logo

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

[política] Sondado por Cristovam, Garibaldi nega concorrer à presidência do Senado

garibaldi-alves-filho-waldemir-barreto-agencia-senado
É destaque na coluna dos jornalistas Andreza Matais e Marcelo de Moraes no jornal O Estado de S. Paulo a negativa do senador potiguar Garibaldi Alves em disputar pela segunda vez a presidência do Senado Federal.

O senador Garibaldi Alves (PMDB) disse não à proposta do colega Cristovam Buarque (PPS) para concorrer à presidência do Senado em 2017. Assim, o senador Eunício Oliveira (PMDB) deve disputar só.

Em entrevista ao blog da jornalista Thaisa Galvão o senador afirmou que se sentia honrado com a lembrança de seu nome, porém reafirmou que não vai disputar a vaga.
Fonte: Agora RN

[cotidiano] Patrão chinês obriga funcionárias a beijá-lo na boca antes do expediente (VÍDEO)

Uma cervejaria chinesa localizada no distrito de Tongzhou, em Pequim, na China, tinha uma regra surreal antes do expediente começar. Antes de entrar na fábrica, cada funcionária tinha que dar um beijo na boca do chefe, informa O Dia, com informações do jornal Shanghaiist. Por medo de perder o emprego, todas faziam fila para o espetáculo nojento. Até que alguém filmou e…

… o assunto virou um escândalo no Weibo, maior rede social chinesa. A justificativa do patrão é ainda mais surreal. Segundo ele, a prática melhoraria a convivência dentro do ambiente de trabalho. Tem dias que faltam palavras.

Abaixo, o vídeo com o assédio de várias tipificações.

Fonte: Surrealsita

[economia] Petrobras reduz preço da gasolina nas refinarias em 3,2%

Resultado de imagem para combustivel petrobras
A Petrobras anunciou hoje (14) a redução do preço da gasolina em 3,2% em suas refinarias, a partir da zero hora de amanhã (15). Também haverá redução de 2,7% no preço do diesel. Os reajustes são reflexo de uma nova política de preços aprovada ontem (13) pela empresa.

A redução é para o combustível vendido no atacado para postos de gasolina. O impacto dessas reduções no bolso do consumidor dependerá das estratégias de cada posto. Mas, se o repasse da redução no preço na refinaria for feito integralmente para o preço ao consumidor, as reduções serão de 1,4% na gasolina e 1,8% no diesel.

A nova política terá preço de paridade internacional (PPI), margem para remuneração de riscos inerentes à operação e nível de participação no mercado. A empresa estabeleceu, entre outras coisas, que nunca terá preços abaixo da paridade internacional. A política de preço de paridade internacional (PPI) inclui os custos com frete de navios, custos internos de transportes e taxas portuárias.

Os preços serão revistos pelo menos uma vez por mês. Eles podem ser reduzidos, aumentados ou mantidos.
Fonte: Agencia Brasil

[cotidiano] Detran/RN vai leiloar 300 veículos no dia 25 de outubro

Cerca de 300 veículos entre carros, motos e sucatas serão leiloados no dia 25 deste mês. O leilão será realizado a partir das 9h no Espaço Cuxá, um anexo do Hotel Maine, que fica na Avenida Salgado Filho, no bairro Lagoa Nova, em Natal. A lista abrange carros e motos que ainda devem permanecer em circulação e outros destinados exclusivamente à sucata – veículo não recuperável que não pode mais circular. Os veículos estarão disponíveis para visitação nos próximos dias 21 e 24, das 8h às 14h, no pátio do Detran em Natal, que fica no cruzamento da Avenida Capitão Mor Gouveia com Rua Bom Pastor, onde funcionava a garagem da Empresa Guanabara.

Segundo o diretor geral do Detran, Marco Medeiros, o Governo do Estado está comprometido em manter uma regularidade na realização de leilões e, assim, evitar a lotação dos pátios. Atualmente, os pátios do Departamento em todo o Estado têm cerca de 5 mil veículos. A expectativa do órgão é realizar leilões mensais. O valor arrecadado deve ser utilizado para custeio com a realização do leilão, despesas de remoção e pátio, para pagar impostos atrasados e multas, se houver saldo remanescente será repassado ao proprietário.

O Detran aproveita a oportunidade do leilão para chamar atenção para as novas regras sobre retenção e leilão de veículos. De acordo com a lei 13.160, em vigor desde janeiro deste ano, os veículos apreendidos e que não forem reclamados em um prazo de 60 dias contados a partir do recolhimento podem ir a leilão. Anteriormente, o Código de Trânsito previa um prazo de 90 dias para que ocorresse o leilão.

A mudança na lei se dá também em relação à notificação, que agora pode ser feita apensa durante a remoção do veículo. Ou seja, caso o veículo seja apreendido conduzido pelo proprietário, no momento da autuação ele será notificado dos prazos de retenção e as providências para restituição. Se o proprietário ou condutor não estiver presente na hora da remoção, a autoridade de trânsito tem dez dias contados a partir da apreensão para expedir o comunicado para o endereço do dono do veículo ou por algum meio tecnológico.

No leilão do próximo dia 25, a cota mínima para o lance de motos é de R$200,00 e para carros é de R$1500,00. Quem tiver interesse em participar pode comparecer ao evento com a documentação exigida e comprovante de residência. Para pessoas físicas, é necessário apresentar RG, CPF, pessoa jurídica precisa levar o contrato social e o CNPJ da empresa. O pagamento deve ser efetuado à vista em dinheiro ou cheque. Mais informações por meio do telefone 99865-2897 ou pelo site da Lance Certo Leilões: http://www.lancecertoleiloes.com.br/leilao/25102016VE.

Baixe aqui o Edital do Leilão.
Assessoria de Comunicação Detran/RN


[cotidiano] Menina brinca com arma, leva tiro acidental na cabeça e morre na cidade de Caraúbas

Raysla da Silva Costa tinha 18 anos (Foto: Arquivo Pessoal)
Uma jovem de 18 anos morreu após uma arma ser disparada acidentalmente na cidade de Caraúbas, na região oeste do Estado do Rio Grande do Norte, no início tarde desta sexta-feira (14). De acordo com informações o disparo pode ter sido acidental.

O acidente fatal que vitimou a jovem Raysla da Silva Costa, de 18 anos de idade, no São Paulo de Alípio, no bairro Leandro Bezerra, ocorreu quando ela estava com mais duas pessoas no quarto da residencia, os dois menores de idade e uma das adolescentes manuseava a arma quando ocorreu o disparo que atingiu Raysla no ouvido. A vítima não resistiu ao ferimento e morreu no local

A Polícia Militar foi acionada e pediu para fechar a porta da residência e aguarda a chegada da equipe do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) que fará a remoção do corpo para sede do órgão em Mossoró. O crime será investigado pelo delegado Erick Gomes, titular da Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas.
Fonte: Icém Caraúbas

[esporte] Árbitro assumiu interferência da televisão ao jogadores, diz diretor do Flu

O diretor de futebol Jorge Macedo foi o único nome ligado ao Fluminense a falar com a imprensa após a polêmica derrota para o Flamengo, nesta quinta-feira, por 2 a 1 no Estádio Raulino de Oliveira. Em breve coletiva, o dirigente afirmou que o árbitro Sandro Meira Ricci (SC) assumiu aos jogadores do Flu, ainda em campo, que foi visto na televisão a posição de impedimento dos atletas do Tricolor no lance mais polêmico do confronto, que interrompeu o jogo por cerca de dez minutos e acabou com o gol de Henrique anulado.

"Muito estranho o que ocorreu. No primeiro gol do Flamengo, o Réver, impedido, deslocou o nosso goleiro. Os jogadores do Fluminense conversaram com os árbitros, o árbitro não considerou opinião de ninguém e deu o gol. Estranhamente, no nosso gol, o bandeira dá impedimento, os atletas falam com ele. Ele (auxiliar) achava que Cícero tinha feito o gol e pergunta ao árbitro: "Quem fez o gol, Sandro (Meira Ricci)? O Henrique, que não estava (impedido). Todos os jogadores saíram, daqui há pouco vem todo o banco, que houve de alguém externo, afirmando que na televisão estava dizendo que os jogadores estavam impedidos. Aí, depois de muito tempo ele muda de opinião e valida o gol. É uma interferência externa bruta. Todo mundo quer a mudança do vídeo no futebol, mas ainda não está na regra. Uma interferência externa deu um prejuízo muito grande ao Fluminense", declarou Jorge Macedo.

Quando questionado se o árbitro havia confirmado a interferência da televisão, diretor de futebol do Flu disse: "Sim. Falou para os atletas", disse.

Esta não é a primeira vez que o Fluminense sente-se prejudicado em 2016 pela arbitragem. O caso mais recente foi nas oitavas de final da Copa do Brasil, na partida contra o Corinthians que resultou na eliminação do Tricolor. Naquele jogo, os jogadores do Fluminense reclamaram de dois pênaltis não marcados e da anulação de dois gols, que, assim como nesta quinta, os autores estavam em posição de impedimento. Pelas críticas, Cícero, Marquinho, Peter Siemsen e Levir foram denunciados pelo STJD, mas acabaram absolvidos no tribunal.

Esta situação foi a justificativa dada pelo Fluminense para que nenhum outro atleta, dirigente ou membro da comissão técnica tricolor desse declarações à imprensa após o Fla-Flu desta quinta-feira, em Volta Redonda.

"O Fluminense não vai aceitar esse tipo de coisa. Os jogadores estão de cabeça quente e não vão falar. Não queremos correr riscos", afirmou Jorge Macedo, que ainda comentou o que espera que o árbitro Sandro Meira Ricci relate na súmula do clássico.

"Espero que ele fale a verdade. Ele deu gol do Henrique, foi avisado pela interferência externa e voltou atrás. Ainda teve a questão dos acréscimos, o jogo ficou parado por muito tempo com atendimentos. A arbitragem se perdeu completamente no final. É com muita indignação que estamos aqui", encerrou.
Fonte: UOL

[cotidiano] Justiça determina sequestro de verbas de precatórios em nove municípios do RN

Fachada do TJ-RN
A Presidência do Tribunal de Justiça do RN determinou o bloqueio e sequestro de valores relativos a diversos Municípios do Rio Grande do Norte em decorrência do atraso no repasse dos valores para pagamentos de precatórios por esses entes devedores. As determinações do desembargador Cláudio Santos atingem os Municípios de Paraú, Caraúbas, Pendências, Jandaíra, Serra do Mel, São Vicente, São Tomé, Patu e Lagoa de Velhos.

Os valores a serem sequestrados somam R$ 2 milhões. A maior dívida é do Município de Paraú (R$ 616 mil) enquanto a menor é a do Município de Lagoa de Velhos (R$ 5 mil).

As decisões são baseadas em procedimentos da Divisão de Precatórios do TJRN, informando que os entes devedores vêm descumprindo o disposto no artigo 97, § 2º, I e II, do ADCT da Constituição Federal, por não efetuar o pagamento dos Instrumentos Precatórios Requisitórios (IPR).

“Estando evidenciado o descumprimento, por parte do Chefe do Poder Executivo do Município, do disposto no art. 97, § 2º, I e II, do ADCT da Constituição Federal, por não efetuar o pagamento dos precatórios no lustro constitucional, mesmo após notificado para tanto, cumpre proceder ao sequestro dos valores devidos”, anota o presidente do TJRN em uma das decisões.

Confira os valores a serem sequestrados para pagamento de precatórios:

Paraú – R$ 616.291,70

Caraúbas – R$ 480.777,30

Pendências – R$ 463.684,90

Jandaíra – R$ 285.350,20

Serra do Mel – R$ 201.953,57

São Vicente – R$ 11.179,36

São Tomé – R$ 10.926,48

Patu – R$ 7.806,88

Lagoa de Velhos – R$ 5.019,04

Total – R$ 2.082.989,43
Fonte: Agora RN

[polícia] PF faz 2ª fase de operação que fechou Mega Filmes HD e derruba mais 3 sites

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (13) a segunda fase da Operação Barba Negra, que desarticulou uma organização especializada na prática de crimes contra os direitos autorais pela internet. Foram expedidos 12 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão pela 1ª Vara Federal de Sorocaba (SP).

A primeira fase da operação foi em novembro de 2015, quando a Polícia Federal tirou do ar o site site Mega Filmes HD, que oferecia um acervo com cerca de 150 mil filmes, documentários, séries de TV e shows.

Cinco pessoas foram presas nesta quinta-feira e um homem está foragido. Os mandados foram cumpridos em São Paulo, Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco. A operação contou com a cooperação internacional da Interpol, que permitiu a retirada do ar os sites Armagedomfilmes.biz, Filmesonlinegratis.net e Megafilmeshd20.org. Entretanto, esses dois últimos ainda podiam ser acessados até as 11h50 desta quinta-feira.

Em Belo Horizonte, um hacker foi preso em casa, segundo a PF. O imóvel foi alvo de buscas. Um segundo mandado de prisão temporária contra outro morador da capital mineira não foi cumprido pois ele não está na cidade. A polícia cumpre ainda outros dois mandados de busca e apreensão na região.

Segundo a PF, os sites operam de maneira ilegal no Brasil e disponibilizam conteúdo sem o pagamento de direitos autorais. As três páginas recebem uma média de 768 milhões de visitas anuais, com mais de 11 mil títulos disponíveis para streaming, com acessos partindo do Brasil e de vários países do mundo, especialmente Portugal e Japão.

Por conta da grande quantidade de acessos, comparável a grandes portais legítimos no Brasil, os sites atraem redes de propaganda online nacionais e estrangeiras. A receita obtida é foco da segunda fase da operação. Os investigados responderão pela prática dos crimes de constituição de organização criminosa com pena três a oito anos e multa, além de violação de direitos autorais com pena de dois a quatro anos e multa.
*Com informações do G1 MG

[cotidiano] No RN, MP firma termo de conduta para regulamentar etapa de vaquejada

Puxador e esteira em ação na Vaquejada em Petrolina (Foto: Magda Lomeu/GloboEsporte.com)
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) firmou nesta quinta-feira (13) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para regulamentar uma etapa do circuito amador de vaquejada do Rio Grande do Norte. O termo define que a Associação de Vaqueiros Amadores do RN (Assovarn) e os responsáveis diretos pela organização da sétima etapa do circuito terão que garantir contrapartidas, como o atendimento veterinário e o plantio de mudas de árvores nativas. O evento deve acontecer entre os dias 14 e 16 de outubro na cidade de Santo Antônio, no Agreste potiguar. O termo terá validade até a publicação oficial da decisão final da ADI 4983 do STF.

Dentre os termos estabelecidos no ajustamento, a organização do evento terá que garantir que todos os animais participantes no evento - bovinos e equinos - passem por uma inspeção veterinária prévia. Durante o evento também será obrigatória a presença de um médico veterinário, a fim de atender qualquer emergência envolvendo os animais.

Outra garantia estabelecida pela regulamentação é que os bovinos que participem do evento só podem ser usados em dias intercalados, não podendo ser utilizados em dias subsequentes. Após as corridas, os animais também deverão passar por uma inspeção posterior, na qual um laudo veterinário será enviado ao Ministério Público. Em caso de lesão dos animais, os promotores do evento terão por obrigação tratar dos cuidados veterinários necessários.

O acordo também proíbe o uso de luvas de prego, parafusos e qualquer outro material que possa danificar a cauda do boi. O vaqueiro também fica proibido de bater no boi de forma que possa causar ferimentos ao animal. Também estão proibidos os usos de espora, chicote e objetos cortantes no boi e no cavalo.

Por fim, o TAC estabelece como contrapartida que, como forma de promover o Meio Ambiente, os organizadores doem 200 mudas de árvores nativas para fins de reflorestamento da Mata do Pilão, devastada por um incêndio nesta semana.

Em caso de lesão de algum bovino, os organizadores terão, como penalidade, que reflorestar uma área de 0,5 hectare de mata nativa. Em caso de morte de algum animal - hipótese 'remota', segundo o documento - a área reflorestada deve ser de 2 hectare.
Fonte: G1RN

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

[justiça] Após decisão do STF, Justiça da Bahia suspende vaquejada

vaquejada_bahia
Uma semana depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) considerar ilegal a prática das vaquejadas no país, a Justiça da Bahia proibiu um evento deste tipo marcado para o próximo domingo (16). O Desafio Bahia Forte Vaquejada 2016 foi suspenso atendendo a pedido do Ministério Público do estado (MP-BA).

Apesar de a decisão do STF ainda não ter sido publicada, o MP-BA se baseou no entendimento da Corte, que considerou a vaquejada crime ambiental de maus-tratos a animais, para pedir a suspensão do evento na Bahia. No julgamento, o STF considerou inconstitucional uma lei do Ceará que regulamentava a vaquejada no estado.

A ação civil do Ministério Público baiano é questionada pelo representante da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha, raça usada nas vaquejadas, Gustavo Sarmento, que vai recorrer da decisão judicial.

“Achamos um absurdo essa decisão. Pelo que conversei com advogados, o STF julgou, mas ainda não saiu o acórdão [decisão final sobre determinado processo]. E a decisão foi sobre uma lei no Ceará, e não aqui na Bahia, que tem lei própria. O pessoal da vaquejada não quis brigar e acabou cancelando o evento, mas vamos recorrer judicialmente, do modo que for possível”, disse.

[cotidiano] CDP Apodi lança projeto de leitura para os presos “Vá lendo a liberdade”

O Centro de Detenção Provisória Agente Ronilson Alves da Silva, em Apodi/RN, município localizado na mesorregião do oeste potiguar, implanta projeto de leitura para os presos que cumprem pena em regime fechado na unidade prisional.

O projeto que recebeu o título de “VÁ LENDO A LIBERDADE” funciona da seguinte forma:

Cada preso voluntário, recebe um livro paradidático sobre assuntos que sirvam para acrescentar em suas vidas e ele tem de 21 a 30 dias para realizar sua leitura e produzir uma resenha, que é avaliada pelo diretor e agente penitenciário, Marcio do Carmo de Morais e a professora Deusirene Xavier de Oliveira, graduados em Pedagogia.

Para cada resenha apresentada, é concedido pela vara criminal, quatro dias de remição de pena. Sendo que existe um limite de um livro por mês. O primeiro título usado pelo projeto foi, A última pedra de Rogério Formigonni, que conta sua história de vida no mundo das drogas.

O trabalho esta sendo avaliado pela juíza da Vara Criminal da Comarca de Apodi, Tathiana Freitas de Paiva Macedo e pelo promotor Victor Hugo de Freitas Leite. 

Inicialmente o trabalho conta com a participação de 20 detentos, mas a expectativa do diretor do CDP Apodi, Marcio Morais é que o numero aumente.

Segundo o Diretor Marcio Morais," quem tem a ganhar, principalmente, com iniciativas desse tipo, é a sociedade, pois sabemos que um dia, após o cumprimento de sua pena, o preso vai voltar, e temos o dever legal e a obrigação moral de o entregarmos mudado”.

“Senti uma felicidade enorme em ver os internos lendo os livros nas celas. Percebi que ficavam mais calmos, mais sociáveis, mas companheiros. Presenciei várias vezes, uns questionando os outros, assuntos relacionados ao livro. Nem parecia uma cadeia”, comentou o diretor Marcio Morais. 

Um dos presos que participam do projeto, chorando, deu um depoimento emocionante:

 “Se eu tivesse lido esse livro há mais tempo, não estaria aqui. Quando terminar de pagar o que devo a justiça, serei uma nova pessoa, pois se o crente do livro conseguiu, eu também consigo”. “E agora o único” vício” que tenho é a palavra de DEUS ".

Construindo com recursos oriundo de penas pecuniárias do Judiciário, mão de obra carcerária e doações da comunidade. O CDP Apodi tem sido referencia no sistema penitenciário do Rio Grande do Norte, inclusive esta disputando o premio INOVARE do Conselho Nacional de Justiça. – CNJ.
Fonte: Josenias Freitas

[cotidiano] RN ultrapassa 1.500 assassinatos em 2016 e acumula 286 mortes à mais do que 2015

Em pouco mais de nove meses do ano, o Rio Grande do Norte ultrapassou a marca 1.500 assassinatos em 2016 e acumula 286 mortes à mais do que o mesmo período de 2015.

O mais recente levantamento do Observatório da Violêcia Letal Intencional (OBVIO) deu conta de 1.525 crimes em todo o estado entre 01 de janeiro e 09 de outubro deste ano; o que corresponde à um aumento de 27,73%, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Segundo o Observatório, em 2014, até o mesmo período, foram 1366 CVLIS, contra 1239 em 2015. Somente neste final de semana, o OBVIO contabilizou 27 crimes em todo o território potiguar.
Fábio Vale/Da Redação
Fonte: Defato

[saúde] Outubro Rosa: a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Resultado de imagem para outubro rosa
A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de que 57.960 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados este ano no Brasil. O tumor, que atinge principalmente mulheres acima dos 40 anos, caracteriza a doença na região mamária atingindo principalmente os ductos lactíferos e os lobos (pequenos lóbulos que formam uma rede de glândulas produtoras de leite), esses tumores são denominados “carcinoma ductal ou lobular”. Cada tumor tem um tempo de desenvolvimento e intensidade diferente. Muitas vezes, a doença é descoberta em estágio avançado, o que pode dificultar a cura. A Campanha Outubro Rosa vem destacar a importância da detecção precoce do câncer de mama. Em Natal, a mobilização começou em 2009, trazida pela Liga Contra o Câncer.

Durante todo o mês de outubro a campanha é intensificada e destaca a importância da prevenção, assim como faz um alerta para a realização anual de mamografias por mulheres acima de 40 anos visto que desta forma o diagnóstico é preciso. É o que explica Sabrina Alapenha, enfermeira do Hapvida Saúde. “É recomendável que este grupo de mulheres realizem a mamografia anualmente, pois o exame radiológico dos tecidos moles das mamas permite detectar o câncer precocemente, antes que ele seja palpável ou se manifeste através de outros sinais clínicos. A detecção precoce permite que o câncer de mama seja curável em cerca de 90% dos casos”.

[cotidiano] Justiça modifica pena aplicada a ex-governador Fernando Freire

Resultado de imagem para fernando freire
A Câmara Criminal do TJRN deu provimento parcial a uma Apelação Criminal movida pela defesa do ex-governador do Estado, Fernando Freire, e da então servidora Katya Maria Medeiros Caldas Accioly. Eles respondem pela prática da concessão de gratificação fraudulenta de representação de gabinete, através de cheques salário.

Por maioria de votos, os desembargadores definiram pelo redimensionamento da pena de Fernando Freire para dois anos e sete meses de reclusão e a de Katya Accioly para dois anos de reclusão, bem como votaram pela modificação do regime inicial do cumprimento da pena de ambos para o aberto. A decisão também determinou a revogação da prisão preventiva do ex-chefe do Executivo, salvo se por outro motivo não estiver preso.

