logo

sábado, 13 de agosto de 2016

[cotidiano] Acusado de roubar, matar e queimar corpo de comerciante em Apodi pega 23 anos de prisão

O presidiário Antônio Renato Moreira de Souza Filho, o “Renatinho” de 20 anos, foi condenado a 23 anos e 9 meses de prisão pelo latrocínio contra o comerciante “Teté de Ademar”, ocorrido no final do ano de 2015 em Apodi. 

O julgamento tinha sido realizado em maio deste ano, mas a decisão final da Justiça só foi divulgada na última quinta-feira (11). 

Renatinho está preso em Alcaçuz e deverá permanecer lá, até que a Justiça determine seu retorno ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Apodi. De acordo com a denúncia do Ministério Público, foi ele quem arrombou para roubar a casa do comerciante Antônio Leão da Silveira, de 74 anos, mais conhecido como “Teté de Ademar”, na madrugada do dia 20 de novembro do ano passado. 

Na época, ele cumpria pena por roubo no regime semiaberto e não foi dormir no CDP como deveria. O acusado matou a vítima com pauladas na cabeça, enrolou o corpo em fios elétricos e ligou na rede, para esconder possíveis provas contra ele. Entretanto, o delegado Renato Oliveira, de Apodi, investigou e encontrou provas que o incriminava. Renatinho acabou confessando o latrocínio durante o julgamento. O outro jovem, tido como segundo suspeito no crime, foi inocentado. 

Jaques Douglas, de 21 anos, tinha sido acusado pelo próprio Renatinho ao delegado, mas dias antes do julgamento, Renatinho confessou que ele não teve nenhuma participação no caso. 

Em entrevista exclusiva ao MOSSORÓ HOJE, Douglas contou que não tinha mais paz, depois que foi preso por engano. 

Jaques Douglas foi defendido pelos advogados Eduardo Souza e Euclides Jácome. Após a publicação da decisão, eles se disseram satisfeito com o resultado. “Foi feito a Justiça”, destacou Eduardo.

Fonte: Mossoró Hoje

[polícia] PF prende homem de confiança de Fernandinho Beira-Mar

Julgamento de Luis Fernando da Costa, o Fernandinho Beira Mar, no Forum do Rio de Janeiro
Um homem idenficado apenas pelo apelido Menor foi preso por policiais federais na tarde de sexta-feira, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ele era foragido da Justiça e filho de um cúmplice de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. Segundo a PF, após o assassinato de seu pai, há alguns anos, Menor assumiu o posto de controlador das atividades do tráfico nas favelas Beira-Mar e Parque das Missões, redutos de Fernandinho. O bandido havia sido preso, mas, em outubro de 2014, fugiu do Complexo de Bangu, na Zona Oeste do Rio. Desde então, vinha utilizando documento falso de identidade.

A Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal chegou ao endereço do foragido e cercou a casa. No momento da abordagem, Menor estava dormindo e não ofereceu resistência à prisão. Ele era procurado com base em um mandado de prisão expedido em Curitiba, quando foi condenado a pena de 15 anos e 10 meses de prisão por tráfico e formação de quadrilha.

Além do cumprimento da ordem judicial anterior, ele foi preso em flagrante por uso de documento falso.
Fonte: Extra

Juízes Eleitorais das 35ª e 45ª zonas apresentam portarias relativas às normas das eleições 2016

FORAM BAIXADAS PORTARIAS CONJUNTAS DOS JUÍZES DA 35ª E 45ª ZONAS REGULAMENTANDO AS CAMPANHAS ELEITORAIS DE 2016 EM APODI, FELIPE GUERRA, ITAÚ, SEVERIANO MELO E RODOLFO FERNANDES

Há proibições e sanções com multa em caso de descumprimento.

Os Juízes Eleitorais da 35ª e 45ª Zonas, respectivamente Dr. Marcio Silva Maia e Dra. Ana Clarisse Arruda Pereira, baixaram esta semana portarias conjuntas regulamentando a utilização de alguns meios de propaganda eleitoral para esta campanha de 2016 no âmbito de Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo e Rodolfo Fernandes, termos das duas zonas eleitorais.

Chama atenção a Portaria nº 02/2016 que trata dos famigerados paredões e dos fogos de artifícios. Os primeiros são conhecidos pelo potencial em incomodar a sociedade. Segundo o Chefe de Cartório da 35ª Zona, Thiago Capistrano, as queixas são bastante corriqueiras nesse período e relatam o uso indevido dos equipamentos de som nas proximidades de igrejas, escolas, hospitais e outros locais públicos que são resguardados pela legislação eleitoral.

De acordo com a Portaria, fica "permitida a circulação de carros de som (baratinhas, motos de som, bicicletas de som, carroças com som, por exemplo) e minitrios, com potência nominal de até vinte mil watts e desde que seja observado o limite de oitenta decibéis de nível de pressão sonora, medido a sete metros de distância do veículo". Portanto, quem desobedecer a presente regra, poderá ser multado em até R$ 2.000,00 (dois mil reais), sem prejuízo das demais sanções aplicáveis.

