logo

sábado, 12 de novembro de 2016

[segurança] Há 3 anos bandidos detonavam Agência do Banco do Brasil em Apodi

Hoje faz 3 anos que a agência do Banco do Brasil, em Apodi foi alvo de bandidos fortemente armados que a destruíram. Foi uma verdadeira noite de terror para os apodienses, além da explosão a cidade viveu cerca de 1 hora de troca de tiros.

A ação resultou na explosão da agência e quase que um Policial Militar perdeu a vida após ser baleado na perna.

Hoje a agência está totalmente recuperada e funciona normalmente. Reveja matéria: Clicando AQUI

[cotidiano] Coca-cola cria garrafa que tira selfie enquanto a pessoa bebe

ewgwgggg
A Coca-Cola chamou a atenção do público que curtiu o festival de música Summer Love, que aconteceu recentemente em Israel. A fabricante de bebidas criou uma garrafa que tira selfies e levou várias para o local.

De acordo com o B9, uma câmera especial com giroscópio acoplada nas garrafas de meio litro consegue tirar fotos da pessoa quando bebe, graças a um sensor automático que detecta a inclinação de 70 graus da garrafinha.

No festival, as fotos eram enviadas automaticamente para o Snapchat do usuário, além de ir também para as redes sociais da empresa em Israel.
Fonte: Agora RN


[cotidiano] Advogados reabrem discussão sobre aumento da anuidade da OAB-RN

4t333
Em resposta à resolução aprovada à unanimidade pelo Conselho e pela Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio Grande do Norte, um grupo de seis advogados protocolou nesta segunda-feira (7), um requerimento que busca a reabertura da discussão sobre o reajuste de 30% na anuidade da OAB-RN, permitindo que a advocacia potiguar seja ouvida em suas necessidades, apresentando ainda uma proposta alternativa de reajuste limitado à inflação projetada para o ano de 2016, que atualmente é de 6,88%, segundo relatório do Banco Central.

No requerimento, os advogados explicam que “não foi apresentado à categoria nenhum fundamento plausível para esse aumento tão agressivo, especialmente neste momento histórico em que, como todos os segmentos da economia, a advocacia enfrenta uma crise sem precedentes, com demissões de empregados pelos escritórios e redução da renda mensal média dos advogados militantes.”

Após o protocolo do requerimento, foi criado um abaixo-assinado que, em apenas dois dias, colheu mais de oitocentas e cinquenta assinaturas de advogados, demonstrando que a insatisfação diante do aumento de 30% da anuidade é generalizada. A diretoria da Ordem dos Advogados no Rio Grande do Norte ainda não se manifestou quanto ao pedido do requerimento para que seja marcada uma sessão para rediscutir o percentual de aumento da anuidade, alimentando a insatisfação dos advogados que reclamam também da interrupção dos serviços da Clínica do Advogado e da não utilização, até a presente data, da nova sede da OAB inaugurada em 28 de dezembro de 2015.
Fonte: Juri News

[polícia] Mãe de 11 filhos, mulher é suspeita de matar o próprio marido em Caicó

Crime aconteceu na rua Salviano Santos, no bairro João Paulo II   (Foto: Francisco Fábio Araújo)
Um artesão de 44 anos foi assassinado com uma facada no peito na noite desta sexta-feira (11) na cidade de Caicó, região Seridó do Rio Grande do Norte. A suspeita do assassinato é a própria mulher da vítima, uma dona de casa de 41 anos que fugiu após o crime. Ela teria golpeado o marido em meio a uma discussão durante uma bebedeira, informou a Polícia Civil. Rogaciano Raimundo de Morais Silva morreu na hora.

O homicídio aconteceu no bairro João Paulo II. No momento da briga, ainda de acordo com a polícia, sete dos onze filhos do casal estavam em casa. Na manhã deste sábado (12), o Conselho Tutelar foi à residência levar comida para os pequenos. “Muito difícil e triste a situação desta família, que está totalmente desestruturada”, comentou o conselheiro Francisco Fábio Araújo.

Ainda de acordo com Fábio, esta foi a segunda vez que a suspeita esfaqueou o marido. “Há um mês eles também brigaram durante uma bebedeira e ela feriu o marido no braço. Foi presa e passou uns quinze dias detida. Depois que foi solta, voltou para casa. Na noite desta sexta, os dois brigaram novamente. E mais uma vez eles tinham bebido. Só que agora ele teve menos sorte”, disse o conselheiro. “Com o pai morto e mãe foragida, sobrou para a avó materna. Ela se comprometeu em cuidar dos netos”, acrescentou.
Conselheiros tutelares de Caicó tentam ajudar a família; na manhã deste sábado (12), comida foi doada (Foto: Francisco Fábio Araújo)
O conselheiro disse que o filho mais velho do casal tem 24 anos e também deve ajudar na criação dos irmãos mais novos. Dos sete que ainda moravam com os pais, o mais novo tem 1 ano e o mais velha é uma adolescente de 15 anos.

A Delegacia Regional de Polícia Civil de Caicó informou que vai pedir à Justiça um mandado de prisão preventiva contra a suspeita.
Fonte: G1RN

[polícia] Jovens assassinados em chacina em SP terão enterro coletivo neste sábado

Os corpos dos cinco jovens assassinados em uma chacina na região metropolitana de São Paulo, em 21 de outubro, serão sepultados em uma cerimônia coletiva neste sábado (12), no Cemitério da Vila Alpina, na zona leste da capital paulista. O velório deve começar por volta de 13h.

Hoje (11), foi confirmada a identidade da quinta vítima, Jones Ferreira Januário, 30 anos, que dirigia o carro e teria sido contratado pelos demais. O corpo dele foi o último a ser liberado pelo Instituto Médico Legal (IML), informou Cheila Olalla, representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe). Segundo ela, a família decidiu participar do enterro coletivo, planejado pelos parentes das outras vítimas.

Os corpos de Jonathan Moreira Ferreira, 18 anos; César Augusto Gomes Silva, 20; Caique Henrique Machado Silva, 18; e Robson de Paula, 17, já tinham sido identificados e liberados nos dias anteriores.

O grupo de jovens, que morava na região de São Mateus, na zona leste, desapareceu no dia 21 de outubro ao sair para uma festa. Os corpos foram encontrados no último domingo (6) em estágio avançado de decomposição em um matagal em Mogi das Cruzes. Um guarda-civil metropolitano de  Santo André foi preso por suspeita de envolvimento no desaparecimento e morte dos jovens. Há suspeita de participação de policiais militares no crime.
Fonte: Agência Brasil

[política] Bolsonaro vai à posse de Trump

Resultado de imagem para bolsonaro e trump
O deputado Jair Bolsonaro (RJ), e pré-candidato do PSC à Presidência da República, vai a Washington para a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Ela ocorrerá no dia 20 de janeiro e sua intenção é integrar a comotiva oficial da Câmara dos Deputados. Além disso, há dez dias ele estabeleceu contato com integrantes do staff do republicano para comparecer à cerimônia.

O deputado brasileiro, que não se incomoda quando dizem que ele é de direita, faz elogios à plataforma de Trump, sobretudo no que diz respeito à contenção da imigração desenfreada. Cita o caso dos venezuelanos, que fugindo do regime chavista e da fome, estão invadindo o estado de Roraima. Acrescentou que o Brasil virou a única rota de fuga da população vizinha porque a Colômbia construiu um muro militar para não deixá-los passar.

[polícia] Dono de Sucata e assassinado a tiros no Forno Velho em Mossoró

A Policia Militar registra mais um crime de homicídio, o quarto em menos de 12 horas em Mossoró no Oeste Potiguar.

O crime aconteceu por volta das 05h50min deste sábado 12 de novembro de 2016 em um bar as margens da BR 405 saída para Apodi no bairro Forno Velho.

A vítima identificada apenas como Julius Rimet Domingues "Julio da Sucata dono de um sucata no Forno Velho foi morto com vários tiros de pistolas 380 e ponto 40.

Testemunhas contaram para a Policia que a vitima tinha acabado de chegar no bar como fazia rotineiramente antes de ir para a sucata, quando os adoradores chegaram o executaram.

Ainda de acordo com testemunhas os atiradores fugiram em carro tipo Siena de cor branca sentido Apodi.

Fonte: Fim da Linha


[polícia] Professor de reforço escolar é preso suspeito de estuprar duas meninas na BA

Um professor de reforço escolar é suspeito de estuprar duas meninas de sete e nove anos em salvador. O crime teria sido praticado quando ele dava aulas para as vítimas. Segundo a mãe das crianças, o homem fazia sexo oral com as meninas.

A mãe na menina de nove anos disse que voltou do trabalho e encontrou a filha assustada e perguntou porque ela não tinha ido para a banca.

— Ela falou que o professor tinha abusado dela, que tinha colocado um negócio na boca dela, mas ela não sabia o que era.

A menina estava fazendo reforço há um mês e tinha sido abusada três vezes, mas só na última ela conseguiu ver ele nu.

A mãe da menina mais nova disse que ficou sabendo do abuso através da sobrinha e foi conversar com a filha, que confessou. A mulher afirmou que o professor fez sexo oral com a menina, que ele vendada os olhos da menina e dizia que ia fazer uma prova.

— Dizia: “eu vou te dar isso se você fizer uma prova e acertar o que são as coisas que eu colocar na sua boca”, e nisso ele vendava os olhos dela e colocava três objetos.

De acordo com a polícia, o professor ainda teria filmado as partes intimas das garotas. Ao ser detido, o homem negou os crimes.

— Eu jamais iria fazer uma coisa dessas, eu tenho uma filha. Eu não sei o que está acontecendo.

Fonte: Do R7

[política] Lula entra com ação de danos morais contra Delcídio

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu processar o ex-senador Delcídio Amaral (ex-PT/MS), delator da Operação Lava Jato. O petista cobra R$ 1,5 milhão do ex-líder do governo Dilma no Senado por danos morais. Os advogados do petista anunciaram nesta sexta-feira, 11, que protocolaram ação de reparação de danos morais contra Delcídio “por ele ter, em delação, mentido ao dizer que Luiz Inácio Lula da Silva agiu para obstruir a Justiça”.

A ação de danos morais é subscrita pelos advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins. A ofensiva de Lula contra seu ex-companheiro foi decidida com base, segundo os advogados do ex-presidente, nos relatos de cinco depoentes da audiência pública ocorrida em 8 de novembro na 10.ª Vara Federal de Brasília.

[segurança] Jovem de 18 anos é assaltada e estuprada no Abolição III em Mossoró

Um elemento sozinho armado abordou uma jovem de 18 anos que retornava de uma lanchonete para sua residência no Abolição III em Mossoró .

De acordo com a vítima bastante abalada que precisou sair da delegacia para ser medicada no hospital , ele após anunciar o assalto obrigou ela ir com ele em um matagal e chegando lá praticou o estupro.

Após praticar o crime de estupro o elemento fugiu em sentido ignorado. Caso será investigado.

[segurança] Apodiense é morta durante tentativa de assalto em Mossoró

Por volta das 17h50minhs desta sexta feira 11 de novembro de 2016 um casal saía de casa no bairro Ilha de Santa Luzia, quando foi impedido de trafegar por uma rua do mesmo bairro que estava bloqueada com troncos de arvores. 

O condutor do veiculo entendendo se tratar de um assalto, tentou fugir. Três elementos encapuzados saíram do mato mandando que ele parasse, mas diante da negativa eles atiraram. 

A passageira, Silvia Helena de Souza de 44 anos de idade, que é esposa do condutor, sofreu dois disparos na cabeça, foi socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento do Alto de São Manoel, mas não resistiu aos ferimentos e morreu naquela unidade hospitalar. 

Com a morte de Silvia, Mossoró registra a morte violenta intencional 196.

Infelizmente, vivemos hoje em nosso país uma guerra civil não declarada, onde APENAS um dos lados está armado, e o outro lado sofre as consequências.Vemos dia após dia inocentes sendo mortos, pais e mães de família perdem suas vidas, famílias sendo destruídas, dilaceradas pela violência urbana que a cada dia se aproxima mais e mais de nossos lares.Até quando precisaremos enterrar nossos entes queridos por causa da violência ?? Precisamos urgentemente de uma mudança radical nas políticas públicas no que se refere a segurança dos cidadãos de bem, pais e mães de famílias que lutam dignamente pelo sustento dos seus filhos. Que o senhor nosso Deus possa dar o conforto à toda família e a receba em sua morada eterna !!

[polícia] Mulher tenta matar ex companheiro jogando óleo quente em Mossoró



Uma ocorrência policial, levou policiais lotados no 12 BPM à rua Coronel Joaquim de Moura, 19 no Conjunto Nova Vida (Malvinas) duas ruas após a pração do bairro. Segundo relatos dos moradores que ligaram para o 190, uma mulher teria tentado contra a vida de seu companheiro jogando óleo quente no corpo dele. Chegando ao local os policiais encontraram José Almiro Barroso, 57 anos ferido gravemente.

O SAMU foi acionado e socorreu o mesmo para o HRTM com queimaduras de 3°. A acusada segundo moradores é moradora de rua e sempre pedia comida a vítima. Minutos depois a acusada ligou para o 190 querendo se entregar. Ela foi presa em flagrante.

Na Delegacia Wigna Morais da Costa, concedeu intrevista e disse que convivia com ele à pelo menos dois anos, e eles sempre batia nela e ela já não aguentava mais. Dois meses atrás segundo ela ele teria deslocado seu braço durante uma das agressões que ela sofria e ela então resolveu pichar na parede da sala da casa, uma ameaça.

Na parede outras pichações relacionada ao companheiro mostram pelas datas que realmente ela era frequentadora da residência. Para o delegado de plantão ela será autuada em flagrante delito por tentativa de homicídio agravada pela forma cruel como ela cometeu o delito, ou seja esquentando óleo de cozinha e jogando nele em seguida.

Ela será ouvida e após procedimentos deverá ser conduzida para a Cadeia Pública onde ficará a disposição da justiça. Na Delegacia ela negou arrependimento. A vítima disse que sempre tratou ela bem, ela é rejeitada por todos e sempre que pede algo ele sempre faz por ela. Hoje ele teria negado a ela ajuda e ela resolveu fazer isso com ele que após ela insistir tento ele deixou ela entrar mais uma vez na sua casa.

Fonte: Passando na Hora

[polícia] Ex-presidiário é morto a tiros no Estreito em Mossoró

O Centro de Operações da Policia Militar de Mossoró, registra mais uma morte violenta na cidade. O crime aconteceu por volta das 20 horas, na comunidade Estreito zona rural de Mossoró. 

Paulo Cesar Ferreira Alves “Paulinho” de 28 Anos, ex-presidiário que segundo a família teria saído da prisão há poucos dias. Ele foi baleado no final da tarde de hoje, 11 de novembro, homens em um carro verde que teriam procurado por ele na comunidade. 

Paulinho era acusado e chegou a ser preso pela participação em um assalto à agência dos correios da cidade de Felipe Guerra no dia 23 de maio de 2013. Paulo Cesar trafegava em uma motocicleta quando foi surpreendido pelos criminosos. 

No local do crime, a equipe de criminalista do ITEP, Instituto técnico e científico de perícia, encontrou uma “bala clave” e uma pequena porção de maconha. 

Com a morte de Paulo Cesar, Mossoró registra o terceiro homicídio no dia de hoje e soma 197 somente este ano. 

Fonte: Ocâmera


sexta-feira, 11 de novembro de 2016

[economia] Preço da gasolina voltou a subir nesta semana, aponta ANP

Os preços médios da gasolina nos postos do país voltaram a subir nesta semana mesmo depois do novo anúncio da Petrobras de redução de preços nas refinarias, aponta levantamento semanal da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A estatal anunciou na terça-feira (8) queda de 10,4% no preço do diesel e de 3,1% no preço da gasolina.

Na semana encerrada nesta sexta-feira (11), o preço médio da gasolina no país foi de R$ 3,681 o litro ante o valor médio de R$ 3,676 registrado na semana anterior. Trata-se da segunda semana consecutiva de alta. O preço desta semana ficou também acima das médias anteriores ao primeiro anúncio de redução de preços nas refinarias, no dia 14 de outubro.

[economia] Dólar chega a 5% de aumento durante a semana

O dólar fechou em alta nesta sexta-feira (11), com a continuidade do nervosismo após a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. A moeda chegou a se aproximar do patamar de R$ 3,50 durante o dia, mas fechou longe das máximas após intervenção do Banco Central no câmbio.

A moeda norte-americana avançou 0,92%, vendida a R$ 3,3923. Na semana, o dólar subiu 4,99% sobre o real.

[política] PT acaba com eleição direta para presidente do partido

O Partido dos Trabalhadores decidiu nesta sexta-feira (11), após dois dias de reunião do diretório nacional do partido em São Paulo, adotar processo de eleição direta nos municípios e por delegados para as direções estaduais e nacional em 2017.

"Resolvemos que o Congresso vai ser eleito pela base num processo de eleição direta nos municípios e, a partir daí, por delegações estaduais e nacional", disse o presidente nacional do partido, Rui Falcão.

A escolha das novas direções partidárias vai ocorrer durante o 6º Congresso Nacional, previsto para 7, 8 e 9 de abril de 2017.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou das discussões que resultaram na resolução final.

[segurança] Flanelinha é morto a tiros na Zona Sul de Natal

G1 RN – Um homem foi morto a tiros no início da tarde desta sexta-feira (11), no bairro Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal. Zênio Alves da Silva tinha 24 anos e trabalhava como guardador de carros. Segundo a família da vítima, o autor dos disparos também era flanelinha. O crime aconteceu na Rua Nelson Geraldo Freire.

A ex-mulher, com quem Zênio tem um filho de dois anos, disse que ele respondia a um processo na Justiça por tráfico de drogas e por isso usava a tornozeleira eletrônica. A família desconfia de vingança, mas a polícia ainda não sabe o que motivou o crime. A vítima estava trabalhando quando foi alvejado. O suspeito fugiu levando a arma usada no crime.

[cotidiano] Detran vai realizar 2.500 testes de direção veicular no interior do RN

Somente no interior do Rio Grande do Norte o Detran/RN pretende realizar 2.500 exames práticos de direção veicular durante o mês de novembro. O cronograma com as cidades que vão receber as equipes de examinadores foi iniciado na segunda-feira (07), passando pelas cidades de Canguaretama, Goianinha, Patu e Caicó. No total serão contemplados 17 municípios polos, além de outros situados em suas proximidades.

Hoje examinadores do Detran estão analisando os candidatos a motoristas da cidade de Apodi. O cronograma segue com aplicação de exames práticos nas cidades de Pau dos Ferros (14); Alexandria (16); Caraúbas (17); Jucurutu (18); Caicó (22); Parelhas (23); Jardim do Seridó e Acari (24); Currais Novos e Lagoa Nova (25); Extremoz (28); São Miguel do Gostoso (29); e João Câmara (30).

A aplicação continuada de exames práticos de direção veicular nas cidades do interior possibilitou que o Detran zerasse a demanda reprimida, fazendo com que os candidatos a motoristas fossem avaliados no menor espaço de tempo possível, logo após finalizar as aulas teóricas e práticas orientadas pelo Centro de Formação de Condutor da sua escolha. “Essa iniciava prioriza o desejo do candidato de logo passar pelo teste prático de direção e contribui para a aprovação”, avaliou o diretor do Detran/RN, Marco Medeiros.

Para que o candidato seja aprovado no teste é necessário que ele não cometa nenhuma falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor do que três. No caso de reprovação o candidato só poderá repetir o exame decorrido 15 dias da divulgação do resultado.

Dados do setor de estatística do Detran/RN mostram que nos primeiros nove meses deste ano foram realizados 62.017 exames práticos de direção veicular em todo o Rio Grande do Norte. A média mensal é de 6.891 avaliações.

Assessoria de Comunicação Detran/RN


[cotidiano] Holanda enfrenta grave crise no sistema carcerário: Faltam presos

A Holanda – os Países Baixos, na verdade, mas ninguém aqui conhece o país pelo nome certo – está sofrendo uma grave crise no sistema carcerário: Faltam presos. Nos últimos anos, 19 cadeias fecharam as portas e outras estão se preparando para fechar no ano que vem. A atual taxa de encarceramento holandesa é de 57 presos a cada 100 mil habitantes. No Brasil, por exemplo, temos atualmente 306 por 100 mil.

Uma reportagem da BBC tenta explicar o “problema” e chega à conclusão de que três medidas simples têm levado a esses números. A primeira é um investimento em reabilitação (ensino de uma profissão, por exemplo), o que diminuiu drasticamente a taxa de reincidência no crime. A segunda mudança é de foco no combate ao crime. “Eles tiraram o foco das drogas e concentraram esforços no combate ao tráfico de pessoas e ao terrorismo”, afirma a criminalista inglesa Pauline Schuyt. E, finalmente, a terceira medida: trocar encarceramento por serviços comunitários, multas e controle com tornozeleiras eletrônicas no caso de crimes mais brandos.
Fonte: Surrealista

[saúde] Estudo sugere que insetos são a melhor fonte de ferro para os seres humanos

insetos-comida
Em um estudo realizada pela American Chemical Society, pesquisadores sugeriram que é necessário considerar os insetos como fonte alternativa dos nutrientes comumente encontrados na carne. Eles afirmaram que nosso corpo é capaz de absorver melhor o ferro quando provido por insetos quando comparados à carne bovina convencional. O relatório, publicado recentemente pela Journal on Wednesday, explica que os resultados fornecem uma oportunidade de explorar fontes mais sustentáveis de nutrientes, segundo informações do jornal Daily Mail.

De acordo com a ONU, estima-se que mais de 2 bilhões de pessoas consumam insetos normalmente, e isso inclui refeições feitas com gafanhotos, bichos-da-farinha, larvas-de-búfalo, grilos e minhocas. Ainda, eles consideram que mais de 1.900 espécies de insetos são consideradas comestíveis. Estudo anteriores já haviam documentado que os insetos possuem muita proteína. No entanto, a pesquisa mais recente ofereceu novos insights sobre como podemos preencher as lacunas dos nutrientes que comumente encontramos na carne.

