logo

sábado, 18 de fevereiro de 2017

[cotidiano] Os cuidados com a Chuva!

 Resultado de imagem para chuva forte
Com a chegada do período chuvoso em praticamente todas as regiões do Rio Grande do Norte, algumas medidas de segurança devem ser tomadas em dias chuvosos, como circular de carro com os faróis acesos, evitar passar por lugares alagados e não deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas de córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contrair graves doenças, como hepatite e leptospirose.
Para os moradores das regiões de risco – morros e encostas –, os bombeiros recomendam que as pessoas procurem locais seguros para se abrigar.

– Se possível, ponha a salvo seus bens, mas lembre-se que algumas inundações se apresentam repentinamente. Nesses casos, o mais importante é proteger a sua vida e de seus familiares. Encaminhe-se imediatamente para um lugar seguro (partes mais altas da cidade);

– Ao primeiro sinal de chuva forte, deixe móveis e eletrodomésticos fora do alcance da água. Desligue equipamentos elétricos e eletrônicos e feche os registros do gás e da água.

– Acompanhe o noticiário local pelo rádio e fique atento às mensagens de esclarecimento ou alarmes.
Para quem está em caso no momento da chuva, é recomendado que se mantenha a calma para que possa tomar as providências necessárias. O pânico só piora a sua situação e de quem está à sua volta.

Nas ruas, pessoas devem evitar, ao máximo, estar em áreas alagadas. Terrenos acidentados, buracos e bueiros abertos, assim como fiação elétrica exposta, podem causar acidentes graves;

– Ao encontrar-se em ruas alagadas, procure se proteger o máximo possível para evitar o contato com a água. Use calçados ou improvise com sacos plásticos uma proteção para as pernas;

– Evite cruzar pontes onde o nível do rio subiu;

– Não se abrigue embaixo de árvores e se mantenha distante de postes;

– Não se aproxime de cercas de arame.
Se a pessoa está guiando seu carro, ou se encontra no interior do veículo, aos primeiros sinais de alagamento procure áreas elevadas para estacionar e aguarde o nível da água baixar;

– Ande devagar, aumente a distância do veículo da frente e não feche os cruzamentos;

– Sintonize seu rádio no noticiário local e procure informações sobre as áreas alagadas;

– Evite áreas alagadas. As poças podem esconder crateras. Se for inevitável, ao atravessá-las, mantenha aceleração contínua em primeira marcha, pois em hipótese alguma a água pode entrar pelo cano de descarga do carro.
 
 

Um comentário:

  1. Mais uma vez o ex-deputado federal e ex-ministro norteriograndense, Henrique Eduardo Alves, foi citado em escândalos referentes a desvio de dinheiro público. Desta feita, são os recursos dos fundos de investimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

    ResponderExcluir