logo

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

[saúde] Secretaria de Saúde investiga caso suspeito de febre amarela no RN

Somente seis estados brasileiros estão sem registro de febre amarela, conforme o Ministério da Saúde (Foto: Divulgação/Ministério Saúde)
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) está investigando um caso suspeito de febre amarela de um paciente residente no município de Venha-Ver, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pela Sesap nesta sexta-feira (10).

Diante da situação epidemiológica do Brasil em relação à febre amarela, os profissionais de saúde do RN são orientados a notificar os casos suspeitos da doença de forma imediata, conforme determinação do Ministério da Saúde.

Com a notificação de Venha-Ver, a investigação está sendo conduzida junto à regional de saúde e o município.

Considerando que a febre amarela tem sintomatologia semellhante com outras síndromes febris, o caso também está sendo investigado para outras doenças, como hepatites virais, dengue, leptospirose e chikungunya. O material coletado foi enviado ao laboratório de referência nacional e a Sesap aguarda os resultados para os próximos dias.

De acordo com a Sesap, naquela região até o momento não há notificação de morte ou adoecimento de primatas, fato importante para a adoção de medidas de vigilância.

A Sesap informou ainda que o Rio Grande do Norte continua sendo área sem recomendação de vacina, por isso não se faz necessária a vacinação dos residentes no estado, com exceção dos viajantes para as áreas de risco.
Fonte: G1RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário