logo

sábado, 18 de março de 2017

[economia] Emissoras de TV faturam alto exibindo ‘desculpas’ dos frigoríficos

aewf
A edição de sexta-feira (17) do ‘Jornal Nacional’ dedicou 22 minutos à Operação Carne Fraca da Polícia Federal. No último intervalo do telejornal entrou no ar um comunicado da BRF, empresa investigada por supostamente comercializar produtos sem a qualidade exigida.

Um infocomercial como o que foi veiculado no ‘JN’, com duração de 30 segundos, não sai por menos de 800 mil reais – fora o custo de produção do vídeo.

O valor é proporcional ao alcance da transmissão: o jornalístico comandado por William Bonner e Renata Vasconcellos chega a ser visto a cada noite por 6 milhões de pessoas somente na Grande São Paulo.

No ‘Jornal da Record’ de ontem, o espaço para o assunto foi menor: 5 minutos e 50 segundos. No primeiro intervalo lá estava o mesmo comunicado que fora exibido pouco antes no break do ‘Jornal Nacional’.

O texto que tenta recuperar a confiança do consumidor da BRF foi gravado pelo ex-apresentador de telejornais da TV Cultura Carlos Henrique Corrêa, dono de uma das vozes mais solicitadas do mercado publicitário justamente por inspirar credibilidade.

Horas antes, em sua página no Facebook, o locutor postou uma frase que suscita inevitável interpretação irônica: “Somos o que comemos…”

A ‘Carne Fraca’ vai render faturamento extra para os grandes veículos de mídia que serão usados para propagar os esclarecimentos dos frigoríficos – e a operação da PF já afeta a imagem de famosos que atuam como garotos-propaganda das empresas envolvidas no escândalo.

As redes sociais foram inundadas com memes protagonizados por Tony Ramos, astro da Friboi, e Fátima Bernardes, estrela da Seara, entre outras celebridades. Eles precisarão ter paciência (e bons assessores) para deglutir esse prato indigesto.
Fonte: Terra

[saúde] Cientistas descobrem efeito perigoso do diclofenaco e ibuprofeno

eueu
Uma nova pesquisa publicada recentemente pela revista científica European Heart Journal e comandada pelo Hospital Universitário Gentofte, de Copenhague, sugere que o uso de alguns tipos de anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) pode ser prejudicial ao coração.

De acordo com o estudo, anti-inflamatórios como diclofenaco, naproxeno, ibuprofeno, rofecoxib (retirado de circulação desde 2004), celecoxib e outros estão associados ao aumento do risco de parada cardíaca.

Para chegar a essa conclusão, entre os anos de 2001 e 2010, pesquisadores analisaram as paradas cardíacas registradas na Dinamarca fora dos hospitais, das 28.947 pessoas que sofreram uma parada cardíaca, 3.376 utilizaram algum tipo de anti-inflamatório 30 dias do problema acontecer, ou seja, quase 12% delas.

Entre as pessoas que utilizaram algum tipo de AINEs antes de sofrer a parada cardíaca, 51% delas consumiram ibuprofeno e 21,8% fizeram uso do dicoflenaco – os dois anti-infamatórios não-esteroides mais consumidos na Dinamarca.

Ainda segundo o estudo, o aumento do risco de parada cardíaca com o uso do ibuprofeno é de mais de 30%. Já o uso do diclofenaco pode aumentar a incidência do problema em 50%.

Entre os anti-inflamatórios não-esteroides, o naproxeno se mostrou o menos prejudicial. O estudo afirmou também que os AINEs estão entre os medicamentos mais utilizados no mundo. Entre a população adulta dinamarquesa, 50% das pessoas já utilizaram algum tipo de anti-inflamatório não-esteroide no país.

No Brasil, a situação não é muito diferente e o uso indiscriminado de anti-inflamatório sem receita é recorrente. De acordo com o livro Tarja Preta – Os segredos que os médicos não contam sobre os remédios que você toma, de Marcia Kedouk, um dos 10 medicamentos mais vendidos é composto por diclofenaco.
Fonte: Exame

[humor] Sacando o FGTS INATIVO



[esporte] Votação para eleger a musa do futebol potiguar em 2017 é iniciada pela FNF

Foto: Bruno Póvoa / FNF
A votação para eleger a Musa do Campeonato Potiguar 2017 começou nesta sexta-feira (17). O concurso promovido pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) está na sua quinta edição.