Há também a proibição de fogos de artifícios. Esta trata de uma prática mantida desde a eleição municipal de 2008, para coibir a utilização indevida de bombas caseiras ou de outros fogos que, para seu manuseio, exigem cuidados específicos de segurança. Dentre as reclamações mais comuns ouvidas da população estão a utilização de bombas caseiras, com a finalidade de provocação dos cidadãos correligionários de diferentes candidatos. A portaria também prevê multa para utilização indevida dos fogos, além de outras sanções aplicáveis.

Já a Portaria nº 06/2016, trata do calendário de realização de passeatas, carreatas e comícios para os candidatos das chapas majoritárias e candidatos a vereador. Segundo Thiago Capistrano, os juízes eleitorais das zonas entendem que a portaria vem para evitar transtornos como a impossibilidade de realização de eventos simultâneos para coligações adversárias. Ele explica que o contingente policial das cidades não dão conta da segurança de mais de um evento por vez. Vale lembrar que, com exceção de Apodi, em que também não é boa a situação, nos demais municípios não há mais que dois policiais militares para atender a necessidade da segurança de passeatas e carreatas. Dessa forma, a portaria prevê que a distribuição dos dias será realizada por sorteio, em reunião com os Representantes das Coligações/Partidos das Zonas. O calendário com as datas dos possíveis eventos será amplamente divulgado.

CLIQUE AQUI e confira o teor das Portarias Conjuntas dos Juízos Eleitorais da 35ª e 45ª Zonas.

As Portarias Conjuntas, em resumo são:

- Nº 02/2016 - Proíbe paredão, fogos e etc;
- Nº 03/2016 - Fiscalização de Seção Eleitoral. Dia da Votação
- Nº 04/2016 - Atuação das forças armadas. Véspera, dia de votação e Apuração
- Nº 05/2016 - Eleitores necessidades especiais. Dia da Votação
- Nº 06/2016 - Calendário das passeatas, carreatas e comícios
- Nº 07/2016 - Lei seca - Eleições 2016

Fonte: Cartórios Eleitorais da 35ª e 45ª Zonas

[política] Faixa presidencial está desaparecida

faixa
A VEJA destaca que, se o impeachment de Dilma Rousseff for confirmado no fim de agosto, Michel Temer será empossado como o 37º presidente do Brasil e colocará no peito a… cadê a faixa presidencial? A mais bizarra auditoria de que se tem notícia está sendo realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU): encontrar o misterioso lugar em que está a faixa presidencial do Brasil. O TCU descobriu que 4 500 itens do patrimônio da Presidência da República estão sumidos. Ninguém sabe se foram surrupiados ou simplesmente extraviados. Entre os objetos estão obras de arte, utensílios domésticos, peças de decoração, material de escritório, computadores e, sim, a faixa presidencial. Que fim ela levou?

A novidade apareceu durante uma auditoria do TCU que tinha outra finalidade. Em março passado, a Operação Lava-Jato localizou um cofre numa agência bancária em São Paulo no qual o ex-presidente Lula guardava presentes recebidos durante os oito anos de Presidência. A lei determina que os presentes trocados entre chefes de Estado sejam incorporados ao patrimônio da União. Lula e Dilma, segundo os técnicos, desrespeitaram a regra. Entre 2003 e 2010, Lula recebeu 568 presentes. Pelos registros, deixou no Planalto só nove deles. Já Dilma recebeu 163 presentes. Apenas seis foram incorporados ao patrimônio público. O TCU sugeriu ampliar o sistema de fiscalização para impedir que futuros presidentes levem bens que deveriam ser públicos.

[cotidiano] Jovem apodiense tem cirurgia dos olhos realizada com sucesso

Apodi e região ficou sabendo do drama da jovem Sandy Ester, de 17 anos, ela que sofre com problemas de deslocamento de retina dos olhos. Precisando fazer uma cirurgia, a jovem lançou nas redes sociais uma campanha para arrecadar o dinheiro necessário para o procedimento cirúrgico, orçado no valor de R$ 10.000 (dez mil reais).

Com ajuda de doações e um empréstimo que os pais da jovem fizeram para fazer custear a cirurgia, ontem, por volta das 12h, ela entrou na sala de cirurgia, o procedimento durou por volta de 4h. O blog tentou entrar em contato com mãe da jovem, mas não foi possível. O contato foi feito atráves de sua irmã, aonde ela falou que a cirurgia foi feita com sucesso e que Sandy passa bem.
Com informações de Cassinho Morais

[política] Propaganda eleitoral começa próxima terça-feira (16) e vai até 1° de outubro

Logo eleições 2016 página interna.
Na próxima terça-feira, 16, tem início a propaganda eleitoral. Até o dia 1º de outubro, os candidatos a prefeito e a vereador estão autorizados a fazer campanha para as eleições 2016, mas devem ficar atentos às restrições impostas pela legislação eleitoral.

As regras para a propaganda em 2016 estão dispostas na Resolução TSE nº 23.457/2015, que também trata do horário gratuito no rádio e na TV e das condutas ilícitas na campanha. As punições para quem cometer irregularidades vão de multa até detenção.

Internet
É permitido fazer propaganda eleitoral na internet em sites do candidato, do partido ou coligação e por meio de mensagem eletrônica para endereços cadastrados gratuitamente por eles mesmos.
O uso de blogs, redes sociais, sites de mensagens instantâneas e assemelhados também está autorizado. Sob qualquer forma, é vedada a propaganda paga na internet.