Liderados pela pesquisadora Yemisi Latundê-Dada, os cientistas visavam encontrar novas fontes alternativas para o ferro, um nutriente especialmente importante que muitas vezes está ausente nas dietas, causando anemia, problemas de cognição, de imunidade e mau prognóstico de gravidez.

Basicamente, os grilos apresentaram a maior taxa de ferro, além de o nutriente ser melhor absorvido do que o proveniente da carne bovina. Também, minerais como o cálcio, cobre e zinco – encontrados em altas quantidades em gafanhotos, grilos e bichos-da-farinha – mostraram melhor absorção quando comparados aos da carne. Segundo Latundê-Dada, os resultados apoiam a ideia de que comer insetos poderia ajudar a atender as necessidades nutricionais de populações em todo o mundo.

Para muitas culturas tal ideia pode não soar inovadora, como na Tailândia, por exemplo, onde uma comida chamada jing leed – uma porção de grilos fritos com molho de soja – é muito popular. Já no México, há as chicatanas – uma iguaria feita de formigas acompanhadas de uma fatia de limão. Os japoneses, por outro lado, costumam consumir cigarras fritas e pupas de bicho-da-seda, enquanto que em regiões do Brasil e da China, as formigas também são usadas como petiscos.
Fonte: Agora RN

[economia] Governo do RN não tem recursos para pagar 13º de servidores

O governo do Rio Grande do Norte não tem recursos para pagar o 13º dos servidores este ano. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan). Além disso, o estado cortou investimentos, deixou de pagar fornecedores e vem pagando os salários de forma escalonada. Diante da situação, o governo avalia a possibilidade de decretar calamidade pela situação econômica. "Essa é uma matéria que vem sendo objeto de estudo de todos os governos da região Nordeste", informou a Seplan.

Em nota emitida na manhã desta sexta-feira (11), o governo do Estado diz que tem se empenhado para pagar o funcionalismo. "O Governo tem empenhado todos os esforços para reduzir os efeitos da crise econômica do país no Rio Grande do Norte e conseguir os recursos necessários para honrar todos os compromissos assumidos, incluindo o 13º salário dos servidores. O Estado ainda busca, junto à União, o valor correspondente à multa dos recursos da repatriação e, em paralelo, também espera arrecadar aproximadamente R$ 200 milhões com o Programa de Recuperação Fiscal (Refis)".

De acordo com o governo, no Rio Grande do Norte, quase 40% das receitas do Estado têm como fontes transferências federais. De janeiro de 2015 a setembro de 2016, as frustrações de receita chegaram a R$ 980 milhões em comparação ao previsto para os orçamentos dos dois anos.

Com a queda nas receitas, o estado reduziu os investimentos. A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015 estimou, para a rubrica de investimentos, empenhos de R$ 1,8 bilhão. Porém, em virtude da crise econômica, o Estado realizou R$ 425 milhões.

O pagamento de fornecedores também vem sofrendo atrasos por falta de recursos. No dia 1º de novembro o maior hospital público do estado - o Walfredo Gurgel - suspendeu o fornecimento de comida para acompanhantes de pacientes e para servidores. A alimentação passou a ser fornecida somente para os pacientes internados porque a empresa que fornece os alimentos não foi paga e deixou de entregar.

A Seplan confirmou que "a obrigatoriedade do repasse do duodécimo e do pagamento da dívida pública em paralelo aos esforços realizados para honrar o compromisso com o funcionalismo levou o governo a atrasar o pagamento de alguns fornecedores". Mas nem os compromisso com o funcionalismo vêm sendo cumpridos.

O pagamento dos salários do mês de setembro só foi concluído no dia 28 de outubro. Para o pagamento do mês de outubro o governo não apresentou nenhum calendário. Não há também qualquer garantia de pagamento do 13º. "Em face da crise econômica, o governo tem encontrado dificuldades para pagar o funcionalismo em dia e tem trabalhado para buscar os recursos necessários para pagar o 13º salário", informou a Secretaria de Planejamento.
Fonte: G1RN

[justiça] STF confirma decisão que determina prisão em segunda instância

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (11) confirmar a decisão em que validou a prisão de condenados pela segunda instância da Justiça. Em votação eletrônica, os ministros entenderam que a decisão deve ser aplicada em todos os casos que estão em andamento no Judiciário.

Em outubro, por seis votos a cinco, o Supremo tinha mantido o entendimento da Corte sobre a possibilidade da decretação de prisão de condenados após julgamento em segunda instância. Por maioria, o plenário da Corte rejeitou as ações protocoladas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Partido Ecológico Nacional (PEN) para que as prisões ocorressem apenas após o fim de todos os recursos, com o trânsito em julgado.

Em fevereiro, o STF havia revisado a jurisprudência para admitir que o princípio constitucional da presunção de inocência cessa após a confirmação da sentença pela segunda instância.

[saúde] Ministério da Saúde lança edital com mil vagas para brasileiros no Mais Médicos

O Ministério da Saúde lançou hoje (11) edital de abertura de mil novas vagas para profissionais brasileiros no âmbito do programa Mais Médicos. A proposta é ampliar a participação de brasileiros na iniciativa, por meio da substituição de médicos cubanos que participam do programa mediante acordo de cooperação com a Organização Pan-americana da Saúde (Opas).

Ao todo, são mil novas vagas em 462 municípios, sendo 838 ocupadas atualmente por profissionais cubanos e outras 166 relativas a reposições de desistentes. A meta do governo é substituir 4 mil médicos cooperados em três anos, reduzindo de 11,4 mil para 7,4 mil o número de participantes cubanos no programa.

A maioria das vagas do edital se concentra em capitais, regiões metropolitanas e municípios com mais de 250 mil habitantes. Ainda de acordo com a publicação, médicos brasileiros terão 15 dias para permutar sua vaga com outro profissional selecionado. Com isso, o governo espera que os candidatos tenham mais uma chance de garantir a atuação onde desejam.

Inscrições

As inscrições serão realizadas entre 20 de novembro e 23 de dezembro. As vagas que não forem preenchidas por médicos brasileiros com atuação no país serão ofertadas a brasileiros formados no exterior. A previsão do ministério é que, a cada três meses, um novo edital seja publicado com novas vagas para o Mais Médicos.

Números

Atualmente, dos 18.240 médicos participantes do programa, 5.274 são formados no Brasil (29%), 1.537 têm diplomas do exterior (8,4%) e 11.429 fazem parte do acordo de cooperação com a Opas (62,6%). Mais de 63 milhões de famílias, de acordo com o governo, são assistidas por esses profissionais.

Fonte: Agência Brasil

[segurança] CUT e MST está cheia de vagabundos, vejam vídeo!

Porte de arma branca em via pública é crime. Mas para manifestantes, pelo visto, parece que as coisas não funcionam assim. Na manhã desta sexta-feira(11), um motociclista tentou cruzar um trecho da BR-101 norte, bloqueado por manifestantes da CUT e outras entidades simpatizantes, e acabou correndo sério risco, ao ser perseguido e ameaçado por pessoas com facão.

Registro mais preocupante que o próprio direito de ir e vir, este, ignorado no país. Confira abaixo imagens da TV Tropical.


[religião] Papa Francisco diz que não julgar Trump e prefere observar seu comportamento

O papa Francisco afirmou, em entrevista ao jornal italiano La Repubblica, que não julga o novo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, mas prefere observar seu comportamento durante o governo. A informação é da Agência Ansa.

“Eu não faço julgamentos sobre pessoas ou figuras políticas. Só quero entender quais são os sofrimentos que eles causam aos pobres e excluídos por seu modo de agir”, disse ao ser perguntado sobre o que pensava do magnata republicano.

No entanto, ao ser questionado sobre quais os sofrimentos que mais o deixam preocupado, o pontífice mostrou posição completamente oposta às promessas da campanha eleitoral do norte-americano. Segundo ele, a maior preocupação atual é “a dos refugiados e dos imigrantes”.

[política] Lula recebeu ‘dinheiro vivo’, diz IstoÉ

Lula recebeu propina em espécie da Odebrecht.

A reportagem é da IstoÉ:

“Num dos 300 anexos da delação da Odebrecht, Marcelo Odebrecht diz ter entregue a Lula dinheiro em espécie.

Os repasses foram efetuados, em sua maioria, quando Lula não mais ocupava o Palácio do Planalto. O maior fluxo ocorreu entre 2012 e 2013. Foram milhões de reais originários do setor de Operações Estruturadas da Odebrecht – o já conhecido departamento da propina da empresa. Segundo já revelado pela Polícia Federal, aproximadamente R$ 8 milhões foram transferidos ao petista. Conforme apurou IstoÉ junto a fontes que tiveram acesso à delação, o dinheiro repassado a Lula em espécie derivou desse montante”.

[polícia] Potiguar é suspeito de forjar roubo do próprio carro para dar ‘golpe do seguro’

w45yw4y
Um empresário do Rio Grande do Norte foi preso, na tarde desta quinta-feira (10), em João Pessoa, suspeito de praticar estelionato contra uma seguradora de veículos. O homem alegou que teve o carro roubado no mês de setembro, recebeu R$ 133 mil da seguradora, mas mesmo assim tentou retirar a restrição de roubo do veículo para ficar com o veículo, realizando o que a polícia qualificou como ‘golpe do seguro’.