No julgamento, ficou vencido em parte o relator, desembargador Gilson Barbosa, que dava provimento parcial ao apelo, somente por considerar neutra a circunstância judicial do comportamento da vítima e diminuindo proporcionalmente a pena, respectivamente, para oito anos e seis meses de reclusão e cinco anos, um mês e 15 dias de reclusão. Dosimetria e regime que foram modificados.

De acordo com os autos, o peculato praticado pelo ex-governador consistia em receber da Administração cheques-salário relativos às gratificações fraudulentas, para as quais eram realizados saques revertidos para o real beneficiário, o próprio Fernando Freire, o qual nega a participação ou conhecimento do esquema. Os atos levantados pelo Ministério Público consideram o período de 1995 a 2002, quando o réu exerceu as funções de vice-governador e de governador do Estado.

(Apelação Criminal nº 2015.010325-4)
Fonte: Defato

[política] Alan e Hortência comemoram vitória neste sábado com festa e arrastão

Será realizada no próximo sábado (15), a festa da vitória de Alan Silveira e Hortência Regalado, eleitos gestores de Apodi a partir de 2017. O evento acontecerá no Calçadão da Lagoa, logo após o arrastão pelas ruas da cidade. A festa será animada por artistas da terra e convidados, e promete ser um sucesso.

O arrastão terá concentração na BR – 405, próximo à Escola Estadual Prof. Antônio Dantas, a partir das 19 horas. Ao lado do prefeito eleito e da sua vice, o público percorrerá cerca de 2 quilômetros em passeata, embalado pelas músicas da campanha vitoriosa de Alan e Hortência.

No Calçadão, a festa ficará por conta de Danilo Nickson, Dário Villa, Aline & Dayvid e João Neto Pegadão. O evento não tem hora para acabar.

Segundo a vice-prefeita Hortência Regalado, a festa é apenas uma das formas de comemorar a vitória do povo de Apodi.

“Depois de visitar boa parte dos apodienses que confiaram no projeto hortelã, nestas duas semanas que passaram, é hora de comemorar a nossa vitória em grande estilo. Vamos juntos festejar e nos divertir. Essa festa é para todos”, destacou ela.

Assessoria de Comunicação

[polícia] Dois PMs são baleados em atentados no RN; outro, tem carro queimado

Em Natal, PM teve o carro incendiado após ser assaltado (Foto: PM/Divulgação)
Dois policiais militares foram baleados durante atentados ocorridos na noite desta quarta-feira (12) no Rio Grande do Norte. Os casos aconteceram em Natal e na cidade de Martins, na região Oeste do estado. Ainda durante a noite, também na capital, um outro PM teve seu carro incendiado após ser assaltado. Os policiais feridos não correm risco de morte. Ninguém foi preso.

Um dos atentados aconteceu no bairro de Igapó, na Zona Norte de Natal. De acordo com o 4ºBPM, um sargento da reserva foi atingido de raspão por um homem já identificado, mas que conseguiu fugir. O nome do criminoso não foi divulgado para não atrapalhar as investigações.

Já em Martins, dois homens em uma motocicleta desciam a serra quando abordaram e atiraram no policial. O soldado da PM foi atingido no lado esquerdo das costas. Mesmo ferido, ele revidou. Contudo, os criminosos conseguiram escapar por dentro da mata. A moto foi apreendida. "O policial foi socorrido para um hospital de Mossoró e está fora de perigo", contou o tenente Agostinho.

Assalto e carro incendiado

Ainda na noite desta quarta, também em Natal, um policial militar sofreu um assalto e teve seu carro incendiado. Aconteceu no prolongamento da Av. Prudente de Morais. Segundo informações da própria PM, o policial furou o pneu do carro e teve que parar o veículo. Ao sair do carro, ele foi rendido por dois homens que se aproximaram em uma motocicleta. O policial reagiu, efetuou alguns disparos contra os assaltantes e correu para dentro do mato. Os criminosos, que não foram  atingidos, roubaram os pertences do PM. Na fuga, a dupla ateou fogo no automóvel.
Fonte: G1RN

[saúde] A rara síndrome pós-orgasmo que só afeta homens

impotencia.
Para algumas centenas de homens em todo o mundo a experiência de um orgasmo pode não estar ligada ao prazer. Isto ocorre por causa da síndrome da doença pós-orgásmica (POIS, na sigla em inglês), um problema raro que afeta exclusivamente os homens.

Os sintomas vão desde cansaço e febre até diarreia e ocorrem como consequência de um orgasmo.  A doença foi identificada em 2002 pelo cientista holandês Marcel Waldinger, neuropsiquiatra da Universidade de Utrecht, na Holanda. E, até o momento, o médico conseguiu encontrar pouco mais de 200 homens que sofrem desta síndrome. Mas ele acrescenta que a doença pode ser mais comum do que se pensa.

Geralmente muitos homens não falam sobre o problema por conta da vergonha e confusão que os sintomas causam. Outros sequer sabem que têm o problema.

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

[cotidiano] Flaviano reúne secretários para discutir metas para os últimos dias de mandato

O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro (PCdoB), reuniu sua equipe de secretários na tarde desta terça-feira (11) para discutir ações a serem desenvolvidas no final do mandato.

A reunião aconteceu no gabinete da Prefeitura Municipal. 

De acordo com Flaviano, em publicação no Facebook, foram definidos metas e algumas ações para o município. 

“Boa noite camaradas, reunião de planejamento com a equipe de secretários da gestão Apodi Terra Querida. Definimos as metas para o final do mandato. Muitas ações importantes para o nosso Apodi. Vamos que vamos!!! (SIC)”, escreveu ele em sua conta pessoal. 

Até entregar a gestão de Apodi para o próximo prefeito, no dia 05 de janeiro de 2017, Flaviano tem 86 dias de governo.
Fonte: Blog do Josemário Alves

[política] Arrecadação nas eleições tem queda de 64%, informa TSE

dinheiro-800x500_c
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta terça que a arrecadação dos quase 500 mil candidatos a prefeitos e vereadores nestas eleições sofreu uma queda de 64%, se comparado com 2012, em valores atualizados pela inflação do período. O montante caiu de R$ 5,3 bilhões, arrecadados quatro anos atrás, para R$ 2,5 bilhões este ano, considerando apenas o primeiro turno das duas eleições. Atualizado, o que se arrecadou em 2012 chega a R$ 6,8 bilhões.