Som
O uso de alto-falantes ou amplificadores de som em veículos e sedes de partidos ou coligações é liberado das 8 horas às 22 horas. A circulação de carros de som e minitrios, como meio de propaganda eleitoral, devem observar o limite de 80 decibéis de nível de pressão sonora.

Os comícios são permitidos das 8h à meia-noite, mas a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97) proíbe a realização de showmício e de evento assemelhado para promover candidatos, assim como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral.
Rádio e TV

A propaganda em rádio e TV é restrita ao horário eleitoral gratuito, que começa dia 26 de agosto. A propaganda partidária não será veiculada no segundo semestre.

Jornais e revistas
Os candidatos estão autorizados a fazer anúncios pagos na imprensa escrita, com a respectiva reprodução na internet, de até 10 anúncios de propaganda eleitoral em datas diversas, por veículo, no espaço máximo por edição, para cada candidato, partido ou coligação, de 1/8 de página de jornal padrão e 1/4 de página de revista ou tabloide.

Bens públicos e particulares
É vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza, inclusive pichação, inscrição a tinta, colocação de placas, faixas, estandartes, cavaletes, bonecos e peças afins em bens em que o uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam. A proibição se estende aos bens de uso comum, inclusive postes de iluminação pública, sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos.

Mesas para distribuição de material e bandeiras ao longo das vias públicas devem ser móveis e não podem dificultar o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos – a colocação e a retirada dos meios de propaganda devem ocorrer entre as 6h e as 22 horas.

Já a propaganda em bens particulares pode ser feita somente em adesivo ou papel, com dimensão máxima de meio metro quadrado. Nos carros, são permitidos adesivos micro-perfurados até a extensão total do para-brisa e, em outras posições, adesivos até a dimensão de 50cm x 40cm.

Folhetos e outros materiais
A propaganda eleitoral por meio de folhetos, adesivos, volantes e outros impressos deve ser editada sob a responsabilidade do partido, coligação ou candidato, e deve trazer o CNPJ ou o CPF do responsável pela confecção, bem como de quem a contratou, e a respectiva tiragem. Brindes, camisetas, chaveiros, bonés, canetas, cestas básicas ou qualquer outro bem ou material que possa proporcionar vantagem ao eleitor são vedados pela legislação eleitoral.

[justiça] Lava-Jato recuperou R$ 3 bilhões

lava
A Operação Lava Jato, que este mês completou um ano e cinco meses, já recuperou mais de R$ 2,9 bilhões aos cofres públicos, segundo dados do Ministério Público Federal. O levantamento aponta 574 buscas e apreensões autorizadas pelo juiz Sergio Moro e 118 pelo Supremo Tribunal Federal. No 1º grau, houve 5 prisões em flagrante, e expedidos 155 mandados de prisão e 152 de condução coercitiva. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Dos mandados de prisão, foram 70 prisões preventivas e 85 prisões temporárias, todas depois confirmadas nas instâncias superiores.

No âmbito do Supremo, houve 126 quebras de sigilo fiscal, 146 de sigilo bancário e 115 quebras de sigilo telefônico.

O STF autorizou 2 quebras de sigilo telemático, uma de sigilo de dados, 17 sequestros de bens e de valores e 5 prisões preventivas.

“Realizamos 74 acordos durante a operação, sendo que 59 foram feitos com pessoas em liberdade e 15 com detidos”, diz Rodrigo Janot.

[polícia] Suspeito de matar socorrista do Samu no RN é encontrado morto

Ana D’ávila Gomes de Oliveira (Foto: Arquivo Pessoal)
Um corpo foi encontrado na zona rural de Lajes Pintadas, no interior do Rio Grande do Norte, na noite desta sexta-feira (12). A Polícia Militar confirmou que o corpo é do suspeito de matar a facadas a socorrista do Samu Ana D'ávila Gomes de Oliveira na última quarta-feira (10), em Santa Cruz.

De acordo com o delegado Silva Junior, o corpo de Josinaldo Gomes da Silva, vulgo 'Vaqueiro', tinha sinais de disparos de arma no peito. No local foi apreendida uma pistola, ao lado do cadáver. O delegado solicitou perícia, mas afirmou que existem indícios de suicídio.
Fonte: G1RN

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

[cotidiano] Mulher afirma ter sido “estuprada por Pokemon” ao prestar queixa em delegacia

Segundo oficiais russos, uma jovem apresentou uma queixa formal em uma delegacia de Moscou, na Rússia, por ter sido estuprada por um Pokemon do jogo Pokemon GO.

Ela informou aos policiais que um pokemon gigante havia invadido seu apartamento e seu quarto, para em seguida estupra-la.

A mulher, que não teve seu nome revelado, disse ainda ter jogado Pokemon GO minutos antes de dormir e que acordou quando seu smartphone apitou anunciando um grande exemplar dos monstrinhos de realidade virtual deitado sobre o seu corpo e a violentando sexualmente.

O marido e os policiais aconselharam a mulher a procurar um psiquiatra, dizendo não acreditar nas suas afirmações. Ivan Makarov, um amigo do casal, disse que não é a primeira vez que ela faz afirmações como essa sobre o jogo, e que ela acredita que seu cachorro pode sentir os pokemons por perto e começa a latir quando abre o aplicativo em seu apartamento.
TabloiderBR via Dailymail (Vi no Rede News 360)

[cotidiano] Falcão cria “Corno GO”, aplicativo que faz sátira ao Pokémon GO

Lançado no início deste mês no Brasil, o aplicativo “Pokémon GO” se tornou uma grande febre em todo o país. Em Fortaleza, isso também não é diferente. Foi pensando no auge do jogo, que o humorista Falcão teve a ideia de criar o “Corno GO”, uma sátira ao App, lançado nesta quinta-feira (11).

Os responsáveis por desenvolver o software e também a interface gráfica são os dois estudantes de computação: Pedro Silveira e Alessandro Moreira. “A ideia surgiu em conjunto com o Falcão e já estamos trabalhando há 1 mês, então conseguimos lançar hoje”, explicou Alessandro.

O jovem explicou que eles gostariam que o lançamento fosse de forma sincronizada com o aplicativo original no Brasil. “Queríamos lançar o aplicativo junto com o Pokémon GO, mas não deu tempo. Porque sabíamos que estava ameaçado que o jogo seria lançado por aqui, mas só conseguimos dias depois”, afirmou.

O aplicativo é gratuito e já está disponível. A sua funcionalidade é bem peculiar, como explica Alessandro. “O objetivo é tirar fotos das pessoas, aplicando um filtro semelhante ao do Snapchat, porém colocando chifres de diferentes tipos na cabeça de quem aparecer na câmera.

O download pode ser feito através do Play Store. O “Corno GO” só opera nos smartphones com o sistema operacional Android.
Fonte: Tribuna do Ceará

[polícia] Grávida de sete meses dá facadas na própria barriga e mata feto, diz PM

Hospital de Base Rio Preto (Foto: Divulgação)

Uma jovem de 20 anos, grávida de sete meses e meio, está internada no Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP) depois de dar várias facadas na própria barriga e matar o bebê, na manhã de segunda-feira (8), em Ibirá (SP).

De acordo com informações da polícia, ela foi levada para a Santa Casa de Ibirá, onde passou por atendimento e, por causa da gravidade dos ferimentos, foi transferida para o Hospital de Base (HB).

O HB acionou a polícia. De acordo com informações do boletim de ocorrência, ela chegou ao pronto-socorro com perfuração no abdômen e a equipe de obstetrícia constatou a morte do feto. Ela está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem previsão de alta.

O boletim de ocorrência foi registrado como aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento. A casa onde ela mora está fechada e, por enquanto, não se sabe as causas das facadas. A polícia vai abrir um inquérito para investigar o caso.
Fonte: G1

[polícia] Mulher é morta com tiros na cabeça em Natal; ex-namorado é suspeito

Mykaella Ruanna foi morta com 5 tiros na cabeça  (Foto: Arquivo pessoal)
Uma mulher de 21 anos foi assassinada a tiros na noite desta quinta-feira (11) em frente a uma academia no bairro das Rocas, na Zona Leste de Natal. De acordo com a Polícia Militar, Mykaella Ruanna Pereira Fagundes estava conversando com uma amiga quando foi baleada na cabeça. O ex-namorado da vítima é o principal suspeito do crime.

Segundo a PM, o crime aconteceu por volta das 20h30. Mykaella e uma amiga estavam em frente a uma academia quando um carro prata se aproximou e o criminoso que estava no banco do passageiro atirou. A amiga não foi atingida, mas Mykaella levou cinco tiros na cabeça.

A vítima trabalhava como diarista. A mãe da jovem informou à polícia que a filha havia terminado recentemente com o namorado, que está preso. O detento teria ligado para Mykaella para avisar que mandaria dinheiro para o filho do casal, que tem 3 anos. Na hora marcada do encontro para receber a quantia, os criminosos atiraram na mulher.

A Polícia Civil vai investigar se o crime tem mesmo motivação passional. Até o momento ninguém foi preso.
Fonte: G1RN

[polícia] Presos fazem transmissão ao vivo no Facebook direto de cadeia no Paraná (VÍDEO)


Os presos da cadeia pública de Rolândia, no Norte do Paraná, estão super por dentro das inovações tecnológicas. No início da tarde desta quinta-feira, dia 11 de agosto, eles fizeram uma transmissão ao vivo no Facebook que durou cerca de 10 minutos. Nas imagens, eles pedem feedback do público e mandam “salve” para os amigos que estão fora da cadeia. Mostram também o peso de ginástica improvisado com garrafas pet que estão fazendo e fumam maconha: “Uma ervinha para acalmar os neurônios.”

A cadeia tem capacidade para 45 detentos mas está com 125. Os agentes penitenciários fizeram uma revista nas celas e encontraram aparelhos celulares. As drogas não foram encontradas. Abaixo, a transmissão ao vivo inusitada:

Fonte: Surrealista

[cotidiano] Indígena apodiense participará de encontro de Museus Indígenas em Pernambuco

A representante indígena apodiense Lucia Tavares estará participando entre os dias 15 a 17 de Agosto 2016, do III Encontro de Museus Indígenas em Pernambuco, nas terras Indígenas Kapinawá Buique/PE. 

