logo

sábado, 22 de outubro de 2016

[esporte] Goleiro apodiense Abner fecha contrato Time da Lituânia

Todos nós sabemos que o Arqueiro Apodiense Abner Targino vem se destacando no cenário do futsal brasileiro e agora mundial. Em uma boa conversa com o nosso blog o mesmo nos contou todos os detalhas da sua ida para a Lituânia onde ira defender as cores do FK Vitys Zenitas.  

Ele nos contou que proposta surgiu depois da sua passagem por Jaraguá do sul e indicações de um jogador europeu chamado Wolsey. ‘’Eles entraram em contato e falaram que viram meus vídeos, ficaram bastante interessados. ’’

Questionado sobre como seria a temporada na Europa, eles nos falou que a temporada começa dia 6 de Novembro mês e brinca ao comtemplar a resposta dizendo que já começa a trabalhar assim que descer do avião.

Ao fim o Apodiense completou dizendo: ‘’Tenho boas expectativas, espero classificar o time para a UEFA. Temos que trabalhar muito para isso, mas com muito trabalho e esforço podemos conseguir. E é claro, não podemos esquecer a ajuda do nosso bom Deus. ’’

''Perguntado Sobre o que seus pais achavam de tudo isso ele respondeu:'' Mãe me apoiou bastante e fica apreensiva pela distância, preferia que eu ficasse e esperasse a próxima temporada aqui no Brasil, mas infelizmente não posso ficar muito tempo afastado do profissional meu rendimento cairia muito. assim como meu pai que diga-se de passagem, ajudou e influenciou bastante minha ida para o Jaraguá, graças a Deus ele está me saindo um bom empresário.

O contrato com o clube será até março, mas Abner crê que ira ficar somente até fevereiro, pois o mesmo irá disputar em 2017 a Liga Nacional de Futsal no Brasil. 
Fonte: Esporte em Prática

[cotidiano] Alan se reúne com Walter e Garibaldi em busca de recursos para Apodi

Após a recente vitória nas urnas, o prefeito eleito de Apodi, Alan Silveira (PMDB), se reuniu com o senador Garibaldi Alves e o deputado federal Walter Alves em busca de recursos para o município.

A reunião aconteceu nesta sexta-feira (21) na capital do Estado, Natal, e se estendeu ainda à Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e ao deputado estadual Gustavo Fernandes. 

“Foi um dia bastante produtivo. Nosso intuito foi conseguir emendas parlamentares para investir no nosso Apodi. Fomos muito bem recebidos e, com certeza, isto é um sinal de que nosso trabalho estará coerente com o projeto de retomada do desenvolvimento do município”, destacou Alan. 

Na Funasa, o prefeito eleito discutiu projetos que beneficiem às comunidades rurais, que tanto sofrem com a falta d’água.
Fonte: Blog do Josemário Alves

[cotidiano] Após campanha, prefeito Flaviano Monteiro cumpre promessa e envia máquina para perfurar poço em Assentamento

Após mais de cinco meses sem agua os moradores do Assentamento Moacir Lucena na Chapada do Apodi, vêm o drama perto de chegar ao fim, pois chegou no final da tarde desta sexta-feira 21, uma máquina perfuratriz para realizar a perfuração de um novo poço para abastecer a comunidade, já que o antigo ficou perdido.

Segundo relato de alguns moradores o trabalho de perfuração deve ser iniciado já nesta sexta-feira 21, com previsão de termino até a próxima quara-feira.

No tocante a profundidade do poço, os moradores informaram que serão perfurados 120 metros, proporcionando agua de qualidade.

Os moradores haviam procurado o prefeito Flaviano Monteiro antes das eleições, ele havia afirmado que naquele momento não poderia fazer nada, mas garantiu que após o pleito realizaria a ação.

Já há informação de que após o Moacir Lucena, a perfuratriz será transportada até a comunidade de Soledade II, onde tambem realizará a perfuração de um poço, realizando um sonho antigo dos moradores do local.
Fonte: Josenias Freitas

[segurança] Eleitores de 19 municípios do RN passarão por revisão biométrica

Identificação Biométrica
Mais 19 municípios do Rio Grande do Norte terão seu colégio eleitoral revisado por meio de recadastramento biométrico. A Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral publicou nesta semana provimento que torna pública a relação das localidades cujos eleitores passarão pela coleta da biometria.

As cidades do estado que passarão pelo recadastramento são: Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Baía Formosa, Caicó, Canguaretama, Ceará-Mirim, Espírito Santo, Galinhos, Goianinha, Jardim de Piranhas, Jundiá, Lagoa de Pedras, Parnamirim, Pendências, Pureza, São Gonçalo do Amarante, Senador Eloi de Souza, Tibau do Sul e Vila Flor.

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caberá aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) definir o cronograma de atividades, que só devem começar depois do segundo turno das eleições municipais, no próximo dia 30.

“A ação tem como objetivo dar seguimento à identificação do eleitorado brasileiro por meio da impressão digital, habilitando-o a ser identificado por meio de ferramentas biométricas, que proporcionam ao sistema eleitoral mais segurança e confiabilidade”, diz a nota do TSE.

O recadastramento biométrico vem sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país. A principal vantagem do sistema biométrico é a segurança, além da atualização do cadastro.

Com informações da Agência Brasil e TSE

[cotidiano] Caças da Venezuela interceptam Boeing da Avianca; companhia cancela voos no país

Boeing 787 da Avianca, do mesmo modelo que se envolveu no incidente
A Avianca, maior companhia aérea da Colômbia, anunciou hoje (22) o cancelamento de todos os voos com origem na Venezuela ou com destino ao país após um incidente nesta manhã envolvendo dois caças da Força Aérea venezuelana.

Na manhã deste sábado (22), o voo da Avianca AV011, que fazia o trajeto Bogotá (Colômbia) e Madri (Espanha) com mais de 200 pessoas a bordo, foi interceptado no ar por dois caças Sukhoi do Exército venezuelano enquanto a aeronave, um Boeing 787, sobrevoava o espaço aéreo da Venezuela.