Este ano o concurso terá oito musas representantes dos clubes participantes da primeira divisão do Campeonato Potiguar. As candidatas poderão ser votadas pelo público através do site oficial da FNF e a mais votada terá vaga direta na final do concurso.

O nome da finalista por votação popular será divulgada na festa do Prêmio Craque Potiguar, após a final do Campeonato Potiguar 2017. Ela irá se juntar as outras duas finalistas escolhidas pelos jurados. As três finalistas serão avaliadas por um Juri Disciplinar.

A vencedora do concurso receberá uma premiação no valor de R$ 3 mil e o título de Musa do Futebol Potiguar 2017.

Conheça as candidatas de cada clube:

Ana Carolina da Silva Castilho, ABC Futebol Clube

Karla Lorenna Cruz Andrade, Alecrim Futebol Clube

Jéssica Tainá Amaro de Souza, América Futebol Clube

Aline Dayenne Bernardo de Menezes, Associação Sportiva Sociedade Unida (ASSU)

Anny Karolyne de Araújo Carneiro, Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas

Karolayne Silva de Oliveira, Globo Futebol Clube

Waleska Rachelly Fernandes Candido, Associação Cultural e Desportiva Potiguar (Potiguar de Mossoró)

Vanessa Cardoso Ribeiro, Santa Cruz Futebol Clube

Link para votação: http://fnf.org.br/musa
Fonte: Agora RN

[cotidiano] Internautas não perdoam e memes envolvendo Operação Carne Fraca viralizam na web

Imagem relacionada
Imagem relacionada
Resultado de imagem para memes carne fraca

[esporte] Jogador de futebol Apodi é agredido ao sair do centro de treinamento da Chapecoense

Depois da derrota da Chapecoense para o Lanús, pela Libertadores, Apodi sofreu outro duro golpe nesta sexta-feira. O jogador foi agredido com socos quando deixava a Arena Condá rumo ao CT Água Amarela, onde a Chapecoense se reapresentou. Apodi foi abordado pelo empresário Norberto Arruda que o questionou sobre uma suposta dívida.

O empresário aguardava Apodi na saída da Arena, onde os jogadores estiveram nesta sexta-feira em sessão de fotos para o álbum do Campeonato Brasileiro. Os dois começaram a conversar, e quando chegaram perto do carro do jogador, houve a agressão com socos no rosto. Alguns jogadores da Chapecoense que passavam na hora (como Nenén, Reinaldo e Moisés) e seguranças tentaram apartar e acalmar os ânimos. Apodi treinou no CT, mas também foi até uma delegacia registrar boletim de ocorrência.

Norberto Arruda é ex-jogador, com passagens por Grêmio e Internacional. O empresário procurou por Apodi, na última quarta e quinta-feira, no hotel onde a Chapecoense se hospeda na véspera dos jogos. No entanto, não conseguiu contato com o lateral pelo fato de a equipe estar em regime de concentração.

A Chapecoense emitiu o seguinte comunicado sobre o caso:

NOTA DE ESCLARECIMENTO:
A Associação Chapecoense de Futebol esclarece que o jogador Apodi foi agredido na saída da Arena Condá no início da tarde de hoje.

O jogador tomou as providências cabíveis logo após ocorrido. 

O Clube comunica em tempo que dará todo apoio necessário ao atleta.

Fonte: Globoesporte

[economia] Ações de frigoríficos despencam e fazem bolsa encerrar com forte queda


A operação da Polícia Federal que desmontou um esquema de venda de carnes irregulares teve reflexos no mercado financeiro.

Puxado pelas ações dos frigoríficos JBS e BRF, empresas acusadas de liderarem a fraude, o índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, encerrou esta sexta-feira (17) com queda de 2,39%, aos 64.210 pontos. Essa foi a maior queda percentual desde 30 de janeiro, quando o índice caiu 2,62%.

Somente as ações da JBS (dona de marcas como Friboi e Seara) despencaram 10,59%. Os papéis da BRF (que opera marcas como Sadia e Perdigão) recuaram 7,25%.

As ações da Petrobras, as mais negociadas, também contribuíram para o desempenho negativo. Os papéis ordinários (com direito a voto em assembleia de acionistas) caíram 3,69%. As ações preferenciais (com preferência na distribuição de dividendos) tiveram desvalorização de 4,01%.

[política] União Europeia pede reunião de emergência com o Brasil sobre fraude da carne

Em entrevista exclusiva ao diretor de redação da Globo Rural, Bruno Blecher e ao jornalista Fernando Andrade, da Rádio CBN, na tarde desta sexta-feira (17/3), o ministro da Agricultura e Pecuária, Blairo Maggi, disse que hoje cedo já recebeu uma ligação do adido da União Europeia no Brasil para uma reunião de emergência.

Maior consumidor mundial da carne brasileira, a UE quer esclarecimentos sobre a operação Carne Fraca da Polícia Federal. Maggi disse que ainda não marcou data, mas o encontro deve ocorrer até segunda-feira.

O ministro da Agricultura disse que conversou por telefone com membros da diretoria da BRF, uma das gigantes do setor de carnes que está envolvida no escândalo desvendado pela Polícia Federal.

“Conversei hoje por telefone com Pedro, da BRF, e com Abílio Diniz, presidente do conselho da empresa, e disse a eles da minha preocupação e da transparência que vou tratar esse assunto. Eles me garantiram que têm procedimentos internos para tratar disso e que há quatro anos não têm notícias de desvio desse tipo de conduta e que vão trabalhar em conjunto para esclarecer tudo isso”, disse o ministro.

Com a JBS, Maggi disse não ter tido contato sobre o assunto. “A BRF se mostrou muito mais preocupada nesse momento, não só com o nome mas com o complexo do negócio mundo afora. Esse problema afeta e afetará a todos nós. Não sei dizer nem qual a consequência disso. Vamos ter problemas, mas vamos trabalhar para minimizar o máximo. Temos um sistema robusto e que é validado por compradores internacionais. O sistema é bom, rígido, porém falha quando as pessoas se corrompem. É lamentável o que aconteceu”, disse Maggi.

Visivelmente indignado com as revelações da Polícia Federal, Maggi falou que a notícia coloca em xeque o maior negócio do Brasil, que é o agronegócio. “Fico extremamente desapontado. As próprias indústrias devem ser controladoras e defender o maior capital dels, que é a qualidade do produto”, disse.

[política] O mensalinho de Lula


Com a delação dos executivos da Odebrecht, a situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já não era boa, vai ficar ainda mais complicada. Um ex-diretor da empreiteira contou aos procuradores que pagava uma mesada a um dos irmãos do ex-presidente. Além disso, a empreiteira confirmou que reformou o sítio de Atibaia, comprou um lote para abrigar o Instituto Lula, financiou palestras e ainda patrocinou o filho mais novo do petista – tudo a pedido do ex-presidente.

Fonte: Veja

[política] Aécio Neves é o campeão de pedidos de investigação na lista de Janot

A lista de Janot é generosa com o presidente do PSDB, senador Aécio Neves: ele é o político de destaque com maior número de pedidos de investigação. O depoimento de Henrique Valladares, ex-executivo da Odebrecht, é devastador para o tucano.

Valadares revelou que Aécio recebeu propina numa conta secreta em Cingapura em nome de um amigo. O mesmo Valladares diz que Aécio tinha esquema com Dimas Toledo, ex-dirigente de Furnas.

Fonte: Época

sexta-feira, 17 de março de 2017

[segurança] Mecânico sofre tentativa de homicídio em Apodi enquanto repousava


O município de Apodi registra mais uma tentativa de homicídio na noite desta sexta-feira (17), a vítima, Chico mecânico.

