logo

sábado, 8 de julho de 2017

[política] Suplente pede afastamento de deputado do RN preso no regime semiaberto

Suplente do deputado estadual Dison Lisboa (PSD), o major da Polícia Militar André Luis Fernandes pediu à Justiça do Rio Grande do Norte o afastamento do parlamentar de suas funções políticas. Dison cumpre pena em regime semiaberto desde o sábado (1º), após determinação da Vara de Goianinha de que ele fosse preso devido a condenação em primeira e a segunda instância, mesmo que ainda recorra.

Apesar da prisão, o gabinete do parlamentar continua funcionando normalmente na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e ele pode ir trabalhar. A Casa Legislativa informou que aguardava uma notificação da Justiça para se pronunciar sobre a continuação do trabalho dele.

O requerimento do suplente foi entregue na última terça-feira (4) à Vara Criminal de Goianinha. O advogado do major Fernandes, Alexandre Magno Alves de Souza, pediu que os direitos políticos de Dison sejam suspensos devido à condenação criminal e que a Assembleia Legislativa fosse notificada da decisão.

O advogado considerou que o major André Fernandes tem legitimidade para fazer o pedido, uma vez que é atingido subjetivamente pela decisão.

Na argumentação, o defensor lembra que o Supremo Tribunal Federal decidiu que o condenado em 2º instância já deve ficar cumprir os efeitos da decisão, mesmo que recorra depois. Foi baseado nisso que o Ministério Público fez o pedido pela prisão de Dison Lisboa, acatado pela Justiça.

Ele também lembra que o artigo 15º da Constituição Federal permite cassação ou suspensão dos direitos políticos em caso de condenação criminal transitado em julgado, o que não é o caso de Dison, que ainda recorre. Para Souza, porém, a Constituição pretende que o condenado não exerça atividade política enquanto estiver sob efeito da condenação. "E não restam dúvidas que o senhor Rudson Lisboa se encontra sob efeitos de uma condenação criminal", diz no pedido.

Major Fernandes (PSC) foi candidato a deputado estadual em 2014, pelo PSD, mesmo partido de Dison Lisboa, na Coligação Liderados pelo Povo III. Ele obteve 25.006 votos e ficou na segunda suplência. O primeiro suplente, Amazan Silva, foi eleito prefeito de Jardim do Seridó em 2016 e assumiu o cargo executivo.

[política] A nova delação do fim do mundo terá acusações contra 50 deputados


No acordo que negocia com a Lava-Jato, o ex-deputado Eduardo Cunha promete contar histórias desabonadoras que envolvem pelo menos meia centena de parlamentares – a maioria ,destinatária de propinas de esquemas montados em estatais e fundos de pensão. Entre os relatos, há também casos de deputados que o procuraram às vésperas de sua cassação, em setembro de 2016, para oferecer o voto em troca de pagamento – um deles pediu 1 milhão de reais para ajudar a livrá-lo no Conselho de Ética.

Tão logo entregue os capítulos da proposta de delação premiada, o que é esperado para esta semana entre os auxiliares de Janot, o ex-deputado será cobrado a apresentar provas do que diz. A negociação, diz um auxiliar do procurador, será dura: “Ele vai ter que apresentar provas. Não basta só falar”. Entre os investigadores, é consenso que Cunha terá de ficar mais um tempo atrás das grades, a exemplo do empreiteiro Marcelo Odebrecht. As chances de ele receber um perdão judicial, como ocorreu com os donos da JBS, são próximas de zero.

[política] Polícia Federal confirma que Lula é o dono do sítio de Atibaia

De acordo com o jornalista da Veja, Augusto Nunes, a Polícia Federal chegou à conclusão que o #sítio de atibaia pertence ao ex-presidente #Lula. A confirmação veio através de um longo e cuidadoso estudo dos peritos da Polícia Federal.

Conforme o laudo, foram encontrados muitos pertences particulares ligados ao ex-presidente Lula [VIDEO] e a sua mulher falecida, Marisa Letícia Lula da Silva. Esses pertences foram encontrados na casa principal onde fica a suíte número 01. Além disso, foram encontrados também mais pertences pessoais ligados aos funcionários da segurança do ex-presidente.

Ainda de acordo com a perícia da Polícia Federal, o órgão afirma que o sítio ainda sofreu várias adaptações para o ex-presidente Lula, como a construção de uma adega para estocar centenas de garrafas de bebidas alcoólicas.

Tinha ainda um forte sistema de segurança para proteger o Sítio inteiro e um local específico para o ex-presidente Lula depositar seus objetos que estavam sendo colocados para sua mudança.

Além de ter modificado o Sítio, outros objetos usados foram descobertos para a decoração do local, como uma canoa com o registro “Lula & Marisa”, e também um emblema com as inicias do nome do ex-presidente e da sua esposa “LM”. Também foi encontrada uma maleta destinada a Marisa Letícia Lula da Silva, que tinha arquivos que se destinavam à mudança da cozinha e a edificação da casa 01, sugerindo que a ex-primeira-dama esteve envolvida com as mudanças feitas no sítio.

De acordo com o laudo, foram achados somente poucos croquis descobertos na parte de dentro da maleta que pertencia a ex-primeira-dama, Marisa Letícia Lula da Silva.

Dessa maneira, a Polícia Federal não foi capaz de identificar o usufruto do sítio por Fernando Bittar e Jonas Leite Suassuna Filho.

Conclusão

Parece que a situação do sítio de Atibaia já está cada vez mais perto de ser resolvida. No entanto, o ex-presidente Lula ainda tem pela frente mais 4 processos. Sempre comparecendo à Justiça e também sempre negando todos os crimes, Lula estará numa situação menos confortável depois desse laudo, que, diante das provas, confirmou ser o ex-presidente o verdadeiro dono do sítio. #Lula dono do Sítio

[segurança] Edson Fachin recebeu mensagem de ameaça

Edson Fachin vem experimentando as dores e delícias de relatar no Supremo a investigação mais destruidora da história do país.

Na medida em que saem de sua caneta as ações contra as principais autoridades da república, o ministro passou a conviver também com alguns dissabores.

Recentemente, ele recebeu uma mensagem com palavras ameaçadoras. Como não considerou que havia risco iminente, Fachin encaminhou o caso à segurança do STF, mas não alterou a atual rotina

Fonte: Coluna Radar

[política] O Brasil e os três poderes...


[segurança] Polícia encontra 38 bananas de dinamite dentro de carro em cidade do Seridó potiguar


Uma operação da Polícia Civil de Currais Novos, região Seridó potiguar, apreendeu 38 bananas de dinamites e outros materiais usados em ataques a caixas eletrônicos. O caso aconteceu na tarde desta quinta-feira (6). Ninguém foi preso até o momento.

Os explosivos foram encontrados dentro de um carro, na garagem de uma casa. A polícia chegou ao local através de uma investigação, informou o delegado Paulo Ferreira, responsável pela ação.

Após consultar especialistas do Exército, Ferreira explicou que a metade de uma banana de dinamite seria suficiente para explodir um terminal bancário.

No veículo onde estavam as bananas também foram encontradas alavancas, machadinhas, combustível, luvas, bonés camuflados e outros materiais, que seriam usados nos ataques às agências. Partes de outro carro também foram encontradas no imóvel. Não havia sinais de que houvesse alguém morando no local, segundo a polícia.

O carro, segundo o delegado, também tinha modificações internas para facilitar fugas e prender armas e explosivos.

A suspeita é de que uma quadrilha estivesse se instalando no município para cometer crimes na região. "Vários desses municípios já tiveram ataques desse tipo", explicou Ferreira. O imóvel seria um ponto de apoio.

Ainda de acordo com o delegado, o principal suspeito até o momento é um comerciante da região. A esposa dele chegou a ser conduzida à delegacia, mas não ficou presa.

As investigações ainda vão continuar nos próximos dias.

[política] ‘Nós vamos retomar o governo do Brasil’, diz José Dirceu em áudio


José Dirceu (PT), ex-ministro da Casa Civil e homem forte do governo Lula, gravou um áudio para a militância petista dizendo que seu grupo político vai “retomar o governo do Brasil”. No áudio, que circula em redes sociais, Dirceu afirma que os adversários do PT “deram um golpe, rasgaram a constituição, rasgaram o pacto social”.

A gravação dura 45 segundos e teria sido feita por Dimas Roque, dirigente petista que atua na área de mídias digitais. “Quase boa noite em Brasília. Brasília está fria, é coisa rara. Aqui é o Zé Dirceu, estou aqui com o Dimas. Quero mandar um abraço fraterno, afetivo, de gratidão a todos. Continuo firme, de pé e na luta.

Como vocês sabem, nós vamos retomar o governo do Brasil. Eles tomaram na mão, deram um golpe, rasgaram a Constituição, rasgaram o pacto social, mas o povo está conosco. Vamos voltar. Um grande abraço. Tuiteiros do PT, na luta”, diz o ex-ministro no áudio.

Dirceu deixou a cadeia em maio, após a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) ter revogado, por 3 votos a 2, a prisão preventiva do ex-ministro. O juiz Sergio Moro acatou a decisão, mas determinou o uso de tornozeleira eletrônica e proibiu Dirceu de manter contato ou se encontrar com investigados na operação e de sair dos limites da cidade onde declarou residência — no caso, Brasília.

O ex-ministro tinha sido preso em 3 de agosto de 2015, nove meses após ter deixado o presídio da Papuda, no Distrito Federal, para cumprir prisão domiciliar no escândalo do Mensalão. Ele foi o alvo principal da 17ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Pixuleco, em referência ao nome supostamente usado por petistas para se referir a propina.

Fonte: Veja

sexta-feira, 7 de julho de 2017

[política] Ministério Público investiga reformas e construções em Felipe Guerra

Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, através da 2ª Promotoria da Comarca de Apodi instaurou um Inquérito Civil para investigar a Prefeitura de Felipe Guerra com o objetivo de apurar supostas irregularidades na contratação da Empresa DANDARA & AMORIM CONSTRUÇÕES LTDA – ME, para serviços de construções, reformas e ampliações de Postos de Saúde na zona rural e realização de serviços de restaurações e de reformas das Escolas Municipais.

O fato é atribuído ao prefeito Haroldo Ferreira Prefeito do Município. O promotor de Justiça responsável é Hugo Victor de Freitas Leite.

[política] Vereador apodiense é acusado de Violar os Princípios Administrativos

Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, através da 2ª Promotoria da Comarca de Apodi, entrou com uma Ação Civil Pública acusando o vereador Charton Heston Rego Noronha e mais duas pessoas, Antonio Marcos de Carvalho e Antonio Carlos Gomes de Oliveira de Violar os Princípios Administrativos.

A ação agora está no gabinete judicial do município e eles terão que responder pelo caso.

O blog do Jair Gomes entrou em contato com o vereador para saber mais informações. O parlamentar disse que não sabe do que se trata e que em breve, quando for comunicado, daria resposta a sociedade. "Preciso ver do que se trata para poder tecer algum comentário", comentou.

[economia] Garota de programa de luxo, que cobra uns R$ 3 mil, faz rifa para superar a crise


Veja como a crise atinge todos os setores. Uma garota de programa de luxo, que cobra uns R$ 3 mil pelos, digamos, serviços, está fazendo uma rifa.

São 100 números, e cada um custa R$ 30. Quem for sorteado… você sabe.

Fonte: O Globo

[segurança] Moradores queimam pneus e fecham RN-118 após 4 mortes em acidentes


Um protesto de moradores de Ipanguaçu, distante 214 quilômetros de Natal, fechou a RN-118 na manhã desta sexta-feira (7). Os manifestantes reclamam da má condição da via, que seria a explicação para vários acidentes no local.

Entre o último sábado (1º) e a segunda (3), três pessoas morreram em colisões na RN. A quarta vítima, que havia sido socorrida para o hospital no sábado, morreu na última quarta (5), segundo os manifestantes.

Em todos os casos, as batidas teriam sido motivadas pelos buracos no asfalto.

O protesto aconteceu cerca de um quilômetro após o centro de Ipanguaçu, no local onde ocorreu o último acidente com morte, na segunda-feira (3).

Populares queimaram pneus e interditaram os dois lados da rodovia. De acordo com eles, a estrada só vai ser liberada quando receberem uma resposta do governo estadual sobre soluções para o problema.

"A gente quer alguma luz, porque os moradores não aguentam mais. Só vamos sair quando vier alguma resposta do governo, porque as autoridades já foram procuradas, mas não fizeram nada. A estrada está cheia de buracos que causam perigo e esses acidentes graves", disse a biomédica Alêssa Rocha, uma das manifestantes.

Reforma

Segundo nota enviada nesta sexta-feira (7) pela assessoria do governo do Rio Grande do Norte, a reforma da RN-118, no trecho entre Itajá e Macau, será contemplada dentro de um investimento de R$ 20 milhões aprovado pelo Ministério dos Transportes.

"Ainda sobre a RN- 118, existe um projeto executivo para restauração de um trecho de 54 km, com investimento de R$ 37 milhões, recursos oriundos do Governo Cidadão, por meio do acordo de empréstimo do Banco Mundial", informou o governo.

[segurança] Por falta de dinheiro, PRF suspende serviços e reduz horário de atendimento ao público no RN

redução de serviços anunciada pelo Departamento Nacional da Polícia Rodoviária Federal, em razão da falta de recursos, também vai afetar as atividades realizadas no Rio Grande do Norte. No estado, inclusive, até o horário de atendimento à população vai ser diminuído. Na tarde desta quarta (5), segundo a assessoria de comunicação do órgão no estado, será definido se algum posto de fiscalização será fechado.

No Rio Grande do Norte, sete postos funcionam efetivamente e um, localizado na BR-304, em Lajes, opera esporadicamente. “Vamos fazer uma coletiva logo mais à tarde e explicar toda essa situação. Até o momento todos os postos seguem funcionamento normalmente, mas pode ser que isso mude”, ressaltou o inspetor Roberto Cabral, no núcleo de comunicação da PRF no estado.

A mudança no horário de atendimento e a suspensão dos serviços acontecem a partir do dia 10 de julho. “Até agora, a PRF vem atendendo sempre de 8h às 12h e de 13h às 16h. A partir do dia 10 será apenas de 9h às 13h”, afirmou Cabral.

O que vai acontecer

Com limites para a aquisição de combustível, manutenção e diárias, a PRF anunciou as seguintes medidas que valem para todo o território nacional:

  • Suspensão imediata das atividades aéreas (policiamento e resgate aéreo);
  • Redução imediata dos deslocamentos terrestres de viaturas em patrulhamento;
  • Desativação de unidades operacionais;
  • Alteração do horário de funcionamento das unidades administrativas, com priorização de atendimento ao público entre 9h e 13h.

A PRF diz que os cortes de serviços decorrem de um contingenciamento de verbas decretado pelo governo federal em março deste ano, e que buscará diminuir o prejuízo no atendimento de ocorrências emergenciais.

[política] Janot pede abertura de inquérito para investigar governador e deputado do RN


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito para investigar o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), e o deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) com base nas delações de executivos da JBS.

Apresentado na semana passada por Janot, o pedido só foi tornado público no sistema do Supremo nesta quarta-feira (5).

Em nota conjunta, Robinson Faria e Fábio Faria, reforçaram o posicionamento feito após denúncia de delator e afirmaram que conheceram a JBS no período eleitoral e confirmam que receberam "doações da empresa citada, somente durante o período de eleições, oficialmente, legalmente, devidamente registradas na Justiça Eleitoral e sem qualquer contrapartida nem ato de ofício"

Ao STF, Rodrigo Janot também pediu que o caso seja sorteado para um novo relator, por não ter relação com as investigações da Lava Jato. As delações da JBS estão sob a relatoria do ministro Edson Fachin.

[polícia] Trote universitário no RN acaba com caloura em coma alcoólico e três estudantes presos

Três alunos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, que fica em Mossoró, no Oeste potiguar, foram presos em flagrante na tarde desta quinta-feira (6) depois que uma caloura, de 17 anos, entrou em coma alcoólico durante um trote. Os estudantes cursam Ciência e Tecnologia.

De acordo com o boletim de ocorrência, a garota é menor de idade e foi levada desacordada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto de São Manoel. Uma funcionária da unidade teria avisado a polícia e os três alunos que socorreram a garota foram levados pelos policiais.

Eles foram autuados em flagrante por fornecer bebida alcoólica a menor de idade.

Ainda de acordo com o boletim, um dos alunos que foi conduzido afirmou que outros estudantes 'instigavam e ordenavam que os alunos novatos ingerissem bebidas alcoolicas'. Ainda em depoimento, ele afirma que participou da compra das bebidas em um supermercado da região.

Ele percebeu que a garota estava passando mal, mas acreditava que era pelo calor. Depois, a menina desmaiou, foi socorrida e passa bem.

Os três estudantes foram autuados e após o flagrante pagaram fiança e foram liberados para responder ao processo em liberdade.

[educação] Escola Agrícola abre 700 vagas para alunos do ensino médio no RN

A Escola Agrícola de Jundiaí da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EAJ/ UFRN), abriu 700 vagas em 12 cursos técnicos. As oportunidades são para alunos matriculados no ensino médio da rede estadual de ensino e estão distribuídas em 13 municípios potiguares. Elas foram disponibilizadas através do Programa MedioTec, do governo federal.