A aeronave foi forçada a mudar sua rota. Na sequência dos acontecimentos, as autoridades aéreas aconselharam às outras companhias aéreas que evitassem o espaço aéreo venezuelano por razões de segurança.

[cotidiano] Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer agência bancária

567935-como-pagar-boleto-vencido
Não existe coisa mais chata quando se quer pagar um boleto e ele está vencido. Com isso, fica especificado no documento que apenas uma determinada agência pode aceitar o pagamento. Mas, a boa notícia é que a partir do ano que vem os boletos vencidos serão aceitos em qualquer agência bancária.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), um novo sistema de liquidação e compensação para boletos está sendo desenvolvido em parceria com a rede bancária. O sistema irá aperfeiçoar o modelo atual trazendo mais controle e segurança a esse tipo de pagamento.

Ainda segundo a Febraban, os boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer agência bancária a partir do início do ano que vem.

“A Nova Plataforma de Cobrança trará benefícios para o consumidor e para a sociedade, como maior facilidade no pagamento de contas vencidas, além de evitar o envio de boletos não autorizados”, afirma Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Negócios e Operações da Febraban.

Anualmente são pagos no País cerca de 3,5 bilhões de boletos bancários de venda de produtos ou serviços. O sistema atual de cobrança funciona há mais de 20 anos e precisava ser atualizado com novos processos e tecnologias.

Walter acrescenta que, dentre os benefícios, além do pagamento após vencimento em qualquer agência bancária participante, a Nova Plataforma reduzirá inconsistências de dados, evitará pagamento em duplicidade e permitirá a identificação do CPF do pagador, facilitando o rastreamento de pagamentos e redução das fraudes, fonte de preocupação permanente para todo o sistema bancário.
Fonte: Folha Vitória

[economia] Rombo nos estados é maior que o informado, revela Tesouro

Real_Dinheiro _Moeda
A deterioração fiscal nos estados decorrente do aumento de gastos com pessoal e do aumento de créditos nos últimos anos é pior que a informada pelos governos locais. Segundo relatório inédito divulgado esta semana pelo Tesouro Nacional , existem diferenças entre os dados enviados pelos estados em relação ao endividamento, ao gasto com pessoal e ao déficit da previdência dos servidores locais.

Divulgado pela primeira vez pelo Ministério da Fazenda, o Boletim das Finanças Públicas dos Entes Subnacionais baseia-se nos Programas de Reestruturação e de Ajuste Fiscal (PAF), usados pela União para monitorar as contas públicas estaduais e autorizar operações de crédito com os governos locais. Os critérios do Tesouro desconsideram manobras usadas por governadores para diminuírem despesas com pessoal e se enquadrarem nos limites definidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Em relação às despesas com o funcionalismo público, a Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece que os estados e o Distrito Federal não podem comprometer mais do que 60% da receita corrente líquida (RCL) com o pagamento aos servidores locais ativos e inativos nos Três Poderes. Pelos dados informados pelos governos locais, somente dois estados estavam acima desse limite no fim do ano passado: Paraíba (61,86%) e Tocantins (63,04%).

No entanto, ao usar os critérios do Tesouro, nove unidades da Federação estouravam o teto no fim de 2015: Distrito Federal (64,74%), Goiás (63,84%), Minas Gerais (78%), Mato Grosso do Sul (73,49%), Paraná (61,83%), Rio de Janeiro (62,84%) e Rio Grande do Sul (70,62%). Pelos parâmetros do PAF, a relação fica em 61,13% no Tocantins e em 64,44% na Paraíba.

Segundo o Tesouro, a diferença na contabilidade deve-se principalmente ao fato de que a maioria dos estados não declara gastos com terceirizados e informa apenas a remuneração líquida dos servidores, em vez dos números brutos. A defasagem também decorre do fato de que diversas unidades da Federação não declaram gratificações e benefícios como auxílio-moradia pagos aos servidores do Judiciário, do Ministério Público e das Defensorias Públicas locais.

Durante a renegociação da dívida dos estados, o Ministério da Fazenda tentou incluir, nas contrapartidas dos governadores, a mudança nas estatísticas de gastos com pessoal, com prazo de dez anos para os estados que estourarem o teto voltarem ao limite de 60%. No entanto, depois de pressões de servidores públicos, o governo recuou e derrubou a exigência. O projeto de lei em tramitação no Senado estabelece apenas a proibição de reajustes ao funcionalismo local por 24 meses após a sanção da lei, sem a necessidade de reenquadramento na LRF.

Déficit da Previdência

O levantamento também constatou que os estados estão subestimando o déficit das previdências dos servidores públicos locais. De acordo com os Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária (RREO), enviados pelos governos estaduais ao Tesouro a cada dois meses, o resultado negativo de todas as unidades da Federação estava em R$ 59,1 bilhões no fim de 2015. Nas contas do Tesouro, no entanto, o rombo chegou a R$ 77,1 bilhões.

A maior diferença é observada no Rio de Janeiro, que declarou déficit de R$ 542,1 milhões, contra resultado negativo de R$ 10,8 bilhões apurados pelo Tesouro Nacional. Outros estados que se destacam são Minas Gerais (R$ 10,1 bilhões declarados, contra R$ 13,9 bilhões apurados pelo Tesouro), Rio Grande do Sul (R$ 7,6 bilhões declarados, contra R$ 9 bilhões apurados) e Paraná (R$ 3,2 bilhões declarados, contra R$ 4,3 bilhões apurados).

O Tesouro Nacional não explicou o motivo da diferença de R$ 20 bilhões no déficit das previdências públicas estaduais, mas recomendou mais transparência, controle dos aumentos salariais, corte de cargos comissionados e reformas para conter o rombo. Inicialmente, a criação de tetos para as aposentadorias de servidores estaduais estava nas contrapartidas exigidas pelo governo federal para a renegociação da dívida dos estados, mas a exigência também foi retirada durante as negociações.
Fonte: Agência Brasil

[polícia] Deputado estadual é vítima de tentativa de assalto em Natal

O deputado estadual José Adécio foi alvo de uma tentiva de assalto na tarde desta sexta-feira (21) em Natal. De acordo com a assessoria, ele estava caminhando no calçadão de Areia Preta, Zona Leste de Natal, quando foi abordado por um criminoso.

