logo

segunda-feira, 5 de junho de 2017

[política] 49% dos brasileiros acham que Lula será preso e ficará fora da disputa de 2018


Metade dos brasileiros, ou 49,6%, acha que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acabará sendo preso nas investigações da Lava Jato ficando, portanto, fora das eleições de 2018. Outros 44,8% acham que o petista não será preso e poderá entrar na disputa, e 5,6% não sabem ou não responderam. O resultado é de uma pesquisa de opinião feita pelo Instituto Paraná obtida com exclusividade pelo R7. O levantamento foi feito dias antes do pedido de prisão contra o ex-presidente, feito nesta sexta (2) pelo MPF (Ministério Público Federal).

Apesar da divisão da opinião dos brasileiros detectada na pesquisa, metade acreditando na prisão e a outra metade não acreditando, houve um aumento do número dos que acreditam que Lula será preso e essa é a primeira vez que pesquisas detectam que o número de pessoas que acreditam que Lula será preso supera os que acham que ele ficará em liberdade. Em abril do ano passado, há pouco mais de um ano portanto, ao serem questionados sobre uma possível prisão de Lula, apenas 31,2% disseram acreditar que o ex-presidente seria preso. Os que acreditavam que Lula não seria preso era 54,7% na época. Outros 12,6% disseram que ele talvez seja preso e 1,5% não sabem ou não responderam.

Em outra pesquisa, de março do ano passado, mês que Lula foi conduzido coercitivamente para depor em São Paulo, a maior parte dos entrevistados, 68,2%, disseram acreditar serem verdadeiras as denúncias que recaem sobre Lula — de obtenção de vantagens indevidas de empresas que mantinham negócios com o governo. Outros 18,1% acreditavam se tratar de perseguição e 13,7% não souberam ou não responderam.

De um ano para cá, o ex-presidente prestou o primeiro depoimento para o juiz Sergio Moro, no mês passado, e nesta sexta-feira (2), o MPF (Ministério Público Federal) pediu a prisão do ex-presidente no processo que ele responde em Curitiba sobre o tríplex no Guarujá. A decisão de pedir a prisão do ex-presidente está nas mãos do juiz Sergio Moro. No pedido, o MPF diz ter concluído que o apartamento tríplex na cidade do Guarujá, no litoral Paulista, teria sido entregue ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como contrapartida por contratos que a OAS fechou com a Petrobras.

A defesa do ex-presidente afirma que a denúncia do MPF é uma perseguição ao ex-presidente.
Neste final de semana, Lula esteve em Brasília para o Congresso Nacional do partido. A ex-presidente Dilma Rousseff também esteve no encontro. A pesquisa do Paraná Pesquisas perguntou ainda aos eleitores se acreditam que Dilma pode ser presa. Ao contrário do resultado com Lula, na pesquisa sobre Dilma a maioria dos entrevistados, 55,3%, acham que a ex-presidente não será presa. Outros 38,7% acham que ela será presa e 6% não sabem ou não responderam.

O instituto ouviu 2.022 eleitores por meio de entrevistas pessoais com eleitores de 26 Estados e Distrito Federal em 164 municípios entre os dias 25 e 29 de maio de 2017, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20% das entrevistas. A amostra tem grau de confiança de 95% para uma margem de erro que varia entre as regiões, de dois a seis pontos percentuais.

2 comentários:

  1. ja passou da hora desse quadrilheiro ser preso ele montou um governo para assaltar os cofres publico ele não inventou o roubo mais aumentou bastante a roubalheira no seu governo.

    ResponderExcluir