Entusiasmada com a oportunidade ela comentou: “Será uma honra representar Apodi e Museu do Índio Luiza Cantofa, em um evento dessa magnitude. Estarei indo para esse encontro com o apoio da FUNAI - Museu do Índio”.
Fonte: Josenias Freitas

[política] Justiça afasta do cargo prefeita “ostentação”

prefeita-ostentacao
A Justiça do Maranhão determinou ontem o afastamento imediato da prefeita Lidiane Leite, de Bom Jardim, por 120 dias. A decisão determina, ainda, que a Câmara Municipal dê posse à frente da Prefeitura, em 24 horas, à vice-prefeita Malrinete dos Santos Matos.

Lidiane responderá por supostos desvios de recursos públicos que deveriam ter sido aplicados na educação, num esquema criminoso que teria causado prejuízo de R$ 1.377.299,77 aos cofres públicos de Bom Jardim. Ela ficou famosa nas redes sociais pela vida de ostentação, mas tudo “custeado” pelo erário.

[polícia] GTO de Apodi prende dupla mossoroense em flagrante suspeita de roubo de animais na Chapada

O GTO de Apodi comandado pelo Tenente Julio Batista, numa ação rápida na tarde desta Quinta feira dia 11/08, conseguiu prender em flagrante, dois indivíduos suspeitos de roubo de animais no Sitio do Góis, na região da Chapada, Zona Rural de Apodi. 

Segundo informações dos policiais que realizaram o flagrante, a dupla identificada como Ederlânio da Silva Macedo, 34 anos, e Fábio Ferreira de Oliveira, 32 anos, estavam em um carro do tipo Corola quando foram interceptados pela policia, e ao ser feito uma revista no veículo, foi encontrado no porta malas sete caprinos, como também um balde com milho, usado para atrair os animais. 

No momento da prisão, a dupla ainda tentou subornar oferecendo 15.000,00 R$ (Quinze mil reais), aos policiais para não serem presos. Ainda segundo a policia, os suspeitos trabalham com frigorífico, e acredita que a carne dos animais roubados, seria vendida a população. 

A dupla foi conduzida a delegacia de policia civil de Apodi que tem a frente o delegado Renato Oliveira, onde foram autuados em flagrante, e encaminhados ao CDP de Apodi (Centro de Detenção Provisória), onde ficará a disposição da justiça.
Fonte: Sentinelasdo Apodi

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

[cotidiano] Prefeitura de Apodi faz promessa a jovem que precisa de cirurgia, mas não cumpre

Apodi e região ficou sabendo do drama da jovem Sandy Ester, de 17 anos, ela que sofre com problemas de deslocamento de retina dos olhos. Precisando fazer uma cirurgia, a jovem lançou nas redes sociais uma campanha para arrecadar o dinheiro necessário para o procedimento cirúrgico, orçado no valor de R$ 10.000 (dez mil reais).

A Prefeitura de Apodi fez uma promessa a jovem, a mesma se comprometeu em ajudar, a jovem Sandy Ester se pronunciou no Facebook, agradecendo a ajuda da população e da Prefeitura de Apodi, veja:

Sandy Ester irá fazer amanhã, sexta-feira, a cirurgia que tanto precisa, mas sem a ajuda prometida pela gestão municipal de Apodi.
Com informações de Cassinho Morais/Mossoró Hoje

[cotidiano] Sepultamento do Professor Alcivan Medeiros acontecerá neste Sábado em Felipe Guerra

Depois de ser adiado, foi confirmado para o próximo sábado (13), que as cidades de Santana do Matos e Felipe Guerra, ambas nas regiões Central e Oeste do estado do Rio Grande do Norte estarão dando seus últimos adeus ao Professor Alcivan Medeiros da Silva, quando estará acontecendo celebrações de missa na Igreja Matriz de Sant'Ana, em Santana do Matos no período da manhã.

Depois da missa em celebração em Santana do Matos, a urna com as cinzas do Professor Alcivan Medeiros da Silva seguirá para a cidade de Felipe Guerra, onde acontecerá as últimas homenagens quando será velado em local público e o sepultamento ocorrerá no fim da tarde de domingo.

Foi nas cidades de Felipe Guerra e Santana do Matos que o Professor Alcivan Medeiros da Silva lecionou por longos anos a disciplina de matemática na Escola Municipal Professor José do Patrocínio Barra e Escola Municipal Professora Maria Letícia Damasceno, onde ao longo de anos deixou centenas de amigos.
Com informações: Blog do Salomão Medeiros

[cotidiano] Hoje é dia dos Advogados, parabéns a esses profissionais!



[política] Trump radicaliza e acusa Obama e Hillary de serem fundadores do Estado Islâmico

O candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou hoje (11) o tom das críticas ao presidente Barack Obama e à adversária democrata Hillary Clinton. Em entrevista por telefone ao programa Box Squawk, da rede de televisão a cabo CNBC, Trump acusou Obama de ser o fundador do Estado Islâmico e Hillary, de "cofundadora".