Os estudantes interessados podem efetuar as inscrições através do site da instituição até o dia 2 de agosto. É necessário preencher um formulário online com seus dados. O resultado da seleção será divulgado dia 4 de agosto.

As vagas disponíveis estão nos cursos de Agroecologia, Fruticultura, Agropecuária, Agricultura, Administração, Logística, Mecânica, Eletromecânica, Química, Modelagem do Vestuário, Produção de Moda e Guia de Turismo.

Elas estão distribuídas em Natal, Mossoró, Assú, Macaíba, Governador Dix-Sept Rosado, Ipanguaçú, Patú, Monte Alegre, Passa e Fica, Serra Caiada, Santo Antônio, Senador Elói de Souza e Vera Cruz.

[política] Maia disse a Tasso que manterá equipe econômica se assumir a vaga de Temer

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, conversou com o senador Tasso Jereissati (CE), comandante interino do PSDB. Foi um diálogo franco. Falaram sobre a hipótese de afastamento do presidente da República. Tasso queria saber o que Maia faria se o trono lhe caísse no colo. E o substituto constitucional de Michel Temer esboçou alguns compromissos. Entre eles o de manter a equipe econômica, retomar a reforma da Previdência e higienizar o gabinete ministerial. Chegou mesmo a dizer que não hesitaria em deslocar do Planalto o seu sogro, Moreira Franco, hoje ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência.

Depois desse encontro, ocorrido na quarta-feira, Tasso e outros tucanos, que não suportavam a ideia de ter que chamar Rodrigo Maia de presidente da República, passaram a tratá-lo como um mal menor diante do caos —ou de Temer, que avaliam ser a mesma coisa. A cúpula do DEM assegura que não há uma conspiração contra Temer. Não precisa. Quando um presidente escapa ao controle e consome a si mesmo, o primeiro nome da linha sucessória cresce como cipreste à beira do túmulo. Maia não precisou tramar contra Temer. Pelo contrário, mantém um comportamento discreto.

Temer sabe como essas coisas funcionam. Ele era um vice-presidente “decorativo” quando o derretimento de Dilma Rousseff o levou a afirmar que ”ninguém vai resistir três anos e meio com esse índice baixo” de 7% de aprovação. Ou que o país precisa de alguém que ”tenha a capacidade de reunificar a todos”. Não imaginou que um ano depois, acomodado na poltrona de presidente, entraria num processo de autocombustão capaz de transformar Rodrigo Maia numa opção para o pós-Temer.

Na noite de quarta-feira, às vésperas de voar para a reunião do G-20, na Alemanha, Temer reuniu seus ministros para cobrar lealdade e empenho na obtenção de votos para derrubar na Câmara a denúncia que o acusa de corrupção. Entre os ministros que ouviram o apelo estava, por exemplo, Fernando Bezerra Filho (Minas e Energia). Horas antes, seu pai, o senador homônimo Fernando Bezerra (PSB-PE), conversava sobre o esfarelamento de Temer com o colega Agripino Maia, presidente do DEM, partido do ministro Mendonça Filho (Educação), outro auxiliar a quem Temer dirigiu seus apelos.

A conversa entre Bezerra e Agripino envolveu também os senadores tucanos Tasso Jereissati e Cássio Cunha Lima, correligionários de mais três ministros submetidos às cobranças de Temer: Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo), Aloysio Nunes (Relações Exteriores) e Bruno Araújo (Cidades). Os auxiliares do presidente gostariam de ajudá-lo. O tucano Aloysio chegou a veicular um vídeo defendendo Temer. Mas a Esplanada dos Ministérios não controla Legislativo. Pior: Temer não segura nem as rédeas do seu PMDB.

Pemedebista como Temer, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Rodrigo Pacheco (MG), jacta-se de sua “independência”. Atravessou no caminho do presidente um relator duro de roer para a denúncia que lhe pesa sobre os ombros: Sergio Zveiter (RJ), outro peemedegista que tem orgulho de ser “independente.”

O Planalto receia ser surpreendido por um relatório de Zveiter a favor da concessão de licença para que o Supremo Tribunal Federal transforme Temer em réu, afastando-o da Presidência por pelo menos 180 dias. ”Se o relator, que é do PMDB, der um voto para afastar o Temer, cai uma pilastra. Aí não tem jeito. Quer coisa mais significativa que isto?”, perguntou o tucano Tasso nesta quinta-feira.

As coisas poderiam estar melhores para Temer. Mas o presidente escolheu o seu próprio caminho para o inferno ao receber no escurinho do Jaburu o delator Joesley Batista, da JBS. Já estava cercado de amigos e auxiliares presos e investigados. E tornou-se o primeiro presidente da histório a ser denunciado por corrupção no exercício do cargo. Para complicar, desligou-se da realidade. Diz que a denúncia da Procuradoria é “ficção” e que tudo vai acabar bem porque ”temos um projeto” e a “crise econômica no Brasil não existe”.

Um governo em que o presidente fabrica a partir do nada uma encrenca que pode lhe custar o mandato não precisa de adversários. “A crise caminha com suas próprias pernas”, disse ao blog um dirigente do DEM, para realçar que Rodrigo Maia “não procurou ninguém, foi procurado.” Diante do assédio, acrescentou o apologista de Maia, ”ele não pode continuar como uma esfinge. Precisa falar sobre o futuro, sob pena de se descredenciar como condutor da transição.”

quarta-feira, 5 de julho de 2017

[economia] Petrobras reduz preço do gás de cozinha em 4,5% a partir desta quarta

A Petrobras anunciou nessa terça (4) a redução do preço do gás de cozinha em 4,5%. Os novos preços entram em vigor nesta quarta (5), conforme previsto pela nova política da companhia para o combustível.

