logo

sábado, 24 de setembro de 2016

[política] Felipe Guerra: Pesquisa eleitoral é registrada no TRE e resultado será divulgado nesta quinta-feira (29)

A Sensatus Pesquisa e Consultoria irá divulgar na próxima quinta-feira (29) através dos meios de notícias mossoroense, o resultado de uma pesquisa de intenção de voto na disputa pela vaga na Prefeitura Municipal de Felipe Guerra, na Região Oeste Potiguar. A pesquisa eleitoral foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) neste sexta-feira (23).

O candidato a prefeito pela reeleição, Haroldo Ferreira (PSB) e o candidato a prefeito pela oposição, médico Victor Costa (PSD) disputam as eleições 2016 no município. A amostragem da pesquisa foi distribuída proporcionalmente utilizando os bairros da cidade em estudo, subdivididos entres as zonas urbanas e rurais. 

Os bairros da zona urbana são: Cidade Alta e Cidade Baixa e os que compõe a zona rural: Arapuá, Mulungu, Poço Tilon, Brejo, Santana, Tabuleiro, Boqueirão I e II, Fazenda Nova, São Lourenço I e II, Pindoba I e II, Alto da Boa Vista, Riacho Preto, Passagem Funda, Rosário, Pacó, Cangalha, São Gonçalo e Cote.
Fonte: Foco Notícia

[cotidiano] Mesmo com capacete, dona de casa sofreu trauma profundo na cabeça, diz ITEP

O ITEP atestou que a causa da morte da dona de casa Maria Ivaneide da Costa, vítima de acidente Apodi, foi um trauma profundo na cabeça. Mesmo estando com capacete, o impacto com o asfalto da BR – 405 provocou sérios ferimentos e ela morreu no local.

“Muito triste a morte dessa jovem. Ela teve um grande traumatismo craniano. Mesmo com o uso do capacete, não foi o suficiente para amenizar ou evitar a fatalidade. Eu fiz parte da remoção do corpo dela até a sede do instituto técnico de perícia”, destacou o auxiliar de perito, Eudes Fontes, ao Blog do Josemário.com.

O acidente aconteceu na noite desta sexta-feira (23) na região da Chapada do Apodi, próximo a entrada de Felipe Guerra. Ivaneide seguia de moto com o esposo, quando colidiu com um veículo que vinha no sentido contrário.

A dona de casa foi arremessada a vários metros do local da batida. O seu esposo não sofreu ferimentos, mas ficou em estado de choque.

De acordo com a polícia, os ocupantes do veículo se evadiram do local.

As causas da morte serão apuradas em inquérito policial conduzido pelo delegado Renato Oliveira, da Delegacia de Polícia Civil de Apodi.

Pelas redes sociais, amigos e parentes se solidarizaram com a morte da dona de casa. A amiga Marilene Mota destacou que ela era uma pessoa humilde.

“Minha vizinha e amiga. Que o senhor te receba no reino dos céus. Você era uma pessoa maravilhosa e humilde. Que Deus te dê o descanso eterno”, escreveu.

“Jesus, dá conforto a essa família que foi pega de surpresa pelo destino. Meus pêsames a todos da sua família. Descanse em paz, Ivaneide Costa”, publicou o colega de trabalho Edgar Leonardo.
Maria Ivaneide deixa esposo e três filhos.
Fonte: Blog Josemário Alves 

[cotidiano] Dado como morto ‘ressuscita’ durante preparação para o velório em Londrina

A família de um homem de 68 anos de Londrina, no Paraná, já tinha reconhecido o corpo e assinado a documentação para preparar o velório depois que o hospital fez sua declaração de óbito, às 16h20. Ele havia sido internado com uma pneumonia que evoluiu para infecção generalizada e teve uma parada cardíaca que os médicos não conseguiram reverter. Liberação feita, a Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) recolheu o corpo do necrotério e começou a prepará-lo para o enterro. Uma das funcionárias começou a fazer a barba do “defunto” para deixá-lo apresentável e percebeu que ele estava mexendo a barriga como se ainda respirasse. Chamou o Samu e os médicos descobriram que – Surpresa! – ele ainda estava vivo.

O paciente deu entrada de volta no hospital – um diferente do que havia declarado o óbito – às 21h12, praticamente 5 horas depois de sua “morte”. Está em estado grave na UTI, inconsciente e respirando com ajuda de aparelhos. Mas continua vivo. Segundo o G1, a família registro um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Homicídios contra o hospital que cometeu o erro surreal.
Fonte: Surrealista

[segurança] Para reforçar penitenciárias, RN receberá equipamentos de segurança utilizados na Rio 2016

equpamentos
Equipamentos de raios-X, portal de detecção de metal e detectores manuais que foram usados durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 vão ser distribuídos, nas próximas semanas, em todos os estados e no Distrito Federal para serem instalados em penitenciárias brasileiras.

A medida, do Ministério da Justiça e Cidadania, tem por objetivo aumentar a segurança nas prisões e aprimorar os serviços de revista dos visitantes, evitando situações constrangedoras e tratamentos que violem a integridade dos visitantes.

Ao todo, os equipamentos somam R$ 44,6 milhões de investimento. A quantidade a ser distribuída entre os estados varia segundo o tamanho do sistema penitenciário. São Paulo, por exemplo, vai receber 66 raios-X, 170 portais e 82 detectores manuais. Em Minas Gerais serão entregues 38 raios-X, 82 portais e 42 detectores manuais.
Fonte: Agora RN

[cotidiano] Dona de casa morre durante colisão entre carro e moto na zona rural de Apodi

Um acidente de trânsito na rodovia federal BR – 405 deixou uma pessoa morta na noite desta sexta-feira (23) na zona rural de Apodi, região do Oeste do Rio Grande do Norte. A dona de casa Maria Ivaneide da Costa, de 40 anos, não resistiu e morreu no local

Segundo a Polícia Militar, Ivaneide seguia de moto com o esposo, quando colidiu frontalmente com um veículo, que transitava no sentido contrário. O acidente aconteceu próximo a entrada de Felipe Guerra. 

A dona de casa foi arremessada violentamente contra a pista e sofreu ferimentos fatais. Seu esposo não sofreu ferimentos, porém ficou em estado de choque e precisou do atendimento do SAMU. 

Ainda de acordo com a PM, não se sabe as causas do acidente. Os ocupantes do carro fugiram do local. 

A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para fazer a liberação da via, que ficou parcialmente interditada. O ITEP removeu o corpo da mulher para ser examinado na sede do instituto, em Mossoró.
Fonte: Josemario Alves

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

[política] Candidato a prefeito sofre atentado e reage com tiros

Andrezinho de Japeri teve o carro alvejado (Foto: Arquivo pessoal)
Um candidato a prefeito de Japeri, na Baixada Fluminense, sofreu um atentado a tiros na madrugada de hoje (23). André Luis de Oliveira Cristino, mais conhecido como Andrezinho de Japeri, de 39 anos de idade, foi atacado quando chegava em casa após um compromisso de campanha, segundo a Polícia Civil. O candidato não se feriu.

O político, que também é policial militar, foi surpreendido quando conduzia seu veículo e foi fechado por outro carro de onde dois homens desembarcaram e efetuaram diversos disparos contra seu carro. André, que por ser policial portava arma no momento da ocorrência, reagiu aos disparos e atingiu os criminosos, que conseguiram fugir, apesar dos ferimentos.

Andrezinho foi ainda na manhã de hoje à 63ª Delegacia de Polícia em Japeri, para abertura de inquérito. A Polícia Civil também informou que a perícia já foi realizada no veículo e que um procedimento policial foi instaurado para apurar as circunstâncias e autoria do atentado.

[política] Terceira pesquisa é registrada em Apodi


Mais outra pesquisa de intenção de voto é registrada no TSE sob o número de identificação RN-01408/2016, com essa já é a terceira pesquisa com registro em Apodi. Os seus números serão divulgados dia 28 de setembro.

[polícia] Mulher encomendou morte do próprio marido em Natal, diz polícia

Juarez da Silva foi assassinado dentro de casa (Foto: Divulgação/PM)
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte anunciou nesta sexta-feira (23) que elucidou o assassinato do comerciante Juarez da Silva, de 59 anos, morto no dia 15 de junho deste ano na comunidade do Leningrado, no bairro Guarapes, na Zona Oeste de Natal. Juarez, que foi morto a tiros dentro de casa, vivia do aluguel de placas de buggy. Segundo a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o crime foi encomendado pela própria mulher da vítima. Ela teria forjado a invasão da residência do casal e a realização de um falso assalto. Para isso, dois adultos e um adolescente de 15 anos deveriam receber R$ 900. No entanto, o pagamento não foi feito.

Ainda de acordo com a polícia, o adolescente foi quem executou o comerciante. “A investigação descobriu que, no dia do crime, o adolescente levou um Ipad que estava na casa da vítima. Dias depois, ele devolveu o aparelho para a viúva. As investigações prosseguiram e revelaram que a mulher encomendou a morte de Juarez porque ele havia anunciado que iria se separar dela. Assim, ela decidiu simular um roubo para despistar a encomenda do homicídio. O trio de executores subtraiu alguns bens da casa, como eletroeletrônicos. Os objetos foram divididos entre eles”, divulgou a assessoria de comunicação da Polícia Civil.

Na quarta-feira (21), ocorreram as primeiras as prisões. Um deles, de 18 anos, mais conhecido como ‘o matador do Leningrado’, já responde a seis inquéritos na DHPP pela prática de assassinatos. Ele foi detido na própria comunidade do Leningrado. Na casa de um segundo suspeito, preso na cidade de Angicos, os policiais apreenderam duas espingardas. No dia seguinte, foi encontrado e apreendido o adolescente. Já a mulher da vítima, recebeu voz de prisão ao ser intimada a prestar esclarecimentos na sede da DHPP. A prisão dela também aconteceu na quinta-feira (22), quando ela foi à delegacia.

Os detidos estão detidos sob força de mandados de prisão temporária.

O crime

Juarez da Silva foi morto a tiros dentro de casa. O crime aconteceu no dia 15 de junho na comunidade do Leningrado, no bairro Guarapes, na Zona Oeste de Natal.

Segundo o tenente Rodrigo Arruda, do 9º Batalhão da PM, o crime aconteceu por volta das 19h na rua Boa Esperança. A mulher de Juarez contou à polícia que estava chegando em casa quando foi rendida por três homens. Em seguida, os criminosos invadiram a residência do casal. "Ela disse que foi um assalto", informou o tenente.

Ainda de acordo com a polícia, Juarez da Silva vivia do aluguel de placas de buggy. A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o caso.
Fonte: G1RN

[política] Justiça Eleitoral determina suspensão do Censo Municipal de Mossoró

Em decisão publicada hoje à tarde, o juiz da 33ª Zona Eleitoral, Breno Valério, determinou a imediata suspensão do Censo Municipal da Prefeitura de Mossoró.

A suspensão foi concedida em caráter liminar dentro de uma Ação Cautelar impetrada pelo Ministério Público Eleitoral.

No documento, o MPE visa apurar uma suposta prática de abuso de poder cometido pelo prefeito Francisco José Júnior, decorrente da realização do Censo Municipal durante o período eleitoral atual. A ação foi ajuizada a partir de uma representação formulada pelos vereadores Genivan Vale e Tomaz Neto e entregue ao orgão.

O promotor eleitoral com atuação na 33ª Zona, Daniel Robson, expõe no processo que, após receber a representação, notificou o gestor municipal para que fossem apresentadas informações sobre os fatos representados, no prazo de 15 (quinze) dias. 

Contudo, decorrido o prazo, não houve apresentação de resposta.

Com a ausência de resposta da Prefeitura Municipal de Mossoró, o Ministério Público Eleitoral pediu que fosse suspenso o censo até que fossem concluídos os procedimentos investigatórios dos quais é alvo.
Fonte: Blog da Carol Ribeiro 

[cotidiano] Colisão entre moto e carro é registrado em Felipe Guerra

Acidente tipo colisão de motocicleta com carro é registrado na noite de (22) de setembro por volta das 22h00min, na Av. Mirasselva zona urbana de Felipe Guerra Região Oeste do Estado.

Informações colhidas no local pela nossa redação, um veiculo tipo Siena dirigido pelo secretario de esporte do município Sueliton Tavares vinha sentido saída da cidade pela Av. ao tentar entrar em uma rua, foi atingido por uma motocicleta Titan de cor verde que era pilotada por um cidadão conhecido ate o momento como “Dede”. morador do Conjunto Chiquinha Leite.

O secretario nada sofreu, apenas teve danos materiais, Dede que pilotava a moto elem de percas materiais sofreu algumas escoriações e foi conduzido por uma ambulância ate a Unidade Hospitalar Dr. Eilson Gurgel do Amaral onde recebeu atendimento médico e foi liberado.
Fonte: Portal Pedra da Abelha

[política] Doações de beneficiários do Bolsa Família chegam a quase R$ 16 milhões

TSE entrega ao MDSA dados de doadores de campanha que recebem Bolsa Família
Um cruzamento de dados entre o cadastro de beneficiários de programas sociais do Governo Federal e o sistema de prestação de contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou que R$ 15.970.436,50 foram doados a candidatos e partidos políticos nas eleições deste ano por beneficiários do Bolsa Família.

O valor total de arrecadação declarado à Justiça Eleitoral até o momento é de mais de R$ 1 bilhão e, de acordo com o cruzamento, pelo menos 16 mil beneficiários do programa social aparecem como doadores.

Uma parceria entre o TSE e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) permitiu o cruzamento desses dados, possibilitando que o TSE investigue indícios de falta de capacidade econômica de doadores inscritos no cadastro e que realizaram doações para campanhas eleitorais.

De acordo com o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, tudo indica que pode haver fraude: “ou essa pessoa não deveria estar recebendo Bolsa Família ou está ocorrendo o que chamamos de ‘caça CPF’, ou seja, a manipulação de CPF de alguém que está inocente nessa relação, então tudo isso será investigado”.

Segundo o ministro Gilmar Mendes, antes a análise das contas só era feita tempos depois da eleição e, agora, a Justiça Eleitoral está trocando informações com o Ministério Público, a Polícia Federal, o Tribunal de Contas da União (TCU), o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), a Receita Federal, além do Ministerio do Desenvolvimento Social e Agrário, para analisar irregularidades ainda durante a campanha. “Portanto, estamos em condições muito mais confortáveis para fazer o nosso papel e reafirmo que a prestação de contas vai deixar de ser um faz de conta”, enfatizou.

Valores

Para o cargo de vereador, os cadastrados no Bolsa Família doaram, em todo país, R$ 12.254.281,02. Já aos candidatos a prefeito, o valor das doações soma R$ 3.511.722,48. Também foram verificadas doações a partidos políticos, que somam R$ 204.433,00. O maior valor doado por beneficiário do Bolsa Família foi R$ 67 mil.

Conforme explicou o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, são indícios de crime que ainda serão investigados e, por essa razão, os nomes das pessoas envolvidas não serão divulgados.

“A parceria com o Tribunal foi muito importante e, cada denúncia dessa, nós vamos investigar para saber se pessoas que não necessitam do Bolsa Família estão recebendo ou se os CPFs dessas pessoas estão sendo usados para praticar crime eleitoral”, disse o ministro Osmar Terra.
Fonte: TSE

[cotidiano] Fisioterapeuta cometeu suicídio na cidade de São Miguel/RN

No final da manhã desta quarta-feira(21), o fisioterapeuta Fabiano Alexandre de Aquino, de 31 anos, cometeu suicídio por enforcamento no interior de seu ambiente de trabalho, situado na Rua Padre Tertuliano Fernandes, na cidade de São Miguel/RN.

Fabiano ainda chegou a ser levado por populares para uma unidade de saúde, mas já deu entrada sem vida naquela unidade hospitalar. O corpo foi encaminhado ao ITEP, para exames de necropsia e liberado para sepultamento, ocorrido na tarde desta quinta-feira(22), no Cemitério Publico de São Miguel/RN, sua terra natal. O motivo do transloucado gesto ainda é desconhecido.
Fonte: Nosso Paraná

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

[concursos] Prorrogado o prazo para pagamento de inscrição do Concurso de Técnicos da Ufersa

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Ufersa, por meio da Comissão Permanente de Vestibular – Comperve da UFRN, publicou nesta quinta, 22, um aviso comunicando uma prorrogação no prazo para pagamento das inscrições do Concurso Público para Técnicos da Ufersa de Edital Nº 031/2016.

Confira abaixo o aviso:

Em decorrência do prolongamento da greve dos bancários, a Comperve informa que está disponibilizando uma nova GRU (Guia de Recolhimento da União) para os candidatos que ainda não conseguiram realizar o pagamento da taxa do concurso público de provas para provimento de cargo Técnico-Administrativo em Educação – UFERSA – Edital nº 031/2016. Essa nova GRU pode ser paga até o dia 27 de setembro de 2016, em casas lotéricas, correspondentes bancários, caixas eletrônicos de qualquer agência bancária, agências do correio e no internet banking. Em virtude da prorrogação do período de pagamento, a data de validação das inscrições será alterada do dia 27 para o dia 30 de setembro de 2016, e a data de divulgação dos locais de prova será alterada do dia 04 para o dia 05 de outubro de 2016.

Outras informações sobre o Concurso aqui.
Fonte: UFERSA

[política] A 10 dias das eleições, política em Apodi esquenta

Apodi tradicionalmente tem eleições acaloradas, esse ano não tem sido diferente, muitos eventos tem elevado o calor das eleições, são matérias produzidas por blog´s locais que tem gerado repercussão nas redes sociais por parte do eleitorado, muitos contestam a veracidade das informações,  boatos de pesquisas, adesões, as passeatas também são alvo da especulação, o certo é que os nervos estão à flor da pele.

Na tarde de hoje, 22 de setembro, uma música tem circulado nos grupos de WhastApp (aplicativo de mensagens instantâneas para Smartphones.) e tem gerado muita polêmica entre o eleitorado, no próximo domingo mais uma pesquisa será divulgada e com certeza será alvo de contestação.

[polícia] Dois são baleados durante carreata em Mossoró

baleado
Durante uma carreata na noite desta quarta-feira (21) duas pessoas foram baleadas no bairro Belo Horizonte. O incidente aconteceu na cidade de Mossoró, na região Oeste potiguar. Uma das vítimas é um policial militar.

Segundo informações da Polícia Militar, o criminoso entrou na carreata e disparou na direção de um outro homem que estava no local, após um novo disparo o PM foi atingido no ombro.

Ambos foram socorridos para o Hospital Regional Tarcísio Maia. A polícia realizou buscas, mas ninguém foi preso.
Fonte: Agora RN

[polícia] Trio tenta matar presidiário a tiros após saída do CDP de Apodi

O detento João Victor de Oliveira Sales, de 23 anos, foi alvo de um ataque a tiros na manhã desta quinta-feira (22) no bairro Bico Torto em Apodi. Ele saía do Centre de Detenção Provisória (CDP), onde cumpre pena no regime semiaberto, quando foi baleado em via pública.

De acordo com a polícia, ainda não se sabe os motivos da tentativa de homicídio. Os atiradores estavam em um veículo de cor preta. Após o crime, eles fugiram para a zona rural, mas foram presos logo em seguida.

Tratam-se de Francisco Denilson da Silva, Paulo Henrique da Silva e Mikeias Pinheiro da Silva. Ambos foram ouvidos e ficaram detidos no Centro de Detenção Provisória da cidade, onde aguardarão decisão da justiça

A vitima perdeu muito sangue no local e foi socorrido ao Hospital Regional Hélio Morais Marinho pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ele não corre risco de morrer.

O delegado Renato Oliveira irá investigar o caso.
Fonte: Josemário Alves

[cotidiano] SINTRAPMA realiza evento hoje sobre direitos dos trabalhadores





[segurança] General que comandou ocupação da Maré deixa Segurança do RN

Ronaldo Lundgren, secretário de segurança do RN   (Foto: Rayane Mainara)
O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, anunciou nesta quarta-feira (21) a saída do general Ronaldo Lundgren da Secretaria de Segurança e Defesa Social do estado (Sesed). O general, que comandou a ocupação do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, deixa o cargo após pouco mais de 4 meses de serviço. Quem assume o cargo é o delegado da Polícia Federal Caio César Marques Bezerra, que vinha atuando como secretário-adjunto de Segurança desde o início da gestão do governador.

De acordo com o governador, a saída de Lundgren do cargo foi motivada por questões familiares. Faria agradeceu o trabalho desempenhado pelo general e reconheceu o que classificou como 'grande trabalho' realizado no estado.

Ronaldo Lundgren assumiu a Sesed em 13 de maio deste ano. Durante o período que esteve a frente da pasta, o secretário enfrentou situações delicadas, como a série de ataques criminosos motivada pela instalação de bloqueadores de celular em uma penitenciária da Grande Natal.

Em meio aos ataques, em 6 de agosto deste ano, o general afirmou em entrevista ao G1 que a segurança do estado havia chegado ao 'fundo do poço' por falta de investimentos.

"Tudo isso que estamos passando é resultado de anos de descaso, de falta de atenção e de investimentos em segurança pública. Chegamos ao fundo do poço e agora, aos poucos, estamos começando a sair dele", definiu, à época, a onda de ataques criminosos.

Novo secretário

Quem assume a secretaria é o delegado da Polícia Federal Caio César Marques Bezerra. O delegado vinha exercendo a função de secretário-adjunto de Segurança desde o início do atual governo.

Na PF, foi chefe da Delegacia de Crimes Previdenciários em Belém (PA), chefe da Delegacia de Crimes Fazendários, em Natal e Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado da Superintendência Regional da Polícia Federal, em Brasília.

O novo secretário foi também professor da Academia Nacional de Polícia nas disciplinas Investigação de Crimes Previdenciários e Investigação de Desvios de Recursos Públicos. É pós-graduado pela Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn) e atualmente é aluno de Especialização em Criminologia, Política Criminal e Segurança Pública.

O governador destacou a confiança em Caio Bezerra. “Caio conhece em profundidade a segurança pública e as políticas adotadas pelo nosso governo para esta área. Estou certo que dará continuidade às ações exitosas que temos conseguido no combate à criminalidade”, declarou.
Fonte: G1RN

[polícia] Apodi: Preso do regime semi aberto sofre tentativa de homicídio

Resultado de imagem para plantão policial
Por volta das 05:30 da manha desta Quinta feira dia 22/09, a central de operações da Policia Militar, recebeu a informação de uma tentativa de homicídio por arma de fogo as margens da BR-405, mas precisamente no Bairro Bico Torto.

Segundo informações, a vítima identificada como João Victor de Oliveira Sales, de 23 anos de idade, natural de Caraúbas, tinha acabado de sair do CDP de Apodi, onde cumpre pena no regime semi aberto, quando foi surpreendida por homens que ocupavam um carro de cor preta, sendo baleado várias vezes e socorrido consciente, ao hospital de Apodi por uma ambulância do SAMU.

Após o atentado, os atiradores fugiram com destino a região do vale. A policia militar se encontra nesse exato momento realizando buscas na Zona Rural na tentativa de prender os acusados.

