logo

sábado, 24 de dezembro de 2016

[publicidade] Mix Doçuras deseja Feliz Natal!



[publicidade] Promoção “Arvore de Natal” Radio Vale do Apodi e Boré Parafusos premia ouvinte

Mais uma super promoção promovida pela Rádio Vale chegou ao seu final. A promoção "Árvore de Natal Rádio Vale", que nessa edição contou com apoio total da loja Boré Parafusos, contemplou o pequeno Kauan, residente na Rua Manoel João Dantas, que ao lado de sua mãe recebeu uma árvore de natal e muitos outros prêmios!!!

A entrega foi realizada na manhã desta sexta-feira (23), através do gerente da Boré Parafusos, Maia Filho e Fernando Magalhães Diretor e comunicador da Rádio Vale do Apodi.

#ArvoreDeNatal
#RadioVale
#SempreNaFrente

[segurança] Robinson Faria nomeia novo Comandante Geral da PM


[política] Defesa de Dilma usou fotos de 2010 para comprovar serviços da campanha de 2014, aponta TSE

A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff usou fotos das eleições de 2010 como prova de que uma gráfica prestou serviços para a campanha presidencial de 2014. A acusação é de peritos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que atuam na força-tarefa montada pela Corte no processo que pede a cassação da chapa composta por Dilma e pelo atual presidente Michel Temer. O grupo analisou documentos apresentados pelas empresas Focal, Gráfica VTPB e Red Seg.

Os técnicos concluíram que os controles contábeis e administrativos das empresas “não foram capazes de comprovar a execução e a entrega, em sua integralidade, dos produtos e serviços contratados”. Em setembro, a defesa de Dilma contestou essas conclusões e apresentou parecer técnico divergente, com mais de 8 mil folhas, afirmando que as gráficas existem e que elas produziram material para a campanha eleitoral. Os peritos do TSE, agora, contestaram os argumentos de Dilma e afirmam que o laudo apresentado pela ex-presidente usa fotos das eleições de quatro anos antes para comprovar os serviços da gráfica Focal em 2014.

O caso da Focal, que recebeu quase R$ 24 milhões da chapa, é o que gera mais divergências entre Dilma e os peritos do TSE. A empresa foi responsável pela logística dos eventos relacionados a campanha Dilma-Temer em todo Brasil e efetuou serviços gráficos para a chapa. O Ministério Público Eleitoral (MPE) concluiu que a empresa não comprovou a prestação dos serviços e produtos contratados, indicando “desvio de finalidade” dos gastos para fins divergentes da campanha, revelando “simulação na prestação de serviços com o objetivo de justificar o recebimento de recursos”

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

[política] MP denuncia prefeito e vereador de Mossoró por esquema de corrupção

O Ministério Público do Rio Grande do Norte pediu a condenação do prefeito da cidade de Mossoró, no Oeste potiguar, Francisco Silveira Júnior, e do vereador Jório Regis Nogueira, por abuso de poder e corrupção passiva. O empresário Otávio Augusto Ferreira da Silva também foi denunciado por corrupção ativa. Os três são acusados de formar um esquema para impedir a construção de um posto de combustível na cidade em 2012. A Operação Vulcano investiga a formação de cartel para venda de combustível na cidade.

Segundo a acusação, Francisco Júnior, então presidente da Câmara de Vereadores de Mossoró em 2012, e Jório Regis Nogueira receberam dinheiro do empresário Otávio Augusto Ferreira da Silva para aprovar o Projeto de Lei Complementar n. 57/2011, que impedia o Supermercado Atacadão de concorrer no mercado mossoroense de postos de combustíveis.

De acordo com a denúncia do MP, após o Atacadão ter noticiado à prefeitura sua intenção de abrir um posto de revenda de combustíveis em suas instalações, o Poder Executivo enviou à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei Complementar que impedia a abertura da unidade.

Segundo o MP, Francisco Júnior foi responsável pela articulação e formação de acordo para a rápida aprovação do projeto de lei, bem como de outro, de iniciativa do vereador Genivan Vale, que alterou o art. 123 do Código de Obras, Postura e Edificações da cidade, cuja proposição atendia aos interesses dos vereadores de oposição. O resultado da aprovação conjunta dos dois projetos de lei viabilizou o PLC nº 057/2011, que impediu a entrada do Supermercado Atacadão no segmento de revenda de combustíveis.

O Ministério Público afirma que Otávio Augusto cumpriu a promessa feita e repassou ao menos R$ 250 mil a Silveira Júnior e Jório Nogueira. Consta ainda na denúncia encaminhada ao Tribunal de Justiça que os outros envolvidos não foram incluídos na denúncia pois têm foro por prerrogativa de função e devem ser processados perante uma das varas criminais da comarca de Mossoró.

Caso condenados, os acusados estão sujeitos a penas que variam de dois a cinco anos, por abuso de poder, e de 2 a 12 anos, por corrupção passiva e ativa.

Fonte: G1RN

[polícia] Relacionamento amoroso leva apodiense a atingir rival com facada na cabeça

Por volta das 00:20hs da madrugada desta sexta feira (23), a central de operações da Policia Militar recebeu a informação de vias de fato que resultou em uma pessoa ferida a facadas na Rua Adrião Bezerra.

As informações repassadas a polícia, dão conta de que o acusado identificado como Carlos Eduardo Alves, mas conhecido por "Pilate" de 26 anos de idade, motivado por um relacionamento amoroso mal explicado, desferiu duas cutiladas de faca na pessoa de Sangelo Bezerra de Souza, de 37 anos de idade, que atingiram na cabeça e braço. O fato aconteceu nas proximidades da casas da vítima.

Diante das informações, uma viatura da Rádio Patrulha composta pelo Sgt. Ivanildo e o Sd. Magnaldo, iniciaram as diligências e conseguiu prender em flagrante o acusado, que foi conduzido a delegacia de policia civil de Apodi onde foi autuado por tentativa de homicídio. 

A vítima foi socorrida pelo SAMU ao hospital de Apodi e seu quadro de saúde não apresenta risco de morte.

Fonte: Sentinelas

[política] Secretário de Esporte de Apodi já está definido

O blog do Jair Gomes acertou a primeira previsão, quando divulgou o nome de Hessinho como o futuro Secretário de Esporte.

Após longas conversas e negociações entre o prefeito eleito de Apodi, Alan Silveira e o vereador reeleito pelo PTN, Laete Oliveira, a Secretaria de Esportes do Município de Apodi e que irá iniciar em janeiro de 2017 já tem nome definido, trata-se de Hessinho.

O anúncio veio pelas redes sociais 'Hessinho Mayard, com graduação em educação física e tendo a vida voltada ao esporte, que acreditamos em seu potencial e cremos numa grande gestão dessa secretaria', disse o vereador.

Hessinho é presidente o PV em Apodi.

[cotidiano] Perdidos e achados: Procura-se um NOT 3 em Apodi

Na manhã de ontem (22) um apodiense perdeu o celular NOT 3 da marca SANSUNG na Rua da Saúde, Bairro Lagoa Seca, em Apodi. O proprietário pede para quem achar que ligue para os números (84) 99132-1259 ou 99120-2036 que será bem recompensado!

[cotidiano] Mais de 50% das brasileiras desistem de engravidar por causa do zika, diz pesquisa

Mais da metade das brasileiras em idade reprodutiva está tentando evitar a gravidez por causa da epidemia de zika que atinge o país desde 2015, de acordo com uma pesquisa publicada nesta sexta-feira (23).

Publicada no "Journal of Family Planning and Reproductive Health Care", a pesquisa foi realizada em junho, com 2.002 mulheres com idades entre 18 e 39 anos, com formação superior e que vivem em zonas urbanas. Esse grupo corresponde a 83% da população feminina total.

Do total, 56% das mulheres entrevistadas interrogadas responderam ter evitado, ou se esforçado para evitar uma gravidez em razão da epidemia de zika.

Pelo menos 27% disseram não ter tomado qualquer medida, enquanto 16% restantes não tinham o desejo de ter um filho, independentemente da epidemia.

A epidemia que atinge principalmente a América Latina se deve ao zika, um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti que pode causar graves anomalias cerebrais nos recém-nascidos, cujas mães tenham sido infectadas. No Brasil, o país mais afetado, já conta cerca de 2.000 casos de microcefalia potencialmente ligados ao vírus.

Sem surpresa, mulheres que vivem no norte do país, onde a epidemia foi mais virulenta, são as que mais evitam a gravidez (66%), em comparação àquelas que vivem mais ao sul (46%).

As negras (64%) e as mestiças (56%) também são mais numerosas do que as brancas (51%) a renunciar a uma gestação, "provavelmente" em razão do impacto mais significativo da epidemia "nos grupos raciais mais vulneráveis", afirmam os pesquisadores.

Nenhuma diferença foi observada, porém, em relação à religião.

Para os autores, os resultados do estudo deveriam estimular o Brasil a "reavaliar sua política da Saúde em matéria de reprodução, com o objetivo de garantir um melhor acesso às informações e aos métodos contraceptivos", assim como a rever sua política de "criminalização do aborto".

[economia] Primeiro dia de verão tem chuvas em 24 municípios do RN

O primeiro dia de verão teve chuvas em 24 municípios do estado. As precipitações foram registradas pela Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) entre as 7h da quarta-feira (21) e as 7h desta quinta (22) e se concentraram nas regiões do Leste e do Agreste potiguar.

A maior precipitação foi em Natal, onde choveu 37,4 mm. Ainda na região Leste, choveu mais forte em Parnamirim (19,3 mm), Goianinha (18,8 mm) e São Gonçalo do Amarante (18,8 mm).

Já no Agreste, as maiores chuvas foram registradas em Ielmo Marinho (22,5 mm), Bom Jesus (18,7 mm) e São Pedro (17,4 mm).

Região Agreste
Ielmo Marinho: 22,5 mm
Bom Jesus: 18,7 mm
São Pedro: 17,4 mm
Bento Fernandes: 14,0 mm
Nova Cruz: 14,0 mm
Passa e Fica: 12,2 mm
Santa Maria: 12,0 mm
Boa Saúde: 10,5 mm
Santo Antônio: 8,5 mm
São Paulo do Potengi: 8,5 mm
Rui Barbosa: 6,1 mm
Tangará: 6,0 mm
Serrinha: 5,6 mm
João Câmara: 3,3 mm
São Bento do Trairi: 3,3 mm
Sítio Novo: 2,0 mm

Região Leste
Natal: 37,4 mm
Parnamirim: 19,3 mm
Goianinha: 18,8 mm
São Gonçalo do Amarante: 18,8 mm
Senador Georgino Avelino: 16,2 mm
Baía Formosa: 13,5 mm
Canguaretama: 11,1 mm
Taipu: 2,0 mm

[justiça] Saiba quem é a juíza substituta de Moro na Lava Jato

Durante as férias do juiz federal Sergio Moro, de folga até o dia 20 de janeiro, quem assume os processos da Operação Lava Jato em primeira instância é a juíza-substituta Gabriela Hardt. Ela é formada em Direito pela Universidade Federal do Paraná e deverá manter o ritmo da 13ª Vara Federal de Curitiba.

A juíza já mostrou ser tão rigorosa quanto Moro por meio da decisão desta quarta-feira, em que determina que o ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira deverá indicar um imóvel para garantir fiança estabelecida pelo juiz Sergio Moro no último dia 16. O ex-tesoureiro petista foi solto mediante a fiança e é acusado de ter recebido propina referente ao contrato para a construção do novo Centro de Pesquisa Petrobras (Cenpes), no Rio de Janeiro.

