logo

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

[segurança] Ainda sem PM nas ruas, Natal tem nova madrugada de arrombamentos e saques a lojas

Ainda sem policiamento nas ruas de Natal, pelo menos mais três lojas foram arrombadas e saqueadas na madrugada desta sexta-feira (22) nos bairros de Cidade Alta e Tirol, ambos na Zona Leste da cidade. E, mais uma vez, ninguém foi preso.

Entre os estabelecimentos saqueados, está uma loja de departamentos e duas de vestuários. Os crimes se repetem pela segunda noite consecutiva. Na quinta-feira (21), pelo menos cinco estabelecimentos também foram alvo de criminosos.

Desde a terça-feira (19), a maior parte do efetivo da Polícia Militar do Rio Grande do Norte não tem saído às ruas para trabalhar. Trata-se de um protesto por causa dos atrasos salariais que vêm acontecendo há meses no estado.

Salários pagos

Nesta quinta (21), o governo pagou os salários de novembro dos servidores que ganham até R$ 2 mil, e nesta sexta (22) começou a depositar o dinheiro de quem recebe até R$ 3 mil. Já quem ganha acima disso, deve receber até o próximo dia 29 de dezembro, quando o governo prometeu concluir a folha de novembro.

13º e folha de dezembro

Já o 13º salário, ainda de acordo com o governador Robinson Faria, só deve ser pago no dia 10 de janeiro, e a folha de dezembro concluída até o dia 30 de janeiro de 2018.

Insatisfação

O anúncio do calendário não agradou. Segundo as associações que representam os policiais militares e os bombeiros militares, a tropa está insatisfeita com a proposta do governo e diz que só volta à normalidade quando a folha de novembro for quitada e o governador se comprometer em pagar, antes de o ano acabar, o 13º e a folha de dezembro. "Os policiais e os bombeiros querem entrar 2018 com os salários em dia", afirmou Dalchem Viana, presidente da Associação dos Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte.

Além dos PMs e bombeiros, a Polícia Civil e os agentes penitenciários também aderiram ao movimento. Nas praias de Natal, também não há guarda-vidas trabalhando.

Os agentes, delegados e escrivães da polícia estão trabalhando em regime de plantão. Já os agentes penitenciários, entraram em greve e os presídios estão sendo operados com efetivo reduzido, sem visitas e banhos de sol dos presos.

Força Nacional

Ainda na madrugada desta sexta (22), Natal recebeu o reforço de 70 homens da Força Nacional. A equipe foi enviada após o governador pedir ajuda ao Ministério da Justiça. O efetivo, no entanto, só deve começar a ajudar no patrulhamento a partir das 10h.

"Esse efetivo extra deve se somar aos cerca de 120 homens e mulheres que já atuam em apoio aos órgãos policiais e de perícia potiguares", declarou em nota o secretário nacional adjunto de Segurança Pública, Alexandre Mota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário