logo

sábado, 10 de setembro de 2016

[educação] 77 das 100 melhores escolas do País estão no Ceará, mostra Ideb

77 das 100 melhores escolas do País estão no Ceará, mostra Ideb
No que se refere aos primeiros cinco anos do ensino fundamental, 77 das 100 melhores escolas públicas do Brasil estão no Ceará. Os números que impressionam são do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativos a 2015 e foram divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Esse é apenas um dos parâmetros em que o Ceará se destaca na primeira parte do ensino fundamental. As 24 primeiras posições são todas ocupadas por escolas do Estado. Os desempenhos mais significativos são das escolas municipais São Joaquim, em Coreaú, e Emílio Sendim, em Sobral. Ambas lideram o ranking com nota 9,8 no Ideb.

Combate à infrequência, avaliações semanais que baseiam o planejamento da semana seguinte e o ensaio de um tempo integral que oferece reforço escolar no contra-turno são três das ações destacadas pela diretora da Emílio Sendim, Mílvia Carvalho. A escola saiu de uma nota 7,4 na última avaliação, em 2013, para a atual 9,8.

A excelência se dá também, conforme a gestora, pela especialização da escola no nicho determinado do ensino fundamental — dos 702 alunos, apenas 75 são da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Isso faz com que tenhamos a certeza de que o aluno que sai no 5º ano está com a alfabetização consolidada. E nos dá mais garantia de que ele obterá sucesso nas próximas etapas de ensino”, comemora Mílvia.

Outros índices

Tanto nos primeiros anos do ensino fundamental quanto nos finais, do 6º ao 9º, o Ceará é quem apresenta os melhores resultados do Nordeste no Ideb. Na avaliação do 1º ao 5º ano, o Estado é o sexto do País, com nota 5,9, enquanto a média nacional é 5,5 e a do Nordeste 4,8. O Ceará foi também o que mais ultrapassou a meta estipulada, com 1,4 ponto acima dos 4,5 traçados.

Dos 183 municípios cearenses avaliados pelo índice, todos alcançaram a meta. Nesse quesito, apenas o Acre também conseguiu unanimidade nas cidades com meta cumprida para os primeiros cinco anos do ensino fundamental.

Quando são avaliados os dados do intervalo entre 6º e 9º ano, os números até são mais modestos. Mas os 4,8 obtido pelo Ceará ainda nos deixa na quinta posição do País e é superior aos 4,5 da média nacional e aos 4 da região. Além disso, o Ceará foi o único estado do Nordeste que conseguiu superar a meta, com meio ponto acima do objetivo traçado.

Enfocando os dados municipais, Sobral é a cidade com os melhores resultados, liderando o ranking nacional com nota 8,8. Em segundo lugar, outra cidade cearense: Pires Ferreira, com 8,7. Entre os dez municípios do País com melhores notas, quatro são do Ceará. Além das citadas, Deputado Irapuan Pinheiro (5º lugar, com 8,2) e Brejo Santo (6º lugar, com 8,1).

Para alcançar o topo e saltar em um ponto desde a última pesquisa, quando teve nota 7,8, a titular da Secretaria Municipal da Educação de Sobral, Iracema Sampaio, acredita na estruturação da política educacional em três eixos norteadores: fortalecimento da gestão escolar, com escolha de diretores por processo seletivo e autonomia financeira e pedagógica dada ao núcleo gestor; incremento da formação pedagógica, com investimento na formação do núcleo gestor e dos professores e na compra de material didático atualizado; e a valorização do magistério, com gratificações por desempenho.

“Esse terceiro ponto é muito importante porque faz com que os professores se redescubram no oficio de educar”, aponta a secretária. Ela destaca também o alinhamento das políticas do município que fizeram com que todas as escolas apresentem notas muito próximas. “Há um alinhamento no pensamento dos gestores de que é possível fazer, de que os meninos de escola pública têm potencial, desde que seja dada condição a eles de aprender e ao professor de ensinar”, explica.

Outro fator, apontado pelo secretário estadual da Educação, Idilvan Alencar, é a adoção em todos os municípios das medidas preconizadas pelo Programa Alfabetização da Idade Certa (Paic). A formação continuada dos professores, a premiação dos melhores resultados e o apoio aos piores resultados, a determinação do montante de recurso recebido pelo município que deverá ser destinado à educação são algumas das ações destacadas pelo secretário.

“Hoje, uma grande parcela do investimento da Seduc é destinada ao ensino fundamental, porque entendemos que é tarefa do Estado ser parceira do município. Apostar na alfabetização é o que vai nos garantir melhores índices no futuro”, projeta.
Fonte: O Povo
 

[cotidiano] Crise financeira pode elevar risco de suicídio, diz psiquiatra

depressao2
Oferecendo atenção e disponibilidade, o Centro de Valorização da Vida (CVV) recebe mais de um milhão de contatos de pessoas que relatam a vontade de desistir da própria vida. Os motivos para alguém cometer suicídio são diversos, fim de um relacionamento amoroso, as limitações advindas da velhice, e passam também por questões financeiras. No momento em que país vive uma crise e parte da população vive a ameaça da perda do emprego, especialistas apontam que a situação financeira pode ativar pensamentos destrutivos.

Em agosto, casos de supostos suicídios relacionados ao desemprego em São Paulo e no Rio de Janeiro foram divulgados pela imprensa nacional. Em um deles, um homem de 43 anos matou a esposa e os filhos de 7 anos e 10 anos e depois cometeu suicídio. De acordo com as investigações policiais, ele estaria com problemas no trabalho.

“Os momentos de maior risco são os três primeiros meses. Depois disso, normalmente a pessoa se adapta, consegue uma solução, e a ideia de suicídio vai embora”, afirma a coordenadora da Comissão de Combate ao Suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria, Alexandrina Meleiro.

[cotidiano] Aplicativos ajudam a organizar a vida doméstica e a economizar tempo e dinheiro

Resultado de imagem para aplicativos smartphone
Com a correria do dia a dia e a agenda cada vem mais cheia de atividades está cada vez mais difícil dar conta de tudo. É preciso conciliar os compromissos profissionais, lembrar de organizar a vida pessoal, deixar as finanças em dia e manter a casa em ordem, sem contar em cuidar dos afazeres das crianças, quando se tem filhos. Para ajudar e facilitar a vida das pessoas que têm a agenda atribulada, mas não podem deixar os compromissos de lado, existem muitos aplicativos que ajudam a organizar a vida doméstica. Com eles, é possível, inclusive, economizar tempo e dinheiro.

Tudo começa com a organização do tempo. Normalmente, ele é curto para a quantidade de atividades que precisam ser cumpridas. Desde compromissos pessoais, como ir ao salão ou ao supermercado, como profissionais, como reuniões, até as atividades dos filhos, como cursos e esportes, é difícil lembrar de tudo que se tem para fazer. Alguns aplicativos ajudam a organizar a agenda, fazendo com que nenhuma atividade seja esquecida.

[cotidiano] WhatsApp ganha recursos semelhantes ao Snapchat

Resultado de imagem para whatsapp
O WhatsApp Beta foi atualizado e o programa ganhou recursos semelhantes aos do Snapchat. Com a nova versão 2.16.263, é possível adicionar stickers às fotos tiradas pelo aplicativo e dar zoom com apenas uma mão na gravação de um vídeo.

De acordo com o Techtudo, os recursos atualizados só funcionam quando a câmera é ativada pelo aplicativo. Se você usar uma imagem do banco de fotos, não conseguirá adicionar as novidades.

Além disso, há também a possibilidade de fazer desenhos com os dedos sobre as fotos. A nova versão do WhatsApp está disponível na Google Play Store desde a quinta-feira (8).

[concurso] UERN divulga resultado preliminar do concurso público da prova escrita para professores

Resultado de imagem para concurso uern
O resultado preliminar da prova escrita para preenchimento de vagas para professor do Concurso Público da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi divulgado na tarde desta sexta-feira, 9.