Fonte:VEJA

[política] Temer reafirma que não vai renunciar ao cargo

O presidente Michel Temer reafirmou na manhã desta quinta-feira, durante café da manhã com jornalistas no Palácio da Alvorada, que não está em seus planos renunciar por conta de delações premiadas da Lava- Jato ou por conta da crise politica. Ele afirmou, no entanto, que se a chapa Dilma-Temer for cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cabe a ele seguir a decisão da Justiça.

— Se a chapa for cassada respeito a decisão do Judiciário. Claro que antes disso haverá recursos e mais recurso.

Sobre uma possível renúncia, disse apenas:

— Confesso não pensar nisso.

[cotidiano] Solange Almeida anuncia saída da banda Aviões do Forró




[política] Em mensagem de fim de ano, Lula pede mudanças na economia e nova eleição

Em mensagem de fim de ano divulgada na tarde desta quinta-feira (22/12), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu mudanças na política econômica do governo Michel Temer e cobrou a antecipação das eleições presidenciais de 2018.

Com um discurso em tom eleitoral, o ex-presidente critica e pede mudanças na política econômica de Michel Temer – cujo responsável, Henrique Meirelles, integrou os governos do petista “O governo não pode só falar em corte. É preciso mudar o tom da música. O país está parado e vai continuar se o governo não mudar a política econômica”, diz Lula que, na sequência, se coloca como alternativa ao dizer que está “falando com conhecimento de causa porque já fiz isso uma vez”.

[cotidiano] Petroleiros anunciam greve nacional a partir desta sexta


Os sindicatos dos petroleiros anunciaram que iniciam, a partir da 0h desta sexta (23) uma greve nacional para forçar a Petrobras a apresentar nova proposta para o reajuste salarial de 2016.

A mobilização começa na mudança de turno das refinarias e unidades operacionais e, pela manhã, deve atingir as unidades administrativas, informou a FNP (Federação Nacional dos Petroleiros), que congrega cinco sindicatos com atuação em oito Estados.

As negociações entre Petrobras e sindicatos foram iniciadas em setembro. Desde então, a Petrobras melhorou sua oferta de reajuste duas vezes. A última proposta é de aumento de 6% retroativo a setembro mais 2,8% a partir de fevereiro.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

[economia] Previsão de chuvas para todo RN



[economia] Impostômetro bate recorde e chega a R$ 2 trilhões

Os brasileiros chegaram ao fim do ano com R$ 2 trilhões de impostos pagos. O valor foi registrado pelo Impostômetro localizado na unidade Natal da Faculdade Maurício de Nassau. O montante equivale à soma dos impostos, taxas e contribuições pagos à União pela população brasileira desde o início do ano.

Em 2016, apesar da crise financeira que assola o país, a perspectiva é que a arrecadação seja ainda maior. Do montante arrecadado até o momento, mais de 8 bilhões e 400 milhões foram somente no estado de Sergipe. É o que revelam os dados disponibilizados no site do impostômetro.

[cotidiano] Homem morre pendurado em poste depois de receber descarga elétrica

Um homem foi encontrado morto, pendurado no alto de um poste de sustentação de rede elétrica, na manhã desta quarta-feira, 21, na zona rural de Marília, interior de São Paulo. De acordo com a Polícia Civil, a hipótese é de que a vítima estivesse tentando furtar fios de cobre quando recebeu uma descarga elétrica fatal.

Isso porque um poste vizinho estava com os dispositivos, conhecidos como “bananas”, desativados, interrompendo a passagem da corrente elétrica. Foi encontrado também um bastão de madeira usado para desarmar as chaves.

Segundo a polícia, o suposto ladrão subiu no poste do lado errado, que não tinha sido atingido pelo desligamento da rede. A polícia suspeita que outras pessoas estavam na companhia da vítima, já que havia marcas de pneus no local, um conjunto de chácaras, próximo do Jardim Cavallari.

Uma escada foi abandonada junto ao poste. O corpo foi removido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Marília. Até o início da tarde, o corpo não tinha sido identificado.

[economia] AL aprova aumento da contribuição à Previdência e teto de gastos no Ceará

Por 29 votos a favor, sete contra e duas abstenções, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou parcialmente, na noite desta quarta-feira (20), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece medidas de ajuste fiscal para os próximos 10 anos. A PEC que cria um teto para o gastos públicos faz parte do acordo que estados firmaram com o Governo Federal para que recebam uma fatia maior dos recursos arrecadados com a chamada repatriação. Entre os pontos aprovados, estão o aumento da contribuição previdênciaria e o limite para reajustes salariais.

Durante a sessão, o deputado Elmano de Freitas (PT) pediu destaque para votação em separado do artigo 2 da PEC. O destaque é uma forma de evitar que os pontos de um projeto sobre os quais não concordam impeçam a aprovação dos pontos sobre os quais concordam. Através do destaque para votação em separado, os parlamentares retiram (destacam) as partes polêmicas do projeto e votam as partes não polêmicas.

O artigo 2, da PEC, que vinculava o repasse do duodécimo aos poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e Ministério Público e Defensoria Pública à arrecadação do estado foi rejeitado, por unanimidade, pelos deputados. O duodécimo orçamentário é calculado de acordo com o valor da receita corrente líquida anual do estado.

[polícia] Cabeças humanas são encontradas em rua de Porto Alegre, diz polícia

Cabeças de dois homens não identificados foram encontradas no bairro Vila Jardim, em Porto Alegre, perto da meia-noite de quarta-feira (21), informa o Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI). Conforme a polícia, foram moradores que viram as partes do corpo e fizeram contato com a Brigada Militar.

Também conforme a polícia, corpos não foram encontrados, apenas as cabeças, que estavam na Rua Doutor Veiga Cabral. O caso ainda será investigado.

[esporte] Com homenagem à Chape, brasileiros conhecem adversários na Libertadores

Em noite de homenagens à Chapecoense, oito clubes brasileiros conheceram seus adversários na Libertadores. Em evento em Assunção, no Paraguai na noite desta quarta-feira, a Conmebol sorteou os duelos das primeiras fases e os grupos da competição. 

Antes do sorteio, a Conmebol exibiu um vídeo com homenagens à Chapecoense e entregou ao presidente do clube catarinense, Plínio David de Nês Maninho, o troféu da Copa Sul-Americana. A Chape foi proclamada campeã após o acidente aéreo, a caminho de Medellín para decisão, que matou 71 pessoas. Emocionado, o dirigente discursou e dividiu o troféu com um representante do Atlético Nacional.

[política] Putin ordena reforço da capacidade nuclear russa

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou nesta quinta-feira (22) o reforço da capacidade nuclear do país, com a ajuda de mísseis que tenham a capacidade de atravessar qualquer escudo.

"É necessário reforçar a capacidade militar das forças nucleares estratégicas, sobretudo com a ajuda de sistemas de mísseis capazes de atravessar sistemas de defesa antimísseis existentes ou futuros", declarou Putin durante uma reunião com comandantes do exército russo, informaram as agências locais.

[economia] Governo decide autorizar saque do FGTS para pagamento de dívidas

O governo federal decidiu autorizar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para o pagamento de dívidas. A medida, que já vinha sendo estudada pela equipe econômica, será detalhada nesta quinta-feira (22) juntamente com propostas para a área trabalhista.

Na semana passada, o governo já havia anunciado outras mudanças no fundo, entre as quais a autorização para o trabalhador receber metade do rendimento apurado anualmente pela aplicação.

Além disso, o governo divulgou a redução da multa adicional de 10% paga pelos empregadores quando o trabalhador é demitido sem justa causa.

Segundo a colunista do G1 e da GloboNews Cristiana Lôbo, o governo já definiu pelo menos três pontos para propor na reforma trabalhista que ainda deverá ser enviada ao Congresso Nacional:

Prevalecer o negociado sobre o legislado;
Jornada semanal de 48 horas, podendo ser cumpridas em 4 dias;
Tornar permanente o Programa de Proteção ao Emprego (PPE), no qual é permitida a redução da jornada e do salário do trabalhador em até 30% sem que haja demissão.

[cotidiano] Vídeo: Colombianos filmam queda de avião cargueiro



Colombianos que estavam na região de Puerto Carreño filmaram nesta quarta-feira, 21, a queda de um avião de carga minutos depois da decolagem. As imagens mostram o avião se aproximando dos jovens e passando ao lado deles. Cinco pessoas morreram e uma ficou ferida no acidente.

A aeronave havia decolado do Aeroporto Germán Olano, em Puerto Carreño, capital do Departamento (Estado) de Vichada e fronteira com a Venezuela, segundo informações da Aeronáutica Civil Colombiana (Aerocivil).

O único sobrevivente foi identificado como Diego Armando Vargas Bravo, técnico de voo, que foi levado para o hospital San Juan de Deus, em Puerto Carreño. As causas do acidente estão sendo investigadas.

[política] Temer vai apresentar minirreforma trabalhista que prevê jornada de 12 horas

O presidente Michel Temer (PMDB) vai apresentar nesta quinta-feira (22) os detalhes de uma Medida Provisória que vai promover uma minirreforma trabalhista. A mudança vai aumentar a jornada diária de oito para 12 horas, com limite mensal de 220 mensais.

A MP permite a prevalência dos acordos coletivos sobre a legislação específica. Após a Medida Provisória, será possível também parcelar o período de férias em até três vezes, com pagamento proporcional, e o pagamento da participação nos lucros. Temer vai anunciar também a autorização de saque de até R$ 1 mil de contas inativas do FGTS com saldo de até dez salários mínimos, no próximo ano. A equipe do governo avalia que essa medida vai representar uma injeção de R$ 30 bilhões na economia, no momento em que a dívida das famílias é de R$ 70 bilhões.

[cotidiano] Natal sofre apagão; COSERN explica o que houve

O clima ficou conturbado nas últimas horas em Natal. Por volta das 20h desta quarta-feira (21), um blackout foi registrado na capital potiguar e também em algumas cidades da região metropolitana do Rio Grande do Norte.

Houve apagões em diversos bairros da cidade, como Neópolis, Cidade Satélite, Capim Macio, Petrópolis, Tirol, Mãe Luiza, Areia Preta e vários outros.

A COSERN esclarece que um defeito na Subestação da Chesf, Natal II, localizada no bairro do Bom Pastor, provocou a interrupção no fornecimento de energia em bairros de Natal e Nova Parnamirim, às 20h08, atingindo 189.00 unidades consumidoras.

Às 20h15 o fornecimento de energia elétrica foi normalizado a 41.163 clientes, através de transferência de carga do sistema COSERN pelo suprimento de Natal III, normalizando os bairros de Neópolis, Pirangi, Ponta Negra, Mirassol, Potilândia, Capim Macio, Pitimbu, Cidade Satélite, Candelária e Nova Parnamirim.

Às 21h07, com a normalização na subestação de Natal II pela Chesf, foi restabelecido o fornecimento de energia aos bairros de Lagoa Nova, Lagoa Seca, Tirol, Petrópolis, Centro, Ribeira, Alecrim, Quintas, Felipe Camarão, Morro Branco, Cidade da Esperança e Cidade Nova.

A COSERN aguarda o relatório das causas da interrupção que ainda estão sendo analisadas pela supridora, CHESF.

[política] Prefeitos decidem se desfiliar de partidos

Em reunião realizada nesta quarta-feira (21) na sede da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, prefeitos do Rio Grande do Norte decidiram se desfiliar em massa dos partidos políticos que compõem o governo do presidente da República, Michel Temer, caso o Governo Federal não pague as multas da repatriação aos municípios até o próximo dia 28 de dezembro, junto com a última parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de dezembro. Uma carta aberta assinada pelos gestores foi entregue na sede de alguns partidos que compõe a base aliada:

“Nós estamos pedindo que os partidos tomem posicionamento sobre o pagamento das multas aos municípios, caso contrário os prefeitos ligados aos partidos [da base de apoio] vão se desfiliar em massa”, afirmou o Presidente da FEMURN e prefeito de Assú, Ivan Lopes Júnior. Ontem, dia 20, o presidente Temer anunciou a edição da medida provisória 753/2016, delegando o recebimento das verbas aos municípios a partir do dia 30 de dezembro, após repercussão negativa da medida original – onde os municípios só receberiam as verbas no dia 01 de janeiro de 2017. Apesar da antecipação, a nova data não supre a necessidade dos gestores.

[política] Larissa Rosado tomará posse na Assembleia Legislativa

Deputado estadual, eleito vice-prefeito de Natal, Álvaro Dias vai renunciar ao mandato parlamentar no próximo dia 31, um dia antes da posse. Ao renunciar, Álvaro será substituído na Assembleia Legislativa pela suplente de deputada, Larissa Rosado.

Álvaro Dias (PMDB) que será oficializada um dia antes da posse como vice-prefeito. Com a Assembleia Legislativa em recesso no dia 31 de dezembro, a suplente de senadora Larissa Rosado (PSB) tomará posse numa sessão cartorial, na presidência da Casa.

[economia] Petrobras vende parte de campos de petróleo à francesa Total

A Petrobras assinou um acordo de US$ 2,2 bilhões com a petroleira francesa Total que inclui a venda de parte dos campos de Iara e Lapa, no pré-sal da Bacia de Santos, e em duas usinas térmicas, com compartilhamento de infraestrutura do terminal de regaseificação, na Bahia.

Desse valor, US$ 1,6 bilhão entra no caixa da companhia. O restante será o chamado “carrego”, com a Total fazendo o investimento da parte da Petrobras e a estatal pagando depois em óleo.

São recursos que vão entrar no caixa da empresa de uma maneira ou outra. Com esse negócio, chegamos a US$ 13 bilhões de geração de caixa com desinvestimentos — disse Pedro Parente, presidente da Petrobras.

Esse valor também inclui ainda o “carrego de investimentos no desenvolvimento da produção de ativos comuns às duas empresas”.

“As companhias se comprometem também a aprofundar suas atividades no exterior, tendo a Petrobras a opção de assumir uma participação na área de Perdido Foldbelt, no setor mexicana do Golfo do México”, disseram as empresas.

Na área de Iara, a Total vai ficar com 22,5%. no caso de Lapa, a francesa ficará com 35%. No exterior, a Petrobras pode ficar com 20% do campo de Perdido.

Fonte: O Globo

[política] Esquema da Odebrecht pagou US$ 599 mi de propina no Brasil e envolveu dois ex-ministros

Nos acordos com a Justiça americana, a Odebrecht e a Braskem assumiram ter pago US$ 599 milhões (R$ 1,9 bilhão, na cotação atual) em propinas a autoridades brasileiras. Sem revelar os nomes dos destinatários desses valores ilegais, os documentos citam pelo menos dois ex-ministros brasileiros, três membros do Legislativo e dois altos integrantes do Executivo.

Do total de propina paga no Brasil, US$ 349 milhões (R$ 1,1 bilhão) foram destinados pela Odebrecht para conseguir contratos de obras de infraestrutura com várias esferas do governo brasileiro. A Braskem afirmou à Justiça americana ter pago US$ 250 milhões (R$ 832 milhões) para receber, em troca, a aprovação de leis favoráveis, redução de impostos e contratos vantajosos com a Petrobras.

As autoridades brasileiras receberam cerca de 58% de tudo o que a Odebrecht afirmou ter pago em 12 países da América Latina e da Ásia. Ao todo, a companhia pagou US$ 788 milhões (R$ 2,6 bilhões, na cotação atual), segundo documentos do Departamento da Justiça dos Estados Unidos.