De acordo com o delegado Nélio Carneiro, da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos em João Pessoa, o empresário chegou à Central de Polícia Civil alegando que havia encontrado o carro supostamente roubado e que queria retirar a restrição de roubo e furto para trafegar com o veículo sem problemas.

“Ele alegou que o carro havia sido roubado no mês de setembro em Cajazeiras e que o veículo havia sido encontrado em Catolé do Rocha, vindo na delegacia para retirar a restrição de roubo do sistema. Mas, como só liberamos o veículo após triagem, identificamos que o suspeito havia recebido R$ 133 mil da seguradora pelo suposto roubo do carro. Constamos a prática conhecida como golpe do seguro e o autuamos em flagrante. A suspeita é de que ele tenha forjado o roubo do próprio carro para ficar com o dinheiro e o veículo”, afirmou o delegado.

Autuado por estelionato, o suspeito foi ouvido e encaminhado a carceragem da Central de Polícia Civil, onde vai permanecer até a realização da audiência de custódia, nesta sexta-feira (11).

Ainda segundo o delegado, a participação de outras pessoas no crime vai ser investigada pela polícia.
Fonte: Portal Correio

[política] Por decisão da Justiça, Prefeito de Mossoró. está proibido de assinar contratos até o fim da gestão

A Juíza Substituta da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró, Andressa Luara Holanda Rosado Fernandes, acaba de acatar pedido do Ministério Público Estadual (MPE) e determinar que o prefeito de Mossoró, Silveira Júnior (PSD), se abstenha de realizar novos contratos até o fim da sua gestão.

Na decisão, a Juíza determinou que, mesmo para os serviços de saúde, a Prefeitura de Mossoró tem que apresentar justificativa prévia em juízo para análise do MPE, que terá prazo de cinco dias para emitir parecer.

A magistrada ainda determinou que o Município apresente justificativa prévia de novos empenhos em relação aos contratos assinados a partir de maio deste ano ao MPE, que também terá cinco dias para apresentar parecer.

Andressa Luara Holanda Rosado Fernandes determinou multa pessoal de R$ 20 mil por cada descumprimento em desfavor do prefeito Silveira Júnior.

A decisão foi tomada após audiência realizada pela Juíza na tarde de hoje com representantes da PMM e MPE.

O promotor do Patrimônio Público, Fábio Weimar Thé, disse ao BLOG DO MAGNOS que ficou satisfeito com a decisão da Juíza.
Fonte: Blog do Magnos Alves


[economia] Bandeira tarifária deve voltar a ser verde em dezembro, diz secretário

entenda-as-bandeiras-tarifariasv3
O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, disse nesta quinta-feira (10) que a bandeira tarifária pode voltar para a cor verde em dezembro, o que suspenderia a cobrança extra nas contas de luz. Em novembro, a bandeira mudou para a cor amarela devido à piora na condição dos reservatórios de hidrelétricas, após 7 meses na cor verde.

Segundo Pedrosa, a decisão sobre a bandeira é técnica, mas dados apresentados na reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que aconteceu na quarta (9), apontam previsão de chuvas na região dos reservatórios nas próximas semanas.

“Está se estabelecendo, finalmente, o mecanismo climático que cria um corredor em que a umidade da Amazônia flui para a área central [do país], aonde estão os reservatórios. Isso se reflete em chuvas e o preço da energia cai”, afirmou Pedrosa, após participar de um seminário sobre o setor elétrico no Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), em Brasília.

No final de outubro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que os consumidores brasileiros voltariam a pagar a taxa extra das bandeiras tarifárias no mês de novembro. Com a fixação da bandeira de cor amarela, os consumidores vão pagar R$ 1,50 para cada 100 kWh de energia consumidos.

A cobrança da taxa havia sido suspensa em abril deste ano, quando passou para a cor verde pela primeira vez desde que o sistema entrou vem vigor, em janeiro de 2015.

Pedrosa destacou que a decisão sobre a mudança na cor da bandeira cabe à Aneel e que o governo não vai mais interferir para iludir os consumidores em relação ao preço da energia no país.

“Nós estamos no período de chuvas do fim do ano, a bandeira foi acionada e não houve intervenção do ministério”, disse.

O secretário-executivo destacou que, com a sinalização correta de preço, os reservatórios brasileiros vão se recuperar e o país não vai viver mais a depreciação dos reservatórios que se viu no passado.
Fonte: G1