Ainda segundo informações da assessoria, o deputado - que tem 72 anos - foi levado para um hospital porque teve escoriações leves, mas já foi liberado. O criminoso fugiu sem levar nada.
Fonte: G1RN

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

[polícia] Homem é esfaqueado após negar dinheiro para uma mulher na cidade de Caraúbas

Resultado de imagem para plantão policial
Um homem foi esfaqueado na tarde desta sexta-feira (21), após negar dinheiro a uma mulher no bairro Leandro Bezerra, em Caraúbas, distante 296 quilômetros de Natal, capital do Estado. Segundo informações de populares, a mulher identificada como Patrícia, foi quem cometeu o crime.

Conforme informações repassadas a reportagem do Icém Caraúbas, por volta das 1h37, a mulher foi até a casa da vítima identificada como Chico das Cobras e pediu dinheiro para comprar drogas. O senhor negou e a mulher o atingiu com uma facada no rosto. Após o crime, a suspeita fugiu do local correndo.

Ainda de acordo com informações, a vítima foi até o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, a pé, onde foi atendido.
Fonte: Icém Caraúbas

[cotidiano] Advogado consegue indenização por três pizzas que nunca foram entregues

Em 2015, no feriado do Dia de Anzac (criado para lembrar dos soldados da Austrália e Nova Zelândia que lutaram na primeira guerra mundial), o advogado Tim Driscoll, morador da cidade de Corrimal, em Nova Gales do Sul, pediu três pizzas, dois pães de alho e duas garrafas de refrigerante no site da franquia Domino’s.

Depois de esperar 1 hora pelo seu pedido, Driscoll ligou para a loja que faria a entrega. O gerente do local se desculpou pelo atraso dizendo que havia sido “inundado” por pedidos e que um reembolso seria entregue. Mas, após o dinheiro não ter sido entregue e ter sido enrolado por mais de um ano, o advogado decidiu tomar medidas drásticas e levar o caso à Justiça. “Eles continuaram dizendo que estavam analisando o assunto e me mantiveram no ‘entraremos em contato’ por 12 meses. Eu pensei que precisava dar um fim nisso”.

O especialista em injúria pessoal e compensação de trabalhadores processou a Domino’s por quebra de contrato e pediu, inicialmente, US$ 9 mil dólares para “ensinar uma lição a eles”. Driscoll venceu o julgamento, após o advogado da companhia não ter comparecido à seção. Mesmo com a indenização de US$ 1,200 dólares, Driscoll pretende levar o caso para a Comissão de Competição e Consumidor da Austrália e processar a empresa pela quebra das leis que protegem o consumidor.
Fonte: mundoestranho abril

[esporte] CBF mantém base da seleção para próximos jogos das eliminatórias da Copa 2018

Resultado de imagem para cbf
O técnico Tite divulgou hoje (21) os nomes dos 22 jogadores convocados para os próximos dois jogos da seleção brasileira principal de futebol masculino. A divulgação foi feita na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em relação à última convocação, há apenas uma novidade, no lugar do meia Oscar, entrou o zagueiro Rodrigo Caio, do São Paulo.

Marcelo (Real Madrid), Douglas Costa (Bayern de Munique) e Casemiro (Real Madrid), que foram cortados dos jogos contra a Bolívia e a Venezuela, estão de volta à seleção, para os jogos contra a Argentina, no dia 10 de novembro, em Belo Horizonte, e contra o Peru, na madrugada do dia 16, em Lima.

A seleção convocada terá Alisson (Roma), Alex Muralha (Flamengo) e Weverton (Atlético Paranaense) à disposição para o gol. Os zagueiros são Gil (Shandong, da China), Marquinhos (PSG), Miranda (Inter de Milão), Rodrigo Caio e Thiago Silva (PSG).

Os laterais convocados são Daniel Alves (Juventus, da Itália), Fagner (Corinthians), Filipe Luis (Atlético de Madrid) e Marcelo (Real Madrid). No meio-campo, Tite contará com Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Giuliano (Zenit, da Rússia), Lucas Lima (Santos), Paulinho (Guanghzou, da China), Philippe Coutinho (Liverpool), Renato Augusto (Beijing, da China) e Willian (Chelsea).

No ataque, estarão disponíveis Douglas Costa (Bayern de Munique), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Palmeiras) e Neymar (Barcelona).
Fonte: Agência Brasil

[cotidiano] Som que possa ser ouvido do lado de fora do carro vai render multa

i655363
Motoristas que costumam ouvir som no carro muito alto estarão sujeitos à perda de cinco pontos na carteira e a multa de R$ 127,69. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou ontem, quarta-feira, uma resolução que determina a autuação do condutor que for pego com som automotivo que possa ser ouvido do lado de fora do veículo.

Pela Resolução nº 624, a infração, considerada grave, independe do volume e da frequência do som. A medida só exclui ruídos produzidos por buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha-a-ré, sirenes pelo motor e outros componentes obrigatórios do próprio veículo. Também não estarão sujeitas às penalidades as emissões sonoras de publicidade, divulgação ou entretenimento público previamente autorizados.

A regra entrará em vigor a partir da publicação no Diário Oficial da União (DOU), que ainda não tem prazo para ser feita.
Fonte: Extra

[cotidiano] Cantores de forró e sertanejos são proibidos de ostentar dinheiro nas redes sociais

2
Aviões do Forró são investigados sob suspeita de sonegarem impostos
Depois de a Polícia Federal deflagrar a operação ‘For All’, os artistas do mundo do forró e do sertanejo foram proibidos de ostentarem nas redes sociais.

Segundo o jornal Extra, as celebridades não podem mais mostrar suas viagens milionárias, carrões e mansões para evitar problemas com a polícia. A ordem teria partido dos próprios empresários, que estão preocupados com as investigações da polícia.