Para justificar a acusação, Trump disse que o Estado Islâmico nasceu e se desenvolveu com a retirada das tropas americanas do Iraque, em 2011, no governo Obama. O presidente Obama opôs-se à guerra no Iraque e, na campanha para a Casa Branca, em 2008, prometeu acabar com ela. O Estado Islâmico, tanto no Iraque quanto na Síria, tomou o lugar da Al Qaeda, um movimento islâmico de oposição, surgido após a invasão dos Estados Unidos ao Iraque em 2003.

Na entrevista, Trump disse ainda que quer ganhar as eleições com o estilo que tem mostrado ao longo da campanha: franco e sem censura. "Eu sou um contador da verdade, tudo o que faço é dizer a verdade", acrescentou o candidato republicano que, nas últimas semanas, tem perdido pontos nas pesquisas eleitorais.No próprio Partido Republicano, são crescentes as crítica de parlamentares à forma descortês, ou até mesmo desrespeitosa, com que Trump se refere aos muçulmanos e aos imigrantes, principalmente os de origem latina.

Na entrevista desta quinta-feira, Trump lembrou que tem sido bem-sucedido até agora na campanha presidencial, na condição de "forasteiro" da política, em uma referência ao fato de ter vindo de fora dos quadros partidários e, mesmo assim, ter obtido apoio para ser o candidato republicani. Trump disse que, se seu comportamento lhe custar as eleições, "que assim seja". E acrescentou: "Há algo de errado em dizer isso? As pessoas estão reclamando que eu disse que ele [presidente Obama] foi o fundador do Estado Islâmico."

O candidato afastou a possibilidade de atenuar as críticas diante da possibilidade de perder as eleições. "Se, no final de 90 dias [tempo aproximado que falta para as eleições, marcadas para novembro] eu cair - [isso ocorreria]  porque eu sou um pouco politicamente incorreto." Trump disse ainda que, caso isso ocorra, "está tudo bem" e que, em tal hipótese, voltará "para uma boa forma de vida". Donald Trump é um bem-sucedido empresário e investidor norte-americano, com projeção também na mídia local.

Os ataques de Trump ao presidente Obama começaram em um comício em Sunrise, no estado da Flórida. Foi nesse comício que Trump insinuou, pela primeira vez, a acusação de que Obama e Hillary seriam "fundadores do Estado Islâmico". Devido à gravidade da acusação, que implica admitir – sem nenhuma evidência – que o próprio presidente dos Estados Unidos estaria por trás de um movimento que assassina cidadãos norte-americanos, líderes políticos esperavam que Trump recuasse, o que não ocorreu.

Na semana passada, Trump já tinha dado sinais de que iria radicalizar as declarações com os oponentes do Partido Democrata, quando disse, também na Flórida, que Hillary Clinton "deve receber um prêmio como fundadora do Estado Islâmico".
Fonte: Agencia Brasil


[cotidiano] Mulher Melão dispara: ‘Enquanto uns caçam Pokemon, eu caço macho’

78t07
A Mulher Melão causou nesta quarta-feira (10) ao compartilhar em seu perfil no Instagram uma foto onde aparece vestindo um look sensual com bastante transparência.

Na legenda da imagem, Melão fez referência ao ‘Pokémon Go’, jogo de realidade aumentada que chegou ao Brasil na semana passada. “Enquanto caçam Pokemon, eu caço macho!”, escreveu.

Melão lançou o seu novo single no mês passado, intitulado de ‘Destruidora’. Ela também revelou recentemente que pretende aumentar os seios. “Já está na hora de trocar, Vou ter um colo mais bonito”, disse na ocasião.
Fonte: Correio 24h

[cotidiano] Maitê Proença e Astrid Fontenelle se beijam na boca ao vivo

astrid
Maitê Proença e Astrid Fontenelle protagonizaram uma cena que gerou alvoroço na internet durante a noite da última terça-feira (10).

A atriz e a apresentadora da GNT participaram do programa ExtraOrdinários no SporTV e se beijaram na boca durante a exibição ao vivo da atração. Tudo começou depois que Astrid abraçou a amiga por trás e disse que ela estava cheirosa. Maitê se animou com o carinho e não hesitou em beijar a colega na boca por alguns segundos, para a felicidade dos apresentadores Cláudio Manoel e Felipe Andreoli.

“É gol! Maitê e eu causando no Sportv. Como negar um pedido dela? Galera do mau humor ou da Liga das Senhoras Católicas: é tudo brincadeirinha”, escreveu Astrid nas redes sociais após a ocasião.
Fonte: Agora RN

[política] Ministros do STF decidem que só vereadores podem tornar prefeito inelegível por contas

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (10) que só uma câmara de vereadores pode tornar inelegível um prefeito que teve suas contas rejeitadas por um tribunal de contas. Assim, para ficar impedido de disputar um outro cargo eletivo, não bastará a desaprovação pelos tribunais, que auxiliam o Legislativo na análise dos gastos.

Em 2010, a Lei da Ficha Limpa determinou que ficariam inelegíveis candidatos que tiveram contas rejeitadas "pelo órgão competente". A dúvida se dava em relação a qual órgão caberia tal decisão: se somente a câmara municipal ou também um tribunal de contas.

Desde então, o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) separa as contas em dois tipos: as contas de governo (com números globais de receitas e despesas) e as contas de gestão (mais detalhadas, em que o prefeito também ordena gastos específicos, por exemplo).

