampla defesa.

As ações penais foram ajuizadas com base no ilícito penal tipificado no artigo 10 da Lei nº 7.347/85, que dispõe sobre a desobediência à requisição do Ministério Público Estadual de dados que sejam indispensáveis ao ajuizamento de ações civis públicas.

Os desembargadores debateram sobre o chamado princípio da “auto incriminação”, no qual ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo. No entanto, também foi debatido pela Corte potiguar o fato de que não se trata de suposto ilícito pessoal, individual, mas que envolve um gestor público e consequente documentos públicos.

“São documentos imprescindíveis para aferir a legalidade ou não da contratação”, avaliou o desembargador Amaury Moura Sobrinho, que havia pedido vistas dos autos, que é um reexame do processo. O voto dele seguiu o do relator, mas teve a divergência dos desembargadores Glauber Rêgo, Maria Zeneide Bezerra e Ibanez Monteiro, que votaram pela rejeição da denúncia, ao argumentarem, dentre outros pontos, que os documentos poderiam ser solicitados a outras fontes, como a própria empresa contratada ou o Tribunal de Contas. Mas, para o desembargador Cornélio Alves, a negativa do prefeito tem sido uma prática entre outros gestores.

“Praticamente é algo comum entre prefeitos do interior do Estado. Os documentos são públicos e se o certame foi lícito não há razão para não fornecer”, destaca.
Fonte: Defato

[economia] Publicado decreto que autoriza reajuste de 9% no Bolsa Família

bolsa familia 2
O decreto que autoriza o reajuste de 9% no benefício pago pelo Programa Bolsa Família e altera os valores referenciais para a caracterização de situação de pobreza ou extrema pobreza foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (6). O aumento foi anunciado pela presidenta Dilma Rousseff no último domingo (1º), Dia do Trabalho.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com a correção autorizada pela presidência da República, o benefício médio pago a 13,8 milhões famílias cadastradas no Programa Bolsa Família pode alcançar R$ 176 mensais. Os valores começarão a ser repassados em junho.

[segurança] Veículos colidem na entrada de Apodi e interditam BR 405

Duas carretas colidiram na manhã de hoje (07) em frente a Água Mineral Cristalina do Oeste em Apodi, BR 405.

A colisão acabou interditando o tráfego de veículos, mais não teve feridos, apenas danos materiais.

O local é conhecido pelo número de acidentes, que já chegou a fazer vítimas.

[política] Em Felipe Guerra, oposição articula campanha para vencer as eleições

O grupo oposicionista ao atual governo segue afunilando ideias e articulando para vencer as eleições municipais em Felipe Guerra este ano.

Liderados pelo ex-prefeito Hugo Costa, parte da população felipenses tem buscado trabalhar o nome do médico Victor Costa.

Hugo, que fora aliado do atual prefeito Haroldo Ferreira, agora é oposição e terá o apoio do vice prefeito Paulo Guilherme (SD).

Para este mês o grupo pretende fazer o lançamento da pré-candidatura do médico.

A disputa promete ser arrochada!

[política] Jornalista caraubense analisa situação política do município

O jornalista Gilson de Souza, analisa a política do município de Caraúbas, veja:

"Hoje em Caraúbas o que mais se fala em todas as esquinas, calçadas, bares, ambientes, repartições públicas e demais é sobre política! Disso não temos dúvidas! Porém, o diferencial desta campanha são: blog’s, microblog’s, wattssap, facebook e diversas outras mídias sociais as quais a população tem acesso rápido e fácil e pode num instante incentivar a fazer um feedback sobre sua opinião ou de seu candidato.

O que vejo e ouço, é que muita gente fala que essa campanha é diferente daquela passada.

Mas vale lembrar que toda campanha é diferente de outra, seja por seu tempo, por seus personagens em fim uma série de fatores que influem e contribui para tal diferença! Desde o ano 2000 que observo, e trabalho nos bastidores da política caraubense e vejo que muitos erros já aconteceram pôr as vezes se usarmos a paixão e não o raciocínio logico.

Vi muitos candidatos que saíram na frente perderam, vi outros que nem imaginavam ser e acabaram sendo e vi outros que por decisões apaixonadas acabaram pagando um preço caro!

VAMOS AQUI A UMA BREVE ANÁLISE DE ALGUNS PONTOS QUE PROVAM O QUE ESTOU DIZENDO.