O crime ocorreu em sua própria residência, no Bairro Bicentenário, próximo a caixa d'água, enquanto ele repousava em uma rede, na área. De acordo com informações uma moto com dois homens se aproximou e efetuou os disparos. Foram aproximadamente 9 tiros de arma de fogo. Na parede da casa eram visíveis as marcas das balas.

Chico foi atingido por dois disparos, sendo um no abdome e outro um pouco acima. Segundo testemunhas ele só conseguiu escapar porque correu para o banheiro.

Após cessar os disparos, Chico foi levado por familiares ao Hospital Regional de Apodi.

De acordo com informações Chico não tem inimigos e é um homem trabalhador. Para amigos a suspeita está relacionado apenas ao ramo do dinheiro que ele emprestava.

[cotidiano] Bandidos roubam cofre e descobrem da pior forma onde a firma guardava café e açúcar

A ação dos bandidos pareceu muito bem planejada no assalto a uma distribuidora de gás Supergasbras em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. De acordo com informações divulgadas pela Polícia Civil e apuradas pelo Diário de Santa Maria, cinco homens armados invadiram a empresa no começo da madrugada e renderam o único vigilante do local. O funcionário foi amarrado e trancado em uma sala enquanto o grupo carregava o cofre da firma para o veículo de fuga.

O vigilante conseguiu se desamarrar e ligou para a Brigada Militar, que acabou encontrando o cofre abandonado e aberto pela manhã em um bairro próximo. Ao lado do cofre estava, jogado, seu conteúdo: sacos de café, açúcar e leite em pó, além de envelopes da empresa e um HD. “Não lidamos com dinheiro dentro da distribuidora”, disse um funcionário que não quis se identificar. “Trabalhamos com boleto e depósito. Em função da segurança, não recebemos mais nada em caixa. O cofre era usado para guardar café e açúcar.” Sem cafezinho pelos próximos dias, galera.
Fonte: Surrealista

[saúde] Dia Internacional do Sono: Especialista afirma que dormir pouco pode provocar diabetes

sono
Quando falamos de sono falamos sobre quantidade, qualidade e ritmo. Se os três pontos não estiverem alinhados, o que se tem é uma alteração de todo o funcionamento do corpo. No longo prazo, quanto menos tempo e qualidade de sono, maior é o risco de diabete, doenças cardiovasculares e alteração do sistema imunológico.

Os princiapis problemas que os brasileiros enfrentam em relação ao sono são a insônia, que é a dificuldade para iniciá-lo ou mantê-lo, e a apneia, uma fraqueza dos músculos da faringe, que ao deixar a língua bamba, provoca ronco e deixa o sono superficial, e, por fim, o descanso reduzido.

Luciano Ribeiro, médico especialista em neurologia do sono, comenta outros dois problemas, estes de causa social. Um deles é a redução da quantidade de sono, consequência do tempo que se gasta para chegar ao trabalho. “É muito comum que uma pessoa acorde às 4h da manhã e chegue às 10h no trabalho. O cochilo que ela tira no ônibus não tem a mesma qualidade do sono que teria em casa”, avalia Ribeiro. O outro ponto que ele menciona é a perda de sono no exato momento em que se deita na cama, situação que foi tema de um estudo da Universidade de Pensilvânia, publicado pela revista Times.

“A cama deixou de ter o condicionamento de sono, de descanso. As pessoas têm levado para lá notebooks e smartphones, como se ali fosse ambiente de trabalho”. O estudo da Universidade da Pensilvânia concluiu que o cérebro entende o que é local de atividade e um ambiente de repouso, e já associa a cama a um local onde se trabalha ou tem muita atividade mental. “Antes a recomendação médica era tirar a televisão do quarto. Agora aconselhamos que não se leve nenhuma tecnologia para lá”, atualiza Ribeiro.

“Quando um indivíduo dorme pouco, o relógio de cada órgão começa a funcionar em um horário que não é dele, e isso desorganiza todo o sistema”, explica Ribeiro. “No futuro teremos ainda mais problemas devido a essa situação de privação de sono que vivemos”.

Deus ajuda quem cedo madruga? Não é bem assim. Se você vive durante o dia e dorme ao longo da noite, seu corpo segue o ritmo circadiano, que trabalha sob a luz e repousa quando é noite. Agora, se seu sono só vem às 5h da manhã, junto aos primeiros raios de sol, seu ritmo é diferente. É uma questão genética, e pode ser adaptada.

Ribeiro, presidente da Associação Brasileira do Sono, recomenda terapia comportamental para os que sofrem de insônia. “Uma das prinicpais causas é a ansiedade e extrema atividade mental”. O indivíduo precisa procurar um médico para se organizar e voltar a conseguir dormir. Já os que sofrem de apneia, precisam ser avisados que roncam – já que dormem e não escutam. Os médicos disponíveis para tratar essas questão são neurologistas, otorrinolaringolostias, psiquiatras, clínicos gerais e os profissionais da medicina do sono.

Higiene do sono. Para reduzir o risco de alterações importantes no corpo, o médico recomenda um conjunto de atitudes adequadas como meditação, horário de ir para cama e horário de dormir. À noite, é melhor evitar comidas pesadas que dificultem a digestão, atividades físicas que despertem e o consumo de álcool, que deixa o sono superficial e intermitente.

“As pessoas precisam reconhecer o ritmo que seus corpos têm e o quanto precisam dormir. É importante estar atento e tentar adaptar a rotina de trabalho às necessidades do corpo”. Ribeiro recomenda também que o indivíduo saiba quanto tempo precisa dormir para acordar bem, passar o dia bem e dormir bem.

[cotidiano] Com lances a partir de R$ 50, Detran leiloa carros e motos na próxima terça

veículos apreendidos
O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) leiloa na próxima terça-feira 21 mais de 200 lotes de veículos automotores, sendo 142 em situação de circulação (27 carros e 115 motocicletas) e 69 destinados a sucata. O menor lance inicial corresponde ao valor de R$ 50,00 e o maior é de R$ 11.100,00.

O leilão acontece às 10h, no Auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, no bairro Lagoa Nova, em Natal. A visitação dos lotes pode ser feita nesta sexta-feira 17 e na segunda-feira 20, das 8h às 14h, no pátio do Detran em Natal, que fica situado na Rua Bom Pastor, 1222, bairro das Quintas, no cruzamento da Avenida Capitão Mor Gouveia com Rua Bom Pastor, onde funcionava a garagem da Empresa Guanabara.

O leilão acontece de forma online, por meio do site www.lancecertoleiloes.com.br; e de maneira presencial. Para participar do leilão eletrônico, os interessados devem preencher um cadastro no site da Lance Certo Leilões, fornecendo a documentação exigida e passar por uma análise de crédito. As pessoas cadastradas já podem se antecipar e oferecer lances aos veículos. No dia do leilão, serão recebidos os lances de quem estiver presente e também dos participantes que estiverem online e já forem cadastrados no sistema.

Os interessados em comparecer ao leilão presencial, precisam ir ao evento com a documentação exigida e comprovante de residência. Para pessoa física, é necessário apresentar RG e CPF. Já para pessoa jurídica precisa levar o contrato social e o CNPJ da empresa. O pagamento deve ser efetuado em dinheiro ou cheque, da seguinte forma: 20% no ato da arrematação e o restante do valor em depósito ou cheque descontado em até três dias úteis após o leilão. Mais informações e edital do leilão no site da Lance Certo Leilões: www.lancecertoleiloes.com.br.
Fonte: Agora RN

[política] Vereador leva tapa na cara em sessão sobre redução de salários

O Vereador Rubens Fernandes (PSD), conhecido como Rubão, foi agredido durante uma sessão na Câmara Municipal de Ribeirão Pires, região metropolitana de São Paulo, na tarde de quinta-feira, dia 16.

O vereador foi estapeado por um morador logo no início da sessão, que discutia a redução dos salários dos próprios vereadores.

EXAME.com tenta contato com Rubão para comentar o caso, mas não obteve retorno até a publicação.

Veja o registro do momento.