Assim, a Justiça Eleitoral considerava que a desaprovação de contas de gestão (mais detalhada) por um tribunal de contas bastava para declarar a inegibilidade, mesmo com aprovação posterior pela câmara dos vereadores. A exigência de desaprovação pela câmara para tornar alguém inelegível só valia para casos em que estivesse sob análise as contas de governo (mais gerais).

Na sessão desta quarta, os ministros do STF analisaram ações de candidatos que ficaram fora de uma disputa por terem contas rejeitadas somente por tribunais de contas e que queriam se habilitar para as eleições, alegando a necessidade de decisão pela câmara dos vereadores.

Por maioria, os ministros decidiram que, independentemente de se tratarem de contas de gestão ou de governo, é necessário sempre a desaprovação das contas pelas câmaras de vereadores para tornar alguém inelegível.

A aprovação das contas pelas câmaras, no entanto, não deverá inviabilizar eventuais ações de improbidade administrativa contra o prefeito na Justiça comum, caso haja irregularidades.
Fonte:G1 - Brasília

[cotidiano] “Fala baixo, viado”, diz Safadão após ser reconhecido por fã na Rio 2016

utruirur
De passagem pelos Jogos Olímpicos, Wesley Safadão tentou ir a um jogo na Vila sem ser reconhecido, usando boné e óculos escuros, mas claro que a ideia não funcionou. Ao ser reconhecido por um fã, que gritou “Vai Safadão”, o cantor respondeu: “Fala baixo, viado”, tentando disfarçar, mas o resultado não saiu como o esperado. O vídeo já alcançou mais de 1 milhão de visualizações, mais de 19 mil compartilhamentos e 11 mil comentários. Muitos fãs acharam graça do comentário do cantor. “Se eu tivesse ali morria”, postou uma. “Como não amar Safadão? Melhor pessoa”, disse outra, Já alguns seguidores acham a atitude homofóbica. Confira:

Fonte: UOL

[polícia] Socorrista do Samu é morta a facadas no RN; ex-companheiro é suspeito

Ana D’ávila Gomes de Oliveira (Foto: Arquivo Pessoal)
Uma técnica em enfermagem de 47 anos foi assassinada a facadas na noite desta quarta-feira (10) em Santa Cruz, a pouco mais de 110 quilômetros de Natal. De acordo com a Polícia Militar, Ana D'ávila Gomes de Oliveira trabalhava como socorrista do Samu na cidade. O principal suspeito do crime é o ex-companheiro da vítima.

Segundo o sargento Juvanildo Camarão de Oliveira, do destacamento da cidade, o crime aconteceu por volta das 18h30 dentro da casa da vítima, que fica na rua Nossa Senhora dos Remédios, no conjunto Cônego Monte. "As agressões começaram no primeiro andar da residência. Tinha muito sangue no corrimão. Eles desceram e Ana foi morta no andar de baixo", informou o sargento.

Após o crime, o homem conseguiu fugir. A PM ainda fez buscas, mas ele não foi encontrado. A socorrista foi levada para o hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. "Ela levou facadas no pescoço, abdômen, braços", disse o sargento.

A polícia acredita que a motivação do assassinato é que o ex-companheiro tentava reatar o relacionamento com Ana, mas ela não aceitava.
Fonte: G1RN

[justiça] Internauta paraibano é multado em R$ 53,2 mil por postar pesquisa eleitoral falsa no Facebook

facebook
Um homem foi condenado a pagar uma multa de mais de R$ 53,2 mil após divulgar nas redes sociais uma falsa pesquisa eleitoral relacionada a disputa da prefeitura do município de Guarabira, no Brejo paraibano, a 106 km de João Pessoa.

Segundo a denúncia, a pesquisa, que não tinha registro eleitoral, divulgou percentuais favoráveis a um determinado candidato ao pleito em detrimento aos outros postulantes ao cargo. No processo, é relatado que o suspeito de divulgar a pesquisa fraudulenta alegou que havia tido a rede social pessoal hackeada e que a divulgação da pesquisa havia sido feita sem o seu consentimento.

[política] Entenda como funciona o processo de doações nas Eleições 2016

dinheiro_1
A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) não mais prevê a possibilidade de doações de pessoas jurídicas para as campanhas eleitorais. A mudança foi introduzida pela mais recente Reforma Eleitoral (Lei nº 13.165/1995), que ratificou a decisão do Supremo Tribunal Federal, na análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4650, de declarar inconstitucionais os dispositivos legais que autorizavam esse tipo de contribuição.

Segundo a legislação, nas Eleições Municipais 2016, os recursos destinados às campanhas eleitorais somente serão admitidos quando provenientes de: recursos próprios dos candidatos; doações financeiras ou estimáveis em dinheiro de pessoas físicas; doações de outros partidos e de outros candidatos; comercialização de bens e/ou serviços ou promoção de eventos de arrecadação realizados diretamente pelo candidato ou pelo partido; e receitas decorrentes da aplicação financeira dos recursos de campanha.

Também serão aceitas doações originadas de recursos próprios das agremiações partidárias, desde que seja identificada a sua origem e que sejam provenientes: do Fundo Partidário; de doações de pessoas físicas efetuadas aos partidos políticos; de contribuição dos seus filiados; e da comercialização de bens, serviços ou promoção de eventos de arrecadação.