· A campanha do ano 2000, se a oposição na época tivesse se unido tinham ganhado de Aguinaldo, pois a soma dos adversário de Aguinaldo foi maior que a votação do próprio Aguinaldo mas, devido as chapas fechadas perderam e Aguinaldo saiu vitorioso!
· Vi um que em 2001 nem pensava ser candidato e por uma fatalidade do destino acabou assumindo a cadeira de prefeito!
· Em 2004 esse mesmo candidato era chapa batida e havia assumido a cadeira no lugar de Aguinaldo, perdeu para o menino que vendia pipoca na praça, Eugenio Alves!
· Em 2008 o Menino que vendia pipoca na praça teve uma boa administração, foi avaliado em mais de 70% de aprovação escolheu um vice ruim de voto “Baldo” e devido a chapa fechada perdeu!
· Em 2012 o grupo de oposição lançou Paulo e Elionaldo ambos oposição “e que até hoje pensam que são detentores dos votos” e não é bem assim! porem estavam confiante que ganhavam e perderam. Eu pergunto: onde foi o erro? A falta de cacife?

Já entrevistei vários políticos, e um deles foi Novinho Praxedes que disse: “Gilson Sou um homem de bloco de grupo e que estou aberto para conversar com quem quer que seja” ou seja ele não se fechou como a chapa Junior Alves e Paulo está fazendo e que na minha ótica pode ser ruim para a oposição!

Entrevistei Junior Gurgel disse: “Gilson todo adversário é muito forte, e tem que ser respeitado menos subestimado” ai eu pergunto não estamos subestimando alguém?!

VAMOS AQUI A UMA OUTRA ANÁLISE DO QUADRO TOTALMENTE DIFERENTE DO QUE VOCÊ IMAGINA, MAS QUE DEVE SER PENSADO.

· Temos que ter cuidado em fechar uma chapa pois assim não damos oportunidade a quem possa a vir contribuir com uma possível vitória, pois não tem ninguém eleito ainda.
· Juninho e Paulo ou Juninho e Novinho quem somaria mais nos dois termos financeiro e em votos?
· Caso aja uma insatisfação por parte de Paulo o mesmo terá condições de botar uma campanha na rua?
· Uma conversa no grupo poderia ajudar a estabilizar os descontentes... Pois assim foi feito em 2012, quando a situação engoliu Ivanildo como Vice prefeito, vale salientar que em Minha Opinião Ivanildo foi o maior político pois conseguiu viabilizar-se dentro de um grupo onde o mesmo tinha rejeição e que isso ajudou na vitória de Ademar! Decisão sensata de Ferreira.

Eu acredito que a oposição deva pensar na possibilidade de conversar e não a de subestimar a situação seja ela composta por Novinho Praxedes sem um grupo ainda definido; ou por Junior Gurgel que tem rejeição dos professores ou por Ferreira que falam que está liso. Isso não me convence e não vamos aqui usar a paixão político partidária para medir rejeição. Mas vamos usar a sensatez e números para mostrar que a matemática é uma ciência exata e se a campanha se configurar com essa projeção a oposição pode perder.

VAMOS ANALISAR ALGUMAS SUPOSTAS COMPOSIÇÕES DE CHAPAS OU BLOCO

· Junior Alves e Paulo “Chapa fechada” que até o momento está na frente!
· Novinho e um vice ainda indefinido; pois só a oposição está definida e que isto pode custar uma campanha!
· Junior Gurgel e seu vice ainda indefinido; porem sai com 1500 votos da situação, de onde? digo já: cargos comissionados, contratados da base governista e uma pequena parcelas de seus seguidores pois o mesmo não é twitter mas tem seguidores.

VAMOS DEIXAR AGORA DAS ENTRELINHA E PARTIR PARA OS FINALMENTE

Se a chapa continuar fechada e não abrirem diálogo com os demais pré-candidatos, isso pode custar uma Vitoria de campanha. Pois Ferreira não pretende perder para os Alves questão de honra!

E o que pode acontecer é o seguinte: Novinho e Junior Gurgel se unirem seja quem for na cabeça de Chapa usarem do poder de cacife da classe empresarial, para saírem vitoriosos, vamos lembrar de Junior Praxedes cunhado de Ferreira, Zé Luiz da pedreira, o próprio Ferreira que não me convence que está liso e mais manobras subjetivas que podem vir a acontecer. Diante de tais suposições fica a seu critério a opinião de avaliação."