[cotidiano] Empresas "maquiavam" carne vencida e subornavam fiscais de ministério, diz PF

Ao longo das investigações que culminaram na Operação Carne Fraca, deflagrada hoje (17) de manhã, a Polícia Federal (PF) descobriu que os frigoríficos envolvidos no esquema criminoso "maquiavam" carnes vencidas com ácido ascórbico e as reembalavam para conseguir vendê-las. As empresas, então, subornavam fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que autorizassem a comercialização do produto sem a devida fiscalização. A carne imprópria para consumo era destinada tanto ao mercado interno quanto à exportação.

“Tudo isso nos mostra que o que interessa a esses grupos corporativos na área alimentícia é, realmente, um mercado independente da saúde pública, independente da coletividade, da quantidade de doenças e da quantidade de situações prejudiciais que isso [a prática criminosa] causa”, afirmou o delegado federal Maurício Moscardi Grillo, em entrevista coletiva no fim da manhã, na sede da PF em Curitiba. Também participaram da coletiva o superintendente da corporação, Rosalvo Ferreira Franco, o delegado Igor Romário de Paula e o auditor da Receita Federal Roberto Leonel de Oliveira Lima.

Algumas das maiores empresas do ramo alimentício do país estão na mira da operação, entre as quais a JBS, dona de marcas como Big Frango e Seara, e a BRF, detentora das marcas Sadia e Perdigão. A Justiça Federal no Paraná (JFPR) determinou o bloqueio de R$ 1 bilhão das empresas investigadas, que também são alvo de parte dos mandados de prisão preventiva, condução coercitiva e busca e apreensão expedidos pela 14ª Vara Federal de Curitiba.

Moscardi disse ainda que parte do dinheiro pago aos agentes públicos abastecia o PMDB e o PP. A Polícia Federal não identificou, no entanto, os políticos beneficiados pelo esquema, nem a ligação entre os funcionários do Ministério da Agricultura e esses partidos. “Não foi aprofundado porque o nosso foco era a saúde pública, a corrupção e a lavagem de dinheiro”, explicou o delegado.

A PF também informou ter interceptado um telefonema entre o ministro da Justiça, Osmar Serraglio, e o ex-superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná Daniel Gonçalves Filho – um dos investigados pela corporação. A Polícia Federal informou que não identificou, no entanto, ação criminosa por parte de Serraglio, que à época do telefonema era deputado federal. “Por cautela, no entanto, foi necessário fazer esse informe aqui para não sermos questionados”, disse Moscardi.
Fonte: Agência Brasil

[segurança] Agentes descobrem túnel em presídio de Caicó, no interior do RN

Buraco de túnel é descoberto na Penitenciária de Caicó, RN (Foto: Divulgação)
Agentes penitenciários encontraram um túnel na Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó, no interior do Rio Grande do Norte. Segundo o comandante da Polícia Militar em Caicó, major Walmary Costa, a tentativa de fuga foi descoberta na tarde desta sexta-feira (17).

Os agentes fizeram uma revista na unidade e apreenderam facas artesanais e drogas. De acordo com o secretário da Justiça e Cidadania do estado, Wallber Virgolino, o procedimento padrão nessas circunstâncias é tapar o buraco com concreto.

O secretário declarou que uma sindicância será aberta para apurar o caso.
Fonte: G1RN

[saúde] Apodiense vai as redes sociais pedir ajuda para fazer cirurgia no coração

"Venho por meio desta rede social pedir a todos para colaborar na Campanha para ajudar ao Jovem Marcos Leodécio da Mota Lima, 27 anos. Reside na Rua: Dionísio de Morais Nº 171 – Bairro Baixa do Caic/Apodi-RN. O mesmo se encontra enfermo e internado no Hospital Onofre Lopes com problemas seríssimo de coração.

Leodécio usa uma válvula no coração, e, em virtude de uma infecção adquiriu uma bactéria, e agora precisa urgentemente trocar a válvula. O Hospital não tem verba, não disponibiliza do material que tem um alto custo. Portanto, pedimos encarecidamente a todos que colaborem com qualquer quantia para que possamos ajudar a esse jovem. Ele e a família estão desesperados por não terem a mínima condição de bancar essa cirurgia para a troca da válvula.

