logo

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

[cotidiano] Sob aplausos de centenas de umarizalenses, ex-prefeito Marcos Fernandes é sepultado

Centenas de pessoas, entre amigos, familiares e a população em geral, acompanharam na tarde desta segunda-feira, 20, o sepultamento do ex-prefeito de Umarizal, Marcos Fernandes. O enterro ocorreu no Cemitério Público Local.

O corpo de Marcos foi levado durante todo dia na Câmara Municipal de Umarizal. Às 15h30, o Terço dos Homens e líderes de igrejas evangélicas fizeram um momento de oração. A Câmara homenageou o ex-prefeito com um mensagem lida pelo vereador Jadson Jatão, em nome dos todos os parlamentares da casa.

Por volta das 16h o corpo de Marcos foi recepcionado pela prefeita de Umarizal, Elijane Paiva (DEM), na prefeitura. A bandeira do município na sede do Poder Executivo ficou hasteada a meio mastro e houve uma salva de palmas.

Da prefeitura o corpo seguiu para a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus. A celebração de Corpo Presente terminou por volta das 17h00, horário em que cortejo saiu pelas ruas do Centro até o Cemitério Público Local.

Emocionados, parentes e amigos, principalmente os filhos homenagearam Marcos com faixas e cartazes. O caixão ainda chegou a ser aberto para o último adeus dos familiares. Muito abalada a vereadora Neide Freitas, esposa de Marcos, chorou e colocou rosas sob o caixão. O corpo do ex-gestor foi enterrado por volta das 17h40.

Histórico

Com mais de 20 anos de vida pública, Marcos Fernandes foi cinco vezes consecutivas eleito vereador pela população de Umarizal. Em 2012 deixou a Câmara Municipal para assumir o cargo de vice-prefeito. Em 2015, com o afastamento do então prefeito Mano Onofre, Marcos assumiu o Executivo municipal e governou o município até 31 de dezembro de 2016.Foto: Léo Silva / O Umarizalense

Em um ano e seis meses de gestão, Marcos tomou uma série de medidas que ajudaram a equilibrar as contas públicas do município e manter os serviços públicos em funcionamento. Na época o município passava por uma crise econômica e administrativa. Medidas como a redução do próprio salário, contratações de médicos, aquisição de equipamentos para educação, implantação de iluminação pública em comunidades que jamais viram luz a noite e a concessão da Letra dos servidores públicos municipais – ato considerado histórico pela categoria – contribuíram para reorganização e manutenção da administração pública.

Homicídio

O ex-prefeito de Umarizal, Marcos Fernandes (PSD), foi morto a tiros na manhã deste domingo (19) dentro de um restaurante, enquanto jogava baralho com amigos no Centro de Umarizal. Segundo a Polícia Militar, ainda não há pistas dos criminosos muito menos da motivação do assassinato.

“Homens armados chegaram ao local, que dizem que funciona como uma casa de jogos, atiraram nele e fugiram. Estamos fazendo buscas para ver se conseguimos prender os assassinos”, afirmou o major Eduardo Franco, assessor de comunicação da PM.

Marcos disputou a reeleição em 2016 pelo PSD, mas perdeu a campanha. Ele obteve 3.125 votos (42,67%). Elijane Paiva (DEM), que conquistou 4.089 votos (55,83%), foi eleita prefeita da cidade. Juarez Moura (PRP) ficou em terceiro na disputa com 110 votos (1,50%).

Fonte: oUmarialense

Nenhum comentário:

Postar um comentário