[política] Senado prevê pelo menos 20 horas para votar processo de impeachment

O Senado prevê que a sessão da próxima quarta-feira (11) para votar o parecer do relator Antonio Anastasia (PSDB-MG), favorável à abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, deverá durar pelo menos 20 horas, segundo informações da Secretaria-Geral da Mesa.

Pelas regras definidas, cada senador terá 15 minutos para discursar. No total, são 81 parlamentares, mas o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não votará. Com isso, só os discursos dos demais 80 somam, em tese, 20 horas.

Ainda não está decidido se será concedido prazo de meia hora para a acusação, que seria feita pelos autores da denúncia, Miguel Reale Júnior, Janaína Paschoal e Hélio Bicudo, e outra meia hora para a defesa.

Também poderão ser apresentadas questões de ordem pelos senadores durante a sessão, o que pode estender ainda mais o tempo de duração.

A previsão da Secretaria-Geral da Mesa é que, se todos os prazos forem usados, a sessão deve entrar na madrugada e a votação ocorrerá somente na manhã de quinta-feira (12).

[justiça] Justiça anula ato da Assembleia que efetivou servidor sem concurso no RN

O juiz Airton Pinheiro, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, anulou o ato normativo da Assembeia Legislativa que integrou um servidor ao quadro de pessoal da casa legislativa sem concurso público. Essa é a primeira ação julgada de um grupo de quase 200 pessoas que ingressou na Assembleia Legislativa em cargos de provimento efetivo sem passar por concurso público.

Na decisão, o magistrado deixou claro que a sentença tem repercussão nos atos administrativos subsequentes relacionados à carreira, assim como eventual aposentadoria, determinando a exclusão do servidor do quadro de pessoal efetivo no prazo de 30 dias.

O juiz determinou a notificação pessoal do presidente da Assembleia Legislativa para dar cumprimento à ordem judicial no prazo assinado, publicando no Diário Oficial a declaração de nulidade, por ordem judicial, da integração do réu como servidor efetivo da ALRN, sob pena de responsabilização por improbidade do gestor além de ressarcimento ao erário do quanto o servidor requerido venha a continuar recebendo como efetivo da Assembleia depois de expirado o prazo fixado.

Relembre o caso
O Ministério Público Estadual ajuizou várias ações civis públicas já que entre os anos de 1990 e 2002 um grupo de quase 200 pessoas ingressou em cargos de provimento efetivo da Assembleia Legislativa sem prévio concurso público - condição fundamental para o vínculo de carreira com a administração pública. Muitos dos beneficiados pelas nomeações eram familiares ou tinham apadrinhamento de figuras políticas do Estado.

Em primeira instância foram julgadas extintas as ações que foram ajuizadas por grupos de servidores, sob o entendimento de que ocorreu a prescrição do prazo máximo de cinco anos para o questionamento dos atos de nomeação, contada do enquadramento dos envolvidos como servidores. As ações foram propostas pelo MPRN em 2008. Acórdãos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte mantiveram as sentenças.

O MPRN alegou que não ocorreu a prescrição, pois os atos de provimento dos cargos efetivos jamais foram publicados no Diário Oficial do Rio Grande do Norte, mas apenas no boletim interno da Assembleia Legislativa potiguar.

O STF e o STJ deram razão ao MPRN, acolhendo o entendimento de que situações que afrontam a Constituição não podem ser mantidas apenas por eventual incidência do prazo de prescrição, quando são, na verdade, imprescritíveis, determinando que o Poder Judiciário do Rio Grande do Norte julgue o mérito das ações ajuizadas pelo Parquet.

[política] Arapongas espionaram Teori Zavascki

Arapongas andaram espionando a vida do relator da Lava-Jato, Teori Zavascki.

O setor de inteligência do Supremo Tribunal Federal foi informado, há cerca de dez dias, de que espiões de Brasília dispunham de detalhes dos hábitos e horários do ministro, e iniciou investigação sigilosa para saber se Teori teve telefones grampeados e que outros tipos de monitoramento sofreu.

A inteligência está em busca de elementos que levem aos mandantes da operação.

Se conseguir apontá-los, a prisão de Delcídio do Amaral parecerá coisa de juizado de pequenas causas.

Fonte: Radar Online

[política] Frente Brasil Popular no RN convoca protesto para próxima segunda e terça-feira

Os movimentos de apoio à presidente Dilma Rousseff estão convocando novas manifestações para próxima semana. Em Natal, o ato politico ocorrerá na terça-feira e tem como plano se concentrar na esquina das Avenidas Bernardo Vieira e Hermes da Fonseca, a partir das 16 h.