Já o resultado para os técnicos administrativos devem ser anunciados ao longo da próxima semana.

Foram ofertadas 116 vagas, sendo 76 para professor e 40 para técnicos administrativos de nível superior e agente técnico administrativo, nível médio.

Mais de 12 mil candidatos se inscreveram para concorrerem as vagas. As provas foram aplicadas no último dia 14 de agosto.

Para fazer a consulta individual clique AQUI

Para ver o resultado da prova individual clique AQUI
Fonte: Defato

[educação] Inscrições para o Exame de Seleção 2017 do IFRN terminam nesta segunda

ifrn natal
As inscrições para o processo seletivo do Exame de Seleção 2017 do IFRN terminam nesta segunda-feira, 12 de setembro.  Foram ofertadas 3023 vagas para os cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição, através do Edital Nº 26/2016.  As vagas foram distribuídas entre 31 cursos em 20 campi do instituto espalhado pelo Rio Grande do Norte.

Os cursos são voltados para os alunos que estão no 9º ano da rede pública ou particular de ensino. O valor da taxa de inscrição é de R$ 20 e o pagamento do boleto pode ser pago até o dia 13 de setembro.

A prova do processo seletivo será aplicada no dia 16 de outubro de 2016, às 13h, no local determinado no cartão de inscrição que estará disponível a partir do dia 10 de outubro, no Portal do Candidato. No dia da aplicação os candidatos deverão comparecer com sua carteira de identidade (ou outro documento com foto), cartão de inscrição impresso e com uma caneta esferográfica preta.

Em caso de perda ou roubo do documento de identificação e não existindo outro documento entre os previstos, o candidato deverá obrigatoriamente apresentar Boletim de Ocorrência Policial, no qual deverá constar a perda ou o extravio do documento, com prazo de emissão de no máximo de 30 dias consecutivos.
Fonte: Agora RN

[saúde] Estudo mostra que garrafinha plástica tem germes que podem causar doenças

garrafa
Pesquisa foi encomendada pela empresa norte-americana Treadmill afirma que a garrafinha de água que normalmente se leva para a academia tem, em média, 313 mil colônias de bactéria por cm², das quais cerca de 60 % pode causar infecções de pele ou generalizadas e pneumonia. Segundo o estudo, isso é mais do que está presente em uma vasilha de água para cachorro.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

[educação] IDEB do fundamental em Apodi cai pela primeira vez e não atinge meta

(Foto: Josemário Alves / Arquivo)
O município de Apodi não superou a meta na educação, proposta pelo Ministério da Educação (MEC), para serem alcançadas em 2015 nas séries 8º e 9º ano do ensino público municipal.

A nota teve uma redução histórica de quatro décimos, quando comparado com o resultado anterior, de 2013. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (08) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). 

Esta foi a primeira vez em que a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Apodi caiu. Em 2013, o município recebeu nota 4,0 para o 8º e 9º ano. Em 2015, a nota foi de 3,6. 
(Arte gráfica / Josemário Alves)
A meta projetada pelo MEC era de 3,9. 

Desde que foi criado em 2007, o IDEB de Apodi sempre apresentou boas notas e superava as metas. 

Em 2007, a meta era 2,7 e o município recebeu 3,1. Em 2009, a meta era 2,9. O município recebeu 3,2. No ano de 2011, Apodi recebeu nota 3,8 para uma meta de 3,1. Já em 2013, a meta era 3,5 e o município foi contemplado com a nota 4.

Município manteve boa nota para 4º e 5º ano
 (Foto: Josemário Alves)
Nas séries 4º e 5º ano do ensino público municipal, o município conseguiu elevar a sua nota e superar a meta do MEC. Foram três décimos a mais do que em 2013. A meta desse ano era 4,9 e o município conseguiu obter 5,3. 

Diferentemente das séries finais do ensino fundamental, Apodi sempre conseguiu progredir no IDEB para o 4º e 5º ano, assim como também conseguiu superar todas as metas. 

O que é o IDEB? 

O IDEB é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10. 

Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. 

Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0.
Fonte: Blog Josemário Alves

[cotidiano] O RN contra a violência doméstica



Violência doméstica é um crime, explícito ou velado, geralmente praticado dentro de casa ou no âmbito familiar, entre indivíduos unidos por parentesco civil ou natural. Inclui diversas práticas, como a violência e o abuso sexual contra as crianças, maus-tratos contra idosos e violência contra a mulher e contra o homem geralmente nos processos de separação litigiosa além da violência sexual contra o parceiro. Colabore com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) a combater esse mal. Denuncie pelo 0800-281-2336. Ninguém pode te calar!
Fonte: SESED

[educação] Felipe Guerra tem 3ª melhor nota em séries iniciais do Rio Grande do Norte, aponta Ideb

O Ministério da Educação divulgou, nesta quinta-feira (8), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. O município de Felipe Guerra destacou-se pelos bons índices na rede municipal de ensino pelo indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos.

Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) apontam o município com nota 5,8 nas séries iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º ano), atingindo a 3ª melhor nota do Estado, empatando apenas com o município de Cruzeta (5.8), e ficando atrás apenas de Santana dos Matos (6,1) e Acari (5,9) no ranking estadual.

As séries finais (8º e 9º ano) também ficaram bem classificadas, com nota 4,1, quando a meta projetada para 2015, era de 3,4.


COMO É CALCULADO O IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). 

O Ideb relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa aprovação. O desempenho é calculado a partir da Prova Brasil/Saeb, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino médio são avaliados em Leitura e Matemática. Os dados de aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da educação Básico, realizado anualmente. 

O Ideb é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.
Fonte: Foco Notícia

[saúde] Especialistas alertam sobre o perigo de jantar após as 19 horas

ewryey
Um estudo publicado pelo jornal ‘Daily Telegraph’ colocou os hábitos cotidianos da maioria da população em xeque. Segundo os especialistas, comer tarde da noite pode causar mais danos ao coração do que dietas ricas em sal.

Cardiologistas de uma universidade turca estudaram mais de 700 homens e mulheres com pressão arterial elevada, e concluiram que a hora do jantar faz uma grande diferença na saúde. Comer duas horas antes de ir para a cama pode deixar seu corpo em estado de “alerta”, de forma que a pressão arterial não fica em níveis corretos durante a noite, e isso aumenta o risco de ataques cardíacos.

A pressão arterial deveria cair em 10% à noite, mas esse valor chega a até 25% no caso de pessoas que comeram duas horas antes de dormir. A dra Ebru Ozpelit, professora adjunta de cardiologia da Dokuz Eylul University, em Imir, disse que a vida moderna leva as pessoas a serem mais negligentes com seus hábitos alimentares. Segundo ela, “precisamos definir uma frequência e intervalo ideais para as refeições, pois isso pode ser tão importante quanto o que comemos”.
Fonte: iBahia

[cotidiano] Felipe Guerra: Leite de jumenta é alvo de investidores; queijo custa R$ 3 mil o quilo

Jumentos recolhidos em estradas pernambucanas são levados ao Parque Ecológico (Foto: Odacy Amorim/ Arquivo pessoal)
Investidores chineses e ingleses têm um projeto ambicioso para ser desenvolvido no sertão potiguar. A ideia é produzir leite de jumenta para a fabricação de um dos queijos mais caros do mundo: o pule. Consumido principalmente na Ásia e Europa, o quilo pode chegar a R$ 3 mil. O local escolhido para a criação dos animais foi o município de Felipe Guerra, cidade com aproximadamente 6 mil habitantes na região Oeste do estado.

O projeto chegou a cidade depois que uma empresa potiguar comprou uma propriedade com 475 hectares na zona rural de Felipe Guerra. A ideia é que os municípios que já fazem o trabalho de captura dos jumentos se responsabilizem pela entrega dos bichos. No entanto, ainda não existe uma previsão para o projeto começar, pois estão na dependência da adesão dos criadores da região.