Além das bandas, empresas na área de shows e eventos também foram aconselhadas a não se expor.

A restrição partiu depois que a PF começou a investigar a banda Aviões do Forró’, entre outras, sob denúncia de fraudes no imposto de renda. A estimativa preliminar dos investigadores é que mais de R$ 300 milhões em valores não declarados tenham sido movimentados. O bloqueio de bens, imóveis e até dinheiro vivo já foi solicitado.
Fonte: Agora RN

[cotidiano] Jovem perde as chaves, tenta entrar em casa pela chaminé e fica 4 horas preso

Um gênio, senhoras e senhores. Um gênio! Este rapaz coberto de fuligem da imagem mora em Tucson, no Arizona, Estados Unidos. No último domingo, ele acabou trancado fora de casa e teve a brilhante ideia de tentar entrar pela chaminé. Ele já havia feito isso? Não. Ele sabia a largura de sua chaminé? Não. Ele é Papai Noel? Tampouco.

O que aconteceu? Ele ficou preso em sua chaminé. Por quatro horas. Teria ficado mais tempo se um vizinho não tivesse ouvido seus gritos de socorro e chamado o Corpo de Bombeiros para o resgate. O rapaz, que não teve o nome divulgado, chegou a tocar os pés no chão de sua lareira, mas não conseguiu se abaixar e passar pela última parte da chaminé, mais estreita. Os bombeiros usaram uma corda para resgatá-lo. Quando saiu, ele abraçou os bombeiros, satisfeito. Segundo o jornal Extra, ele foi levado ao hospital, mas não ficou ferido.
Fonte: Surrealista

[cotidiano] Presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, chega a Mossoró para visitar o presídio federal

carmem-lucia
Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ministra Cármen Lúcia, já se encontra em Mossoró fazendo sua primeira visita a um presídio federal desde que assumiu os cargos em setembro.

A ministra chegou ao Presídio Federal.

Ela também irá a um presídio feminino em Parnamirim, na região metropolitana de Natal.

A ministra tem dito que a marca de sua gestão à frente da Corte e do Conselho será a luta pelas garantias dos Direitos Humanos.

A aplicação da Lei do Ventre Livre – que proíbe as mulheres de ter filhos dentro da prisão – está entre suas prioridades.
Fonte: Defato

[cotidiano] Ministério Público abre inscrições para estágio de Direito em Pau dos Ferros

Ministério Público abre inscrições para estágio de Direito em Pau dos Ferros
O Ministério Público Federal abre, nesta quinta-feira (20), as inscrições gratuitas para o Programa de Estágio na Área de Direito da Procuradoria da República de Pau dos Ferros. A seleção formará quadro de cadastro de reserva e os aprovados serão convocados de acordo com a conveniência do serviço.

Os interessados em concorrer ao processo devem preencher o formulário de inscrição, disponível no site do MPF (http://www.mpf.mp.br/rn/estagie-conosco/concursos-de-estagio/2016/processo-seletivo-para-estagiario-de-direito-procuradoria-da-republica-no-municipio-de-pau-dos-ferros) e depois comparecer na Procuradoria em Pau dos Ferros (das 13h às 18h dos dias úteis, até 4 de novembro) levando a documentação solicitada no edital: original e cópia de carteira de identidade e CPF; comprovante de matrícula e histórico escolar.

Para participar da seleção, o estudante deve estar matriculado em instituição de ensino superior conveniada com o MPF, além disso deve ter concluído 40% do curso de Direito e ter previsão de concluir a graduação somente após o primeiro semestre de 2017. Há reserva de vagas, sendo 10% para portadores de deficiência e outros 10% para minorias étnico-raciais.

A prova escrita, prevista para o dia 6 de novembro, terá 40 questões objetivas sobre áreas do direito, além de uma dissertação que vai testar não só os conhecimentos jurídicos, mas também a capacidade de escrita dos candidatos. A prova deve ocorrer das 8h às 12h, horário local, em lugar ainda a ser divulgado. O candidato deve portar documento de identificação, comprovante de inscrição e caneta esferográfica azul ou preta.

O resultado definitivo está previsto para ser divulgado dia 18 de novembro no site do MPF. Os candidatos aprovados devem manter o endereço de e-mail e número de telefone atualizados, para receber a possível convocação. O processo seletivo tem data de validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

O estagiário convocado cumprirá jornada de trabalho semanal de 20 horas e receberá bolsa no valor de R$ 850, mais auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.
Fonte: Agora RN

[polícia] No RN, mulher baleada pelo próprio filho tem morte cerebral decretada

Maristela Soares Barbosa tinha 55 anos (Foto: Arquivo Pessoal)
Teve morte cerebral decretada na manhã desta sexta-feira (21), após passar dois dias internada em estado grave no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, na capital potiguar, a dona de casa Maristela Soares Barbosa, de 55 anos. Ela foi baleada no pescoço pelo próprio filho. O crime aconteceu na manhã da quarta-feira (19) em Monte Alegre, cidade da Grande Natal. O autor do disparo, o vigilante Flávio Barbosa Silva, de 36 anos, está preso. A motivação do crime ainda está sendo investigada.

Além de atirar na própria mãe, Flávio também fez a avó, uma idosa de quase 100 anos, e a filha, uma adolescente de 13 anos, reféns. Foram quatro horas de negociação até ele se entregar à polícia. Inicialmente autuado por tentativa de homicídio e cárcere privado, ele agora deverá responder por lesão corporal seguida de morte. “Primeiro é preciso que a perícia confirme que a vítima morreu em decorrência do disparo”, ressaltou o delegado Delmontiê Falcão.

“Faz algum tempo, ele sofreu um acidente de moto. E de lá pra cá, ficou violento. Já havia agredido a esposa e coisas do tipo. Hoje, ele discutiu com a mãe e ninguém sabe o motivo dele ter atirado nela. Junte a esse histórico de violência o uso de drogas e você vai ter como resultado essa tragédia toda. O conheço desde criança. Foi meu aluno, assim como a mãe dele. É gente de bem, de família decente. Lamentável”, disse um professor que pediu para não ser identificado.