De lá, os manifestantes seguem a pé até a Praça da Árvore, no bairro de Mirassol. A noite será encerrada com um ato cultural na Praça Cívica do Campus, às 19h.


[polícia] Pai é suspeito de estuprar filhas e incentivar filho a violentar irmã na PB

Um homem foi preso nesta sexta-feira (6) suspeito de estuprar uma de suas filhas, atualmente com 12 anos, no município do Conde, na Grande João Pessoa. Segundo o delegado Luiz Eduardo, esta violência já foi confirmada, mas também está sendo investigado o estupro de outra filha, que tem cinco anos. Além disso, a polícia também recebeu a denúncia de que o pai teria incentivado um filho portador do vírus HIV a fazer o mesmo com as meninas, que são suas irmãs.

Segundo o delegado, os abusos contra a menina de 12 anos foram comprovados por exames e testemunhas, além do próprio pai ter assumido o crime, mas ressaltou que não houve penetração. “Eles [os estupros] aconteciam quando ela o visitava nos finais de semana. O pai pode ter tentado praticar o ato total, mas não conseguiu”, explicou Luiz Eduardo.

Ele acrescentou que há suspeitas de que a filha de cinco anos também tenha sido abusada durante essas visitas, mas o pai não assumiu este caso. A menina também pode ter sido vítima de atos similares por parte do irmão, portador de HIV que na época tinha 16 anos e atualmente tem 18. Por este motivo, segundo o delegado, testes de HIV vão ser realizadas nas meninas.


[política] Veja diz: Tchau, querida. Tchau querido!


sexta-feira, 6 de maio de 2016

[política] Dr. Pinheiro e Eliésio de Bom anunciam aliança popular em prol de Apodi



União, essa foi à palavra de ordem pregada em entrevista dos pré-candidatos Dr. Pinheiro e Eliesio Gomes na noite desta sexta na Radio Vale do Apodi, no Programa Panorama Político, atualmente eles representam o SDD e PHS respectivamente.

Os pré-candidatos estiveram ao lado de varias lideranças de ambas as siglas, que acompanharam na bancada no programa a fala dos dois postulantes. 

Os vereadores Bráulio Ribeiro, Filho Neto e Ângelo Suassuna estiveram ao lado dos dois postulantes. Com eles vários pré-candidatos a vereadores que mostraram espontaneamente o apoio irrestrito.

“O adversário da oposição é o atual prefeito” foi categórico Eliésio Gomes.

No entendimento de ambos os candidatos o povo deve escolher, ouvir, pois o momento político pede essa decisão popular.

“Eu sou solução, estou pra votar e ser votado”, afirmou Dr.Pinheiro.

Indagados se nas sondagens internas aparecer um terceiro nome, a frente de ambos, os postulantes abdicariam de suas candidaturas, ambos afirmaram que isso não é problema, pois o povo é soberano e fará a decisão.

O vereador Ângelo Suassuna do SDD, participando do debate enalteceu a presença de seus colegas vereadores Filho Neto do PPS, Bráulio Ribeiro do PROS, Hortência Regalado do PSDB no projeto, parabenizando a decisão de Eliésio e de Dr. Pinheiro de deixar que a escolha parta do povo, convidando os demais partidos para se engajar nesse projeto em prol de Apodi.

Interpelados com relação ao transporte universitário em Apodi, ambos contribuíram com o tema, ressaltando a necessidade de enfrentar o problema, trazendo alento para os universitários. “Nós evoluímos, e pensamos nesses jovens como futuro de nossa cidade, por isso é necessária ação”, frisou Dr. Pinheiro.

O vereador Bráulio Ribeiro do PROS, participando do debate externou seu posicionamento, conclamando aos demais partidos a se juntarem a este projeto vitorioso que quer o bem de Apodi.

“Não existe chapa montada, chapa pronta como dizem, existe união de forças, e o povo vai decidir, escolher”, salientou Eliesio Gomes.

[segurança] Polícia Militar realiza operação e aborda 500 pessoas em Mossoró

Policiais do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) voltaram a intensificar o policiamento na tarde e início de noite desta sexta-feira (6) em Mossoró. A ação, que foi integrada a Secretaria de Municipal de Segurança, além do 2º Distrito do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (2º DPRE), Companhia de Proteção Ambiental (CIPAM) e Esquadrão de Polícia Montada (EPMON) atuou diretamente nas áreas de maiores incidências criminais onde existem mais casos envolvendo crimes violentos letais intencionais (CVLIs) e crimes contra o patrimônio.