Você pode fazer a sua doação pela conta da irmã de Leodécio – Maria Lidiane da Mota Lima. Conta: 00003392-5 Agência: 3483 Operação 13 - Caixa Econômica Federal. Telefone whatsapp de Lidiane para melhores informações – 99868-1543.

As doações também podem ser feitas na Rádio Cidade FM/Bairro Betel ou no próprio endereço de Leodécio à Rua Dionísio de Morais/171 Baixa do Caic. Desde já, agradecemos a todos que contribuírem. Que Deus toque no seu coração e se coloque no lugar desse rapaz, Deus vai te dar em dobro. “Que sempre estejamos na condição de ajudar”. #COMPARTILHEM!"

As informações são da radialista Ana Oliveira.

[política] Locação de veículos de passeio custará mais de meio milhão a Prefeitura de Apodi

Imagem Ilustrativa
A Prefeitura de Apodi publicou o resultado do Pregão Presencial para registro de preço que tem como objetivo a locação de veículos de passeio, destinados a suprir as necessidades das ações continuadas e atividades que serão realizada pela secretaria municipal de saúde.

A empresa vencedora é a MW CONSTRUÇÃO E SERVIÇOS LTDA - ME -CNPJ: 11.084.626/0001-40, totalizando R$ 520.128,00 (Quinhentos e vinte mil, cento e vinte e oito reais).

[segurança] Moradores de Afonso Bezerra, RN, também protestam contra presídios

A população de Afonso Bezerra, na região Central do Rio Grande do Norte, se manifestou nesta quinta-feira (16) contra a construção de dois presídios no município. O plano do governo do RN era erguer as novas unidades em Santana do Seridó, mas, depois de protestos da população, a mudança para Afonso Bezerra foi anunciada na segunda-feira (13).

Como mostra o vídeo acima, centenas de pessoas participaram do protesto no município. Os manifestantes carregavam cartazes pedindo investimentos em educação, saúde e lazer. Em um carro de som, um orador falava em favor da paz, sob os aplausos da população.

Em nota, o governo do estado declarou que escolheu o município com base em estudos técnicos feitos pela comissão do Plano Diretor do Sistema Penitenciário. A possibilidade de concluir a obra com rapidez, a distância “mediana” em relação aos grandes centros e a infraestrutura disponível foram apontadas como razões para a escolha.

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) informou que a construção será com recursos do Ministério da Justiça, que vai liberar R$ 31,9 milhões para as obras. Cada uma das unidades terá capacidade para 603 detentos.

[polícia] Baleados em Natal, filho morre e pai é socorrido em estado grave


Dois homens foram baleados na noite desta quinta-feira (16) na Avenida Monte Rei, no bairro Planalto, zona Oeste de Natal. De acordo com a Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), Eriberto Júnior Bernardo, de 24 foi morto e o pai dele, de 45 anos, foi baleado e socorrido em estado grave.

Segundo a divisão, o crime aconteceu enquanto eles fechavam uma loja que vende celulares. Eriberto Júnior levou um tiro no tórax e morreu na hora. Ainda segundo a DHPP, testemunhas contaram que dois homens chegaram em uma moto na porta do estabelecimento e atiraram várias vezes contra a dupla.

"O caso será investigado e a especializada vai dar andamento. Os dados sobre a motivação e autoria começarão a ser colhidos", disse o delegado Egídio chagas, da DHPP.

O pai foi socorrido para o hospital Walfredo Gurgel com ferimentos na cabeça em estado grave. Eriberto Júnior também foi levado para a mesma unidade, mas já chegou sem vida. Uma mulher que passava pelo local no momento do atentado foi atingida na perna, mas não corre risco de morte.

[segurança] Após motim no RN, presos ficam de castigo sem colchões e ventiladores

Presos da Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró, cidade da região Oeste potiguar, vão dormir no concreto e passarão calor por um bom tempo. É que a Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc) mandou recolher todos os colchões e ventiladores dos detentos da unidade. A medida, segundo o secretário Wallber Virgolino, foi aplicada como um castigo após um motim ocorrido nesta quinta-feira (16). “É para aprenderem a preservar o patrimônio público”, afirmou. A unidade possui 379 homens no regime fechado.

Pela manhã, presos fizeram uma algazarra dentro da penitenciária durante o horário de visita íntima. Soltos pelos pavilhões, houve quebra-quebra, pergolados das paredes foram destruídos, objetos queimados e, por muito pouco, grupos rivais não se enfrentaram. A confusão durou 40 minutos.

Não houve mortes, mas alguns detentos ficaram feridos e precisaram de socorro médico. Pelo menos 14 teriam foram levados para atendimento no Hospital Regional Tarcísio Maia.

"Espero que eles aprendam. Além do castigo de ficarem sem ventilares e colchões, também já ordenei a suspensão das visitas do fim de semana. E também vai ser aberta uma sindicância, onde os responsáveis pela algazarra e quebradeira deverão ser punidos", acrescentou Virgolino.

[justiça] Sucessão de Rinaldo esquenta bastidores do MPRN; procuradora lança candidatura

A eleição para definir o sucessor de Rinaldo Reis, na Procuradoria-Geral de Justiça, ganhou novos contornos. Até aqui, havia quase o entendimento unânime de que o atual presidente da associação de promotores, Eudo Rodrigues Leite, seria o único candidato. Não será mais.

Nesta quinta-feira, a procuradora Iadya Gama protocolou seu registro de candidatura para suceder o atual chefe do Ministério Público do Estado, revelando que, mais uma vez, não há consenso no âmbito do MPRN.

Ao mesmo tempo, promotores indicam que a disputa será acirrada, considerando os primeiro ingredientes que começam a alimentar o noticiário a partir do próprio MPRN, como a investigação que o promotor Giovanni Rosado decidiu abrir contra Rinaldo Reis pelo aluguel de um prédio.

Na avaliação de promotores ouvidos pela reportagem, o inquérito instaurado nesta quinta, e amplamente divulgado, pode ser encarado como um primeiro ingrediente dessa disputa.

Por outro lado, a nova candidata, a procuradora Iadya Gama, tem ainda um posicionamento a definir sobre que discurso vai assumir a respeito da atual gestão.

No MP, é sabida a disputa entre procuradores de Justiça e o chefe do órgão. As duas partes se enfrentaram na Justiça por razões administrativas. E Iadya costumava não assinar as petições contra Rinaldo.

Fonte: Portal NoAr

[economia] Correios anunciam fechamento de sete agências no RN até novembro

Os Correios anunciaram o fechamento de sete unidades em Natal e Mossoró, no Rio Grande do Norte. A medida faz parte de um plano de fusão de agências anunciado em fevereiro pelo governo federal.

Na capital potiguar, serão extintas as agências: da avenida Sete de Setembro, no bairro Cidade Alta, em abril; da Rodoviária, no bairro Cidade da Esperança, em maio; do Fórum Varella Barca, no bairro Potengi, em julho; do Praia Shopping, no bairro Ponta Negra, em agosto; e da Filatélica, na avenida Princesa Isabel, em novembro.

A agência da avenida Capitão-Mor Gouveia, em Natal, foi fechada em fevereiro, e os serviços foram transferidos para a agência do Fórum Seabra Fagundes, no bairro Lagoa Nova.

Em Mossoró, a agência do Tribunal de Justiça será fechada em abril.

Fonte: G1/RN

quinta-feira, 16 de março de 2017

[publicidade] É festa? Encomende seu bolo ou doce com a MIX DOÇURAS!








A MIX DOÇURAS está inovando a cada dia e se você que ainda não conhece o sabor das doçuras aproveite agora para adquirir, além de bolos e doces por encomendas para aniversário e casamento, os mini bolos e bolo no pote!

A MIX DOÇURAS é genuninamente apodiense e tem como objetivo adoçar o seu dia a dia. Não perca tempo, se você gostou então ligue agora mesmo para os números (84) 99431-4387 (zap) ou 98111-6225 (tim).