Quem tiver alguma informação que possa ajudar a policia, denuncie ligando para o 190 - 3333-2737 - 3333-2703 - 99677-6004. Não precisa se identificar!
Fonte: Sentinelas do Apodi

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

[política] Nova pesquisa será divulgada domingo em Apodi


Próximo domingo, 25 de setembro, a uma semana das eleições serão divulgados os números de mais uma pesquisa de intenção de voto em Apodi para os cargos de Prefeito e Vereador. A pesquisa está registrada no TRE/RN sob o número de identificação RN-02108/2016 e registrada no dia 19 de setembro, foram entrevistados 500 eleitores, a empresa contratada para realização foi a Perfil Pesquisas Técnicas, com sede em Natal/RN.

[educação] Definidas regras e data do Enem 2016 para pessoas privadas de liberdade

O Diário Oficial da União de hoje (21) traz o edital com as regras do Enem 2016 para pessoas privadas de liberdade e jovens que cumprem medida socioeducativa com privação de liberdade. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, a partir das 10h do dia 3 de outubro até o dia 21 de outubro. A aplicação do exame será nos dias 6 e 7 de dezembro.

Os interessados em participar do exame deverão solicitar ao responsável pedagógico de sua unidade que efetue a inscrição pelo site do Inep na internet. As provas serão aplicadas nas unidades prisionais e socioeducativas. Para tanto, é necessária a indicação dessas unidades, pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativas de cada unidade federada.

A chegada às salas onde as provas serão aplicadas deverá ser às 12h15, no primeiro dia de testes; e às 13h15, no segundo dia. De acordo com o edital, a diferença de horários se deve à necessidade de preencher um questionário socioeconômico no primeiro dia. O início das provas será às 13h30.

Os órgãos de administração prisional que desejarem indicar unidades para aplicação do Enem deverão firmar o termo de adesão, responsabilidade e compromissos junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), no endereço eletrônico, entre os dias 26 de setembro e 7 de outubro.
Fonte: Agencia Brasil

[política] TSE autoriza envio de militares para as eleições em 79 cidades do RN

Tropas federais iniciam 'operação Potiguar' em Natal (Foto: Fabiano de Oliveira/ G1)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (20) o envio de tropas federais para reforçar a segurança durante as eleições em 79 cidades do Rio Grande do Norte. As Forças Armadas permanecerão nos municípios nos dias 1º e 2 de outubro.

No fim de agosto, o presidente Michel Temer liberou a atuação das Forças Armadas, cabendo ao TSE a decisão sobre os locais e o período de intervenção. Há dois meses, o Tribunal Regional Eleitoral do estado recebeu pedidos de 111 municípios potiguares para reforçar a segurança com tropas federais durante as eleições de 2016.

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, afirmou que aprovou a requisição das tropas federais nos moldes solicitados. "As razões que me levam a essa convicção são ressaltadas no acórdão do TRE-RN, que destaca a crise na segurança pública que está sendo vivenciada no local, com risco de comprometimento da normalidade das eleições e da integridade física dos eleitores”.

Em agosto, dezenas de cidades sofreram uma série de ataques, reivindicados por uma facção criminosa insatisfeita com a instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP).
Fonte: G1RN

[política] Disque-eleitor opera a partir desta segunda-feira (26)

Com o objetivo de facilitar ao eleitor o exercício do seu direito ao voto, o TRE-RN disponibiliza, a partir de segunda-feira (26), o Disque-eleitor. A equipe do tribunal estará disponível para tirar dúvidas e fazer esclarecimentos através dos telefones 0800 084 5464 (ligações gratuitas, exclusivamente feitas por telefones fixos) e 3654-5000 (ligação tarifada, feitas por qualquer tipo de telefone). O Disque-eleitor funcionará até o dia das eleições (2 de outubro) sempre das 7h às 19h.

O eleitor poderá tirar dúvidas sobre identificação, endereço de locais de votação, postos de justificativa, obter orientações sobre como justificar ausência, quais documentos levar no dia da votação ou para justificar, telefone para contato com cartórios ou zonas eleitorais, dentre outras informações.
Fonte: Josenias Freitas

[esporte] Vendas de ingressos para Brasil x Bolívia, em Natal, começam na quinta

Obra da Arena das Dunas está 100% concluída (Foto: Canindé Soares)
A Confederação Brasileira de Futebol divulgou os preços dos ingressos para o jogo da seleção brasileira em Natal, no dia 6 de outubro, contra a Bolívia, às 21h45. A partida é valida pela nona rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo Rússia 2018. As vendas começam nesta quinta-feira, às 10h, exclusivamente pelo site da CBF. Nos pontos fixos, a comercialização será iniciada a partir do dia 29 de setembro, em três locais: na bilheteria da Arena das Dunas, na loja Sport Master do Shopping Midway Mall e do Natal Shopping.
Fonte: Globo esporte

[cotidiano] Esposa diz a marido que 'engravidou' de Pokémon, e quer que o bebê se chame Pikachu

Estamos diante de um dos segredos mais inacreditáveis da história do programa. A mulher, viciada no jogo de celular, falou que engravidou do bichinho virtual! E o filho vai chamar Pikachu!

A jovem foi até ao programa 'João Kléber Show', da RedeTV!, afim de revelar um grande segredo. Segundo a entrevistada da atração dominical da "TV que mais cresce no Brasil", ela saiu para caçar Pokémon no meio do mato, no entanto, enquanto procurava um ou outro bichinho para sua coleção, algo deu errado. A Pokebola parou de funcionar? Disso, nós não sabemos. No entanto, segundo Pâmella, foi durante a partida que ela ficou grávida. No programa conhecido por contar histórias bizarras, entretanto, ela não explicou como tal fato teria se sucedido.

O homem que se diz companheiro da mulher vai embora e até João Kléber, que já contou as mais loucas histórias, pede sua entrevistada para parar de mentir, pois o melhor, de acordo com ele, era dizer toda a verdade. Pâmella fica irredutível e diz que sabe como engravidou e que foi do jeito que ela contou.
Fonte: Focoelho


[cotidiano] Um terço da população do país culpa as mulheres por estupro, diz pesquisa

Apesar de os debates sobre os direitos das mulheres terem se intensificado neste ano — provocados por casos de repercussão nacional como o estupro coletivo de uma jovem, no Rio de Janeiro, em maio —, praticamente  um terço da população brasileira ainda acredita que a culpa da violência sexual é da vítima. Os dados são da pesquisa inédita #ApolíciaPrecisaFalarSobreEstupro, encomendada ao Datafolha pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

O levantamento apresenta que 42% dos homens acreditam que o estupro acontece porque a mulher não se dá ao respeito e/ou usa roupas provocativas, e 32% das mulheres têm a mesma opinião. A pesquisa será lançada hoje no 10º Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que tem como tema a “Violência Contra a Mulher, Acesso à Justiça e o papel das Instituições Policiais”.

[cotidiano] Acusado de matar advogada a pauladas no RN tem júri marcado

Vanessa Ricarda de Medeiros tinha 37 anos (Foto: Anderson Barbosa/G1)
O policial militar Gleyson Alex de Araújo Galvão, acusado de matar a advogada Vanessa Ricarda de Medeiros, de 37 anos – crime ocorrido na madrugada de 14 de fevereiro de 2013 – já tem data marcada para sentar no banco dos réus. O júri popular está agendado para as 9h do dia 8 de novembro, no fórum de Santo Antônio, cidade distante 70 quilômetros de Natal. Ex-namorada do PM, Vanessa foi espancada a pauladas dentro de um motel da cidade. A violência chocou o Rio Grande do Norte.

Verbena Rúbia, uma das irmãs de Vanessa Ricarda, falou com o G1 assim que ficou sabendo da data do julgamento do PM. “Todos os dias consulto esse processo. Quando vi, senti uma dor forte no peito. Finalmente essa data foi definida. Agora, nos sentimos aliviados em saber que a Justiça vai ser feita e que ele finalmente vai para o tribunal pagar o que fez com nossa família e com a minha irmã, porque essa dor vamos carregar para o resto de nossas vidas”, declarou.

A acusação
De acordo com a acusação, Gleyson Galvão ficou chateado com o fato de a advogada ter se recusado a fazer sexo com ele na frente de uma outra pessoa. "Assim, ele atacou a vítima de surpresa, desferindo pauladas em sua cabeça", relata a denúncia feita pelo Ministério Público. Ainda de acordo com o MP, "ficou evidenciado o motivo fútil, a utilização de meio cruel e a utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima como qualificadoras do crime de homicídio".

Gleyson tem 36 anos. Detido em flagrante no dia do crime, ele encontra-se atualmente no Presídio Militar, carceragem que fica dentro do terreno onde funciona o quartel do Bope, a cavalaria e o canil da PM, na Zona Norte de Natal.

Por várias vezes a defesa do réu tentou colocá-lo em liberdade, alegando problemas mentais. Contudo, os pedidos foram negados pelo juiz Ederson Batista de Morais. Para o magistrado, o quadro de insanidade não foi comprovado. Na decisão, ele destacou que em mais de seis anos de trabalho como policial militar, Gleyson Araújo nunca precisou ser afastado para se tratar de nenhum problema relacionado à saúde mental. Além disso, o fato de o policial ter ensino médio completo, já ter cursado o ensino superior e ter sido aprovado em concurso público de "significativa dificuldade", pesam contra a instauração do incidente de insanidade. O juiz ressalta também que o acusado "sequer soube dizer qual o distúrbio que em tese o acometia, mesmo sendo pessoa de relevante grau de instrução".
Fonte: G1RN

terça-feira, 20 de setembro de 2016

[economia] Bolsa Família repassa R$ 63 milhões aos beneficiários do RN em setembro

Resultado de imagem para bolsa familia
O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) repassará R$ 63 milhões em setembro aos beneficiários do Bolsa Família no Rio Grande do Norte. O pagamento tem início nesta segunda-feira (19) e seguirá até o dia 30.

O benefício será pago a 353 mil famílias no estado, com valor médio de R$ 178,75. Os recursos ficam disponíveis para saque durante 90 dias. O valor repassado varia conforme o número de membros da família, a idade de cada um e a renda declarada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

[cotidiano] Greve chega ao 15º dia com cerca de 70% dos bancos fechados no RN

Bancos do RN entram em greve (Foto: Arthur Barbalho/G1)
A greve dos bancários completa 15 dias nesta terça-feira (20) no Rio Grande do Norte com cerca de 70% das agências fechadas, segundo informou o Sindicato dos Bancários do RN. De acordo com o coordenador geral do sindicato no estado, Gilberto Monteiro, a estimativa é que o número de agências paradas na capital chegue a 90%. Ainda não há previsão para o fim da greve.

Segundo Monteiro, a última rodada de negociações entre a categoria e a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) aconteceu na última quinta-feira (15). No entanto, a proposta de 7% de reajuste e R$ 3 mil de abono salarial foi rejeitada na mesa de negociação por não atingir sequer a metade do valor cobrado pelos bancários.

"A proposta que está em negociação é a da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), que cobra 14,78% de reajuste. Três sindicatos do Brasil - RN, Maranhão e Bauru - entendem que temos que cobrar as perdas acumuladas dos bancos privados de 1994 para cá, o que dá o valor de 28%", explicou Gilberto. No entanto, o coordenador ressalva que a proposta que está sendo negociada é a da Contraf.

Durante a paralisação, um acordo entre o Procon estadual e os bancários garantiu que nas agências que mantiverem algum funcionamento, pelo menos um funcionário está sendo mantido no auto-atendimento para auxiliar nos serviços básicos, como perda de cartão e desbloqueio de senha. Os bancos ainda estão garantindo uma quantidade mínima de agências para o serviço de depósito.

"No caso do Banco do Brasil, as agências do Igapó, Prudente de Morais, Afonso Pena e Amintas Barros estão recebendo depósitos. As agências da Caixa Econômica Federal em atividade são as da Ribeira, Roberto Freire e Potengi. Os bancos privados também estão mantendo um percentual mínimo", detalhou Monteiro.

Apesar de reconhecer a dificuldade nas negociações, o coordenador descarta qualquer volta da categoria antes de chegar a um acordo. "Nos achamos que a Fenaban está endurecendo as negociações, mas não podemos desistir do nosso movimento. Pelo contrário: temos que conseguir que mais companheiros entrem no movimento grevista para ganharmos força e retomarmos a negociação", concluiu.
Fonte: G1RN

[política] Pesquisa Sensatus aponta vitória de Alan para prefeito de Apodi

Resultado de imagem para pesquisa eleitoral
O candidato Alan Silveira (PMDB) deve ser o novo prefeito de Apodi a partir de 2017. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Instituto Sensatus e rádio Cidade FM. O jovem obteve quase 10% a mais das intenções de votos do que o segundo colocado, o atual prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB).

A pesquisa, sob registro RN-04347/2016, foi realizada entre os dias 14 e 15 de setembro e ouviu 650 pessoas, nas zonas urbana e rural.

Segundo o levantamento, o candidato Alan obteve 42,46% das intenções de votos, contra 32,92% de Flaviano Monteiro. O ex-prefeito Pinheiro Bezerra (SDD) foi citado por 7,38% dos entrevistados e o odontólogo Paulo Viana (PSOL) por 2,62%.

Branco, nulo, não sabe ou não opinou somaram 14,62%.

No quesito rejeição, o atual gestor liderou com 44%. Alan ficou com 22,31%, Pinheiro com 8,62% e Paulo Viana com 4,31%.

Alan destaca que o resultado comprova o que ele tem ouvido nos quatro cantos do município, durante as visitas de campanha.

“O povo está abandonado e pede mudança. Eu e Hortência nos apresentamos como os candidatos da renovação e temos sido muito bem aceitos. Agora é manter a caminhada, sempre olhando para o futuro com a esperança de melhorar a vida do povo apodiense”, comenta.

Esta foi a primeira pesquisa eleitoral de Apodi registrada no Tribunal Superior Eleitoral. O nível de confiabilidade é de 95%, ou seja, há probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro de 3,9%.
Fonte: Josemário Alves