Nesta primeira fase da operação, que será mantida durante todo o fim de semana, foram saturados os bairros Lagoa Mato, Belo Horizonte, Boa Vista e Quixabeirinha, Santo Antônio, Barroca, Paredões, Bom Jardim, Santa Helena, Nova Mossoró, Santa Delmira, Wilson Rosado, Abolições 1, 2,3 4, e 5. Até o presente momento, já foram abordadas quase 500 pessoas, 126 motos e 88 carros. Vinte veículos entre carros e motos foram apreendidos por irregularidades diversas.

[economia] Projeto de Integração do São Francisco está em fase final com 86,3% das obras concluídas

O empreendimento que tem transformado a paisagem do sertão brasileiro e levará água a mais de 12 milhões de pessoas em quatro estados – Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte – está cada vez mais próximo de ser concluído. Em abril, o Projeto de Integração do Rio São Francisco alcançou o índice de 86,3% de avanço físico nos dois eixos de obras. Nesta sexta-feira (6), em Cabrobó, a presidenta Dilma Rousseff visitou uma das maiores estruturas do projeto: a segunda estação de bombeamento (EBI-2) do Eixo Norte.

Acompanhada dos ministros Josélio Moura, da Integração Nacional, e Maurício Muniz, da Secretaria de Portos, Dilma Rousseff sobrevoou trechos da maior obra de infraestrutura hídrica do país. “Esta é uma obra que há muito tempo estava proposta para o Brasil, desde a época de Dom Pedro II. Nós escolhemos fazer a Integração do São Francisco porque trazer água para essa região do Nordeste era uma das exigências para garantir condições dignas de vida à população”, afirmou a presidenta, ao destacar o esforço de milhares de trabalhadores da obra e dos governos de estados que serão beneficiados pelo projeto. Os governadores do Ceará, Camilo Santana, e da Paraíba, Ricardo Coutinho, participaram do ato, além de parlamentares e outras autoridades locais.

Prioridade do governo federal, o Projeto São Francisco não sofreu contingenciamento de recursos e, nos dois últimos anos, registrou o maior desembolso financeiro desde o início das obras. Foram investidos R$ 1,8 bilhão em 2015 e R$ 1,4 bilhão em 2014. No mesmo período, a média de trabalhadores contratados girou em torno de 10 mil profissionais, indicador que reforça outra característica do projeto, de fomentar o desenvolvimento econômico na região.

[cotidiano] Paciente pega fogo durante cirurgia

Um paciente pegou fogo enquanto estava passando por uma cirurgia. A primeira versão é que o incidente teria sido causado por um elevado nível de oxigênio no ambiente.

No entanto, um segundo  relatório aponta que uma faísca teria provocado o fogo. Não se sabe que tipo de cirurgia estava sendo realizada.

O centro médico NYU Langone, onde aconteceu o caso, foi criticado por falhas nos procedimentos de segurança. Os investigadores disseram que havia uma “falha de comunicação entre o cirurgião e o anestesista”.

O incidente aconteceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Fonte: Yahoo Notícias

[cotidiano] Estudante do RN que homenageou pais com enxada grava com Rodrigo Faro

Kauany grava com Rodrigo Faro (Foto: Reprodução/Facebook)
As portas e janelas do céu estão se abrindo para a estudante de jornalismo, Kauany Sousa, de 26 anos. A jovem de Almino Afonso, interior do Rio Grande do Norte, causou comoção nacional depois que um vídeo em que ela ergue uma enxada no baile de formatura em homenagem aos pais estourou na internet. 

Em sua conta no Facebook, Kauany, que já é formada em Serviço Social, publicou uma imagem no qual aparece ao lado de ninguém menos que Rodrigo Faro, dando pistas de que gravou uma reportagem exclusiva com o apresentador para o programa “Hora do Faro”, da Record.

“Um gesto que está abrindo portas e me entregando um caminho de descobertas e felicidades. Já agradeci muitas e muitas vezes por cada coisa que está acontecendo comigo. É difícil processar. A emoção é enorme e tenho diversos pensamentos me rodeando. Nunca esqueçam, independente de qualquer coisa, estejam sempre ao lado das pessoas que amam, pois nossa força e crescimento vem deles. Sempre!”, bradou ela em seu perfil público na rede social.

Até o momento não há informações se a matéria será exibida neste domingo de “Dia das Mães” ou em outro domingo.
Fonte: Portal no AR