O corte anunciado nesta terça será aplicado no gás liquefeito de petróleo (GLP) vendido em botijões de 13 quilos, mais consumido em residências, que passou a ser ajustado uma vez por mês, segundo política anunciada pela companhia no início de junho.

A empresa estima que, se o repasse for integral, o preço do botijão cairá 1,5%, ou R$ 0,88. No mês passado, a empresa havia aumentado o preço do produto em 6,7%.

Na segunda-feira (3), a companhia anunciou um corte de 5% no preço do GLP vendido em vasilhames maiores, mais usados por consumidores industriais e comerciais.

Os dois produtos têm preços diferentes desde 2003, quando o CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) definiu que o gás vendido a residências deveria ser mais barato do que o combustível vendido a indústria e comércio.

Fonte: Folha de São Paulo

[publicidade] Primeiro Bairro Planejado de Apodi tem 45% dos lotes vendidos em apenas 55 dias


O primeiro Bairro Planejado de Apodi não para de crescer e dá mais um passo para o sucesso, em apenas 55 dias já foram vendidos 45% dos lotes disponíveis.

O mercado imobiliário volta a aquecer o comércio local com a implantação do novo empreendimento. A avenida principal já está calçada e as ruas começam a ganhar forma. Para o proprietário da MN Imóveis, Márcio, o negócio é sucesso total.

As obras estão a todo vapor e alguns novos proprietários dos imóveis já começaram a construir suas casas.
O empreendimento conta com uma mega infraestrutura de Pórtico de Entrada, Rede de Água, Rede Elétrica, Pavimentação, Praça, Parque Infantil, Espaço para Creche, Espaço para Posto de Saúde, Posto Policial, Pista de Cuper e Campo de Futevôlei.

O novo Bairro planejado de Apodi está localizado na Zona Norte da cidade, vizinho ao Bairro Pequé. Em sua fundação foram projetados 288 lotes, todos medindo 12 x 30 metros.

A área é 100% legalizada e as parcelas são a partir de R$ 197,91 mensais.

Para adquirir um lote é fácil e rápido. Sem consulta ao SPC e ao SERASA. Após a assinatura do contrato já é possível da início a construção de sua residência. Contacte os nosso revendedores através do fone (84) 9.9182-9527, 9836-6484 ou ainda 3391-2745 e 9849-0111.

[política] Prefeito de Apodi nomeia novo nome para assumir a secretaria de Administração


O prefeito de Apodi, Alan Silveira, nomeou a contadora Ariana Dantas para assumir a Secretaria de Administração e Planejamento do município. A publicação foi feita na edição desta terça-feira (04), do Diário Oficial.

"O ex-secretário Luciano Moura pediu exoneração devido a incompatibilidade de horários com outro vínculo empregatício, na qual exerce no ramo privado. Luciano passou seis meses a frente da pasta, onde desempenhou sua função com ética, responsabilidade e competência", afirma assessoria.

[política] Aécio Neves se diz vítima de trama ardilosa

Após 46 dias fora do Congresso Nacional, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) fez seu primeiro discurso nesta terça-feira, 4. Em sua defesa, considerada muito fraca, o tucano não citou o procurador-geral da Republica, Rodrigo Janot, mas afirmou ser vítima de uma “trama ardilosa” e que seus familiares foram usados como “massa de manobra” por pessoas com “ausência de caráter”.
O senador também fez defesa do governo do presidente Michel Temer. “Fui eu, na condição de presidente do partido (PSDB), que condiciou nosso apoio ao cumprimento dessa agenda (de reformas)”, afirmou.

O tucano esteve afastado por determinação do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 18 de maio, após ser acusado de corrupção passiva e obstrução de Justiça. Já no dia 30 deste mês, o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, determinou o restabelecimento da situação jurídico-parlamentar.

[política] Aécio Neves diz que Joesley é um criminoso confesso de mais de 200 crimes


O senador Aécio Neves (PSDB-MG) negou, nesta terça-feira (4), acusações feitas contra ele, disse que é vítima de uma “armação” e destacou que o seu retorno ao Senado se dá “pela estrita observância da lei, pelo respeito a direitos assegurados e pelo que determina a Constituição”.

— Não cometi crime algum. Não aceitei recursos de origem ilícita, não ofereci ou prometi vantagens indevidas a quem quer que fosse e tampouco atuei para obstruir a ação da Justiça, como me acusaram — disse.

Aécio afirmou que, durante os mais de 30 anos de sua vida pública, sempre atuou na defesa do interesse público, na preservação do patrimônio dos brasileiros e na correção de injustiças que, segundo ele, impedem o Brasil de alcançar a condição a que tem direito. Sobre os fatos revelados na delação do empresário Joesley Batista, Aécio diz ter sido vítima de uma armadilha “engendrada e executada por um criminoso confesso de mais de 200 crimes”.

— Quero reafirmar meu compromisso e minha crença na necessidade de continuarmos avançando em uma ousada agenda de reformas que, aliás, foi a razão do apoio do PSDB ao governo do presidente Michel Temer — disse.

[segurança] Centro de Operações de Segurança do RN tem 29 câmeras desligadas após fim de contrato


O Centro Integrado em Operações de Segurança Pública do Rio Grande do Norte teve 29 câmeras de monitoramento desligadas, no último domingo (2). O coronel Kleber Caldas Macedo, comandante do Ciosp, afirma que as câmeras foram desligadas após encerramento de contrato com uma empresa terceirizada que prestava serviço.

No entanto, de acordo com ele, o serviço de monitoramento continua funcionando, pois o Ciosp dispõe de outras 30 câmeras próprias e ainda conta com convênio firmados com prefeituras.

"O prazo de prestação de serviço dessa empresa terceirizada terminou e o contrato não podia ser renovado. Então, as câmeras foram desligadas do Ciosp. Claro que quando isso acontece sempre existe algum tipo de prejuízo, mas estamos trabalhando para fortalecer e aumentar esse monitoramento em todo o estado", comenta o coronel Macedo.

O oficial da Polícia Militar explica que, além das 30 câmeras próprias que o Ciosp dispõe, nesta terça-feira (4) estão funcionando também 9 câmeras integradas da prefeitura de São Gonçalo do Amarante integradas ao Centro e, nesta quarta-feira (5), câmeras da prefeitura de Natal voltarão a fazer parte do monitoramento do Ciosp.

"Além disso, está em andamento um processo de aquisição de mais 140 câmeras, através do programa Governo Cidadão. Esse processo está em fase de licitação e acreditamos que até o fim deste mês ele seja finalizado para que as câmeras sejam instaladas", informou.

[política] Temer voltou a encontrar Gilmar Mendes fora da agenda


O denunciado Michel Temer voltou a se reunir com seu potencial juiz Gilmar Mendes. Foi o segundo encontro em menos de uma semana. Deu-se na manhã de segunda-feira, informou o Jornal Nacional. Novamente fora da agenda.

Procurado, Gilmar informou que não foi uma conversa entre denunciado e magistrado. Falaram como presidentes do TSE e da República. Sobre o quê? As eleições de 2018 e a biometria, que permite identificar o eleitor pelas digitais.

Na semana passada, Gilmar recebera para o jantar Temer e um par de ministros investigados no Supremo Tribunal Federal. Mastigaram a troca de comando na Procuradoria-Geral da República. Mas o tema central foi reforma política, assegura Gilmar.

Perguntou-se ao ministro do Supremo o que diria se o juiz Sergio Moro recebesse o encrencado Lula ou o encalacrado José Dirceu. E Gilmar: “…Não veria problema de Moro receber o presidente Lula”.

A despeito de toda a normalidade, não convém a Temer continuar encontrando Gilmar assim, à margem da agenda. Marcela Temer vai acabar se abespinhando.

Fonte: JOSIAS DE SOUZA

[esporte] ABC perde mais uma dentro de casa, a quarta seguida

POR MARCOS LOPES

Depois de perder para Náutico, o lanterna da competição dentro de casa por 1×0 e a quarta partida seguida na Série B, a segunda seguida dentro de casa, o treinador Geninho avaliou assim a partida e o momento do time alvinegro: ” Dificil você explicar derrotas a cada jogo, time foi muito mal, muito mal, não conseguia se aproximar, errava passes, queria fazer ligação direta e isso deu ao Náutico ânimo para se arrumar e nós tivemos dificuldades para furar o bloqueio. O time caiu muito de produção, algumas peças cairam muito de produção e o adversário vem jogar no nosso erro, mas o nosso time não tem competência para virar e vai entrando no fator psicológico, tem jogador apavorado de jogar aqui, então alguma coisa tem que se fazer. A gente sabe a situação do ABC que não é um time que possa sair no mercado, mas alguma coisa tem que fazer. Infelizmente aqui não estamos tendo peças,

Deixar o comando do time: “De repente é a minha hora de ir embora, já tirei deste grupo tudo o que podia tirar e o grupo não está rendendo. Tem que sentar com calma e ver o que é melhor para o ABC. Se o melhor for a minha saída eu vou embora do mesmo jeito que cheguei. Depois que acaba o jogo eu não posso fazer mais nada para mudar o resultado, tenho que analisar com calma. Pode ser que o caminho seja a minha saída, mas pode ser que não seja. A realidade financeira do clube todos nós sabemos, todos nós sabemos que precisamos de peças, a diretoria não tem condição. Tem que mudar com o grupo e de repente a mexida é trocar o comando, o time vem de quatro derrotas e a troca de comando é uma coisa natural. Tem 50% de ficar e sair”.

Leonardo Arruda, vice de futebol: ” Geninho tem todo o crédito, a gente sabe que existem alguns atletas que devemos contratar mas nós queremos a permanência dele. Não podemos jogar a culpa no torcedor, vamos fazer uma readequação. Já passamos por situações piores e com a certeza a gente vai ajustar”.

[política] PF pede inclusão de Temer em inquérito junto com Henrique Alves contra o “cartel” do PMDB da Câmara


Em relatório encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal pediu que o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) sejam incluídos no rol de investigados de um inquérito já instaurado contra o PMDB na Câmara dos Deputados no âmbito da Operação Lava Jato.

O processo em questão possui atualmente 15 investigados, entre eles o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o doleiro Lúcio Funaro, o líder do governo no Congresso, André Moura (PSC-SE), o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), a ex-prefeita de Rio Bonito (RJ) Solange Almeida e o lobista Fernando Falcão Soares, o Fernando Baiano, um dos delatores da Operação Lava Jato.

O inquérito foi instaurado a partir do desmembramento do “inquérito-mãe” da Lava Jato, por determinação do então ministro Teori Zavascki, que atendeu a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e dividiu as investigações por partidos políticos.

Em despacho assinado em 26 de junho, o delegado Marlon Oliveira Cajado dos Santos, da Polícia Federal, comentou o avanço das investigações e citou o acordo de colaboração premiada firmado por executivos do Grupo J&F.

De acordo com o delegado, com a deflagração da Operação Patmos, foi possível observar, em um dos anexos, conversas entre Joesley Batista e o presidente Michel Temer, “onde o primeiro comunica que estaria efetuando pagamentos a Lúcio Bolonha Funaro e Eduardo Cunha, supostamente, para mantê-los em silêncio acerca dos ilícitos envolvendo atividades da J&F Investimentos, além de planos para corromper de juízes e procurador da República responsáveis pelas ações penais decorrentes das investigações das Operações Sépsis, Cui Bono e Greenfield”.

O delegado observou ainda que surgiram “novos relatos” que confirmaram as atuações do PMDB da Câmara junto à Caixa Econômica Federal, e “citando o suposto envolvimento de outras pessoas com foro originário no STF”, entre elas o presidente Michel Temer, Padilha e Moreira Franco.

O relator do inquérito, Edson Fachin, deve decidir se inclui Temer no rol de investigados depois do recesso do Judiciário, que vai até 31 de julho.

“Comissão”

Em depoimento no início de junho, Funaro disse à Polícia Federal que Temer fez uma “orientação/pedido” para que uma “comissão” de R$ 20 milhões proveniente de duas operações do Fundo de Investimento do FGTS fosse encaminhada para a sua campanha presidencial de 2014 e, também, para a de Gabriel Chalita à Prefeitura de São Paulo, em 2012.

Temer já foi denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por corrupção passiva. O presidente também é investigado por obstrução de justiça e participação em organização criminosa.

A Polícia Federal concluiu que o presidente cometeu o crime de obstrução à investigação de organização criminosa em relatório encaminhado ao STF no dia 26 de junho, no qual também vê a mesma conduta criminosa do ex-ministro do governo Temer Geddel Vieira Lima e de Joesley Batista.

Fonte: EXAME

terça-feira, 4 de julho de 2017

[política] Setenta e cinco municípios do RN têm gastos com pessoal acima do limite legal, diz TCE

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte identificou que, dos 167 municípios do estado, 75 deles têm gastos com pessoal acima do limite legal (veja AQUI a lista) – que é de que é de 54%.

“Será necessária uma economia de R$ 187,5 milhões nos próximos meses por parte desses municípios para que as despesas voltem aos patamares exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, alerta o órgão. O gasto total dos municípios no RN, ainda de acordo com o TCE, é de cerca de R$ 14 bilhões.

Os dados do levantamento, realizado pela Diretoria de Assuntos Municipais, mostram que cerca de 45% das prefeituras estão acima do limite legal e que esse excedente totaliza R$ R$ 187.554.420,70. Algumas das maiores cidades do estado, como Natal, Mossoró, Parnamirim, Caicó, Apodi entre outras, constam da lista.

“Há casos onde a receita está quase que inteiramente comprometida com as despesas de pessoal, como em São José do Campestre, que tem 76% da sua receita gasta com o pagamento de pessoal, e Cerro Corá, que chegou a 69% de comprometimento. Natal chegou a 54,9% e Mossoró a 60,37%”, revela o tribunal.

[política] Eunício Oliveira assume presidência da República no lugar de Temer


A decisão do presidente Michel Temer de ir à reunião do G20, na Alemanha, colocará o País sob o comando de uma terceira autoridade diferente em menos de 20 dias: o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), segundo O Estado de São Paulo.

Isso porque Temer deve viajar entre os dias 7 e 8 de julho, quando o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), primeiro na linha sucessória, também estará impedido de assumir o comando da Nação. A razão é que Maia tem um compromisso na Argentina no mesmo período, entre quinta-feira, 6, e sábado, 8.

Não fosse a coincidência, esta seria a segunda vez que o presidente da Câmara assumiria o Palácio do Planalto em menos de três semanas. A última vez ocorreu em 19 de junho, quando Temer viajou à Rússia e Noruega. Com a ausência das duas autoridades, Eunício deve ficar como presidente em exercício durante o período.

[oportunidade] Escola Agrícola prorroga inscrições para professor no RN; 48 vagas são ofertadas

As inscrições para seleção de professores da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), que fica em Macaíba, na Grande Natal, foram prorrogadas até esta quarta-feira (5). As informações sobre a seleção estão disponíveis no site da instituição.

São 48 vagas para professores dos cursos técnicos do MedioTec em Administração, Agroindústria, Agronegócio, Contabilidade, Cooperativismo, Finanças, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Qualidade, Química e Redes de Computadores.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por email (etecps@eaj.ufrn.br). Para concorrer, os candidatos precisam ter curso técnico ou superior na área do curso para o qual pleiteiam vaga e experiência, devidamente comprovada, de, no mínimo, um ano de magistério.

Os professores selecionados atuarão nos cursos da modalidade a distância, com encontros presenciais nos municípios de Acari, Apodi, Assú, Caicó, Caraúbas, Ceará-Mirim, Currais Novos, Goianinha, Ipanguaçu, Itajá, Jaçanã, João Câmara, Lajes, Macaíba, Macau, Martins, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, São João do Sabugi, São José de Mipibu, São Paulo do Potengi, Touros e Vera Cruz.

[política] Deputado Dison Lisboa recebe tornozeleira e deixa prisão

O deputado estadual Dison Lisboa(PSD), deixou a prisão na tarde desta terça-feira(04), após receber uma tornozeleira eletrônica fornecida pela Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania. O parlamentar estava preso desde a madrugada do sábado (1º), no Comando Geral da Polícia Militar, em Natal. Após passa por exame de corpo delito, foi liberado.

Dison Lisboa tem condenação de cinco anos e oito meses por apropriação de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio, quando era prefeito de Goianinha.

[política] Lula e Bolsonaro polarizam a disputa presidencial


Levantamento do Paraná Pesquisas no Pará mostra que o ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida pela disputa presidencial com 28,1% das intenções de voto contra 16,8% do deputado Jair Bolsonaro (PSC).

Em terceiro aparece Marina Silva (Rede) com 12,7%, seguida pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa com 10,6% e pelo prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), com 8,3%.

Ciro Gomes (PDT) aparece em sexta com 5,7% e o senador Alvaro Dias (PV) teria 2,4%, em sétimo.

Para 10,4% dos eleitores, nenhum dos candidatos deveria ser votado e 5,1% não souberam responder.

Em um segundo cenário, com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como candidato do PSDB, Lula teria 28,4% contra 18,2% de Bolsonaro.

Marina apareceria em terceiro com 12,6%, seguida por Barbosa (11,5%), Ciro (5,7%), Alckmin (5,1%) e Dias (3,1%).

Nesse caso, 10,6% não votariam em nenhum dos candidatos e 4,7% não souberam responder.

A pesquisa também questionou em quem o eleitor não votaria “de jeito nenhum”.

Nesse quesito, Lula é rejeitado por 46,5% dos eleitores, Alckmin aparece em segundo com 22,4% e Bolsonaro 20%.

Marina Silva é rejeitada por 19,7% dos parenses, seguida por Ciro (16,9%), Dória (13,1%), Dias (12%) e Barbosa (10,8%).

Apenas 3,8% dos entrevistados disseram que poderiam votar em qualquer dos candidatos e 6,4%.

Governo Temer

Questionados se aprovam ou desaprovam o governo do presidente Michel Temer, 82,4% dos entrevistados disseram desaprovar a administração do peemedebista e 14,5% aprovam a maneira de Temer governar o país.

Apenas 3,1% não souberam ou não quiseram opinar.

[política] Walter acredita na inocência de Henrique


Em entrevista a uma emissora de Caicó o deputado federal Walter Alves disse que acredita na inocência do ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves.

E que à reeleição do seu pai e senador Garibaldi Alves Filho é prioridade do PMDB nas eleições de 2018.

[cotidiano] RN tem fim de semana com chuva em todas as regiões

A meteorologia da Emparn registrou chuvas no fim de semana, da manhã da sexta-feira (30) até a manhã desta segunda-feira (3), em 88 postos pluviômetros monitorados em todas as regiões do Rio Grande do Norte. De acordo com Gilmar Bristot, Gerente de Meteorologia da Emparn, as chuvas que estão caindo são causadas pela atuação do sistema de brisa e instabilidades de origem oceânicas, cenário normal nesse período do ano.

Durante esta semana o tempo deve permanecer nublado com ocorrência de chuvas no Litoral Leste e no Agreste. No interior, a previsão é de céu parcialmente nublado com precipitações isoladas. “Estamos analisando as condições dos ventos e pode ser que as precipitações no litoral se intensifiquem por volta da quarta-feira (5). Essa previsão estará mais definida amanhã”, acrescenta.

As precipitações mais fortes aconteceram na mesorregião Leste: Canguaretama, 129,1 milímetros; Natal, 79,0mm; São Gonçalo do Amarante, 74,3mm; Goianinha, 70,6mm. Choveu ainda em Senador Georgino Avelino; Extremoz; Parnamirim; Espírito Santo; Montanhas; Ceará Mirim e Maxaranguape.

Na mesorregião Agreste, choveu mais forte em São Pedro, 123,2mm; Santa Maria, 73,0mm; Bom Jesus, 54,6mm; Vera Cruz, 53,2mm; Monte Alegre, 47,0mm; Rui Barbosa, 39,9mm; Barcelona, 35,6mm; Ielmo Marinho, 31,2mm. Choveu ainda em Lagoa de Pedras; Bento Fernandes; São Tomé; São Bento do Trairi; Sítio Novo; Jaçanã e Coronel Ezequiel, entre outros municípios.

Na mesorregião Oeste, choveu em Tenente Ananias, 83,0mm; Venha Ver, 80,0mm; Francisco Dantas, 73,3mm; Alexandria, 67,5mm; Major Sales, 66,5mm; Dr. Severiano, 61,3mm; Felipe Guerra, 54,0mm; Paraná, 53,0; José da Penha, 52,9mm; Marcelino Vieira, 52,0mm; São Francisco do Oeste, 47,0mm; João Dias, 40,0 e Martins, 38,0mm. Choveu ainda em Pau dos Ferros; Campo Grande; Água Nova; Pilões; Umarizal e Antônio Martins, entre outros municípios.

Na mesorregião Central, choveu em São Bento do Norte, 50,0mm; Pedro Avelino, 26,3mm; Santana do Matos, 22,0mm; Equador, 20,7mm; Ouro Branco, 16,0mm; Florânia, 14,1mm; Caiçara do Rio dos Ventos, 10,0mm. Choveu ainda em São José do Seridó; Jardim do Seridó; Cruzeta; São Vicente; Caicó, entre outros municípios.

[política] Cunha, Henrique e Geddel presos: Sujeira ao redor dificulta defesa de Michel Temer


Num instante em que Michel Temer vende a alma para enterrar na Câmara a denúncia em que a Procuradoria-Geral da República o acusa de corrupção, a Polícia Federal prendeu mais um integrante do grupo do presidente: Geddel Vieira Lima. Ele reforça o time de políticos que costumavam frequentar os jantares do Palácio do Juburu e passaram a comer as questinhas servidas na cadeia.

Antes de Geddel, foram em cana Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves. Investigado por suspeita de corrupção, Geddel foi preso por tentar atrapalhar o trabalho dos investigadores. Ele estaria pressionando o doleiro Lúcio Funaro, dono de segredos insondáveis sobre a roubalheira do PMDB, para não virar um delator. Ironicamente, o Planalto agora teme que o próprio Geddel, ex-ministro de Lula e Temer, ex-vice-presidente da Caixa Econômica sob Dilma Rousseff, passe a flertar com a hipótese da delação.

Michel Temer se esforça para convencer o país de que a denúncia que o retrata como um corrupto não passa de uma peça de “ficção” do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Simultaneamente, os integrantes do staff político do presidente passam por um acelerado processo de apodrecimento. Quem não está preso é porque tem foro privilegiado.

Com tanta sujeita ao redor, fica cada vez mais difícil para o presidente demonstar que sua biografia continua limpinha. Não há mais espaço para otimismo. Os pessimistas já não conseguem enxergar luz no final do túnel. Os muito pessimistas perceberam que roubaram o túnel.

Fonte: JOSIAS DE SOUZA