Doação de órgãos

A morte cerebral da dona de casa foi confirmada pelo irmão dela. Em contato com o G1, Arlindo Barbosa disse que a família avalia a possibilidade de autorizar a doação de órgãos. “Vamos nos reunir com o Serviço Social do hospital e ver o que pode ser feito a este respeito”, afirmou.

Ainda de acordo com Arlindo, a providência inicial é liberar o corpo, que primeiro será levado para necropsia no Instituto Técnico de Polícia (Itep). “Só depois é que vamos ver como faremos o velório e o sepultamento dela”, acrescentou o irmão.
Fonte: G1RN

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

[cotidiano] Estudantes do IFRN em Apodi saem as ruas em protesto contra a PEC 241



Centenas de estudantes do IFRN – Instituto Federal do Rio Grande do Norte, realizaram na tarde desta quarta-feira 19, uma movimentação em protesto a PEC 241, a conhecida PEC do congelamento gastos publicos, que foi aprovada já em primeiro turno pela Câmara dos Deputados em Brasília/DF.

Os estudantes com apoio de professores e ainda de outras escolas estaduais e sindicatos se concentraram em frente a Escola Estadual Antonio Dantas, com centenas de cartazes fazendo referência a PEC e ainda narizes de palhaços, gritos de guerra e músicas, tudo defendendo a não aprovação da referida lei.

Os manifestantes cortaram a BR 405 até o semáforo do centro da cidade, chamando a atenção da população para os riscos, em sendo consumada a aprovação da lei que congela os gastos públicos por 20 anos, afetando diretamente a educação e saúde do país.
Fonte: Josenias Freitas

[política] Patrimônio de Eduardo Cunha é 53 vezes maior que declarado, diz Lava Jato

cunha-preso
Ao listar os indícios de que o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) teria dedicado toda sua vida pública a “obter vantagens indevidas com a finalidade de possibilitar uma vida de gastos vultuosos” para si e sua família, a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba aponta que o peemedebista pode ter um patrimônio até 53 vezes maior do que o declarado e que também pode ter outras contas ainda não descobertas nos Estados Unidos.

As suspeitas dos procuradores da República se baseiam nas informações obtidas por meio da cooperação internacional com o Ministério Público da Suíça, que identificou quatro contas, sendo três vinculadas ao peemedebista e uma a sua mulher Cláudia Cruz, que já renderam denúncias na Lava Jato.

No documento de abertura de uma destas contas, a Triumph, no Banco Suíço Julius Baer, em 2007, o peemedebista declarou possuir um patrimônio de US$ 20 milhões.

Naquele mesmo ano, o patrimônio do peemedebista declarado ao Imposto de Renda foi de R$ 1,2 milhão.
patrimoniocunha
Em 2008, cunha abriu outra conta, a Orion SP, no Banco Merril Lynch na Suíça (atual Julius Baer) e a própria instituição financeira avaliou seu patrimônio em US$ 16 milhões “proveniente de investimento no mercado imobiliário e na bolsa de valores”. Naquela ocasião, o ex-parlamentar declarou que o patrimônio seria de US$ 11 milhões.

Além das disparidades em relação ao patrimônio de Cunha, a documentação das contas estrangeiras também levantou suspeitas da Lava Jato sobre a possibilidade de novas contas do peemedebista no exterior ainda não reveladas. No mesmo documento de abertura da conta Orion, a gerente do Merril Lynch na época afirmou que o ex-deputado possuía outra conta na instituição financeira em Nova York.

“Ademais, há informação da gerente da conta de que o conhece (Eduardo Cunha) há 6 anos, de que é cliente do Merril Lynch por 20 anos, bem como também proprietário das contas Orion, Triunph, Netherton e Kopek (todas estas já identificadas na Lava Jato)”, assinalam os procuradores da República.
Para a força-tarefa, as informações reforçam ainda mais as suspeitas sobre a existência de um alentado patrimônio ainda oculto do peemedebista, considerando que, até agora, só teria sido bloqueado o valor de cerca de US$ 3 milhões em uma das contas do deputado cassado no exterior.

“As demais contas suíças foram fechadas pelo ex-deputado federal, sendo que permanece oculto um patrimônio de aproximadamente USD 13 milhões. Também não se tem conhecimento da localização das possíveis contas existentes em nome de Eduardo Cunha nos Estados Unidos, constando dos documentos suíços que a conta no Merril Lynch em Nova Iorque teria sido fechada no ano de 2008”, segue a força-tarefa.

O peemedebista sempre negou ser o proprietário das contas no exterior. Sua defesa não foi localizada pela reportagem para comentar o caso.
Fonte: Agora RN

[cotidiano] RN deixa de usar R$ 1,9 milhão de recursos no combate à dengue

Mogi das Cruzes amplia ações de combate a dengue (Foto: Reprodução/TV Diário)
De janeiro de 2015 a fevereiro de 2016, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte usou 30% do recurso disponibilizado pelo Governo Federal para o combate à dengue. A informação consta no relatório da auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU). De acordo com o relatório, alguns equipamentos foram adquiridos, mas nunca utilizados. O valor restante disponível foi de R$ 1,9 milhão. Em um ano, os casos confirmados de dengue no Estado tiveram aumento em 55%.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte disse que solicitou um levantamento financeiro de todos os recursos utilizados no programa estadual de controle da dengue, o que inclui portarias, repasses, aplicação de recursos. Segundo a Sesap, depois que as informações estiverem disponíveis, eles poderão analisar porque esse recurso não foi usado.

Segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), parte do Programa de Fiscalização em Entes Federativos, a fiscalização aconteceu entre março e junho deste ano. “Constatou-se que na conta específica para ações de combate à dengue havia disponível para utilização R$ 2.847.383,90, mas o governo só utilizou R$ 875.517,84, ou seja, 30% do valor”, consta no relatório.