O percentual de participação de pessoas físicas mais que dobrou se comparado com as eleições de 2012. Este ano, as doações de cidadãos atingiu 45% do total, ou R$ 1,160 bilhão. Em 2012, esse valor foi de R$ 1,145 bilhão. Não alterou tanto, se comparado um valor com outro. Os números não estão corrigidos pela inflação.

Para o tribunal, duas razões podem explicar essa queda de arrecadação dos candidatos: a proibição de doações de empresas para candidatos e a redução à metade do período de campanha, de 90 para 45 dias. O TSE informou ainda que os partidos políticos doaram bem menos que há quatro anos. Em 2016, as legendas destinaram a seus candidatos R$ 540,6 milhões, contra R$ 1 bilhão em 2012.
Fonte: Agora RN

[polícia] Dois bancos são alvos de criminosos durante a madrugada no RN

agencias
Duas agências do Banco do Brasil foram alvos de criminosos na madrugada desta quarta-feira (12) na região Oeste do Rio Grande do Norte. O primeiro crime aconteceu por volta das 2h40, em Ipanguaçu. O segundo, às 3h, foi em Governador Dix-Sept Rosado. Segundo a Polícia Civil, nos dois casos os assaltantes não conseguiram levar o dinheiro dos terminais.

Em Ipanguaçu, ainda de acordo com a polícia, os assaltantes arrombaram a agência, mas não conseguiram saquear o caixa. Os homens fugiram logo em seguida. Já em Governador Dix-Sept Rosado, os criminosos chegaram armados à agência, explodiram um caixa e atiraram nas vidraças. Um vigilante, ao observar a ação, acionou a polícia e o bando também fugiu sem levar nada. Eles escaparam em dois carros.
G1 RN

terça-feira, 11 de outubro de 2016

[cotidiano] Suzane von Richthofen ganha seis dias fora da prisão pelo Dia das Crianças

Resultado de imagem para suzane von richthofen casamento
Pela quarta fez neste ano, a detenta Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão pelo assassinato dos pais, deixa a prisão beneficiada pela saída temporária do Dia das Crianças. Ela deixou a Penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo, na manhã desta terça-feira (11) com outras 39 detentas também beneficiadas pela medida.

Além do feriado de 12 de outubro, em que se comemora a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Suzane passa também o próximo fim de semana em liberdade. O retorno à prisão só acontece na próxima segunda-feira, 17.

Suzane já tinha ganho as ruas de forma provisória na comemoração da Páscoa, em março. Quando voltou a sair, no Dia das Mães, ela chegou a ser presa ao ser flagrado na companhia do namorado, em Angatuba, também no interior, mas em um endereço diferente daquele declarado ao sistema prisional.

O Ministério Público chegou a pedir que o direito à saída temporária fosse suspenso, mas a Justiça entendeu que ela não tinha culpa pela comunicação do endereço errado, já que o cadastro da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) estava desatualizado. Depois do caso, a Justiça decretou sigilo no processo de execução de pena de Suzane.
Fonte: O Estadão

[justiça] Prazos processuais nos Juizados Especiais Cíveis serão contados em dias corridos a partir de 17/10

A partir do dia 17 de outubro, os prazos processuais nos Juizados Especiais Cíveis (JECs) e da Fazenda Pública do Rio Grande do Norte serão contados em dias corridos. A medida atende a enunciado formulado no 39º Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje), realizado em junho em Maceió. O evento, que contou com a presença da então corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, estipulou que na esfera dos Juizados os prazos do novo Código de Processo Civil (dias úteis) não se aplicam a esta Justiça especial.

Embora não tenham força de lei, as orientações do Fonaje servem para firmar diretrizes acordadas entre magistrados de todo o país a respeito de pontos controversos, com o objetivo de uniformizar a prática jurisprudencial no segmento dos Juizados Especiais. E foi justamente, as experiências vivenciadas pelos juízes em cada Estado que possibilitou a construção deste caminho procedimental, com maior celeridade e que marca a autonomia dessas unidades. Mais de 400 profissionais da Justiça participaram do último Fórum.

“Desde que retornei do Fonaje, vislumbrei a necessidade de que os sistemas de processo eletrônico do TJRN fossem alterados para que pudéssemos estar de acordo com as diretrizes do enunciado e dos outros juizados do país”, salienta o coordenador estadual dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, juiz Paulo Maia.

Ele ressalta que, mesmo com o apoio da presidência e da Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Setic) do TJ nesta decisão de contagem do prazo em dias corridos nos juizados, o fato de existirem três sistemas de processos diferentes (SAJ, Projudi, PJe) trouxe dificuldades na implementação da medida.

“Com essa alteração, agora efetivada, os juizados especiais do RN se alinham com o que foi estabelecido no Fonaje e que já estava ocorrendo na grande maioria dos Tribunais do país”, observa o magistrado.

Na edição do Fórum em Maceió, foi aprovada ainda a nova redação do Enunciado 13, no qual diz que os prazos processuais nos Juizados Especiais Cíveis contam-se da data da intimação ou ciência do ato respectivo, e não da juntada do comprovante de intimação.

Outra definição é a de que o juízo prévio de admissibilidade do recurso será feito em primeiro grau. Os magistrados participantes ao encontro defenderam que os Juizados Especiais são vocacionados a contribuir positiva e decisivamente para a redução dos índices de congestionamento processual da Justiça brasileira.

Para os juízes e a ministra Andrighi, os prazos do CPC vão de encontro aos princípios fundamentais dos processos apreciados pelos juizados especiais, como a simplicidade, a economia processual e, sobretudo, a celeridade.
Fonte: TJ RN

[economia] Deputados e senadores podem perder aposentadoria especial

120216_congressovazio_f_002
A proposta de reforma da Previdência que está nas mãos do presidente Michel Temer prevê o fim da aposentadoria especial para deputados e senadores. Hoje, eles contribuem para um regime especial, mas, a partir da aprovação do texto, quem se eleger não terá mais acesso a este sistema, indo direto para o regime geral de Previdência (idade mínima de 65 anos, tempo mínimo de contribuição de 25 anos e teto de R$ 5.189) do INSS. Segundo uma fonte do governo que participou da elaboração da proposta, no caso dos congressistas não haverá transição.

Assim que a reforma for aprovada, os novos deputados e senadores não terão acesso ao sistema especial. Isso deverá ocorrer já para os que forem eleitos em 2018 e também aos suplentes que assumirem cadeiras na Câmara e no Senado como titulares, no momento em que a lei passar a vigorar. Para um auxiliar do presidente, a medida poderá despertar alguma reação corporativa. Porém, a avaliação é que os congressistas terão que “dar o exemplo”, já que a reforma limitará benefícios à grande maioria dos trabalhadores.

Atualmente, os parlamentares seguem as mesmas regras dos servidores públicos. Para receber o benefício integral, são exigidos 35 anos de contribuição no exercício da atividade legislativa e 60 anos de idade. A lei também prevê aposentadoria com proventos proporcionais, calculada com base em 1/35 (um trinta e cinco avos) por ano de mandato. Hoje, o senador pode se aposentar com oito anos no cargo, por exemplo, se preencher os requisitos de 35 anos de contribuição, seja no INSS ou outro regime, e ter 60 anos.

[educação] MEC quer implantar sistema integral de aulas em 16 escolas públicas do RN

escolapublica
O Ministério da Educação prevê implantar o programa de ensino médio integral em até 572 escolas públicas brasileiras. No total são 257.400 vagas, divididas por estado de acordo com a população. A lista com a portaria de fomento à implantação de escolas em tempo integral foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (11).

Para aderir ao programa, o estado precisa apresentar um projeto pedagógico que será avaliado pelo Ministério da Educação. O prazo de adesão dos estados ainda não foi divulgado. De acordo com a portaria, o cronograma será estabelecido pela Secretaria de Educação da Básica do MEC.

Para cada vaga de ensino médio integral (ou seja, com alunos permanecendo na escola por, em média, sete horas ao dia), o governo federal promete pagar à rede de ensino R$ 2 mil por ano, durante quatro anos. O repasse às escolas será calculado anualmente, realizado em duas parcelas.

Reforma do ensino médio

O programa de fomento ao ensino médio integral foi anunciado pelo governo federal no dia 22 de setembro, junto com a medida provisória de reforma do ensino médio. Um dos pontos da nova lei, que altera a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), determina que a carga horária mínima anual do ensino médio, atualmente de 800 horas, “deverá ser progressivamente ampliada, no ensino médio, para 1.400 horas”, ou seja, em tempo integral. A regra, porém, está vinculada à meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê que, até 2024, 50% das escolas e 25% das matrículas na educação básica (incluindo os ensinos infantil, fundamental e médio) estejam no ensino de tempo integral.

Atualmente, de acordo com o Censo Escolar, o Brasil tem, somando todas as etapas da educação básica, 18% das matrículas em tempo integral, principalmente nas creches.

Segundo a portaria, cada edição do programa terá duração de 48 meses para implantação, acompanhamento e mensuração de resultados. Cada estado poderá aderir ao programa atendendo o número mínimo de 2.800 alunos, o máximo varia de acordo com a população (veja lista abaixo) e chega até 30 escolas.

A prioridade é para as escolas localizadas em regiões de vulnerabilidade social. O programa deverá ser implementado até o fim do primeiro semestre de 2017.

A carga horária estabelecida na proposta curricular deve ser de, no mínimo, 2.250 minutos semanais, com um mínimo de 300 minutos semanais de língua portuguesa, 300 minutos semanais de matemática e 500 minutos semanais dedicados para atividades da parte flexível.

Monitoramento e permanência

Para se manter no programa, as secretarias da educação terão de reduzir a média de abandono e reprovação entre os alunos cumulativamente, conforme dados do Censo Escolar. O MEC também vai utilizar como avaliação a taxa de participação mínima de 75% no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O desempenho no exame deve estar 15 pontos acima da média geral do estado ou Distrito Federal.

Estado – Número máximo de escolas – Número máximo de alunos

Acre – 9 – 4.050

Alagoas – 11 – 4.050

Amapá – 8 – 3.600

Amazonas – 18 – 8.100

Bahia – 30 – 13.500

Ceará – 30 – 13.500

Distrito Federal – 8 – 3.600

Espírito Santo – 16 – 7.200

Goiás – 30 – 13.500

Maranhão – 30 – 13.500

Mato Grosso – 24 – 10.800

Mato Grosso do Sul – 16 – 7.200

Minas Gerais – 30 – 13.500

Pará – 28 – 12.600

Paraíba – 21 – 9.450

Paraná – 30 – 13.500

Pernambuco – 30 – 13.500

Piauí – 26 – 11.700

Rio de Janeiro – 30 – 13.500

Rio Grande do Norte – 16 – 7.200

Rio Grande do Sul – 30 – 13.500

Rondônia – 10 – 4.500

Roraima – 8 – 3.600

Santa Catarina – 30 – 13.500

São Paulo – 30 – 13.500

Sergipe – 9 – 4.050

Tocantins – 14 – 6.300

Total – 572 – 257.400
Fonte: Agora RN

[política] Temer diz que aprovação da PEC foi ‘vitória maiúscula’

pec agora
O presidente Michel Temer comemorou, por meio de seu porta-voz, Alexandre Parola, a aprovação, em primeiro turno da PEC que limita os gastos públicos. Para Temer, foi uma “vitória maiúscula”. Ele agradeceu aos 366 parlamentares que votaram junto com o governo. Na mensagem oficial do governo, Temer garantiu que a matéria não retirará direitos da população e que as áreas da saúde e da educação serão preservadas. Após a votação, Temer telefonou para líderes aliados para agradecer o resultado.

— O presidente Michel Temer recebeu com muita satisfação o resultado da votação de hoje na Câmara dos Deputados. É sinal claro do compromisso do Congresso com a recuperação do equilíbrio fiscal e do resgate da responsabilidade na gestão do orçamento público. O apoio dado pelo Congresso aos esforços do Executivo é e será fundamental para que o Brasil retome o crescimento, com inflação controlada e com a capacidade de implementar politicas sociais voltadas para o bem-estar de cada cidadão brasileiro — disse Parola, em nome de Temer.

Por meio do porta-voz, Temer disse ainda que ao votar favoravelmente à PEC, o Congresso entendeu o princípio que norteia as famílias brasileiras, de que “só se deve gastar o que se arrecada”.

[polícia] Apodiense é morto após tentar assaltar comércio em Mossoró

Francisco Wellington Carlos da Costa conhecido como "Etinho", 25 anos de idade, natural de Apodi/RN foi morto durante uma tentativa de assalto a um estabelecimento comercial, em Mossoró, no Oeste Potiguar. 

O crime aconteceu por volta de 13h30min, na Rua João Soares, conhecida como Rua do Canal, na primeira etapa do conjunto Vingto Rosado e de acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, que foi acionada para o local, Etinho e um comparsa armados com uma garruncha (arma caseira), invadiram um depósito de água Mineral para praticarem um assalto. 

Os criminosos queriam, além de dinheiro, roubar a moto do proprietário do estabelecimento, que estava estacionada na calçada do comercio e ainda, segundo a PM, ainda chegaram a apontar a arma para a cabeça de uma criança que estava no interior do comércio. 

O dono do estabelecimento reagiu, entrou em luta corporal com Francisco Wellington, tomou a arma dele e o matou possivelmente asfixiado. O outro criminoso conseguiu fugir sem levar nada do estabelecimento comercial. 

A Perícia Criminal, não informou a causa da morte do suspeito, mas descartou a possibilidade dele ter sido morto por disparos de arma de fogo. 

O perito Jader Viana, conversou com os jornalista e afirmou que no corpo do assaltante havia algumas marcas de violência e que o popular que reagiu a ação dos bandidos, pode ter usado instrumento contundente para ferir o assaltante. 

O corpo foi removido para a sede do ITEP, onde durante a necropsia, será determinada pela medicina legal a causa da morte de Etinho, que segundo a PM já tem passagem por Delegacias. 

Com mais um homicídio registrado nesta tarde de segunda feira, a cidade de Mossoró, já contabiliza 178 assassinatos ao longo deste ano de 2016. Mais um caso para ser investigado pela DHPP. 
Fonte: Fim da Linha

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

[economia] Proibição das vaquejadas pode gerar prejuízo de R$ 30 mi no RN, estima associação de vaqueiros

Proibição das vaquejadas pode gerar prejuízo de R$ 30 mi no RN, estima associação de vaqueiros
A Associação dos Vaqueiros Amadores do Rio Grande do Norte (Assovarn) estima que, havendo o fim das vaquejadas, o que acredita não ocorrer, mais de 20 mil pessoas fiquem desempregadas, representando uma redução de algo em torno de R$ 30 milhões injetados mensalmente na economia local só de salários.

De acordo com o presidente da Assovarn, Paulo Saldanha, ocorrendo o fechamento dos postos de empregos, serão atingidos médicos veterinários, domadores, vaqueiros, caseiros, tratadores, motoristas, cozinheiros, tratoristas, donos de bares, casas de show e artistas, mas que os prejuízos serão ainda maiores, porque a vaquejada movimenta toda uma cadeia econômica.

“Esses R$ 30 milhões mensais são somente em salários de funcionários. Serão mais de 20 mil famílias sem uma fonte de renda. Se levarmos em consideração clínicas, lojas de ração e medicamentos veterinários, leilões, indústria têxtil e todos os profissionais envolvidos na logística, transporte, infraestrutura e operacional, os prejuízos serão muito, mas muito maiores. Serão dezenas de milhares de pessoas desempregadas e de dezenas de milhões de reais a menos circulando na economia potiguar todos os meses”, destacou.

Pelos cálculos da Associação, ainda em fase de levantamento, já é possível estimar que a cadeia econômica da vaquejada gere mais de 60 mil empregos indiretos somente no Rio Grande do Norte. No Nordeste, os empregos gerados de forma direta passam de 200 mil e os de forma indireta 600 mil indiretos.

Os responsáveis pelas vaquejadas no Rio Grande do Norte querem desmistificar a acusação de maus tratos, já que atualmente todos os animais são acompanhados por médicos veterinários e todos os eventos possuem um regulamento voltado para o bem estar do animal, que impede qualquer tipo de violência. “Toda vaquejada oficial usa, obrigatoriamente, protetor de calda para não machucar o rabo dos bois, os cavalos não podem ter lesões sob pena de desclassificação, o vaqueiro não pode chicotear o animal, o boi é intocável e só pode ser tocado no protetor, os bois tem água e alimentação disponíveis durante as provas, enfim, são várias as regras”, completou.

Para fortalecer o apoio da classe política na luta a pela regulamentação da vaquejada, na próxima terça-feira (11), pessoas envolvidas na cadeia econômica irão fazer um ato público em frente à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) a partir das 9h, por entenderem como “injusta” e “preconceituosa” a recente decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou inconstitucional uma lei estadual que regulamenta a vaquejada no Ceará.
Fonte: Agora RN

[cotidiano] Hemocentro estará em Apodi no próximo dia 15 de outubro


Fonte: ApoDiário