A ideia foi bem recebida pela associação protetora de animais que recebe jumentos capturados nas estradas. Atualmente, a associação cuida de 700 animais. De acordo com Eribaldo Gomes, responsável pela associação, o uso das jumentas para a produção de leite pode solucionar um problema antigo. "A questão do leite faz com que mais pessoas acreditem nisso e que se encontre uma solução para esses animais", diz.

Nesta quinta-feira (8), representantes da empresa e da prefeitura de Felipe Guerra estiveram em Natal com o secretário de Agricultura do estado, Guilherme Saldanha, que declarou total apoio à abertura da nova atividade econômica. O secretário também projeta a exportação da carne de jumento para o exterior.

"Isso já está acontecendo na Bahia, de forma que se respeite os animais, estão exportando carne e pele de jumento para a China, para o mercado asiático. Encontramos com um grupo de chineses durante a exposição de Lajes, no final de semana, e eles estão interessados nisso também", disse o secretário.
Fonte: G1RN

[segurança] Governo confirma 1.308 homicídios em oito meses e destaca redução de crimes em Natal

A Câmara Técnica de Monitoramento dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) reuniu-se na manhã desta quinta-feira (8) para apresentar os índices da segurança pública no Rio Grande do Norte no período de janeiro a agosto de 2016, bem como as macrocausas da violência no Estado e discutir formas de ampliar as ações de prevenção, visando a redução da criminalidade.

Os dados apresentados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análise Criminal (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) trazem como destaque positivo a redução de cerca de 21% dos assassinatos na capital potiguar no mês de agosto quando comparado com o mês passado. Neste mês foram registrados 42 casos em Natal contra 53 no mês de julho e 56 nos meses de maio e junho. As zonas Norte e Leste de Natal foram as que apresentaram as maiores reduções de crimes letais, 50% e 57% respectivamente.

De acordo com o coordenador de informações estatísticas e análises criminais (COINE) da Sesed, Kleber Maciel, “a redução dos índices de CVLIs na capital em agosto pode ser atribuída a maior ostensividade das forças de segurança pública na cidade que, neste período, atuaram integradas as tropas federais, além das operações que resultaram na prisão de dezenas de infratores envolvidos em atos de vandalismo contra transportes e prédios públicos”.

Já a cidade de Mossoró, apesar de ter apresentado em agosto três casos a mais de CVLIs, em comparação ao mês passado, manteve uma redução de 26,3% em comparação aos meses de maio e junho deste ano. A cidade registrou em agosto 14 casos de assassinatos.

As estatísticas da COINE ainda demonstram que o mês de agosto registrou 166 casos de CVLIs em todo o estado, ou seja, um crescimento de sete casos a mais que o mês de julho deste ano (159). Apesar disso, o mês de agosto manteve a tendência de queda dos índices de CVLIs em comparação ao mês de maio, quando foi registrado o maior pico do ano com 180 casos.

No total, os índices dos oito primeiros meses de 2016 no estado do Rio Grande do Norte ainda são maiores do que o mesmo período de 2015, ou seja, 1.308 CVLIs contra 1.068. A região Leste Potiguar apresentou o maior número de CVLI, com 806 casos, seguido pelo Oeste (307), Agreste (123) e Central Potiguar (72). Natal aparece com 393 registros e Mossoró com 154.

Participaram da consolidação dos dados da COINE, os órgãos membros da Câmara Técnica de Monitoramento do CVLI. Entre eles, estavam representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Estadual da Criança e Adolescente, Conselho Estadual dos Direitos Humanos, além da Sesed.

Apreensões de armas de fogo aumentam

Outro ponto de destaque apresentado está para o crescimento anual de 22,7% na apreensão de armas de fogo (519) na região Metropolitana de Natal em relação ao mesmo período em 2015 (423) e de quase 33% em comparação com 2014 (350), o que demonstra uma maior produtividade das policias.

Crimes relacionados a drogas lideram com 61,2% as macrocausas da violência homicida

Entre as macrocausas da violência homicida, as drogas lideram com 800 casos, ou seja, 61,2% dos crimes registrados, seguido pela violência interpessoal (16,4%).