Foram adquiridos ainda 'fumacês', equipamentos para a aplicação de inseticida, e que nunca foram utilizados. Dos eventos  custeados com os recursos da conta específica 'Dengue', apenas dois têm relação com ações de combate ao Aedes Aegypti. Os recursos poderiam ter sido utilizados em campanhas de conscientização e prevenção além de aplicação de larvicidas e inseticidas, treinamento e capacitação de agentes de saúde para vistoriar imóveis.

A Controladoria-Geral da União enviou um relatório preliminar para o Governo do Estado se manifestar sobre as irregularidades. Não houve resposta por parte do governo. De acordo com o relatório da CGU, “o relatório final foi encaminhado para o Ministério da Saúde, além do Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas do Estado”.
Fiscalização de Entes Federativos

O Programa de Fiscalização em Entes Federativos faz parte do aprimoramento dos instrumentos e processos de trabalho da Controladoria-Geral da União (CGU). Desde agosto de 2015, um novo método de controle está sendo aplicado na avaliação dos recursos públicos federais repassados a Estados, municípios e Distrito Federal. O programa agora possui três formas de seleção de entes a serem fiscalizadas: Censo, Matriz de Vulnerabilidade e Sorteios.

Quando é utilizado o Censo, a fiscalização verifica a regularidade da aplicação dos recursos em todos os entes da amostragem. Já a Matriz agrega inteligência da informação, por meio da análise de indicadores, para identificar as situações locais críticas e selecionar de forma analítica os entes a serem fiscalizados em determinada região. A metodologia de Sorteios permanece aleatória, ao incorporar as ações do antigo Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos.
Fonte: G1RN

[cotidiano] Cliente da agencia do Banco do Brasil em Apodi fatura R$ 400 mil reais no OUROCAP

Já diria aquela velha máxima, sorte tem quem acredita nela, e a sorte bateu a porta de um apodiense, que foi contemplado na significativa quantia de R$ 400 mil reais, no título de Capitalização Ourocap.
Para o gerente da agencia local Paulo Roberto Gurgel, que comemorou o fato de um cliente local ter sido contemplado, o Ourocap é o título de capitalização que ajuda o  cliente realizar seus sonhos. 

“Com o Ourocap você se programa para guardar dinheiro durante determinado período, com um único pagamento ou com parcelas mensais a partir de R$ 30,00 (trinta reais), que cabem dentro do seu orçamento”, comentou.

Durante a vigência, o cliente participa de sorteios com prêmios em dinheiro do plano. E no final do prazo recebe de volta tudo que acumulou, mais a correção monetária.

“Incentivamos nossos clientes, assim como toda população a fazer o Ourocap, estamos aqui na agencia a espera de todos, ou os que preferirem pode ligar no nosso telefone 3333 2010, e obter mais informações”, afirmou o gerente da agencia Apodi, Paulo Roberto Gurgel.
Fonte: Josenias Freitas

[cotidiano] Empresário de Apodi pede ajuda nas redes sociais para se livrar de vício em Cocaína

Allan Gurgel Sizenando, 38 anos
“Se eu não parar eu vou morrer, não tenho escolha”. A afirmação em tom de desabafo é do empresário Allan Gurgel Sizenando. Aos 38 anos, ele percebeu, no último domingo (16) que era chegada a hora de dar um basta a um vício que o consome há mais de 10 anos: a cocaína.

Morador do município de Apodi, distante cerca de 70 km de Mossoró, Allan utilizou suas redes sociais para pedir ajuda. Estava cansado de tentar lutar sozinho. A repercussão foi imediata.

“Na segunda-feira, tinha gente na minha casa que eu nunca tinha visto, o telefone não parava. Foi bom, porque vi que tem pessoas que gostam de mim”, afirmou o empresário.

Allan respondeu todas as perguntas sem titubear. Revelou que já imaginava a grande repercussão que sua postagem teria, destacando que não havia outra alternativa para chamar atenção da família para o problema.

“É um problema de saúde e eu ia continuar do mesmo jeito, abafado, iam passar 100 anos e ninguém ia perceber? Até pela quantidade de dinheiro que se gasta dava para ver.  Eles faziam vista grossa”, afirma Allan, referindo-se aos seus familiares, acrescentando ainda que já chegou a gastar R$ 1,7 mil em um único fim de semana regado a álcool e cocaína.

“Eu postei aquilo porque eu estava sentindo, estava precisando, meu interesse era justamente chamar atenção da família, não é possível que eles não percebessem, eu todo final de semana no meio do mundo, farreando, usando drogas…”, complementou.

Confira a postagem de Allan no Facebook:

O início

O primeiro contato de Allan com a cocaína ocorreu há aproximadamente 14 anos. Por influência de um amigo, ele acabou aceitando experimentar a droga, em uma vaquejada. Desde então não parou mais.

“Sozinho a gente não tem contato com essas coisas, foi um amigo meu taxista que me apresentou, em uma vaquejada, de lá para cá foi só aumentando, gradativamente, foi ficando mais fácil de encontrar, naquela época era mais difícil. Hoje até Disk-Drogas tem, liga e vem deixar na sua casa”, detalha.

Agora, aos 38 anos, pai de um menino de 4, Allan Gurgel não suporta mais as crises causadas pelo consumo de cocaína. O empresário conta que viu a morte de perto várias vezes. “Não ia para o hospital para preservar o nome da família, mas chega um ponto que você vai ficando com medo, hoje eu tenho um filho, preciso buscar ajuda senão eu vou morrer, eu não posso morrer, tem gente que precisa de mim”, desabafa.

Entre os efeitos colaterais da droga, Allan destaca a Síndrome do Pânico. Foi justamente uma dessas crises que o fez pedir ajuda nas redes sociais.  “A última vez que usei foi entre o sábado, 16 e domingo, 17. Estava só em casa, foi quando eu vi que ia morrer sozinho, não tinha ninguém para pedir socorro. Foi quando desabafei, sabia que ia levar porrada de todo lado, mas era o único jeito, depois daquilo ali só melhorou”, disse.