A legislação ainda estabelece que, nas campanhas eleitorais, as legendas partidárias não poderão transferir para o candidato ou utilizar, direta ou indiretamente, recursos que tenham sido doados por pessoas jurídicas, ainda que em anos anteriores. Essa proibição também foi fixada pelo STF no julgamento da ADI nº 4650.

[política] Mulheres são maioria no eleitorado apodiense

A cidade de Apodi tem um eleitorado de 29.033 mil eleitores, muito embora as mulheres ocupem participação discreta no processo sucessório, elas são maioria no eleitorado local, são 14.888 mil, 51,2796%, contra 14,111 mil, 48,6033% homens.

No cenário político atual apenas duas mulheres ocupam uma cadeira no legislativo apodiense, segundo as regras da legislação, o partido ou coligação deve registrar o percentual de no mínimo 30% de candidatos por sexo, ou seja, de todos os candidatos por partido ou coligação, cada sexo, feminino e masculino dever ter no mínimo 30% desses candidatos e no máximo 70%.

Muitos partidos/coligação optaram por colocar mulheres apenas para preencherem as vagas e atingir o mínimo exigido, sem chances real para disputar uma vaga.

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

[política] Cavalete, trio elétrico e pintura de muro estão proibidos nas eleições 2016; veja outras mudanças

As eleições de 2016 prometem ser mais limpas do que as anteriores. A nova legislação impõe uma série de exigências aos candidatos para evitar a poluição visual nas cidades.

Em entrevista à Rádio CBN, o procurador explicou as mudanças que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) traz para a propaganda eleitoral deste ano.

Os candidatos estão proibidos de utilizar cavaletes, inscrição a tinta, colocação de placas, faixas, estandartes, bonecos e peças afins em bens públicos, como postes de iluminação pública, áreas de sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos.

Segundo o procurador, também é proibida a colocação de propaganda eleitoral em árvores e jardins localizados em áreas públicas, bem como em muros, cercas e tapumes divisórios. Já em áreas particulares, a propaganda deverá ser feita em adesivo ou em papel, não podendo superar meio metro quadrado e que não contrarie a legislação eleitoral. Em relação à sonorização, está proibido o uso de trios elétricos em deslocamento.

A utilização deles só poderá ser feita em caso de sonorização de comícios, contando que o veículo não se locomova com o equipamento de som ligado. Carros de som com potência de até 20 mil watts poderão circular, desde que mantenham 200 metros de distância de escolas, hospitais e sedes de órgãos públicos.

"Contamos com a participação dos eleitores para dar conta das possíveis irregularidades dos candidatos. Para isso, vamos disponibilizar um "S.A.C" do Ministério Público Federal (MPF) e aplicativos para Android e iOS.

Os usuários poderão tirar fotos e enviar diretamente para o MPF pelo aplicativo", afirma o procurador.
Fonte: Nova Cruz RN.

[cotidiano] Humorista mossoroense, Dona Irene é destaque, no Financial Times

teyieti
Que Dona Irene é uma personalidade querida e reconhecida nacionalmente, isso os mossoroenses já sabem. Mas quem imaginava que a humorista iria romper fronteiras e ser citada em um dos jornais mais respeitados do mundo?

É, por essa ninguém esperava, mas Dona Irene é um destaques do britânico Financial Times, em reportagem que listou os momentos mais inusitados até agora das Olímpiadas no Rio de Janeiro.

A cena da humorista tentando acender uma vassoura com o fogo olímpico, durante o revezamento da Tocha em Mossoró, ocorrido no dia 6 de junho, é classificada pelo Financial Times como um “momento bizarro, mas estranhamento poético”. Leia a nota:

“Em junho, em um momento bizarro, mas estranhamente poético, a tocha foi exibida em Mossoró, cidade do nordeste do Brasil, por mulher idosa correndo por entre a multidão com uma vassoura na mão que acendeu com a chama olímpica. ‘A tocha! A tocha!’, gritou ela enquanto corria entre os torcedores, empunhando a vassoura queimando no ar”.
r67or6o

Se Dona Irene conseguiu realmente acender a sua “tocha” com o fogo olímpico, ou se a cena trata­se de um trabalho de edição, ainda não se sabe, mas o vídeo acabou viralizando em todo o país e, agora, repercutido no mundo. Irene conduzindo a vassoura em chamas pelas ruas de Mossoró já entrou para a história dos jogos olímpicos.
r6oo0re
Para Keké, filho de Dona Irene, tamanha repercussão não era esperada. “Não fizemos com o objetivo de ganhar essa repercussão, foi mais para a matéria ficar bacana. A ideia partiu da própria Irene. A gente perguntou: ‘o que vamos fazer?’, e mamãe disse: ‘vou levar a minha tocha e a gente se ajeita lá’. O vídeo começou a ser comentado em vários canais esportivos rapidamente, com muitos acessos, não esperávamos, de verdade”, afirmou o humorista, desconversando quando questionado se Irene teria realmente acedendo a vassoura com o fogo olímpico: “É um mistério”, encerrou, aos risos.
Fonte: Mossoró Hoje