Apesar do esforço das polícias em apreenderem armas de fogo, ela segue na liderança entre os meios mais utilizados para a prática de CVLIs, em 2016, com 1.134 casos, seguido pela arma branca com 98 registros.

Quanto ao perfil das vítimas, o relatório traz o sexo masculino como o mais vulnerável com 1.238 casos, contra 67 do sexo feminino. Além disso, pessoas entre 16 e 23 anos e 31 à 39 anos e solteiras representam mais de 80% das vítimas. Em agosto deste ano foram registrados 13 casos de CVLIs envolvendo mulheres. 

Confira aqui a íntegra do relatório da Sesed.
Fonte: Sesed/RN



[política] Candidata a vereadora pelo PC do B em Apodi tem registro indeferido


A pré candidata a vereador pelo PC do B, Cassia Moura teve seu pedido de registro junto a justiça eleitoral indeferido. Segundo conta na sentença verificou-se não estarem preenchidas todas as condições legais para o deferimento do registro pleiteado. O vício insanável encontrado no pedido de registro de candidatura diz repeito ao domicilio eleitoral, conforme regra do art. 9° da Lei  nº 9.504/97, Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de, pelo menos, um ano antes do pleito, e estar com a filiação deferida pelo partido no mínimo seis meses antes da data da eleição."

A pleiteante não preencheu  as condições de elegibilidade, tendo sido indeferido seu pedido.
Informações colhidas no TRE RN

[educação] RN tem segundo pior Ideb do país no ensino médio da rede estadual

Municípios do interior de Alagoas apresentaram bons resultados no Ideb 2015 (Foto: Divulgação/Secom Maceió)
A rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte teve o segundo pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015 do país. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (8) pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Com uma nota de 2,8, o ensino médio das escolas estaduais do RN ficou empatado com Alagoas, e só ficou acima de Sergipe (2,6) no ranking nacional. A posição permaneceu a mesma do ano passado. O estado ficou 0,7 abaixo da nota projetada de 2015, que apontava o RN com um índice de 3,5.

O mau desempenho se repetiu nos anos finais do ensino fundamental. A nota da rede estadual de ensino potiguar aumentou de 3,1 para 3,2, mas ficou abiaxo da nota projetada que era de 3,8.

Nos anos iniciais do ensino fundamental o Rio Grande do Norte (3,9) só foi melhor do que Amapá (3,8) e Pará (3,6). O índice cresceu 0,2 em relação ao Ideb de 2011. A meta projetada para 2013 era 3,6.

Na avaliação da secretária estadual de Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa, as notas mostram avanços e desafios para a SEEC: “Quando observamos o desempenho dos anos iniciais do Ensino Fundamental, fica claro que todas as ações de capacitação, acompanhamento, os programas da área, como PNAIC e formação de leitores, e o maior número de professores na rede contribuíram para a melhoria no ensino”.

Em relação às notas dos anos finais e Ensino Médio, que tiveram aumento de 0,1 em relação ao Ideb passado, a titular da Educação apontou para o desafio que o RN, e o Brasil, terão para reverter a média histórica. “Se observarmos os Idebs passados, é uma realidade que se mantém estagnada, principalmente o Ensino Médio, e que teremos de olhar com atenção para formularmos medidas enérgicas para esses alunos”. A secretária ainda lembrou que o projeto de reformulação do Ensino Médio encontra-se em discussão no Congresso Nacional.

Rede privada

A rede privada de ensino do Rio Grande do Norte também ficou abaixo da nota projetada que era de 5,9 para o ensino médio. A nota das escolas privadas do estado foi 4,8.

Nos anos finais do ensino fundamental a nota de 5,6 deixou o RN na frente de Alagoas, Maranhão, Pará e Sergipe. O resultado ficou abaixo da nota projetada de 6,2. Já nos anos iniciais do ensino fundamental, as escolas privadas potiguares alcançaram a nota projetada de 6,3, ficando à frente do Maranhão, Pará e Sergipe.
Fonte: G1RN

[polícia] Em Apodi Indivíduos são presos pelo GTO após invadirem passeata e promoverem tumulto

Na noite desta Quinta feira dia 08/09, Policiais do GTO de Apodi conseguiram prender uma dupla (um maior e um menor de idade), após promoverem tumulto numa movimentação politica (passeata) que acontecia no Bairro Betel. 

A dupla foi reconhecida por populares, no momento em que exibiram uma arma de fogo do tipo 12 de fabricação caseira, em meio ao povo que participava da passeata, gerando grande tumulto. 

No momento da abordagem os suspeitos não estavam armados, porem após um breve interrogatório, resolveram entregar a arma, a qual estava escondida em cima da caixa d`água da casa de um dos suspeitos; O adolescente ainda confessou ter efetuado dois disparos na tentativa de executar um desafeto que se encontrava no local. 

O indivíduo maior de idade, identificado pela alcunha de "Amorzinho", é preso do semi aberto. A dupla foi conduzida a delegacia de policia civil de Apodi para a realização dos procedimentos legais. 

NOTA: Parabéns ao GTO de Apodi pelo empenho na ocorrência, onde realizaram buscas que resultou na prisão dos suspeitos, tirando também mais uma arma de fogo de circulação. A resposta foi dada a sociedade.
Fonte: Sentinelas do Apodi

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

[esporte] Ricardo de Oliveira conquista primeiro ouro do Brasil nas Paralimpíadas

Ricardo Costa de Oliveira conquista primeiro ouro do Brasil nas Paralimpíadas no salto em distância
O Brasil ganhou a primeira medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos 2016. Ricardo Costa de Oliveira conquistou o ouro no salto em distância na categoria T11 (cego total).

O brasileiro venceu no último salto, quando alcançou a marca de 6 metros e 52 centímetros. A prata ficou com o norte americano Lex Gillete que saltou 6 metros e 44 centímetos. Bronze para o ucraniano Ruslan Katyshev com 6 metros e 20 centímetros.

Ricardo Costa de Oliveira, 34 anos, é natural de Três Lagoas (MS). Deficiente visual, o atleta começou a ter dificuldade para enxergar aos 2 anos. Há 20 anos descobriu que tinha a doença de Stargardt, já em estágio avançado, que o deixou totalmente cego.

O atleta iniciou no esporte com corridas de rua e depois passou para as provas de pista de atletismo. Competiu pela primeira vez internacionalmente no ano passado, no Mundial de Doha, no Catar.
Fonte: Portal EBC

[cotidiano] Apenados trabalham em reforma de igreja evangélica em Apodi

Foto: Cedida
Cinco detentos que cumprem pena em regime fechado no Centro de Detenção Provisória de Apodi iniciaram a reforma da estrutura física da Igreja Mundial da Paz do Brasil, localizada na periferia do município, na manhã desta quinta-feira, 8.

Com a ajuda de membros da igreja, os apenados iniciaram os serviços de alvenaria, pintura e instalações elétricas e hidráulicas no local.

“Mais uma vez, os apenados estão contribuindo para a comunidade apodiense, trabalhando e mostrando, que desejam retornar para o convívio social”, comentou o diretor do CDP Apodi, agente Marcio Morais que sempre tem buscado parcerias com instituições do município com a finalidade de aproveitar os serviços dos internos.

Os detentos do CDP de Apodi já recuperaram várias escolas, unidades de saúde e recentemente construíram o Centro Cirúrgico da Maternidade Claudina Pinto. A principal unidade de atendimento a mulher na região de Apodi economizou cerca de R$ 40 mil em mão de obra.

Foto: Cedida
A unidade prisional conta atualmente com 100 detentos, cumprindo pena nos regimes fechado e semiaberto. sem o registro de fugas, rebeliões, homicídios ou suicídio. A unidade fora construída pelos próprios internos com recursos oriundos de penas pecuniárias do Judiciário, doações da comunidade e empresas da região. O projeto fora idealizado pelo promotor Silvio Brito, juíza Katia Guedes e agente penitenciário Marcio Morais.
Fonte: Defato