As autoridades americanas tornaram públicos os termos do acordo nesta quarta-feira. Nos documentos não são citados nomes de funcionários envolvidos no esquema de corrupção, nem de políticos que se beneficiaram do recebimento de propina. As pessoas são identificadas apenas com breves descrições.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

[economia] Justiça determina que Banco do Brasil mantenha agências em funcionamento

A juíza de Direito Érika de Paiva Duarte Tinôco, da 8ª Vara Cível da comarca de Natal, deferiu pedidos do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) em ação civil pública ajuizada pela 24ª Promotoria de Justiça, determinando que o Banco do Brasil mantenha em funcionamento seis agências que pretendia fechar e se abstenha de reduzir outras sete agências a postos de atendimento no Estado, como parte de um conjunto de medidas para ampliar o atendimento digital, reduzir custos e aumentar eficiência operacional.

A magistrada deferiu tutela de urgência em ação ajuizada pela promotoria de defesa do Consumidor determinando que o Banco do Brasil mantenha em pleno funcionamento seis agências: da avenida Ayrton Senna; da Base Naval; do hospital universitário Onofre Lopes – HUOL; do shopping Midway Mall; do Norte Shopping (todas em Natal). Além da agência situada na base aérea, em Parnamirim.

Em sua decisão, a juíza também determinou ao Banco do Brasil que se abstenha de reduzir a postos de atendimento sete agências: a situada na sede do Tribunal Regional do Trabalho – TRT/RN, em Natal; a instalada na base da Petrobras, em Mossoró; e dos municípios de Afonso Bezerra, Florânia, Governador Dix-Sept Rosado, Martins e Pedro Avelino.

[humor] Apodiense indica o que fazer para demostrar sucesso!


"BOM DIAAA

PARA SER UMA PESSOA DE SUCESSO O PRIMEIRO PASSO É PAGANDO A QUEM DEVE."

Via Fábio Gurgel


[polícia] Suposto rápto de criança movimenta redes sociais em Apodi

No final da manhã de hoje (21) o assunto mais comentado nas redes sociais em Apodi foi o suposto sequestro de uma criança no centro da cidade, mas a notícia não passa de um assunto mal contato, pelo menos até o momento.

Segundo informações uma mulher estava em frente a casa lotérica da cidade quando foi sacar um dinheiro e pediu a uma outra mulher para segurar o seu bebê, quando, ao voltar para pega-lá, a criança havia sumido.

A Polícia Militar e a Civil, informaram ao blog do Jair Gomes que nenhuma notícia deste fato chegou a central de operações.

Até o momento, o caso mal contado ainda assusta os apodienses.

[cotidiano] Avião de carga cai e mata 5 na Colômbia

Cinco pessoas morreram nesta terça-feira (20) e uma ficou ferida após a queda de um avião de carga logo em seguida a decolagem do Aeroporto Germán Olano, em Puerto Carreño, capital do departamento de Vichada, na Colômbia, fronteira com a Venezuela, segundo informações da Aeronáutica Civil Colombiana (Aerocivil).

A aeronave de carga, do tipo 727, de matrícula HK4544, pertencia a empresa Aerosucre e se acidentou "três minutos após ter decolado " de Puerto Carreño, disse a Aerocivil através de um comunicado.

Entre os mortos estão o capitão do avião, copiloto, engenheiro de voo, despachante e um operador de empilhadeira.

A informação acrescenta que o único sobrevivente foi identificado como Diego Armando Vargas Bravo, técnico de voo, que foi levado para o hospital San Juan de Deus, em Puerto Carreño, e nas próximas horas será transferido para Bogotá em um avião da Força Aérea Colombiana (FAC).

Inicialmente, o diretor de Socorro Nacional da Cruz Vermelha da Colômbia, César Urueña, informou que os mortos no acidente eram quatro e que uma quinta pessoa estava ferida.