“Eu não consigo guardar uma coisa me aflige, e estava me afligindo já faz tempo, já tinha tentando parar outras vezes, e sempre havia recaída, passei vários meses na igreja (a mulher de Allan é evangélica), mas eu sempre fazia testes: ‘vou tomar uma cerveja hoje para ver se eu sou forte’, mas sempre caía. Nunca consegui resistir, por isso que disse que tudo começa num copo de cerveja. O álcool abre as portas para tudo de ruim”, pontua.

 “Falsa alegria e falsos amigos”

Ainda sobre os efeitos causados pela cocaína, Allan revela que a sensação no momento do consumo era de “falsa alegria”. “Eu não ficava violento, pelo contrário, só fazia rir, e tirava meu sono, mas quando passava o efeito me perguntava: ‘Meu Deus, porque eu faço isso?’”, questionava-se.

Para Allan, o uso de cocaína está diretamente atrelado ao consumo de álcool. “Nunca fumei cigarro, maconha, nunca usei crack, mas a bebida é um problema.  A droga é muito sedutora, quando você está bebendo, dá vontade, não posso voltar a beber. Sou alcoólatra, tenho que colocar na minha cabeça que não posso beber mais”, afirmou.

O empresário reclama ainda dos “falsos amigos” que a vida boêmia apresenta. “Na sociedade, onde a gente chega é bajulado, a mesa é sempre farta, mas amigo mesmo você não tem, agora quando você tem estrutura para farrear nunca vai faltar amigo para você, esse tipo de amigo falso nunca me faltou”.

Após a postagem no Facebook, os verdadeiros amigos de Allan se revelaram. “Fiquei surpreso ao ver quantos amigos de infância me mandaram mensagem, pessoas que eu não via há 10, 20 anos, esses são os amigos de verdade, os de agora não vejo um mandar mensagem, ninguém tem coragem de mostrar a cara”, lamentou.

Tratamento

Hoje, o empresário já está se medicando para evitar o consumo de álcool. No próximo dia 24, Allan também inicia o tratamento contra o vício em cocaína, em Mossoró. “Em termo de tratamento essa é a primeira vez, vou entrar em um tratamento químico forte. Já busquei ajuda através da fé, mas sempre recaía, e ficava até com vergonha, sou muito autocrítico, quando faço algo que não gosto fico me punindo”.

Família e futuro 

Casado pela segunda vez (o primeiro casamento acabou, entre outros motivos, pelo problema de Allan com as “farras”), o empresário espera agora uma recuperação plena, com o auxílio da família.

“Esse assunto era um tabu lá em casa, foi até bom, porque viram que isso pode acontecer com qualquer um, em todas as classes sociais. Espero agora uma vida melhor, sair disso. Não indico para ninguém. É o fim de vida, de curso. Você imagine para uma pessoa que não tem condições de se tratar, que não tem apoio da família? Minha família está em peso comigo, todo mundo de braços abertos”.
Fonte: Mossoró Hoje

[saúde] Um mês antes do ataque cardíaco, seu corpo vai lhe avisar com sinais

6538538
Com o aumento do consumo de produtos industrializados, falta da prática de exercícios físicos e uma má alimentação, os casos de problemas cardíacos cresceram consideravelmente. E por consequência disso, os ataques cardíacos se tornaram um risco real em nosso meio.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o infarto do miocárdio é uma das principais causas de morte no Brasil, que registra cerca de 400 mil casos de ataques cardíacos por ano e desses 400 mil casos, aproximadamente 70 mil resultam em morte.

De acordo com especialistas, existem 5 condições que aumentam consideravelmente o risco de um ataque cardíaco, são elas: má alimentação, sedentarismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, diabetes e a obesidade.

A grande maioria dos ataques cardíacos ocorre fora do ambiente hospitalar, por isso é fundamental que seus sintomas sejam detectados de forma precoce para que assim possa evitar danos maiores e até a morte do indivíduo.

Sabendo da gravidade do assunto e da importância de um diagnóstico precoce, separamos algumas dicas fáceis para você identificar se você ou alguém próximo está correndo risco de ter um ataque cardíaco.

Falta de ar

Quando nosso coração bombeia uma menor quantidade de sangue, o pulmão encontra mais dificuldade para transportar o oxigênio e, por consequência disso, há menos oxigênio para si próprio. O bom funcionamento do coração e pulmão estão diretamente ligados, quando um não funciona bem, consequentemente o outro também falhará em algum momento em suas tarefas. Sentir falta de ar sem nenhum motivo aparente é um sinal de alerta, por isso é importante que você recorra a uma ajuda médica o mais rápido possível.

Tontura e suor frio

A má circulação do sangue no corpo afeta também o cérebro, fazendo com que o indivíduo tenha uma sensação de tontura e em alguns momentos até uma má coordenação repentina dos movimentos.

Fraqueza

A fraqueza repentina é causada quando as artérias não estão permitindo uma circulação sanguínea adequada para as necessidades do nosso corpo. Os músculos sem a quantidade adequada de nutrientes e oxigênio transportados pelo sangue, ficam mais fracos, provocando assim a fraqueza e em casos mais graves até quedas repentinas.

Pressão no peito

Quando os sintomas de um princípio de ataque cardíaco surgem, é comum que se sinta uma dor ou pressão no lado esquerdo do peito. A má notícia é que esses sintomas tendem a aumentar ou ficar mais evidentes no momento em que o ataque cardíaco em si já esteja ocorrendo ou prestes a ocorrer.

Fadiga

A fadiga que nos referimos aqui é aquele cansaço sem causa aparente. Isso acontece devido o estreitamento das artérias, fazendo com que o coração receba menos sangue do que necessita e está acostumado, forçando-o a trabalhar mais do que o normal e com menos sangue. Por consequência disso, o indivíduo sente-se cansado e sonolento o tempo todo.
Fonte: Natureza que Cura

[segurança] CDP Apodi ganha aparelho de inspeção eletrônica para reforça segurança carcerária

Para ampliar a segurança do Centro de Detenção Provisória de Apodi – Agente Ronilson Alves da Silva. O Ministério da Justiça e Cidadania Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para revista eletrônica no sistema prisional. O portal fora usado na segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio 2016 e foram doados para estabelecimentos penitenciários de todo o Brasil.

O pórtico - equipamento de inspeção eletrônica, já se encontra na unidade prisional e será instalado ainda essa semana. 

O CDP Apodi já conta com detectores manuais de metais e uma banqueta de inspeção íntima. “A chegada desse equipamento é muito importante para nossa um idade, pois visa à eficiência das revistas, evitando a entrada de drogas, aparelhos telefônicos e armas, além de permitir a humanização no tratamento dado aos visitantes”, comentou o diretor do CDP Apodi, agente penitenciário Mario Morais.

O Centro de Detenção de Apodi conta com 70 presos cumprindo pena em regime fechado e 12 no semiaberto. A unidade é considerada tranquila e tem ganhado visibilidade no Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte pela realização de projetos, ausência de fugas, rebeliões.
Fonte: O Vale do Apodi

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

[segurança] Líderes de facções em Roraima serão transferidos para presídio federal em Mossoró

Resultado de imagem para presídio federal de mossoró
A situação penitenciária em Boa Vista ainda é instável. Após a rebelião de domingo, que deixou pelo menos dez mortos, uma nova contagem apontou que dez detentos ainda estavam desaparecidos - partes de corpos ainda eram retiradas do local, onde houve mutilações e decapitações, nesta terça. Todos os mortos seriam do CV, que dominava 10% do presídio. As execuções teriam sido ordenadas pelo PCC. O governo federal confirmou nesta terça-feira, 18, que enviará 16 líderes das facções locais para o presídio de Mossoró. 

Já o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, anunciou a liberação de R$ 2,2 milhões para o sistema prisional e o envio de homens do Departamento Penitenciário Nacional. O Estado ainda pediu a construção de mais um presídio em Boa Vista. Já o Ministério Público de Roraima solicitou à Procuradoria-Geral da República que o governo federal intervenha no sistema.
Fonte: O Estadão

[economia] ANP cumpre decisão judicial e RN perde R$ 5 milhões em royalties

Área de extração de   petróleo  da Petrobras  (Foto: Carlos Alberto Silva/ A Gazeta)
O Rio Grande do Norte será desfalcado em R$ 5.755.239,14 em repasses da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). De acordo com um ofício enviado pela empresa a prefeitos das cidades afetadas, o valor do royalty será reduzido em 100 cidades brasileiras para que a agência pague um valor retroativo de royalties ao município de Esplanada, na Bahia. Onze municípios potiguares serão afetados com a perda.

De acordo com o ofício, a Justiça Federal condenou a agência ao pagamento de R$ 31.601.033 ao município baiano em royalties de instalação de embarque e desembarque de petróleo e gás natural. O valor foi calculado considerando o período de outubro de 2013 a março de 2015.

Para pagar o valor devido, a ANP explica no ofício que o valor do repasse em royalties de 100 municípios será reajustado. Em nota, a ANP explicou que os valores serão estornados de valores pagos a mais aos municípios.

De acordo com a agência, a perda será temporária e os valores reduzidos de cada municípios serão descontados em seis parcelas.No RN, as cidades mais impactadas pelo reajuste serão Alto do Rodrigues, Guamaré, Macau, Pendências (perda de R$ 1.139.870,86 cada).  Goianinha, Serra do Mel, Macaíba, Mossoró, Felipe Guerra, Monte Alegre e Tibau também sofrerão com os reajustes para o cumprimento da decisão judicial.

Ainda de acordo com a ANP, a grande maioria dos municípios impactados no RN só recebem royalties por causa de decisões judiciais semelhantes a que decretou o pagamento do retroativo a cidade baiana.
Fonte: G1RN

[política] TJ recebe denúncia contra prefeito de Mossoró

Resultado de imagem para prefeito de mossoro
Os desembargadores que integram o Pleno do TJRN, na sessão desta quarta-feira, 19, receberam a denúncia, movida contra o prefeito de Mossoró, Francisco José Lima Silveira Júnior, por suposto desvio superior a R$ 75 mil, em recursos da Câmara Municipal de Mossoró, quando ainda exercia mandato como vereador no município do Oeste potiguar. A demanda faz parte do Procedimento Investigatório Criminal nº 76/2014-PGJ, que visa apurar os crimes previstos no artigo 312 (peculato), sob a acusação de que teria praticado a conduta prevista no dispositivo legal 23 vezes, e na forma do artigo 69 (concurso material), os dois previstos pelo Código Penal.

“O recebimento não caracteriza um juízo antecipado do feito. Apenas consideramos que a denúncia preenche todos os requisitos para ser recebida”, aponta o desembargador Amaury Moura Sobrinho, relator da Ação Penal Originária nº 2015.016363-8, cujo voto foi acompanhado à unanimidade pelos demais integrantes da Corte estadual.

Segundo a Denúncia, que seguirá a instrução processual exigida e que abre o espaço para a garantia da ampla defesa, o desvio de recursos públicos teria ocorrido quando Silveira Júnior ainda era vereador, entre 2005 e 2007 e o valor atualizado chega a mais de R$ 155 mil. O Ministério Público alegou que, no esquema investigado, o então vereador Silveira Júnior utilizava recursos liberados pela Câmara de Mossoró a título de verba de gabinete em proveito próprio. “Narra a denúncia que os valores foram depositados em conta pessoal”, destaca Amaury Moura.

De acordo com a Ação Penal, os valores eram repassados ao gabinete do então vereador por meio de cheques nominais a um familiar que ocupava o cargo de chefe de gabinete e era o indicado para retirar os cheques mensais relativos à verba e as investigações concluíram que os cheques liberados foram sacados no caixa pelo chefe de gabinete e, nas operações bancárias seguintes, desviados para as contas pessoais do atual prefeito de Mossoró.

A denúncia recebida terá o objetivo de apurar se, de fato, os cheques chegaram a ser depositados diretamente na conta do parlamentar, atualmente prefeito, conforme argumenta o órgão ministerial, o qual sustenta que alguns montantes teriam sido depositados em duplicidade.
 Fonte: TJRN